6º ano - · PDF file6º ano 2.203 Parte 1 ... 12. b “Não há...

4
prova geral 2 – respostas 6º ano 2.203 Parte 1 Biologia 01. c O conceito de meio ambiente inclui a associação de fatores bióticos e abióticos. 02. c Por se alimentar de frutos (vegetais) e insetos que caem na água (animais), a piraputanga pode ser clas- sificada como onívora. 03. d O único animal que foi escrito em latim, com o primeiro nome em maiúsculo, o segundo em minúsculo e ambos com destaque foi Canis lupus. 04. d O tecido cardíaco, principal componente do cora- ção, apresenta células com estriações e é involuntário. 05. d A fixação do material biológico provoca a morte das células, sem alterar as suas estruturas. É comum uti- lizar agentes químicos ou físicos. Inglês Português 06. b “Há muitos tipos de mamíferos.” Usamos o verbo haver no plural (there are) concordando com “kinds of mammals”. 07. c No texto: “All mammals have backbones” 08. d “Eles respiram ar?” Para formar a interrogativa no presente, acrescentamos o auxiliar do no início da frase. 09. d “Há um aluno argentino na minha aula de Inglês.” Usamos o verbo haver no singular (there is) concordando com a student. 10. e “Vocês gostam do seu professor e nós gostamos do nosso.” Usamos o pronome possessivo desacompanhado do substantivo teacher a que ele se refere. 11. c “Que horas sua aula termina?” Usamos o auxiliar does em frases interrogativas ou nega- tivas na terceira pessoa do singular. 12. b “Não há doze pessoas na minha aula de Inglês.” Basta acrescentar not para formar a negativa com there to be. 13. e “– Quantos alunos japoneses há na sua classe? – Há seis.” 14. d “– De onde seu professor é? – Do Canadá.” 15. b O passado de there are é there were. 16. c A leitura do texto permite perceber que o lobo lançava mão de quaisquer argumentos que lhe viessem à mente e pudessem justificar que ele devorasse o cordei- ro, sem que houvesse propriamente um motivo prévio. 17. b A fábula ilustra de maneira crítica que, quando o mais forte estiver determinado a conseguir algo, conse- guirá independentemente de possuir razão. 18. d A alternativa contém uma palavra proparoxíto- na (único) e uma paroxítona (terrível). 19. b A cachorrinha não se mostra alheia aos carinhos recebidos; ao contrário, vai “fazer festinha”. 20. e Há, no terceiro verso da segunda estrofe, o artigo definido “a” (que antecede “tua barriguinha”) e no últi- mo verso da terceira estrofe também o artigo definido “a” (que antecede “traseirinha”). 21. e O pronome relaciona os termos cachorrinha (que possui a barriguinha) e barriguinha (que é possuída pela cachorrinha). EF26RP12298

Transcript of 6º ano - · PDF file6º ano 2.203 Parte 1 ... 12. b “Não há...

prova geral 2 – respostas

6º ano

2.203

Parte 1Biologia

01. c O conceito de meio ambiente inclui a associação de fatores bióticos e abióticos.

02. c Por se alimentar de frutos (vegetais) e insetos que caem na água (animais), a piraputanga pode ser clas-sificada como onívora.

03. d O único animal que foi escrito em latim, com o primeiro nome em maiúsculo, o segundo em minúsculo e ambos com destaque foi Canis lupus.

04. d O tecido cardíaco, principal componente do cora-

ção, apresenta células com estriações e é involuntário.

05. d A fixação do material biológico provoca a morte

das células, sem alterar as suas estruturas. É comum uti-

lizar agentes químicos ou físicos.

Inglês

Português

06. b “Há muitos tipos de mamíferos.”Usamos o verbo haver no plural (there are) concordando com “kinds of mammals”.

07. c No texto:“All mammals have backbones”

08. d “Eles respiram ar?”Para formar a interrogativa no presente, acrescentamos o auxiliar do no início da frase.

09. d “Há um aluno argentino na minha aula de Inglês.”Usamos o verbo haver no singular (there is) concordando com a student.

10. e “Vocês gostam do seu professor e nós gostamos do nosso.”

Usamos o pronome possessivo desacompanhado do substantivo teacher a que ele se refere.

11. c “Que horas sua aula termina?”Usamos o auxiliar does em frases interrogativas ou nega-tivas na terceira pessoa do singular.

12. b “Não há doze pessoas na minha aula de Inglês.”Basta acrescentar not para formar a negativa com there

to be.

13. e “– Quantos alunos japoneses há na sua classe?– Há seis.”

14. d “– De onde seu professor é?– Do Canadá.”

15. b O passado de there are é there were.

16. c A leitura do texto permite perceber que o lobo lançava mão de quaisquer argumentos que lhe viessem à mente e pudessem justificar que ele devorasse o cordei-ro, sem que houvesse propriamente um motivo prévio.

17. b A fábula ilustra de maneira crítica que, quando o mais forte estiver determinado a conseguir algo, conse-guirá independentemente de possuir razão.

18. d A alternativa contém uma palavra proparoxíto-na (único) e uma paroxítona (terrível).

19. b A cachorrinha não se mostra alheia aos carinhos recebidos; ao contrário, vai “fazer festinha”.

20. e Há, no terceiro verso da segunda estrofe, o artigo definido “a” (que antecede “tua barriguinha”) e no últi-mo verso da terceira estrofe também o artigo definido “a” (que antecede “traseirinha”).

21. e O pronome relaciona os termos cachorrinha (que possui a barriguinha) e barriguinha (que é possuída pela cachorrinha).

EF26RP12298

6pg2_side_2015-respostas.indd 16pg2_side_2015-respostas.indd 1 22/07/2015 11:46:0222/07/2015 11:46:02

2 respostas da prova geral – 6º ano 2.203

22. b De acordo com o texto, “Leopold Mozart (1719--1787), pai do famoso músico austríaco, impunha ao filho um regime intenso de estudos, desde seu nascimento, fato que explica em parte o avanço enorme que Mozart conseguiu obter num período curtíssimo de tempo.”

23. c O texto tece comentários (ou resenha) ao livro de Michael Howe, que desmistifica o talento aparente-mente mítico de compositores como Wolfgang Amadeus Mozart, apresentando argumentos que o expliquem.

24. d O verbo “contribui” está conjugado no presente do indicativo.

25. c Estão destacados no texto o numeral ordinal “primeiro”, o artigo definido “o”, o adjetivo uniforme “pre-coce” e o pronome pessoal “ele”.

26. d Estão destacados no texto o advérbio de modo “completamente”, as preposições “por” e “em” e o advér-bio de tempo “posteriormente”, que, a depender da análi-se, também pode ser considerado um advérbio de modo.

27. e A palavra “obras-primas”, ao contrário da palavra “músicas”, é substantivo composto e não simples.

28. d A palavra “subjetiva” define-se como “aquilo que se refere ao/é próprio do sujeito”.

29. a O texto mostra que as pessoas nem sempre ex-traem dos fatos a conclusão que seria lógica.

30. b No último parágrafo, o autor mostra que é o amor-próprio que motiva seu cálculo.

31. e I. Correta.

II. Incorreta. Mudança de fase é um fenômeno físico.

III. Correta.

IV. Incorreta. A atração de um ímã pelo ferro é um fenô-

meno físico.

32. d O gás oxigênio (O2) é uma substância simples,

a glicose (C6H12O6) é uma substância composta e o ar

atmosférico é uma mistura de vários gases.

33. a A substância A, a 25oC, ainda não alcançou seu

P.E., portanto é líquida. A substância B, a 25oC, ainda não

36. b A distância (d) total percorrida é dada por:

d = 1 cm + 2 cm + 4 cm + 3 cm & d = 10 cm & d = 1 dm

37. d O volume ganho nesse procedimento foi de

3 000 L, ou seja, 3 m3.

38. e As marés são menos intensas nas fases da Lua quarto crescente e quarto minguante.

39. b Com as informações do enunciado podemos concluir que o eclipse é solar e a fase da Lua nessa data é a nova.

40. a O solstício de verão no hemisfério Norte corres-ponde ao solstício de inverno no hemisfério Sul.

41. c O Brasil é cortado pelo Equador, assim, possui parte do seu território no hemisfério Norte (Setentrio-nal) e grande parte no hemisfério Sul (Meridional), além de estar totalmente a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, totalmente no hemisfério Ocidental.

42. e Se 1 cm no mapa corresponde a 100 000 cm na realidade, 2 cm no mapa corresponde a 200 000 cm na realidade, sendo assim, 200 000 cm = 2 km.

43. b A latitude é um importante fator de influência do clima; nas baixas latitudes (próximo ao Equador) en-contram-se os climas mais quentes em terrenos de baixa altitude, já, à medida que a latitude aumenta (se aproxi-ma dos polos), a tendência é de ter médias térmicas me-nores e climas mais frios.

44. a As chuvas orográficas ou de relevo ocorrem em virtude do relevo montanhoso, que oferece obstáculo

Química

Física

Parte 2Geografia

alcançou seu P.F., portanto é sólida. A substância C, a 25oC, já ultrapassou seu P.E., portanto é gasosa.

34. c I. Correta.II. Correta.III. Correta.IV. Incorreta. Gasolina e água formam uma mistura he-terogênea.

35. b O aspirador de pó separa misturas do tipo sólido-gás por filtração, pois ele aspira o ar sujo com pó (mistura ar-pó) e retém no filtro apenas a sujeira (pó), deixando passar o ar limpo (livre de sólidos).

6pg2_side_2015-respostas.indd 26pg2_side_2015-respostas.indd 2 22/07/2015 11:46:0422/07/2015 11:46:04

3respostas da prova geral – 6º ano2.203

ao deslocamento das massas de ar, forçando sua subida.O contato com o ar mais frio das zonas de maior altitude acaba por provocar a condensação do vapor da água.

45. d A área 1 corresponde ao clima equatorial, quen-te e úmido o ano todo. Já a área 3 corresponde ao clima semiárido, com secas prolongadas e chuvas irregulares.

46. e A crosta terrestre é a parte sólida mais externa e fina das camadas do planeta. Ela sofre alterações com a ação dos agentes internos e externos, que modificam o relevo e a composição química de cada parte da camada.

47. c Segundo a classificação de relevo de Aziz Ab’Sáber, as áreas A, B e C são as planícies e terras baixas.A = planícies e terras baixas Amazônicas.B = planície do Pantanal.C = planícies de terras baixas Costeiras.

48. d I. Verdadeira.II. Verdadeira.III. Falsa. Rochas metamórficas são aquelas que resultam das transformações de outras rochas quando submeti-das a altas pressões e altas temperaturas.

49. a O território brasileiro não apresenta dobramen-tos modernos; ele tem uma base geológica antiga e está no centro da placa tectônica, portanto numa área de ação endógena mais estável.

50. b O oceano de número 1 é o Pacífico, maior e mais profundo. O oceano de número 2 é o Atlântico, que separa a América da África e da Europa. O oceano de número 3 é o Índico, menor e que banha a Ásia, a África e a Oceania.

51. e As chamadas economias de regadio eram baseadas na produção agrícola e tinham o Estado como responsável pelo controle geral dos recursos produtivos.

52. c A última faraó ptolomaica, Cleópatra VII, se suici-da após a derrota de seu aliado, o general romano Marco Antônio. Otávio Augusto, vencedor da disputa e funda-dor do Império Romano, não se coroa faraó, incorporando o Egito como mais uma simples província de seu Império. A civilização egípcia era fundamentada na existência da figura do faraó. A ausência dele determina o colapso des-sa civilização.

53. e Os sumérios são considerados os responsáveis por criar os fundamentos da cultura mesopotâmica. Necessidades relacionadas à questão de registro de ar-quivos para o controle dos recursos econômicos e tam-bém de controle da circulação de produtos, haja vista a crescente importância do comércio, levaram os sumé-rios à criação do sistema de escrita que conhecemos como cuneiforme.

54. a Diferentemente das religiões orientais que, de maneira geral, eram politeístas, na religião dos hebreus, o judaísmo, acreditava-se na existência de um único deus, ou seja, era monoteísta.

55. d Homero teria sido o autor das epopeias Ilíada e Odisseia. Os episódios nelas relatados formaram a base da identidade comum grega.

56. a A sociedade espartana fundava-se no princípio

da desigualdade. Distinguiam-se três estratos: esparcia-

tas (ou espartanos), periecos e hilotas.

57. c A expansão grega pelas ilhas do mar Egeu e pela

região da Ásia Menor incomodou os persas, que viam

os gregos como uma ameaça ao seu Império. O apoio

de Atenas à Revolta Jônica fez com que o rei Dario da

Pérsia investisse contra Atenas, dando início às Guerras

Médicas.

58. d As cidades-estado gregas, esgotadas por tantos

anos seguidos de guerras e divididas entre si, não conse-

guiram ter forças suficientes para resistir ao avanço da

Macedônia.

59. a Dentro das características fundamentais da

sociedade romana antiga, podemos detectar heranças

etruscas no que diz respeito à religião e à engenharia,

bem como heranças gregas nas artes, letras, ideias e ins-

tituições romanas.

60. b Devido às numerosas insurreições da plebe

romana, o Senado romano viu ser necessário negociar

com os rebeldes. Dessas negociações surgiram os tribu-

nos da plebe, que consistiam em magistrados especiais

que teriam a missão de defender os direitos dos plebeus

perante as demais instituições republicanas.

História

6pg2_side_2015-respostas.indd 36pg2_side_2015-respostas.indd 3 22/07/2015 11:46:0422/07/2015 11:46:04

2.2034 respostas da prova geral – 6º ano

61. c Temos x = 10 – 3 – 2 + x = 5, y = 6 e z = 4 + 2 + z = 6.

62. e Como Mariana tem 31

da idade de Carlos, este

tem, portanto, o triplo da idade dela, ou seja 3 · 15 = 45.

63. a A base da pirâmide é um hexágono e este con-tém 6 vértices e 6 arestas. Além disso, a pirâmide tem 1 vértice fora da base, 6 arestas laterais e 6 faces laterais. Logo, a pirâmide de base hexagonal possui 6 + 1 = 7 vérti-ces, 6 + 6 = 12 arestas e 1 + 6 = 7 faces.

64. c Temos A ∩ B = {2, 3} e B ∩ C = {3, 4}. Logo, (A ∩ B) ∪ (B ∩ C) = {2, 3} ∪ {3, 4} = {2, 3, 4}.

65. e A soma das idades do grupo inicial é de 10 · 25 = 250 anos. Com as duas pessoas, a nova soma das idades é 250 + 34 + 28 = 312 anos. Como agora o grupo é formado

por 12 pessoas, a nova média será 12

312 = 26 anos.

66. e eBF DH são paralelas, eBC DH são reversas, eBC CD são perpendiculares, eAD FG são paralelas e eEF CG são reversas.

67. e Temos:

14

25

36

A B

Logo, A = {1, 2, 4, 5}, B = {2, 3, 5, 6} e A ∪ B = {1, 2, 3, 4, 5, 6}.

68. d (((–3 + 2) · 2) + 7) – (8 – 5) = (((–1) · 2) + 7) – 3= ((–2) + 7) – 3 = 5 – 3 = 2

69. a Temos que 40 mm = 4 cm, então a bola de aço tem 2 · 4 = 8 cm de diâmetro. No comprimento pode-se

guardar 8

40 = 5 bolas; na largura,

832

= 4 bolas; e, na altu-

ra, 88

= 1 bola. Logo Marcelo consegue guardar 5 · 4 · 1 = 20

bolas.

70. c x + 32

= 1 – x45

+ x21

+ x x x12

12 812

12 15 6+ = − +

+ 12x + 8 = 12 – 15x + 6x + 12x + 15x – 6x = 12 – 8 + 21x = 4

+ x = 214

V = 214

( 2

71. b Sobra-lhe 1 – 52

– 41

= 20

20 8 5207− − = da mesada.

72. e Como a soma dos ângulos internos de um triân-gulo é 180o, no triângulo ABC, 35o + 58o + x = 180o + x = 180o – 35o – 58o + x = 87o e, no triângulo DEF, 33o + 113o + y = 180o + y = 180o – 33o – 113o + y = 34o.Logo x + y = 87o + 34o = 121o.

73. d A variação da temperatura foi de –3,7 – (–9,8) = 6,1oC em fevereiro e 2,6 – (–4,4) = 7,0oC em março.

74. b Reduzindo as frações ao mesmo denominador,

temos: , , , e ,49

1227

34

1216 2

1224

65

1210

21

126= = = = = as-

sim, .126

1210

1216

1224

1227< < < <

Logo 21

65

34 2

49< < < < .

75. b Pela diagonal a soma de cada linha deve ser 8 + 5 + 2 = 15. Assim, na 1ª linha temos 8 + x + 6 = 15 + x = 15 – 8 – 6 + x = 1, na 2ª linha temos 3 + 5 + z = 15 + z = 15 – 3 – 5 + z = 7 e na 3ª linha temos y + 9 + 2 = 15 + y = 15 – 9 – 2 + y = 4.Logo x – y + z = 1 – 4 + 7 = 4.

Matemática

6pg2_side_2015-respostas.indd 46pg2_side_2015-respostas.indd 4 22/07/2015 11:46:0422/07/2015 11:46:04