6 passos para construção de uma marca

1
6 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA Esta etapa tem fundamental importância dentro do processo, pois nela definem-se os pontos onde as expectavas, o interes- se comercial e a demanda de mercado se encontram, gerando oportunidades de negócio. JUSTIFICAR Por que o produto ao invés do concorrente? O que a empresa tem a oferecer à sociedade? Por que a marca é relevante? LIMITAR Focar público alvo, área de atuação e diversificação dos produtos e/ ou serviços. DIFERENCIAR Propor uma “essência” de marca diferente e original, mas ao mes- mo tempo adequada aos limites previamen- te estabelecidos. 1 BUSCAR INFORMAÇÕES 3 DEFINIR A ESSÊNCIA 6 MANIFESTAÇÕES DE MARCA 2 ANALISAR DADOS Tendo em vista que empresários e clientes podem não ter a exata noção de seus desejos e necessidades, a coleta de dados vai além do briefing e da pesquisa de opinião. Nesta etapa deve-se coletar o máximo de informações que for possível. A análise pode ser feita por meio de dados estascos ou interpretações subjevas. Ao final da análise deve ser gerado um relatório detalhado para apresentação ao cliente. 4 ENUMERAR VALORES 5 DEFINIR O POSICIONAMENTO Esta é uma etapa relavamente simples, pois se trata apenas da formulação de uma lista com os predicados que se deseja associar à marca. Porém, tal exercício guia a definição do posicionamento e serve como base no desenvolvimento das manifestações. As manifestações de marca são as maneiras pelas quais a dimensão estratégica da marca é apresentada aos sendos dos consumidores. Sem elas todo o projeto anterior é inúl, uma vez que não cumpre o papel de tornar a marca reconhecida e relevante perante o público. Nome e logo são as manifestações primordiais, a parr das quais surgem todas as outras. O posicionamento é uma versão condensada da essência e dos valores da marca, em geral representada em uma frase curta, tendo entre cinco e sete palavras. Indica-se que o posicionamento seja bastante sintéco, como forma de testar o foco da marca. Diante dos problemas detectados nas pesquisas, foi criado um método que visa sugerir alguns procedimentos prácos para a criação de marcas. Os passos sugeridos a seguir dão ao designer uma visão geral sobre o pro- cesso de constução de marcas, não impondo técnicas específicas para a realização das tarefas, uma vez que cada caso pede um procedimento diferente. Na execução do projeto, algumas etapas podem ocorrer simulta- neamente ou em ordem diversa da apresentada. PESQUISA HISTÓRICA ENTREVISTA COM DIRETORIA PROCESSO PRODUTIVO OPORTUNIDADE DE MERCADO TENDÊNCIAS NOME E LOGO DESIGN GRÁFICO ARQUITETURA PRODUTOS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS PUBLICIDADE RP PDV MACRI, R. Z.; PESSUSQUI, G. V. A. Design, estratégia e marca. Proposição de um método de contrução de marcas. in Pelos Caminhos do design : metodologia de projeto. MARTINS e LINDEN, Londrina : EDUEL, 2012.

Transcript of 6 passos para construção de uma marca

Page 1: 6 passos para construção de uma marca

6 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA

Esta etapa tem fundamental importância dentro do processo, pois nela definem-se os pontos onde as expectativas, o interes-se comercial e a demanda de mercado se encontram, gerando oportunidades de negócio.

JUSTIFICARPor que o produto ao invés do concorrente?O que a empresa tem aoferecer à sociedade?Por que a marca é relevante?

LIMITARFocar público alvo, área de atuação e diversificação dos produtos e/ ou serviços.

DIFERENCIARPropor uma “essência”de marca diferente e original, mas ao mes-mo tempo adequada aos limites previamen-te estabelecidos.

1 BUSCARINFORMAÇÕES

3 DEFINIR A ESSÊNCIA

6 MANIFESTAÇÕES DE MARCA

2 ANALISARDADOS

Tendo em vista que empresários e clientes podem não ter a exata noção de seus desejos e necessidades, a coleta de dados vai além do briefing e da pesquisa de opinião. Nesta etapa deve-se coletar o máximo de informações que for possível.

A análise pode ser feita por meio de dados estatísticos ou interpretações subjetivas. Ao final da análise deve ser gerado um relatório detalhado para apresentação ao cliente.

4 ENUMERAR VALORES 5 DEFINIR O

POSICIONAMENTOEsta é uma etapa relativamente simples, pois se trata apenas da formulação de uma lista com os predicados que se deseja associar à marca. Porém, tal exercício guia a definição do posicionamento e serve como base no desenvolvimento das manifestações.

As manifestações de marca são as maneiras pelas quais a dimensão estratégica da marca é apresentada aos sentidos dos consumidores. Sem elas todo o projeto anterior é inútil, uma vez que não cumpre o papel de tornar a marca reconhecida e relevante perante o público. Nome e logo são as manifestações primordiais, a partir das quais surgem todas as outras.

O posicionamento é uma versão condensada da essência e dos valores da marca, em geral representada em uma frase curta, tendo entre cinco e sete palavras. Indica-se que o posicionamento seja bastante sintético, como forma de testar o foco da marca.

Diante dos problemas detectados nas pesquisas, foi criado um método que visa sugerir alguns procedimentos práticos para a criação de marcas. Os passos sugeridos a seguir dão ao

designer uma visão geral sobre o pro-cesso de constução de marcas, não impondo técnicas específicas para a realização das tarefas, uma vez que cada caso pede um procedimento

diferente. Na execução do projeto, algumas etapas podem ocorrer simulta-neamente ou em ordem diversa da apresentada.

PESQUISA HISTÓRICAENTREVISTA COM DIRETORIAPROCESSO PRODUTIVOOPORTUNIDADE DE MERCADOTENDÊNCIAS

NOME E LOGO

DESIGN GRÁFICO ARQUITETURA

PRODUTOS

DESENHO INDUSTRIAL OUTROS

PUBLICIDADE

RPPDV

MACRI, R. Z.; PESSUSQUI, G. V. A. Design, estratégia e marca. Proposição de um método de contrução de marcas. in Pelos Caminhos do design : metodologia de projeto. MARTINS e LINDEN, Londrina : EDUEL, 2012.