6ª Edição do Jornal Santos Surf News

16

description

Teste da interface

Transcript of 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

Page 1: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News
Page 2: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

Editorial1 ANO DE EXISTÊNCIA

RETROSPECTIVA 20082 INSTITUCIONAL

O CASO DA PLACA

Mais uma vez a diretoriase surpreendeu com aquantidade de ações! Em janeirode 2008, a primeira foi a criaçãodo Boletim Santos-SurfOnline, que teve 22 edições egerou 106 notícias. No mesmomês, apoiou o 4º Santos SurfFestival e promoveu seu ICurso de Árbitros de Surf.

Fevereiro foi mês deplanejamento e em marçolançou a primeira edição doSantos Surf News. Foram 117matérias nas cinco edições de2008. A primeira foi lançadadurante a Assembléia Geral deEleições para gestão 2008-2011, na Associação Sabesp.

Ainda em março teveinício o Surf Treino NaturalArt, com oito etapas e inscriçõesgratuitas. A primeira rolou emabril e a oitava ficou para janeirodeste ano, aproveitando paraexperimentar um novo formatocom categoria equipes.

Em abril, promoveu AtoPúblico em Defesa do Museudo Surf, pois o Ministério Públicosolicitava sua retirada do projetodo parque. O próprio ThomasRittscher, 90 anos, pioneiro dadécada de 30, compareceu.Ainda em abril, com apoio doEstrela de Ouro F.C., ofereceujantar ao artista plásticoRobert Wyland, que pintou osmurais do Aquário de Santos. Elefoi recebido pela diretoria, com

Jair Bortoleto e Margo Rittscher.Ao inaugurar os murais, recebeuprato comemorativo das mãosde Thomas.

Em maio, a entidadepresenteou o Presidente Lulacom uma prancha, durantevisita à cidade. Ainda em maio,recebeu Bruno Santos, queacabara de vencer o WCTTeahupoo e veio atender opúblico na Sthill. Foi levado paraver as obras do Quebra-mar e opasseio foi capa do Jornal ATribuna no dia seguinte.

Em junho, aprovou ascontas de 2007 em AssembléiaGeral no Toletino’s Bar, noGonzaga, encerrando umagitado semestre.

Em julho, compatrocínio da Sthill, organizouexcursão para o Festiv’Alma, emSão Paulo, onde os santistasforam recebidos pelo diretor doevento Romeu Andreatta e ocurador da mostra AdrianoVasconcellos.

Agosto foi mês de

planejamento e em setembrorolou a primeira etapa doCircuito Natural Art Pro-AM,com investimento recorde:transmissão ao vivo, passagenspara o Peru e uma moto para ocampeão geral, além de inéditapremiação em dinheiro a partirda 2ª fase. Em outubro, realizoua segunda etapa e emnovembro, a etapa final, comondas de 1,5 metros.

Além dos eventosorganizados pela diretoria, aentidade colaborou de algumaforma (homologando,fornecendo ofícios ousimplesmente divulgando) comdiversas atividades. Entre elas,o 1º Campeonato Brasileiro deStand Up Surf; EarthwavesFestival Ecovias; CampeonatoPaulista de Longboard Pro;Festival de Remada da BaixadaSantista; 2ª Festival deLongboard dos Pioneiros;Projeto Cine Surf; pesquisa doperfil nutricional dos surfistasprofissionais; lançamento da 1ªprancha do mundo para cegos;e outros mais.

Assim, além de tercriado seus próprios veículos, aAssociação Santos de Surfconquistou destaque nacional namídia especializada e destaquegeral na mídia regional. Tudo foifeito com trabalho voluntário,graças à união de surfistas,poder público e empresários.

Presidente – Herbert PassosNeto, jornalista

Vice-Presidente – MauricioDuarte, advogado

Diretor Executivo – SergioGadelha, head judge ASP-SA

Diretor Técnico– Daniel Miranda,representante comercial

Diretor Social – FabianoAmorim, policial militar

Diretor de Marketing – DinizIozzi, representante comercial

Diretor Financeiro – MarcosQuito, juiz da Abrasp

Empresas solidárias doamplacas para os bombeiros

O pioneiro da década de 30, Thomas Rittscher, à esqueda,participou de atividades da entidade, como a manifestaçãoem defesa do Museu do Surf. Nesta foto, ao lado de Walter

Theodósio Jr., Jacuí e Zé Geraldo (ao fundo).

A 6ª edição do SantosSurf News completa a coberturade um ano de atividades dacomunidade do surf santista.Desde a primeira, em março de2008 até esta foram mais decem matérias retratandoeventos e ações. Por isso,começamos 2009 com aretrospectiva 2008, que graçasà união de surfistas, poderpúblico e empresário, foi maisum ano grandioso. Em algumasações tivemos a honra dapresença do ilustre ThomasRittscher, que aos 90 anos e aolado de sua irmã Margot, são osúnicos representantes daprimeira turma de surf do país,da década de 30. Ele foipessoalmente ao Quebra-mar,na manifestação em defesa domuseu do surf. Nesse mês deinauguração do novo parque, aAssociação Santos de Surf écomo aquele recruta que fazaniversário em 31 de dezembro,o mais novo do quartel. NoExército antiguidade é posto, porisso, no dia da incorporação é orecruta mais novo do Batalhão

que abre as portas para a tropaentrar. A conquista daurbanização não é algo novo. Éum processo iniciado com oamor dos santistas pelo surf, apartir da década de 30;passando pelos surfistas de 60e 70, que organizaram

entidades, promoveram eventose iniciaram a indústria e oprofissionalismo no surf paulista,gerando assim a sólida baseonde trabalha hoje estaassociação, calçada nos títulose feitos de seus sócios, amigose colaboradores.

Em 23 de novembro de2008, duas crianças deCarapicuíba-SP, membros deuma excursão, se afogaram aolado do Quebra-mar. No diaseguinte, uma declaração doTenente Carlos Silva, do Corpode Bombeiros, beirou manchara imagem dos surfistas.

Questionado sobre aausência de sinalização, eledisse ao Jornal da Tribuna 2ªedição que a placa de aviso deperigo poderia ter sido retiradapara a realização de umcampeonato de surf, queocorrera seis dias antes, poruma suposta incompatibilidadeentre o patrocinador da placa eo patrocinador do evento.

No dia seguinte, o Jornalda Tribuna 1ª edição ouviu aversão presidente daAssociação, Herbert PassosNeto, que esclareceu que aentidade jamais retirariaqualquer tipo de sinalização, por

qualquer motivo que fosse.Procurado pela

diretoria, o tenente reconheceuque a declaração foi precipitadae se desculpou com osrepresentantes da entidade,uma vez que não havia o menorindício que justificasse aafirmação.

Ao que tudo indica, aplaca já não estava lá dias antesda realização do evento. Eninguém sabia responder comouma importante e chamativasinalização ficou desaparecidapor mais de uma semana sem

que ninguém desse falta.Segundo testemunhas,

a placa estava em vias de serretirada para a manutenção,pois o adesivo havia desbotado.Dias depois do incidente, trêsnovas placas foram instaladas e,em 27 de dezembro, a placadesaparecida apareceu reformae instalada em seu local deorigem.

O caso não prejudicou arelação entre surfistas eBombeiros. Pelo contrário,serviu para entidade semanifestar a favor de melhorescondições de trabalho para estaclasse, que apesar do aumentono fluxo de turistas, temconseguido reduzir o número demortes.

O trágico casodespertou a solidariedade defabricas, surf shops e outrosestabelecimentos quedispuseram a doar placas parao Corpo de Bombeiros.

Page 3: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

COLUNAS

Coluna dos PioneirosPor Walter Theodósio Jr | Pioneiros Surf Clube

Em consulta a sitesespecializados em surf,recentemente descobri osignificado da palavra havaianaALOHA, tão falada e difundida,porém de pouco conhecimentosobre o seu correto significado.É formada pela letra inicial decinco palavras havaianas: Akaki- significa: bondade e ternura.Lovahi: unidade com harmonia.Olu Olu: cordialidade com afeto.Ha A ha: humildade, modéstia.Ahonui: paciência,perseverança.

Fazendo-se uma breveanálise da palavra,encontraríamos: ternura,bondade, harmonia,cordialidade, humildade,paciência e perseverança. Emum mundo estritamentematerialista, onde a sociedadenos considera pelo quepossuímos em bens materiais enão pelo que adquirimos devalores pessoais ao longo denossa existência, a palavraALOHA no mínimo nos conduza uma reflexão.

Nos cinco significadosda palavra-mãe do surf está a

SURF NO ASFALTOCom a chegada do

verão, surfar no asfalto é umadas melhores opções paramanter e forma nos dias semondas. Por imitarem o surf commais similaridade, os skateslongboards e os carveboards sãoos mais procurados.

Para iniciantes, asciclovias, ruas asfaltadas ecalçadas dos canais são ideaispara um bom role. Para osexperientes, a Ilha Porchat, emSão Vicente, oferece um dosmais respeitados picos do streetsurf no Brasil.

Mas nem todos ossurfistas aderem à modalidade,por falta de grana ou medo dese machucar. Não sabem que épossível transformar qualquerskate velho em um carveboard,além de aprender sem cair.

O primeiro passo éinstalar os eixos no bico e narabeta do shape, usando opróprio eixo como gabarito paraa nova furação. O segundo, éamolecer os eixos no máximo,para facilitar as curvas. E o

O “BOOM IMOBILIÁRIO”O “boom imobiliário” em

Santos começou com aaprovação da Câmara Municipalpara liberação da construção deprédios sem limites de andares.Mas como as reuniões dascomissões da Câmara são feitasem horário comercial, a maiorianão participou e não percebeuas conseqüências, levandoalgum tempo para trazer adiscussão os conceitos de

Por Nelson Rodrigues | [email protected]

essência dos valores pessoaisque deveriam nortear nossasexistências, sem agressão aomeio ambiente, ao próximo e aprópria vida em si. O surf possuiuma filosofia de vida própria,onde seu praticante deveriaestar em harmonia com o meioambiente, agir com bondade,ser modesto, ter paciênciadentro e fora do mar, agir comcordialidade e manter aperseverança em seus sonhos.Hoje, percebemos claramente osvalores ALOHA em pessoascomo os amigos que compõemos Surf Clubs Pioneiros, BarrigaBowl e Longssauros.

Procuramos, aodesenvolver este texto, passarpara as gerações mais novas quenão basta pegar uma prancha eir para o mar, existe algo muitomais profundo e importante pordetrás do esporte, nós mesmosdemoramos bastante tempopara compreender. A palavraALOHA faz com que vocêparticipe da coletividadeconforme dispõe o provérbiohavaiano: - “O nós, anula oeu...”.

na discussão da Lei de uso eocupação do solo é fundamentalpara que não sejamosobrigados, em um futuropróximo, a deixar a cidade pornão conseguirmos viver numailha com sua capacidadeesgotada pelo excesso dehabitantes, trânsito, poluição,aumento da demanda de água,esgoto, habitação, saúde,transporte, ocasionando umestresse social imprevisível. Porisso, conclamo os homens deboa fé e responsabilidade queamam nossa cidade, a refletiremmelhor sobre nosso futuro,principalmente o futuro dascrianças santistas.

terceiro é colocar rodas delongboard, que são maisaderentes.

Para aprender a droparas ladeiras sem cair, o primeiropasso é aprender a remar, ouseja, andar bastante no plano.Depois, aproveitar o levecaimento que as ruas têm emdireção à calçada, para então

pensar em dropar a ladeira.Nas ladeiras, é preciso

aprender uma curva de cadavez, como surf. Após aprendera cavada, fica mais fácilaprender a rasgada, e assim pordiante.

Para ver como funciona,visite www.youtube.com.br/herbertsantossurfer

3

qualidade de vida. Esses nobresrepresentantes do povo santistacontribuíram para que grandesempresas se instalassem,trazendo seus projetos fechadossem utilizarem mão de obralocal, apenas para construirvender e ir embora, deixando osproblemas derivados doadensamento urbano para ossantistas resolverem. Asexpressões “Qualidade de vida”e “Desenvolvimentosustentável” estão na bocade alguns empresários epolíticos que tem em comum oobjetivo de ganhar dinheiro,deixando para o poder público aresponsabilidade de promover oequilíbrio social com o dinheirodo povo, para corrigir asdistorções criadas pelos quedefendem um “DesenvolvimentoSustentável de fachada”.Movimentos contrários a essetipo de desenvolvimento sãosinais claros de que a populaçãoestá reagindo, aparecendonas sessões da câmara ep r o t e s t a n d oveementemente ,fazendo com que osnobres edisesvaziassem váriasvezes a sala princesaIzabel. O movimentoS.O.S Lagoa da NovaCintra é o grupo quetem se manifestadomais contrariamentee traz um importantecontraponto àdiscussão do futuroque queremos.Portanto, aparticipação de todos

O street surf é uma opção divertida para os dias de flat

Carveboards, longboards e skates old school são osequipamentos mais indicados

Serapião é o mestre de cerimônias que faz o ritual das águasnos encontros dos surfistas, para celebrar o espírito Aloha.

Fáb

io P

láci

do

ALOHA

Como será Santos no futuro?

Jair

Bort

ole

to

Por Herbert Passos Neto

Page 4: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

DESTAQUES

TREINAMENTO PARA SURFISTASO Integral Surf Treino é

um programa de treinamento econdicionamento físicoespecífico para surfistas no qualse integram três modalidades:musculação, alongamento eatividades aquáticas, quecompõem o principal diferencial.

As atividades aquáticassão realizadas em piscina e têmobjetivo de aprimorarcapacidades fisiológicas etécnicas para exercícios de surf,natação e apnéia, que o surfistaencontra no dia a dia.

Na musculação, otreinamento periodizado visadesenvolver um trabalhocompensatório para os gruposmusculares mais exigidosdurante a remada, deixando oconjunto todo mais forte e commenor risco de sofrer lesão.

O alongamento, ondetambém são inseridos exercíciosrespiratórios, tem como focodesenvolver postura,consciência corporal,flexibilidade e equilíbrio.

Uma vez por semana éfeita uma aula funcional, ondeos movimentos do surf sãoimitados no solo, com auxilio deequipamentos de fisioterapia,para desenvolver precisãotécnica nos movimentos.Para mais informações visitewww.integralsurftreino.com.br.

Bronzeamento traz rugas precoces e porde causar câncer

CUIDADOS COM A PELEPara os brasileiros, pele

bronzeada é sinônimo de beleza,mas os médicos advertem quea exposição inadequada ao solpode trazer inúmeros prejuízosà pele, inclusive o câncer de pele– o tumor mais freqüente noBrasil.

Segundo a SociedadeBrasileira de Dermatologia(SBD), a radiação ultravioletapresente nos raios solares ecabines de bronzeamentoartificial é a principalresponsável pelodesenvolvimento do câncer depele.

A maioria dos casos estáligada aos efeitos cumulativosdos raios sobre a pele,mostrando que as alteraçõespodem se manifestar anosdepois de parar de expor ao sol.

O câncer de pele é o maisfreqüente dos tumores e a

exposição ao sol é suaprincipal causa

Pesquisas da entidadeindicam que o papel dos pais nocuidado com as crianças éfundamental. Se a prevenção setornar um hábito desde ainfância, o risco da doença sereduz em 85%.

Para cuidar do maiorórgão do corpo humano – a pele– o ideal é usar todas as formasde proteção quando houverexposição ao sol: chapéus,camisetas, protetor solar, alémde evitar a exposição entre 10he 15 horas.

No uso de chapéus,camisetas ou barracas, vale ficaratento ao tecido. O nylon nãooferece barreira aos raiosultravioletas e as barracas dealgodão ou lona absorvemapenas 50% dos raios.

O protetor solar deve terfator no mínimo 15 e serreaplicado a cada duas horas. Elembre-se que isso serve para odia a dia, não só para ir à praiaou piscina. Para maisinformações vejawww.sbd.org.br/publico.

ESCOLA RADICAL TEMPara melhor atender o

público que freqüenta a cidadeno verão, a Escola Radical deSantos ficará aberta nos mesesde janeiro e fevereiro para quemquiser aprender a surfar, semnecessidade de inscrição. Bastachegar e surfar.

Neste período esperaatender de 120 a 200 alunos pordia, em quatro horários: demanhã das 8h às 9h e 9h às 10he à tarde das 16h às 17h e 17hàs 18h.

Para as aulas regularespranchinha, longboard ebodyboard que ocorrem demarço a dezembro, as inscriçõesestarão abertas em fevereiro.Mais informações pelo telefone(13) 3251-9838.

A unidade é a primeiraescola pública de surf do Brasile é pioneira em diversosaspectos. Como na inclusão deportadores de necessidades

especiais, sendo a sua sedecompletamente adaptada.

Patrocinada desde oinício pela Sthill, maior rede delojas do Litoral Paulista, a Escola

PROGRAMA DE VERÃO

Radical de Santos lançou aprimeira prancha do mundo paracegos, em julho do ano passado,tornando-se referencia mundialno assunto.

COMIDA VEGETARIANA:ALIMENTAÇÃO ECOLÓGICA

Seja por pena dosanimais, cuidado com o meioambiente ou saúde pessoal, écrescente o número de pessoasque simpatizam com comidavegetariana. Preocupadas como futuro, celebridadesinfluenciam milhares de pessoasa refletir sobre o tema.

No surf, figuras comoDave Rastovick também fazemesse papel, chamando a atençãoda mídia para a importância deadquirir novos hábitos.Vegetariano, ele cultiva suaprópria horta em casa.

A pecuária é uma dasatividades que causam maiorimpacto no planeta.Diariamente, florestas sãodevastadas para dar lugar àapastos, que consomem enormesquantidades de água e alimento,além de produzir boa parte dogás carbônico que piora o efeitoestufa.

A saúde públicatambém sofre com o excesso de

colesterol, que causa pressãoalta e problemas no coração. Opreço final é tão alto que maiscedo ou mais tarde seremosobrigados a reduzir o consumode carne animal.

Alguns médicos nãorecomendam excluir a carne docardápio. Mas concordam queinserir pratos vegetarianos nodia a dia pode colaborar com anatureza e com a própria saúde.Na Índia, onde a vaca é umanimal sagrado, elesdesenvolveram combinações detemperos que visam dar mais

estimulo ao paladar do que acarne, para que aos poucos eladeixe de ser preferência.

Quem já foi a um cultoHare Khrisna certamente pôdesaborear um exótico jantar,preparado com todo cuidado eesmero que exige a religião.

Em Santos, anos atráso restaurante Capim Limão eracomandado por devotos e serviapratos que combinavam receitasindianas com brasileiras. Namedida em que foi mudando dedono, adquiriu novascaracterísticas sem perder asantigas qualidades.

Hoje a casa serveprincipalmente pratostradicionais como feijoada,strogonof, bacalhoada, lasanha,moqueca, entre outros, todosadaptados para cozinhavegetariana.

Seguindo a tendência, écada vez maior o número deestabelecimentos que incluempratos vegetarianos no cardápio.

4

Explosão e resistência na remada são trabalhadas na piscina

Exercícios de apneia preparam o surfista para o caldo

Mario Alípio, da Sthill, entrega os novos uniformes a ValdemirCorrea, durante a re-inauguração que adaptou a unidade para

cadeirantes e deficientes visuais

A culinária vegetariana atraimais adeptos a cada dia

Page 5: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

Competindo comoprofissional desde a década de70, Picuruta Salazar tem acarreira mais longa que se temnotícia no surf. Aos 48 anos deidade, ele afirma que nãopretende parar tão cedo.

Unido à experiência dequase 40 anos de surf comótimo condicionamento físico,faz frente aos mais jovenstalentos do mundo, como natemporada de 2008, mostrandoque ainda tem muita lenha praqueimar.

No circuito mundial delongboard, onde representa oBrasil desde 1992, ele ficou em3º lugar na última etapa do anoe terminou a temporada comoo 10º melhor do mundo.

No circuito nacional,ficou a 37 centésimos do seu10º título brasileiro. Ficoutambém em 3ºlugar na etapafinal e terminou o ano como

vice-campeão.“Minha primeira vitória

no surf foi em 1972 e de lá paracá sempre me mantive na briga”diz o recordista de vitórias emcompetições de surf, com maisde 150 troféus em sua coleção.Em 2008, conquistou mais umtítulo inédito na carreira, aosagrar-se o primeiro campeãobrasileiro de stand up, duranteo Festival Earthwave/Ecovias,realizado em Santos.

Tudo indica que seadaptou tão bem ao stand upquanto ao longboard, o quesignifica que vai dar trabalhonesta modalidade que estávirando febre no mundo todo.

Além das competições,Picuruta se dedica também atrazer grandes eventos para acidade de Santos e também àsua escolinha, no Quebra-mar,onde ensina surf a centenas defãs todos os anos.

PICURUTA: MAIS DE 3 DÉCADASCONQUISTANDO TÍTULOS

SANTISTASVÃO BEM NOVICENTINO

Os santistas mostraramque o Surf Treino Natural Art dábons resultados e fizeram bonitono circuito vicentino, encerradono último dia 04/12, em ondasde até 2 metros, na praia doItararé. Francisco Paes faturoua última etapa e também oranking final na iniciantes. Suairmã Bianca Paes, campeãsantista 2007, ficou em 4º naetapa e em 3º no rankingfeminino. O longboarder FabianoAmorim, nosso diretor social,ficou em 3º na etapa e 2º noranking final. Renato do Carmoficou em 3º na junior na últimaetapa. E Alexandre Felício, quecorreu a open, ficou em 2º naetapa e em 4º no ranking final.Parabéns a todos!

SURF GANHA MAIS ESPAÇO NA TV TRIBUNA

5

Mantendo a tradição deincentivar os esportes, a TVTribuna abriu mais umimportante espaço para o surf:um programa semanal no sitetvtribuna.com, o Surf naInternet, exclusivo parainternautas.

Comandado por ThaysCorrêa, o programa vai mostratudo o que rola no surf regional,com entrevistas, cobertura deeventos e curiosidades.

Na primeira edição,trouxe entrevistas com KaduMoliterno, ator da Rede Globoque é surfista, e o recordista detítulos de surf Picuruta Salazar.

Na segunda, osinternautas conferiram acobertura de vários eventos,inclusive a última etapa doCircuito Natural Art Pro-AM,válido pelo ranking santista.

Na terceira, mostrou osbastidores do Projeto Cine Surf,que em sua 12ª edição exibiu ofilme de Clay Marzo, novofenômeno do surf mundial,atleta da marca Quicksilver.

Um dos destaques é oquadro Surf e Negócios, que trazhistória e as novidades dasempresas que atuam nosegmento.

Para assistir o programavisite www.tvtribuna.com/surf.

POR DENTRO DA ONDA NAAT REVISTA

Thays Corrêa também éresponsável pela coluna “Pordentro da onda”, na AT Revista.Seguindo a tendência, a revista

semanal que integra o Jornal ATribuna aos domingos tambéminaugurou um espaço exclusivopara surf.

Na primeira coluna, ajornalista abordou a importânciada escolha correta da pranchapara uma melhor performance,com auxílio do shaper AdrianoTeco, da Silver Surf. Na segunda,o tema foram as gírias utilizadaspelos surfistas, com umvocabulário para auxiliar osleigos.

O Grupo A Tribuna épioneiro no apoio ao surfsantista e mais uma vez dropana frente. Parabéns pelainiciativa!

Thays Corrêa entrevista o top brasileiro Danilo Costa, noProjeto Cine Surf. Além do programa Surf na Internet, ela

também escreve a coluna Por dentro da onda, na AT Revista

Aos 48 anos, Picuruta foi vice-campeão brasileiroprofissional, campeão brasileiro de stand-up e ficou em 3º na

última etapa do mundial

Francisco Paes venceu aetapa e também o ranking

final na iniciantes

Fabiano Amorim ficou em 3ºna etapa e em 2º no ranking

final da longboard

Alexandre Felício foi vice naetapa e o 4º do ranking na

open

Bianca Paes ficou em4º na etapa e terminou o

ranking em 3ºRenato do Carmo ficou em 3º

na etapa entre os mirins

ÁGUAUse comRespeito

DESTAQUES

Page 6: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

SANTOS SURF FESTIVAL

I SANTOS SURFILM FESTIVAL

FESTIVAL GASTRONÔMICONA ONDA DO SABERASSOCIAÇÃO PROMOVEI CICLO DE PALESTRAS

6

Durante o 5º SantosSurf Festival, evento quecomemora o Dia do Surfista,a cidade entra em festa. De20 a 26 de janeiro, bares,restaurantes, lanchonetes eafins, a maioria comandadapor surfistas, incluem nocardápio um prato especialou fazem alguma promoçãoneste período. Confira asopções:Estrela de Ouro: comidajaponesa, a la carte, rodízio eself-service. Almoço de terça adomingo das 11h30 às 15h ejantar de terça a sábado das19h30 às 23h30. Rua Rei AlbertoI, 372 – Ponta da Praia. 3261-2179.Capim Limão: comidavegetariana e lacto-vegetariana.Serve almoço de segunda àsábado, das 11h às 15h. RuaPrudente de Moraes, 63 – Vila

Mathias. 3224-1037.Hamburgueria Santista:especialidade em hamburguers.Todos os dias das 18h até oúltimo cliente. Rua AzevedoSodré, 83 – Vila Rica. 3221-9464.Toca do Açaí: especialidade emaçaí, lanches e sucos. Funcionade segunda a sexta das 8h às18h e sábados das 8h as 13h.

Rua Amador Bueno, 73 –Centro. 3219-3999.Vit Shop: comida natural esuplementação. Servepratos, lanches e sucos desegunda a sábado das 9h às19h. Avenida Ana Costa,476 – Gonzaga. 3286-1447.3286-1447.Okumura Temakeria:especialidade em temakis epratos rápidos. Terça adomingo das 18h à 1h. Rua

da Paz, 17 – Boqueirão. 3877-9194.Tolentino’s Bar: porções elanches. Terça a domingo das19h até o último cliente. Baladasexta e sábado. Rua TolentinoFilgueiras, 79 – Gonzaga. 7809-3928.Guadalupe: comida mexicana.Terça a domingo, das 19h à 1h.Rua Tolentino Filgueiras, 81 –Gonzaga. 3289-5400.

Durante o 5º SantosSurf Festival, de 20 a 26 dejaneiro, o I Santos SurfilmFestival traz ao público filmesclássicos e lançamentos derenomados videomakersnacionais e internacionais. Sãotrês filmes por dia, cada um comduas sessões gratuitas.

Terça feira 20/01IV Santos Surf Festival, de

Rafael Sobral (BRA) – 9h30 /

13h30

Stranger than Fiction, de Taylor

Steele (USA) – 10h30 / 14h30

Not California de Richard

Gregory (UK) – 11h30 / 15h30

Quarta feira 21/01 Litmus, de Andrew Kidman(AUS) – 9h30 / 13h30 Glass Love, de Andrew Kidman

(AUS) – 10h30 / 14h30

Sliding Liberia de Britton

Caillouette (USA) – 11h30 e

15h30

Quinta feira 22/01 Carving, de Roberto Vezzone

(USA/BRA) – 9h30 / 13h30

Innermost Limits of Pure Fun, de

George Greenough (USA) –

10h30 /14h30

The Hub, de Christiaan Bailey

(UK) – 11h30 e 15h30

Sexta feira 23/01 One California Day, de Mark

Jeremias e Jason Baffa (USA) –

9h30 / 13h30

Believe, de Mick Waters (AUS)

– 10h30 / 14h30

Chile Oculto, de Cristian

Merello e Rodrigo Farias (CHI) –

11h30 / 15h30

Durante o 5º SantosSurf Festival, que acontece de20 a 26 de janeiro, a AssociaçãoSantos de Surf promove o I Ciclode Palestras “Na Onda doSaber”. Serão cinco palestras deespecialistas renomados emáreas que se correlacionam como surf, cada uma com 45minutos de duração.

O público alvo sãosurfistas e profissionais queexercem atividades ligadas aosurf, interessados em adquirir oureforçar conhecimentos básicossobre os temas abordados. Aspalestras acontecem quasetodos os dias a partir das 16h30e cinco já estão confirmadas.

Primeiros Socorros emAfogamento (20/11). Dr. DavidSzpilman, médico e fundador da

Sociedade Brasileira deSalvamento Aquático. Tem maisde 90 trabalhos publicados sobreo tema no Brasil e no exterior.

Alimentação para surfistasprofissionais (22/01). Prof. Dr.Tácito Pessoa, da UniversidadeMetropolitana de Santos –UNIMES, pioneiro na utilizaçãoda educação física notreinamento de surfistasprofissionais.

Julgamento no Longboard(22/01). Mauro Rabellé, diretortécnico do circuito brasileiro delongboard e árbitro do circuitomundial da categoria.

Quebra-mar Auto-Sustentável (24/01).Engenheiro Nelson Parente

Junior, autor do projeto queintegra energia do sol, dosventos e das ondas, para tornaro Quebra-mar o primeiro parquepúblico auto-sustentável dopaís.

Surfe e saúde (26/01). Prof.Ms. Flávio Ascânio Lauro,coordenador do curso de Pós-graduação em CiênciasAplicadas aos Esportes dePrancha – UNIMONTE.

As palestras serão abertas aopúblico, mas as vagas sãolimitadas. Para garantir vaga ereceber certificado departicipação é necessáriosolicitar reserva pelo [email protected] epagar taxa de R$ 45,00, comdireito a camiseta do evento.

O primeiromuseu público de surf noBrasil será inauguradoao som de uma dasbandas maisconceituadas do mundodo surf na atualidade, osThe Mattson 2.

Com viagemviabilizada pela estilosamarca “Cotton Project”,os irmãos gêmeosJonathan e JaredMattson, virãodiretamente da Califórnia paraa abertura do V Santos SurfFestival.

Eles são cria de um dosmaiores artistas da história dosurf, Thomas Campbell, quealem de pintor, fotógrafo, donode gravadora, é cineasta e é ocara que fez a obra prima,Sprout, um dos melhores filmesde surf de todos os tempos.

Thomas Campbellconfessou ao curador da

exposição, Jair Bortoleto, estarmuito feliz pela vinda dosgêmeos, pois considera a músicadeles mundial, uma vez quetranscende a barreira da língua,por ser instrumental.

“Desde que ouvi amúsica deles pela primeira vez,sabia que faziam algo diferente.Eles praticamente criaram umnovo estilo musical, o jazzindependente”, diz Campbell.

A banda tem em seu

currículo shows naabertura de exposiçõesdos maiores nomes daarte surf mundial comoo próprio ThomasCampbell, Tyler Warren,Wolfgang Block entreoutros.Jonathan, o baterista dabanda, estáempolgadíssimo com apossibilidade deconhecer e tocar noBrasil. “Quero muito

conhecer a cidade de Santos, aspessoas, comida, poder surfar edividir minha música com aspessoas do Brasil.” comenta omúsico, que confessou seradmirador da música de MiltonNascimento.

A abertura do MuseuPúblico do Surf acontecerá nonovo Parque do Quebra-marcom a exposição internacionalde arte surf e skate II SantosSurfArt.

BANDA INAUGURA MUSEU

BARES, RESTAURANTES E LANCHONETESCOMEMORAM O DIA DO SURFISTA

Sabado 24/01 One Track Mind, de

Chris Malloy e

W o o d s h e d

Films (USA) – Estréia– 9h30 e 13h30

Beach Blanket

Burnout, de Tyler

Manson (USA) –

Estréia – 10h30 e

14h30

Morning on the

Earth de Albe Falzon

(AUS) – 11h30 e

15h30

Domingo 25/01 Musica Surfica, de

Mick Sowry (AUS)–

Estréia – 9h30 /

13h30

Utopia, de Rafael

Mellin e Grupo

Sal (BRA) – Estréia –10h30 / 14h30

Seaworthy, de Nathan

Oldfield (AUS)–Estréia – 11h30 /

15h30

Segunda feira 26/

01. Homenagem aocineasta Pepê Cezarpelo conjunto daobra.002 Surf – 9h00 /

14h00

Cambito 1 – 10h00 /

15h00

Cambito 2 –11h00 /

16h00

Cambito 3 – 12h00 / 17h00Fabio Fabuloso -13h00 / 18h00

Confira as estréias da mostra

Jair

Bort

ole

to

The Mattson 2 vem ao Brasil pela primeira vez

Hamburgueria Santista

Page 7: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

EVENTO VALORIZAHISTÓRIA

O Santos Surf Festival éum evento criado paracomemorar o Dia do Surfista,data que integra o calendáriooficial da cidade, segundo LeiMunicipal 2172 de 19/12/2003de autoria do Vereador FabioNunes.

A data foi criada paravalorizar Santos como a cidadedos pioneiros do surf no Brasil:os irmãos Thomas e MargotRittscher e os amigos OsmarGonçalves, Juá Hafers e SilvioMalzoni, que surfaram desde ofinal da década de 30 até ametade da década de 40.

Juntos, eles abriramcaminho para a cidade se tornaruma autêntica Surf City, onde amodalidade tem uma forteinfluência na cultura de praia,que se desenvolveu de formaímpar e hoje é considerada amais original do Brasil.

Para comemorar edifundir o surf, o evento contacom sete dias de atividadesesportivas, recreativas, culturaise educacionais, comocampeonatos de longboard estand up, exposições de arte,museu do surf, palestras,homenagem aos pioneiros,entre outras.

Confira entrevista com DinizIozzi, o PardhalIdealizador do Santos SurfFestival e um dos principaisincentivadores daurbanização da plataformado Quebra-mar

1. Como surgiu a idéia doSantos Surf Festival?Santos sempre produziu pessoasnotáveis nas mais diversas áreasdesde a época em que o Brasilainda era Colônia de Portugal.No surf não é diferente e, diantede todo esse material humano,imaginei que a união dessaspessoas em torno de um eventoconfiguraria um grande festival,capaz de mostrar ao mundo ariqueza da nossa originalidadecultural neste segmento e ainfluência que ela tem noshábitos do povo santista.2. Por que o Quebra-mar foio local escolhido?Ainda que o surf tenha nascidoao lado do Canal 3, na praia doGonzaga, o Quebra-mar tornou-se a principal referência entre ospicos de surf. Além de estar emuma área da praia que recebemais ondas, sua estrutura forma

uma arquibancada que seestende quase 300 metros maradentro, deixando o público bempróximo das ondas. Um localperfeito para competições desurf.3. Dizem que o Quebra-marnão deveria estar ali. Éverdade?Sim, o promontório foiconstruído para instalar umatubulação e deveria ter sidoretirado. Naquela época foi comoum filho inesperado, hoje é umfilho querido que representamuito para a comunidade dosurf. Agora, com suaurbanização, será referênciainternacional como área deesportes, lazer e turismo, poisserá um grande parque públicode mais de 43 mil m² de área,dentro do mar. É algo inédito nopaís.4. Por que só agora a áreaestá sendo urbanizada?Porque desde a década de 70 háimpasses judiciais em função daplataforma não ter sido retirada.A Justiça e os poderes públicosouviram a população emaudiências públicas, onde aconstrução de um parque

SANTOS SURF FESTIVAL

público se mostrou como amelhor opção enquanto não seconclui o caso da retirada ou nãoda plataforma. A comunidade dosurf teve importante influênciano processo, mobilizando-se emcampanhas pela urbanizaçãodesde 2006.5. O que as pessoas vãoencontrar nesta 5ª edição doSantos Surf Festival?Será a primeira edição dofestival com o Quebra-marurbanizado, então osequipamentos do parque comoMuseu do Surf, palanque decompetições, escola de surf epista de skate estarãointegrados ao evento. São setedias de evento e o público vaiver o resultado da união dosmelhores frutos produzidos nosurf santista, com competições,exposições, cursos, palestras,recreação e tudo que remete aoestilo de vida surf e os benefíciosque ele pode trazer aos seuspraticantes. A arte será um dosprincipais destaques, com a IISantos Surf-Art, que terá aexposição de inúmeros trabalhosde grandes nomes nacionais einternacionais.

PARDHAL ABRE O BICO7

Para Diniz Iozzi, organizador do Santos Surf Festival, a solenidade de homenagem ao Dia doSurfista, no Salão Nobre do Palácio José Bonifácio, é o momento mais emocionante do evento

ENTREVISTA COM DINIZ IOZZI,ORGANIZADOR DO SANTOS SURF FESTIVAL

PIONEIROS DO SURF PROFISSIONALPAULISTA SÃO HOMENAGEADOS

O 5º Santos SurfFestival de LongboardProfissional abre o calendário decompetições 2009 da Abrasp.Com premiação recorde de R$20mil, vale 1,5 mil pontos para oranking brasileiro e soma pontostambém para o circuito paulistada categoria.

É a primeira vez, emcinco edições, que o eventoconsegue uma premiação deste

LONGBOARD PROFISISONAL

nível. A conquista, segundo oidealizador do festival, DinizIozzi, se deve à união entreempresários, prefeitura einstituições que organizam o surfna cidade e no Estado.

“Sempre quisemos umevento deste, mas não é fácil.Desta vez colhemos os frutos dotrabalho que vem sendorealizado pela Associação Santosde Surf e pela Federação Paulista

de Surf, com apoio da prefeituramunicipal de Santos e patrocínioda rede de lojas Sthill”, destacaIozzi.

“Em 2008 foram R$ 8mil de premiação e agora são R$20 mil. Um grande salto!Mostrando que nosso sonho detrazer um mundial de longboardpara santos está cada vez maispróximo”, completa oorganizador.

V SANTOS SURF FESTIVAL LONGBOARDPRO ABRE CIRCUITO BRASILEIRO

A geração quedeu início ao surfprofissional em São Pauloserá homenageada no Diado Surf, 21 de janeiro,durante o V Santos SurfFestival.

A data integra ocalendário oficial dacidade de acordo com aLei Municipal 2172 de 23de dezembro de 2003, deautoria do vereador FabioNunes.

O objetivo é

valorizar Santos como acidade onde nasceu o surfno Brasil.

Toda uma geração serárepresentada por cincoatletas santistas quemarcaram a época ecolaboraram de formaímpar para elevar acredibilidade dos surfistasperante a sociedade.

São eles: Cisco Araña,Paulo Rabelo e os irmãosSalazar, Picuruta, Almir eLequinho (in memoriam).

Thomas Rittscher, na praia do Gonzaga, em 2003, com umaréplica de sua prancha, no mesmo local onde surfou pela

primeira vez na década de 30

Cisco Araña firmou o primeiro contratode patrocínio em 1977

Page 8: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News
Page 9: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News
Page 10: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

CIRCUITO SANTISTA

A terceira e últimaetapa do Natural Art Pro-AMaconteceu nos dias 18 e 19 denovembro, no Quebra-mar. Comondas de 1,5 metros e mais de100 participantes de diferentescidades, definiu os campeões de2008 em oito categorias, todascom alto nível técnico e algunsdos melhores atletas do Estado.

Em disputa, R$ 5 milpor etapa e uma moto no finalpara a pro-am. Nas demaiscategorias, pranchas, blocos ekits aos finalistas da etapa epassagens para o Peru aoscampeões junior e mirim.

Os santistas ficaramcom o título da temporada emquatro das oito categorias emdisputa: longboard e mirim,respectivamente com os irmãosLeco e Matheus Salazar, filhosdo renomado Picuruta; junior,com Eric Xavier; e master, como veterano Douglas Lima.

Os guarujaensesficaram com três títulos: pro-am, com Ricardo Silva;feminino, com GeórgiaPaschoal; e iniciante, comDeividi Silva. Os vicentinosrepresentados por ViníciusBatista ficaram com o título danova categoria “aéreo”exclusiva para os seus

especialistas.Nas categorias vencidas

por surfistas de outras cidades,os melhores santistas datemporada foram GiovanniFerrante, 2º colocado na pro-am; Gisele Garcia, 2ªcolocadana feminino; Gustavo Nastasi,2º colocado na aéreo; e Victor

NATURAL ART PRO DEFINE CAMPEÕES

Donatelli, 5º colocado nainiciante.

O objetivo do circuito édefinir os representantes dacidade nas competiçõesestaduais e incentivar osurgimento de novos talentos.É realizado pela AssociaçãoSantos de Surf através do

trabalho voluntário nãoremunerado da diretoria eassociados, com patrocínioNatural Art pelo quarto anoconsecutivo.

A edição 2008 teve co-patrocínio Ocean King, Escolade Surf Picuruta Salazar,Cromática, Hawaii Surf Point,

Keeping Surf Shop, 1º DP SurfShop, Surf Trunk, Fraga In Surf,Luau Surf Shop. Apoio:Prefeitura Municipal de Santos,Seven Seas, Water Wicth, BlackShaper, Surf ?! e Glasser.Divulgação: FMA Notícias e AlmaSurf. Supervisão: FederaçãoPaulista de Surf.

Gustavo Nastasi venceua pro-am, embolsou R$ 1,3 milReais e terminou o ranking naquarta posição, além de ter sidoo melhor santista da temporadana categoria aéreo. Além dele,o único santista a vencer naetapa foi Douglas Lima, namáster. Evandro Lima, de SãoVicente, levou a mirim. LuanFelipe, de Praia Grande, a junior.Enquanto nas categoriaslongboard, aéreo, feminino einiciante, a vitória ficourespectivamente com osguarujaenes Adriano Lima, ÌcaroRodrigues, Vivian Messina eDeividi Silva.Premiação recorde

A principal marca docircuito é a inovação: primeirocom período de espera em nívelmunicipal e único que distribuiR$ 5 mil por etapa na pro-am,desde 2006. “Se passar umabateria, o atleta ganha R$ 100,suficiente pra recuperar ainscrição e custear aalimentação do dia”, explica opresidente da Associação Santosde Surf, Herbert Passos Neto,ressaltando que o intuito éfavorecer os atletas sempatrocínio.

NASTASI

E PEN VENCEM

3ª ETAPA

Ricardo Silva venceu a categria PRO-AM e recebeu o vale moto das mãos de Zé Augusto, fundador da Natural Art.

CAMPEÕES DA TERCEIRA ETAPA - FOTOS: IVAN STORTI

Gustavo Nastasi - Pro-AM Douglas “Pen” Lima - Master

Evandro Lima - Mirim

Ícaro Rodrigues - Aéreos

Vivian Messina - Feminino Adriano Lima - Longboard

Deividi Silva - Iniciante

Luan Felipe - Junior

Foto

: Luis M

oura

Pro / Am1 Gustavo Nastasi – Santos2 Felipe Martins – Santos3 Jadir Fortes- Santos4 Flávio Nakagima – PdeLongboard1 Adriano Lima - Guarujá2 Leco Salazar – Santos3 Adriano Teco – Santos4 Marcos Silva - SantosMaster1 Douglas Lima – Santos2 Jair de Oliveira - Santos3 Edson Vieira – Santos4 Lucas Lima – São Vicente

Pro / Am1Ricardo Silva – Gua – 2.3482 Giovanni Ferrante – San – 2.0853 Emerson Silva – Gua – 1.9884 Gustavo Nastasi – San – 1.900Longboard1 Leco Salazar – San – 2.9002 Adriano Teco – San – 2.6103 Fabiano Amorim – San – 1.9164 Augusto Martins – San – 1.815Master1 Douglas Lima – San – 2.9002 Edson Vieira – San – 2.3493 Lucas Lima – SV– 1.9164 Ricardo Americano – San – 1.571

Júnior1 Luan Felipe – Praia Grande2 Deivid Silva – Guarujá3 Bruno Souza – Guarujá4 Eric Xavier – SantosMirim1 Evandro Lima – São Vicente2 Luan Felipe – Praia Grande3 Andrey Nusa – Guarujá4 Bruno Souza - GuarujáFeminina1 Vivian Messina - Guarujá2 Gisele Garcia – Santos3 Geórgia Paschoal – Guarujá4 Bianca Paes - Santos

Resultados 3ª etapaJúnior1 Eric Xavier – San – 2.5292 Bruno Souza – Gua – 2.2763 Deivid Silva – Gua – 1.8384 Carlos Eduardo – Gua – 1.815Mirim1 Matheus Salazar – San – 2.1872 Andrey Nusa – Gua – 2.1402 Deivid Silva – Gua – 2.1224 Yagê Araújo – Gua – 2.114Feminina1 Geórgia Paschoal – Gua – 2.8102 Gisele Garcia – San – 2.6103 Vivian Messina – Gua – 2.5564 Aline Vieira – Gua – 2.195

Aéreos1 Vinícius Batista – Svi – 2.5392 Gustavo Nastasi – San – 2.4393 Ícaro Rodrigues – Gua – 2.0004 Popó Batista – SV – 1.997Iniciantes1 Deivid Silva – Gua – 2.8002 Yagê Araújo – Gua – 2.7103 Cleberson Barbosa – Gua – 2.3494 Edgard Groggia – Gua – 2.1875 Victor Donatelli – San – 1.989

Aéreos1 Ícaro Rodrigues - Guarujá2 Matheus Salazar – Santos3 Gustavo Nastasi – Santos4 Vinícius Batista – São VicenteIniciantes1 Deivid Silva – Guarujá2 Yagê Araújo - Guarujá3 Cleberson Barbosa – Guarujá4 Victor Donatelli - Santos

Ranking 2008

ÁGUAUSE COM RESPEITO CÂNCER DE PELE MATA

CUIDADO

10

Page 11: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

CIRCUITO SANTISTA

CONHEÇA OS CAMPEÕES DE 2008

Douglas “Pen” Lima - Master Leco Salazar - Longboard Eric Xavier- Junior Matheus Salazar - Mirim

Ricardo Silva - Pro-AM Vinicius Batista - Aéreos Geórgia Paschoal - Feminino Deividi Silva - Iniciante

Giovanni Ferrante - Pro-AM Gustavo Nastasi - Aéreos Gisele Garcia - Feminino Victor Donatelli - Iniciantes

A ASSOCIAÇÃO SANTOS DE SURF AGRADECE A TODOS QUE VIABILIZARAM O MELHOR CIRCUITO MUNICIPAL

11

NAS CATEGORIAS VENCIDAS POR ATLETAS DE OUTRAS CIDADES, OS MELHORES SANTISTAS FORAM:

Page 12: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

REGIONAL

K. SLATER GANHA QUADRO DE HILTON

O artista plásticobrasileiro Hilton Alves e ohavaiano Clark Takashimapresentearam o campeão doPipeline Master deste ano, oeneacampeão mundial KellySlater, com uma pinturaespecialmente criada para aocasião.

Os artistas retratam asbelezas do pico na mesma tela,com Hilton pintando a direita deBackdoor e Clark a esquerda dePipeline. Eles iniciaram a pinturadurante o segundo dia da prova,utilizando tinta acrílica em umatela de 85 x 120 cm, atraindo aatenção dos competidores epúblico na praia. O trabalho do artistabrasileiro chama a atenção dasfiguras mais importantes domundo do surf e na semana doevento ganhou destaque no siteda norte-americana SurferMagazine, uma das revistasmais tradicionais deste esporte. Para obter maisinformações sobre o artista,acesse o sitewww.hiltonsurfart.com.br

SAULO JUNIOR É CAMPEÃOPAULISTA PRO 2008

O ubatubense SauloJunior é o novo campeãopaulista profissional. Ele venceuo Circuito Maresia Paulista deSurf Profissional 2008, compostopor três etapas, encerrado dia14 de novembro na praia deItamambuca, Ubatuba-SP.

O vencedor da etapa foio praiagrandense David doCarmo, que terminou a o circuitona terceira posição e embolsouquatro dos R$ 15 mil oferecidoscomo premiação da etapa.

Também comemoraramo sebastianense Danylo Grillo eo ubatubense HizunomêBeterro, que conquistaram suasvagas para o Super Surf 2009,a elite do surf nacional.

O melhor santista nocircuito foi Giovanni Ferrante,que ficou em sétimo lugar noranking final e também naetapa. E o cearense radicado emSantos, Felipe Martins, foi onono na etapa e terminou ocircuito com a quinta posição.

12

O artista plástico guarujaense pintou o quadro na praia, durante as competições, parapresentear o campeão do Pipe Master, o principal campeonato de surf de mundo

O ubatubense faturou o mais cobiçado título do surf paulista

A ARTE DO

GUARUJAENSE

ULTRAPASSOU

FRONTEIRAS

Page 13: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

QUIOSQUE RADICALREGIONAL

REMADA LONGSAUROSA 4ª remada dos

Longssauros aconteceu dia 7 dedezembro, em São Vicente. Oevento é a confraternização definal de ano dos surfistas locaisda Praia do Itararé quemarcaram época na cidade, comnovos amigos e surfistas daregião.

A remada, que ja viroutradicão em São Vicente, teveinício às 9 hs na Praia dosMilionários e chegada na MarinaTune 2, na Rua Japão.

Após a travessia osparticipantes foram recebidospor seus familiares na marina,onde ocorreu a entrega dasmedalhas de participação,churrasco e sorteios de brindes,

ao som da banda de rock “ TheClassics”.

O evento teve apoio do17º Grupamento do Corpo de

Bombeiros Salvamar Paulista. Acomissão organizadora ficou porconta de Paulo Afonso, DeltonMenezes, João Luiz e André Luiz.

O I Campeonato Gospelde Surf aconteceu no último dia22 de novembro, na praia doItararé, São Vicente-SP, emfrente ao Quiosque Radical,onde funciona a Escola Públicade Surf e Bodyboarding domunicípio.

O atleta DouglasNoronha faturou a categoriaopen. Já na Mirim, ovencedor foi Evandro Lima,outro destaque. NaFeminino, Julia Santos foi acampeã. Na Open Interna, VitorNicacio, levou o caneco.

A galera aproveitou pravender açaí, águae refrigerantes durante acompetição. O lucro foirevertendo para os programassociais e evangelísticos dosgrupos Ajop e Revolution.

O I Campeonato Gospelde Surf é uma realização ASVS.Apoio: Restless, Beco, AsaBranca, Fort local, Euro ata, 112polegadas, PMT placas, MarcioCau - artworks, Tec e Toner.Colaboração: PrefeituraMunicipal de São Vicente.Divulgação: Jornal Informa Surfe Waves.Terra.

SURF GOSPELPor Rogério Ruiz

Resultados Open 1 Douglas Noronha2 Cristiano Lima3 Adriano Maciel4 Lucas Lima Mirim 1 Evandro Lima2 Ricardo Lima3 Matheus Yoshimi4 Lucas Silva Open Interno 1 Vitor Nicacio2 Diego Eduardo3 Vitor Lima4 Danilo Feminino 1 Julia Santos2 Alina Rulli3 Kathlele Orsi4 Paula Lobato

EMERSON SILVA É CAMPEÃO

O circuito Lui LuiGuarujaense de Surf 2008foi encerrado em dezembrona praia do Tombo.Campeão open da etapa e docircuito, Emerson Silva foitambém o supercampeãopelo segundo ano seguido.

O supercampeão é omelhor entre os campeõesde todas as categorias. Cadaum vai pra água sozinho e odono da melhor apresentaçãofica com o premio máximo doevento, uma moto zero.

O campeão junior e

mirim foi Caio Ibelli; DeividiSilva levou a iniciantes; EdgarGeorgia venceu na estreantes;Herbert Moreno, na petit;

CAMPEÕES VICENTINOSASVS DEFINE

Os campeõesvicentinos 2008 foramdefinidos dia 04/12, naPraia do Itararé,durante a terceira eúltima etapa doCircuito VicentinoCyclone de Surf, queaconteceu em ondasde até 2 metros dealtura. O campeão dacategoria Open, FabioPorto, faturou uma passagempara Puerto Escondido.Destaque para Evandro Lima,que venceu na Mirim e na Junior.

O Quiosque Radical deSão Vicente, na praia do Itararé,onde funciona a Escola Públicade Surf e Bodybording dacidade, encerrou 2008 com a 4ªe última etapa do circuitointerno, dia 13 de dezembro.

As demais etapasrolaram respectivamente emabril, julho e outubro. A escolacontou ainda com um calendáriode eventos viabilizado pelosparceiros da escola, empresas,entidades que investem emresponsabilidade social.

Em janeiro de 2008,atendeu o Programa Interior naPraia, como faz todo ano,ensinando surf a centenas decrianças entre 9 e 11 anos deidade, que em sua maiorianunca viram o mar.

No primeiro semestre,organizou também o surf treinosolidário, arraial radical eparticipou na Semana daJuventude e na Campanha

Metropolitana do Agasalho.No segundo semestre,

participou do desfile cívico-militar em setembro; daSemana da Ciência e Tecnologia,em outubro; e organizou a barcados alunos avançados parapraias vizinhas, em novembro.

No final do ano, oprofessor Ricardo Mello, um doscoordenadores, conseguiu uniros fabricantes da cidade para

anunciar o programa adote umtalento. Onde cada um doa umaprancha por ano para osmelhores no ranking da escola.

O Quiosque radical émantido pela prefeitura de SãoVicente através da Secretaria deEsportes e Lazer. Em 2008contou com apoio da Natural Art,New Advance, Força SindicalBaixada Santista e AssociaçãoSão Vicente de Surf.

Na Iniciantes, Luan Costa, alunoda escolinha de surf daprefeitura, foi o campeão. Oexperiente Luciney Mallas levou

a Máster. DaniksFischer, a Longboard,e Jessica Marques, aFeminino. O circuitoteve patrocínioexclusivo Cyclone.Apoio Wave Attack,Ripcord, Fast Board,Rubber Sticky, Dixx,Mota Surf Board,Spfoam, Wall Bike,Classic Longboard,

Diogo Batista, deputadoestadual Luciano Batista ePrefeitura Municipal de SãoVicente.

COMEMORA EM SV

GUARUJAENSEGerogia Paschoal nafeminino; e Rodney Costa,na longboard.

Já na etapa, o veteranoPaulo Matos foi o melhor naopen. Carlos Eduardo najunior; Nathan Brandi namirim; Deividi Silva,iniciantes; Victor Bernardo,estreantes; Victor Mendes,petit; Vitória Tebet,feminino; e Adriano Lima,

longboard.Nathan Brandi fez a

melhor onda. E Iage Araújovenceu a expression session.

13

Galera reunida na sede da escola, praia do Itararé

A partir dos 6 anos épossível se matricular

Professores e os finalistasdo circuito interno 2008

Longssauros reunidos pra tradicional remada de fim de ano

Marlon Lima foi o campeãodo circuito interno de 2008

ÁGUAUse com

Respeito

Estrutura do circuito vicentino 2008, no Itararé

Caio Ibelli venceu a junior e a mirim

Page 14: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

RESULTADO FINAL

CATEGORIA ATLETA TEMPOBB Paulo Rossi R.S.Prado 00:43:47BBF Paula Haddad Pozzo 00:50:13BBF Daniella Aiello Allmada 00:56:27C Joao Eduardo C. Miguel 00:18:16C Kleber Gonçalves Borges 00:20:28C Joao Paulo A. Freitas 00:32:57C2 Pauê /Sebastian Cuatrin 00:13:52CH Diego Ribeiro 00:11:13CH Thiago Arias de Oliveira 00:11:38CH Riesco 00:11:40CH André Luis Santos 00:12:13CH Alécio Nascimento 00:12:54CH Ricardo Coimbra Martins 00:13:10CH Marcão 00:17:11CHF Andressa Saboya Prado 00:12:35CHF Sara dos Santos 00:13:47CHF Mônica Ursini 00:15:13LA Carlos Nascimento Neto 00:33:28LAF Maíra Kellermann Santos00:39:44LAF Marcela Costa 00:42:51LB Fabio Franco 00:22:14LB Daniel Lopes 00:24:01LB Silvio Tico 00:24:05LB Douglas Noronha 00:24:14LB Carlos Henrique dos Santos 00:25:01LB Fernando Martines Martins 00:30:13LB Antonio Nunes Lima Neto 00:30:34LB Derik Paoli de Jesus 00:31:40LB Roberto Santos Fernandes 00:32:16LB Davi Andriola 00:35:45LB Danilo Sales Bocalini 00:43:08LB Fernando H. Ferreira 00:43:49LB Marcio Luiz Oliveira Dóros 00:48:22LB Rogerio Souza Mesquita 00:48:35LB Roulien de Vrij Marques 00:50:15LB Caio Rimoli 00:50:42LB Danilo Mansano 00:53:39LB César Hideki Kikuti 00:56:42LBF Priscila Alves C.Bortoletto 00:26:22LBF Renata Santos Foguet 00:34:16LBF Renata Murakami 00:39:10LBF Dérica Moreira 00:42:36LBF Daniela Pereira Rosa 00:57:11LBF Ana Carolina P. Marioti 01:04:16LC André Paiva Magalhães 00:22:41LC Adriano Teco 00:24:45LC Marcos Quito 00:27:03LC Francisco Bortoletto 00:27:48LC Glauco Raccioppi Siqueira 00:30:12LC Lucas Lima 00:30:17LC Lucas Vulcano P. Carvalho 00:30:37LC Luke Franco 00:31:45LC Emerson Pedra 00:32:33LC João Claudio Antunes Solha 00:33:08LC Ricardo Allmada 00:33:44LC Sidney Brito Silva 00:35:48LC Diogenes Junior 00:36:55LC Rubens Rodrigues Neto 00:37:30LC Leandro Fernandes Fortes 00:38:00LC Rodrigo Ferreira Vila Nova 00:39:53LC Flavio Luiz Braz Silva 00:40:28LC Wilton A Lopes 00:40:31LC João Carlos F. Nascimento 00:41:09LC Alexandro Braz Silva 00:41:28LC Ricardo Marques de Barros 00:46:38LD William Ferreira 00:25:31LD Fernando Araújo Moncorvo 00:26:05LD José Soares 00:27:35LD Joao Claudio F. Godoy 00:28:28LD Claudio H. Abrunhosa 00:28:55LD Marcio Luiz Bertoni 00:29:31LD Fernando Cut Back 00:34:19LD Antonio Cruz Gonçalves 00:37:09LD Silvio Ferreira dos Santos Jr 00:39:41LD Carlos Alberto X.A. Junior 00:40:30LDF Maria de Fatima C. Ribeiro 00:33:16LE Eduardo Lichtner 00:26:08LE Victor de Oliveira Kuhne 00:34:23P Marcelo Nogueira 00:18:01P Marcelo di Lorenzi Andreoni 00:20:47P Fabio da Costa Silveira 00:21:10P Irapajy Caetano 00:22:40P Wandick Ribeiro da Silva 00:25:56S Fabio Chati 00:23:00S Alexandre Haigaz Dertkigil 00:24:01S Rafael Maduro 00:25:19S Danikis Ficher 00:26:42S Luiz Juquinha 00:26:54S Alberto Pires de Faria Neto 00:32:11S Rubens Cid Perez Filho 00:33:10S Ernesto Nunes Perez 00:42:24S Roberto Morgado Teixeira 00:47:11SF Fernanda Mo nteiro Ometti 00:24:11SF Cristiana Rodrigues Franco 00:24:54X Fernandinho Superação 01:00:01

Sol, alto astral e muitaenergia marcaram a realizaçãodo 2º Festival de Remada daBaixada Santista, que aconteceudia 8 de novembro, em Santos,ao lado do Canal 6.

As disputasaconteceram em modalidadesdistinguidas pelo tipo deequipamento e subdivididas poridades: padlleboard, stand upboard, longboard e bodyboard,canoa havaiana e caiaque.

O público compareceupara prestigiar quase 200competidores, que cumpriram opercurso de 2,5Km. Entre osdestaques, o atleta portador den e c e s s i d a d e s e s p e c i a i s conhecido como “FernandinhoSuperação” foi aplaudido pelopúblico presente ao concluir aprova.

A organização montouainda uma categoria especialpara a participação de PauloEduardo Agaard, o Pauê (únicosurfista bi-amputado do mundo)e Sebastian Cuattrin (canoístaolímpico), que concluíram aprova em 13min52s.

A coqueluche da provafoi a categoria Stand Up Board,onde o competidor rema em péna prancha. Os campeões foramFábio Chati (23min) e FernandaMonteiro Ometti (24min11s).

O secretário de esportesde Santos, Paulo Musa, foihomenageado pela organizaçãodevido ao grande incentivo quevem oferecendo ao esporte nacidade.

Após a competiçãohouve apresentação da Dança daHula (dança havaiana) eaconteceu a Cerimônia dasÁguas (também no estilohavaiano).

Houve ainda sorteio debrindes entre os inscritos, sendoque o mais cobiçado, umaprancha de surf, saiu paraEduardo Lichtner.

Resultados e fotos estãodisponíveis no sitewww.integralsurftreino.com.br

ALTO ASTRAL EINTEGRAÇÃO MARCAM 2º

FESTIVAL DE REMADA

ABREVIAÇÕES

BB - Body-BoardBBF - Body - Board FemininoC - CaiaqueC2 - Caiaque DuploCH - Canoa HavaianaCHF - Canoa Havaiana - Fem.LA - Longboard 15 a 19LAF - Longboard 15 a 19 Fem.LB - Longboard 20 a 29LBF - Long board 20 a 29 Fem.LC - Long Board 30 a 39LD - Long Board 40 a 49LDF - Long Board 40 a 49 Fem.LE - Long Board 50+P - Paddle - BoardS - Stand-up BoardSF - Stand-Up Board FemininoX - Especial

EVENTOS

A 11ª edição do ProjetoCine Surf exibiu sessão dupla nomês de novembro, dia 13. Agalera lotou a sala do Cineroxypara curtir os filmes Copit e TheCrew’08, da marca Rusty. Asessão contou ainda comexposição fotográfica,distribuição de revistas fluir esorteio de uma prancha Rusty.

Já a 12ª edição rolou dia18 de dezembro e atraiu grandepúblico para assistir ao filmeClay Marzo – Just Add Water, daQuiksilver, que conta a vidadeste novo monstro do surf. Asessão contou com sorteio deuma prancha Rip Wave.Para mais informações visitewww.projetocinesurf.com.br,cadastre-se e concorra abrindes.

CINE SURFLOTA ROXY

14

O secretário de esportes Paulo Musa foihomenageado pela organização

Fábio Chatti venceu a stand up

Fernandinho Superaçãomostrou força de vontade

O organizador do eventoMarcos Quito e Marcinho, da

Quiksilver

Antes do filme sempre rolaexposição de quadros de dj

O organizador BrunoEspósito, Marcelo Bozzani,Quito e Luciano, da Rusty

Rafael foi o sortudo daúltima edição de 2008

A 2ª edição do evento rolou ao lado do Canal 6, praia da Aparecida

Page 15: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

GERAL

EQUIPE NATURAL ART

O título paulistaprofissional conquistado peloubatubense Saulo Júnior noúltimo domingo (14/12), emUbatuba, coroou a grandetemporada da equipe Natural Artem 2008.

O grupo de atletasgarantiu importantes resultados,desde o trabalho de base, comDeivid Silva, campeão paulista,guarujaense e santista nacategoria Iniciantes (sub-14).Além do Paulista Pro, Sauloergueu a taça no ubatubense.

O grande nome foi AlexRibeiro, com os título sul-americano pro-junior e aclassificação ao mundial dacategoria, agora no início de2009, na Austrália.

“A equipe fez umtrabalho sensacional e só temosde festejar estas conquistas.Esta nova geração estámostrando que vale a penainvestir no surf, fazer umtrabalho programado,consciente, sério”, afirmaMarcelo Marques, diretor daNatural Art.

Além de Saulo, Deivid eAlex, o time conta com DodôVeiga (campeão do Litoral Sul),Aaron Gold e Luiz Jardini (ambosno Hawaii), além das promessasGustavo Machado e WillianMarroco. Marcelo lembrou queos atletas contam com toda aestrutura, inclusive o

coordenador, Neto Neves,sempre atento a todos osdetalhes.

Outra grande ação damarca em 2008 foi o patrocínio,pelo quarto ano consecutivo, doCircuito Natural Art Surf Pro,definindo os campeõessantistas. “Novamente, tivemosum campeonato comparticipação de surfistas devárias cidades da região,premiação em dinheiro para acategoria Pro e o campeãofaturou uma moto”, destaca JoséAugusto Pereira, fundador dasurfwear.

“Sempre investimos nosurf. Realizamos por 10 anos oCircuito Paulista, responsávelpela revelação de grandes

ONDA SOLIDÁRIA:A Rip Curl Girls Tour

organizou no último dia 30 denovembro a campanha OndaSolidária, para receber a doaçãode roupas e alimentos nãoperecíveis às vítimas dasenchentes em Santa catarina. Aação aconteceu na praia do JoséMenino, entre o Canal 1 e oQuebra-Mar, onde sãoministradas as aulas de surf daescola, e contou com acolaboração do Projeto IntegralSurf Treino. O material foi levadopara um container queacumulava donativos de outrasações. Para a diretora daescolinha, Diolanda Vaz, ajudarao próximo é um importanteensinamento.

Edição, Texto e Fotografia: Herbert Passos Neto MTB 39.204 - [email protected]ção e Fechamento: Daniel Neris MTB 32.173 - [email protected] Responsável: Roberta Buongermino MTB 54.573 - [email protected]ção de Texto: Fabio Maradei, Walter Theodósio Junior, Nelson Rodrigues, Jair Bortoleto,Thays Corrêa.Colaboração de Foto: Daniel Smorigo, Daniel Neris, Fabio Plácido, Ivan Storti, Roberto Grandini,Luis Moura e Jair Bortoleto.Tiragem: 5000 exemplares – Impressão: Gazeta de SP - E-mail: [email protected]

Informativo impresso oficial da Associação Santos de Surf, sem fins lucrativos, fundado emassembléia geral de julho de 2007, para divulgar as atividades da entidade.

Diretoria ExecutivaPresidente: Herbert Passos NetoVice-Presidente: Mauricio DuarteDiretor Executivo: Sergio GadelhaDiretor Técnico: Daniel MirandaDiretor Social: Fabiano AmorimDiretor Tesoureiro: Marcos QuitoDiretor de Marketing: Diniz Iozzi

Expediente:

Conselho FiscalAlexandre Salazar Junior (Picuruta)

Diolanda VazEdson Tadeu Marques de Almeida

Luiz Fernando SalvadorWalter Theodósio Junior – Presidente

ECOFAXINA DÁ O EXEMPLOA terceira Ecofaxina

aconteceu dia 11 de novembro,no mangue da vila Gilda, naZona Noroeste de Santos.

O objetivo é promoverlimpeza, monitoramento eeducação ambiental emambientes marinhos, reduzindoa sujeira e incentivando os bonshábitos.

Em cada ação sãoretiradas toneladas de lixo,incluindo embalagens, fraldas,pneus, móveis e outrosmateriais que seriam levadospela maré até as praias deSantos e São Vicente.

A ação é operada porum grupo de voluntáriospreocupados com a degradaçãodesses ecossistemas, quepodem ser considerados aespinha dorsal dos ambientescosteiros.Para mais informações visitewww.ecofaxina.blospot.com.

RIP CURL GIRLS TOUR AJUDA VITIMAS CATARINENSES

COROADA EM 2008

15

Por Fábio Maradei

Comanda por Diolanda Vaz, a Rip Curl Girls Tour sempreparticipa de ações sociais

nomes que fizeram história nosurf nacional, e também duasetapas do WQS em Alagoas. Aidéia é manter esseinvestimento, visando apoiar ocrescimento da modalidade”,acrescenta Zé Augusto.

Uma das primeirasmarcas de surfwear do Brasil, aNatural Art está no mercadodesde 1983. Nasceu em Santos,no litoral paulista, do ideal dosurfista José Augusto PereiraNeto em fazer as suas própriasbermudas. Em pouco tempo amarca ganhou projeçãonacional. Grandes nomes jáforam patrocinados pela marca,como Piu Pereira e Joca Júnior,que disputaram o WCT, e TânioBarreto, por exemplo.

Toneladas de lixo são retiradas em cada ação do grupo

Biólogo, o Vereador Fabiãoapóia a Ecofaxina

Willian Marrco e Alex Ribeiro com o chefe de equipe NetoNeves, no Surf Treino Natural Art, em Santos.

Page 16: 6ª Edição do Jornal Santos Surf News

anúnciofestival

2009