6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

25
Vegetação: uso e conservação A vegetação Professora Christie

Transcript of 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Page 1: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Vegetação: uso e conservação

A vegetação

Professora Christie

Page 2: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Os principais tipos de vegetaçãoPara um bom desenvolvimentonatural dos ecossistemas énecessário que haja uma relaçãoentre solo, sol, ar, água,temperatura entre outros.

São os diferenças de clima, solo,relevo e hidrografia que fazemcom que as paisagens vegetaisapresentem variações.Atualmente, são poucas as áreasde vegetação original ou nativaque não tenham sidotransformadas pelo trabalhohumano.

Tema 3

Page 3: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

As Florestas

Existe na Terra uma grandediversidade de florestas,que mudam de aspectosegundo as variações naumidade e na temperaturade cada região. Osprincipais tipos de florestasão:

• equatorial;

• tropical;

• temperada;

• boreal.

Tema 3

Page 4: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Florestas Equatoriais e TropicaisSão típicas de áreas quentes eúmidas, essas florestas apresentamgrande biodiversidade e ocorremem regiões da América Central eAmérica do Sul, na África e na Ásia.

É perenifólia pois suas plantasmantêm as suas folhas durantetodo o ano

Apesar dessa riqueza, encontram-se geralmente em áreas de solopobre, dependendo dos nutrientesque advêm da decomposição derestos de plantas e animais parasua sobrevivência,

Tema 3

Page 5: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Florestas temperadas e subtropicaisSua área original deocorrência cobre partes dosEstados Unidos, da Europa edo Japão, regiões de climatemperado úmido. Foramquase totalmente destruídasao longo do tempo.

As árvores da florestatemperada ganham umacoloração especial durante ooutono e perdem folhas noinverno e por isso sãochamadas de caducifólias.

Tema 3

Page 6: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Florestas Boreais

Também conhecidas comotaiga ou floresta de coníferas,ocorrem em áreas de climafrio.

Com formato de cone, asárvores das florestas boreaisapresentam folhas grossas eresistentes ao frio e à neve, esão muito exploradas para autilização de sua madeira

Tema 3

Page 7: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Vegetação mediterrânea

Característica de regiões comverões quentes e secos, comoo sul da Europa e norte daÁfrica.

Esse tipo de vegetação écaracterístico das regiões declima mediterrâneo. Hápredominância de plantasrasteiras, arbustos e árvoresde pequeno porte,distribuídas de maneiraesparsa.

Tema 3

Page 8: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Savanas

Vegetação característica deregiões tropicais com umaestação seca (inverno) bemdefinida. É compostabasicamente de arbustos,plantas rasteiras e poucasárvores.

Esse tipo de vegetação ocorreprincipalmente na África, naAustrália e na América do Sul.No Brasil, é conhecido comocerrado.

Tema 3

Page 9: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Estepes

Vegetação herbáceapresente em regiõessemiáridas, constituídade gramíneas que sedistribuem de formairregular, em forma detufos e pequenosarbustos.

Tema 3

Page 10: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Vegetação de deserto

É encontrada nas regiões declima desértico, onde aquantidade de chuva é muitopequena e permite apenas aexistência de algumasespécies de gramíneas,arbustos e plantas isoladas,com poucas folhas e muitosespinhos, e grandecapacidade de conservar aágua, como os cactos.

Tema 3

Page 11: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Vegetação de altitude

Formação vegetalcaracterística de regiõesmontanhosas, queapresenta variedade deporte em função doaumento da altitude. Écomum a ocorrência degramíneas, musgos eliquens.

Tema 3

Page 12: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

TundraÉ a vegetação das regiões polares,onde as baixas temperaturas e o solocoberto por gelo durante a maiorparte do ano permitem apenas aocorrência de vegetação por umperíodo de cerca de três meses.

Durante a maior parte do ano, o soloda tundra permanece coberto degelo, porém no verão ocorre odescongelamento parcial do solo e,apesar da baixa biodiversidade, avegetação ganha vida.

Essa vegetação é formada pormusgos, liquens e umas poucasplantas rasteiras, essa formaçãovegetal é típica das regiões polares.

Tema 3

Page 13: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Um patrimônio de todosQuando os ecossistemas sofremimpactos ambientais, geralmente avegetação é o primeiro elemento danatureza a ser atingido, pois é reflexocombinado das condições naturais desolo, relevo e clima do lugar em queocorre.

Atualmente todas as formações vegetais,em maior ou menor grau, encontram-semodificadas pela ação humana. Issoocorreu principalmente por causa dasatividades agropecuárias e pelosimpactos causados pela industrializaçãoe urbanização. Em muitos casos, sobramapenas algumas manchas em que avegetação original é encontrada, nosquais, embora com pequenas alterações,ainda preserva suas característicasprincipais.

Tema 4

Page 14: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

A prática das queimadas paracriação de áreas de cultivo e depecuária é responsável pelodesmatamento e desgaste do soloem áreas de florestas, savanas epradarias.

No Brasil, os incêndios ou queimadasde florestas, que consomem umaquantidade incalculável de biomassatodos os anos, são provocados parao desenvolvimento de atividadesagropecuárias, muitas vezes emgrandes projetos que recebemincentivos governamentais e,portanto, sob o amparo da lei.Podem também ser resultado depráticas criminosas ou ainda deacidentes, inclusive naturais.

Tema 4

Page 15: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

A atividade madeireira éoutra grande ameaça,principalmente porquegrande parte da madeiraé destinada ao comércioilegal. No Brasil, estima-se que cerca de 60% dasárvores são derrubadasirregularmente.

Tema 4

Page 16: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

A desertificaçãoA desertificação é caracterizadacomo o processo de degradação daterra nas zonas áridas, semiáridas esubúmidas secas, resultantes dasatividades humanas ou de fatoresnaturais (variações climáticas).

As diversas atividades humanas,realizadas de forma insustentável,têm provocado drásticas reduçõesda vegetação e da capacidadeprodutiva do solo. Entre asprincipais causas responsáveis peladesertificação estão:

- Desmatamento de áreas comvegetação nativa;

- Uso intenso do solo, tanto naagricultura quanto na pecuária;

- Práticas inadequadas deirrigação;

- Mineração.

Tema 4

Page 17: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

O caso das florestas

As florestas cobrem, atualmente, cerca de 30% das terrasemersas do planeta e 1,5 bilhão de pessoas dependemdiretamente delas para sua subsistência, além de outros bilhõesque vivem em grandes centros urbanos e consomem produtosfeitos de matérias-primas encontradas nessas formaçõesvegetais.

Tema 4

Page 18: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

O que pode acontecer se nada for feito?

Se o ritmo atual do desmatamentocontinuar, em cerca de 500 anos nãoexistirão mais florestas nativas naTerra.

Apesar de serem conhecidas como“pulmões do planeta”, as florestastropicais e as equatoriais respondempor uma pequena fração da produçãode oxigênio e são mais importantespara o equilíbrio do clima.

Como a transpiração dessas florestasé responsável por parte significanteda umidade do ar local e tambémpela umidade de massas de ar queatuam sobre outros lugares, seudesaparecimento provocariamudanças climáticas.

Tema 4

Page 19: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Com o aumento no ritmo do desmatamento, há alterações nos rios voadores e consequentemente no clima da Terra

Tema 4

Page 20: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Consequências do desmatamento

• destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas;

• progresso dos processos de erosão. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo, para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo;

• elevação das temperaturas locais e regionais, como consequência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto;

• agravamento dos processos de desertificação, devido à diminuição das chuvas, elevação das temperaturas, empobrecimento dos solos e, portanto, acentuada diminuição da biodiversidade;

• fim das atividades extrativas vegetais, muitas vezes de alto valor socioeconômico;

• proliferação de pragas e doenças, como resultado de desequilíbrios nas cadeias. alimentares.

Tema 4

Page 21: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Políticas e formas de preservação

Evitar a destruição de florestas eoutros tipos de vegetação emregiões ameaçadas é uma tarefadifícil, que envolve a fiscalização deleis e áreas protegidas, além daconscientização das populaçõespara a preservação do meioambiente.

No Brasil, o órgão governamentalresponsável por essa questão é oInstituto Brasileiro do MeioAmbiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama), vinculado aoMinistério do Meio Ambiente(MMA).

Tema 4

Page 22: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Unidades de Conservação

Áreas de vegetação naturalprotegidas por lei são comunsem diversos países. No Brasil,são chamadas Unidades deConservação (UCs) e existempara preservar a biodiversidade,garantindo constitucionalmentea preservação.

Estabelecidas de acordo comcritérios como biodiversidade,endemismo e grau de ameaçaexercido sobre a região, as UCsprecisam ser fiscalizadasconstantemente.

Tema 4

Page 23: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

Leis ambientais e certificação florestal

As leis ambientais são criadas paragarantir a existência das áreaspreservadas.

Infelizmente, a fiscalização de UCse o combate ao desmatamentoilegal são tarefas difíceis, poisenvolvem constante patrulha emonitoramento de áreas isoladas emuitas vezes de difícil acesso.

Uma política de preservação quetem apresentado bons resultados éa certificação florestal, quepermite ao consumidor darpreferência a produtos feitos demadeira não proveniente dodesmatamento ilegal.

Tema 4

Page 24: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

O ecoturismo

O ecoturismo é um segmentoda atividade turística que utiliza,de forma sustentável, opatrimônio natural e cultural,incentiva sua conservação ebusca a formação de umaconsciência ambientalistaatravés da interpretação doambiente, promovendo o bem-estar das populaçõesenvolvidas. É importante porquealém de conter odesmatamento, podem gerarempregos.

Tema 4

Page 25: 6º ano unidade 6 (temas 3 e 4).ppt

O que você pode fazerCombater o desmatamento é um dever de todos e uma responsabilidade que deve ser transmitida. Veja algumas medidas que você pode tomar para ajudar.

• Não cortar árvores ou plantas e denunciar quem o faz.

• Não fazer fogueiras perto de zonas de floresta e denunciar quem provoca incêndio intencional próximo de áreas florestadas.

• Avisar as autoridades imediatamente em caso de incêndio em áreas de vegetação.

• Ao comprar móveis, certificar-se de que são provenientes de comércio licenciado e não do mercado de madeira ilegal.

• Ensinar o próximo a importância de preservar as florestas e outros tipos de vegetação.

Tema 4