6o Chakra - Kriya Glandula Pituitária e Meditação Calibre Para a Autoridade Pessoal Constante

3
Sat Nam, amigos! Na aula de hoje trabalhamos a consciência do Sexto Chakra (Ajna). Conforme os ensinamentos do yoga, esse chakra está ligado ao Corpo 6 (Linha do Arco), relacionado à glândula pituitária. A glândula pituitária é conhecida como glândula mestra, uma vez que controla todo o sistema glandular (tiróide, paratiróide, glândulas supra-renais, pâncreas e as glândulas reprodutivas). Ela se localiza abaixo do hipotálamo, no centro do cérebro, e tem aproximadamente o tamanho de uma ervilha. Essa glândula secreta hormônios que afetam o crescimento, a pressão arterial, a síntese de proteínas no organismo, a digestão, etc. Ela também tem a ver com a nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros. Não aquela ligação que acontece por palavras trocadas ou ideais compartilhadas, mas num nível mais profundo. Você já encontrou pessoas pela primeira vez e sentiu uma conexão instantânea? Essa é a glândula pituitária. Quando nossa ligação com ela é fraca, podemos nos sentir sozinhos e desconectados do mundo. A glândula pituitária também tem a ver com nosso crescimento físico, espiritual e intelectual. Quando a pituitária não está desenvolvida, podemos entrar em um padrão de comportamento onde fingimos ser alguém que não somos. Nosso ser interior não está alinhado com a parte que se mostra ao mundo, devido a uma falta de confiança na nossa intuição. Quando uma pessoa não confia em sua intuição e não projeta seu verdadeiro eu, torna-se difícil se conectar com outras pessoas. Intuição é talvez a palavra chave do sexto chakra. Saber intuitivo. Por isso esse chakra é também conhecido por Terceiro Olho. Yogi Bhajan (cujo aniversário de 11 anos de falecimento se deu exatamente no dia da nossa aula) nos ensinou que um bom alimento para a estimular a glândula pituitária a secretar corretamente seus hormônios é semente de gergelim! Falamos um pouco dos aspectos físicos e psicológicos do sexto chakra. Ainda há mais um: o energético. O mestre Yogi Bhajan ensinou que o sexto corpo é a Linha do Arco, que é um halo que se

description

Explicação da aula kriya para a Glândula Pituitária e Meditação Calibre Para a Autoridade Pessoal Constante

Transcript of 6o Chakra - Kriya Glandula Pituitária e Meditação Calibre Para a Autoridade Pessoal Constante

Page 1: 6o Chakra - Kriya Glandula Pituitária e Meditação Calibre Para a Autoridade Pessoal Constante

Sat Nam, amigos!

Na aula de hoje trabalhamos a consciência do Sexto Chakra (Ajna). Conforme os ensinamentos do yoga, esse chakra está ligado ao Corpo 6 (Linha do Arco), relacionado à glândula pituitária.

A glândula pituitária é conhecida como glândula mestra, uma vez que controla todo o sistema glandular (tiróide, paratiróide, glândulas supra-renais, pâncreas e as glândulas reprodutivas). Ela se localiza abaixo do hipotálamo, no centro do cérebro, e tem aproximadamente o tamanho de uma ervilha. 

Essa glândula secreta hormônios que afetam o crescimento, a pressão arterial, a síntese de proteínas no organismo, a digestão, etc. Ela também tem a ver com a nossa capacidade de nos relacionarmos com os outros. Não aquela ligação que acontece por palavras trocadas ou ideais compartilhadas, mas num nível mais profundo. Você já encontrou pessoas pela primeira vez e sentiu uma conexão instantânea? Essa é a glândula pituitária. Quando nossa ligação com ela é fraca, podemos nos sentir sozinhos e desconectados do mundo.

A glândula pituitária também tem a ver com nosso crescimento físico, espiritual e intelectual. Quando a pituitária não está desenvolvida, podemos entrar em um padrão de comportamento onde fingimos ser alguém que não somos. Nosso ser interior não está alinhado com a parte que se mostra ao mundo, devido a uma falta de confiança na nossa intuição. Quando uma pessoa não confia em sua intuição e não projeta seu verdadeiro eu, torna-se difícil se conectar com outras pessoas. Intuição é talvez a palavra chave do sexto chakra. Saber intuitivo. Por isso esse chakra é também conhecido por Terceiro Olho.

Yogi Bhajan (cujo aniversário de 11 anos de falecimento se deu exatamente no dia da nossa aula) nos ensinou que um bom alimento para a estimular a glândula pituitária a secretar corretamente seus hormônios é semente de gergelim!

Falamos um pouco dos aspectos físicos e psicológicos do sexto chakra. Ainda há mais um: o energético. O mestre Yogi Bhajan ensinou que o sexto corpo é a Linha do Arco, que é um halo que se estende em torno de seu lóbulo da orelha, passando por cima da cabeça até o lóbulo da outra orelha. As mulheres têm uma linha do arco extra que vai de mamilo a mamilo, o que auxilia na ligação com os filhos. "Se a sua aura é o veículo de luz em que você dirige, a linha do arco é o volante." A Linha do Arco é quem fornece informações à aura sobre a qualidade da nossa conexão entre mente e corpo. Isso quer dizer que, se são os pensamentos e sentimentos que criam nossa realidade, oferecendo uma vibração para o Universo, então a Linha do Arco é o transmissor que envia o sinal. Tanto a informação intuitiva que recebemos (como proteção) quanto o poder de informação que enviamos (projeção) são influenciados pela Linha do Arco.

Page 2: 6o Chakra - Kriya Glandula Pituitária e Meditação Calibre Para a Autoridade Pessoal Constante

O kriya que fizemos nessa aula chama-se simplesmente "Série para a Glândula Pituitária", uma sequência considerada simples, porém muito poderosa! 

Meditar, em geral, é um excelente exercício para o sexto chakra. A meditação da aula foi "Calibre para a Autoridade Pessoal Constante". Normalmente nós rejeitamos a autoridade e damos início ao caos, numa tentativa de criar nossa individualidade pela diferença, em vez de através da integridade e totalidade. Essa meditação melhora a sua capacidade de calibre (no sentido de poder e caráter), para manter e executar a auto-autoridade. Não se deixar influenciar por fatores externos (a opinião dos outros, o status quo, etc) nem por agentes internos de auto-sabotagem ("não mereço", "não sou capaz", etc). Lembre-se: sua individualidade é importante, mas ela é um aspecto e uma prova do poder criativo da Unidade! Somos um!

Durante o resto da semana, procure observar suas reações às diversas oportunidade de interação com os outros. Na família, no trabalho, nos demais círculos sociais. Veja, não há hierarquia de sentimentos. Sentir raiva não é bom, nem ruim, por exemplo. A raiva é um sentimento legítimo e que tem uma função. Portanto, observe suas reações sem julgamentos. Quando estamos conscientes da unidade com o outro, nossas relações são saudáveis, amáveis, tranquilas. Fortalecendo a conexão com o sexto chakra, conseguimos nos focar melhor no momento presente, e podemos acessar nossa intuição para nos proteger das tensões da vida e nos manter conectados ao coração. É disso que o Sexto Chakra nos fala: conexão com o outro, consciência da unidade!

Como sempre, estou à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos. Tenham todos uma excelente semana, no caminho do bem, repletos de luz! 

Sat Nam, Wahe Guru!

Sangras Singh(Venâncio Filho)