~7859620

2
A MERCER DIVULGA OS RESULTADOS SOBRE OS FUNDOS DE PENSÕES PORTUGUESES Rendibilidade de -7.0% em 2008 Lisboa, 2 de Janeiro de 2009 – Os resultados apresentados pela Mercer baseiam-se em estimativas de rendibilidade. Rendibilidades (%) 2008 Mediana de Mercado* -7.0 Nota: rendibilidades não anualizadas. Legenda: (*) Estimativa. As rendibilidades por classes de activos são as seguintes: Rendibilidades 2008 (%) YTD Obrigações 3.8 Obrigações Taxa Fixa Euro 6.2 Obrigações Taxa Variável Euro -3.0 Outras Obrigações - Não Euro 10.2 Acções -38.3 Europeias -38.5 Outras Acções Estrangeiras -38.0 Imobiliário 4.0 Fonte: Lehman (obrigações taxa fixa) e MSCI (Acções) Em 2008 a rendibilidade dos fundos de pensões portugueses foi negativa em 7.0% devido à performance da componente de acções. Apesar da performance positiva em Dezembro, as fortes perdas nos meses de Junho, Setembro e Outubro desvalorizaram os fundos de pensões. A valorização negativa dos mercados accionistas foi um reflexo da evolução da economia mundial, que se traduziu em quebras contínuas ao longo do ano nos níveis de consumo, investimento, produção industrial e emprego. A volatilidade dos índices bolsistas foi de algum modo atenuada no final do ano devido à introdução dos planos de intervenção governamental na economia real e financeira, e à divulgação de indicadores da economia dos EUA acima das expectativas.

Transcript of ~7859620

Page 1: ~7859620

A MERCER DIVULGA OS RESULTADOS SOBRE OS FUNDOS DE PENSÕES PORTUGUESES

Rendibilidade de -7.0% em 2008 Lisboa, 2 de Janeiro de 2009 – Os resultados apresentados pela Mercer baseiam-se em estimativas de rendibilidade.

Rendibilidades (%) 2008

Mediana de Mercado* -7.0

Nota: rendibilidades não anualizadas. Legenda: (*) Estimativa.

As rendibilidades por classes de activos são as seguintes:

Rendibilidades 2008 (%) YTD Obrigações 3.8

Obrigações Taxa Fixa Euro 6.2 Obrigações Taxa Variável Euro -3.0 Outras Obrigações - Não Euro 10.2

Acções -38.3 Europeias -38.5 Outras Acções Estrangeiras -38.0

Imobiliário 4.0 Fonte: Lehman (obrigações taxa fixa) e MSCI (Acções)

Em 2008 a rendibilidade dos fundos de pensões portugueses foi negativa em 7.0%

devido à performance da componente de acções. Apesar da performance positiva em Dezembro, as fortes perdas nos meses de Junho, Setembro e Outubro desvalorizaram os fundos de pensões.

A valorização negativa dos mercados accionistas foi um reflexo da evolução da economia mundial, que se traduziu em quebras contínuas ao longo do ano nos níveis de consumo, investimento, produção industrial e emprego. A volatilidade dos índices bolsistas foi de algum modo atenuada no final do ano devido à introdução dos planos de intervenção governamental na economia real e financeira, e à divulgação de indicadores da economia dos EUA acima das expectativas.

Page 2: ~7859620

Página 2

A performance do mercado de taxa fixa Euro foi positiva, situando-se em 6.2% medida pelo índice Lehman Euro Aggregate. A política monetária expansionista dos bancos centrais reflectiu-se nas yields de mercado. No segmento de dívida corporate com rate AA (10+) no final do ano a yield situava-se em 6.1%.

No final do ano o Euro apreciou-se face às principais moedas em resultado do aumento do diferencial entre a taxa de juro directora na zona Euro e as taxas de juro nos outros mercados. A redução dos preços da energia levou à diminuição das pressões inflacionistas verificadas no início do ano, potenciando os cortes significativos nas taxas de juro, na tentativa de estimular a economia. Em Dezembro a FED reduziu a taxa de juro para um intervalo entre 0% e 0.25%. O Banco Central Europeu reduziu a taxa de juro em 75pb para os 2.5%, e o Banco de Inglaterra cortou a taxa de juro em 100pb para os 2.0%.

Sobre a MERCER A Mercer é líder global na prestação de serviços de consultoria de investimentos, oferecendo um aconselhamento personalizado em todas as etapas do processo de decisão de investimento, gestão de risco e monitorização de investimentos. Possui cerca de 17.000 colaboradores em cerca de 190 cidades de 40 países que servem clientes por todo o mundo. Para mais informações consulte www.mercer.pt