889593_Exercícios de Fixação 1 - Eng. Prod.

4
1- Caracterize os tipos de partículas atômicas constituintes do átomo em função da carga, massa relativa, e posição no átomo. 2- Quais são as partículas atômicas responsáveis pela existência de massa em um átomo? 3- Como é calculada a massa atômica (A) de um átomo e qual é a fórmula matemática desta massa? 4- O que é número atômico (Z)? O que este número representa em termos atômicos para um átomo? 5- Qual a diferença constitucional entre um átomo e um íon? Como é possível transformar um átomo em uma estrutura denominada íon? 6- Caracterize de maneira bastante simplificada os íons cátions e ânions. (Sugestão. Responda esta questão fazendo uma comparação qualitativa em termos da quantidade de números de prótons e elétrons que constituem os íons). 7- Represente o diagrama de distribuição eletrônica e descreva com suas palavras o que este diagrama representa atomicamente. 8- Realize a distribuição eletrônica das espécies químicas, a seguir: a) Na b) Mg c) F d) Ne e) Br f) Al 9- Explique o que é a regra do octeto e como esta regra possibilita encontrar o valor do número de oxidação (nox) de um elemento químico. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Unidade Betim Departamento de Engenharia Produção Química Geral - Teórica Exercícios de fixação 1 - Eng. Produção 1P noite Prof.: Marcus Vinicius Campos Tolentino

description

exercicos de quimica

Transcript of 889593_Exercícios de Fixação 1 - Eng. Prod.

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais Unidade BetimDepartamento de Engenharia ProduoQumica Geral - Terica

Exerccios de fixao 1 - Eng. Produo 1P noiteProf.: Marcus Vinicius Campos Tolentino

1- Caracterize os tipos de partculas atmicas constituintes do tomo em funo da carga, massa relativa, e posio no tomo.

2- Quais so as partculas atmicas responsveis pela existncia de massa em um tomo?

3- Como calculada a massa atmica (A) de um tomo e qual a frmula matemtica desta massa?

4- O que nmero atmico (Z)? O que este nmero representa em termos atmicos para um tomo?

5- Qual a diferena constitucional entre um tomo e um on? Como possvel transformar um tomo em uma estrutura denominada on?

6- Caracterize de maneira bastante simplificada os ons ctions e nions. (Sugesto. Responda esta questo fazendo uma comparao qualitativa em termos da quantidade de nmeros de prtons e eltrons que constituem os ons).7- Represente o diagrama de distribuio eletrnica e descreva com suas palavras o que este diagrama representa atomicamente.

8- Realize a distribuio eletrnica das espcies qumicas, a seguir:

a) Na b) Mg c) F d) Ne e) Br f) Al

9- Explique o que a regra do octeto e como esta regra possibilita encontrar o valor do nmero de oxidao (nox) de um elemento qumico.

10- possvel obter o valor do nox atravs da identificao da posio do elemento qumico na tabela peridica? Justifique sua resposta.

11- Identifique quais so as ligaes qumicas presentes nos compostos:

A) Inicos;

B) Moleculares;

C) Metlicos.

12- Explique o que interao intermolecular e indique em qual tipo de composto esta interao esta presente.

13- Explique como as interaes intermoleculares a afetam nas propriedades fsicas:

a) Temperatura de ebulio e fuso;

b) Densidade;

c) Viscosidade;

d) Solubilidade.

14- Coloque as substncias moleculares abaixo em ordem crescente de temperaturas de ebulio.

C2H6 ; C4H10; C8H18; CH3COCH3 ; CH3CH2COCH3; H2O ; CH3CH2OH ; CH3CH2CH2OH15- Explique por qu, a temperatura de ebulio da gua de 100 oC e a temperatura de fuso de uma liga de ferro de 1400 oC.(responda esta questo levando em considerao a existncia de interaes e de ligaes qumica nas substncias) 16- Explique o motivo da maior solubilidade do etanol (CH3CH2OH) em gua (H2O) quando comparado a solubilidade do etanol na gasolina (C6H14).

17- Explique o motivo da baixa solubilidade entre as molculas de gasolina e gua.

18- Por que compostos inicos apresentam capacidade de condutividade eltrica quando solubilizados e/ou fundidos e no possuem esta mesma capacidade quando no estado slido?

19- Explique como so possveis a existncia das propriedades fsicas e mecnicas presentes em compostos metlicos como: condutividade eltrica e trmica, maleabilidade, ductibilidade e conformacional.