8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

16
8 eo s do muni e PIO 2-Série . Número 16 Câmara Municipal Viana do astelo Jan/Fev 2009 (Q]@ Vitalidade Económica e Social 0.1' tempos são de crise, de profunda crise econômica internacional que está a afectar com gravidade numerosos iectores da actividade empresarial do nosso país. O encerramento ou a suspensão total ou pardal da actividade produtiva de crescente número de empresas, acarretam o progressivo aumento do desemprego. com sérios problemas sociais a afectarem a maioria dos municípios portugueses . esta era da glohalização, mais do que no passado. nenhum canto do mundo está livre da crise econômica mundial e Via 11 a do Castelo também está a iofrer as consequéncias da diminuição da actividade econ àmica do país. Felizmente. o planeamento estratégico atempado, bem como o modelo de desenvolvimento participado pelos cidadãos e a capacidade de realização do município de Viana do Castelo.foram factores decisivos para o reforço do tecido empresarial que ' I! verificou nos últimos anos. Com o aumento e a diversificação dos empreendimentos industriais. comerciais. turisticos e de serviços. o concel ho de Viana do Castelo tem conseguido resistir à crise com consequ ências sociais bem menos dramáticas do que as que têm afecuulo alguns dos municípios vizinhos, cujos cidadãos encontram lias empresas vianenses o emprego que ansiosamente procuram . Por isso, a par de alguns eventos sociais. desportivos e culturais realizadas neste início de 2{)(}9, hoje proporcionamos maior destaque a algumas das actividades econ ômicas que dão consist ência CIO tecido social da comunidade vianense, prometendo divulgar outras nos próximos número dos Ecos do Municipio. Defensor Moura Fevereiro, 2009

Transcript of 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Page 1: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

• •8eosdo muniePIO 2-Série . Número 16 Câmara Municipal

Viana do astelo Jan/Fev 2009 \Y1~@)mJ@) (Q]@ (G@1~ ~ (êl ~@

Vital idade Económica e Social 0.1' tempos são de crise, de profunda crise econômica internacional que já está a afectar com gravidade numerosos iectores da actividade empresarial do nosso país.

O encerramento ou a suspensão total ou pardal da actividade produtiva de crescente número de empresas, acarretam o progressivo aumento do desemprego. com sérios problemas sociais a afectarem a maioria dos municípios portugueses.

esta era da glohalização, mais do que no passado. nenhum canto do mundo está livre da crise econômica mundial e Via11a do Castelo também está a iofrer as consequéncias da diminuição da actividade econ àmica do país.

Felizmente. o planeamento estratégico atempado, bem como o modelo de desenvolvimento participado pelos cidadãos e a capacidade de realização do município de Viana do Castelo.foram factores decisivos para o reforço do tecido empresarial que ' I! verificou nos últimos anos.

Com o aumento e a diversificação dos empreendimentos industriais. comerciais. turisticos e de serviços. o concelho de Viana do Castelo tem conseguido resistir à crise com consequ ências sociais bem menos dramáticas do que as que têm afecuulo alguns dos municípios vizinhos, cujos cidadãos encon tram lias empresas vianenses o emprego que ansiosamente procuram.

Por isso, a par de alguns eventos sociais. desportivos e culturais realizadas neste início de 2{)(}9, hoje proporcionamos maior destaque a algumas das actividades econ ômicas que dão consist ência CIO tecido social da comunidade vianense, prometendo divulgar outras nos próximos número dos Ecos do Municipio.

Defensor Moura Fevereiro, 2009

Page 2: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Parques e Zonas Empresariais

Viana do Castelo tem vindo a aumentar a sua atractividade empresarial e industrial com a construção de um conjunto de quatro parques e pólos industriais: o Parque Empresarial de Lanheses , a zona industrial da Meadela , o parque empresarial da Praia Norte e a zona industrial de Neiva/Alvarães.

o parque empresarial da Praia Norte propõe uma visão integrada de desenvolvimento sustentado, preservando a qual idade ambiental da zona envolvente . Ali , foram relocalizadas as empresas que estavam na cidade de forma a evitar as cargas e descargas no centro histórico de Viana do Castelo e alberga ainda espaços de lazer e turismo como uma unidade hoteleira, bares, restaurantes, bowling e discoteca e ainda micro-empresas e armazéns . Ao todo, foram ocupados mais de 146 mil metros quadrados de terreno, a que se somam agora as duas fábricas do c1uster eólico da ENERCON, situadas em terrenos contíguos.

Na Meadela, foram também relocalizadas algumas empresas e vendidos lotes para a instalação de novas empresas. As acessibilidades e as boas condições do novo parque foram determinantes para a rápida ocupação integral dos 35 mil metros quadrados de terreno do parque .

No entanto, são as duas fases da zona industrial do Neiva que mais empresas e indústrias têm atraído para Viana do Castelo. São cerca de noventa empresas, algumas de capital estrangeiros com grande importância para a economia regional. Nesta zona estão, por isso, empresas diversificadas que contribuem significativamente para o baixo lndice de desemprego do concelho.

Em Lanheses , o inovador parque empresarial é gerido pela GestinViana, uma empresa cujo corpo accionista é composto pela PARQUE-INVEST, pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial de Viana do Castelo , que tem como missão a dinamização, promoção e gestão de parques empresariais no concelho vianense , segundo conceitos modernos de gestão de espaços de localização empresarial.

o Parque Empresarial de Lanheses, com cerca de quarenta hectares , permite ás empresas mais do que uma escolha de localização já que dispõe de um conjunto de infra-estruturas como a distribuição da rede eléctrica, gás natural, zonas de estacionamento, vigilância e gestão do parque empresarial.

Page 3: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Portucel Viana

Instalada na freguesia de Deocriste, esta empresa produtora de pasta de papel há 35 anos que marca a paisagem e a vida de Viana do Castelo. Em laboração desde 1973, compete directamente com as grandes multinacionais europeias de produção de papel, sendo já o quarto maior produtor europeu de papel canelado.

Com 308 funcionários , produz anualmente mais de 300 mil toneladas de papel de grande qualidade. Pertence ao grupo espanho l Europac que, em Viana do Castelo , tem vindo a apostar na redução das emissões de ruído e na construção do novo tratamento biológ ico de afluentes, melhorias que já permitiram a obtenção de uma licença ambiental que estabelece os parâmetros exigidos para a emissão de gases e resíduos sólidos e ainda de tratamento de efluentes líquidos.

o grupo Europac, que desde o inicio de 1999 tem sede social em Viana do Castelo, é uma companhia líder no sector da embalagem na Península Ibérica, produzindo papel , cartão e embalagem e pautando a sua actividade pelo respeito ao meio ambiente e pela criação de material de qualidade. Possui 29 instalações fabris e 1342 empregados em Portugal e Espanha.

Page 4: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Quinta da Ferreira e Drops Nazaré

Quinta da Ferreira

Em Me ixedo, a Quinta da Ferreira aposta na diferença e transformou-se já num dos principais lideres nacionais de produção de kiwis . Em vez do tradicional vinho da região, os proprietários expandiram um negócio que nasce de ópt imas condições atmosféricas e que se traduz já na exportação de centenas de toneladas de kiwis , sobretudo para a v izinha Espanha .

Nos dez hectares destinados à produção, os proprietários tem vindo a expandir um negócio em crescimento que fica também a dever-se à implementação das regras definidas pela Associação Portuguesa de Kiwicultores , entidade que calcula que, até 2010 , serão plantados 650 hectares de novos pomares deste fruto, num investimento superior a 25 milhões de euros.

Esta associação, a que pertence a Qu inta da Ferreira de Meixedo, elaborou mesmo um plano estratégico canalizado para a exportação para a União Europeia que é, aliás, o maior mercado desta empresa desta freguesia, que exporta para sobretudo para Espanha e Itália .

Fábrica Drops Nazaré

A J.Dinis & Filhos, Lda . - Drops Nazaré foi fundada em 1955 e conta com 50 funcionários ao seu serviço . A sede está localizada no Lugar da Nazaré, em Afife, e dedica-se à fabricação e comercialização de produtos de confeitaria tais como rebuçados , drops, caramelos, chupa-chupas e drops com publicidade.

Nos últimos anos, a empresa familiar que adoptou o nome da Capela localizada junto à fábrica, assistiu a um forte crescimento, implantando-se no mercado de forma estável, sendo já considerada a segunda maior empresa do sector em Portugal, liderando inclusivamente em vários sectores do mercado.

Actualmente conta com cerca de quatro mil clientes em Portugal Continental, Açores, Madeira mas também no estrangeiro , nomeadamente em Espanha, França, Angola, EUA e Itália . Por essa razão, possui uma frota própria de distribuição e comercialização que cobre a totalidade do território nacional , levando o nome desta empresa de sucesso de uma das mais bonitas freguesias do concelho de Viana do Castelo além fronteiras.

Page 5: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Caravela & Filhos, Lda.

e Metaloviana

Como autêntica escola de formação profiss ional, os Estale iros Navais estiveram na origem da maioria das empresas metalomecânicas do concelho, dinamizadas por antigos trabalhadores da empresa. Esta actividade industrial é responsável por significativos postos de trabalho e pela execu ção de relevantes trabalhos em vários locais do país e do estrangeiro .

A titulo de exemplo , David Caravela começou por responder satisfatoriamente ao desafio da Câmara Municipal para executar a ponte férrea do interface , destacando-se também a parte da estrutura metálica do novo Santuário de Fátima , o fabrico de pórticos metálicos para estações de caminhos­de-ferro , a montagem de estruturas metálicas no Mercado Abastecedor de Lisboa, os guarda corpos da ponte de Cerveira­Go ian , a escadaria metálica de acesso ao Interface de Transportes e outras estruturas para diversos centros comerciais e ainda os abrigos metálicos do Metro do Porto.

A Metaloviana tem sido outra das empresas com mai or relevância no sector tendo, estabelecido recentemente uma parceria com a Caravela & Filhos Lda ., que lhes possibil ita abalançarem-se a empreendimentos de maior enve rgadura. no país e no estrangeiro.

Page 6: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Browning Viana

Esta empresa, localizada em s. Romão de Neiva, na Zona Industrial, dedica-se ao fabrico exclusivo de armas, depois de ter parado a produção de tacos de golfe há vários anos. A empresa tem o nome do famoso inventor de armas americano, John Moses Browning, um ferreiro do Utah que desenhou 128 armas patenteadas, nomeadamente da emblemática espingarda Winchester, a metralhadora Browning M1895 Colt e a Colt Model 1897.

Sendo uma divisão do Grupo FN Herstal, com mais de um século de experiência no fabrico e concepção de armas de fogo, a Browning Viana está há 35 anos em Portugal e encontra-se em fase de expansão, empregando actualmente 425 trabalhadores. É considerada pelo seu proprietário, o grupo multinacional belga, como a mais competitiva do grupo desde o encerramento, em 2006, da fábrica de espingardas Winchester, depois de 140 anos a produzir em New Haven, nos Estados Unidos da América.

De Viana do Castelo para todo o mundo saem, assim, as famosas Winchester que "conquistaram o Oeste americano" e ficaram consagradas nos westerns, nomeadamente nos filmes do mítico Jonh Wayne, razão pela qual os estúdios cinematográficos de Hollywod promoveram esta espingarda á categoria de "ícone" americano.

Page 7: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

- ----

Casa Peixoto e Mephisto

Casa Peixoto

A Casa Peixoto, com sede em Alvarães, dedica-se à comercialização e distribuição de materiais de construção e bricolage, nomeadamente para salas de banho, cozinhas, climatização, ventilação, áreas de construção, jardim e decoração, apresentando igualmente soluções técnicas para cada caso especifico.

Com trinta anos de existência, a empresa é gerida de forma familiar, possuindo um grande armazém e de exposição na sua sede em Viana do Castelo com mais de 30 mil metros quadrados. Tem também filiais no Porto, Lisboa e Guimarães, estando previstas aberturas de novas unidades para o futuro, assim como lojas citadinas de menor dimensão equipadas com um showroom.

Este conjunto de estruturas fazem desta empresa familiar um caso de sucesso, que alia as melhores marcas e fornecedores dos mais conceituados fabricantes, que se traduz na garantia dos melhores e mais modernos produtos, quer a nível de vanguardismo de design quer a nível de excelência da qualidade.

Tendo sido afectada por um violento incêndio há cerca de dois anos, a empresa aproveitou para modernizar ainda mais as suas instalações, apetrechando-as para a forte concorrência existente no sector.

Mephisto

A Mephisto é uma conhecida marca francesa de calçado e marroquinaria que abriu uma filial na Zona Industrial do Neiva. Criada em 1965, tem como principais mercados a Áustria , a Suiça, a Alemanha e o Benelux, para onde exporta roupa em pelo , calçado de mulher e de homem e artigos de marroq uinaria diversos. Possui mais de trezentas lojas espalhadas por mais de cinquenta países.

Em Viana do Castelo, possui meio milhar de funcion ários e um volume de negócios considerável, estando classificado entre o "top ten" nacional do sector da indústria do calçado . E tambem um dos maiores empregadores do concelho .

Page 8: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

ENERCONPOR

I No final do ano , o Primeiro-Ministro esteve em Viana do Castelo para inaugurar em Lanheses a fábrica de mecatrónica e de geradores eólicos, para além de um centro administrativo e de formação que com as duas fábricas instaladas na praia Norte concluem o c1uster eólico instalado em Viana do Castelo .

Este complexo pertence ao consórcio Eólicas de Portugal composto pela Finerge, Generge, TP-Térmica Portuguesa e Enercon. No total, vai significar um investimento de 1700 milhões de euros e criará cerca de 2000 postos de trabalho, para além de várias empresas subsidiárias ou de actividades associadas .

Estes pólos industriais deverão estar em plena produção ainda este ano , fruto da atribuição, ao consórcio Eólicas de Portugal, do concurso nacional de produção de 1200 MW de potência eólica .

Além dos compromissos do concurso a Enercon decidiu construir em Lanheses mais uma fábrica de pás eólicas para exportação, estando já a realizar-se a construção no terreno de 100 mil metros quadrados, vendidos pela Câmara Municipal.

I

Page 9: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Viva Viana Viva Memória Desportiva Municipal

A Câmara Municipal , no âmb ito das Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino , prestou homenagem ás figuras e colectividades desportivas do concelho. A iniciativa prolongou­se por vários dias e incluiu a exposição Memória Desportiva Municipal . que contou com a presença de cerca de quarenta clubes de Viana do Castelo e que teve como objectivo mostrar as várias valências e capacidades , assim como os troféus dos clubes vianenses.

A Autraquia aproveitou ainda para homenagear o mestre de esgrima Luís dos Santos Braga . atr ibuindo o seu nome à ala poente do Pavilhão Munic ipal de Monserrate . A cerimónia de inauguração contou com a presença da farnllia do mestre , que é cidadão de mérito de Viana do Castelo desde 1999 e grande promotor da Esgrima vianense. Durante 15 anos, o mestre fez de Viana do Castelo a capital do florete feminino em Portugal e, por isso, é considerado um dos maiores vultos do desporto municipal. Durante o acto , foi feita uma pequena demonstração daquela modal idade pelos atletas da Escola Desportiva de Viana.

A Memória Desport iva integrou também a apresentação pública da Carta Desportiva Mun icipal de Viana do Castelo , coordenado pelos professores Luis Paulo Rodrigues e Jorge Dantas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. No final , foi entregue o símbolo da Memória Desportiva Municipal aos 121 clubes e associações desportivas de Viana do Castelo, encerrando aquele que foi um acto simbólico de agradecimento por parte da Câmara Municipal aos que lutam pelo desporto no concelh o .

1

Page 10: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Viva Viana Viva Caramuru

Largas centenas de vianenses associaram-se , nos últ imos dias do ano, à Câmara Municipal de Viana do Castelo , para prestar uma homenagem a Caramuru , o míti co herói vianense ligado à génese do Brasil. No âmb ito das Comemorações dos 750 Ano s do Foral Afonsino , a Autarquia promoveu vários eventos , de onde se destacou a apresentação de um livro e uma animada passagem de ano com a inauguração de um conjunto escultórico na Praça da República.

A homenagem teve inicio com a abertura de uma exposição no renovado Museu do Traje. "Caramuru - O Vianense criador da Brasilidade" apresentou a História e a Lenda de Diogo Álvares Correia , homem de Viana que marcou a História do Brasil.

Já na última noite do ano , na Pra ça da República , centenas de pessoas deram as boas vindas ao novo ano com uma contagem decrescente acompanhada do descerrar do conju nto escultórico do Caramuru . O Mestre José Rodrigues , acompanhado do Presidente da Câmara e do Prof. Amadeu Torres, inaugurou assim uma estátua representando o vianense Caramuru e a sua mulher Paraguaçú .

Page 11: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Viva Viana Viva

Caramuru, foi um destemido navegante que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1509, e que está intimamente ligado à história daquele pais. Quando, a seguir ao naufrágio, usou a sua arma de fogo e matou um pássaro, surpreendeu de tal modo os lnoios que estes lhe atribuiram poderes divinos. Casou depois com a filha do chefe da tribo Tupinamb á, Paraguaçu, tendo tido grande influência quer na miscigenação que caracteriza a nação brasileira quer no acolhimento dos portugueses em terras de Vera Cruz .

Page 12: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Viva Viana Viva

12

1 _

Page 13: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Viva Viana Viva Edições Comemorativas - livros

u

A homenagem a Caramuru integrou também a apresentação da edição crítica da autoria de Amadeu Torres da Obra "Caramuru Poema Épico do Descobrimento da Bahia" de José de Santa Rita Durão , naquele que é considerado "Os Lusiadas" da história do Brasil, tendo o autor e a obra sido apresentados pelo historiador Alberto Abreu.

Amadeu Torres , vianense da freguesia de Vila de Punhe, é doutor em Filologia Clássica e Professor Catedrático da Universidade Católica e da Universidade do Minho e também cidadão de mérito de Viana do Castelo, e compôs uma edição crítica que, segundo ele, retrata "o descobrimento da Baia, feito quase no meio do século XVI por Diogo Álvares Correia, nobre vianês, compreendendo em vários episódios a história do Brasil, os ritos, as tradições, milícias dos seus indígenas, como também a natural e política das colónias" .

Em Dezembro, foi também apresentado o primeiro volume do livro do Arqueólogo Brochado de Almeida, professor da Universidade do Porto . "Sítios que fazem História - Arqueologia do Concelho de Viana do Castelo - da pré-história à romanização" foi apresentado pelo historiador Alberto Abreu.

Já em Janeiro, e no âmbito das comemorações dos 161 anos de elevação a cidade, a Câmara Municipal apresentou o segundo volume da História de Viana do Castelo do historiador Alberto Abreu. Com apresentação do Dr. José Mesquita de Matos, a sessão decorreu na Biblioteca Municipal e precedeu um concerto da Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo , que teve lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda , assinalando o aniversário da cidade .

13 1

Page 14: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Viva viene Viva Postais, medalhas, selos, postais e azu lejos dos monumentos

No âmbito das Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo continua a apresentar selos , postais, medalhas e azulejos sobre 18 monumentos do concelho. Em Dezembro e Janeiro, foram apresentadas as edições sobre a Capela das Almas e a Sé Catedral , fotografadas por Vitor Rori z e Félix Iglésias, respectivamente .

As apresenta ções decorreram nas próprias igrejas, tendo a da Capela das Almas , pr imeira matriz de Viana, sido apresentada pelo Dr. António Cunha Lea l, arqueólogo da Câmara Municipal, que aproveitou ainda para dar conta dos achados arqueológicos na igreja e que, entretanto, foram musealizados na zona da sacristia .

A Igreja de S. Salvador das Almas foi a primeira igreja matriz de Viana do Cast elo e a primeira paróquia de S. Salvador do Adro desde a fundação do Municíp io, em 1258 , por D. Afonso 111. Era, à altura, uma pequena ermida de est ilo românico com um alpendre de resguardo junto ao rio Lima, sendo o seu adro o primeiro cemitério de Viana do Castelo. O título de matriz fo i perdido em 1483, altura em que foi construída actual Sé Catedral, mas manteve-se no seu adro o cemitério até 1840, data em que foi constru ído o Cemitério Municipal. Em 2008 , ano em que Viana do Castelo assinalou 750 anos sobre a sua fundação, foram levadas a cabo escavações arqueológicas no interior da igreja que permitiram novas descobertas e que possibilitam concluir que a igreja é ainda mais antiga, recuando ao século IX.

A Sé catedral foi , por seu lado, apresentada pelo Padre Armando Dias, da paróquia de Santa Maria Maior, que efectuou uma detalhada apresentação da história da Sé desde a sua fundação no século XV, descrevendo com minúcia cada um dos altares e a respe ctiva história. O pároco fez também uma breve síntese do valioso patrimón io em paramentos e instrumentos de culto , bem como da estatuária da igreja e lembrou ainda as recentes obras de recuperação efectuadas que em muito contribuíram para preservar e valorizar este patr imónio.

Classificada como Imóvel de Interesse Públ ico , a Sé Catedral é um templo românico com planta de cruz latina e o seu interior é de três naves separadas por arcos apoiados sobre pilares, uma obra de influência gótica e que denota certas afinidades com os pórticos galegos , nomeadamente com o da igreja de S. Martin de Noya. A sua fachada está franqueada por duas grandes torres coroadas por ameias e nela se destaca um portal ogivado recortado por três arqu ivoltas profusamente decoradas com cenas esculpidas da Paixâo de Cristo e esculturas dos Apóstolos S. Pedro, S. Paulo , S. João, S. Tiago, S. Bartolomeu e Santo André.

Page 15: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt

Viva Viana Viva Gente de Viana do Castelo

Numa iniciativa conjunta da Rádio Geice e da Televisão Independente de Viana do Castelo para a Câmara Municipal de Viana do Castelo , continuam a ser gravados nas quarenta freguesias do concelho os programas que integram a iniciativa Séries Sem TV , criados para as Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino .

Nos últimos dois meses, as freguesias de Meixedo, Lanheses , Darque, Mazarefes, Deocriste , Portei a Suzã e Nogueira puderam dar a conhecer aquilo que de melhor as suas freguesias tem, desde património edificado, a paisagens, as tradições, costumes e movimentos associat ivos .

ia n a L111 ( ;

tiO

Page 16: 8eosdo munie - cm-viana-castelo.pt