A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia....

31

Transcript of A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia....

Page 1: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.
Page 2: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

“A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as

dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos potável, menos leve,

menos sadia...”( Manoel Fernandes)

Page 3: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

CICLO DA ÁGUACICLO DA ÁGUA

Page 4: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.
Page 5: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.
Page 6: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

TIPOS DE ÁGUATIPOS DE ÁGUA

Poluída

Mineral

Doce

Salgada

Potável

Page 7: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

SALGADASALGADASALGADASALGADA

É a água que contém muitos sais dissolvidos como a

água do mar.

Page 8: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

DOCEDOCEDOCEDOCE

É a água dos rios, lagos e das fontes.

Page 9: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

POTÁVELPOTÁVELPOTÁVELPOTÁVEL

É a água que pode ser ingerida pelo

homem.

Page 10: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

MINERALMINERALMINERALMINERAL

Águas subterrâneas que ao aflorarem na superfície,

contém substâncias minerais e gasosas,

dissolvidas.

Page 11: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

POLUÍDAPOLUÍDAPOLUÍDAPOLUÍDA

É a água suja ou contaminada, isto é, contém impurezas,

micróbios, etc.

Page 12: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

CRÔNICA

AGÁ DOIS ÓMANOEL FERANANDES

Page 13: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água é uma coisa líquida que vive de passear. A gente pode às vezes até não perceber, mas ela está em todos os lugares onde estamos. Às vezes é tão leve que se mistura com o ar e forma nuvens de mar. Às vezes é pesada como uma montanha, mas ainda assim brinca de flutuar sobre o oceano e fica lá, boiando, boiando, até se desmanchar.

Agá dois ó

Page 14: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água, já descobriram alguns cientistas, é o feminino de agá dois ó, sendo que sua forma singular é conhecida como gota; no plural ela se pronuncia como um monte de pingos que misturados podem formar um rio doce ou um mar salgado; depende do gosto do freguês ou da onda da maré.

Page 15: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água vive de mudar de estado: evapora hoje, chove amanhã, na semana que vem tá fria feito gelo, depois se derrete. Adora ficar indo e voltando, fazendo estripulia de menina sapeca. Tem dias que gosta de ser aquela nuvem que encobre o sol, em outros deseja descansar sobre a copa das árvores para pegar um bronze legal.

Page 16: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água tem momentos de grande recolhimento, quando penetrado a terra se esconde entre os espaços deixados pelos grãos de areia e fica lá quieta, depois aflora em alguma fonte e aparece como um riachinho tranqüilo, aí vai crescendo de tamanho e só pára quando tem que se abraçar com os braços do grande oceano.

Page 17: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água não guarda nenhuma mágoa, não tem certos preconceitos e cabe em qualquer lugar. Está no nosso corpo também numa cor que é vermelha por fazer parte do sangue, mas prefere ser chamada de inodora, insípida e incolor. Suas três principais propriedades mais propagadas e apagadas são fruto da sua timidez de aparecer como uma da mais importantes substâncias da vida.

Page 18: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água adora circular pela terra, sobe de um jeito e já desce outra, e vive assim de mudar as cores de sua roupa. Seu mais belo vestido é feito de sete matizes de um mesmo colorido, uma grande lição de arco-íris para o mundo, onde o que mais importa é poder propor aos homens uma aliança de amor em vez de potes de ouro.

Page 19: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

Enredada em seus segredos a água é mística, lava-nos de nossa tristeza quando por vezes choramos. Em lágrimas vertida a sua chama nos purifica, nos adormece o sofrimento, nos ressuscita para a maravilhosa aventura da vida.

Page 20: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água está sempre por aí circulando o planeta no seu louco automóvel – um tal de ciclo hidrológico – evaporando gasosa, precipitando líquida ou sólida, parando no ar pela intercepção, infiltrando, ressurgindo, escoando às vezes um tanto superficialmente, e assim vai se remexendo toda e construindo o seu show natural – ou você nunca ouviu o rock do teto molhado, com trovão na bateria e a chuva sobre as teclas do telhado?

Page 21: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos potável, menos leve, menos sadia, menos corredia, menos viva no seu jeitão descontraído. Em algumas poças ela estagnou como se houvesse sofrido uma paralisia; em certos lagos se tornou escura; noutros ficou escassa e, pior ainda, parece que o grande problema advém do fato de estar sendo envenenada.

Page 22: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

O planeta Terra visto de cima, lá do espaço, é uma enorme bola azul feita de água. Muitos dizem que viemos do pó e ao pó voltaremos; na verdade a vida inteira de todos os seres, veio da água, nasceu nas profundezas desse líquido maravilhoso. A nave azulada está à deriva, entre as bordas de duas calotas sofre os efeitos da grande estufa, e ameaça inundar o mundo. Apesar de tudo parece que ainda nos salvaremos, e como fênix, em vez de renascer das cinzas, haveremos de renascer repetidamente no suave berço das águas.

Page 23: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO DADA

ÁGUAÁGUA NONO MUNDOMUNDODISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO DADA

ÁGUAÁGUA NONO MUNDOMUNDO

• 97,5% – água salgada

• 2,5% - água doce

• 1,75% - calotas e geleiras polares

• 0,75% - água aproveitável

Page 24: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

AA ÁGUA QUE ÁGUA QUE PODEMOS UTILIZARPODEMOS UTILIZAR

AA ÁGUA QUE ÁGUA QUE PODEMOS UTILIZARPODEMOS UTILIZAR

1- Deve ser incolor, perfeitamente transparente e não ter cheiro (inodora).1- Deve ser incolor, perfeitamente transparente e não ter cheiro (inodora).

2- Deve conter alguns sais minerais naturais. Atualmente costuma-se, 2- Deve conter alguns sais minerais naturais. Atualmente costuma-se, em certas cidades mais adiantadas, acrescentar à água sais de flúor, que em certas cidades mais adiantadas, acrescentar à água sais de flúor, que impede o desenvolvimento das cáries dentárias. Considera-se impede o desenvolvimento das cáries dentárias. Considera-se satisfatória a água que apresenta 0,03 gramas de sais dissolvidos.satisfatória a água que apresenta 0,03 gramas de sais dissolvidos.

3- Deve conter mais ou menos entre 0,03 e 0,06 gramas de ar dissolvidos.3- Deve conter mais ou menos entre 0,03 e 0,06 gramas de ar dissolvidos.

4- Deve ser estéril, isto é, isenta de micróbios causadores de doenças.4- Deve ser estéril, isto é, isenta de micróbios causadores de doenças.

5- A água que se destina à bebida deve ser fresca.5- A água que se destina à bebida deve ser fresca.

6- Tendo todas as condições acima, servirá para o preparo de nossos 6- Tendo todas as condições acima, servirá para o preparo de nossos alimentos.alimentos.

Page 25: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

POLUIÇÃOPOLUIÇÃO

Page 26: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.
Page 27: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

Evitar desperdício

Page 28: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.
Page 29: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

Crise da água: modismo, futurologia ou uma questão atual?

Jogos

LinksLinks

Água doce

Pegada ecológica

Lendas

Page 30: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.

ReferênciasReferênciasReferênciasReferências

1- http://www.explora.cl/otros/agua/ciclo2.html1- http://www.explora.cl/otros/agua/ciclo2.html

2- http://www.educa.rcanaria.es/usr/arengil/mpg/vid-tie.htm2- http://www.educa.rcanaria.es/usr/arengil/mpg/vid-tie.htm

3-http://www.wwf.org.br3-http://www.wwf.org.br

4- http://www.geografiaparatodos.com.br4- http://www.geografiaparatodos.com.br

7- FERNANDES, M. Aula de Geografia e algumas crônicas, Campina Grande: Bagagem, 2003.

5- http://www.tvcultura.com.br

6-http://www.samaecaxias.com.br

Page 31: A água está sofrendo de uma doença que parece incurável e assume as dimensões de uma epidemia. Suja e maltrapilha ela está a cada dia menos límpida, menos.