A Arte Na Mudança Do Século XIX e XX

12
A arte na mudança do século XIX e XX

description

Trabalho de artes

Transcript of A Arte Na Mudança Do Século XIX e XX

A arte na mudança do

século XIX e XX

• Quando o Brasil torna-se independente, século XIX, acontecem algumas transformações sócio-econômicas e políticas, por exemplo: abolição da escravatura, proclamação da República, expansão da economia (que era baseada no cultivo de café e na extração da borracha) e industrialização.

• Isso tudo, influenciou no processo artístico brasileiro, além de

contribuir para o desenvolvimento e transformação urbanística e arquitetônica das cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belém e pelo nascimento de Belo Horizonte.

• Essa época chegou a ser chamada de Belle Époque (bela época).

• Os artistas da Belle Époque gostavam de retratar figuras humanas, principalmente as femininas, e cenas cotidianas.

Almeida Campos (1850-1899)• nasceu em Itu, São Paulo, no dia

8 de maio de 1850. No ano de 1869 foi para o Rio de Janeiro onde ingressou na Academia Imperial de Belas Artes. Foi aluno de Pedro Américo e de Julio Le Chevrel. No ano de 1875 foi aluno do célebre Vitor Meireles. Em 1876 o imperador D. Pedro II, admirado com o trabalho de Almeida Júnior, financiou seus estudos em Paris. Matriculado na École National Supérieure des Beaux-arts, foi aluno de Alexandre Cabanel.

O violeiro 1889

O Picador de Fumo 1893

Henrique Bernadelli (1858-1936)

• Pintor chileno naturalizado brasileiro. Estudou na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e lecionou pintura na Escola Nacional de Belas Artes. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes contam com pinturas de sua autoria na decoração.

Proclamação da República 1900

Tarantela 1886

Rodolfo Bernadelli (1852-1931)• Pintor e escultor mexicano, irmão

mais velho de Henrique Bernadelli e também naturalizado brasileiro. Estudou na Academia de Belas-Artes, onde mais tarde foi professor, e após a proclamação da República foi diretor da Escola Nacional de Belas-Artes. Deixou obras importantes, como o busto de Benjamim Constant, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a estátua de D. Pedro I, no Museu Paulista, e o monumento a Carlos Gomes, em Campinas.

Monumento ao General Osório 1894

Santo Estevão 1879

Eliseu D'Angelo Visconti (1867-1944)• Influenciado pelo Impressionismo,

estilo artístico europeu em que artistas pintam cenas ao ar livre para poderem perceber a influência da luz sobre as cores (por exemplo, uma árvore sob a luz do sol tem cor e forma diferentes quando está sob a luz do anoitecer), procurou renovar as características da pintura e romper com o estilo ensinado na Academia. Visconti também foi artista gráfico, decorador de teatros e ceramistas, sendo considerado o primeiro designer brasileiro.

Maternidade 1905

Alameda Teresópilis 1931

Thomas Ender (1793-1875)

• Foi grande aquarelista e deixou cerca de seiscentos desenhos mostrando aspectos do Rio de Janeiro e São Paulo. Permaneceu no Brasil no início de 1817 até meados de 1818.

Igreja N. Sra. Do Rosário 1817Paisagem da Guanabara 1818