A Bíblia do Empreendedor

9

description

Lorem ipsum dolor sit amet.

Transcript of A Bíblia do Empreendedor

Page 1: A Bíblia do Empreendedor
Page 2: A Bíblia do Empreendedor

2 3

paciência, tanto em relação a si mesmo quanto aos funcionários, e, acima de tudo, aos clientes. As vendas não acontecerão de modo tão rápido quanto você poderia sonhar, mas se puder simplesmente esperar, ser um empreendedor poderá se revelar a experiência profissional mais gratificante de sua vida.

Então, o primeiro passo é verificar se você é talhado para levar esse tipo de vida.

A mentalidade empreendedora

• Você sempre acredita que há uma maneira melhor de fazer as coisas.

• Você prefere estar no comando. • Você pensa que seu chefe é geralmente

incompetente. • Você se sente subutilizado pelos seus supervisores

e insatisfeito com seu trabalho. • Você sabe que, se a empresa fosse sua, faria as

coisas de maneira diferente. • Você se senta em sua mesa para calcular quanto

dinheiro ganha para seu patrão, imaginando que deveria trabalhar para si mesmo.

• Você está convencido de que poderia fazer um trabalho melhor do que as pessoas que o cercam.

Os empreendedores são líderes naturais. São pensadores criativos e automotivados. Eles são capazes de tomar

1 ENTÃO VOCÊ QUER SER UM EMPREENDEDOR Antes de me tornar mãe, as pessoas me diziam que os

primeiros cinco anos são os mais difíceis para os pais. Aquela pequena criatura depende de você desde o momento da concepção até o dia em que passa a frequentar o jardim de infância. Seu trabalho não termina quando seu filho vai para a escola em tempo integral, mas, a essa altura, as crianças pelo menos são capazes de fazer algumas coisas por si mesmas.

O mesmo se aplica a um pequeno negócio. Se você acha que trabalha duro como funcionário, é só esperar até se tornar o próprio chefe. Você vai descobrir o que a palavra “sacrifício” realmente significa. Você passará a cozinhar em casa e a evitar comer fora – sim, aquele filé bem merecido em seu restaurante favorito torna-se uma despesa desnecessária; você deixará de adquirir equipamentos modernos e/ou comprar tudo o que acha que gosta. Todos os gastos supérfluos serão eliminados. Em geral, uma pequena empresa leva de doze a dezoito meses para recuperar o investimento, e três anos para gerar lucro. Além disso, normalmente, são necessários quatro anos de esforço concentrado para um negócio florescer em uma entidade autossustentável. Em suma, transformar seu empreendimento em uma empresa viável e uma marca poderosa vai consumir cada gota de entusiasmo e energia que você tiver.

Ser um empreendedor bem-sucedido também exigirá

Page 3: A Bíblia do Empreendedor

4 5

decisões rapidamente e cumpri-las. Os empreendedores são visionários, trabalham duro e se mostram extremamente perspicazes. Em geral, têm personalidade exigente e são extrovertidos. Não hesitam em correr riscos e estão sempre tentando melhorar as condições presentes.

Entretanto, às vezes essas pessoas são teimosas e impacientes. Os empreendedores nem sempre são bons ouvintes, tampouco estão abertos a receber orientação. Além disso, eles podem ser territorialistas.

Se algum desses aspectos lhe soa familiar, e se você sentir que possui essas qualidades, então, o empreendedorismo pode ser para você. Contudo, antes de entrar no mundo dos negócios, há seis elementos que deve possuir:

1. um plano de vida; 2. uma sólida ideia de negócio; 3. bom crédito e finanças robustas; 4. um plano de negócios; 5. uma família ou cônjuge que o apoie; 6. fé.

A vida de um pequeno empreendedor

Tornar-se o próprio chefe significa mais do que sacrifício. Significa trabalho duro, consistente e persistente, muitas vezes, com as recompensas ainda bem distantes no futuro. É por isso que você precisa de um plano de vida antes de decidir começar o próprio negócio.

Você precisa avaliar o que quer da vida. Considere as seguintes questões:

• Que tipo de estilo de vida você deseja ter como empreendedor?

• Qual será o tamanho do seu negócio em termos de lucro e equipe?

• Você terá empregados? • Quantas horas por semana você vai trabalhar? • Você precisa levar seu filho à escola todos os dias

ou viajar toda sexta-feira? • Você está disposto a trabalhar sete dias por

semana? Por quantos anos você se considera capaz de manter esse regime de trabalho?

• Você precisará de um sócio? Seria capaz de trabalhar com um?

• Como vai sustentar sua casa enquanto começa seu empreendimento?

Você pode até ter uma grande ideia de negócio, mas terá de decidir se ele é bom para você e sua família. Experimente fazer o seguinte exercício: feche os olhos e procure imaginar como será o melhor dia em seu empreendimento daqui a cinco anos. Essa tarefa poderá se tornar mais fácil se você escrever. Invista algum tempo nisso e grave essa imagem em sua mente.

Page 4: A Bíblia do Empreendedor

6 7

Depois de elaborar essa visão do seu futuro, procure pensar sobre o que significaria para você e para aqueles que ama se esse dia se tornasse uma realidade.

Sua ideia de negócio

Mesmo se chegar à conclusão de que é capaz de ser um empreendedor, você precisa decidir se deve ser um. Em outras palavras, você tem uma sólida ideia de negócio? Em uma folha de papel em branco, escreva as respostas para as seguintes questões:

• Que problema você está resolvendo para seu cliente?

• Seu negócio atende alguma necessidade não satisfeita?

• Qual é a concorrência nesse mercado? • De que maneira seu negócio será diferente? • Sua empresa vai atuar no atacado, no varejo ou em

ambos os setores? • Você precisará de um fabricante estrangeiro como

parceiro?

Pesquisar o setor e o potencial cliente é fundamental. sua pesquisa também ajudará a determinar se existe um mercado viável para seu produto ou serviço.

Conheça seu negócio Seu empreendimento deverá se basear em algo em que

você tenha experiência ou formação profissional. A única exceção a essa regra se aplica aos casos em que você adquire uma franquia ou assume uma empresa já existente. Nesses casos, a rede de franquia, normalmente, oferece algum treinamento ou as próprias pessoas que trabalham na empresa ajudam a fornecer informações institucionais sobre o negócio. (Mesmo nesses casos, eu não recomendo a aquisição de uma franquia de alimentação se você nunca trabalhou em um restaurante.) Sou formada em comunicação pelo Instituto Politécnico da Virgínia (Virginia Tech) e trabalhei seis anos como produtora de notícias em emissoras de televisão antes de abrir minha empresa de produção multimídia. Trabalhe em uma empresa similar àquela que deseja iniciar por, pelo menos, alguns anos antes de abrir seu negócio. Se você nunca trabalhou com crianças, não abra uma creche apenas porque ouviu dizer que esse tipo de empresa dá muito dinheiro.

Goste do trabalho que realizaNaqueles dias difíceis, quando não há nenhum dinheiro

disponível, mas sobra trabalho a fazer, seu amor pelo que você faz será a única coisa que o fará seguir em frente. Além disso, quando você gosta do que faz, seus clientes percebem isso e ficam bem mais interessados em fazer negócios com você. Empreendedores inteligentes descobrem como ganhar dinheiro fazendo o que mais gostam.

Page 5: A Bíblia do Empreendedor

8 9

Pense em educação na área de negócios Se você estiver na faculdade e acreditar que, um dia,

poderá abrir um negócio, faça também uma graduação em administração de empresas ou, pelo menos, um curso de especialização em negócios. Quando você iniciar seu empreendimento, valerá a pena conhecer disciplinas como estratégia de marketing, finanças e princípios de contabilidade. Se você ainda estiver na escola, mas já tiver interesse em abrir o próprio negócio, escreva um esboço de suas ideias agora.

Como proprietário de uma empresa, você deve constantemente procurar maneiras de aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde que ingressei no mundo dos negócios, estou à procura de oficinas, aulas ou seminários sobre liderança e negócios. Independentemente da fase em que seu empreendimento estiver, você sempre poderá melhorar a maneira como faz as coisas e aprender algo que vai ajudar sua empresa a crescer. Comece a formar uma biblioteca sobre pequenas empresas, marketing, finanças, vendas e liderança. No final deste livro, na seção de recursos, ofereço uma lista dos dez melhores livros sobre pequenos negócios que todo empreendedor deveria ler. Use essa lista para reunir ainda mais informações sobre administração de empresas.

Direto da experiência da autoraExiste sempre alguma coisa que inspira ou motiva uma

pessoa a se tornar um empreendedor. No meu caso, a minha personalidade não combinava muito com a política de

redação do telejornal em que eu trabalhava. Depois de três empregos em noticiários de televisão, decidi que precisava descobrir outra maneira de ganhar a vida. Sete anos antes, quando eu era estudante do segundo ano na universidade, havia me inspirado na apresentadora de TV norte-americana Oprah Winfrey, que criou a Harpo Productions. Na ocasião, decidi que, um dia, eu teria a minha empresa de produção.

Quando comecei meu negócio, não tinha ideia de como usar uma planilha básica ou um software para apresentações. Eu mal conhecia o Word da Microsoft. Uma das minhas mentoras me permitiu conversar com sua assistente administrativa e lhe perguntar como formatar cartas comerciais, mala direta e outros documentos. Às vezes, eu lhe enviava um arquivo por e-mail para que ela o formatasse para mim. Tenho certeza de que lhe dei muitas dores de cabeça, mas ela gentilmente me ofereceu o apoio de que eu tanto precisava. Investi em treinamento para aprender a usar os softwares necessários ao meu trabalho. Até hoje, sempre me lembro dessa mulher generosa, enviando-lhe um presente de Natal.

Como estão suas habilidades interpessoais? Sua habilidade de interagir com as pessoas, incluindo

clientes, funcionários e parceiros estratégicos, será fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Muitos empreendedores se sentem frustrados em administrar seus funcionários, mesmo que tenham experiência na gestão de pessoas em um ambiente corporativo. Se você é um proprietário de empresa que nunca lidou com clientes

Page 6: A Bíblia do Empreendedor

10 11

externos nem trabalhou em equipe, talvez suas habilidades interpessoais precisem ser desenvolvidas.

Tudo se resume à comunicação. Avalie o que você está procurando realizar e determine, da melhor maneira possível, o nível de comunicação que será necessário para alcançá-lo. Isso pode incluir uma discussão cara a cara, um memorando, um e-mail, uma nota manuscrita ou um telefonema. Talvez você precise utilizar mais de um método. Procure sempre terminar toda comunicação recapitulando os produtos a serem entregues ou as ações a serem realizadas. Não hesite em fazer um follow-up por escrito de qualquer comunicação.

A questão aqui é o dinheiro

É óbvio que nem mesmo a melhor ideia de negócio do mundo vale absolutamente nada se você não tiver dinheiro. Aqui, não há subterfúgios: começar um negócio é caro. Além disso, vai levar certo tempo até que você veja algum retorno para o seu investimento. É por isso que, antes de entregar o pedido de demissão ao seu chefe e retirar os objetos pessoais de sua mesa, é melhor ter certeza de que você e sua família estão em sólida situação financeira.

Você precisará manter ótimo relacionamento com sua instituição bancária e contar com um bom crédito disponível, afinal, certamente precisará de empréstimos no futuro, e de dinheiro suficiente para sustentar sua família por, pelo menos, um ano. Haverá situações em que esses recursos virão do trabalho do seu cônjuge, mas em outras será necessário

contar com as economias que você penou para juntar. Independentemente do caso, é fundamental começar seu negócio com uma situação financeira segura. Caso contrário, você estará acabado antes mesmo de começar.

Para ter sucesso, siga o plano de negócios

Assim que tiver concluído seu plano de vida e avaliado tanto sua ideia de negócio quanto seu inventário financeiro, você saberá o que quer da vida como empreendedor e se dispõe dos recursos necessários para alcançá-lo. Então, depois que seu caminho pessoal estiver claro, terá chegado a hora de formular seu modelo de negócio. Tome como base a pesquisa que você já fez sobre seu setor, conheça as tendências e procure compreender o tamanho do mercado potencial para seu produto ou serviço.

Fundamentos da autora Todo pequeno negócio precisa de um plano. Você não

conseguirá ser bem-sucedido no ramo que escolher sem um plano de negócios. Assim como você nunca faria uma viagem sem saber de quanto dinheiro precisaria para todo o período de férias, quanto tempo demoraria para chegar ao seu destino e onde se hospedaria à noite, você também não deve começar um negócio sem saber quais serão seus custos e sua estrutura.

Page 7: A Bíblia do Empreendedor

12 13

Todo mundo tem grandes ideias, mas estas não se transformam em negócios até que sejam desenvolvidas na forma de um plano. Elaborar um plano de negócios não é tão difícil quanto se possa imaginar. Para ajudá-lo a começar, compre um software específico para esse propósito e então estabeleça um tempo para essa tarefa. Escreva ou pesquise por apenas duas horas por dia, antes de ir para o trabalho ou depois que as crianças forem para a cama. Invista tempo suficiente para concluí-lo da melhor maneira possível. Meu primeiro plano de negócios levou mais de dois meses para ficar pronto.

Depois de avançar em seu plano de negócios usando apenas o software, inscreva-se em um curso especializado no tema. Em geral, esse tipo de curso é oferecido por organizações que atuam na área de treinamento em negócios, como o Sebrae, ou até por faculdades locais. Lembre-se: até possuir um plano de negócios completo com projeções financeiras, você é apenas uma pessoa com uma ideia. Você não está no negócio! Tim Berry, renomado especialista em planejamento de negócios, afirma que não ter um plano de negócios é como caminhar por uma grande avenida com uma venda nos olhos. Não coloque seu negócio em desvantagem por não estabelecer objetivos mensuráveis para si mesmo ou não desenvolver um orçamento para seu empreendimento. Você precisará de um plano de negócios para apresentar sua ideia aos investidores ou banqueiros no momento de solicitar um pequeno empréstimo. Ninguém vai emprestar dinheiro

para sua ideia sem um plano de negócios que apresente projeções financeiras realistas.

Direto da experiência da autora Desde que ingressei no mundo dos negócios, tenho

reescrito meu plano de negócios todos os anos. De fato, na terceira vez que o reelaborei, ganhei um concurso de planos de negócios na Filadélfia. O prêmio incluia 20 mil dólares em dinheiro e o direito de não pagar aluguel de um escritório por um ano.

Uma vez expostos ao mercado, os planos mudam. Nos dois primeiros anos do seu empreendimento, você deverá revisar seu plano de negócios a cada dois ou três meses para verificar o que mudou, e então atualizá-lo a fim de refletir as novas condições do mercado. Essa é a sua estratégia para permanecer no controle de seus objetivos e de suas projeções para o negócio.

Apoio familiar ou do cônjuge

Os proprietários de empresas que são casados podem se beneficiar de um cônjuge que sustente financeiramente a família e ofereça benefícios de saúde enquanto o negócio decola. No entanto, passar a depender de apenas um salário na família, de uma hora para outra, é complicado. Procure se certificar de que seu cônjuge apoia sua decisão, do contrário, seu sonho poderá se transformar em um pesadelo. É muito

Page 8: A Bíblia do Empreendedor

14 15

difícil começar um negócio. Se, ao chegar em casa todas as noites, você só encontrar negatividade, sua probabilidade de sucesso se tornará ainda mais reduzida.

Trate seu cônjuge – aquela pessoa que está se sacrificando ao seu lado – como seu cliente número um. Certifique-se de que exista uma boa comunicação entre vocês. Mostre seu reconhecimento para com o parceiro que, além de trabalhar oito horas por dia, ainda cuida da casa, faz o jantar, dá banho nas crianças e as coloca na cama. Lembre-se de que, mais cedo ou mais tarde, seu cônjuge vai querer ver o dinheiro entrando pela porta, em vez de só saindo.

É preciso ter fé

Se considerarmos seu negócio como uma receita, acredito que a fé seja um ingrediente fundamental. A fé lhe dá a confiança necessária para deixar seu emprego e a coragem para seguir em frente. Lembre-se: você precisará ter ainda mais fé naqueles dias em que as coisas não caminharem tão bem. Ter fé em seu negócio vai ajudá-lo a: (1) fazer tudo certo para o cliente; (2) aprender com seus erros; (3) recuperar-se depois de um fracasso; e (4) enfrentar um novo dia. A fé também vai ajudá-lo a confiar em seus funcionários, fornecedores e clientes. Religioso ou não, você sempre pode rezar.

O empreendedorismo é para você?

Se, depois de ler este capítulo, você decidir colocar este livro de lado e guardar seu sonho de empreendedorismo na prateleira, não se sinta mal. Nem todo mundo é talhado para ser um empreendedor. Se, no entanto, você chegou até este ponto e sua paixão, seu compromisso e sua fé ainda estiverem inabalados... siga em frente!

Page 9: A Bíblia do Empreendedor

Este

mat

eria

l não

tem

val

or c

omer

cial

. Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta