A Biblioteca Informa, nº11, outono 2008

4
doc serviços de documentação nº11 outono 2008 Acontece na Biblioteca universidade de aveiro pág. 3 a biblioteca informa pág. 3 pág. 2 As Bibliotecas da UA promovem, durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2008, um conjunto de acções de formação de utilizadores, entre as quais: - Acções destinadas a grupos de alunos de formação inicial e pós- graduada, realizadas por solicitação dos docentes. - Acções de formação especializadas: Bases de dados referenciais - 13 de Novembro das 14h00 às 17h00 Endnote- gestor de referências bibliográficas - 05 de Novembro das 14:00 às 18:00 -06 de Novembro das 14:00 às 18:00 - 11 de Dezembro das 14:00 às 18:00 inscrições: [email protected] Sabia que... As Bibliotecas da UA oferecem à comunidade um novo serviço de integração dos recursos bibliográficos e tutoriais de pesquisa na plataforma de elearning – Blackboard. Conheça melhor este serviço. Aprenda a pesquisar no catálogo das bibliotecas e conheça todas as suas funcionalidades pág. 4 como posso... O funcionamento diário da rede de bibliotecas e núcleos documentais é garantido por uma equipa especializada de técnicos de bibliotecas e documentação preparados para oferecer o melhor serviço possível e responder de forma rápida e eficiente às questões colocadas por todos os utilizadores. Aceda aos conteúdos online na UA através do portal dos Serviços de Documentação . “Link permanente” para registos bibliográficos nas bases de dados Evite criar links que rapidamente ficam quebrados, utilize sempre que possível a funcionalidade “Link Permanente”. pág. 2 Formação de utilizadores Horários 2008/2009 Biblioteca do Campus 2ª a 6ª: 09h - 22h (empréstimo até à 21h) sábados: 10h - 13h Mediateca 2ª a 6ª: 09h - 20h sábado: 10h - 13h www.doc.ua.pt Os SDUA preparam um vasto conjunto de respostas às dificuldades mais vulgarmente sentidas pelos utilizadores iniciais. CRC (ESAN) 2ª a 6ª: 09h - 20h Biblioteca do ISCA 2ª a 6ª: 09h - 22h

description

Boletim das Bibliotecas da Universidade de Aveiro

Transcript of A Biblioteca Informa, nº11, outono 2008

Page 1: A Biblioteca Informa, nº11, outono 2008

doc serviços de documentação

nº1

1 o

uto

no

20

08

Acontecena Biblioteca

universidade de aveiro

pág. 3

a biblioteca informa

pág. 3

pág. 2

As Bibliotecas da UA promovem, durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2008, um conjunto de acções de formação de utilizadores, entre as quais:- Acções destinadas a grupos de alunos de formação inicial e pós-graduada, realizadas por solicitação dos docentes.

- Acções de formação especializadas:

Bases de dados referenciais- 13 de Novembro das 14h00 às 17h00

Endnote- gestor de referências bibliográficas- 05 de Novembro das 14:00 às 18:00-06 de Novembro das 14:00 às 18:00- 11 de Dezembro das 14:00 às 18:00

inscrições: [email protected]

Sabia que...

As Bibliotecas da UA oferecem à comunidade um novo serviço de integração dos recursos bibliográficos e tutoriais de pesquisa na plataforma de elearning – Blackboard.

Conheça melhor este serviço.

Aprenda a pesquisar no catálogo das bibliotecas e conheça todas

as suas funcionalidades

pág. 4

comoposso...

O funcionamento diário da rede de bibliotecas e núcleos documentais é garantido por uma equipa especializada de técnicos de bibliotecas e documentação preparados para oferecer o melhor serviço possível e responder de forma rápida e eficiente às questões colocadas por todos os utilizadores.

Aceda aos conteúdos online

na UA através do portal dos

Serviços de Documentação .

“Link permanente” para registos bibliográficos nas bases de dados

Evite criar links que rapidamente ficam

quebrados, utilize sempre que possível a

funcionalidade “Link Permanente”.

pág. 2

Formação de utilizadores

Horários 2008/2009

Biblioteca do Campus2ª a 6ª: 09h - 22h (empréstimo até à 21h) sábados: 10h - 13h

Mediateca2ª a 6ª: 09h - 20h sábado: 10h - 13h

www.doc.ua.pt

Os SDUA preparam um vasto conjunto de respostas às dificuldades mais vulgarmente sentidas pelos utilizadores iniciais.

CRC (ESAN)2ª a 6ª: 09h - 20h

Biblioteca do ISCA2ª a 6ª: 09h - 22h

Page 2: A Biblioteca Informa, nº11, outono 2008

2a biblioteca informa

As Bibliotecas da UA oferecem à comunidade um novo serviço de integração dos recursos bibliográficos e tutoriais de pesquisa na plataforma de elearning da UA. Com isso, os docentes poderão ter, no espaço da disciplina que ministram no Blackboard:

› Links para recursos de informação disponibilizados pelas Bibliotecas (ex: bases de dados, livros impressos e electrónicos, revistas e artigos científicos online, teses académicas);› Tutoriais de pesquisa e conteúdos de literacia de informação (ex: Como pesquisar no catálogo das bibliotecas da UA; Localizar teses de mestrado e doutoramento)› Links para serviços online das bibliotecas (ex: apoio online a pesquisas; formação de utilizadores)

veja como em http://www.doc.ua.pt/PageImage.aspx?id=8543

A grande parte das bases de dados bibliográficas e portais de editores de revistas científicas disponíveis para consulta na UA oferece a possibilidade de serem realizados links permanentes para artigos ou para publicações periódicas. O acto de copiar o linkque aparece no browser, quando estamos a consultar uma revista ou um artigo não éadequado porque estes links não são estáveis e podem rapidamente ficar “quebrados”. Standards internacionais: http://www.doi.org/; http://www.niso.org/standards/z39-88-2004/).

Link permanente para registos bibliográficos nas bases de dados

No nosso site web encontrará tutoriais vídeo com indicações para realizar linkspermanentes para registos de livros, artigos e revistas nos seguintes recursos:

- Catálogo bibliográfico bibliotecas UA

- Bases de dados da plataforma Ebsco

- EmeraldManagementExtra – 111

- ProQuest - Accounting & Tax, Dissertation & Theses, ABI/Inform Global

- Elsevier (Science Direct)

veja como em http://www.doc.ua.pt/PageImage.aspx?id=8511

e-learning bibliotecas da ua

Page 3: A Biblioteca Informa, nº11, outono 2008

3a biblioteca informa

como posso...

› Obter fotocópias de documentos

› Aceder à Internet nas bibliotecas da UA

› Localizar um livro › Digitalizar documentos

› Requisitar livros nas bibliotecas› Fazer a devolução de livros requisitados

› Fazer a renovação de empréstimo de um livro

› Aceder ao meu espaço pessoal no catálogo

› Obter apoio e orientação na pesquisa de informação

› Aceder aos conteúdos electrónicos subscritos pela UA

www.doc.ua.pt

A Infopédia é uma das maiores enciclopédias multimédia online que, para além de disponibilizar dicionários, enciclopédias, atlas e um directório de recursos, tem, também, um conjunto de ferramentas auxiliares imprescindíveis na elaboração de trabalhos académicos, no desenvolvimento de uma monografia ou de qualquer outro trabalho de pesquisa.

Enciclopédia

Banco de recursos

Aceda aos conteúdos online na UA através do portal dos Serviços de Documentação da UA(acesso restrito ao campus UA)

http://www.doc.ua.pt

Atlas

veja as respostas em:

Dicionários

Page 4: A Biblioteca Informa, nº11, outono 2008

Nº11 Outono 2008

Publica-se com as estações do ano

4a biblioteca informa

http://www.doc.ua.pt e-mail:[email protected] telef.: 234372504 ext: 22304

Difusão de Informação | Serviços de Documentação | Universidade de Aveiro

A Biblioteca da UA na Semana Aberta para a Ciência e Tecnologia 2008

Descrever para compreender o papel do ALEA

A desenvolver no dia 28 de Novembro na Sala de Formação da Biblioteca da UA, esta actividade tem como público alvo alunos e Professores dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário.

O projecto ALEA – Acção Local de Estatística Aplicada - foi criado precisamente com o propósito de proporcionar instrumentos relacionados com a compreensão, a utilização e o ensino da Estatística.A apresentação estará a cargo de técnicos especializados do INE –Instituto Nacional de Estatística.

O Grilo VerdeO outro e o diferente como ponto de partida...

A desenvolver nos dias 25 e 27 de Novembro na Mediateca – edifício do CIFOP, esta actividade tem como público alvo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

No âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, comemorado ao longo de 2008, os Serviços de Documentação vão desenvolver mais uma actividade cujo o nome é “O grilo verde”. Consta da leitura de um livro, intitulado “O grilo verde”, de António Mota e de actividades de carácter ludodidáctico(pesquisa bibliográfica, na internet, desenho e pintura).

250.000 livros

7.700 revistas

3.870 partituras musicais

800 cd’s de música

230 dvd’s

880 cd-rom’s

+ de...

Disponíveis para consulta nas bibliotecas da UA.

Aceda a http://opac.doc.ua.pt e realize as suas pesquisas;

Para saber como utilizar esta ferramenta e se tem dúvidas na pesquisa, vá àpágina inicial do catálogo, clique no link “tutorial de utilização”.Se ainda tiver dúvidas, contacte-nos [email protected].

“A ciência ontem e hoje na documentação científica” é o título da exposição bibliográfica que poderá ser visitada na Biblioteca da Universidade -sala de exposições Hélène de Beauvoir , durante o período da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia.

O telégrafo e os telefones móveis de 3ªgeração; a inauguração do caminho-de-ferro em Aveiro e o TGV; e a descoberta da Penicilina são alguns dos temas seleccionados.

A exposição é aberta a todo o público em geral, podendo ser visitada entre as 10 e as 18 horas, de 24 a 28 de Novembro

Ontem e hoje na documentação científica

http://event.ua.pt/semct/

Preparamos para a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia o seguinte conjunto de actividades, especialmente dirigidos aos diversos públicos que visitam a Universidade neste período: