A biografia de Maria Helena... · OBRAS DE MARIA HELENA “Miniville” A infância solitária...

9
A biografia de Maria Helena TRABALHO REALIZADO POR: CAROLINA ANDREIA Nª7 TURMA-C

Transcript of A biografia de Maria Helena... · OBRAS DE MARIA HELENA “Miniville” A infância solitária...

A biografia de Maria Helena

TRABALHO REALIZADO POR: CAROLINA ANDREIA

Nª7 TURMA-C

MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA FOI UMA PINTORA, GRAVADORA, DESENHISTA, ILUSTRADORA E ESCULTORA.

NASCEU EM LISBOA EM 1908 E MORREU NA FRANÇA EM 1992

ESTUDOU DESENHO DOS 11 AOS 19 ANOS. Além de frequentar cursos de anatomia da Escola de Medicina de Lisboa e aprender música em casa. Em 1928, mudou se para Paris. Prossegue os estudos de desenho na Académie de La Grande Chaumière e de escultura com Bourdelle e, na Academia Escandinava, com Despiau. Abandona a escultura e passa a dedicar-se à pintura e à gravura, tendo estudado com Dufresne, Waroquier, Friesz, Fernand Léger (1881 - 1955), Bissière e Hayter. Em 1930, casa-se com o pintor húngaro Arpad Szenes (1897 - 1985). Em 1933, faz ilustrações para um livro infantil e as apresenta em sua primeira individual

Em 1939, a artista deixa Paris e volta para lisboa devido a 2ª Guerra Mundial, confiando as suas obras e ateliê à galerista Jeanne Bucher. No ano seguinte, parte para o Brasil e instala-se, no Hotel Internacional, no Rio de Janeiro, onde convive com outros artistas europeus. Conhece os poetas Murilo Mendes e Cecília Meireles e o pintor Carlos Scliar . No mesmo ano, Vieira e Arpad fazem, para a Escola Nacional de Agronomia, painéis de azulejos e retratos de cientistas, nomeando esse conjunto de Quilômetro 44, referência ao endereço da Escola.

Em 1947, retorna a Paris, onde realiza muitas exposições. Em 1949, Pierre Descargues publica a primeira monografia sobre a artista e, em 1954, o crítico Guy Weelen passa a organizar e a divulgar a sua obra e a de seu marido, tendo escrito uma série de estudos e organizado diversas exposições. Naturaliza-se francesa em 1956. Em 1963, realiza em Reims, França, seu primeiro vitral, no Ateliê Jacques Simon.

Em 1968, inicia com Charles Marq uma série de vitrais para a Igreja Saint-Jacques, concluídos apenas em 1976. Recebe diversos prémios e títulos e torna-se membro de associações artísticas como a Académie des Sciences, des Arts et des Lettres de Paris e a Royal Academy of Art de Londres. No Brasil, recebe prémios na 2ª e 6ª Bienais Internacionais de São Paulo. Em 1990 é fundada em Lisboa a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.

OBRAS DE MARIA HELENA

“L’Incendie”foi a leilão com uma estimativa de base entre 1,230 milhões e 1,676 milhões de euros

“Red Houses”Com 37 centímetros de largura por 54 centímetros de comprimento

"Le jeu de cartes"Criado em 1937

OBRAS DE MARIA HELENA

“Miniville”A infância solitária entre adultos, pautada por viagens ao estrangeiro e dias passados na biblioteca do avô, criou cedo em Vieira da Silva a necessidade da imaginação artística.

BroadwayAltura 67,8 cm Papel

Largura 41,7 cm Papel

Largura 27,3 cm Mancha

Altura 51,5 cm Mancha

Sans TitreAltura 20,5 cm

Largura 26 cm

FONTES DE PESQUISA

https://gulbenkian.pt/museu/

https://www.escritoriodearte.com/artista/maria-helena-vieira-da-silva