A Ciência Do Concreto_Fichamento.

2
É possível ter asserções abstratas na línguas ditas primitivas. Lévi-Strauss cita como exemplo o povo de cuja língua se chama chinuque (noroeste da América). Segundo a concepção indígena (no Havaí¿) de atribuir nome às coisas, elas são contempladas com o nome, se caso as mesma forem detidas de uma utilidade. É preciso que para nomear, haja uma utilidade. Uma palavra mais geral, como por exemplo, árvore, é muito mais rica em conceito, segundo a língua dita primitiva, do que se atribuísse nome a toda e qualquer tipo de árvore. “Quando cometemos o erro de crer que o selvagem é exclusivamente governado por suas necessidades orgânicas ou econômicas, não reparamos que ele nos dirige a mesma censura, e que, a seus olhos, seu próprio desejo de saber parece melhor equilibrado que o nosso.” Ou seja, cada sociedade, seja ela ‘primitiva’ ou não, irá superestimar suas próprias necessidades e asserções. Os indígenas possuem faculdades tão aguçadas e uma interação tão estreita com o meio onde vive que são conhecedores de espécies díspares apesar da pouca diferença. Como no caso dos hanunoo, das Filipinas. Eles conseguem utilizar 93% da flora local. Assim como os negrito estão completamente submersos ao meio onde vivem. Sabendo não só as espécies de viventes que lhe cercam, mas como se dá o comportamento dos mesmos. “Muitas vezes, vi um deles, incerto sobre a identidade de uma planta, provar o fruto, cheirar as folhas, quebrar e examinar uma haste, observar o habitat. E é somente depois de verificar todos esses dados, que declarará conhecer ou não a planta em questão.” p.5 O conhecimento do ambiente para os indígenas em geral, como no caso do coahuilla, é de extrema importância. No caso dos coahuilla (sul da Califórnia), eles viviam de maneira abundante, pois conheciam quase toda flora presente no local. Outras pessoas, isentas de tal conhecimento, não conseguiriam viver no local de maneira subsistente, e até julgariam-no como desértico.

description

Fichamento.

Transcript of A Ciência Do Concreto_Fichamento.

possvel ter asseres abstratas na lnguas ditas primitivas. Lvi-Strauss cita como exemplo o povo de cuja lngua se chama chinuque (noroeste da Amrica).Segundo a concepo indgena (no Hava) de atribuir nome s coisas, elas so contempladas com o nome, se caso as mesma forem detidas de uma utilidade. preciso que para nomear, haja uma utilidade.Uma palavra mais geral, como por exemplo, rvore, muito mais rica em conceito, segundo a lngua dita primitiva, do que se atribusse nome a toda e qualquer tipo de rvore. Quando cometemos o erro de crer que o selvagem exclusivamente governado por suas necessidades orgnicas ou econmicas, no reparamos que ele nos dirige a mesma censura, e que, a seus olhos, seu prprio desejo de saber parece melhor equilibrado que o nosso.

Ou seja, cada sociedade, seja ela primitiva ou no, ir superestimar suas prprias necessidades e asseres.

Os indgenas possuem faculdades to aguadas e uma interao to estreita com o meio onde vive que so conhecedores de espcies dspares apesar da pouca diferena. Como no caso dos hanunoo, das Filipinas. Eles conseguem utilizar 93% da flora local. Assim como os negrito esto completamente submersos ao meio onde vivem. Sabendo no s as espcies de viventes que lhe cercam, mas como se d o comportamento dos mesmos. Muitas vezes, vi um deles, incerto sobre a identidade de uma planta, provar o fruto, cheirar as folhas, quebrar e examinar uma haste, observar o habitat. E somente depois de verificar todos esses dados, que declarar conhecer ou no a planta em questo. p.5

O conhecimento do ambiente para os indgenas em geral, como no caso do coahuilla, de extrema importncia. No caso dos coahuilla (sul da Califrnia), eles viviam de maneira abundante, pois conheciam quase toda flora presente no local. Outras pessoas, isentas de tal conhecimento, no conseguiriam viver no local de maneira subsistente, e at julgariam-no como desrtico.

E. Smith Bowen, quando estava numa tribo africana, ficou impressionada com a diversidade que h na fauna e flora conhecidas pelos integrantes da tribo, e como eles acreditavam que ele, apesar de nada saber de botnica, poderia conhecer. Assim como toda mulher e criana naquele local.

A prpria lngua comporta inmeros termos, em comparao com nossa lngua, que geralmente comporta um ou dois termos sobre algo.

Quando dito que eles s conhecem objetos que lhes so teis, preciso analisar melhor, j que para que haja conhecimento de algo til, preciso que haja um conhecimento prvio. O conhecimento antecede toda e qualquer valorao do que til ou intil.