A crise do euro e o Brasil - INFLUÊNCIAS

5
A CRISE DO EURO E O BRASIL A gravidade da crise europeia também preocupa e atinge os países emergentes. ALUNOS: - DANILLO – EDUARDO – - LUCAS N. – LAÍS LAYLA -

Transcript of A crise do euro e o Brasil - INFLUÊNCIAS

Page 1: A crise do euro e o Brasil - INFLUÊNCIAS

A CRISE DO EURO E O

BRASILA gravidade da crise

europeia também preocupa e atinge os países emergentes.

ALUNOS: - DANILLO – EDUARDO – - LUCAS N. – LAÍS LAYLA -

Page 2: A crise do euro e o Brasil - INFLUÊNCIAS

INFLUÊNCIAS DA CRISE DO EURO NO BRASIL

Mesmo  com fundamentos econômicos sólidos, o Brasil não está imune à crise. As linhas de crédito para importação e exportação brasileiras, em bancos europeus, diminuíram e estão mais caras. Nossos exportadores  já buscam financiamentos nos bancos americanos e asiáticos, que têm muita liquidez, mas passaram a exigir mais garantias, porque sabem que as vendas das empresas para o exterior vão recuar com a desaceleração da economia dos países desenvolvidos.

A CRISE DO EURO E O BRASIL

A gravidade da crise europeia também preocupa os países emergentes. Ao contrário de décadas passadas, quando as instabilidades das economias menos desenvolvidas contagiavam às  mais avançadas e necessitavam o resgate dos organismos multilaterais, agora os emergentes temem a contaminação dos problemas sofridos pelos ricos.  

Page 3: A crise do euro e o Brasil - INFLUÊNCIAS

Os sinais da crise do euro já aparecem na China e podem trazer consequências para o Brasil, porque o país asiático é um grande importador das nossas matérias primas. O dado preliminar sobre a atividade manufatureira, na China, recuou em setembro, indicando que o crescimento, na segunda maior economia do mundo, continua a desacelerar, devido ao enfraquecimento da demanda mundial pelos produtos chineses.

A CRISE DO EURO E O BRASIL

O Brasil, além da China, Rússia, Índia e África do Sul, que formam o grupo dos países emergentes chamado Brics, se reuniram em Washington, em setembro, para negociar uma ajuda conjunta à Europa, como a compra de títulos do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.

Page 4: A crise do euro e o Brasil - INFLUÊNCIAS

Mas ficou claro que os cinco emergentes possuem interesses muito diferentes. A China prefere transferir recursos para a região, através o FMI, e aumentar seu poder dentro do Fundo. A Rússia está com sua capacidade de apoio debilitada, porque já está afetada pelas turbulências europeias. E, a presidente Dilma Rousseff, já afirmou que o Brasil contribuirá com a busca de soluções, mas sem participar das operações de socorro financeiro.

A CRISE DO EURO E O BRASIL

Page 5: A crise do euro e o Brasil - INFLUÊNCIAS

A CRISE DO EURO E O BRASIL