A diferença entre ser e estar

7

Click here to load reader

Transcript of A diferença entre ser e estar

Page 1: A diferença entre ser e estar

A DIFERENÇA ENTRE SER E ESTAR

Page 2: A diferença entre ser e estar

Artigo escrito por: Marcos Oliveira

[ 2 ]

Não gosto de usar o termo vendedor para nomear um Profissional de Vendas por um motivo muito simples. Somos todos vendedores, mas um Profissional sabe conduzir as negociações sendo perfeccionista como um maestro, hábil em lidar com pessoas como um politico, observador da linguagem corporal e características que por vezes são despercebidas pela grande maioria das pessoas como um detetive, preparado para o combate como um soldado e concentrado em entender as dores de seus clientes e oferecer soluções para saná-las como um médico.

Page 3: A diferença entre ser e estar

Artigo escrito por: Marcos Oliveira

[ 3 ]

“Aquilo que provamos quando estamos apaixonados talvez seja o nosso estado normal. O amor mostra ao homem como é que ele deveria ser sempre.”

Anton Tchekhov

Page 4: A diferença entre ser e estar

Artigo escrito por: Marcos Oliveira

[ 4 ]

Os profissionais de vendas que gostam daquilo que estão fazendo são sempre entusiasmados, bem resolvidos, tem orgulho de sua profissão e sabem que as suas vendas não acontecem por acaso, investem constantemente em conhecimento, estão caminhando a passos largos para a elevação do seu nível de competência e são pessoas extremamente ativas. SER um apaixonado por vendas é viver um sonho. ESTAR vendedor é um pesadelo. SER um apaixonado por vendas é colher os frutos das suas competências. ESTAR vendedor é fazer para por comida na mesa. SER um apaixonado por vendas é ser amigo do tempo, ESTAR vendedor é constantemente olhar relógio e não ver a hora de ir embora. SER um apaixonado por vendas é buscar um compromisso duradouro e sadio com seus clientes. ESTAR vendedor é pensar apenas na comissão. A paixão move o mundo, quando estamos apaixonados somos criativos, pensamos em cada detalhe para que tudo saia perfeito, não adiamos, não nos preocupamos com as pedras no caminho, temos um objetivo e vamos realiza-lo da melhor maneira possível, não andamos ansiosos, temos um plano,

Page 5: A diferença entre ser e estar

Artigo escrito por: Marcos Oliveira

[ 5 ]

então para colocar mais paixão, vamos trabalhar alguns pontos específicos.

1- TENHA METAS

Tenha objetivos claramente definidos e ambiciosos, porém realistas. Ter objetivos claramente definidos é o principio do sucesso, entretanto a falta de disciplina e foco tem sido responsável por assassinar o crescimento de grandes profissionais.

2- TRABALHE EM GRUPO Individualidade não está com nada, seja colaborativo, parceiro, focado nos resultados, confie mais e saiba delegar tarefas, tenha esta característica de grandes lideres.

3- SEJA PROATIVO Ser proativo implica muito mais do que tomar a iniciativa. Implica diretamente no fato de que somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas e não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam. Já as pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente em que estão imersas. Circunstancias acabam sendo o fator determinante para essas pessoas mudarem a atitude e o desempenho. As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si, elas avançam graças a seus valores. E, se um de seus

O bom desempenho está diretamente ligado à paixão!

Page 6: A diferença entre ser e estar

Artigo escrito por: Marcos Oliveira

[ 6 ]

valores é realizar um trabalho de qualidade, ela não depende de circunstancias para realiza-lo. INFOGRÁFI

4- SEJA UM ESTRATEGISTA Estratégia é uma forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

5- TENHA ÉTICA Apresente argumentos verdadeiros para convencer o comprador, jamais omita informações relevantes para a decisão de compra, seja honesto e nunca se utilize de subornos ou gratificações para fechar uma venda.

Linguagem reativa

Não há nada que eu

possa fazer Sou assim e não mudo

Vocês estão me

deixando louco

Eles nunca vão aceitar

isso

Tenho que fazer isso

Não posso

Ah, se eu pudesse…

LINGUAGEM REATIVA

Existe alternativa

Posso ter outra

atitudeEu controlo

meus sentimentos

Vou fazer uma

apresentação eficaz

Preciso de uma

resposta apropriada

Eu escolho

Eu prefiro

LINGUAGEM PROATIVA

Eu vou fazer

Page 7: A diferença entre ser e estar

Artigo escrito por: Marcos Oliveira

[ 7 ]

Quando analisamos mais de perto o que nos faz ser apaixonados por vendas, podemos concluir que a paixão não existe por si só. Ela pode ser muito bem desenvolvida com as 4 características apresentadas:

1. Tenha metas 2. Trabalhe em grupo 3. Seja proativo 4. Seja estrategista 5. Tenha ético

Quando você tem o conhecimento necessário, a venda acontece naturalmente, pois o cliente percebe em você um solucionador de problemas.

Marcos Oliveira

O segredo não é fazer o que gosta e sim gostar do que faz!