a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF...

30
1 EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg 01 00 EDB - BREVE HISTÓRICO pg 01 01 ALVO DA EBD pg 02 02 INIMIGOS DA EBD pg 06 03 AULAS/ ENSINO EBD pg 08 04 PARA UM ANO, EBD pg 11 05 LIÇÕES INICIAIS EBD pg 13 06 EBD – RESULTADOS pg 16 07 AGIR DE DEUS, EBD pg 17 08 O QUE VC SABE? pg 18 09 O QUE A BÍBLIA DIZ... pg 20 10 ALFABETIZAR, EBD pg 22 11 DICAS, EBD pg 23 12 E.B. F. pg 24 (escola bíblica nas férias ) ADENDO: FERIADOS PROLONGADOS pg 28 NOTA INTRODUTÓRIA Esta revista é uma compilação de trabalhos solicitados por professores de um curso de Liderança Leiga feito no Instituto Bíblico Brasileiro, Penha, SP, sobre ensino na Escola Dominical mas trata de ensino de forma ampla e traz umas reflexões sobre o modo como as atuais lideranças das igrejas estão considerando o ensino das Escrituras em geral. 00 - BREVE HISTÓRICO SOBRE A EBD E A SUA IMPORTÂNCIA O termo “Escola Dominical” foi usado primeiro por um jornalista evangélico, o Senhor Robert Rokes, no ano de 1780, na Inglaterra, quando ofereceu instrução para crianças pobres em seu único dia de folga, qual seja, o domingo. Ele aproveitava bem esse tempo, porque fazia a escola em dois horários distintos, pela manhã e outro à tarde. O fundador dessa importante escola enfrentou oposições das igrejas da época, que o acusavam de não respeitar o Domingo, o dia Santo do Senhor, reunindo crianças pobres, de má fama e mal comportadas, no templo. Mas ele não desistiu e os resultados logo apareceram: Crianças sendo transformadas e muitas vezes isso atingia diretamente seus próprios pais. Então se popularizou a escola e ela foi estendida aos adultos que também desejavam transformações de vida.

Transcript of a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF...

Page 1: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

1

EBF EBD

Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx

INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg 01 00 EDB - BREVE HISTÓRICO pg 01 01 ALVO DA EBD pg 02 02 INIMIGOS DA EBD pg 06 03 AULAS/ ENSINO EBD pg 08 04 PARA UM ANO, EBD pg 11 05 LIÇÕES INICIAIS EBD pg 13 06 EBD – RESULTADOS pg 16 07 AGIR DE DEUS, EBD pg 17

08 O QUE VC SABE? pg 18

09 O QUE A BÍBLIA DIZ... pg 20

10 ALFABETIZAR, EBD pg 22

11 DICAS, EBD pg 23 12 E.B. F. pg 24 (escola bíblica nas férias ) ADENDO: FERIADOS PROLONGADOS pg 28

NOTA INTRODUTÓRIA

Esta revista é uma compilação de trabalhos solicitados por professores de um curso de Liderança Leiga feito no Instituto Bíblico Brasileiro, Penha, SP, sobre ensino na Escola Dominical mas trata de ensino de forma ampla e traz umas reflexões sobre o modo como as atuais lideranças das igrejas estão considerando o ensino das Escrituras em geral.

00 - BREVE HISTÓRICO SOBRE A EBD E A SUA IMPORTÂNCIA

O termo “Escola Dominical” foi usado primeiro por um jornalista evangélico, o Senhor Robert Rokes, no ano de 1780, na Inglaterra, quando ofereceu instrução para crianças pobres em seu único dia de folga, qual seja, o domingo. Ele aproveitava bem esse tempo, porque fazia a escola em dois horários distintos, pela manhã e outro à tarde.

O fundador dessa importante escola enfrentou oposições das igrejas da época, que o acusavam de não respeitar o Domingo, o dia Santo do Senhor, reunindo crianças pobres, de má fama e mal comportadas, no templo. Mas ele não desistiu e os resultados logo apareceram: Crianças sendo transformadas e muitas vezes isso atingia diretamente seus próprios pais. Então se popularizou a escola e ela foi estendida aos adultos que também desejavam transformações de vida.

Page 2: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

2

A escola nasceu com o objetivo de servir de ensino público gratuito, orientados pelos princípios da educação cristã, e mais tarde, aproveitando esse sistema, o governo britânico e outros se responsabilizarem por esse sistema de educação pública.

Ocorre que nos dias de hoje, o nosso sistema não é como o britânico daquela época, mas aproxima-se e muito do sistema de escola que surgiu na América do Norte, muitos anos depois daquele, oferecendo um currículo bíblico que não buscava como finalidade primeira a aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos matriculados, mas sim de um conhecimento bíblico, visando à edificação espiritual, o discipulado, a integração entre os alunos, e a evangelização.

No Brasil, os fundadores da “Escola Bíblica” foram os missionários escoceses Robert e Sara Kalley. Em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira “Escola Bíblica” em sua casa e contava essa escola apenas com o número cinco crianças. Aproveito aqui para fazer uma leitura oportuna nas Escrituras, que nos diz: “Disse=lhe o Senhor: Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mateus 25:23) e ainda “ Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Os missionários depois de escolherem o dia da primeira aula, possivelmente depois de saírem convidando um por um naquela cidade, poderiam ao ver que só chegaram cinco crianças para a aula, cancelar a escola. A final por que perder tempo com um número tão pequeno de alunos? Mas Deus bondosamente providenciou mais de três, mesmo sendo duas pessoas número suficiente para o agir de Deus na comunhão com o próximo... e por outro lado os missionários demonstraram fidelidade ao realizarem a escola com esse grupo de apenas cinco crianças. E esse número, cinco, foi suficiente para que o trabalho fosse inaugurado e anos depois alcançado muitos lugares do nosso País. Esta mesma escola deu origem a igreja Congregacional no Brasil.

Eles não desistiram da primeira aula. A pergunta que cabe agora é a seguinte: e você, desistiu de ser aluno da EBD? Se desistiu qual foi o motivo? Será que o número de pessoas que participam da sua turma é pequeno? Isso não importa! Basta duas pessoas para Jesus estar no meio delas, como já vimos acima. Será que você acha que sabe tudo sobre a Bíblia e que por isso não tem novidade? Outros acham que a EBD é coisa do passado, você está com eles? # Também EBD não é coisa só para criança: ela é fundamental para o crescimento de cada cristão, e deveria ser prioridade nas igrejas locais.

Eles não desistiram! Se você não é aluno da EBD faça a sua matrícula e desfrute do conhecimento da Palavra do Senhor, participe e compartilhe com outros irmãos, isso é comunhão. Traga um visitante, pelo menos uma vez ao no ano... isso é um desafio pra muita gente: mais um pra Jesus! Você tem mais um pra Jesus?

Para lembrar a importância dessa escola especial, sugiro que a igreja comemore o dia da EBD com muita festa, gincana bíblica, um dia divertido e diferente entre a família cristã. Um dia de Ação de Graças, porque esta escola resistiu durante décadas. Possíveis datas para esse dia de comunhão: Dia Nacional da Escola Bíblica – 2º Domingo de Novembro Dia da Primeira Aula Brasileira – 18 de agosto de 1855 = este ano a E.B.D. fará 150 anos. Faça parte desse grupo de alunos, seja discípulo do Senhor Jesus aprendendo as Santas Escrituras, compartilhando do amor de Deus e indo anunciar as Boas Novas da Salvação Nossos agradecimentos pela colaboração enviada por pessoa muito querida!

01 - ALVO DE DEUS PARA EBD: A INSTRUÇÃO NA PALAVRA (base: Fazendo discípulos, não anotei o nome do autor: - o pessoal do curso conhecia o livro e - eu não imaginava que seria publicado)

Eis o texto-base, ponto de partida para a questão do crescimento da igreja local onde se vê o alvo de Deus para Sua Igreja_ bem como a atuação da liderança: > aperfeiçoar os santos e guiá-los à maturidade; Ef 4.11-16 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,.12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;.13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus...à medida da estatura da plenitude de Cristo;.14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; .15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo’

Page 3: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

3

Considerações: 1- O NEGATIVO: por que não acontece como deveria? O que impede a EBD? 1.1 Em geral, os pastores não são preparados para valorizar ensino infantil.

. Na realidade, cada pastor cuida de se adequar à política da denominação para se manter na liderança daquela igreja local. A escola dominical para as crianças é encarada como só um tempo de ocupar as crianças enquanto os pais assistem a aula.

1.2 Programação serve para entreter as pessoas, dando-lhes o que esperam receber de uma igreja, a fim de garantir o comparecimento assíduo: daí ser necessário novidades . Não há o foco de ensinar a Bíblia para serem cristãos vitoriosos! 1.3 Crianças são usadas como chamariz para atrair os pais: mais gente na igreja!

Ser pastor não é isso. Aqui vale a admoestação em Hebreus 5.12 “ já devendo ser mestres, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar...”

2- O POSITIVO: motivos para que a EBD aconteça entre crianças e adultos. 2.1 preparar a ovelha para o serviço cristão: função do pastor de Deus para que, alguns, eventualmente, se tornarão mestres, também, cf ensina Ef 4 11-12

� De modo prático: incentiva e dá condições de fazer curso da APEC (Ver artigo: Resultado eficaz) 2.2 Dar a base e o respaldo para que a obra se realize: o pastor de Deus assessora, verifica, informa, acompanha até à conclusão. O pastor de Deus zela pelo rebanho em geral, como supervisor. 2.3 Ovelhas é que geram novas ovelhas e alimentam os recém-nascidos. > Eis o segredo da multiplicação: - é função do pastor dar condições favoráveis a que se ‘reproduzam’. A visão da liderança da igreja e dos próprios encarregados é a questão básica quanto ao bom funcionamento e resultado eficaz do Ministério Infantil e ensino das Escrituras na igreja local. 3- O ALVO MAIOR 3.1- O alvo para todo cristão é “ chegar à perfeita varonilidade “ inclusive pastores > cuidado para não perder de vista o alvo: > afeta o rumo de todo o ministério e da própria vida 3.2- Líderes, em geral, devem ser despertados para a necessidade de buscar crescer como cristão e vigiar para não se acomodar na posição de liderança a que chegaram, entrando em fase de estagnação espiritual, contaminando toda a igreja, - chegando até a “podar” os que ousam crescer > cuidado para não pensar, achar que já sabe...por estudo ou experiência A diretriz da Palavra é: Clama a Mim, responderei ...ensinarei ... Jr 33.3 - coisas grandes e firmes que não sabes' - é a condição para Deus continuar ensinando... 3.3- O Espírito Santo concede dons 'como quer'...'para o que for útil' 1Co 12.7 e 18 > cuidado para evitar 'panelinhas' (trabalhar só com quem você gosta) em vez de perceber a quem o Espírito concede o dom de trabalhar com crianças. Às vezes, é aquela pessoa (que você não gosta mas tem o dom) é justamente a 'ferramenta' do Espírito Santo para trabalhar em você a imagem de Cristo! Havendo tal visão, o resultado será uma igreja de cristãos maduros, ” 'não mais meninos inconstantes, levados por doutrinas várias ...' Ou que se deixam levar. Ef 4.14-15 4- PREPARANDO A PRÓXIMA GERAÇÃO 4.1- Tarefa realizada um pastor pode se considerar realizado, tendo completado sua tarefa quando prepara sucessores dignos na igreja local

Page 4: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

4

4.2- instrução _ A igreja precisa ser instruída de tal forma que não necessite sair para aprender em seminários a fim de estar apto para o ministério. Deus só tem um estabelecimento na terra: a Igreja. O autor usa a imagem de um doente com muletas para exemplificar o que ocorre hoje nas igrejas. Qual o melhor proceder: mais fábricas de muletas para atender a todos ou promover a cura, não sendo mais preciso muletas? 4.3- Ah! Também não convém tirar as muletas dos doentes. É necessário suportá-las até que a situação melhore. # A instrução de toda a igreja é muito importante, mas nem tanto a ponto de substituir o ensino dos seminários, necessário para futuros pastores ou instrução específica que desenvolva o dom do Espírito. Pena que, nos seminários, a ênfase seja apenas ao ensino acadêmico em vez de incentivar a vida devocional do aluno, o ensino da Bíblia e o aconselhamento: isso é o que mais as ovelhas do Senhor mais precisam. 5- PROMOVENDO O CRESCIMENTO DE CADA CRISTÃO. 5.1- A liderança precisa buscar crescimento e discernir em cada membro o dom do Espírito: textos sobre dons revelam linhas nas quais as igrejas locais devem crescer. Romanos 12.6-8 1 Co 12. 7-11 28 Efésios 4. 11-13 1 Pedro 4.10-11 # convém considerar esses textos com atenção sob a instrução do Espírito 5.2- Níveis de crescimento precisam ser observados até que se chegue à maturidade espiritual. Paulo dá a Timóteo a fórmula correta ‘e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, - que sejam idôneos para também ensinarem os outros’: 2Tm 2.2 VEJA O EXEMPLO DE PAULO, ELE NÃO COMEÇOU COMO APÓSTOLO.

Primeiro foi acolhido, curado e instruído At 9 . Depois, foi auxiliar de Barnabé (operou milagres) At 12

A seguir, vemo-lo entre profetas e mestres em Antioquia At 13 Finalmente, foi enviado a instruir outros, como apóstolo.

* É preciso voltar ao modelo original da Palavra, a começar pelos 5.3- Pastores precisam crescer...expandir sua vida espiritual, para expandir seu

ministério. Quando pastores e toda a liderança em geral, param de crescer, servem como “tampões” _ toda a igreja para de crescer atrás deles, só engorda, fica estagnada. Parar de crescer, estagnar a igreja não é intencional no indivíduo: está atrelada a uma situação de estrutura organizacional eclesiástica. *Cada um, alertado, precisa saber conciliar denominação com vida cristã progressiva

6- NA REALIDADE, OCORREM ALGUMAS POSSIBILIDADES 6.1- O pastor, percebendo essa situação de “inchaço”, ou estagnação, pode: a) pedir para ser transferido. b) buscar a Deus para ser usado na mudança da situação 6.2 - 'Explosões” fragmentam a igreja, ou o pastor é “espirrado fora” e os membros procuram um pastor adequado ao nível de crescimento da congregação 6.3- Os “crescidinhos“ saem daquela congregação, em busca de uma que lhes dê alimento adequado e lhes dê a chance de desenvolver seu ministério conforme o dom que Deus lhes deu. Ficam os bebês na fé, os que necessitam sempre do alimento que aquele pastor pode lhes dar e eles precisam para se manter vivos, mas sem crescer, como uma planta em vaso pequeno! BOM é_ quando o pastor, como um pai, vai crescendo junto com a congregação e propiciando o alimento necessário às diversas fases de crescimento, como numa família em que há adolescentes e bebês, por isso, não convém mudanças freqüentes de pastor. Levar um bebê à maturidade é trabalho de cerca de 20 anos.

Page 5: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

5

*Como numa família, é preciso permanecer unidos, crescendo juntos, superando juntos todas as fases do desenvolvimento. # no livro “Filhos precisam de pais” ... há interessante capítulo sobre: Filhos adolescentes, pais em crescimento *Quando houver líderes preparados para assumir a igreja local, o pastor está liberado para seguir avante como apóstolo (o que não significa abandonar sua igreja de origem) 7- *ATUALMENTE, OCORRE EXATAMENTE O CONTRÁRIO: _ pessoas inexperientes são enviadas assumem as congregações, vão para o campo. muitos voltam abatidos ou derrotados por falta de preparo para a luta *Na igreja primitiva, os experientes iam sempre voltando à igreja base sem abandonar as congregações. Ver cartas do NT _ At 15.36, 1 Ts 1.8-9 *Hoje, os melhores permanecem indefinidamente, não dando espaço aos novos nem formando sucessores. *Na igreja primitiva, os melhores iam. Não abandonavam o cargo, mas deixavam A responsabilidade com os ‘filhos mais velhos’ para instruírem a outros... 2 Tm 2.2 # O autor, em tom irônico, diz: -“ Aviões transformam pastores em apóstolos? - Referindo-se a pastores que vão para o campo sem ter a visão do apostolado. *Fixam-se no seu cargo, em vez de instruir e preparar seus sucessores. Obs _ sai mais caro para a igreja que os envia. Concluindo _ é preciso crescer, continuar a crescer, mesmo sendo líder e ter a visão de preparar sucessores, dando-lhes espaço para treinar “em casa”, sob supervisão. “Instruindo aos aptos para instruir” assim, até Jesus voltar. –x- * * *

ADENDO...é impressionante como estamos acostumados a ouvir, achar lindo e... - deixar tudo como está! A1- O QUE FAZER? Após um estudo desses, o mínimo desejável é estabelecer esquema de reuniões de oração e consagração, seguidas de estudos bíblicos cujo alvo seja buscado em conjunto, visando o crescimento efetivo do grupo. >. Aí vai! Quem é Jesus para você? Tendo aceitado Jesus como Salvador, já se Jesus para Ele ser o Senhor de sua vida? Entende o que isso significa?

*Jesus é, de fato, o Senhor, o Soberano do Universo e da terra. Se ainda não percebeu isso no seu coração, peça revelação do Espírito enquanto copia e medita nos seguintes textos_ Mt 28.18 > Rm 14.9 > 1Co 6.19 > Ef 1.20-23 > Fp 2.5-11 > Cl 1.12-20, 2.3 > 1Ts 1.9-10 1 Tess 3.6 > 2 Ts 1. 8-10, 2.7-8 > Hb 1.1-4 > Hb 2.9-10, 14, 17-18 4.12-13 7.22, 24-27 Hb 8.1 > 9.12,24 > 12. 1-3 > Ap 1.4-8, 17-18 5.5, 9-14 11.15-17 15.3- 4 16.5 19.11-16

A2- DE NASCIDOS DE DEUS, ESPERA-SE QUE, COMO BEBÊ NORMAL, CRESÇAM... -Há vida no espírito pelo Espírito Santo que aí habita João 14.17, Rm 8.9 - É preciso alimento da Palavra. 1 Pe 2.1-2, Hb 5.12 - É imprescindível que a vida seja transformada Rm 12.1-2 - Ninguém que realmente teve um encontro com Jesus continuou o mesmo: - Paulo, Gl 1.23-24 Pedro em Pentecostes, Jo 21. At 2.15 14 1 Ts 1.9 - Há sérias advertências para não sermos meros ouvintes da Palavra. 1 Jo 2.15-17 Tg 1.22- 27 Mt 7.24- A3- E ENTÃO? O QUE VAI ACONTECER, DEPENDE DE CADA UM! a) vai continuar tudo na mesma lerdeza e mornidão, até ...levar um susto! > 'porque és morno, vomitar-te-ei da Minha boca Ap 3. 14- 22 Diz Jesus à igreja dos últimos dias, tempo em que vivemos!

b) portanto é para nós: que vivemos no tempo de Laodiceia, a última fase da história da Igreja: assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, miserável, pobre, cego, e nu .18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas

Page 6: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

6

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. c) Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” Ap 3.22#

02 - INIMIGOS DA EBD

Resumo do livro: Vencendo os inimigos da Escola Dominical de Lécio Dornas, Ed Eclesia

Cap. 1 - CUIDADO! MÍOPES NA DIREÇÃO (resumo dos tópicos e opinião pessoal)

A) MINISTROS SEM VISÃO EDUCACIONAL

· Prioridades resultam da visão de cada um. Sem visão educacional um pastor não irá dar

a devida importância à Escola Dominical, daí pastores precisam ter visão educacional *Para alguns, só interessa a visão que têm quando estão no púlpito:

- Que lindo! Todos mudos, olhando para mim

B) A CENTRALIDADE EDUCACIONAL NA IGREJA: INSTRUI PARA AMADURECER

SER cristão é estar em constante processo educativo Ef 4.14-15 tudo na vida, também, passa por processo educativo

1- Precisa haver consciência da razão de ser da igreja_ . Por que? / Para que esta igreja existe? 2- Precisa haver querer pessoal em se expor ao processo educativo -seja de Deus, seja nesta vida. O que posso aprender com isso? / O que Deus me ensinou hoje? 3- Precisa disposição para aprender a fim de ensinar a outros. Ed 7.10 ‘Esdras tinha preparado seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para - ensinar em Israel seus estatutos e as suas ordenanças’... 3.1 - Aprender requer atenção, disciplina e persistência. 3.2 - Incorporar novo hábito ou habilidade, leva tempo 3.3 - Só ensina bem quem gosta de aprender porque sabe estudar. - Falando a Israel, Deus dá muitas dicas nesse ponto: Isaías 1.19 -“Se quiserdes e ME ouvirdes “ = ter informação para fazer / > Ah! se... Me tivesses ouvido...’ Sl 81.13

>A igreja existe em função da mensagem de Jesus e sua missão é fazer discípulos de Jesus o que implica em constante ensino / aprendizado

C) EVANGELISMO E MISSÕES

1- O ensino das Escrituras é que dá sentido ao Evangelismo e Missões

>. Quem vai ensinar, precisa ter aprendido! 2- O enfoque correto é _

todo cristão, cada cristão é um missionário em sua área de influência. Uns recebem dom e chamada para trabalho específico, mas todos devem “estar sempre preparados para “responder...a qualquer que vos pedir a razão da - vossa fé” 1 Pe 3.15 > o que requer ensino mais aprendizado 3- O ENFOQUE USUAL É: 3.1- Precisa dinheiro... até divulgação de trabalhos missionários visam ofertas 3.2-‘Precisa programação evangelística atraente’ Vamos preparar o show! 3.3- Afinal, o RELATÓRIO: - ‘ Distribuímos tantos folhetos” - “Houve tantas decisões”

Page 7: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

7

(Pena que o importante sejam os números, não as pessoas alcançadas) · Então: evangelizar sem discipulado = ensino posterior, é como deixar um recém-nascido à mercê da própria sorte: ‘Já fiz você nascer, - “Agora, “vire-se ” Antes de se pensar em Evangelismo é preciso ver se há suficientes discipuladores para atender e acompanhar cada novo convertido.

Antes de se pensar em Missões é preciso ver se há intercessores: - Quantos vão dar “cobertura” a este avanço do Evangelho, no campo do inimigo?

D) REQUISITOS PARA ADORAÇÃO REAL E LOUVOR AGRADÁVEIS A DEUS

- Só conhecidos pelo ensino / estudo da Palavra 1 - Quem o Senhor é... 2- Vida pessoal consagrada 3- unidade no Espírito Do contrário, é só cantoria e muito barulho, para não dizer batucada e declaração uníssona de um monte de vãs repetições sem a mínima base doutrinária E) AÇÃO SOCIAL PODE SE TORNAR PROBLEMA SÉRIO: PERIGOS:

1- apenas ação beneficente, cai nas boas obras.

2- é chamariz para encher a igreja, com a desculpa de atraí-los ao Evangelho 3- Pior ainda _ favorece o fingimento por interesse imediatista. Como será que Deus vê isso? Cristianismo real dá ênfase ao amor à Palavra, Sl 1.1-2. Js 1.8, e na observância de seus princípios Caso contrário, é apenas religiosidade vã.

F) ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

Administração da igreja voltada apenas para a programação - sem a real preocupação de instruir na Palavra, ocorrem vários erros: 1- A Bíblia torna-se apenas pretexto para apoiar idéias pessoais e manipular as

pessoas ao bel prazer do pregador sob a alegação _ “Mas a Bíblia diz...” e ninguém confere!

2- A pregação visa agradar aos ouvintes, com assuntos ‘leves’ evitando-se os “pesados” como o sangue de Jesus, a cruz, santidade, andar na luz. 3- As mensagens são superficiais com ranço de religiosidade. 4- Orações e Aconselhamento são meros chavões repetidos há séculos.

5- Vem assistir ao culto: é tempo passado na igreja para desencargo de consciência no sentido de estar cumprindo formalidades cristãs esperadas / desejáveis.

6- O intuito é cumprir a rotina administrativa = o que fazer para encher esse

espaço de tempo, que se convencionou que a igreja deva funcionar. Convém ser algo leve, agradável, não muito comprido para não se tornar cansativo, ter alguns cânticos modernos…Isso é teatro, para não dizer farsa e engano: não é igreja de Jesus!

7-Mais grave é quando a falta de instrução é proposital, a fim de que - os membros não percebam os absurdos que são ditos e que são feitos. G) SITUAÇÕES A SEREM RESOLVIDAS

Todos esses problemas existem, em maior ou menor escala,

- crônicos ou situacionais, em todas as igrejas. 1- O problema salta aos olhos, só não vê / não quer ver quem pode resolvê-los. >. Não adianta falar. Visão é Deus quem dá!

Page 8: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

8

2- Sem ter a visão de Deus, falar, às vezes, é pior. Aí, sim, a pessoa “finca pé” no erro: - Eu é que mando aqui... eu quero assim, e assim vai ser. 3- Está escrito: “se vir seu irmão pecando... orará a Deus” 1 João 5.19 É preciso intercessores que - se humilhem na presença de Deus, - confessem o pecado, - clamem por misericórdia e revelação aos responsáveis. H) QUANDO O PASTOR NÃO ESTÁ NEM AÍ

Já há certo tempo, pastor tem sido sinônimo de administrador de igrejas, Fazendo com que tudo ande como o esperado, que se cumpram os alvos, e não haja problemas. Poucos são os que realmente pastoreiam as ovelhas. Ocorre-me agora _ há nos Seminários matéria sobre a importância e lugar do ensino na EBD? Será que há oportunidade para conversas e oração quanto à verdadeira vocação e dom do pastorado? I) QUANDO O PASTOR / A LIDERANÇA ‘CORRE POR FORA’

É comum a liderança achar que já sabe tudo. Na realidade, quer dizer _ “Já ouvi isso mil vezes...”

Só não ousa dizer: “...e não me acrescentou nada! ” De fato, do jeito que as aulas são apresentadas ...tudo é mero blá-blá- blá, só falação para encher o tempo regulamentar e dar a lição estipulada pela revista. Não há quem aguente isso por muito tempo. J) ATITUDE QUE DEUS ESPERA PARA SE REVELAR

A condição de Deus é: ‘ Clama a mim, responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes (Jr 33.3) ênfase ‘no que não sabes’: aos ‘sabe-tudo’, Deus se cala. Sobre o Messias é dito: ‘O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo / como aqueles que aprendem ( corr) O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não fui rebelde, nem me retirei para trás’ Is 50.4-5 # note que até Jesus-homem buscava o Pai cada manhã para ser instruído e não foi rebelde.

K) O FIM DA MIOPIA Só ocorrerá pela misericórdia de Deus.

Não adiantam argumentos nem apelos. É erro a ser prevenido agora, nos seminários, mostrando como fazer certo para se evitar futuros desvios na edificação da Igreja do Senhor .

Page 9: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

9

OPINIÃO PESSOAL O Novo Testamento fornece o padrão para a igreja de hoje: João 12:48-50; Hebreus 8:6-13; 2 João 9; Colossenses 3:17 As cartas a Timóteo e Tito são instruções a jovens líderes Mas, no Velho Testamento há sérias advertências aos maus pastores que devem ser consideradas com atenção: Isaías 3:14-15 e 56:9-12, Jeremias 10:21 e 23:1-2 Estremeço só de pensar nos textos de juízo de Deus aos pastores omissos

Lideranças superficiais e omissas darão contas de

1 ovelhas que deixam ’morrer de fome’ ou vivem em estado de inanição 2 ovelhas que se desviam por não terem aprendido a ouvir a voz do Bom Pastor.

3 ovelhinhas que saem da igreja escandalizadas com atitudes incompatíveis não só com o padrão da Palavra, mas até mesmo com um mínimo de educação, bom senso e consideração para com o próximo.

4 ovelhas que se tornam rebeldes devido abuso de poder 5 ovelhas que voltam para o mundo devido inconsistência entre pregação e as atitudes / as decisões vivenciadas na igreja 6- ovelhas apáticas, enormes de ‘gordas’, inertes, enfastiadas, cheias - de tanta pregação atrativa, mas sem nenhum nutriente que as torne - saudáveis, úteis ao Reino e procriadores eficazes. 7- SEM FALAR na ausência de companheirismo e amizade nas horas difíceis. Contrário à orientação de João 13.35

‘Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros’ fim 02

03 - AULAS/ENSINO EBD Falando sobre ensino, tive saudades de minhas aulas do normal... Compartilho com vocês parte de um artigo sobre EBD (não peguei nome e autor: não pensei que seria publicado)

URGE ... conscientizar... (quem faz a obra) quanto à necessidade de se ensinar de FATO! - Princípios da Palavra que deverão ser sabidos na ponta da língua e vivenciados no cotidiano. Deveria ser considerada e ensinada como Escola Técnica Dominical: princípios nela apresentados são para serem sabidos e aplicados como os das escolas técnicas, com a mesma responsabilidade de uma escola técnica senão a casa cai, pega fogo, há enchente, entupimentos, faz mal à saúde. Calam –se todos os telefones Há prejuízos materiais e danos físicos. Enfim, “não saber” e não fazer conforme tais princípios levam a desastrosas consequências Solução: Reformular as aulas, utilizando-se métodos básicos de ensino: metodologia Quais? Aqueles que deveriam ser sabidos por qualquer pessoa que se propõe a ensinar qualquer coisa, desde culinária, corte e costura, até doutorado em física nuclear porque: ensina-se seres humanos que aprendem do mesmo modo - quer no 1O. ano primário, quer no último ano da mais difícil especialização. A questão é _ perdeu-se a noção do que é ensino Ensinar é diferente de informar _ os setores de comunicação INFORMAM: rádio, revistas, jornais, livros, palestras, simpósios, etc e tantos outros recursos disponíveis atualmente. ENSINAR é fazer a pessoa aprender, adquirir uma habilidade: como ler, escrever, nadar andar de bicicleta, dirigir, cozinhar, etc.

Page 10: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

10

A qual deverá desempenhar com certa facilidade que virá com a prática. Se for muito chato ou complicado, o aluno desanima, desiste, sente-se inferiorizado, pensa: - Puxa! Não sou capaz, não dou para isso. Não é para mim. * Ensinar é levar o aluno a superar se, de modo agradável - é mostrar um caminho que, inicialmente trilhado junto com o professor, poderá ser levado adiante pelo aluno, através da vida, até onde ele conseguir chegar. Ensinar é mostrar como se aprende Desculpe, me empolguei, na próxima página, vamos ao que interessa.

MÉTODO DE ENSINO - ou como dar uma aula para o aluno APRENDER. 1. MOTIVAÇÃO só se aprende se for despertado o interesse, atraída a Atenção do aluno. Por que preciso saber isso? Qual sua importância? Qual sua utilidade? Quais seus efeitos benéficos, se souber OU péssimos, se não souber. Costuma-se começar uma aula apresentando-se uma questão ou contando um caso - em que a aula traz a solução, mostra a solução. 2. APRESENTAÇÃO dos conceitos. Minha professora de desenho nos ensinou bem [. Ainda lembro, depois de 40 anos! ] Qualquer apresentação dever ser SIMPLES - SINTÉTICA - SUGESTIVA - Para que se alcance o objetivo proposto, que é Ensinar é fazer com que o outro aprenda. 2.1 usar frases simples falar só o que interessa 2.2 entremeado com ilustrações, exemplos, 2.3 auxiliados por recursos mnemônicos: siglas, esquemas, corinhos, cartazes, etc. Colocar esquema na lousa, falando o que escreve, enquanto o aluno COPIA no caderno Fazer os alunos participarem: lendo versículos e fazendo perguntas que extraiam a experiência dos alunos e eles aprendam a compartilhá-las, ficando à vontade para dinamizar a aula com comentários: é sinal que o aluno está atento, interessado e interagindo com a matéria apresentada. 3. FIXAÇÃO- rever pontos básicos, na conclusão Dar lição de casa _ sobre a matéria apresentada em classe! Ex_ copiar versículos, achar tais conceitos em tal livro, trazer por escrito o que observou durante a semana sobre a prática do tema da aula, como o tema da aula fez diferença no seu cotidiano, etc. Trazer material interessante sobre o assunto. NA REALIDADE, O ALUNO APRENDE AO FAZER A LIÇÃO DE CASA, daí ser importante dar lição de casa, ver se cada um fez e corrigir na lousa para cada um verificar sua lição se acertou_ E, se errou, copiar o correto. 4. VERIFICAÇÃO _ A cada 4 ou 6 aulas, ter um teste de avaliação; como _ versículos decorados, mais questões sobre conhecimento da Bíblia. E também: O que aprendeu para si, como seu cotidiano foi enriquecido por estas aulas? O que deu certo (ou não) pela vivência desses princípios? O que vai resolver daqui em diante? É preciso dar, para se receber: aulas dadas com tal procedimento, terá como reação dos alunos atitude participativa, animada, resultando no objetivo proposto: - . Ensinar é fazer com que o aluno aprenda. 5- IMPORTÂNCIA DA VISÃO DA LIDERANÇA no sentido de que: 5.1 Tal ensino não é utopia, é viável e possível de ser feito 5.2 Tal ensino requer pessoas habilitadas: qualquer um pode aprender esse jeito de

dar aula, BASTA QUERER ! e alguém se dispor a ensinar 5.3 incentivar e possibilitar às que tiverem jeito e quiserem dar aulas para as crianças, - que façam o curso da APEC

Page 11: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

11

6- TIPO DE PESSOA ADEQUADA PARA ENSINAR 6.1- Pessoas dispostas a “ encarar essa “ Realmente é desafio _ requer empenho, boa vontade e muita disposição (Amor a Cristo e às Suas ovelhas) 6.2- Pessoas disponíveis pois, atualmente, todos estão ocupados e “sem tempo “ _ para onde estão indo? Todos cuidam do urgente _ e o importante? 6.3 - Pessoas empenhadas a fazer o melhor Como exigir do outro o que não estou disposto a fazer? Antigamente, se dizia: ‘Maldito o que faz a obra do Senhor relaxadamente’’ Jr 48.10 Hoje, alguém sabe que esse versículo está na Bíblia? 7 - PENSAMENTO COMUM EM ALGUNS MEIOS O pensamento subliminar é: 7.1 é aula para crente : eles têm que perdoar meus defeitos, - desculpar deslizes, compreender ... - relevar ... perdoar... aceitar tudo! 7.2 aula para crente, de qualquer jeito serve: é só para ocupar o tempo da programação esquecem e ignoram que o fazem: - para o Senhor , - para edificação do corpo de Cristo - para capacitar futuros soldados que vão à guerra , e que podem ser abatidos se não lutarem conforme as regras, se não tiverem preparo adequado para o ’chumbo grosso’ - que vão encontrar pela frente: por isso, jovens desviam-se dos caminhos do Senhor - na adolescência e na Faculdade. As historinhas da Bíblia não servem mais para a realidade deles. 7.3 Pior quando dizem: ‘o Espírito Santo dá a Palavra’(quando levados presos, Mt 10.19) - como justificativa de seu despreparo e negligência citam o texto fora do contexto Conclusão: vivemos na era da mediocridade, e da auto suficiência: Quem se empenha em aprender e fazer bem feito é considerado exibido - É de se admirar que a Igreja esteja morna? Apoc. 3.20

EBD II - PESQUISA EM SUA IGREJA: À vista dos princípios apresentados para EBD eficaz, percebo que, no tempo em que fiz este curso, a igreja que frequento, - Igreja Cristã Paulistana _ observa-os, em linhas gerais. Programação: - Atende às necessidades dos membros quanto à duração, horário e divisão de classes. Todos têm senso de responsabilidade e o entrosamento entre departamentos é fácil, > informal, por ser igreja pequena. Departamento Infantil: está em ótimas mãos: líder _ cristã, cresceu nesta igreja, - psicóloga, fez APEC, trabalha com crianças. Música _cristã, líder está nesta igreja desde a adolescência, tem faculdade de música, leciona para crianças em escola secular e há muitíssimos anos na igreja, fez APEC- É mãe da líder e lhe dá assessoria informal. Professoras _ são membros mais recentes, quase todas lecionam em escolas seculares e estão sob liderança competente. Há transcorrer suave em relação a material Condições físicas, tais como claridade, espaço, mobiliário, etc. OK Em caso de imprevistos, o zelador é pessoa de boa vontade para acudir e, em outros casos, o acesso aos diáconos não é problema. Por ser igreja pequena, tudo se resolve mais facilmente. Departamento de Adultos_ tudo OK quanto à divisão de classes, horário, duração. Se precisar de alguma da secretaria ou algum outro material como lousa, retro, o zelador prontamente atende de boa vontade. O único ponto que poderia ser melhorado, é na questão de método de ensino, mas todos estão contentes como as coisas vêm sendo feitas, e está dando certo. Melhor deixar assim. As aulas são apresentadas de forma explanativa. Fim da pesquisa ~~~~~~~~~~~~~~~ fim 03

Page 12: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

12

04 - PARA UM ANO, EBD Esquema para EBD estudar a Bíblia toda em um ano: pode ser utilizado como método de círculos concêntricos, que se ampliam a cada ano ou usado em classe intermediária após o Batismo.

CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL. Nas escolas seculares o método que mais deu certo foi o de círculos concêntricos: - - Traçado um esquema básico de assuntos, a cada certo período de tempo, faz-se uma volta completa, cada vez acrescentando-se novos conhecimentos, de forma que: a ) o aluno fica sempre com a matéria viva na memória [ não esquece ] b ) mantém o interesse pois sempre há fatos novos sendo acrescentados c ) tem facilidade em APRENDER = INCORPORAR O CONHECIMENTO Pois cada volta dá base para a próxima etapa. - Vivemos na era da informação e da informática. Bom por um lado, péssimo de outro. - Especialmente na área de educação, os conceitos estão muito prejudicados. - Parece que foram esquecidos, pois estão sendo totalmente ignorados, os princípios

mais elementares que pedagogos modernos dedicaram suas vidas para difundi-los. Para ensinar, a pessoa precisa ter conhecimento básico de como acontece o

aprendizado, ou como se faz para alguém aprender

Ensinar não é apenas informar. Quando Deus criou o homem não colocou a tecla ENTER. Para haver aprendizado, é preciso despertar o interesse do aluno Gente desinteressada não aprende. Para não se malhar em ferro frio, é preciso verificar o grau de interesse dos alunos. Pesquisa ajuda para se ter noção exata de que tipo de alunos com quem se lida,

e _ também contribui para a auto analise da pessoa. • Por que você vem à igreja? • O que você aprendeu ser o cristianismo? • Como ser cristão faz diferença em seu viver diário? • Que tipo de ensinamento espera receber na escola dominical?

* . Ensinar é fazer com que a pessoa incorpore uma série de conhecimentos que farão diferença no viver, garantindo aptidões que não possuía antes. Ex aprender a ler, a escrever, a contar, dirigir. Se uma dessas matérias não passa a fazer parte da pessoa de modo que haja resposta imediata e satisfatória, não houve aprendizado. Ela apenas tomou conhecimento de algumas noções sobre o assunto.

No caso específico da escola dominical, é preciso conscientizar o povo que frequenta a igreja de que cristianismo não é apenas mais uma entre tantas religiões. Cristianismo é um modo de viver, que tem como base um modo de ser filho de Deus, pois por isso Jesus morreu e ressuscitou: para sermos novas criaturas e fazermos diferença em nossa área de influência.

Para isso acontecer: > é preciso ensinar cada cristão a se tornar verdadeiro discípulo de Jesus. E leva tempo! Jesus conviveu com os 12 por três anos ensinando, repetindo, rebatendo mostrando o, dando o exemplo. Mesmo assim, um O traiu, outro O negou, todos fugiram * Ainda não estavam prontos. Ainda havia muito o que dizer... * * Precisavam do Espírito Santo! * Precisavam ser novas criaturas. * Apenas trabalho humano, não resolve completamente: resulta em “saberetas”

ou sabichões convencidos. # . É necessário nascer de novo! * Requer conexão com Deus através do Espírito Santo. O professor cristão sabe que só há verdadeiro aprendizado se houver empenho de ambas as partes: professores e alunos em realmente buscar a Deus para viver de modo agradável a Deus, crescendo mais e frutificando.

> ADENDO: 4 LIÇÕES BÁSICAS Decorar versículos é indispensável: a Palavra é a base da fé do cristão. - Há muitos recursos que facilitam a memorização - Deve haver graduação, tanto de conceitos como de números de palavras.

Page 13: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

13

Depois do conhecimento de versículos básicos sobre a salvação, - reforçando o discipulado para o batismo - (pode ser dado a iniciantes, ou em conjunto no início da escola)

Convém partir para Panorâmica do VT ( janeiro a abril) Conhecimento Panorâmico das Doutrinas ( maio a agosto) terminando com Panorâmica do NT (setembro a dezembro)

Princípios Espirituais e Gabaritos para conferir o viver cotidiano com a Palavra: são ensinados por meio de versículos para decorar e vivenciar, com os devidos incentivos: - estrelinhas, prêmios, etapas a serem alcançadas (como as faixas de judô)

Primeiros 4 meses: Panorâmica do Velho Testamento . Convém estimular a ler na Bíblia, contar a história de modo interessante . Os maiores podem fazer pesquisa sobre curiosidades no Google. 01- No princípio ...# o que houve entre Gn 1 e 2: > a queda do anjo, o plano de redenção. 02- Preparando o cenário: restauração da Terra, criação do homem, 03- a queda+ Gn 3.15: a partir daí tudo gira em torno do preparo da vinda do Descendente 04- Deus fala a pessoas, ver continuidade na genealogia de Sem 05- depois com a família de Noé, até Babel. 06- os Patriarcas: Abraão, Isaque Jacó, José, até à descida do Egito. 07- Saída do Egito, Leis, Tabernáculo, 08- Conquista da terra e Juízes # Tais assuntos serão vistos em mais profundidade nas próximas rodadas. O importante é que o aluno saiba a matéria dada] 09- Reis, divisão do reino 10- Profetas a Israel, cativeiro do reino do Norte 11- Profetas a Judá, cativeiro do reino do Sul 12- 1a leva do retorno + Éster 13- 2a e 3a leva _ Ageu Malaquias e Zacarias. Segundo quadrimestre _ Doutrinas Básicas 01- Profecias sobre Jesus 02- A pessoa de Jesus 03- O ministério de Jesus 04- A morte de Jesus e seus efeitos 05- Ressurreição e seus efeitos 06- O Espírito Santo - a pessoa 07- O Espírito Santo - Sua obra 08- O Espírito Santo - Seu efeito no cristão 09- Salvação _ salvo do quê? 10- O que é nascer de novo? 11- O que é receber Jesus? 12- Santificação é com Sequência da salvação, não é opcional, 1 Co 1.30 Terceiro quadrimestre _ Panorâmica do Novo Testamento 01- Atos + 1a viagem de Paulo 02- Outras viagens de Paulo 03- Romanos 04- Coríntios 05- Vida Cristã Progressiva: Gálatas 06- Vida Cristã Progressiva: Efésios, 07- Vida Cristã Progressiva: Filipenses, 08- Vida Cristã Progressiva: Colossenses 09- Vida Cristã Progressiva: Tessalonicenses 10- Pastorais: Timóteo e Acertando o passado: Filemon 11- Hebreus: Jesus é melhor... 12- Cartas Gerais: fazer apenas um comentário Geral sobre cada carta # ver em detalhes na próxima vez 13- Apocalipse Alunos mais avançados podem ser desafiados a trazer comentários interessantes sobre

tais assuntos. Conclusão: esta é apenas rápida consideração sobre o Currículo Básico para escola dominical, caso se queira dar visão geral da Bíblia toda em UM ano Esquemas das aulas podem ser encontrados nos artigos do site. _Fim 04.

Page 14: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

14

05 - LIÇÕES INICIAIS EBD

O professor precisa saber bem, para bem ensinar.... Essas lições são base para

conversas informais aos que começam a frequentar a EBD e, devem ser repetidas de

vez em quando, entremeadas nas aulas do currículo.

QUATRO LIÇÕES SOBRE O INÍCIO DA VIDA CRISTÃ:

1-ama a Deus? 2- aceitei, E agora? 3- O que é aceitar Jesus? 4- Nascer de Deus é...

Confira!

ESTUDO 1 - VOCÊ AMA A DEUS?

*O verdadeiro amor evidencia-se praticamente _ Deus prova Seu amor em que Cristo morreu

por nós, sendo nós ainda pecadores Rm 5.8

*Outra prova de Seu amor são as Escrituras _ Através da Bíblia,

Deus Se revela- conta como Ele é.… o que pensa e gosta, como age.

*O verdadeiro amor requer reciprocidade.

Amor não correspondido faz sofrer tanto! Jesus disse

Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra João 14.23

Como alguém pode guardar o que nem sequer se importou em tomar conhecimento?

... A primeira prova de amor a Deus é ler a Bíblia.

Ler só por ler? Do tipo “entra por um ouvido sai pelo outro”?

Como você se sente ao ser amado só por “obrigação”?

* Amor se ensina / se aprende –sabia?

- Muitos não sabem expressar amor pois ninguém os amou de verdade.

- Amor se ensina indo junto. Ex: Amar é acompanhar o passo de uma criança em vez

- de ir puxando-a pelo braço.

... Amor também é evidência de ser cristão .... Por isso, resolvemos

Ir junto com você, encaminhando-o pelas Escrituras, como um guia turístico que_ ao levar em

passeio por cavernas _vai direcionando a lanterna aos pontos mais bonitos, interessantes ou

importantes, de modo que, ao sair, o turista está maravilhado!

Venha “passear” conosco pela Bíblia_ [copiar, ao menos um versículo por dia, das

referências dos estudos que faremos juntos] Talvez, no começo, precise prestar um pouco de

atenção por estar “andando” onde nunca esteve antes. Pode até já ter passado por lá, mas não

percebeu as belezas escondidas. Um guia experiente sabe mostrar onde colocar o pé e em

que direção olhar para se obter o máximo daquele “passeio”. E, com certeza, irá se

maravilhar! Seguem versículos que serão os primeiros degraus dessa nossa

maravilhosa aventura através da Bíblia _ é para ler e copiar um por dia.

- João 2. 5, 2.22, 5.24, 6.68, 8.31-32, 8.37, 47, 10. 27 – 28,

João 12.47-48, 14.21, 14.26, 15.7 e 15. 20 �

Page 15: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

15

Sugestão: comprar caderno espiral, “espetar” caneta no arame, deixar junto com a Bíblia

em lugar à mão. Achar o livro na Bíblia e deixar um marcador à vista. Quanto mais facilitar,

mais incentivo terá para criar o hábito de copiar, ao menos, um versículo por dia,

Evidência prática de que Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida

ESTUDO 2 - ACEITEI JESUS ... PRONTO!

É assim com você? Aceitou Jesus, foi batizado, frequenta a igreja regularmente ...Pode ser que

até já exerça um cargo! PRONTO

É assim? Fiz vestibular, passei ... PRONTO! .............. Já fiz a matrícula ... PRONTO! .............. Arranjei um emprego ... PRONTO! ................Fui promovido ... PRONTO! ............... C A S E I [viva! ] ... PRONTO!

NÃO É ASSIM, NÃO.

Todas essas situações representam etapas vencidas, fatos consumados, mas, para terem sentido e representarem algo efetivo na vida, requerem compromisso, fidelidade, adequar-se a elas, sem desistir. Implícita em cada uma dessas situações, há uma pergunta: e AGORA?

FILHO DE DEUS DIZ: ACEITEI JESUS... E AGORA?

Lá vão mais alguns “degraus” para prosseguirmos em conhecer o Senhor através de Sua Palavra: Gálatas 1. 21 > Efésios 5.8 > Filipenses 1.20,

Colossenses 1.21, 2.13 3.1-2, e 5, + 7-8 e 9-10 + 12-14

1 Pedro 2. 10 e 25, 1 Pedro 4.3 e 7.

Convém sempre ler o texto no seu contexto, isto é, ler umas linhas acima e outras abaixo das referências indicadas para se ter noção correta do que o autor quis dizer. # . Copiar só as palavras essenciais à idéia.

ESTUDO 3 - ACEITAR JESUS É ...

1- ... É ACEITAR OS TERMOS DE DEUS 1a O homem é pecador - Rm 3.23, 10.18 logo: Eu sou pecador. Entenda-se pecador como RAÇA = japonês, branco, índio, negro. *Raça são traços característicos herdados dos pais. Independe de posição social, cultura, religiosidade ou de suas ações, sejam elas boas ou más. Assim, cada ser humano é pecador.

1b Está sob a ira de Deus João 3.36

1c Caminha para a perdição Mt 7.13

1d Só há salvação em Jesus At 4.12, João 1.12

2 - ... É CRER NO NOME DE JESUS 2a Senhor = Soberano do Universo Hb 1.1-3 Autoridade p/ser obedecida Rm 14. 9

2b Jesus, Mt 1. 21 ... o nome da única pessoa, depois de Adão, que não pertenceu à raça de pecadores pois foi gerado pelo próprio por Deus- Seu Pai. Digamos que Maria foi a primeira “barriga de aluguel”. Jesus precisava nascer de uma virgem para não ter

Page 16: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

16

contaminação com semente [sêmen] de um pecador. Jesus era homem como Adão antes da queda e viveu sem pecar_ Hb 4.15

2c Cristo o Descendente de - Gn 3.15 ..................que veio na plenitude do tempo - Gl 4.4 ..................esmagar a cabeça da serpente - Cl 2.15

3- ... É CRER NO SANGUE DE JESUS_ Rm 3.25

3a Todo Seu sangue caiu sobre a terra _ João 19.34

3b Perante Deus, o sangue clama! Gn 4.10, Hb 9.14, Rm 3.23 a Gn 2.17 Quanto mais o sangue do único homem sem pecado, indevidamente morto pois “a morte é salário’ (o que se recebe como combinado) pelo pecado:

3c Jesus foi nosso substituto, João 1.29, Isaías 53. 4-6, 1 Pedro 3. 18

4 - ... É DIZER PARA DEUS: _ Eu creio ... Eu quero... Mt 7.7

* Aceitar Jesus é o primeiro passo do andar na luz: Jo 3.19-21 Sl 51.6 Falando a Deus, a verdade que há no seu íntimo, momento a momento ‘ e o sangue de Jesus...nos purifica de todo pecado’ 1 João 1.7 �

ESTUDO 4_ O QUE É NASCER DE DEUS?

Nascer independe de quem nasce.

Nasce quem foi gerado fisicamente pelo homem, João 1.13

Espiritualmente, quem nasce de Deus, tendo sido gerado de novo

* pela Palavra, 1Pedro 1.23 / e pelo Espírito Santo, Jo 3.3, 5, 7

O NASCIMENTO FÍSICO ILUSTRA O NASCER ESPIRITUAL

Nascer, fisicamente, é passar a viver nesta Terra e neste mundo = sistema de valores

O bebê já existia há nove meses antes... é criatura de Deus _ Sl 139.13

As pessoas existem separadas de Deus pelo pecado, Rm 3.23

Mortas, no espírito, pois separadas de Deus que é a Vida _ 1João 5. 12

Existem em trevas, pois separadas de Deus, que é Luz _ João 1.4, Jo 12.46

Só quando alguém crê e aceita a Jesus, é feito filho de Deus _ João 1.12

Já existia antes, mas

SAI do seu “mundo” _ Is 49.9 a, 2 Co 5.17

[como o nenê sai do útero]

ROMPE com o sistema que mantinha sua existência, Rm 11.24

[como é cortado o cordão umbilical] Ef 1.13

É SELADO com o ESPÍRITO SANTO,

[como o ar inaugura os pulmões]

Obs._ antigamente, para oficializar algo, o rei carimbava seu anel sobre cera derretida pingada

sobre o documento: era o selo do Rei,

[como hoje, quando um documento é registrado em cartório].

Page 17: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

17

Negócio fechado, posse garantida

[como o umbigo, quem nasce, tem]

É ser LAVADO da sujeira que trouxe de seu antigo mundo _ Tito 3.5

[como é preciso limpar aquela “meleca” com a qual todo nenê nasce]

* Deus nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor Cl 1.13 �

06 - EBF - RESULTADOS:

É o objetivo do BOM professor de Escola Dominical: Saiba como...obter resultados eficazes! Como um iceberg, em que o que se vê é apenas 1/3 do que NÂO se vê,

> na obra de Deus, para resultados eficazes, é preciso um trabalho intenso nos bastidores.

EBD é trabalho espiritual e requer:

1- ORAÇÂO 1.1 cada dia, orar nominalmente pelos alunos que vêm_ e as que se quer ver na aula 1.2 clamar pelos problemas deles: lutas/ áreas onde vê a necessidade do atuar do Espírito 1.3 compartilhar com cada um a Palavra que Deus nos der em relação àquele aluno enquanto ora com ele - ' Vamos estar orando em concordância nesse sentido,

sobre esta Palavra, e Deus vai operar, pois - Deus ' vela sobre sua Palavra para a cumprir' Jr 1,12

2- ATITUDE PESSOAL DO LÍDER 2.1 Coloca-se nas mãos do Senhor, para que Ele: Fp 1.6 e 2.13

aperfeiçoe a obra começada, conceda o querer e realizar a Sua vontade, Sua atitude íntima o faz orar: ‘Opere em mim o que perante Ti é agradável’ Hb 13.21

2.2 anda na luz : a cada momento fala para deus a verdade em seu íntimo Pede que 'convença de pecado' quanto ao que entristece o Espírito, Ef 4.30-32 ' Longe de vós toda amargura....>>> decorar para viver !

- para que 'o sangue de Jesus purifique de todo pecado' 1 Jo 1. 7 2.3 vazio de si mesmo e limpo, cuida em ser renovadamente cheio do Espírito, > para ser canal do atuar de Espírito na vida dos alunos EF 5.18-21

3- PREPARO_ 3.1 Capacitação doutrinária _ faz curso da Aliança Pró Evangelização de Crianças: ótimo BOM é buscar o Senhor para conhecer bem a Palavra: 2Tm 2.15

‘ Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que

> não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade’ 3.2 Preparo da lição: procura obter MATERIAL bom (doutrina+ pedagogia

adequado à faixa etária de sua classe_ ESTUDA a lição deixando-se ENSINAR por Deus Também procura assinar revistas e ir a eventos sobre EBD 3.3 Apresentação pessoal _ qualidades de embaixadora de Cristo (Organizada, pontual, representa bem seu Senhor) Alegre, Animada sem exagero, Atenciosa Boas maneiras: educada, gentil, considera os outros Cuida da aparência: limpa (Clean)! Não é vulgar: Veste-se com discreta elegância

Page 18: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

18

Acima de tudo: Cristianismo é relacionamento pessoal com Deus, sem o qual o professor

não conseguirá passar essa dinâmica para o aluno. Sem isso, EBD é mero programa de informação sobre a Bíblia como o Jornal Nacional e, às vezes, as notícias da TV afetam mais as vidas das crianças do que a EBD. (Relendo, percebi ser o resumo da orientação básica da APEC que entranhou em mim). Deixe que o Senhor sublinhe em seu íntimo as linhas que Ele achar por bem 'Considera ... pois ’ o Senhor te dará entendimento em tudo’ 2 Tm 2.7

� fim 06

07 - AGIR DE DEUS Se a queremos o agir de Deus em nosso meio e ministério, precisamos ser práticos: PRECISAMOS AGIR devidamente! Agir de Deus começa com ORAÇAO: > que cada um se disponha e se prepare na intimidade com Deus e dá muuuuuuito trabalho!) Sugestão de oração _ para que TODOS orem em concordância: Mt 18.18-19 Pai, 1- opera em mim o que perante Ti é agradável e necessário 2- que eu seja uma bênção Tua nessa EBF Pai, 3- esvazia-me de mim mesmo e limpa-me de todo pecado, 4- que, cheio do Teu Espírito, eu seja usado por TI nessa EBF 5- Toma nas Tuas mãos cada equipante e cada detalhe prático. 6- Prepara pessoas para darem continuidade à classe de boas novas: 7- Tira todo embaraço e oposição, nas regiões celestiais. Mensagem que fica e produz fruto é só aquela que o Espírito fala através dos vasos - vazios de si mesmos, e purificados de todo pecado Busquem par de oração, ao menos telefonem, só para orar especificamente sobre .... EBF (no caso) ou EBD * TEMOS MUITO QUE APRENDER COM OS PENTECOSTAIS, que são pessoas simples, - trabalham pesado o dia todo, muitas são faxineiras, outros pedreiros, e estão firmes, em cultos de 2 a 3 h quase todas as noites.... Fazem campanhas, vão à igreja em torno de certos objetivos comuns. _ * Fico pensando: como eles conseguem, e a gente NÂO! - . Está todo mundo ocupado demais, cuidando de si, trabalhando... A mensagem de Deus no tempo de Ageu, quando a casa do Senhor estava com as obras paradas, mas cada um cuidava de ter uma boa casa para si, foi : Ageu 1.5-11 “ Ora pois, assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. # em outras palavras: muito trabalho e pouco resultado AGEU EXORTA O POVO A RECONSTRUIR O TEMPLO Ag 1.7 Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, - enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa. Ag 1.10 Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos. Ag 1.11 E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho. # Então, o povo resolve voltar à reconstrução do templo e Deus torna a falar: Ag 2.15-19 Agora considerai o que acontece desde aquele dia. Antes que se lançasse pedra sobre pedra no templo do Senhor, quando alguém

Page 19: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

19

vinha a um montão de trigo de vinte medidas, havia somente dez; quando vinha ao lagar para tirar cinquenta, havia somente vinte._ Feri-vos com mangra, e com ferrugem, e com saraiva, em todas as obras das vossas mãos; e não houve entre vós quem voltasse para mim, diz o Senhor à Considerai, pois, eu vos rogo, desde este dia em diante, desde... o dia em que - se lançaram os alicerces do templo do Senhor, sim, considerai essas coisas. Ag 2.19 Está ainda semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar. * Edificar a casa do Senhor não é apenas cuidar para que prédio esteja em ordem: mas, no Novo Testamento, cada cristão é templo do Espírito Santo de Deus que cresce à medida em que pessoas vão sendo salvas:’ acrescentando um tijolinho, mais um ...mais um...

• Edificar a casa do Senhor também é cuidar do seu crescimento pessoal‘

Ef 2.21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, * Como vai seu tempo a sós com Deus? Tem afinado o ouvido para ouvir o que Deus a dizer através da Palavra? Para agregar outros, é preciso que nós estejamos firmes com Deus Senão, fica como o caso daquele dito popular: um cego guiando outro cego! Vamos orar ... –x-

08 - O QUE VOCÊ SABE? EBD

Só sabe ensinar quem sabe... o que vai ensinar: O que você, professor da EBD, sabe sobre aceitar Jesus e sobre a santificação? Deus trata questões práticas da vida diária, e de nossos sentimentos. Ao que aceitou Jesus, é preciso explicar o que aconteceu com ele. Jo 1.12 diz que foi feito filho de Deus Ef 1 diz tudo o que isso significa, em termos espirituais. *Na prática, o que significa? 1- Seu espírito, antes separado de Deus (morte espiritual) - Foi ligado a Deus por ter crido em Jesus = vivificado! - Foi justificado pela fé em Cristo Rm 5.1 - Foi selado com o Espírito Santo Ef 1.13

que veio habitar em seu coração = espírito Jo 14.16-18 O Espírito vivificado diz-se que ‘nasceu’: passou a existir no reino de Deus > do mesmo modo que o nenê, que existe na barriga da mãe, - só nasce quando passa a existir fora da barriga da mãe: sai para esta vida.

2- Como o nenê que vai ao berçário é o mesmo que estava na barriga da mãe, quem aceita Jesus e nasce de Deus _ aparentemente continua o mesmo. Mas de fato, houve uma > mudança no sistema de vida ao qual você, como o nenê, precisa se adaptar. 2.1 Precisa de gente cuidadosa que o alimente até que aprenda a comer sozinho. 2.2 Precisa de quem o mantenha limpo, até que aprenda... 2.3 Precisa de quem cuide de você, até que aprenda a se cuidar sozinho. E assim vai: andar, falar, vestir-se, e tudo o mais que significa crescer. *Isso é discipulado: ir junto com o novo convertido para que se adapte à maneira de viver como filho de Deus a fim de que cresça na graça e no conhecimento de Jesus. 3- Tem início o processo de adaptação e crescimento que se chama santificação. - ‘CHHiii, que coisa chata! ’ É exatamente isso que satanás quer que você pense: é o jeito dele impedir seu crescimento e fortalecimento de modo a se tornar infrutífero no reino de Deus. Santificação é o processo pelo qual o cristão se adapta ao padrão da Palavra na sua maneira de ser e de viver _ Dura a vida toda.

Page 20: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

20

* Nesse intuito, vamos compartilhar versículos básicos: Rm 12.1-2 Transformai-vos pela renovação da vossa mente... o vosso culto racional (Não é emocional, místico, espetacular, esquisito) (P) é pela Palavra: toda a Palavra, só a Palavra. Sl 1.1-2 >Js 1.8 > At 17.11 Deus quer operar uma obra de renovação no íntimo do novo convertido, feito filho de Deus: ‘ Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e > tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. ’ Ez 36.26 O que Deus quer tirar e o que Deus quer pôr? Deus quer trocar Ansiedade por vida de oração eficaz Medo por fé Raiva por perdão Sentimento de inferioridade por equilibrada aceitação de si mesma

Saiba como...

1- Do que você tem medo? Crente tem medo? Deus diz _ não temas . Deus sabe que continuamos a ter medo. Não adianta tentar eliminá-lo, nem fingir que não está lá com (fajutas racionalizações) O QUE RESOLVE: olhar de frente, encarar seus medos É preciso exercer a FÈ: confiar em Deus e Sua Palavra, acalma os piores temores _ porque foram postos em lugar seguro: nas mãos de Deus, que tudo pode ‘Quando eu temer, hei de [confiar] em ti. ’ Sl 56.3 Daí, é preciso conhecer o que a Palavra diz sobre o medo (lista anexa) PERIGO: Princípio (P) ‘ o que temi, me sobreveio’ Jó 3.25 2- Ansiedade nos acompanha cada dia. A Bíblia diz: não andeis ansiosos Fp 4. Não diz _ ‘não sintam ansiedade’. Diz ‘não andeis ansiosos’ Diz o que fazer com a ansiedade: transforme-as em oração (Vai viver orando, né?) Ao sentir ansiedade, pergunte-se: _ RESOLVE? O que resolve? *Colocar nas mãos de Deus, confiando no que diz a Palavra PERIGO: só orar, e não fazer mais nada Princípio (P) Deus não faz a nossa parte. João 11.39, 44 Não sabe o que fazer? O que diz a Palavra? > Buscar em chave bíblica. 3- Ira é reação natural ao sermos ofendidos, contrariados ou machucados. - Deus conhece nossa humanidade decaída e ensina a lidar com ela - Deus não tem ilusões a nosso respeito e nos ama assim mesmo! Sl 103.14 - Orienta: irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre vossa ira’ Ef 4.26 O antídoto contra a ira é o perdão: muito fácil falar e difícil de praticar (ver no site WWW.perolaspreciosas.com.br artigos sobre perdão) A melhor definição de perdão é: abrir mão do direito de ficar com raiva Só que a raiva não resolve nada, só complica quebra minha comunhão com Deus e, ainda, dá brecha ao inimigo para me atormentar 2 Co 2.10-11 O padrão de Deus é: perdoa como Deus em Cristo vos perdoou, Ef 4.32 ao orar, perdoa... Mc 11.25 Convém dizer a Deus como se sente em relação ao ocorrido, Pedir que liberte do ressentimento e rancor, Confia no Senhor que não deixará o ofensor impune ‘ Minha é a vingança, eu retribuirei’ Hb 12.30 Gabarito: (atitude exemplar a ser seguida à risca) ‘ Julgue o Senhor entre mim e ti, Gn 16.5 ‘minha mão não será contra ti’ 1 Sm 24.12 (não se vinga, nem faz desaforo) 4- Sentimento de inferioridade ocorre ao se comparar a outros que julga superior ou advém de padrões muito altos exigidos pela família ou grupo e, até, pela própria pessoa muito exigente consigo mesma. Deus mostra pela Palavra, que cada um é valioso aos Seus olhos do jeito que é, cada um tem um lugar só seu no reino e na família de Deus. Então, amados e aceitos pelo Senhor do Universo _ por que (?) deixar que um sentimento negativo e mentiroso tenha lugar em

Page 21: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

21

nosso íntimo. Precisa dar um firme e definitivo: - ‘ Xô, mentira sobre mim mesmo’ Deus me ama como sou e sua graça se aperfeiçoa na minha fraqueza (2 Co 12.9) : quando eu não consigo, Deus me leva no colo. E vai me dar saída e estratégia para lidar com o fracasso’ 1 Co 10.13 Mas não é para se acomodar na inferioridade pois Deus quer que Seus filhos cresçam: Base na Palavra: tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós [começou] a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus (Fp 1.6) opera em vós o querer e o realizar a Sua vontade ‘ (Fp 2.13) ‘ vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é [agradável], por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém’ (Hb 13.21) # não desanime: estamos sendo feitos para o Milênio. Já deu para perceber que a Bíblia é um manual prático de bem viver, - além de revelar quem o Senhor é... # # #

09 - O QUE A BÍBLIA DIZ...

Reflexões para o professor: o que vc diz em sua aula? A BÍBLIA DIZ... é o assunto das aulas da EBD; o ‘ACHÔMETRO' é uma desgraça! *Cristão não ACHA nada... segue o que a Bíblia diz... Mesmo falando a crianças, o professor precisa ter cuidado extremo em só dizer o que a Bíblia diz...mesmo porque, Deus assiste sua aula! - Prostituir (dic.) do latim prostituere: expor, pôr à venda - Às vezes, a mocinhas com vestido um tanto ousado, costuma-se dizer: - 'Não se exponha...' - Há casos de pessoas que ‘vendem’ seus valores por interesses pessoais # Essas são formas de se prostituir (há outras) * Muitos estão trocando valores da Palavra, - para justificar seus valores corruptos à luz do que, supostamente, a Bíblia diz..., mas ‘até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou til se omitirá da Lei Mt 5.18 ‘Qualquer...que violar um destes mais pequenos mandamentos, - e assim ensinar aos homens será chamado menor no reino dos céus... - aquele que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus’ - acatar ou não o que a Bíblia diz...tem consequência eterna. * Deus é o Juiz, mas o homem tem a liberdade de escolher como agir, Sl 75.7 # e a responsabilidade de arcar com as consequências de seus atos. ‘Cada um dará contas de si mesmo a Deus’ Rm 14.12 *Sabendo o que a Palavra diz, como (?) a gente acaba pecando? O que nos leva a agir fora do padrão de Deus? (Duas aulas, dadas em escolas diferentes, me ensinaram princípios importantes, -que nunca ouvi antes, explicando como funciona o mecanismo psicológico que leva ao pecado). A- Primeiro, um triângulo que se torna círculo vicioso: O Pensamento influe > Sentimento que determina > Comportamento que reforça > o Pensamento, e assim vai... Tudo começa na mente: # se não quer pecar, PENSE como a Bíblia diz... # Minha resistência ao Evangelho era que todos se tornariam robôs, pensando e agindo do mesmo jeito. Convertida, percebi a maravilha do atuar de Deus que ‘limpa’ a personalidade de cada um revelando todo seu brilho empanado pelo pecado (por isso brilhantes são lapidados) * A filosofia do Evangelho é contrária à do mundo, e diz: # quem perde, ganha: Mc 8.35-38 # quem abre mão de algo passageiro, ganha valores eternos.

B- Depois, a dinâmica íntima do pecar (agir fora do padrão de Deus) O homem foi criado com Razão (penso) Sentimento (sinto) Vontade (decido) # Então, como o diabo fez com a Eva, ainda hoje faz com cada um de nós,

Page 22: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

22

> e as pessoas ainda caem. Para quebrar essa ‘rede’ é preciso conhecer a dinâmica da tentação que nos leva a pecar (agir fora do padrão de Deus)

1- Faz oferta através de veículo atraente, Gn 3.1 (nunca parece feio)

2- Projeta PENSAMENTOS (ou brotam de nosso coração pecador) Rm 3.23 1João 1.8 2.1 todos somos pecadores: a tendência natural é agir fora do padrão de Deus 2.2 a mente foi criada para ser guardiã do coração 2.3 atraída para longe de suas funções de discernir o certo e o errado, - Acolhe pensamentos que parecem bons (não certos) - ACHA, pensa: - Huuum, isso parece muito bom (olhos) 3- PENSAR influi o SENTIMENTO, que atiça o desejo: concupiscência da carne # sente forte desejo do que atrai prometendo prazer ou satisfação pecaminosa

4- A VONTADE decide que quer isso para si: # EU QUERO isso para mim

5- Daí AGE... fazendo o que Deus disse ‘NÃO faça ’: está consumado o pecado: Gn 2.17a

6- Consequência, MORTE: separa-se de Deus / quebra a comunhão com Deus Gn 2.17b Is 59.2

7- No Seu grande amor, mesmo rejeitado, Deus vem ao encontro do homem, - e chama: - Onde estás? Gn 3.9

* . Hoje, onde você está? Em relação à Palavra de Deus 7 .1 .Faz o que ela diz... 7 .2 quer dar jeitinho de torcê-la para agir como quer sem arcar consequências 7 .3 ignora o que a Bíblia diz...rejeitando o padrão de Deus: o certo, o melhor! Hoje Deus chama você ...E você: tem vindo a Ele? Precisa sair do esconderijo: medo de ser descoberto! Onde você se esconde? - Espírito crítico (acusa) trabalho, busca prazer, 'fecha-se', álcool, drogas (vícios) O QUE OCUPA O LUGAR DE DEUS EM SUA VIDA?

1- Ídolos do homem moderno _ (Extr. Psiquiatria de Deus _ Ed Betânia)

1- DINHEIRO: EU posso comprar (ou o amor ao dinheiro, a ganância de obtê-lo) 2- PODER: EU é que mando 3- PRAZER: isso ME satisfaz, quero só o que ME agrada. 4- CONHECIMENTO: EU sei ... 5- FAMA: aplaudam-me, EU sou o bom!

# TV, que rouba a vida familiar, o tempo a sós com Deus A Bíblia diz: ‘O Senhor está no seu santo templo, cale-se diante dEle toda a Terra’ Hc 2.20 As pessoas dizem: - ‘Shhh! A TV está ligada...’ cale-se ante ela toda a família.

Internet, que isola, tornando a pessoa presa fácil da lascívia, e do inimigo ‘Não porei coisa má perante meus olhos’ Sl 16 Ah! Nada contra a TV e a Internet em si, - mas contra o mau uso que delas se faz. 2- Importante princípio explica o que houve no Éden: Rm 6.16 ‘a quem obedece, torna-se servo...’ Constitui seu senhor ‘de quem é vencido, faz se o tal servo’ “ “ “ 2Pe 2.19 Às vezes, vem ‘camuflado’ de coisas boas, parece certo e honrado > ‘é para Deus’: parece santidade mas pode ser ’é o que EU quero' > ‘não é justo’: parece justiça mas pode ser 'EU julgo justamente' > ‘é o melhor’: parece bom mas pode ser ' vale o que EU digo' > ‘não tenho tempo’: parece diligente mas pode ser 'não ME importa' > e assim vai... 3- Como desmascarar o engano do pecado?

Page 23: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

23

3.1 perceber o que está por trás: no Éden, por trás da serpente, estava o diabo -O que está por trás daquele seu pensamento: o que a Bíblia diz...? # A Palavra revela a Verdade, Jo 17.17 ' conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará' João 8.32 e 36 - Santificação é separar-se do pecado, separar-se para Deus 3.2 Falar a verdade para Deus: andar na luz, 1João 1.7 i) Dizer: Deus, isso está fora do Teu padrão, quero FORA do meu coração! (Pecado faz separação também com o irmão) - Não precisa ser coisa horrível: Gl 5.24-25, Ef 4.30-32, 5.18-21, 1Ts 5.19 � Basta não querer o que Deus quer, já é rebeldia! 1Sm 15.22-23 ii) Deus, que começou a boa obra, a completa: # opera o querer e o realizar, Fp 1.6, 2.13 iii) A Bíblia ensina a lidar com nossa humanidade: Ef 4.26-27 (ira) Sl 56.3 (medo) Fp 4.6 (ansiedade) Sl 73. 2-3 (inveja) *Falar, admitir a reação natural, aciona o sobrenatural de Deus: 'o sangue de Jesus purifica de todo pecado’ 1Jo 1.7 e 9 3 .3 Admite, CONFESSA: é perdoado, 1Jo 1.9-2.2 / é curado, Tg 5.16 'o sangue de Jesus purifica de todo pecado’ 1Jo 1.7 e 9 - o Espírito, não entristecido, age: ‘arvorará Sua bandeira’ Is 59.19 corr Curadas as feridas da alma, está apto para PERDOAR Ressentimento é ardil do diabo para nos manter presos, 2Co 2.11 ‘o sábio retém a sua ira, sua glória... é passar por cima da ofensa.’ Pv 19.11 # O que a Bíblia diz...sempre é a Verdade, sempre é o melhor!

10 - ALFABETIZAR, EBD A escola bíblica dominical pode ser meio de auxiliar na alfabetização ou

ALFABETIZAR, ter umas aulas interessantes para a turminha da pré-escola ou até mesmo alfabetização de adultos pode ser um meio de atrair pessoas ao Evangelho. Alfabetizar é mais que apenas ensinar juntar as letras: é mostrar todo um mundo interessante de idéias que se transmite através das palavras Especialmente no caso de alfabetização de adultos, contar como surgiu a escrita, como era antes da escrita e as dificuldades que havia. Dizer: - “Não é que precisam saber ler, é que saber ler é muito interessante: leva a gente a lugares distantes, sem precisar sair de onde estamos Tb comunica informações preciosas para vivermos melhor Ensina a plantar = horta que dá comida boa a cozinhar = fazer comidas gostosas e por aí vai, sempre pedindo as idéias dos alunos Dizer que Deus nos ama e deixou escrito tudo o que precisamos saber a respeito dEle e das coisas do céu: então, sabendo ler, vamos poder começar a conhecer Deus. ALFABETIZAR é mais do que ensinar os alunos a juntar sílabas ALFABETIZAR é ampliar os horizontes da pessoa para muito além de si mesma é desenvolver a capacidade de observar detalhes é levar a pessoa a rever conceitos acabando com preconceitos e mitos é mostra a diversidade maravilhosa de nosso mundo físico e social Isso se faz - mostrando figuras e conduzindo o raciocínio com perguntas adequadas - conversando ( falar + ouvir opinião deles ) - Informando sobre as diversas realidades físicas e socioculturais

Page 24: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

24

ALFABETIZAR também amplia a perspectiva de quem ensina: - Aguça os sentidos para olhar o mundo além de si mesma a fim de informar os alunos - Aguça a percepção para atender à necessidade de cada aluno em particular > motiva a aprender para, obter melhores resultados com mais facilidade para ambos - Aguça o raciocínio na busca de formas e meios para alcançar bem seu objetivo de fazer

um discípulo que será influência positiva na área de influência dele. Alguém disse que ENSINAR é ampliar horizontes com consequências eternas - quanto mais os que ensinam a Palavra! ! ! Vejam no Google:

Aula pratica de alfabetização pela Bíblia https://www.youtube.com/watch?v=RGIZNQDUHd0 Veja também: https://www.facebook.com/AlfabetizacaoPelaBiblia

11- DICAS EBD

Seguem algumas idéias para tornar a leitura algo interessante, até instigante, e alfabetizar adultos pode ser o meio de outros alunos se achegarem e se superarem Pergunte um assunto que os interesse e comece a mostrar artigos sobre o assunto para motivar à leitura( pode pedir que pessoas da igreja tragam jornais e revistas para recortar figuras e fazer um material interessante

1- Pode mostrar a revista e pedir que mostre figuras que o atraiam, (ou ele traz de casa) Recortar e colar num caderno, escrevendo a palavra em letra de forma e de mão O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória o desenho da palavra, depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo. Escrever frase simples relacionada com a figura 2- Colar figuras em pedaços de cartolina cortados todos do mesmo tamanho Faz isso com umas 5 ou 6 palavras e depois faz joguinho de memória: coloca na mesa as cartolinas do lado onde só tem a palavra escrita e ele precisa dizer que figura está 'escondida' atrás daquela palavra Se errar, mostra a figura e volta para a mesa. é para associar palavras com imagens: muitos perdem interesse na leitura por se fixarem apenas na letras e elas não dizerem nada em termos de idéias. Quando o aluno aprende a associar palavras a ideias, > começa a ter mais interesse em ler. 3- Corinhos evangélicos ou versículos simples: ex. Eu sou o pão da vida, João 6.35 Explicar que Jesus quis dizer que, como o pão: - Ele preenche lacunas em nosso coração e nos faz satisfeitos. - Também, Jesus sustenta, dá forças para viver o dia a dia - E ainda: Jesus dá resistência ao mal que nos rodeia, como a comida nos faz resistentes às doenças que estão no ar. 4- Cada aluno escolhe uma figura. A professora pergunta a cada aluno que figura escolheu e escreve a palavra na lousa. Toda a classe olha bem para o desenho da palavra e imagina o que ela ‘conta ‘: flor, maçã, orelha, etc... Depois cada um diz uma frase simples sobre a palavra e a professora escreve na lousa. Finaliza dizendo: _. Olhem quantas coisas as palavrinhas estão nos contando 5- Brincar trocando apenas uma letra e fazendo as crianças rirem pelo que apenas uma letra fez a palavra ‘contar’ diferente; ex: mola ... mula ... mala mela Mimi (a gatinha) Conversar sobre figuras interessante: ex: história, lugares exóticos, etc.., - contando o que representam Mostrar figuras e pedir para inventar uma história: dirigindo o pensamento com perguntas simples: - o que acha que estão fazendo? Por que estão alegres? Como foram para lá? Dá para saber a profissão deles? Etc..

Page 25: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

25

O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória o desenho da palavra, depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo. O cérebro vai fixar e guardar na memória o bloco de letras associando-as às figuras (idéias) agiliza a leitura e o entendimento do que se lê, associando as palavras às idéias. Ler fica mais rápido e prazeroso A pessoa vai aprender a ler palavras, depois frases em blocos, - base da leitura dinâmica INCENTIVAR A LER os RÓTULOS do que tiver em casa: sabonete, shampoo, produtos de limpeza, remédios, etc. Pedir para trazerem de casa, mas fazer advertência especial às crianças para que elas peçam aos adultos. Folhetos de propagandas de supermercado são ótimos, pois as pessoas estão acostumadas com os nomes dos produtos associados à embalagem. O que desanima a pessoa é ter de decorar a seco todas as sílabas e combinações com as vogais sem estar associadas a nenhuma figura, nem idéia -x- fim 11 dicas

12 - PLANEJANDO UMA ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS Planejamento de evento evangelístico: Escola. Bíblica de Férias. INTRODUÇÃO: Evangelizar é o alvo da Igreja. Louvável o propósito de se realizar EBF com propósito evangelístico Tratando-se de alcançar crianças, em geral se aproveita o tempo das férias escolares para realizar programação mais intensa visando alcançar especialmente as crianças que não frequentam a igreja local para, através delas, ganhar para Cristo também os familiares. É a tão conhecida EBF _ Escola Bíblica de Férias

Planejar uma EBF envolve muitos fatores

É preciso considerar _ espaço físico, recursos materiais, qualificação dos colaboradores Importantíssimo, também, é adequar a programação ao nível do público-alvo, Porém, sejam quais forem as condições, mesmo tendo o cuidado de se adequar a programação às reais condições disponíveis, ACIMA DE TUDO: importa que o trabalho seja feito.

Que a falta de condições ideais não seja desculpa para a omissão

Tópicos imprescindíveis a serem considerados

1- Planejar é a orientação de Deus para o homem: que pretende construir... Lc 14.28-32 que pretende entrar em guerra...

EBF é empreitada que constrói o Reino de Deus e, também, é guerra contra as trevas

2- A Bíblia diz claramente que todo trabalho independente de Deus é vão Se o Senhor não edificar a casa, em vão constrói o homem, Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela... Sl 127.1-2

EBF requer uma equipe que se colocou sob a dependência do Senhor

3- Orar é levar as circunstâncias a Deus e trazer Deus às circunstâncias. Orar é ordem de Deus_ Pedi e dar-se-vos-á... Mt 7.7 Jesus enfatiza a necessidade de orar em duas ocasiões especiais: a) pedindo ceifeiros à seara, Mt 9.37

b) que a fuga não se dê nem no inverno, nem no sábado Mt 24.20 > até em terrível situação de juízo, Jesus ensina a orar mostrando que orar influi nas circunstâncias. EBF requer uma equipe que se dispõe a orar pelos mínimos detalhes

Page 26: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

26

Sobre oração:

Tudo na vida cristã precisa ser resultado de oração: inclui todas as reuniões de planejamento (EBF ou as demais...) bem como toda a ação subsequente sejam resultado de orações específicas e expressão do direcionamento do Espírito Santo...

Nesta época de humanismo e ativismo, a oração tem sido relegada a vigésimo plano ou - é feita apenas pró-forma.

Hoje, importante é realizar; importam os resultados, o relatório, a estatística!

Como orar?

a) entregar tudo nas mãos do Senhor

b) pedir dEle o modo como Ele deseja que Sua obra seja realizada

c) orar a Palavra: orações curtas e bem objetivas

- que envie os colaboradores escolhidos por Ele Mt 9.37

- que desde já o Espírito Santo esteja agindo nos corações, 2 Co 4.6

- das pessoas que Ele vai enviar para esse evento.

- que a Palavra não volte vazia mas faça o que Lhe apraz _ Isaías 55.11

- que tudo o que for dito e feito seja para a glória do Senhor Cl 3.17

- que Deus conceda que muitos vão a Jesus _ João 6.65

- que o inimigo esteja sendo sujeito debaixo dos pés de Jesus, Hb 1.13 Ef 1.22-23

- que o Senhor vá à frente cf Is 45. 2-3 /

- que perfeitamente desembarace nosso caminho _ 2Sm 22.33

- que leve a bom termo o que nos diz respeito Sl 138.7 corr

Convém dar uma cópia desse esquema básico de oração a cada colaborador Mt 18.19

Ser Igreja do Senhor e funcionar como tal neste mundo, requer viver cf Gabarito da Palavra. Tudo menos do que isso, é brincar de igrejinha, é trabalho na carne, é planta sem fruto: - o diabo nem liga de se opor.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

1- Orar _ tudo o que se relaciona com Deus só começa, de fato, com a oração.

2- Escolher os líderes de cada segmento . Liderar é, também, dividir responsabilidades e delegar tarefas . Cada líder fica responsável de escolher colaboradores, método e material das aulas

a) Líder das “tias” b) Líder da cozinha c) Líder de música idem

d) Líder do encerramento e atividade geral, diversificada depois do lanche

e) Líder de trabalhos gerais (tais como disciplina, controle da porta, e tudo mais que precisar)

3- Reuniões de retorno para verificar com cada líder 3.1 o andamento do planejamento, sugestões e acertos

Page 27: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

27

3.2 verificar dificuldades _ encontradas e que precisam ser sanadas

3.3 Convém o Líder geral estar sempre em contato informal com os outros líderes:

Pode-se orar e resolver muitos pequenos detalhes por telefone [e-mail também ajuda muito]. Esses acertos informais serão relatados rapidamente nas reuniões com todos os líderes de modo a agilizar as resoluções e tornar reuniões gerais curtas e objetivas.

CONVOCAÇÃO DAS EQUIPES

Líderes das equipes _ em princípio: cada líder se encarrega de convocar seus colaboradores . Marcar suas próprias reuniões decisivas. Comunicar o andamento das coisas à líder geral.

> Apelo de púlpito _ convém que seja feito, de púlpito, tanto apelo à boa vontade dos que serão abordados pelos líderes de equipes como apelo enfático a voluntários _ pois EBF, de menor porte que seja, representa trabalho intenso, requer organização, muitas providências e a participação de todos os membros direta ou indiretamente.

- Mais detalhes, ver DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS (conte como foi a sua experiência)

OCASIÃO: Durante a semana: Dias _ de Terça a Domingo Horários_ das 14 / 14.30 às 17 horas Houve acordo quanto ao horário da semana

Surgiu impasse quanto à questão do ENCERRAMENTO NO DOMINGO:

a) Encerramento de manhã, junto com a Escola Dominical regular_ > caso haja EBD de manhã, a fim de entrosar visitantes às reuniões da igreja Obs. Não é muito conveniente pois os pais que não são crentes querem dormir um pouco mais, e as mães ficam preocupadas com o almoço, as crianças acabam não vindo pois durante a semana, muitas delas foram trazidas pelas mães que vinham com seus bebês

b) Programação especial no meio da tarde > Se a Escola Dominical for no fim da tarde, é mais conveniente: pode ser das 15 às 17 horas Programação mais compacta, incluindo-se tempo especial com os pais (Ver programação). Obs: Espaço para alguma observação de alguém do grupo LANCHE

É IMPORTANTE ser saudável e fácil de comer, adequado à idade; ex: mais reforçado aos adolescentes, bolachinhas para os bebês De acordo com o nível social das crianças: p/ classe média alta nada de bolo Pulmann

Horário do lanche: após lição principal, antes da lição missionária (encerramento)

Duração: Depende do número de crianças: computar tempo para servir e comer...

Servir o lanche envolve muitos detalhes (observe a sua realidade)

LOCAL

Page 28: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

28

a) se a igreja possui SALÃO COM MESINHAS_ cada classe pode sentar numa mesinha, * o lanche salgado já está nos pratinhos - o suco é servido à medida em que as crianças sentam... - o doce, servido depois / cada “tia “pode controlar a mesa de sua classe. b) o lanche pode ser servido na própria classe_ se houver carteiras com apoio aos copos. (Não faz mal a sujeira, pois a reunião final será em conjunto; ter latão para o lixo)

c) mesas grandes - as classes saem em fila, pegam o salgado e sentam - o suco será servido nas mesas mais o doce em pratinhos.

Obs.: sendo necessário improvisar, sempre é bom passar em fila para pegar o salgado

(Já vai comendo...) depois segue para pegar o suco (já nos copos, em mesa próxima)

e senta em cadeiras espalhadas pelo local.

Doce já cortado, nas mesas ou servido em pratinhos.

# havendo dinheiro, suco em caixinhas com canudos evita sujeira...

A EBF deve funcionar, também, como elemento educativo:

- quanto a uma boa qualidade de vida: ensinar modos na fila e à mesa, ensinar a

importância de se manter o ambiente limpo: para isso, é preciso haver latões por toda a

parte, onde jogar os descartáveis. Ensinar colaboração: geralmente os sanduíches são

servidos em saquinhos = hot-dog, que sejam jogados nos latões de lixo.

. Solicitar às crianças que levem seus copos ou canecas até certo local,

QUANTIDADE DO LANCHE

Requer cálculo de pessoa experiente para não faltar nem haver sobra excessiva.

No Planejamento deve estar incluído o número de crianças estimado para ser

alcançadas de acordo com o espaço disponível.

> o que irá determinar o alcance da divulgação.

Os produtos não perecíveis podem ser comprados em embalagens econômicas_

Sobras: vender a preço de custo a membros da igreja, [mesmo assim, é bom não

exagerar].

Para o primeiro dia: cálculo estimado a mais, dos produtos perecíveis, salsichas,

por exemplo. (Se sobrar, poderão ser utilizados nos próximos dias)

MENU - CONFORME A CLASSE SOCIAL e IDADE DAS CRIANÇAS:

PÃO com salsichas, frios, carne desfiada, ou tortas*, salgadinhos, * etc...

Sucos ou Nescau [cafezinho para as mães, bolachas para os bebês]

DOCE = bolo*pulmann ou feitos pelas mães (comprados prontos?)

docinhos de padaria [ os que vêm embrulhado um a um ]

Saquinhos de pipoca doce, etc. [haja criatividade! ]

Conforme o tipo da igreja pode ser solicitada a colaboração das senhoras no sentido de

enviarem bolos* e tortas*, salgados”, (sempre todas do mesmo tipo).

Page 29: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

29

Se for EBF para muitas crianças, combinar que, em tal dia,

> tantas mães vão mandar, todas elas, só bolo de fubá, de cenoura, por ex.

Trabalho feito em tese e em linhas gerais_ à vista de muitas EBF’s feitas em vários

locais diferentes. Há outros detalhes a serem acertados de acordo com a realidade de

cada situação. Além dos imprevistos que sempre acontecem. Fim E. B. F.

ADENDO: FERIADOS PROLONGADOS

Fins de semana prolongados são boa ocasião para um estudo mais

aprofundados da Bíblia em forma de panorâmicas que são ótimas pois a visão do

todo faz entender melhor as partes. Quem quiser e puder viajar, ótimo. Mas há os

que ficam e há os obreiros dedicados que também não podem viajar: por que não usar

esse tempo de modo a edificar o corpo de Cristo? E desfrutar de um tempo de

comunhão, Sl 133

Fins de semana prolongados devem ser programados no início do ano: já estão

na folhinha, mesmo.... Precisa ser uma programação leve entremeada com períodos

curtos de corinhos com alguém que saiba tocar violão (seria ótimo) E QUEM IRÁ FICAR

COM A COZINHA! (Há muitos pregadores, mas raras pessoas com dom para a cozinha).

De 3 a 2 semanas antes, verificar quem irá participar e pedir pequena oferta

para as refeições. Seria bom a cozinha da igreja já ter um caderno com menu básico

simples, com quantidades para uma pessoa (quem lida com buffet sabe...)

E S C O L A B Í B L I C A – Programa para 3 dias. Feriados prolongados, acampadentro.

1º. Dia 2º. Dia 3º. dia

PANORÂMICA RAZÃO DE M/ FÉ PROSSEGUINDO ...

8,30 / 9,30h Gênesis * Verbo se fez carne *Novidade de Vida

9,30/ 10,30 EX, LV, NM, DT * Por que Jesus? *Caráter de Cristo

10,30/11 cafezinho...................................................................................................

11 /12h JZ, RUTE, SAMUEL * Nascer de novo *SAL (santificação)

* Andar na luz *LUZ (s/ murmurar

(s/contender)

12/13,30 ALMOÇO e BRINCADEIRA ...........................................................................

13,30 /14,30h Reis (profetas) * sobre o mundo *Mateus

Page 30: a disc or ebf ebd - novasperolas.com.brnovasperolas.com.br/.../2017/05/a_disc_or_ebf_ebd.pdf · EBF EBD Sobre Escola Dominical a disc.or_EBF.EBD.docx INDICE NOTA INTRODUTÓRIA pg

30

Exílio *jaz no maligno *o reino de Deus

Esdras, Neemias *no mundo, não do mundo

14,30/ 15h 400 anos de silêncio *Quem somos *o discípulo:

em Cristo *autoridade / poder

antes, agora

15 / 15,30 Deus e fatos da vida,

contexto espiritual:

JÓ *PV, EC, *Sl e CT

15,30 / 16h cafezinho.......................................................................

16 / 17 h Evang/ Atos /Cartas Ap *Crescendo em * Linhas abertas:

Cristo empecilhos à oração

17 / 18,30h Estátua de Daniel *Efésios *segredo do sucesso

Apoc. (só história) atuação progressiva Sl 1, Js 1

do Espírito Santo. Pv 3

* finanças – SL 127

CONCLUSÃO GERAL:

APELO: AGORA, VAI!

OBEDEÇA À ORDEM DE JESUS: indo (à escola, ao trabalho, às compras, passear, onde

for...) Fazei discípulos, Mt 28.18-20

Agora, sim, no devido contexto: estarei convosco todos os dias até à consumação dos

séculos (a promessa é para todos os que cumprem a ordem, até Jesus voltar)