A Dissertação

6
A DISSERTAÇÃO – DIFERENÇA ENTRE TEMA E TÍTULO TEMA: é o assunto sobre o qual você irá escrever, ou seja, a ideia que será defendida ao longo de sua composição. TÍTULO: é a expressão, geralmente curta, colocada no início do trabalho; ele é, na verdade, apenas uma vaga referência ao assunto que você abordará. TEMA: Ultimamente temos notado uma enorme interesse dos jovens em participar da vida política desta nação. TÍTULO: O jovem e a política. TEMA: A cidade de São Paulo enfrenta atualmente grandes problemas. TÍTULO: A cidade e seus problemas. TEMA: entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome sai desta região. TÍTULO: A importância da Península Arábica. TEMA: Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está casa vez mais só. TÍTULO: As contradições na era da comunicação. A partir dos exemplos apresentados anteriormente, constatamos que existem as seguintes diferenças entre tema e título:

description

mkfwepew oiewjei oijijti itrjptj ie jtpejtp20ui9eme-tn-0t - t-0iut0rmkgpewrpikj

Transcript of A Dissertação

A DISSERTAO DIFERENA ENTRE TEMA E TTULO

TEMA: o assunto sobre o qual voc ir escrever, ou seja, a ideia que ser defendida ao longo de sua composio. TTULO: a expresso, geralmente curta, colocada no incio do trabalho; ele , na verdade, apenas uma vaga referncia ao assunto que voc abordar.

TEMA: Ultimamente temos notado uma enorme interesse dos jovens em participar da vida poltica desta nao.TTULO: O jovem e a poltica.

TEMA: A cidade de So Paulo enfrenta atualmente grandes problemas.TTULO: A cidade e seus problemas.

TEMA: entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Pennsula Arbica, j que grande parte do petrleo que o mundo consome sai desta regio.TTULO: A importncia da Pennsula Arbica.

TEMA: Vivendo a era da comunicao, o homem contemporneo est casa vez mais s. TTULO: As contradies na era da comunicao.

A partir dos exemplos apresentados anteriormente, constatamos que existem as seguintes diferenas entre tema e ttulo:TtuloTema

uma referncia vaga a um assunto;

uma afirmao sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de posio;

uma expresso mais curta que o tema;

uma orao que apresenta um comeo, meio e fim;

Na maioria das vezes, no contm um verbo.

Por ser uma orao, deve apresentar ao menos um verbo.

ESQUEMA BSICO DA DISSERTAO

Sua primeira providncia deve ser copiar este tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta: POR QUE? Ao iniciar sua reflexo sobre o tema proposto e sobre uma possvel resposta para a questo, procure recordar-se do que j leu ou ouviu a respeito dele. quase certo que voc tenha ao menos uma noo acerca de qualquer tema que lhe vier a ser apresentado.

O ideal, para que sua dissertao explore suficientemente o assunto, que voc obtenha duas ou trs respostas para a questo formulada: estas respostas chama-se ARGUMENTOS.

TEMA: Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

Vejamos agora que argumentos poderamos encontrar para este tema. Uma possibilidade pensar que um dos srios problemas que o homem no consegue resolver o da misria. Assim, j teramos o primeiro argumento:1. Existem populaes imersas em completa misria.

Pensando um pouco mais nos problemas que enfrentamos, poderamos formular o segundo argumento:2. A paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais.

Refletindo um pouco mais sobre as questes que afligem a humanidade, logo lembramos do desequilbrio ecolgico, que pode ser nosso terceiro argumento:3. O meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico

Terra: uma preocupao constante

Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa misria, a paz interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos encontramos legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos, com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes.Alm disso, nestas ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos inmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns pases membros da comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou. Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel.

1 Pargrafo: tema + argumento 1 + argumento 2 +argumento 3 (INTRODUO)

2 Pargrafo: Desenvolvimento do argumento 1

3 Pargrafo: Desenvolvimento do argumento 2

4 Pargrafo: Desenvolvimento do Argumento 3

5 Pargrafo: Expresso inicial + reafirmao do TEMA + observao final.

Voc pode substituir essa expresso inicial utilizada na sua Concluso por qualquer outra equivalente. Aqui esto algumas sugestes: Dessa forma Sendo assim Em vista dos argumentos apresentados Em virtude do que foi mencionado Assim Levando-se em conta o que foi observado Por todas estas ideias apresentadas Tendo em vista os aspectos observados Por tudo isso Dado o exposto

Voc pode substituir essa expresso inicial utilizada na sua Concluso por qualquer outra equivalente. Aqui esto algumas sugestes: Dessa forma Sendo assim Em vista dos argumentos apresentados Em virtude do que foi mencionado Assim Levando-se em conta o que foi observado Por todas estas ideias apresentadas Tendo em vista os aspectos observados Por tudo isso Dado o exposto