A divindade triúna

60
A Divindade Triúna O termo “Trindade” não existe na Bíblia para designar a Pessoa de Deus Triúno. O termo passou a ser utilizado por Tertuliano no 2 o século da Era Cristã. Mas isso não anula o fato de Deus ser 3 Pessoas distintas e coeternas que agem em benefício da salvação do homem. Veremos mais adiante vários versículos que provam a doutrina da Trindade ou melhor dizendo, da Divindade Triúna. Nós ficaremos com somente aquilo que Deus nos revelou em Sua Palavra. É um assunto complexo e não podemos entrar no campo da especulação. Como disse um escritor: “Assim como aquele que nega essa doutrina fundamental da religião cristã pode perder sua alma, também aquele que muito se esforça para entendê-la, além do que foi revelado, pode perder sua razão!” I – DEUS PODE SER CONHECIDO, PORQUE ELE SE REVELOU AO HOMEM: - Através da Criação – a própria natureza criada por Deus revela a obra das Suas mãos. A experiência humana também nos mostra a revelação do amor de Deus por esse planeta rebelde – Vejamos o que diz: Romanos 1: 20 – “Pois os Seus atributos invisíveis, o Seu eterno poder e Divindade, são claramente vistos desde a Criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis.” Salmos 19: 1 – “Os Céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos.” - Através das Evidências nas Escrituras – Deus Se revelou a nós através de Sua Palavra: Hebreus 11: 6 – “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.” João 17: 3 – “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, como o único Deus Verdadeiro, e a Jesus Cristo, Aquele que Tu enviaste.” II – O NOME DE DEUS: Provérbios 30: 4 pergunta qual é o nome de Deus e de Seu Filho: “Quem subiu ao Céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos Seus punhos? Mas amarrou as águas no Seu manto? Quem estabeleceu todas as extremidades da Terra? Qual é o Seu nome, e qual é o nome de Seu Filho? Certamente o sabes!” Deus também tem um Nome. O nome revela o caráter do seu possuidor, sua natureza e qualidade. O Nome de Deus é de extrema importância; deve ser reverenciado e não pode ser tomado em vão. Ver Êxodo 20: 7- “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o Seu nome em vão.” Santo, tremendo e excelso é o Seu Nome. Salmos 111: 9 – “Enviou ao Seu povo a Redenção; ordenou para sempre o Seu pacto; Santo e Tremendo é o Seu nome.” E Salmos 148: 13- “Louvem eles o nome do Senhor, pois só o Seu nome é excelso; a Sua glória é acima da Terra e do Céu.” Temendo pronunciar o Nome de Deus, os judeus passaram a chamá-lo de ADONAI que quer dizer Senhor. Mas acontece que Senhor, Pai, Deus são apenas títulos e não expressam o verdadeiro Nome de Deus. Deus não proibiu a pronunciação do Seu Nome, pelo contrário, mandou que fosse anunciado, por toda a Terra, de geração a geração. Vejamos: 1

Transcript of A divindade triúna

Page 1: A divindade triúna

A Divindade Triúna

O termo “Trindade” não existe na Bíblia para designar a Pessoa de Deus Triúno. O termo passou a ser utilizado por Tertuliano no 2o século da Era Cristã. Mas isso não anula o fato de Deus ser 3 Pessoas distintas e coeternas que agem em benefício da salvação do homem. Veremos mais adiante vários versículos que provam a doutrina da Trindade ou melhor dizendo, da Divindade Triúna. Nós ficaremos com somente aquilo que Deus nos revelou em Sua Palavra. É um assunto complexo e não podemos entrar no campo da especulação. Como disse um escritor: “Assim como aquele que nega essa doutrina fundamental da religião cristã pode perder sua alma, também aquele que muito se esforça para entendê-la, além do que foi revelado, pode perder sua razão!”

I – DEUS PODE SER CONHECIDO, PORQUE ELE SE REVELOU AO HOMEM:- Através da Criação – a própria natureza criada por Deus revela a obra das Suas

mãos. A experiência humana também nos mostra a revelação do amor de Deus por esse planeta rebelde – Vejamos o que diz:

• Romanos 1: 20 – “Pois os Seus atributos invisíveis, o Seu eterno poder e Divindade, são claramente vistos desde a Criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis.” • Salmos 19: 1 – “Os Céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos.”

- Através das Evidências nas Escrituras – Deus Se revelou a nós através de Sua Palavra:• Hebreus 11: 6 – “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.”•João 17: 3 – “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, como o único Deus Verdadeiro, e a Jesus Cristo, Aquele que Tu enviaste.”

II – O NOME DE DEUS:Provérbios 30: 4 pergunta qual é o nome de Deus e de Seu Filho: “Quem subiu ao

Céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos Seus punhos? Mas amarrou as águas no Seu manto? Quem estabeleceu todas as extremidades da Terra? Qual é o Seu nome, e qual é o nome de Seu Filho? Certamente o sabes!”

Deus também tem um Nome. O nome revela o caráter do seu possuidor, sua natureza e qualidade.

O Nome de Deus é de extrema importância; deve ser reverenciado e não pode ser tomado em vão. Ver Êxodo 20: 7- “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o Seu nome em vão.”

Santo, tremendo e excelso é o Seu Nome. Salmos 111: 9 – “Enviou ao Seu povo a Redenção; ordenou para sempre o Seu pacto; Santo e Tremendo é o Seu nome.” E Salmos 148: 13- “Louvem eles o nome do Senhor, pois só o Seu nome é excelso; a Sua glória é acima da Terra e do Céu.”

Temendo pronunciar o Nome de Deus, os judeus passaram a chamá-lo de ADONAI que quer dizer Senhor. Mas acontece que Senhor, Pai, Deus são apenas títulos e não expressam o verdadeiro Nome de Deus. Deus não proibiu a pronunciação do Seu Nome, pelo contrário, mandou que fosse anunciado, por toda a Terra, de geração a geração. Vejamos:

1

Page 2: A divindade triúna

• Êxodo 3: 13-15 – “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o Meu nome eternamente, e este é o Meu memorial de geração em geração.” • Êxodo 9: 16 – “...mas, na verdade, para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o Meu poder, e para que o Meu nome seja anunciado em toda a Terra.”• Salmos 99: 3 - “Louvem o Teu nome, grande e tremendo; pois é Santo.”• Salmos 145: 21- “Publique a minha boca o louvor do Senhor; e bendiga toda a carne

o Seu Santo nome para todo o sempre.”• Isaías 52: 5-6- “E agora, que acho Eu aqui? Diz o Senhor, pois que o Meu povo foi

tomado sem nenhuma razão, os seus dominadores dão uivos sobre ele, diz o Senhor; e o Meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo! Portanto o Meu povo saberá o Meu nome; portanto saberá naquele dia que Sou Eu o que falo; eis-Me aqui”.

Deus Se revelou a Abraão, Isaque e Jacó como:

• El – Deus• Elohim – Deus, no plural. É o que governa ou julga com poder; deve ser temido. É Deus

em absoluto e em toda a extensão.• Elyon (El Elyon) – Deus Altíssimo.• El Shaddai – Deus Todo-Poderoso.• Adonai – Senhor, Legislador Poderoso; Aquele que governa e domina.

Outros títulos de Deus:• Senhor dos Exércitos, o Santo de Israel – Isaías 47: 4• Senhor dos Exércitos é o Seu nome – Jeremias 10: 16• Senhor dos Exércitos – Jeremias 32: 17-18• Senhor (YHWH) é o Seu nome – Jeremias 33: 2• Senhor dos Exércitos – Jeremias 46: 18• Pai – Isaías 66: 16, Jeremias 31: 9, Deuteronômio 32: 6, Malaquias 2: 10• Rei dos reis – I Timóteo 6: 5, Apocalipse 17: 14, e 19: 16• Senhor dos senhores – I Timóteo 6: 15, Apocalipse 17: 14, e 19: 16.

O nome verdadeiro de Deus, pelo qual Ele Se revelou a Moisés é um tetragrama,

citado 7000 vezes, na Bíblia, composto pelas letras hebraicas י ה ך ה = Y H W H E não possuía vogais. Era impronunciável. Então, os estudiosos adicionaram as vogais A, O e A de Adonai (Senhor) e E, O e I de Elohim (Deus no plural) e ficou:

Ya ho wah / Ye ho wih

Ye ho wah / Yah weh

Jeová / Javé

2

Page 3: A divindade triúna

Y H W H significa EU SOU. Este é o Nome de Deus. É Aquele que possui auto-existência de eternidade a eternidade. É o Deus que Se revela.

Êxodo 3: 14-15 - : “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

YHWH significa EU SOU O QUE SOU; Eu Sou o Tudo; Eu Sou o Criador do Universo, o Deus Todo-Poderoso e Infinito. Eu Sou o Eterno. Ele não diz: “Eu Estou”; mas Ele diz: “Eu Sou”, porque Ele é o Deus auto-existente, Aquele que vive por Si mesmo. É o único Ser que pode dizer “EU SOU”. Ele É sempre, pois nunca houve, nem jamais haverá o tempo em que Ele não seja. Ele É, porque Ele ERA e sempre SERÁ.

Já o homem, criatura mortal e finita, só pode dizer: “antes de nascer eu não era; hoje eu estou; quando eu morrer, eu não serei mais, isto é, deixarei de ser.”

III – AS ATIVIDADES DE DEUS:

- Criador, Sustentador, Mantenedor, Legislador, Redentor, Salvador.- Faz planos, predições, promessas e perdoa pecados.- É digno de adoração.- Deus não é uma força, nem uma luz ou um poder. É um Deus Pessoal muito

interessado em nossa salvação.

IV- ATRIBUTOS DE DEUS:

- Incomunicáveis (que não podem ser dados ao homem pecador ou outro ser criado): Deus é Eterno, Infinito, tem Vida em Si próprio, é auto-existente, Imortal, Santo, Imutável, Perfeito, Único, Transcendente no tempo e no espaço, Soberano, possui Vontade independente, Poder próprio, Sabe tudo – é Onipotente, Onipresente, Onisciente.

- Comunicáveis (Ele doa aos seres criados ): amor, misericórdia, graça, longanimidade, santidade, justiça, galardão, verdade.

V- CONCEITO:

Nós somos MONOTEÍSTAS TRINITARIANOS, porque cremos em um Único Deus Triúno ou na Divindade Triúna – Deus pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo.

É uma Unidade de Três Pessoas Coeternas. Deus (os três) é Imortal, Eterno, Infinito, Onisciente, Onipresente, Onipotente.

É uma Essência (do verbo latino “esse” = ser), subsistindo em 3 Pessoas. São 3 Seres distintos. É uma Essência com 3 formas (gr. morfe).

Deus é Um em relação à Sua Essência ou Natureza ou Substância indivisível, mas é 3 em relação à Sua Pessoa. São 3 formas de consciência; são 3 personalidades, com Sua

3

Page 4: A divindade triúna

individualidade. Cada Um com uma função – cada Um tem Seu papel específico no Plano da Redenção. Ações são atribuídas às 3 Pessoas, mas os 3 com os mesmos atributos Divinos. Deus é Um em unanimidade de pensamento, propósito e intenção. Um não age independente ou separado dos Outros.

Os 3 são Eternos e sem existência separada. Nunca existiu Um sem os Outros. Um não foi criado pelo (s) Outro (s).Nenhum é Deus sem os Outros. Cada Um com os Outros é Deus. Os 3 são Deus eternamente iguais. São 3 Seres, 3 Pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) que formam Um Deus. Não há hierarquia e nem subordinação permanente entre Eles. Um não é maior que os Outros. A voluntária e temporária subordinação do Filho ao Pai e do Espírito Santo ao Pai e ao Filho é somente no Plano da Redenção – unidade de propósito, vontade unida. Não há prioridade da natureza, substância, existência ou excelência entre Eles. Assim o Filho, às vezes, é mencionado antes do Pai (ver II Coríntios 13: 13; Gálatas 1: 1) e o Espírito Santo antes do Filho (ver Apocalipse 1: 4, 5). Deus Se manifesta pela Sua Plenitude (gr. Pleroma). Ver Efésios 3: 19; Colossenses 1: 29 e 2: 9. São 3 em Um e Um em 3.

Eles não foram criados; vêm da Eternidade. Não têm princípio e nem fim. Os 3 planejaram a Criação e a Redenção. Os 3 são Divinos e compartilham Seus poderes, qualidades e atributos. Deus é Um em mente, caráter e propósito. Trabalham em conjunto para a salvação do homem. Eles distribuem funções: - O Pai parece atuar como Fonte – entregou “Seu Filho” por amor a nós.- O Filho atua como Mediador – Doou-Se por amor a nós.- O Espírito Santo atua como Aplicador e Consolador – convence-nos do pecado e

conduz-nos a Cristo, por amor a nós.

Obs.: Jesus só passou a ser Filho, a partir do momento em que Ele nasceu. Ele só é Filho em relação ao Plano da Salvação do homem. Para os anjos Ele nunca foi o Filho; Ele é Deus, assim como os Outros. Essa divisão aparentemente hierárquica é só para que nós, seres humanos, possamos compreender o Plano da Redenção. É a Revelação da Divindade com um amor incondicional a um planeta rebelde. Muitos fazem uma eisegese, isto é, retiram da Bíblia aquilo que ela não diz a respeito de Jesus Cristo para rebaixá-Lo a categoria de anjo criado. Alegam também que o Espírito Santo seria uma Força Ativa de Deus. Assim é ensinada uma concepção errada a respeito de Deus Filho e de Deus Espírito Santo, só aceitando a Divindade do Pai. Assim pensam e ensinam os Arianos (seguem os ensinos de Ário de Alexandria); os Judeus e os Muçulmanos também crêem no monoteísmo unitariano, rejeitando a Doutrina da Divindade Triúna. Já o Cristianismo, sem exceção crê que os 3 são Deus.

É simples. Podemos dar o exemplo da água. Ela existe em 3 estados:• sólido – gelo• líquido – água mas os 3 são água; cada estado da água tem uma função.• gasoso - vapor

Deus tem forma humana, com cabeça, tronco e membros, porque nós é que fomos feitos à imagem e semelhança Dele. Em diversas passagens bíblicas Deus usa as expressões: “ Meus olhos, Minha boca, Meu coração, Meus rins, Meus braços, Meus pés, etc”

Vejamos o que diz o profeta Ezequiel 43: 5-7- “E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do Senhor encheu o templo. Então ouvi uma Voz que me foi direta de dentro do templo; e um Homem se achava de pé junto de mim. E disse-

4

Page 5: A divindade triúna

me: Filho do homem, este é o lugar do Meu trono, e o lugar das plantas dos Meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o Meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos.”

Provas Bíblicas da Divindade Triúna:• Gênesis 1: 1 – “No princípio criou Deus os Céus e a Terra. A Terra era sem forma e

vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” A palavra Deus, no original em hebraico, é Elohim, que quer dizer Deuses, no plural; mais de um Ser.

• Gênesis 1: 26, 27 - “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a Terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a Terra. Criou, pois, Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Note que foi usado o verbo na 1a pessoa do plural – façamos, deixando claro que mais de uma Pessoa estava presente na Criação. É usado o pronome possessivo “nossa” indicando pluralidade. Alguns poderiam alegar que Deus estivesse falando com os anjos, mas eu pergunto: por um acaso, anjo tem poder de criar vida?!????

• Gênesis 3: 22 - “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de Nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.” Novamente foi empregado o pronome na 1a pessoa do plural.

• Gênesis 9: 6 – “Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à Sua imagem.”

• Gênesis 11: 7 – “Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.” Novamente foi usado o verbo na 1a pessoa do plural.

• Isaías 6: 8 – “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Novamente usa a 1ª pessoa do plural – Nós.

• Apoc 6: 17 – “...porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?” • Oséias 12: 4 – “O Senhor também com Judá tem contenda, e castigará a Jacó

segundo os seus caminhos; segundo as suas obras o recompensará. No ventre pegou do calcanhar de seu irmão; e na sua idade varonil lutou com Deus. Lutou com o Anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas. Em Betel O achou, e ali falou Deus com ele; sim, o Senhor, o Deus dos Exércitos; o Senhor é o Seu nome”. Jacó lutou com o Anjo do Senhor, que era o próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo.

• Mateus 3: 16, 17 – “Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os Céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele e eis que uma Voz dos Céus dizia: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo.” No batismo de Jesus vemos perfeitamente a Divindade Triúna com os Três individualizados distintamente.

• Mateus 28: 19 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” O batismo é em nome da Divindade Triúna, deixando claro que os Três têm a mesma autoridade. Se só o Pai fosse Deus, o batismo seria em nome do Pai.

• João 14: 16, 23 – “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre; a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não O vê nem O conhece; mas vós O conheceis, porque Ele habita

5

Page 6: A divindade triúna

convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não Me verá mais; mas vós Me vereis, porque Eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós. Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de Meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém Me amar, guardará a Minha palavra; e Meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” Jesus mandaria para os discípulos o Espírito Santo, outro Ajudador (igual a Ele), e o Espírito Santo vindo, vem toda a Divindade Triúna(“ viremos e faremos morada”).

• João 15: 26 – “Quando vier o Ajudador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de Mim;”

• I Coríntios 12: 4-6- “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” A Divindade Triúna atuando nos dons concedidos aos crentes. Todos os dons procedem de um Deus, um Senhor e um Espírito.

• II Coríntios 13: 13 – “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” A bênção apostólica em nome da Divindade Triúna.

• Efésios 4: 3-7 – “...procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.” Há um só Senhor (YHWH), um só Deus e um só Espírito – Divindade Triúna.

• I Pedro 1: 2 – “...eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” A função de cada Pessoa da Divindade Triúna – o Pai antevendo, o Filho expiando, através do Seu sangue, o Espírito Santo aplicando na vida dos crentes os méritos de Cristo, santificando-os.

• I João 5: 7 – “Pois há Três que dão testemunho no Céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são UM.” A Divindade Triúna claramente é aqui descrita. Jesus é o Verbo.

• Apocalipse 1: 4-5 – “João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte Daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos Sete Espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da Terra. Àquele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados.” Saudação da Divindade Triúna.

• Deuteronômio 6: 4 – “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” A maior prova da Divindade Triúna está exatamente neste versículo do Velho Testamento. Os judeus, conhecendo perfeitamente o hebraico, só por esse versículo (conhecido como Shema) já deveriam aceitar a Divindade Triúna. Por que?

O Senhor = YHWH. Nosso Deus = Elohim (Deus no PLURAL)Único = Echad. Essa palavra hebraica empregada neste versículo, significa Único em propósito, com pluralidade de Pessoas. É bem diferente da palavra Yachid, que significa único, somente uma pessoa ou um ser.

“Ouve, ó Israel, o YHWH nosso ELOHIM é o ECHAD YHWH”.

6

Page 7: A divindade triúna

Os “Setenta” traduziram o hebraico para o grego: YHWH (ADONAI) por KYRIOS (Senhor) e ELOHIM por THÉOS (Deus).

Obs: A Bíblia fala que todas as verdades devem ser estabelecidas por duas ou três testemunhas. Mat. 18: 16. Então, quando Deus diz: EU SOU DEUS, Alguém tem que testemunhar, testificar que isso é verdade. Então há Alguém para testificar que Deus, o Pai é Deus? Sim! O FILHO e O ESPÍRITO SANTO!

Obs.: IJoão 4: 8 diz que DEUS É AMOR!!!!! Aí eu pergunto: Poderia Alguém que existiu durante toda a Eternidade passada e

que nos criou à Sua imagem amorável – poderia este Deus verdadeiramente ser chamado de “Amor” se existisse apenas como Um Ser solitário? Porque quem ama, ama a alguém!!! O Amor encontrado em Deus não é orientado para o eu. Esse Ser Divino que criou o Universo só pode exercer o Amor dentro da Sua Divina pluralidade ao longo de toda a Eternidade passada. Existe um sentido no qual o fato de Deus ser Amor requer que Ele seja mais de uma Pessoa. O amor requer necessariamente um sujeito e um objeto. Deus é Amor e Ele ama. Na Eternidade passada, antes de criar os anjos e os seres humanos, necessariamente teve que existir a multiplicidade de Pessoas Divinas dentro da própria Divindade Triúna entre as quais o Amor pudesse ser mutuamente exercitado, expresso e experimentado.

Se Deus fosse uma Pessoa singular na Eternidade passada, como pregam os antitrinitarianos, então, antes que o mundo fosse criado, forçosamente temos que admitir o absurdo de que Ele não era Amor. Pois, se o Amor é a própria essência da natureza de Deus, Ele precisa haver amado sempre. E para Ele amar sempre, tem que haver pelo menos Outro Ser para Ele amar. E o perfeito Amor só é possível entre Iguais. E se o Amor de Deus é eterno, pois é a própria essência do Seu Ser, temos que afirmar que somente a unidade plural da Divindade Triúna (Pai, Filho e Espírito Santo) explica isso. Há uma inter-relação de Amor mútuo entre Eles!!!!!!

7

Page 8: A divindade triúna

DEUS – O PAI

Deus Pai é freqüentemente mal compreendido; é tido como um Deus tirano, vingativo e juiz implacável. Mas com o estudo cuidadoso da Bíblia vamos verificar que Ele é um Deus benevolente, compassivo, paciente e que acima de tudo, nos ama com amor infinito.

O Pai é a Pessoa da Divindade que acentua a infinidade, a eternidade, o poder da Divindade, a supremacia e a finalidade de Deus. É um Deus Pessoal.

É conhecido por PAI:• Deuteronômio 32: 6 – “É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e

insensato? Não é Ele teu Pai, que te adquiriu, que te fez e te estabeleceu?”• Isaías 64: 8 – “Mas agora, ó Senhor, Tu és nosso Pai; nós somos o barro, e Tu o

nosso oleiro; e todos nós, obra das Tuas mãos.” • Malaquias 2: 10 – “Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um

mesmo Deus? Por que nos havemos aleivosamente uns para com outros, profanando o pacto de nossos pais?”

• Ver também I Pedro 1: 2; Efésios 3: 14-15; I Coríntios 8: 6; Mat 6: 6; Hebreus 12: 9; João 1: 18.

Ele é o nosso Deus amoroso, misericordioso, clemente, longânimo e acima de tudo, justo; Ele dá início ao julgamento em favor da humanidade:

• Êxodo 34: 6,7 – “Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.”

• Salmos 86: 15 – “Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade.”

Ele age em favor da Salvação do Seu povo:• Isaías 35: 4 – “Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o

vosso Deus com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; Ele virá, e vos salvará.”

É o mesmo Deus do Antigo e do Novo Testamento; Ele não muda:• Hebreus 1: 1-2 – “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas

maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.”

8

Page 9: A divindade triúna

• Tiago 1: 17 – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”

• Mal 3: 6 – “Pois Eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”

Adão, antes de pecar, via o Pai face a face. Depois, Ele não mais foi visto por seres humanos pecadores:

• Êxodo 33: 18-20 – “Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a Tua glória. Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a Minha bondade diante de ti, e te proclamarei o Meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia, e Me compadecerei de quem Me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a Minha face, porquanto homem nenhum pode ver a Minha face e viver.”

A Sua Voz só foi ouvida, depois do pecado, em 3 ocasiões:• No batismo de Jesus – Lucas 3: 21-22 – “Quando todo o povo fora batizado,

tendo sido Jesus também batizado, e estando Ele a orar, o Céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do Céu esta Voz: Tu és o Meu Filho amado; em Ti Me comprazo.”

• No monte da transfiguração – Mateus 17: 5 – “Estando Ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma Voz que dizia: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo; a Ele ouvi.”

• Quando Jesus estava indo para Jerusalém -João 12: 28 – “Pai, glorifica o Teu nome. Veio, então, do Céu esta Voz: Já O tenho glorificado, e outra vez O glorificarei.” Todas as demais vezes em que Deus falou, Ele falou através do Filho, o Verbo - Aquele que Se comunica com a raça humana, pois Cristo era a Pessoa da Divindade Triúna que haveria de vir para resgatar o homem.

O Pai é um Deus Vivo e Único:• Salmos 42: 1-2 - “Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a

minha alma anseia por Ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?”

• Isaías 45: 22 – “Olhai para Mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da Terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro.”

Ele é o Deus do Concerto, é o Deus Redentor, muito interessado neste planeta. Ele não está distante. Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza no tempo de angústia:

• Salmos 18: 1-2 – “Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha Rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu Rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

• Salmos 22: 24 – “Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o Seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.”

• Salmos 46: 1 – “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

• Salmos 55: 22 – “Lança o teu fardo sobre o Senhor, e Ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.”

• Salmos 62: 6-8 – “Só Ele é a minha Rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória;

9

Page 10: A divindade triúna

Deus é o meu forte Rochedo e o meu refúgio. Confiai Nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.”

O Pai é um Deus perdoador, um Deus de bondade, fidelidade, salvação; um Deus de amor. Jesus revelou o amor do Pai, porque Ele é Amor:

• Salmos 51: 1 e 11 – “Compadece-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Não me lances fora da Tua presença, e não retire de mim o Teu Santo Espírito.”

• Salmos 103: 11-14 – “Pois quanto o Céu está elevado acima da Terra, assim é grande a Sua benignidade para com os que O temem. Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem Ele afastado de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que O temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.”

• Isaías 44: 21-22 – “Lembra-te destas coisas, ó Jacó, sim, tu ó Israel; porque tu és Meu servo! Eu te formei, Meu servo és tu; ó Israel; não Me esquecerei de ti. Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para Mim, porque Eu te remi.”

• Isaías 43: 25-26 – “Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro. Procura lembrar-Me; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te!”

• Isaías 1: 18 – “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.”

• Isaías 41: 9-10 – “...tomei desde os confins da Terra, e te chamei desde os seus cantos, e te disse: Tu és o Meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei; não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça.”

• Jeremias 31: 3 – “De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí.”

• João 3: 16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

• I João 4: 8 - “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é Amor.” • Ver também Salmos 146: 7-9; Isaías 35: 4; Mateus 5: 44-45; Lucas 15 todo.

• Deus Pai é ETERNO: - Gênesis 21: 33 – “Abraão plantou uma tamargueira em Beer-Seba, e invocou ali o

nome do Senhor, o Deus Eterno.” - Jeremias 10: 10 – “Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; Ele é o Deus vivo e o Rei Eterno,

ao Seu furor estremece a Terra, e as nações não podem suportar a Sua indignação.” Ver também Deut. 33: 27; Isa. 40: 28; Rom. 16: 26.

• Tem poder INFINITO: - I Pedro 1: 5 – ...“que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a

salvação que está preparada para se revelar no último tempo”.

• É ONISCIENTE - Tudo sabe:

10

Page 11: A divindade triúna

- Jeremias 17: 10 – “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, Eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”

- Salmos 139: 1-10 – “Senhor, Tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a Tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua presença? Se subir ao Céu, Tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que Tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a Tua mão me guiará e a Tua destra me susterá.”

• É ONIPRESENTE – Está em todo lugar: - Jeremias 23: 24 – “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não o

veja? Diz o Senhor. Porventura não encho Eu o Céu e a Terra? Diz o Senhor.” E Salmos 139: 1-10.

• É ONIPOTENTE – Tudo pode: - Salmos 139: 14 – “Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui

formado; maravilhosas são as Tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” - Gênesis 17: 1 – “Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e

lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em Minha presença, e sê perfeito.” - Apocalipse 15: 3 - “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do

Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as Tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos séculos.”

• É SANTO: - Apocalipse 15: 4 – “Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o Teu nome? Pois

só Tu és Santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de Ti, porque os Teus juízos são manifestos.”

- Apocalipse 4: 8 – “Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, Aquele que era, e que é, e que há de vir.”

- Isaías 6: 3 – “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; a Terra toda está cheia da Sua glória.”

• É A VERDADE:- João 7: 28 – “Jesus, pois, levantou a voz no templo e ensinava, dizendo: Sim, vós Me

conheceis, e sabeis donde sou; contudo Eu não vim de Mim mesmo, mas Aquele que Me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis.”

- Isaías 65: 16 – “De sorte que aquele que se bendisser na Terra será bendito no Deus da Verdade; e aquele que jurar na Terra, jurará pelo Deus da Verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.”

• É BENEVOLENTE:- Romanos 2: 4 – “Ou desprezas tu as riquezas da Sua benignidade, e paciência e

longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?”

11

Page 12: A divindade triúna

• É o CRIADOR do Universo:- Salmos 102: 25 – “Desde a antigüidade fundaste a Terra; e os Céus são obra das Tuas

mãos.”

• É o CRIADOR do homem:- Gênesis 2: 7 – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas

narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”

• Dá COMUNHÃO:- I João 1: 3 – “...sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós

também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com Seu Filho Jesus Cristo.”

• Atua na RESSURREIÇÃO dos justos:- João 5: 21 – “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também

o Filho dá vida a quem Ele quer.”

• INSPIRA os profetas:- II Timóteo 3: 16 – “Toda Escritura é Divinamente inspirada e proveitosa para ensinar,

para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.”

• Dá AUTORIDADE aos Ministros:- II Coríntios 3: 5-6 – “...não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa,

como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”

• Atua na SANTIFICAÇÃO:- João 17: 17 – “Santifica-os na Verdade, a Tua palavra é a Verdade.”

• Atua na PROTEÇÃO do cristão: - João 10: 27-29 – “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me

seguem; Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.”

Deus, o Eterno Pai, é o Criador, Mantenedor e Soberano de toda a Criação. A Ele seja dada toda honra e toda glória pelos séculos dos séculos!

12

Page 13: A divindade triúna

DEUS – O FILHO

Vamos entender um pouco mais de Cristologia – que é o estudo da Pessoa de Jesus Cristo. Ele é a Pessoa da Divindade que confirma o caráter na natureza Divina. NEle vemos a natureza de propósito de Deus e a maneira pela qual Deus age para sua realização. Ele é a expressão do amor da Divindade.

Jesus é conhecido como Filho, somente para que possamos entender o Plano da Redenção do homem. Para os anjos, Ele não é o Filho de Deus; Ele é Deus! Vamos entender o que diz Hebreus 1: 5 a respeito do Filho: “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és Meu Filho, hoje Te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e Ele me será Filho?” As palavras em negrito mostram claramente que anteriormente Cristo não era Filho; passaria a ser. E o Pai não era Pai anteriormente; passaria a ser, quando o Plano da Redenção fosse posto em ação. Quanto à palavra “gerei”, veremos a explicação mais à frente. Vejamos outros versículos que provam a Divindade de Cristo: • João 1: 1 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era

Deus.” Ele não era um tipo de deus; Ele era o próprio Deus. O original em grego usou a palavra THÉOS.

• I João 5: 20 – “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos Aquele que é verdadeiro; e nós estamos Naquele que é verdadeiro, isto é, em Seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

• Romanos 9: 5 – “... de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.” Paulo aqui afirma que Jesus não veio apenas como judeu carnal, mas como Deus!

Cristo Deus, assumiu a natureza humana caída voluntariamente (subordinação voluntária), porque antes da fundação do mundo, Ele já havia Se elegido a ser o Redentor do mundo, caso o homem cometesse pecado. I Pedro 1: 19-20 – “...mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.” e II Timóteo 1: 9 – “...que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos”. Foi por livre escolha que Ele aceitou morrer no lugar do ser humano e para tal, teria que Se esvaziar de toda Sua glória e vir a esse planeta rebelde como Servo, submisso voluntariamente à vontade do “Pai”. Ainda na Eternidade, Cristo se incumbiu de trazer-nos de volta a Deus e de providenciar libertação do pecado e da morte eterna, porque o pecado afastou Adão e Eva da fonte da Vida e deveria

13

Page 14: A divindade triúna

causar-lhes morte imediata, mas Deus Filho colocou-Se entre o pecador e a justiça Divina, estabelecendo uma ponte sobre o abismo. Ele dispôs-Se a pagar, de forma substitutiva a penalidade do pecado, de forma a poder prover-nos o perdão e a reconciliação junto à Divindade. Vejamos o que diz:

• Filipenses 2: 5-11 – “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de Servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu o Nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos Céus, e na Terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” Paulo diz que Jesus Cristo tinha “forma de Deus”. Ele usou a palavra grega MORPHE (forma) que denota todas as características e atributos essenciais (genuína natureza, substância) de Deus. Se Paulo quisesse dizer que Jesus era apenas com aparência superficial de Deus, ele usaria a palavra grega Schema.

A encarnação de Deus Filho é um mistério. João 1: 14 diz: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...” O Criador do Universo, Aquele em quem habita a plenitude da Divindade, veio a tornar-Se um indefeso bebê. Infinitamente superior a quaisquer dos anjos, igual ao Pai em dignidade, glória, e poder, ainda assim, condescendeu Ele em vestir a roupagem da humanidade! I João 4: 2-3 diz que quem não reconhece a encarnação de Cristo, isto é, de que Ele veio a Terra como Homem, tem o espírito do anticristo – “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus, não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.”

Quando Jesus veio em como Homem, Ele não deixou de ser Deus, em nenhum momento. Sua forma Divina ficou latente, escondida na natureza humana, submetendo-Se à vontade do Pai. Aqui na Terra Ele era 100% Homem e 100% Deus. Ele não usou o Seu poder de Divindade em Seu próprio benefício. Venceu como homem. A Bíblia diz que Ele em tudo foi tentado, mas não pecou. Jesus poderia ser tentado, mas não tinha tendência para pecar, apesar de ter a natureza humana pecaminosa (Rom. 8: 3). Embora Sua natureza humana fosse tentada, Ele jamais caiu, jamais pecou. Jamais pôde ser encontrada Nele qualquer propensão para o mal. Ver Hebreus 4: 15 – “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Ver também II Coríntios 5: 21; I Ped. 2: 22; I João 3: 5-7; Heb. 2: 18. Se Cristo tivesse vencido o pecado e a morte como Deus seria muito fácil. Ele veio provar exatamente que o homem também pode vencer, se estiver continuamente em comunhão com Deus. Jesus é o único Exemplo para a humanidade (I Ped. 2: 21). A maior tentação que Cristo sofreu foi a de utilizar Seus poderes Divinos em Seu próprio benefício. Se assim o fizesse, Satanás triunfaria. Jesus usou o Seu poder Divino, somente em algumas ocasiões (não em Seu próprio benefício), quando a Divindade teve que irromper a humanidade:

1- Quando aquietou o mar, em Mateus 8: 26-27 - o Dono do mar ordena que ele se acalme.

2- No Templo, quando após revirar a mesa dos cambistas, Jesus desaparece misteriosamente do meio do povo que queria matá-Lo apedrejando. Alguns poderiam dizer que Ele havia usado o poder da divindade em benefício

14

Page 15: A divindade triúna

próprio, porém afirmamos que não foi, pois Ele não deveria morrer apedrejado, ainda não havia chegado a Sua hora; por amor a nós Ele deveria morrer no tempo certo, com morte de cruz! Ver Mateus 21: 12-17, Marcos 11: 15-18, Lucas 19: 45-48, João 2: 14-18, 8: 59.

3- Na ressurreição de Lázaro – o Seu amigo sai do túmulo ao ouvir a Voz Daquele que é a Ressurreição e a Vida. João 11: 21-43.

4- Na ressurreição Dele mesmo – a morte não poderia manter na sepultura Aquele que é a própria Vida! Jesus mesmo ressuscitou pela Vida que há nEle. João 11: 25, Atos 2: 31.

5- No monte da transfiguração – Ele aparece como Deus, ao lado de Elias e Moisés – Ver Mateus 17: 1-3.

As Sagradas Escrituras claramente revelam que Jesus é verdadeiramente Deus: Seus atributos Divinos, Seus poderes Divinos, Seus Nomes Divinos, Seu reconhecimento Divino, Seu testemunho pessoal, Sua igualdade com o Pai, Sua natureza Divina, e acima de tudo, Ele era adorado como Deus. (Ver Mat. 28: 17- 18; Col. 2: 3; Col 1: 16, 17; Mat. 28: 20; Mat. 18: 20; Heb. 13: 8; João 5: 26; João 11: 25; Isaías 9: 6; Miq. 5: 2; João 1: 3,; João 20: 28; João 10: 30,Mat. 28: 17;; Heb. 1: 6; Fil. 2: 10-11; João 14: 9, João 17: 2; Luc 14: 33).

Jesus também é verdadeiramente Homem. Essa aceitação é extremamente importante : “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus mas é o espírito do anticristo...” I João 4: 1-4. Ele era humano porque a Bíblia revela Seu nascimento humano – tornou-se carne, com natureza humana caída, nascido de mulher, descendente de Davi e de Abraão (Ver João 1: 14, Gálatas 4: 4, Filipenses 2: 7, Mateus 1: 1, Romanos 1: 3 e 3: 8 9: 5); Seu desenvolvimento humano – desenvolveu-se em estatura, sabedoria e graça, porém não pecou (Ver Lucas 2: 40, 52, Hebreus 5: 8, 9); Sua identificação como Homem – muitos O identificavam como O Homem ou Filho do Homem, enfatizando Sua solidariedade com a raça humana através da encarnação por Ele experimentada (Ver João 1: 30, Atos 2: 22, Romanos 5: 15, I Coríntios 15: 21, I Timóteo 2: 5, Mateus 8: 20); Suas características humanas – estava sujeito às mesmas susceptibilidades mentais, morais e físicas de um homem: fome, sede, cansaço, sono, etc (Ver Heb. 2: 14, 17; Heb 5: 7; Mat. 9: 36; Mat. 26: 38; João 12: 27, João 19: 30, 34; Lucas 22: 44). Ele não veio com a natureza humana híbrida. Ele veio como Homem, plenamente com a natureza de Adão após sua queda, sujeito às mesmas coisas que nós, mas sem pecar.

Em Cristo a Divindade e a humanidade se combinaram. Ao experimentar a encarnação, Jesus não deixou de ser Deus; tampouco foi a Sua Divindade reduzida ao nível da humanidade. Ambas as naturezas (Divina e Humana) continuaram a existir. Ver Col. 2: 9. Cristo velou Sua Divindade com o manto da humanidade, deixando de lado Sua glória e majestade celestiais, de modo que os pecadores pudessem viver em Sua presença, sem serem destruídos. Embora fosse verdadeiramente Deus, não Se apresentou como Deus. Durante a Sua crucifixão a Sua natureza humana morreu, e não a Sua Divindade, pois isto seria algo impossível.

Os atributos de Jesus Cristo são Divinos:

• Ele é o nosso DEUS: - João 1: 1-3 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era

Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” A gramática grega desempenha papel

15

Page 16: A divindade triúna

fundamental no verso 1 que afirma que Jesus é Deus, no sentido de que possui todas as qualidades do caráter e da natureza Divina do Pai.

- Isaías 9: 6 – “Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o governo estará sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”- Tito 2: 13 – “...aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória

do nosso Grande Deus e Salvador Cristo Jesus.” Na gramática grega, a conjunção “e” (kaí) está unindo 2 substantivos semelhantes e o 1º é precedido do artigo definido (em grego); isso significa que “Grande Deus e Salvador” referem-se a Jesus Cristo. No verso abaixo (II Ped. ) acontece a mesma forma gramatical.

- II Ped. 1: 1 – “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.”

-- II Tess. 2: 16 - “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Pai que nos amou e

pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança.” - Col. 2: 9 – “...porque Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.”

Paulo usa a expressão grega THEOTES (Divindade) que significa a própria face de Deus, Sua expressa imagem e transcrição do Seu Ser; a própria essência da Divindade. Se ele quisesse afirmar que Jesus possuía apenas características Divinas, porém não iguais a Deus, ele teria usado a palavra grega Theiotes.

- Heb. 1: 6-10 – “E outra vez, ao introduzir no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus O adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O Teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com óleo de alegria, mais do que a Teus companheiros; e Tu, Senhor, no princípio fundaste a Terra, e os Céus são obras de Tuas mãos.”

- I Cor. 10: 4 – “...e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a Pedra era Cristo.”

- Rom. 9: 5 – “...de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.”

- João 20: 28 - “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!” Tomé chamou Jesus de Senhor (gr. Kyrius) e de Deus ( gr. Théos ). Mostra como os discípulos viam a Jesus.

- I João 5: 20 – “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos Aquele que é verdadeiro; e nós estamos Naquele que é verdadeiro, isto é, em Seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

- Atos 7: 59, 60 – “Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte.” Estêvão dirige-se a Cristo como Deus!

- Apoc. 3: 21 – “Ao que vencer, Eu lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono.”

- Apoc. 7: 17 – “...porque o Cordeiro que está no meio do Trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.” Jesus está no meio do trono. Ele compartilha o trono com o Pai, como co-regente. A subordinação voluntária e funcional do Filho está baseada no fato de que Jesus reterá para sempre a Sua humanidade, como veremos mais adiante.

16

Page 17: A divindade triúna

• Ele é o DEUS que se congrega conosco – Emanuel (‘immanu’el) significa Deus conosco. Ver Isaías 7: 14; Mat. 21: 13.

• Ele é o DEUS EU SOU – YAHWEH:- Jesus Se identifica como o “Deus Eu Sou” do Antigo Testamento. Veja:- Êxodo 3: 13-14 – “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel,

e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” YHWH (hebraico) significa: EU SOU.

- João 8: 56-59 – “Abraão, vosso pai, exultou por ver o Meu dia; viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.” O correspondente em grego de YHWH (Eu Sou) é: Ego Ei Mi ( έγω εί μι ) – EU SOU. Jesus não está apenas reivindicando Sua preexistência em relação a Abraão; Ele também afirma que é O eternamente existente Senhor Deus de Israel. Os ouvintes entenderam e pegaram pedras para apedrejá-Lo e O acusavam de blasfêmia (colocar-Se no lugar de Deus).

- João 4: 25-26 – “Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando Ele vier há de nos anunciar todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu sou, Eu que falo contigo.”

- Isaías 40: 3 – Isaías fala que um profeta (João Batista) prepararia o caminho do Senhor Deus: “Eis a voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus.” E como todos sabem João Batista veio preparar o caminho de Jesus Cristo!

- Mal. 3: 1 – Malaquias diz exatamente a mesma coisa: “Eis que Eu envio o Meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de Mim; e de repente virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o Anjo do Concerto, a quem vós desejais; eis que Ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.” João Baptista (voz que clama no deserto; o mensageiro) veio para preparar o caminho de Quem? Como sabemos, ele veio preparar o caminho de Jesus Cristo e Isaías e Malaquias O chamam de Deus! Ver Mat. 3: 3.

- Isaías 6:1 – Isaías viu a glória do Senhor quando estava sentado no Trono: “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do Seu manto enchiam o templo.” João identifica Jesus com o Senhor dos Exércitos assentado em Seu trono, da visão de Isaías. Veja: João 12: 41-43: “Estas coisas disse Isaías, porque viu a Sua glória, e Dele falou. Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram Nele; mas por causa dos fariseus não O confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”

• Cristo é DEUS e ETERNO CRIADOR :- João 1: 1-4 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era

Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”

- Hebreus 1: 8-10- “Mas a respeito do Filho se diz: O Teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com óleo de alegria, mais do que a Teus companheiros; e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a Terra, e os Céus são

17

Page 18: A divindade triúna

obras de Tuas mãos.” A expressão “ó Deus” acha-se no caso grego de discurso direto (vocativo); isso significa que o autor de Hebreus está explicitamente chamando o Filho pelo título Deus. Veja Salmo 45: 6 e 102: 25-27.

- Col 1: 16 – “...porque Nele foram criadas todas as coisas nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele.”

• Ele é ETERNO – Sempre existiu e nunca foi criado :- Isa. 9: 6 – “Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o governo estará

sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” O Filho agora é chamado de Pai, porque Ele é o Criador do homem e do Universo; o Pai da raça humana, porque redimiu e dirigiu o Seu povo, dando toda a orientação desde a entrada do pecado no mundo. Jesus é a Pessoa da Divindade que Se comunicou com os homens desde a queda de Adão.

- Miq. 5: 2 – “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá Aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

- Col. 1: 17 - “Ele é antes de todas as coisas, e nEle subsistem todas as coisas.” - João 1: 29 - 30 – “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o

Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é Aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um Varão que passou adiante de mim, porque antes de mim Ele já existia.”

- João 17: 3 - 5 - “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, Aquele que Tu enviaste. Eu Te glorifiquei na Terra, completando a obra que Me deste para fazer. Agora, pois, glorifica-Me Tu, ó Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que Eu tinha Contigo antes que o mundo existisse.”

- João 1: 2-3- “Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.”

- Zac 13: 7 – “Ó espada, ergue-te contra o Meu pastor, e contra o Varão que é o Meu Companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a Minha mão para os pequenos.” Jesus era companheiro do Pai desde a eternidade.

• Ele é o ALFA (α) e o ÔMEGA (Ω), o TODO-PODEROSO- o Primeiro e o Último (o ETERNO): - Apoc. 1: 8 – “Eu Sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e

que há de vir, o Todo-Poderoso.” Muitos alegam que esse versículo estaria se referindo ao Pai e não a Jesus. Para eles, Jesus é apenas poderoso e o Pai é o Todo-Poderoso. Mas a própria Bíblia dá a resposta sobre Quem o versículo está se referindo. Veja:

- Apoc. 1: 17-18 – “Quando O vi, caí a seus pés como morto; e Ele pôs sobre mim a Sua destra, dizendo: Não temas; Eu Sou o Primeiro e o Último (o Alfa e o Ômega) e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno.” Agora eu pergunto: Quem há de vir (vai voltar), o Pai ou o Filho?Tudo bem; quando Jesus voltar, o Pai virá também; mas foi Jesus que prometeu retornar a Terra. E Quem foi morto, o Pai ou o Filho ? Logicamente o versículo está se referindo ao Filho. Então Ele é o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso. É claro que o Pai também é o Alfa e o Ômega e também o Todo-Poderoso, mas o versículo em questão fala a respeito de Jesus!

18

Page 19: A divindade triúna

- Apoc. 22: 12-13- “Eis que cedo venho e está Comigo a Minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Eu Sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.”

- Isa. 44: 6 –“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o primeiro, e Eu Sou o último, e fora de Mim não há Deus.” Veja Isa 41: 2-4,16; 48:12.

• Ele e o Pai são UM DEUS : - João 10: 30, 33 – “Eu e o Pai somos Um.” Os judeus entenderam definitivamente o que

Jesus afirmava e O acusaram de blasfêmia (Colocar-Se no lugar de Deus).- João 8: 19 – “Perguntavam-lhe, pois: Onde está Teu pai? Jesus respondeu: Não me

conheceis a Mim, nem a Meu Pai; se vós Me conhecêsseis a Mim, também conheceríeis a Meu Pai.”

- João 17: 11 – “Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai santo, guarda-os no Teu nome, o qual Me deste, para que eles sejam um, assim como Nós.”

- João 17: 21-22- “...para que todos sejam um; assim como Tu, ó Pai, és em Mim, e Eu em Ti, que também eles sejam um em Nós; para que o mundo creia que Tu Me enviaste. E Eu lhes dei a glória que a Mim Me deste, para que sejam um, como Nós somos Um.”

- João 12: 45 – “E quem Me vê a Mim, vê Aquele que Me enviou.”- João 14: 8-9- “Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-

lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não Me conheces, Felipe? Quem Me vê a Mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

- Zac. 13: 7 – “Ó espada, ergue-te contra o Meu Pastor, e contra o Varão que é o Meu Companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere ao Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a Minha mão para os pequenos.”

- Heb 1: 3 – Jesus é a expressa imagem do Pai: “...sendo Ele o resplendor da Sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, havendo Ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-Se à direita da Majestade nas alturas.”

• Possui VIDA em Si mesmo: - João 5: 26 – “Pois assim como o Pai tem vida em Si mesmo, assim também deu ao

Filho ter vida em Si mesmo.”- João 14: 6 - “Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém

vem ao Pai, senão por Mim.”- João 1: 4 – “Nele estava a Vida, e a Vida era a luz dos homens.”- João 11: 25-26 – “Declarou-lhe Jesus: Eu Sou a Ressurreição e a Vida; quem crê em

Mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em Mim, jamais morrerá. Crês isto?”

• Ele é o nosso MEDIADOR:- I Tim. 2: 5 – “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo

Jesus, homem.” Sendo Deus, Jesus pode representar perfeitamente a Deus diante dos homens (compreendendo as reivindicações de Deus), e sendo Homem pode representar perfeitamente os homens diante de Deus (compreendendo as necessidades dos homens).

• Ele é o nosso SUMO SACERDOTE (Intercessor):

19

Page 20: A divindade triúna

- Heb. 8: 1 – “Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um Sumo Sacerdote tal, que Se assentou nos Céus à direita do trono da Majestade.”

- Heb. 7: 25- “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, porquanto vivendo sempre para interceder por eles.”

- Rom. 8: 34 – “Quem os condenará? Cristo Jesus é Quem morreu, ou antes Quem ressurgiu dentre os mortos, O qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.”

- João 16: 23 – “Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, Ele vo-lo concederá em Meu nome.”

- Isa. 53: 12 – “Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá Ele o despojo; porquanto derramou a Sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas Ele levou sobre Si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede.”

- Sal 110: 4 – “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”

- Heb 2: 17-18 – “Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a Seus irmãos, para Se tornar um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.”

- Heb 4: 14-15 – “Tendo, portanto, um Grande Sumo Sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os Céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas; porém Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”

- Heb 5: 6, 10 – “...como também em outro lugar diz: Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.... sendo por Deus chamado Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.”

• Ele é ONIPOTENTE: Tudo pode- Mat. 28: 18 – “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-Me dada toda a

autoridade no Céu e na Terra.”- II Cor. 12: 9 – “...e Ele me disse: A Minha graça te basta, porque o Meu poder se

aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.”

- João 17 :2 – “...assim como Lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que Lhe tens dado.”

• Ele é ONISCIENTE: Tudo sabe- Col. 2: 3 – “...para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e

enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.”

- Apoc. 2: 23 – “...e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que Eu Sou Aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras.”

• Ele é ONIPRESENTE: Está em todos os lugares.- Mat. 18: 20 – “Pois onde se acham dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no

meio deles.” - Mat. 28: 20 - “...ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos tenho mandado;

e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

20

Page 21: A divindade triúna

• Ele é IMUTAVEL :- Heb 13: 8 – “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”

• Ele é o JUIZ: - Mat 25: 31-33 – “Quando, pois vier o Filho do homem na Sua glória, e todos os anjos

com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória; e diante Dele serão reunidas todas as nações; e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à Sua direita, mas os cabritos à esquerda.”

- João 5: 22, 27 – “Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, e deu-Lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.”

- Atos 17: 31 – “...porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do Varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-O dentre os mortos.”

• Ele é SANTO:- Atos 3: 14 – “Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um

homicida;”- Luc 1: 35 – “Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo

te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”

• Ele é BENEVOLENTE: - Efes 5: 25 – “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a

Igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela.”

• Ele é a VERDADE: - Apoc. 3: 7 – “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é Santo, o que é

Verdadeiro, O que tem a chave de Davi; O que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:”

- Apoc 19: 11 – “E vi o Céu aberto, e eis um cavalo branco; e O que estava montado nele chama-Se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.”

• Ele é a nossa SALVAÇÃO:- Atos 4: 12 – Referindo-se a Jesus: “...E em nenhum outro há salvação; porque debaixo

do Céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” Atos 5: 31; 13: 23.

O Único Ser capaz de efetivamente redimir e restaurar o mundo era ninguém menos que o próprio Deus. Nenhum ser criado ou derivado poderia ser considerado apto a desempenhar essa grande missão!!! Somente Um membro da Divindade poderia oferecer pleno e efetivo sacrifício pelo pecado! Somente Deus pôde revelar a Deus plenamente!!!

• Ele é o SENHOR – YAHWEH:- Fil 2: 10-11 – “...para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos

Céus, e na Terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

- Davi O chama de Meu Senhor: Sal 110: 1 – “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés.”

21

Page 22: A divindade triúna

- Luc 20: 41-44 – “Jesus, porém, lhes perguntou: Como dizem que o Cristo é filho de Davi? Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés. Logo Davi Lhe chama Senhor como, pois, é Ele seu filho?”

• Ele tem poder de PERDOAR PECADOS: só Deus pode perdoar pecados- Mat 9: 2, 6 – “E eis que Lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois,

vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados. ...Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a Terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.” Ver Mar 2: 5-7.

- Luc 5: 20- 24 – “E vendo-lhes a fé, disse Ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados. Então os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é Este que profere blasfêmias? Quem é Este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? Jesus, porém, percebendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Por que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: São-te perdoados os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a Terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.”

• Ele é ADORADO COMO DEUS E NÃO RECUSA A ADORAÇÃO: - Mat 28: 17 – “Quando O viram, O adoraram; mas alguns duvidaram.”- Mat 14: 33 – “Então os que estavam no barco adoraram-No, dizendo:

Verdadeiramente Tu és Filho de Deus.” Veja também Mat 28: 9 e Luc. 24: 52- João 9: 38 – “Disse o homem: Creio, Senhor! E O adorou.”

- Só Deus pode ser adorado. Mat 4: 10 – “Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás” Êxodo 34: 14 – “porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso.” Veja ainda Deut 6: 13 e Luc 4: 8. Anjos de Deus recusam adoração e ordenam que só Deus pode ser adorado – Apoc 19: 10 – “Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.”

- Isa 45: 22-25- “Olhai para Mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da Terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro. Por Mim mesmo jurei; já saiu da Minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás. Diante de Mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. De Mim se dirá: Tão somente no Senhor há justiça e força. A Ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra Ele. Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.” Note que só diante de Jeová pode-se prostrar e adorar, mas veja o que diz Filipenses 2: 10-11 - “...para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos Céus, e na Terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

- Ora, se Deus proíbe adoração a qualquer outro deus, pois seria idolatria e politeísmo, e como o NT diz que TODOS se dobrarão diante de Cristo, logo conclui-se que Jesus É DEUS!

- Os anjos de Deus adoram a Jesus, porque Ele é Deus e digno de adoração – Heb 1: 6 – “E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”

22

Page 23: A divindade triúna

- Os antitrinitarianos consideram Jesus como um deus menor ou semi-deus. Mas vamos analisar: Não importa quão menor do que o Pai seja Cristo (para os antitrinitarianos); o fato é que qualquer coisa menos que Deus impede que Ele seja Deus. E se Ele foi criado, Ele passa a ser criatura. Aí surge a questão: é correto adorar uma criatura?!?

• Ele RESSUSCITARÁ OS JUSTOS, porque é Deus:- Só Deus tem poder de dar novamente a vida:- João 6: 35, 40, 44, 48 – “E Jesus lhes disse: Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem

a Mim não terá fome...Porquanto esta é a vontade de Meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê Nele, tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia... Ninguém pode vir a Mim, se o Pai que Me enviou não o trouxer; e Eu o ressuscitarei no último dia.” Ver João 6: 54. Jesus afirma que, se alguém comer desse pão, viverá eternamente. Ele está obviamente afirmando que é capaz de conceder vida eterna àqueles que nEle confiam. A capacidade de conceder vida eterna pertence exclusivamente à Divindade. I Tim. 6: 16.

- João 5: 28, 29 – “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” Vamos ver a Voz de Quem será ouvida pelos justos? I Tess 4: 16 – “Porque o Senhor mesmo descerá do Céu com grande brado, à voz de Arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” Não esqueçam que o Arcanjo Miguel é Cristo em defesa do Seu povo. Vamos relembrar rapidamente esse estudo sobre Miguel, porque muitos pensam que Jesus, por ser o Arcanjo Miguel, é um ser criado por Deus e isso não é verdade. Vejamos:

Mas quem é Miguel? A palavra Miguel, em hebraico, significa: Quem é semelhante a Deus? Quem é

como Deus? Em Daniel 10 e 12 Miguel é o Protetor particular de Israel. Em Judas 9 e I Tessalonicenses Ele é o Arcanjo poderoso que ressuscitou Moisés e ressuscitará todos os mortos justos. Na realidade, a palavra Miguel é um desafio: Quem é igual a Deus? Satanás quis ser igual a Deus quando ainda era Lúcifer no Céu. Ver Isaías 14: 14. De acordo com Judas 9, I Tessalonicenses 4: 16; João 5: 27,28,29; João 6: 40, 44, 54; Daniel 10: 13, 21; Daniel 12: 1-2 e Apocalipse 12: 7 vemos claramente que Miguel é Cristo. É o Cristo Guerreiro, lutando pelo Seu povo, contra Satanás. Toda vez que a Bíblia descreve Cristo em luta contra o Mal, defendendo o Seu povo, Ele é chamado de Miguel, e lança o desafio: Quem é igual a Deus? Só Ele pode responder: EU SOU. O nome Miguel aparece na Bíblia somente em passagens Apocalípticas. Os versículos dizem que Miguel é um Arcanjo. Muitos poderiam achar estranho a Bíblia chamar Jesus de Arcanjo. Mas na realidade, Arcanjo significa que Ele está acima dos anjos; é o Comandante e Chefe dos anjos e não um anjo criado por Deus. O único Arcanjo citado na Bíblia é Miguel - o Único que tem poder de ressuscitar os mortos, porque Ele é a própria essência da Vida. Ver João 5: 27,28,29; João 6: 40, 44, 54; João 11: 25 Mateus 24: 31. Em I Tess. 4: 16 diz que os santos sairão do sepulcro quando ouvirem a voz do Arcanjo e em João 5:28, o próprio Cristo declarou que os mortos ressuscitarão quando ouvirem a Sua voz. Em Apocalipse 12: 7 mostra claramente o Grande Conflito entre Cristo e Seus anjos e Satanás e seus anjos. Satanás é colocado em seu devido lugar, como ser inferior: é a luta de um Poderoso Arcanjo contra um querubim caído. Miguel tem anjos que estão sob Suas ordens e Lhe são leais. Ele teve autoridade de expulsar Satanás e seus anjos do ambiente do Céu. Se

23

Page 24: A divindade triúna

Miguel fosse um anjo comum, criado por Deus, Ele poderia ser o Senhor de todos os anjos? Anjos bons estariam subordinados a Ele? Não! Os anjos são subordinados e obedecem a Miguel porque Miguel é Cristo! E Cristo é DEUS! Quando acharmos que as forças do inferno estão prevalecendo contra nós, procuremos por Miguel, nosso Poderoso Vencedor e Ele virá. Miguel se encarregou de reivindicar o caráter de Deus e refutar as pretensões de Satanás.

• NA TERRA o Pai era maior do que Ele, porque era Homem:- João 14: 28 – “Ouvistes que Eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se Me amásseis,

alegrar-vos-íeis de que Eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que Eu.” Jesus dependia do Pai durante o período se Sua vulnerabilidade humana.

- Mat 24: 36 – “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, senão só o Pai.”

- Salm 8: 5 – “Contudo, pouco abaixo de Deus O fizeste; de glória e de honra O coroaste.” Na Terra, Jesus era inferior ao Pai, porque era homem.

• Como Homem, era MENOR que os anjos:- Heb 2: 9 – “...vemos, porém, Aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus,

coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” Na Terra, Ele era até menor que os anjos de Deus no Céu, porque era homem.

• Ele era RICO no Céu e se fez pobre na Terra:- II Cor 8: 9 – “...pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico,

por amor de vós Se fez pobre, para que pela Sua pobreza fôsseis enriquecidos.”

• Jesus é o DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO:Jeová, o nome de Deus no AT aparece cerca de 6800 vezes e quase sempre

aplica-se a Jesus. O Anjo de Jeová, cujas manifestações se encontram também no AT, surpreendentemente é identificado como sendo o próprio Jeová. Este Anjo do Senhor ou de Jeová que apareceu nos tempos do AT, que falou como Jeová, exercia o Seu poder, recebia adoração, e tinha autoridade para perdoar pecados era o próprio Jesus. Lembrar que o sentido de Anjo usado nestes textos do AT não é o de ser criado por Deus, como os anjos do Céu. O Anjo do Concerto ou da Aliança tinha esse título, porque era o Mensageiro Divino das boas novas de salvação. Então veremos que:

Jesus é o ANJO do Senhor que aparece no Antigo Testamento O Anjo do Senhor é o próprio Jeová João 1: 1-3 afirma que Jesus é Deus, mas Isa 43: 10; 44: 6; 45: 5, 22 diz

claramente que só Jeová é Deus. Logo, conclui-se que Jeová é Jesus. Obs.: Os antitrinitarianos alegam que Jesus era um deus menor ou semi-deus. Ora, se isso fosse verdade, iria contra Isa 43 que diz que “não há outro deus além de Deus”. Se Jesus fosse um deus menor, estaríamos diante do politeísmo, onde o Pai era o Deus maior. ABSURDO!!!!

Vejamos os versículos:- Mal 3: 1-2 – “Eis que Eu envio o Meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho

diante de Mim; e de repente virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o

24

Page 25: A divindade triúna

Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que Ele vem, diz o Senhor dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da Sua vinda? E quem subsistirá, quando Ele aparecer? Pois Ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavadeiros.”

- Luc 1: 76 – “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os Seus caminhos;”

- Isa 63: 9 – “Em toda a angústia deles foi Ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; no Seu amor, e na Sua compaixão Ele os remiu; e os tomou, e os carregou todos os dias da Antigüidade.” O Anjo do Senhor que salva o povo e redime só pode ser Jesus.

ANTIGO TESTAMENTO – JEOVÁ NOVO TESTAMENTO – JESUS

1. Preparar o caminho de Jeová Preparar o caminho de Jesus (Isa 40: 3, Mal. 3: 1) (Mat 3: 3, 11: 1; Mar 1: 2, 3; Luc 1: 76, 3: 4)

2. Jeová é o Criador da Terra Jesus é o Criador da Terra(Sal 102: 21, 24-27; Isa 43: 12) (Heb 1: 10-12; João 1: 1-3)

3. Jeová, o primeiro(α)e o último(Ω) Jesus, o primeiro(α)e o último(Ω)(Isa 44: 6) (Apoc 1: 8, 17,; 22: 12-13)

4. Minha Glória não darei a outrem A Glória que tinha Contigo(Isa 42: 8) (João 17: 5)

5. Sábado, o dia do Senhor Jeová Jesus é o Senhor do Sábado(Isa 58: 13; Ex. 20: 9) (Mar 2: 28)

6. Testemunhas de Jeová Testemunhas de Jesus(Isa 43: 10, 12) (Atos 1: 8; Apoc 17: 6)

7. Jeová, a Pedra de tropeço Jesus, a Pedra de tropeço(Isa 8: 13-14) (I Ped 2: 7-8)

25

Page 26: A divindade triúna

8. Jeová levou cativos Jesus levou cativos(Sal 68: 18) (Efés 4: 8-10)

9. Jeová é avaliado Jesus é avaliado(Zac 11: 12-13) (Mat 26: 15; 27: 9-10)

10. Jeová é traspassado Jesus é traspassado(Zac 12: 4, 10) (João 19: 37)

11. Jeová é Nossa Justiça Jesus é Nossa Justiça(Isa 54: 17) (I Cor 1: 30; Jer 23: 6)

12. Jeová é o Redentor Jesus é o Redentor(Isa 44: 22-24; 47:4; 48: 17; Jô 19: 25) (Efés 1: 7)

13. Jeová é o único Salvador Jesus é o único Salvador (Isa 43: 11,15; I Tim 2:3; Tito 1: 3; 2: 10) (Atos 4: 12; Luc 2: 11; João 4: 42; Fil 3: 20)

• JEOVÁ distingue-Se de JEOVÁ:- Gên 19: 24 – “Então o Senhor, da Sua parte, fez chover do Céu enxofre e fogo sobre

Sodoma e Gomorra.”- Gen 18: 17-21 – “E disse o Senhor: Ocultarei Eu a Abraão o que faço, visto que Abraão

certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra? Porque Eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito Dele tem falado. Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a Mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei.”

- Ose 1: 4-7 – “E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel. E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jizreel. E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E o Senhor disse a Oséias: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque não tornarei mais a compadecer-Me da casa de Israel, nem a perdoar-lhe de maneira alguma. Mas da casa se Judá Me compadecerei , e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.”

- Zac 3: 2 – “Mas o Anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo?” Ver Judas 9.

• O ANJO DE JEOVÁ É DEUS:- Gên 31: 11-13 – “Disse-me o Anjo de Deus no sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui.

Prosseguiu o Anjo: Levanta os teus olhos e vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão

26

Page 27: A divindade triúna

te vem fazendo. Eu Sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde Me fizeste um voto; levanta-te, pois, sai-te desta terra e volta para a terra da tua parentela.”

- Zac 12: 8 – “Naquele dia o Senhor defenderá os habitantes de Jerusalém, de sorte que o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o Anjo do Senhor diante deles.”

- Ex. 3: 2-6 – “E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima. E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.”

- Atos 7: 35, 38 – “A este Moisés que eles haviam repelido, dizendo: Quem te constituiu senhor e juiz? A este enviou Deus como senhor e libertador, pela mão do Anjo que lhe aparecera na sarça... Este é o que esteve na congregação no deserto, com o Anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar.”

- Êx. 23: 20-21- “Eis que eu envio UM ANJO diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a Sua voz, e não O provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o Meu nome está nEle.” O anjo do Senhor pode ou não perdoar pecados e só Deus pode. Logo, o Anjo do Senhor é o próprio Deus.

• O ANJO DE JEOVÁ É O PRÓPRIO JEOVÁ:- Gên 16: 7-13 – O Anjo do Senhor e Agar: “Então o Anjo do Senhor, achando-a junto a

uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo. Disse-lhe o Anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói, que significa Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não tenho eu também olhado neste lugar para Aquele que me vê?” Observem que o “Anjo” aqui multiplica a descendência de Agar. Nenhum ser criado tem esse poder; só Deus!

- Gên 22: 11-16 – O Anjo do Senhor e Abraão: “Mas o Anjo do Senhor lhe bradou desde o Céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse o Anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não Me negaste teu filho, o teu único filho. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré, que significa o Senhor proverá; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Então o Anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o Céu, e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não Me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua

27

Page 28: A divindade triúna

descendência, como as estrelas do Céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em “tua” Descendência serão benditas todas as nações da Terra; porquanto obedeceste à Minha voz.” O Anjo que fala com Abraão Se identifica como Deus: diz que ele não Lhe negou seu filho,e por isso o abençoaria.

- Gên 18: 1-3, 13, 16, 20-22, 33 e 19: 1 – Abraão recebe 3 Anjos, sendo Um deles, o Anjo do Senhor, que é o próprio Senhor, com Quem fica conversando; os outros 2 vão p/ Sodoma: “Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia. Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra, e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos Teus olhos, rogo-Te que não passes de Teu servo... Perguntou o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que eu, que sou velha, darei à luz um filho?... E levantaram-se aqueles homens dali e olharam para a banda de Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar... Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a Mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei. Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor... E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar...Á tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra.”

- Gên 32: 24-30 – “Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um Homem até o romper do dia. Quando Este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele. Disse o Homem: Deixa-Me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não Te deixarei ir, se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o Teu nome. Respondeu o Homem: Por que perguntas pelo Meu nome? E ali o abençoou. Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.”

- Ose 12: 4 – “Lutou com o Anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas. Em Betel O achou, e ali falou Deus com ele; sim, o Senhor, o Deus dos Exércitos; o Senhor é o seu nome.”

- Ex 3: 2-6 - O Anjo de Jeová e Moisés: “E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima. E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.”

- Josué 5: 13-15 – O Anjo de Jeová e Josué: “Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele Um Homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a Ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? Respondeu Ele: Não; mas venho agora como Príncipe do Exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? Então respondeu o Príncipe do

28

Page 29: A divindade triúna

Exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez:”

- Zac 3: 1,2 – O Anjo de Jeová e o Sumo sacerdote Josué: “Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo?”

- Juízes 2: 1-4 – O Anjo do Senhor e Israel: “O Anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe para a terra que, com juramento, prometi a vossos pais, e vos disse: Nunca violarei o Meu pacto convosco; e, quanto a vós, não fareis pacto com os habitantes desta terra, antes derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à Minha voz. Por que fizestes isso? Pelo que também Eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão quais espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço. Tendo o Anjo do Senhor falado estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou.”

- Juízes 6: 11-14, 18-23 – Gideão vê o Anjo do Senhor e teme morrer porque viu a Deus e o Anjo consome a carne do sacrifício que foi oferecida: “Então o Anjo do Senhor veio, e sentou-Se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso. Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? E onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã. Virou-Se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio Eu? Rogo-Te que não Te apartes daqui até que eu volte trazendo do meu presente e o ponha diante de Ti. Respondeu Ele: Esperarei até que voltes...Entrou, pois, Gideão, preparou um cabrito e fez, com uma e efa de farinha, bolos ázimos; pôs a carne num cesto e o caldo numa panela e, trazendo para debaixo do carvalho, lho apresentou. Mas o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos ázimos, e põe-nos sobre esta rocha e derrama-lhes por cima o caldo. E ele assim fez. E o Anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que tinha na mão, e tocou a carne e os bolos ázimos; então subiu fogo da rocha, e consumiu a carne e os bolos ázimos; e o Anjo do Senhor desapareceu-lhe da vista. Vendo Gideão que era o Anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! pois eu vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo, não temas; não morrerás.”

- Juízes 13: 17-22 – O Anjo do Senhor e Manoá, pai de Sansão que teme morrer porque viu a Deus: “Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Veio a mim um Homem de Deus, cujo semblante era como o de um Anjo de Deus, em extremo terrível; e não Lhe perguntei de onde era, nem Ele me disse o Seu nome... Então Manoá disse ao Anjo do Senhor: Deixa que te detenhamos, para que te preparemos um cabrito. Disse, porém, o Anjo do Senhor a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto, é ao Senhor que o oferecerás. (Pois Manoá não sabia que era o Anjo do Senhor). Ainda perguntou Manoá ao Anjo do Senhor: Qual é o Teu nome? Para que, quando se cumprir a Tua palavra, Te honremos. Ao que o Anjo do Senhor lhe respondeu: Por que perguntas pelo Meu nome, visto que é Maravilhoso? Então Manoá tomou um cabrito com a oferta de cereais, e o ofereceu sobre a pedra ao Senhor; e fez o Anjo maravilhas, enquanto Manoá e sua mulher o observavam. Ao subir a chama do altar para o Céu, subiu com ela o Anjo do Senhor; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra. E não mais apareceu o Anjo do Senhor a Manoá, nem à sua mulher; então

29

Page 30: A divindade triúna

compreendeu Manoá que era o Anjo do Senhor. Disse Manoá a sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus. Sua mulher, porém, lhe respondeu: Se o Senhor nos quisera matar, não teria recebido da nossa mão o holocausto e a oferta de cereais, nem nos teria mostrado todas estas coisas, nem agora nos teria dito semelhantes coisas.” As pessoas do AT tinham conhecimento de que o Anjo do Senhor era o próprio Deus, por isso temiam vê-Lo face a face.

• O ANJO DE JEOVÁ É CRISTO:- Compare o texto que foi lido acima, em Juízes 13: 18, quando o Anjo do Senhor diz

que o Seu nome é Maravilhoso, com o que diz Isaías 9: 6 a respeito de Jesus, Deus Forte, Maravilhoso...

- I Cor 10: 1-4 – “Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a Pedra era Cristo.” Jesus era a Pedra, a Coluna que seguia o povo de Israel no deserto do Sinai.- Leia novamente os textos que já foram expostos anteriormente: Isa 63: 9; Mal 3: 1; Atos 7: 35, 38; Jó 33: 23-24.

O Anjo do Senhor do AT é Cristo porque: Ele veio do Pai, fala por Ele, exerce o Seu poder, perdoa pecados, recebe adoração. Veja: João 16: 28; 3: 34; 14: 24; Mat 28: 18; 9:2; João 9: 38; Mat 14: 32-33. E não devemos esquecer que além de Jeová não há Deus; só Jeová se deve adorar; o Nome de Jeová é exclusivo de Deus. Veja: Isa 45:5; Ex 34: 14, Mat 4: 10; Apoc 19: 10; Sal 83: 18. E se Jesus pode ser adorado, Ele é Deus!

Assim sendo, concluímos que Jesus e Jeová do AT são a mesma Pessoa. Ele é a Pessoa da Divindade que se comunicava com a raça humana no AT. Vimos então a unidade de Deus em propósito, vontade, natureza e substância.

COMO COMPREENDER ALGUMAS EXPRESSÕES SOBRE JESUS CRISTO?

• Princípio da Criação de Deus• Primogênito da Criação• “Hoje Eu Te gerei”• Filho Unigênito• A sujeição do Filho ao Pai • E outros versículos que poderiam deixar dúvidas

1. PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS. Apocalipse 3: 14 – “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:”

O texto diz que Jesus é o princípio da criação de Deus. Muitos usam esse versículo para provar que Jesus foi a 1ª criatura feita por Deus; entretanto, esquecem de consultar o original em grego para averiguar exatamente o que o texto quis dizer. A palavra PRINCÍPIO vem do grego ARCHÉ, que significa causa eficiente, fonte originadora, motivo ou razão fundamental de toda a criação. Não deve ser usada no sentido de ser a primeira criatura de Deus. A palavra Princípio

30

Page 31: A divindade triúna

(Arché) significa AUTOR. Veja Heb 12: 2. Ele é a RAZÃO de tudo. Confirme que Jesus é o Agente da Criação com os versículos João 1: 3; Col 1: 15-17; Heb 1: 2,3.

2. PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO: Col 1: 15 – “...o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Apoc 1: 5 – “...e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da Terra. Àquele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados.” Ver Mat 1: 25; Luc 2: 7; Rom 8: 29; Col 1: 18; Heb 1: 6.

Os textos dizem que Jesus é o primogênito da criação, implicando numa suposta origem ou principio de vida. Mas a Bíblia diz que Jesus é Eterno. Como entender o termo?

A palavra Primogênito vem do grego PROTOTOKOS e etimologicamente significa primeiro a nascer, mas o sentido da primogenitura na Bíblia é muito mais amplo. O seu correspondente em hebraico é BEKOR que indica uma coisa que é a principal, a primeira de sua classe. Na cultura judaica o primogênito tinha direitos e privilégios especiais e os direitos da primogenitura eram outorgados por nascimento ou decreto, sem necessariamente ser o primeiro filho gerado.

Vejamos exemplos de pessoas na Bíblia que eram chamadas de primogênitos sem que fossem os primeiros a nascerem:- Ex 4: 22 – “Israel, meu primogênito.” - O primogênito era Esaú, mas Israel era o mais importante – Gên 25: 25-26.- Sal 89: 20-27 – “Davi...o primogênito.” - Mas ele era o filho mais novo de Jessé – I Sam 16: 10-12.- Jer 31: 9 – “Efraim, o primogênito” – Mas Manassés nasceu primeiro – Gên 41: 51-52; 48: 13-20.- I Crôn 26: 10 – Sinri, com privilégios de primogenitura, embora não fosse o primogênito. - Gên 35: 22 – Ruben perde o direito da primogenitura devido o seu grande pecado e Levi assume o direito do sacerdócio e Judá o privilégio de governo e liderança. – Núm 3: 11-13.

O termo PRIMOGÊNITO, em relação a Cristo é usado para destacar Sua posição de prioridade, privilégio e primazia em todo o Universo. Ele é o Primeiro em categoria, o mais importante. O direito de governo e sacerdócio são reunidos na pessoa de Jesus. Veja Zac 6: 12-13 – “...e fala-lhe, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o Homem cujo nome é Renovo; Ele brotará do Seu lugar, e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-Se-á no Seu trono, e dominará. E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz.” Em hipótese alguma o termo quis indicar que o Pai gerou ou criou o Filho em algum momento na eternidade. Se a intenção de Paulo em Col. 1: 15 fosse dizer que Cristo foi o 1º a ser criado, ele teria usado o termo grego Protoktistos.

Como descendente de Judá e Davi (ambos são primogênitos não por nascimento, mas por eleição ou decreto), Cristo é o primogênito para ter direito ao trono (Luc 1: 32), primazia sobre todos (Col 1: 18) e para exercer a função sacerdotal (Heb 7: 17).

3. EU HOJE TE GEREI:Além de reunir as funções de sacerdote e rei, o Messias deveria exercer

primeiro o ofício de profeta (Deut 18: 15) tipificado por José que teve o dom profético e o direito da primogenitura – I Crôn 5: 2. Assim a primogenitura é

31

Page 32: A divindade triúna

concedida a Jesus por decreto Divino para exercer os ofícios de profeta, sacerdote e rei.

A expressão “Eu hoje Te gerei” aparece 3 vezes no NT e são retiradas do Sal 2. Vejamos:- Sal 2: 1-12 – “Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Os reis da Terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o Seu Ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que está sentado nos Céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na Sua ira, e no Seu furor os confundirá, dizendo: Eu tenho estabelecido o Meu Rei sobre Sião, Meu santo monte. Falarei do decreto do Senhor; Ele me disse: Tu és Meu Filho, hoje Te gerei. Pede-me, e eu Te darei as nações por herança, e as extremidades da Terra por possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; Tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da Terra. Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a Sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que Nele confiam.” - Atos 13: 33 – “...a qual Deus nos tem cumprido, a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu Filho, hoje te gerei.”- Heb 1: 5 – “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu Lhe serei Pai, e Ele Me será Filho?”- Heb 5: 5-6 – “...assim também Cristo não Se glorificou a Si mesmo, para se fazer Sumo Sacerdote, mas o glorificou Aquele que Lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; como também em outro lugar diz: Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”

Vamos analisar esses textos:• Cristo “gerado” como Filho “primogênito” de Deus na encarnação, significa

que não era homem; passou a ser. “Gerado” no sentido de haver Se encarnado ou tornado humano. Sem essa singularidade Divino-humana e preeminência sobre todos os outros humanos, não teríamos salvação do pecado. O fato de Ele haver Se tornado humano na encarnação, como o “gerado” e “primogênito Filho de Deus”, de modo algum diminui Sua eterna e plena Divindade. O termo não significa que Cristo foi gerado ou criado pelo Pai como um ser Divino ou mesmo como um deus menor procedente do Pai.

• Note que em Sal 2 a oposição se levanta contra o Ungido de Deus. A unção era realizada para 3 funções: de profeta, sacerdote e rei. Jesus foi Ungido para essas 3 funções, por DECRETO. Ele tem supremacia sobre todos e o termo “beijai o Filho” significa submetei-vos a Ele.

• A expressão “Eu hoje Te gerei” nada tem a ver com nascimento. Significa: neste dia você foi ungido rei; será colocado no trono, entronizado. O rei deveria ser dirigido por Deus COMO SE FOSSE um filho, para ser o guia do Seu povo. Por isso a expressão “Eu lhe serei por Pai e Ele Me será por Filho” de II Sam 7: 14 e Heb 1: 5 indica claramente que assim como Salomão, Jesus não era o Filho de Deus, mas passaria a ser por um decreto. Jesus foi feito (“gerado”) profeta, sacerdote e rei. Para entendermos o Plano da Redenção do homem, Jesus passou a ser Filho, Profeta, Sacerdote e Rei.

32

Page 33: A divindade triúna

• Jesus foi UNGIDO no batismo para essas 3 funções. Naquela ocasião Ele foi reconhecido publicamente como O Filho de Deus. Não devemos esquecer que também recebeu o título de Filho porque nasceu na Terra como um bebê. Na Eternidade, Ele nunca foi chamado de Filho. Ele passou a ser, como diz o verso “Ele me será por Filho” e “Eu lhe serei por Pai” ; é porque não era antes. Cristo não era levita, e, portanto não poderia ser sacerdote; mas passou a ser também, por decreto Divino. Hoje Ele intercede por nós no Santuário celestial – ver Heb 7: 25.

• A função de profeta Ele exerceu até a Sua morte, proclamando-nos a vontade de Deus. A de Sacerdote no Céu Ele exerce desde Sua ascensão até a consumação dos séculos, representando-nos perante Deus e a de Rei, exercerá no Reino restaurado, exercendo a graciosa autoridade de Deus sobre Seu povo.

• Leia a cena da entronização de Cristo com as primícias (em Salmo 24) imediatamente após Sua Ressurreição, quando Ele é aclamado pelas hostes celestiais como o Rei da Glória, vitorioso. Quando Ele ressuscitou, levou para o Céu uma multidão de cativos. O clímax da expressão “Eu hoje Te gerei” ocorre exatamente na ascensão de Cristo , na manhã da ressurreição, quando Ele é entronizado, inaugura o Santuário e compartilha o trono com o Pai quando Se assenta à destra da Majestade. Depois Ele retorna, passa mais 40 dias com os discípulos e ascende novamente para o Céu, conforme Atos 1: 9-11.

• Leia os versículos: Sal 110: 1-4; Heb 2: 8; I Cor 15: 25; Efes 1: 22; Apoc 3: 21; Heb 4: 16; Mat 4: 17;Heb 5: 5-6; I Cor 15: 26; Apoc 20: 14; Apoc 21 e 22. Jesus foi entronizado no Reino da Graça que foi instituído desde a queda do homem. No Reino da Graça Ele exerce a função de Sacerdote. Mas Ele virá como Rei dos reis, no Reino da Glória, quando o Inimigo for completamente destruído. Neste sentido podemos ver Jesus como “gerado de Deus”; houve realmente um dia em que Ele foi entronizado, ungido para as 3 funções, mas não um dia em que principiou a viver.

• O nome do Rei que haverá de ocupar o trono de Davi é SENHOR JUSTIÇA NOSSA – Jer 23: 5-6. Sua realeza é única, pois Ele deverá ocupar o trono celestial tanto na qualidade de Rei quanto na de Sacerdote. Ver Zac 6: 13 – “Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-se-á no Seu trono, e dominará. E Josué, o sacerdote, ficará à Sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz.”

4. FILHO UNIGÊNITO

João 3: 16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” E mais: João 1: 14, 18; 3: 18; I João 4: 9 Obs: em João 1: 18, antigos manuscritos trazem a forma grega Monogenes Theos (Deus Unigênito ou Deus único) em lugar de Monogenes Huios (Filho Unigênito).

33

Page 34: A divindade triúna

O termo Unigênito vem do latim UNIGENITUS (único gerado) e é a tradução do grego MONOGENES que significa único membro de uma mesma família, de uma raça, de uma espécie, de um gênero; ou único, singular. Nunca significa único gerado dando idéia de origem quanto ao tempo. Corresponde ao hebraico YACHID – único. GENOS deriva do verbo grego GINOMAI (vir ou vir a ser) e não do termo grego Gennao (gerar ou ser pai). Monogenes não se refere a Deus gerando a Jesus semiDivino literal, mas indica a singularidade (caráter único) de Jesus como Filho encarnado - Deus-Homem.- Em Gên 22: 2 e Heb 11: 17 fala de Isaac como unigênito de Abraão, mas como sabemos, ele não foi o único filho do patriarca; além de Ismael (que era o mais velho), ele ainda teve outros. Nem mesmo Isaac era o primogênito, mas era o principal, o predileto, o mais importante, o filho da promessa.

Assim sendo, Jesus é unigênito no sentido especial, de ser o único da sua espécie e gênero; não se refere à ordem temporal. Ele é singular; nunca houve na Terra outro Ser semelhante a Ele → Deus-Homem. Ele é o único da natureza, caráter, propósito e essência do Pai. Ele é o ABSOLUTAMENTE ÚNICO DESSA CLASSE.

• A SUJEIÇÃO DO FILHO AO PAI:- I Cor 15: 24-28 – “...Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de Seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas Lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que Lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas Lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho Se sujeitará Àquele que todas as coisas Lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” Muitos concluem que esta sujeição do Filho O coloca em posição de inferioridade em relação ao Pai. Mas vamos analisar o que Paulo realmente quis dizer. Paulo contrasta Cristo com Adão. Cristo é o 2º Adão. Deus sujeitou todas as coisas aos pés de Adão, mas ele falhou. Com sua rebeldia e pecado, o domínio deste mundo passou a ser de Satanás. O 2º Adão, que é Cristo não seria rebelde como o 1º, mas sujeitar-Se-ia a Deus para que Ele fosse tudo em todos.

Resumindo:

ADÃO ANTES DE PECAR JESUS NA TERRA

1- Natureza moral s/ tendência para pecar s/ tendência p/ pecar embora c/ a natureza caída,c/ possibilidade

2- Natureza física perfeita imperfeita 3- Ambiente puro e santificado ambiente pecaminoso 4- Conduta tinha tudo a seu favor e pecou tinha tudo contra Ele, mas não pecou

34

Page 35: A divindade triúna

É claro que Paulo fala da sujeição do Filho ao Pai em cumprimento do Plano da Redenção, o qual restaura a Terra à sua posição original. Paulo afirma em Fil 3: 20-21 que Jesus tem o mesmo poder que o Pai de sujeitar todas as coisas. Trata-se de uma subordinação voluntária e funcional. Resulta na restauração de todas as coisas ao domínio de Deus, ao derrubar o Usurpador. O Messias é o Rei Ungido, o Filho de Deus. Como Rei Messiânico Ele Se sujeita a Deus para que Deus volte a dominar como no princípio. Era isto que Deus esperava que Adão fizesse, mas falhou. Mas o objetivo só é alcançado na pessoa de Jesus, o legítimo “filho de Davi” para que Deus reine sobre toda a Terra.

• I Cor 8: 6 – . “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.”

Este texto é muito utilizado pelos antitrinitarianos para provar que o Pai é “o Deus”; e uma vez que o texto não identifica explicitamente a Jesus como “um Deus”, para eles, Ele só pode ser alguma forma menor de ser Divino. Mas se este verso exclui Jesus de ser Deus, por afirmar que só o Pai é Deus, também deve excluir o Pai de ser Senhor, pois diz que só Jesus é Senhor! E Senhor = Yahweh. Lembremos que o contexto de I Coríntios 8 fala de alimentos oferecidos à ídolos e Paulo não está tentando opor a Divindade de Deus Pai à do Filho, e sim contrastando a Divindade de Ambos com os falsos deuses e ídolos do Paganismo.

• João 17: 3 – “E a vida eterna é esta: que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Os que se opõem à igualdade entre o Pai e o Filho afirmam que o versículo diz

que só o Pai é Deus. Jesus neste versículo não está contrastando o Pai com o Filho, mas com os falsos deuses, para que os discípulos soubessem que há um só Deus que traz salvação!

• Prov. 8: 22-24 -“O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.” Os arianos interpretam este verso como afirmando que Jesus, aqui

personificado como a Sabedoria, foi criado. Mas a palavra hebraica qana (possuía) pode de fato ser traduzida como criado, porém, no sentido básico e comum significa apresentado ou possuído para uma missão especial de revelar o conhecimento de Deus ao mundo criado. Se a Sabedoria fosse literalmente criada, como dizem os antitrinitarianos, teremos que chegar à difícil situação de ter existido um tempo em que Deus não possuía Sabedoria. Seria um absurdo!!!

PROFECIAS A RESPEITO DE JESUS CRISTO NO AT E SEU CUMPRIMENTO NO NT:

Vejamos na página seguinte:

35

Page 36: A divindade triúna

PROFECIA CUMPRIMENTO

1- FILHO DE DEUSSal 2: 7- “Proclamarei o decreto do Senhor; Ele me disse: Mat 3: 17-“ ...e eis que uma voz dos céus Tu és meu Filho, hoje te gerei.” dizia: Este é o Meu Filho amado, em Ver I Crôn 17:11-14; II Sam 7: 12-16 quem Me comprazo”

2- SEMENTE DE ABRAÃO Gên 22: 18- “...e em tua descendência serão benditas Mat 1: 1-“Livro da genealogia de Jesus todas as nações da Terra; porquanto obedeceste Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”à Minha voz.”

3- FILHO DE ISAQUE

36

Page 37: A divindade triúna

Gên 21: 12- “Deus, porém, disse a Abraão: ... Luc 3: 23, 34-“ Jesus..., sendo (como porque em Isaque será chamada a tua descendência.” se cuidava) filho de Isaque,..”

4- FILHO DE JACÓNum 24: 17- “Eu O vejo, mas não no presente; Luc 3: 23, 34-“ Jesus... filho de Jacó” eu O contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma Estrela, de Israel se levantará um Cetro que ferirá os termos de Moabe...”

5- TRIBO DE JUDÁGên 49: 10- “O Cetro não se arredará de Judá, nem o Luc 3: 23, 33-“ Jesus...filho de Judá” bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertence; e a Ele obedecerão os povos.

6- TRONCO DE JESSÉIsa 11: 1- “Então brotará um rebento do tronco de Jessé, Luc 3: 23, 32- “Jesus...filho de Jessé” e das suas raízes um renovo frutificará.”

7- CASA DE DAVI Jer 23: 5- “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que Luc 3: 23, 31-“Jesus...filho de Davi” levantarei a Davi um Renovo Justo; e, sendo Rei, reinará Ver também Mat 1: 1, 15: 22, 20: 30, 21:9e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na Terra.”

8- NASCERIA EM BELÉMMiq 5: 2- “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena Mat 2: 1-“ Tendo, pois, nascido Jesus em, para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me Belém da Judéia, no tempo do rei sairá Aquele que há de reinar em Israel...” Herodes...” Ver Mat 2: 5-6, João 21: 9

9- SUA PREEXISTÊNCIAMiq 5: 2- “... e cujas saídas são desde os tempos antigos, Col 1: 17-“ Ele é antes de todas as desde os dias da eternidade. “ coisas, e Nele subsistem todas as coisas” Ver João 1: 30

10- ELE SERÁ CHAMADO SENHORSal 110: 1- “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te Luc 2: 11-“ É que vos nasceu hoje, na à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, escabelo dos Teus pés.” o Senhor.”

11-ELE SERÁ PROFETA Deut 18: 18- “Do meio de seus irmãos lhes suscitarei Mat 21: 11-“ E as multidões respondiam: Um Profeta semelhante a ti; e porei as Minhas Este é o profeta Jesus, de Nazaré da palavras na Sua boca, e Ele lhes falará tudo o que Galiléia.” Eu lhe ordenar.”

12- ELE SERÁ SACERDOTESal 110: 4- “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Heb 3: 1- “Pelo que, santos irmãos,

37

Page 38: A divindade triúna

Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de participantes da vocação celestial, Melquisedeque.” considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,” Ver Heb 5: 10; 7: 17,24

13- ELE SERA JUIZIsa 33: 22- “Porque o Senhor é o nosso juiz; o Senhor João 5: 22-“ Porque o Pai a ninguém julga, é nosso legislador; o Senhor é o nosso rei; Ele nos mas deu ao Filho todo o juizo.” salvará.” Ver João 5: 30; Atos 17: 31

14- ELE SERÁ REISal 2: 6- “Eu porém, constituí o Meu Rei sobre Sião, Mat 27: 37-” Puseram-lhe por cima da Meu santo monte.” cabeça a sua acusação escrita: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.” Ver Apoc 19: 16

15- ELE SERÁ UNGIDO PELO ESPÍRITO SANTOIsa 11: 2- “E repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, Mat 3: 16-17-” Batizado que foi Jesus, saiu o espírito de sabedoria e de entendimento, o logo da água; e eis que se Lhe abriram os espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de Céus, e viu o Espírito Santo de Deusconhecimento e de temor do Senhor.” descendo como uma pomba e vindo sobre Ele.”

16- ELE OPERARÁ MILAGRESIsa 35: 5-6- “Então os olhos dos cegos serão abertos, Luc 7: 22-“Então lhes respondeu: Ide, e e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. contai a João o que tens visto e ouvido: os Então o coxo saltará como o cervo, e a língua cegos vêem, os coxos andam,do mudo cantará de alegria; porque águas os leprosos são purificados e os surdosarrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.” ouvem; os mortos são ressuscitados Ver Isa 42: 7 e aos pobres é anunciado o Evangelho.” Ver Mat 9: 35, I Ped 3: 19 17- ELE ENSINARÁ POR PARÁBOLASSal 78: 2- “Abrirei os Meus lábios em parábolas; e Mat 13: 34-” Todas estas coisas falou Jesus publicarei enigmas da Antigüidade”. às multidões por parábolas, e sem parábolas nada lhes falava.”

18- UM PROFETA PREPARARIA O CAMINHO DELEMal 3: 1- “Eis que Eu envio o Meu mensageiro, e ele Mar 1: 2-3-” Conforme está escrito no há de preparar o caminho diante de Mim; e de profeta Isaías: Eis que envio ante a tua facerepente virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós o Meu mensageiro, que há de preparar obuscais, e o Anjo do pacto, a quem vós desejais; eis teu caminho; voz do que clama no deserto:que Ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.” Preparai o caminho do Senhor, endireitai asVer Isa 40: 3. Suas veredas;” Ver Mat 3: 3; 11:1;Luc1: 76;3:4

38

Page 39: A divindade triúna

19- ELE ENTRARÁ EM JERUSALEM MONTADONUM JUMENTINHOZac 9: 9- “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta Mat 21: 5-” Dizei à filha de Sião: Eis que aí te ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o Teu rei; vem o Teu Rei, manso eEle é justo e traz a salvação; Ele é humilde montado em um jumento, em um e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, cria de animal jumentinho, filho de jumenta. ” de carga.” Ver Mat 21: 2; Mar 11:7; João 12:14 20- ELE SERIA TRAÍDO POR UM AMIGOSal 41: 9- “Até o Meu próprio amigo íntimo em quem Mat 10: 4-“...e Judas Iscariotes, aquele que Eu tanto confiava, e que comia do Meu pão, O traiu.” Ver João 13: 18; Mar 14: 10levantou contra Mim o seu calcanhar.” Ver Sal 55: 12-14

21- ELE SERIA VENDIDO POR 30 MOEDAS DE PRATAZac 11: 12-“E eu lhes disse: Se parece bem aos Mat 26: 15-“e disse: Que me quereis dar, e eu vossos olhos, dai-me o que me é devido; e, se vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário, trinta moedas de prata.” Ver Mat 27: 9-10moedas de prata.”

22- O DINHEIRO SERIA ATIRADO NA CASA DE DEUSZac 11: 13- “Ora o Senhor disse-me: Arroja isso ao Mat 27: 5-“E tendo ele atirado para dentro do oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por santuário as moedas de prata, retirou-se, e foieles. E tomei as trinta moedas de prata, e as enforcar-se.”arrojei ao oleiro na casa do Senhor.” 23- ELE SERIA ABANDONADO POR SEUS DISCÍPULOSZac 13: 7- “Ó espada, ergue-te contra o Meu Mar 14: 50-“Nisto, todos O deixaram e pastor, e contra o Varão que é o Meu fugiram.”Companheiro, diz o Senhor dos Exércitos;mas volverei a Minha mão para os pequenos;fere ao Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas.

24- ELE SERIA ACUSADO POR FALSAS TESTEMUNHASSal 35: 11-“Levantam-se testemunhas maliciosas; Mat 26: 59-60-“Ora, os principais sacerdotes e interrogam-me sobre coisas que eu ignoro.” todo o sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem entregá-Lo à morte; e não achavam apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas. Mas por fim compareceram duas,” 25- ELE NÃO RESPONDERIA AOS SEUS ACUSADORESIsa 53: 7- “Ele foi oprimido e afligido, mas não Mat 27: 12-”Mas ao ser acusado pelos abriu a boca; como um cordeiro que é levado principais sacerdotes e pelos anciãos,ao matadouro, e como a ovelha que é muda nada respondeu.”perante os seus tosquiadores, assim Ele não abriua boca.”

39

Page 40: A divindade triúna

26-ELE SERIA FERIDO E MOÍDOIsa 53: 5- “Mas Ele foi ferido por causa das nossas Mat 27: 26- “Então lhes soltou Barrabás; mas a transgressões, e esmagado por causa das Jesus mandou açoitar, e O entregou para sernossas iniqüidades; o castigo que nos traz crucificado.”a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.”

27-ELE SERIA FERIDO E CUSPIDOIsa 50: 6- “Ofereci as Minhas costas aos que Mat 26: 67- “Então uns Lhe cuspiram no rosto Me feriam, e a Minhas face aos que Me e Lhe deram socos.”arrancavam a barba; não escondi o Meu rosto dos que Me afrontavam e Me cuspiam.”

28- ELE SERIA ESCARNECIDOSal 22: 7-8- “Todos os que Me vêem zombam Mat 27: 31- “Depois de O terem escarnecido, de Mim, arreganham os beiços e meneiam a despiram-Lhe o manto, puseram-Lhe as Suascabeça, dizendo: Confiou no Senhor; que Ele o vestes, e levaram-No para ser crucificado.”livre; que Ele o salve, pois que Nele tem prazer.” Ver Mar 15: 30-32

29- SUAS MÃOS E PÉS SERIAM TRASPASSADOSSal 22: 16- “...transpassaram-Me as mãos e os pés.” Luc 23: 33-“ Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali O crucificaram...” 30- FOI CRUCIFICADO COM LADRÕESIsa 53: 12-“...e foi contado com os transgressores...” Mat 27: 38-“ Então foram crucificados com Ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.” Luc 22: 37

31- ELE INTERCEDEU POR SEUS PERSEGUIDORESIsa 53: 12-“...mas Ele levou sobre Si o pecado de Luc 23: 34-“ Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-muitos, e pelos transgressores intercedeu.” lhes; porque não sabem o que fazem...”

32- ELE SERIA ODIADO PELO SEU PRÓPRIO POVOIsa 53: 3-“ Era desprezado, e rejeitado dos João 7: 5, 48-“Pois nem Seus irmãos criam homens; Homem de dores, e experimentado nos Nele.... Creu Nele porventura alguma dassofrimentos; e, como um de quem os homens autoridades, ou alguém dentre os fariseus?escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos Ver João 1: 11. Dele caso algum.” 33- ELE SERIA ODIADO SEM MOTIVOSal 69: 4- “Aqueles que Me odeiam sem causa João 15: 25-“ Mas isto é para que se são mais do que os cabelos da Minha cabeça; cumpra a palavra que está escrita na sua lei:poderosos são aqueles que procuram Odiaram-Me sem causa.”destruir-Me que Me atacam com mentiras; por isso tenho de restituir o que não extorqui.”

40

Page 41: A divindade triúna

34- OS AMIGOS SE AFASTARIAM DELE Luc 23: 49-“Entretanto, todos os conhecidosSal 38: 11- “Os Meus amigos e os Meus de Jesus, e as mulheres que O haviamcompanheiros afastaram-se da Minha chaga; seguido desde a Galiléia, estavam de longe

vendo estas coisas.”

e os Meus parentes se põem à distância.”

35- AS PESSOAS MANEAVAM A CABEÇA DIANTE DELESal 109: 25-“ Eu Sou para eles objeto de opróbrio; Mat 27: 39-“E os que iam passando ao Me verem, meneiam a cabeça.” blasfemavam Dele, meneando a cabeça” Ver Sal 22: 7-8

36- DIVIDIRAM SUAS VESTES E LANÇARAMSORTE SOBRE ELASSal 22: 18- “Repartem entre si as Minhas vestes, João 19: 23-24-“Tendo, pois, os soldados e sobre a Minha túnica lançam sortes.” crucificado a Jesus, tomaram as Suas vestes, e fizeram delas quatro partes, para cada soldado uma parte. Tomaram também a túnica; ora a túnica não tinha costura, sendo toda tecida de alto a baixo. Pelo que disseram uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será (para que se cumprisse a escritura que diz: “Repartiram entre si as Minhas vestes, e lançaram sortes”). E de fato, os soldados assim fizeram.” 37- ELE TERIA SEDE Sal 69: 21- “...na Minha sede Me deram a beber Joao 19: 28-“ Depois, sabendo Jesus ... disse: vinagre.” Tenho sede.”

38- OFERECERAM-LHE FEL E VINAGRE PARA BEBERSal 69: 21- “Deram-Me fel por alimento, Mat 27: 34-“deram-lhe a beber vinho misturado e na Minha sede Me deram a beber vinagre.” com fel; mas Ele, provando-o, não quis beber.” Ver Mat 27: 48 39- ELE CLAMOU EM VOZ ALTASal 22: 1- “Deus Meu, Deus Meu, por que Me Mat 27: 46-“Cerca da hora nona, bradou Jesus desamparaste? ...” em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani isto é, Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” 40- ELE ENTREGOU O SEU ESPÍRITOSal 31: 5-“Nas tuas mãos entrego o Meu espírito...” Luc 23: 46-“Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.”

41

Page 42: A divindade triúna

41- SEUS OSSOS NÃO FORAM QUEBRADOSSal 34: 20-“Ele lhe preserva todos os ossos; João 19: 33-“...mas vindo a Jesus, e vendo que já nem sequer um deles se quebra.” estava morto, não lhe quebraram as pernas.”Ver Ex 12: 46; Num 9: 12 Ver João 19: 36.

42- SEU CORAÇÃO FOI PARTIDOSal 22: 14-“...o Meu coração fez-se como cera, João 19: 34-“Contudo um dos soldados Lhe furou derreteu-se dentro de Mim .” o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” 43- CAÍRAM TREVAS SOBRE A TERRAAmós 8: 9-“E sucederá, naquele dia, diz o Mat 27: 45-“ E, desde a hora sexta, houve trevas Senhor Deus, que farei que o sol se sobre toda a Terra, até a hora nona.” Ponha ao meio dia, e em pleno diacobrirei a Terra de trevas.” 44- FOI SEPULTADO NO TÚMULO DE UMHOMEM RICOIsa 53: 9-“E deram-Lhe a sepultura com os Mat 27: 57-60 ...”veio um homem rico de ímpios, e com o rico na sua morte, Arimatéia, chamado José....embora nunca tivesse cometido injustiça, pediu o corpo de Jesus... E José, tomando o nem houvesse engano na Sua boca.” corpo, envolveu-O num pano limpo, de linho, e depositou-O no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; .”

45- ELE FICARIA 3 DIAS NA SEPULTURA ERESSUSCITARIA Jonas 1: 17-“ Então o Senhor deparou um Mat 12: 40-“ ...pois, como Jonas esteve três dias e grande peixe, para que tragasse a Jonas; três noites no ventre do grande peixe, assime esteve Jonas três dias e três noites nas estará o Filho do homem três dias e três noites no entranhas do peixe.” seio da terra..” Mar 10: 34-“e hão de escarnecê-Lo e cuspir Nele, e açoitá-Lo, e matá-Lo; e depois de três dias ressurgirá.” Ver Mar 9: 31; Mat 26: 61.

46- ELE NÃO PERMANECERIA NA SEPULTURAPOIS RESSUSCITARIASal 16: 10-“Pois não deixarás a Minha alma Atos 2: 27-“pois não deixarás a Minha alma no no Seol, nem permitirás que o Teu Santo hades, nem permitirás que o Teu Santo veja a veja corrupção.” Corrupção.” 47- ATÉ OS QUE TRASPASSARAM VERÃO

42

Page 43: A divindade triúna

JESUS VOLTARZac 12: 10-“e olharão para Aquele a quem João 19: 37-“E outra vez diz a Escritura: Olharão traspassaram, e chorarão para Aquele que traspassaram.” amargamente por Ele.” Apoc 1: 7-“Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até mesmo aqueles que O traspassaram; e...se lamentarão sobre Ele.” Ver Mat 26: 64.VERDADEIRAMENTE CRISTO É DEUS!

Algumas heresias surgiram ao longo da História do Cristianismo, pondo em dúvida ora Sua humanidade, ora Sua Divindade. Vejamos:

1-Ebionismo - Ebion, heresiarca de Samaria – I Século. Crença dos ebionitas: criam em Jesus como o Messias, porém não O admitiam Divino. Jesus seria filho legítimo de José e Maria. O Ebionismo chegou até a Alexandria e Roma, mas teve pouca influencia.

2-Gnosticismo – gnosis significa conhecimento. Para os gnósticos, a matéria era má e o espírito era bom; assim sendo, Jesus não poderia ser Divino, pois não se uniria com a matéria. Já os docetistas achavam que Jesus não era de carne; tinha um corpo aparente, fantasmagórico (apenas parecia humano). Lembre-se do que já dizia I João 4: 2-3. Outros afirmavam que Jesus era um Eon, uma emanação de Deus, um semi-deus. Outros achavam que Jesus era homem e que o Espírito entrou Nele no batismo, permanecendo até a cruz.

3- Sabelianismo – Sabélio, da Lídia, morreu em 215. Cria que Jesus era o próprio Pai e o Espírito Santo ao mesmo tempo. Admitia que a Divindade Triúna era composta por uma Pessoa que se manifestava de 3 formas (Unitarismo). Essa heresia foi condenada em 260. É uma variante do antigo ensinamento chamado Modalismo (heresia que focaliza a unicidade de Deus apresentando-se de 3 modos ou fases do mesmo Ser). Atualmente, essa visão é conhecida como Monarquismo modalístico.

4- Arianismo – Ário nasceu entre 256 e 280 em Cirenaica ou Alexandria. Para ele, a crença na Trindade era uma forma de politeísmo. O Filho nunca poderia ser igual ao Pai. Ele era apenas um semi-deus, gerado pelo Pai; teve começo; foi criado pelo Pai em algum momento da eternidade. Ele combateu a Ortodoxia. A Ortodoxia sustentava a co-eternidade do Filho, e que era Deus pleno, assim como o Pai. O Arianismo também nega a Personalidade do Espírito Santo. Em 318 o Arianismo cresceu vigorosamente e Constantino, em 325, convocou o Concílio de Nicéia, para condenar a heresia. Os povos bárbaros aderiram ao Arianismo. Em 381 o Concílio de Constantinopla condenou também, essa heresia, reafirmando a doutrina da Divindade Triúna. O Arianismo teve seus adeptos entre alguns anglicanos, presbiterianos e adventistas (como Uriah Smith e José Bates). A maior representação ariana do séc. XX é o Russelismo ou Testemunhas de Jeová.

O Concílio de Nicéia bem como o de Constantinopla defendiam o termo grego homoousios para designar que o Pai e o Filho eram da mesma natureza, substância e essência e ambos dignos de adoração. Os Arianos usaram o termo homoion para indicar que o Filho era apenas semelhante ao Pai. E os Semi-arianos, tentaram amenizar com o termo homoiousios, indicando que Eles eram similares em natureza, em vez de iguais. É verdade que esses 2 Concílios que defenderam a Divindade Triúna fizeram algumas declarações que hoje temos de rejeitar, porque contradizem as Escrituras, inclusive a

43

Page 44: A divindade triúna

descrição do Filho como “eternamente gerado” e pelo fato de aceitarem as tradicionais idéias filosóficas gregas e dos Pais da Igreja. Mas temos que concordar que esses Concílios despertaram o mundo religioso para o tema da Divindade Triúna que hoje podemos estudar claramente na Palavra de Deus.

Obs.: Semi-arianismo – prega que houve um tempo em que Jesus não existia como Pessoa separada e identificável, mas que Sua natureza Divina derivou do Pai. Os arianos e semi-arianos são antitrinitarianos – contra a crença na Divindade Triúna.

5- Apolinarismo – Apolinário, bispo de Laodicéia, morreu nem 392. Para ele, Jesus era Divino, mas não humano como nós. O Seu Espírito era o “Logos”, que permitia uma conciliação entre o humano e o Divino. A crença foi condenada pelo Concilio de Constantinopla em 381, mas perdurou até 430.

6- Nestorianismo – Nestório, bispo de Constantinopla, 428. Ele cria que Jesus tinha 2 naturezas (Divina e humana), 2 pessoas dentro de uma só carne. Era formado por 2 personalidades. Para ele, Jesus não era Deus-Homem; era um Deus e um Homem. Expandiu p/ Arábia, Síria e Palestina. A heresia foi condenada pelo Sínodo de Roma em 430, Concilio de Éfeso em 431 e Concilio de Calcedônia em 451.

7- Euticismo ou Monofisismo – para Eutíquio, monge de Constantinopla, a humanidade de Cristo havia sido plenamente assimilada pela Divindade; Ele possuía apenas a natureza Divina. Para ele, Deus sofreu e morreu na cruz. O Monofisismo foi condenado pelo Concílio de Calcedônia, 451.

8- Monotelismo – séc. VIII - Teoria da vontade única de Jesus. A vontade humana era absorvida pela vontade Divina. Contribuiu para a hiperdúlia - culto e veneração de santos e Maria; era mais fácil enxergar a humanidade de Maria do que a de Jesus. Foi condenada pelo Concílio de Latrão em 619.

9- Adocianismo – séc. VIII, Espanha. Para seus seguidores, Jesus só era filho de Deus por adoção, mas não era substancial ao Pai. Jesus teria sido adotado pelo Pai no batismo. Assim tornou-se um semi-deus. Essa heresia foi condenada pelo Concilio de Toledo, 794.

10- Tomismo – Tomás de Aquino, filósofo e teólogo – 1226 – para ele, a natureza humana de Cristo recebeu 2 graças especiais para sobreviver com a Divina, sem que fosse absorvida: Gratia Unionis, no momento da encarnação e Gratia Habitualis durante toda a Sua vida.

11- Socinianos – seguidores do líder unitariano Fausto Socino (1539-1604). Negavam a preexistência do Filho, acreditando que Cristo era simplesmente homem, e definiam o Espírito Santo como energia ou virtude procedente de Deus.

Concílio da Calcedônia – 451 – combatendo todas as heresias ratificou e estabeleceu definitivamente o pensamento cristológico da Ortodoxia. Cria nas 2 naturezas distintas (Divina e humana), mas inseparáveis de Cristo. Pai e filho eram Pessoas distintas, mas unidas na mesma substância, formando um só Deus. Confissão de Calcedônia: “Confessamos um só e um mesmo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito em Sua Divindade, perfeito em Sua humanidade, VERDADEIRAMENTE

44

Page 45: A divindade triúna

DEUS, VERDADEIRAMENTE HOMEM, formado de um espírito racional e de um corpo; consubstancial ao Pai quanto a Sua Divindade, e consubstancial a nós quanto a Sua humanidade; em tudo semelhante a nós, excetuando o pecado; gerado segundo a divindade pelo Pai antes de todos os séculos, e nestes últimos dias, segundo a humanidade, por nós e para nossa salvação nascido da virgem Maria, mãe de Deus ¹. Um só e o mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito, que se deve confessar, de duas naturezas, sem confusão, sem mudanças, sem divisão, sem separação, sem que a união suprima a diferença das duas naturezas, subsistindo as propriedades de cada uma, e concorrendo a formar uma só Pessoa ou uma substância, de modo que não está dividido, ou separado em duas pessoas, senão que é um só, e o mesmo Filho único, Deus, o Verbo e Nosso Senhor Jesus Cristo...”

Nota1: Ao dizer “nascido da virgem Maria, mãe de Deus”, o credo de Calcedônia não coloca Maria em pé de igualdade ou acima de Jesus Cristo. O objetivo desta afirmação é evitar ou desfazer qualquer confusão sobre a divindade-humanidade de Jesus Cristo, o qual mesmo nascido de mulher, sendo homem, não deixou de ser Deus. Ainda porque, em 451 eles ainda não tinham adotado a adoração à Maria.

A partir do séc. XVII surgiram as teorias racionalistas, recheadas de ceticismo, rebaixando Deus Criador, o próprio Jesus e a Bíblia a meros integrantes de historinhas da mente humana.

O mundo cristão crê no que diz a Ortodoxia, quase que por unanimidade.

Jesus morreu por Amor a nós, manifestando a justiça de Deus contra o pecado. Somente Alguém que fosse plenamente Deus poderia ao mesmo tempo demonstrar o Amor Divino e julgar o pecado cabalmente. Um ser criado ou com divindade derivada NÃO PODERIA SER O SUBSTITUTO À ALTURA. Se assim o fosse, chegaríamos à estranha situação de Deus tornar-Se dependente de uma criatura a fim de revelar Seu Amor e satisfazer Sua justiça. Somente quando alcançamos total compreensão da plena Divindade de Cristo é que vislumbramos a justificação pela graça mediante a fé que é o âmago do Plano da Redenção!!!

O DEUS ESPÍRITO SANTO

É a Pessoa da Divindade Triúna que testifica da intimidade de Deus, do Poder Onipotente; a sempre presente acessibilidade de Deus; quão perto Ele está de cada um de nós a cada momento! Ele não é uma simples força ativa ou um poder impessoal que

45

Page 46: A divindade triúna

emana de Deus. O Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser Divino; como veremos adiante, Ele é Deus.

O Espírito Santo é a Pessoa da Divindade que converte o homem; que orienta, ensina, auxilia, consola, convencendo-nos do pecado, da justiça de Cristo e do juízo vindouro. Ver João 16: 8-9. Ele reconduz a humanidade perdida a uma relação de concerto com a Divindade e age a partir do trono do Pai e do Filho, como o Rio da Vida. O que Ele faz conosco é restaurar o domínio da vida que fora perdido com a entrada do pecado no mundo. Ele traz de volta a capacidade de dominar as emoções, desejos, vitórias, inclinações, autocontrole, fé, coragem, pensamentos, atitudes, domínio próprio, equilíbrio, hábitos e etc, a fim de capacitar-nos a viver de acordo com a vontade de Deus. A natureza carnal é simplesmente o comportamento do ser humano destituído do domínio da vida, assim homens e mulheres ficam vulneráveis a viverem guiados apenas pelos impulsos dos sentimentos. A natureza espiritual é a restauração do autodomínio, concedida pelo Espírito capacitando o homem a adorar o Criador em espírito e em verdade. Sem a presença do Espírito de Deus, nenhum coração será tocado, nenhum pecador será ganho para Cristo.

Desde a Eternidade o Espírito Santo esteve junto da Divindade, como Seu Terceiro Membro. Os 3 são igualmente auto-existentes, porém com funções diferentes. A atividade Dele concentra-se na missão salvadora de Cristo; Ele esteve ativamente no nascimento, vida, batismo, morte e ressurreição de Jesus. Ele deu testemunho de Jesus e O apresentou como Messias. Ver João 15: 27. No Antigo Testamento, apesar de relatarmos algumas manifestações do Espírito Santo, como em Ezeq 11: 5, Ele preferiu não Se revelar, escolheu ser visto como um Dom Capacitador, pois a Sua missão era revelar o Messias e Sua obra através dos profetas. Mas quando Cristo vem, Ele mesmo revela a Pessoa do Pai e apresenta à Igreja a liderança do Deus Espírito Santo que atuaria em toda Sua plenitude na mente do homem.

Do mesmo modo como Cristo não foi recebido e aceito pelos Seus quando veio a Terra, hoje a maioria dos cristãos admitem não conhecer a Pessoa do Espírito Santo, e assim O rejeitam como Deus, ou simplesmente O rebaixam a uma condição de poder, força ativa, energia, vento, fogo ou outra coisa qualquer. Agem como se Ele não existisse ou O professam apenas por palavras. Os que O rejeitam não entendem e nem aceitam Seu Ministério e Sua Pessoa. Mas como Jesus é um Sinal para o mundo – o Caminho, a Verdade e a Vida, o Espírito Santo é um Sinal para a Igreja – Fôlego de Vida, novo nascimento, unção, poder e dons.

O Espírito Santo parece desempenhar o papel de Executor do resgate do ser humano. A obra no coração do homem é feita através Dele. O pecado de Adão e Eva separou-os da íntima comunhão que tinham com Deus. Ele declarou em Gên 6: 3- “O Meu Espírito não agirá para sempre no homem.” Cristo veio ser essa ponte de reconciliação entre Deus e o mundo. A transformação de caráter que o Espírito Santo faz em nós ocorre quando permitimos a Sua atuação, aceitando-O como Deus, em toda Sua plenitude. Ele também nos recebe como Seus filhos e cuida de nós como um Pai. Por isso Jesus disse que a Igreja não ficaria órfã. João 14: 16, 18- “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre... Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.” A aceitação do sacrifício de Cristo por parte do Pai era o pré-requisito para o derramamento do Espírito Santo. Ver João 7: 39- “Ora, isto Ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que Nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.” Jesus prometeu que quando subisse ao Céu, enviaria aos crentes Outro (gr. Allos) Consolador (gr. Paracleto) igual a Ele para permanecer na Terra confortando os corações. A plenitude do Espírito Santo não poderia ser concedida a não ser depois que Jesus houvesse completado Sua missão. Ele seria o

46

Page 47: A divindade triúna

Representante da Divindade que ficaria atuando na Terra até um pouco antes da volta de Jesus. A Bíblia diz que o Espírito Santo não seria dado ao mundo, porque o mundo não O conhece e não O receberia. Ele seria o novo Líder da Igreja, o Deus Conosco que permaneceria junto do homem na sua caminhada cristã. Ele é o Verdadeiro Vigário (substituto) de Cristo na Terra, porque representa a Divindade. Ver João 14: 16-17- “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre; a saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não O vê nem O conhece; mas vós O conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós.” Cristo veio para salvar um mundo perdido e o Espírito Santo veio para salvar os crentes da Igreja de Cristo de um mundo perdido. Mas infelizmente, hoje se pode falar em relação ao Espírito Santo, como foi com Cristo: “Veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam...”

Quando Jesus diz em João 14: 23 que “viremos e faremos morada” no crente, Ele estava dizendo que a Divindade Triúna atua em toda Sua plenitude na mente do homem durante sua conversão. Mas cuidado! Quando a Bíblia diz que o Espírito Santo habita em nós, que Ele vem, será recebido, e que estaríamos cheios do Espírito e que somos o templo de morada Dele, não significa que a Divindade literalmente habita dentro do corpo humano coordenando suas ações. Essa idéia de que existe um deus dentro de cada um é totalmente inconcebível; ela tem suas raízes no antigo paganismo, no espiritismo e na moderna Nova Era. O Espírito Santo não Se apossa do corpo de uma pessoa para fazê-la santa. O que os textos originais querem dizer é que a mente humana é sede da atuação do Espírito Santo para restaurar a integridade de caráter à imagem e semelhança de Deus, para fazer a Sua vontade e dar os frutos do Espírito (Gal 5: 22). O Criador não vem viver ou criar um espírito dentro do ser humano. Ele restaura no homem todos os atributos pertinentes à vida (fé, amor, fidelidade etc), e como fonte do fôlego de vida identificado em Cristo nos torna nova criatura. Muitos cristãos são fracassados, infelizes e derrotados porque não permitem que o Espírito “habite” neles, ou seja, não aceitam a atuação do Espírito como Orientador da sua vida; assim sendo, não passam de sepulcros caiados e religiosos vazios, vencidos pelo mal. Aquele que criou o Universo é o Mesmo que criou o homem do pó, mas Sem Deus, o ser humano vale tanto quanto um copo de areia. Cristo é a Videira Verdadeira e nós os ramos; o que o Espírito Santo faz é nos conectar à Videira, a Fonte da Vida, porque sem Ela, somos meros galhos secos, mortos, prontos para serem espalhados ao vento.

O NT identifica o Espírito Santo como “Espírito de Jesus” (Atos 16: 7), “Espírito de Seu Filho” (Gal 4: 6), “Espírito de Deus” (Rom 8: 9), “Espírito de Cristo” (Rom 8: 9, I Ped 1: 11), “Espírito de Jesus Cristo” (Fil 1: 19), porque Ele procede tanto do Pai como de Cristo. Seria enviado à Igreja para fortalecê-la.

• O Espírito Santo VERDADEIRAMENTE É DEUS:- Atos 5: 3-4- “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu

coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

• O pecado contra Ele é IMPERDOÁVEL e Ele não pode ser BLASFEMADO:

47

Page 48: A divindade triúna

- Mat 12: 31-32 – “Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.” Ora, só Deus não pode ser blasfemado e se Jesus usou esses termos em relação ao Espírito Santo, é porque Ele é Deus. O pecado imperdoável é quando o homem resiste à Sua voz e deixa de ouvir Seus apelos, abandonando a Cristo por completo e definitivo. Heb 3: 7-8- “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.”

• Ele é ONIPOTENTE:- Rom 15: 19 – “...pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de

modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo;”

- I Cor 12: 11 – “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”

• Ele é ONIPRESENTE: - Sal 139: 7 – “Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua

presença?”- João 14: 16 – “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que

fique convosco para sempre.”

• Ele é ONISCIENTE:- I Cor 2: 10-11 – “Porque Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; pois o Espírito

esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.”

- Ezeq 11: 5 – “E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois Eu conheço as coisas que vos entram na mente.”

• Ele é ETERNO:- Heb 9: 14 – “...quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se

ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”

• Ele é CRIADOR: - Gên 1: 1 – “No princípio criou Deus os Céus e a Terra. A Terra era sem forma e

vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” Ele participou ativamente da Criação.

- Jó 33: 4 – “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”- Jó 26: 13 – “Pelo Seu Espírito ornou o Céu; a Sua mão traspassou a serpente

veloz.”- Sal 104: 30 – “Envias o Teu Espírito, e eles são criados; e assim renovas a face da

Terra.”

48

Page 49: A divindade triúna

• Ele é SANTO: UM ATRIBUTO DIVINO- Efes. 4: 30 – “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados

para o dia da redenção.”

• Ele é AMOR: - Rom 15: 30 – “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do

Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus.”

• Ele age na RESSURREIÇÃO:- Rom 8: 11 – “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita

em vós, Aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”

• Ele “HABITA” EM NÓS:- I Cor 3: 16-17 – “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de

Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.”

- I Cor 6: 19 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

• Ele INSPIRA OS PROFETAS:- II Ped 1: 19-21 – “E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem

fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”

- Juízes 11: 29 – “Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, de modo que ele passou por Gileade e Manassés, e chegando a Mizpá de Gileade, dali foi ao encontro dos amonitas.”

- II Sam 23: 2 – “O Espírito do Senhor fala por mim, e a Sua palavra está na minha língua.” Ver ainda Núm 24: 2; Juízes 3: 10; 6: 34; 11: 25; 14: 6; 15: 14; I Sam 10: 6, 10; 16: 13, 14.

• Ele DÁ AUTORIDADE:- Atos 20: 28 – “Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o

Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com Seu próprio sangue.”

• Ele É CONCEDIDO AOS QUE LHE OBEDECEM:- Atos 5: 32- “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito

Santo, que Deus deu àqueles que Lhe obedecem.”- I Ped 1: 2 – “...eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do

Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.”

49

Page 50: A divindade triúna

• Ele é A VERDADE:- João 14: 17 – “... a saber, o Espírito da Verdade, o qual o mundo não pode

receber...”- João 15: 26 – “Quando vier o Ajudador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o

Espírito da Verdade...”

• Ele É VIDA:- Rom 8: 2 – “Porque a lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do

pecado e da morte.”

• Ele é O ESPÍRITO DA GRAÇA:- Heb 10: 29 – “...de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor

aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da Graça?”

• Ele DISTRIBUI DONS:- Atos 2: 38 – “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós

seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

- I Cor 12: 4-6 – “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.”

- I Cor 12: 7-11- “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”

• Ele É IGUAL AO PAI E AO FILHO:- Na fórmula batismal: Mat 28: 19 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as

nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”- Na bênção apostólica: II Cor 13: 13 – “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor

de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.”

• SUA PARTIDA SIGNIFICA MORTE:- Jó 34: 14-15 – “Se Ele retirasse para Si o Seu Espírito, e recolhesse para Si o Seu

fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.”

• Ele é um DEUS PESSOAL: tem atitudes e sentimentos de um Ser e não simplesmente de uma força ativa:

1. Ele CONSOLA:- João 14: 16 – “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique

convosco para sempre.”

50

Page 51: A divindade triúna

2. Ele FICA TRISTE:- Efes 4: 30 – “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o

dia da redenção.” Ora, só uma Pessoa pode ficar triste, pois é um sentimento. Uma simples força ou poder não poderia se entristecer!!!

- Isa 63: 10-11- “Eles, porém, se rebelaram, e contristaram o Seu Santo Espírito; pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra eles. Todavia se lembrou dos dias da Antigüidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está Aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está O que pôs no meio deles o Seu Santo Espírito?”

3. Ele DÁ DESCANSO:- Isa 63: 14 – “Como ao gado que desce ao vale, o Espírito do Senhor lhes deu

descanso; assim guiaste o Teu povo, para te fazeres um nome glorioso.”

4. Ele SE DECEPCIONA:- Atos 5: 3-4 – “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração,

para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

5. Ele PODE SER RESISTIDO:- Atos 7: 51 – “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre

resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós.”- Miq 2: 7 – “Acaso dir-se-á isso, ó casa de Jacó: tem-se restringido o Espírito do Senhor?

São estas as suas obras? E não é assim que fazem bem as minhas palavras ao que anda retamente?”

6. Ele pode SE AFASTAR DAS PESSOAS:- I Tess 5: 19 – “Não extingais o Espírito;”- Sal 51: 11 – “Não me lances fora da Tua presença, e não retire de mim o Teu Santo

Espírito.”

7. Ele DÁ OPINIÃO:- Atos 15: 28 – “Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior

encargo além destas coisas necessárias:”

8. Ele ANUNCIA E FALA:- João 16: 13-14 – “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da Verdade, Ele vos guiará a

toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele Me glorificará, porque receberá do que é Meu, e vo-lo anunciará.”

- I Reis 22: 24- “Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías na face e disse: Por onde passou de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?”

- Ezeq 11: 5 – “E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois Eu conheço as coisas que vos entram na mente.”

- Atos 21: 11 – “...e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em

51

Page 52: A divindade triúna

Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.”

- Atos 28: 25 – “E estando discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou o Espírito Santo aos vossos pais pelo profeta Isaías.”

- Apoc 2: 7, 11...- “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

9. Ele CONTENDE:- Gên 6: 3 – “Então disse o Senhor: O Meu Espírito não permanecerá para sempre no

homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.”

10. Ele CONVENCE:- João 16: 8-11 – “E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do

juízo: do pecado, porque não crêem em Mim; da justiça, porque vou para Meu Pai, e não Me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”

11. Ele DIRIGE A IGREJA: - Atos 13: 2 – “Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito

Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

12. Ele INTERCEDE E NOS AJUDA:- Rom 8: 26 – “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não

sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” A intercessão implica em intervenção ativa e deliberada entre 2 Seres Pessoais. E Ele o faz com gemidos ou emoção, sentimento típico de seres pessoais.

13. Ele SANTIFICA:- I Ped 1: 2 – “...eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito,

para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.”

- Rom 15: 16 – “...para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito Santo.”

- I Cor 6: 11- “E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

-14. Ele FALA E DÁ PERMISSÃO:

- Ezeq 11: 5 – “E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois Eu conheço as coisas que vos entram na mente.”

- Atos 13: 2 – “Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”

- Atos 16: 7 – “...e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.”

- Atos 28: 25-26 – “E estando discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou o Espírito Santo aos vossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis.”

- Atos 8: 29 – “Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.”- Atos 10: 19 – “Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que

dois homens te procuram.”

52

Page 53: A divindade triúna

15. Ele ENSINA E FAZ LEMBRAR:- João 14: 26 – “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em Meu nome,

Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Eu vos tenho dito.”

- Lucas 12: 12 – “Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer.”

- I Cor 2: 13 – “...as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.”

16. Ele GUIA E PROTEGE:- Sal 143: 10 – “Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus; guie-me o Teu

bom Espírito por terreno plano.”- Rom 8: 14 – “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de

Deus.”- Heb 9: 8 - “...dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário

não está descoberto, enquanto subsiste a primeira tend.,”- Ver I Reis 18: 12, II Reis 2: 16; Ezeq 3: 12, 24; e 8: 3;

17. Ele DÁ TESTEMUNHO:- Atos 5: 32 – “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem como o Espírito Santo...”- Atos 20: 23 – “...senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade,

dizendo que me esperam prisões e tribulações”- Heb 10: 15-18 - “E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver

dito: Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as Minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta: E não Me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado.”

- Rom 8: 16 – “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

18. Ele EXORTA:- Neemias 9: 30 – “Não obstante, por muitos anos foste paciente com eles, e

testemunhaste contra eles pelo Teu Espírito, por intermédio dos Teus profetas.”

19. Ele TEM AUTONOMIA:- Isa 40: 13-14- “Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou?

Com quem tomou Ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? Quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento?”

20. Ele TEM VONTADE AUTOCONSCIENTE:- Atos 16: 6-7 – “Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito

Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.”

- I Cor 12: 11 – “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”

21. Ele MANDA

53

Page 54: A divindade triúna

- Atos 10: 19-20 – “Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram. Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque Eu os enviei.”

22. Ele APONTA:- Atos 20: 28 – “Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito

Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com Seu próprio sangue.”

23. Ele DÁ PODER:- Miq 3: 8 – “Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de

justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.” Ver Luc 4: 14, Rom 15: 13.

24. Ele PERSCRUTA TODAS AS COISAS DE DEUS:- I Cor 2: 10 – “Porque Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha

todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.” Esta ciência de conhecer o íntimo da mente de Deus, só sendo o próprio Deus.

Todas as mudanças que Jesus Cristo opera em nós, advém-nos pela operação do Espírito. Deveríamos constantemente reconhecer que, sem Ele não seremos capazes de empreender coisa alguma.

Nos dias atuais, o Espírito Santo dirige nossa mente para o maior dom do amor do Pai, manifestado em Seu Filho. Ele insiste em que não resistamos Seus apelos, mas aceitemos o único meio pelo qual podemos ser reconciliados com nosso amorável e gracioso Pai. Somente reconhecendo a Pessoa do Espírito Santo é que compreenderemos tudo o que foi revelado nesse estudo! Zac 4: 6 - “...Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos...”

PARE E PENSE - Blaise Pascal matemático francês que viveu de 1623 a 1662 disse: “Se Deus não existir, o cético nada perde em crer nEle; mas se Ele existir, o cético ganha a Vida Eterna em crer nEle. A conclusão é de que vale a pena crer em Deus!”

Amém!

TEXTOS DO ESPÍRITO DE PROFECIA QUE SE REFEREM À DIVINDADE TRIÚNA:

“Os Eternos Dignitários Celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana.... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado.” EGW em Manuscrito 145, 1901 e Ev. 616

“Cumpre-nos cooperar com os Três Poderes mais Altos no Céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo” EGW em Special Testimonies, Série B, nº 7, pág. 51. Ev. 617

“A Divindade moveu-se de compaixão pela raça, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo deram-Se a Si mesmos ao estabelecerem o Plano da Redenção.” EGW em Conselhos sobre Saúde, 222

54

Page 55: A divindade triúna

“O Pai é toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisível aos olhos mortais.O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada... O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em

toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça Divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal.” Ev. 614/615 e Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63.

“Há Três Pessoas vivas pertencentes ao Trio Celeste - em nome destes Três Grandes Poderes – o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados” EGW em Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63. e Ev. 615

“Os Três Grandes Poderes do Céu Se comprometem a providenciar ao cristão toda a assistência que ele requer. O Espírito transforma o coração de pedra em coração de carne. “ Refletindo a Cristo, 99

“Fui instruída a dizer: Os sentimentos dos que andam em busca de avançadas idéias científicas, não são para confiar. Fazem-se definições como essas:

"O Pai é como a luz invisível; o Filho é como a luz corporificada; o Espírito é a luz derramada... Todas essas definições espiritualistas são simplesmente nada. São imperfeitas, inverídicas...” EGW em Ev. 614

As verdades sobre a Divindade Triúna foram sendo reveladas e esclarecidas progressivamente:

1850 - Cristo e o Pai são Seres Pessoais com forma tangível. PE 54, 771869 – Cristo é igual a Deus. Testemunhos. Vol. 2, p.2001872 – Cristo não foi criado. RH 17/12/18721878 – Cristo era o “Eterno Filho”. RH 8/8/18781887 – Cristo preexistia com o Pai desde toda a Eternidade. RH 5/7/1887 e DTN, 19

(1898)1888 – Plena Divindade de Cristo. GC 5241888 – Cristo era Um com o Eterno Pai. GC 493/4951890 – Cristo é auto-existente; Sua Divindade não é derivada do Pai. PP, 361897 – O Espírito Santo é a 3ª Pessoa da Divindade. Special Testimony, série A, nº 10, p.

371898 – Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada. DTN, 5301901/1905 – Três Pessoas viventes do Trio Celestial. Manuscrito, 145, 1901. CBV, 422

(1905), Ev. 614-617

O pioneiro F.M.Wilcox publicou na Review and Herald , em 1913: “Os Adventistas do Sétimo Dia crêem na Divina Trindade que consiste do Eterno Pai...do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo, a 3ª Pessoa da Divindade”. O interessante é que ela leu o artigo dele, pois o mesmo sucedeu um escrito dela nessa mesma edição da Review e ela não o repreendeu. Se ele estivesse errado em seus conceitos, certamente ela o corrigiria e impediria a publicação do seu artigo.

“Há muitos que condenam a preexistência de Cristo, e portanto, negam Sua Divindade; não O aceitam como Salvador Pessoal. Isso é uma completa rejeição de Cristo...Ele era Um com o Pai desde o Princípio” EGW- Signs of the Times, 28/05/1894.

“Nosso método é: Não torneis proeminentes os aspectos objetáveis de nossa fé, que batem mui decididamente contra as práticas e costumes do povo, até que o Senhor lhe

55

Page 56: A divindade triúna

dê uma boa oportunidade de conhecer que ...somos crentes em Cristo, que cremos na Divindade de Cristo e em Sua preexistência. “ EGW em Testemunhos Para Ministros,253;Evangelismo,613.

“Falando de Sua preexistência, Cristo remonta o pensamento a épocas sem data. Cristo é o preexistente e auto-existente Filho de Deus... Ele nos assegura que jamais houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o Deus eterno.” EGW- Signs of the Times, 29/08/1900

“O Senhor Jesus, o Divino Filho de Deus, existiu desde a Eternidade, como Pessoa distinta, mas sendo Um com o Pai...isso não era usurpar a Deus.” EGW em Review and Herald 5/4/1906 e Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 247-248.

Aí eu pergunto: E por um acaso, a Eternidade teve início?!?!

Jeová é Cristo: “Jeová, o Ser eterno, existente por Si mesmo, incriado, sendo o originador e

mantenedor de todas as coisas, é o único que tem direito à reverencia e culto supremos.” EGW em Patriarcas e Profetas, 305

Jeová é Cristo: “O nome de Deus, dado a Moisés para exprimir a idéia da presença eterna (Eu Sou),

fora reclamado como Seu pelo Rabi da Galiléia. Declarara-Se Aquele que tem existência própria, Aquele que fora prometido a Israel, cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da Eternidade.” EGW em O Desejado de Todas as Nações 353/469/470

Foi Cristo que, do monte Horebe, falou a Moisés, dizendo: "EU SOU O QUE SOU. ... Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." Êxo. 3:14. DTN, 24

Jeová é Cristo: “Jeová é o nome dado a Cristo.” EGW - Signs of the Times, 03/05/1899

“Desde toda a eternidade estava Cristo unido com o Pai...”EGW- Signs of the Times 02/08/1905.

“ Alguém vestido da humanidade, mas que era Um com a Divindade foi O nosso resgate”. EGW – RH 8/2/1898

“Eu e o Pai somos Um...Ele e o Pai eram Um em substância, possuindo os mesmos atributos” EGW em Signs of the Times, 27/11/1893

“...São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são Um.” EGW em A Ciência do Bom Viver, 422

“Desde os dias da Eternidade o Senhor Jesus Cristo era Um com o Pai...” EGW em DTN, 19

“...o Filho de Deus era o reconhecido Soberano do Céu, igual ao Pai em poder e autoridade.” EGW – O Grande Conflito, 495

56

Page 57: A divindade triúna

“Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era Um com o eterno Pai - Um em natureza, caráter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus.” EGW em Patriarcas e Profetas, 34 e GC, 493

“Cristo era Um com o Pai antes que os fundamentos do mundo fossem lançados.” EGW em RH 5/4/1906. Veja também em Carta 280/1904; RH 11/1/1881; Signes of the Times 24/10/1906

“O Filho de Deus partilhava do Trono do Pai”. EGW em PP, 36

“No plano da redenção, Cristo é o Alfa e o Ômega - o Primeiro e o Último”. Patriarcas e Profetas, págs. 366 e 367.

“...Cristo, que é igual ao Pai, veio viver o Céu diante dos homens...” EGW em Fundamentos da Educação Cristã, 179

“Ao transpor as portas celestiais, foi Jesus entronizado em meio à adoração dos anjos... e Cristo foi de fato glorificado com aquela glória que tinha com o Pai desde toda a Eternidade.” EGW- Atos dos Apóstolos, 88-89

“Repetidamente seremos chamados a enfrentar a influência de homens que estão estudando ciências de origem satânica, por meio das quais Satanás está operando a fim de fazer parecer que Deus e Cristo não são entidades...

O Pai e o Filho têm ambos personalidade. Cristo declarou: Eu e o Pai somos Um." EGW em Ev. 613

A vida de Cristo não é um vapor; é interminável.” EGW, Signs of the Times 17/06/1897

“Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada. "Quem tem o Filho tem a vida." A Divindade de Cristo é a certeza de vida eterna para o crente.” EGW em DTN, 530

“A Palavra existiu como Ser Divino, a saber, o Eterno Filho de Deus, em união e unidade com o Seu Pai...O Verbo estava com Deus, o Verbo era Deus” EGW- ME, vol1, p. 247

“Como membro da família humana Ele era mortal, mas como Deus, Ele era a Fonte de Vida do mundo. Ele poderia, em Sua Divina Pessoa, haver até mesmo contido os avanços da morte...O Verbo Eterno consentiu em tornar-Se carne! Deus tornou-Se Homem!” EGW em RH 5/7/1887

“Cristo era Deus essencialmente, e no mais alto sentido. Estava Ele com Deus desde toda a Eternidade, Deus sobre todos, bendito para todo o sempre”. EGW- ME, vol1, p.247 e RH 5/4/1906

“Ele era Deus enquanto viveu na Terra” – EGW – RH 5/7/1887

“Cristo era Deus manifestado na carne, o mistério oculto dos séculos, e nossa aceitação ou rejeição do Salvador envolvem interesses eternos.” EGW em Fundamentos da Educação Cristã, 179

57

Page 58: A divindade triúna

“O Redentor do mundo era igual a Deus. A autoridade pela qual falava e operava milagres era expressamente Sua própria. Sua autoridade era a autoridade de Deus.” EGW em RH 7/1/1890

“ Deus outorgou todo julgamento ao Filho, pois sem qualquer controvérsia Ele é Deus manifesto em carne.” EGW – RH 22/11/1889

“Se o Pai tivesse vindo ao mundo e habitado entre nós, humilhando-Se, velando Sua glória, a fim de que a humanidade O pudesse contemplar, não se haveria mudado a história que temos, da vida de Cristo... ... Em cada ato de Jesus, em cada lição de Suas instruções, devemos ver, e ouvir e reconhecer a Deus.” EGW em Carta, 83, 1895 e Para Conhecê-Lo, 338

“Nenhum dos anjos poderia ter se tornado fiador da raça humana...Mas Cristo é igual a Deus, Infinito e Onipotente. Ele poderia pagar o preço do resgate do homem... Ele é o eterno e auto-existente Filho que não estava sob nenhum jugo.” EGW em Youth’s Instructor, 21/6/1900. Veja também RH 17/12/1872 e Carta 23, de 1873

“A reconciliação do homem com Deus somente poderia ser empreendida por um Mediador igual a Deus, ...possuidor de atributos que O dignificassem e O declarassem digno de lidar com o Deus Infinito em favor do homem e que também representasse Deus diante do mundo caído.” EGW em RH 22/12/1891

“Cristo, igual a Deus, ofereceu os sofrimentos de Deus.” EGW em RH 21/9/1886

“Jesus...vestiu Sua Divindade com a humanidade”. EGW em Carta 121/1897

“Ele era igual a Deus, infinito e onipotente...

É o Filho eterno, existente por Si mesmo.” EGW em Manuscrito 101, 1897.

“Em Cristo, Divindade e Humanidade se combinaram. A Divindade não foi rebaixada ao nível da humanidade...;..ela manteve seu lugar, mas a humanidade, ao unir-se com a Divindade, resistiu às mais ferozes tentações no deserto” EGW em RH 18/2/1890

“A plenitude de Sua humanidade e a perfeição de Sua Divindade.” EGW em Carta 35 de 1894

“O único modo pelo qual a raça caída poderia ser restaurada era mediante o dom do Seu Filho, igual a Si próprio, Possuidor dos atributos de Deus.” EGW em RH 8/11/1892

“Somente Jesus poderia ser Fiador diante de Deus, pois era igual a Deus...e para sempre reterá Sua natureza humana.” EGW em RH 3/4/1894

“Outro erro perigoso é a doutrina que nega a Divindade de Cristo, pretendendo que Ele não tivera existência antes de Seu advento a este mundo. Esta teoria é recebida com favor por uma vasta classe que professa crer na Escritura Sagrada; diretamente contradiz, todavia, as mais compreensíveis declarações de nosso Salvador com respeito à Sua relação com o Pai, Seu caráter Divino e Sua preexistência. Não pode ser entretida sem a mais injustificada violência às Escrituras. Não somente rebaixa as concepções do homem acerca da Obra da Redenção, mas solapa a fé na Bíblia como revelação de Deus. Ao mesmo tempo em que isto a torna mais perigosa, torna-a também mais difícil

58

Page 59: A divindade triúna

de ser enfrentada... Se os homens rejeitam o testemunho das Escrituras inspiradas concernente à Divindade de Cristo, é em vão argüir com eles sobre este ponto; pois nenhum argumento, por mais conclusivo, poderia convencê-los. "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." I Cor. 2:14. Pessoa alguma que alimente este erro pode ter exato conceito do caráter ou missão de Cristo, nem do grande plano de Deus para a redenção do homem.” EGW em O Grande Conflito, 524.

“A humanidade morreu; a Divindade não morreu. Em Sua Divindade, possuía Cristo o poder de romper os laços da morte...unicamente Aquele que tem Ele só a imortalidade... ”EGW-ME vol 1, p. 301 e Manuscritos 131, 1897

“O Salvador saiu do sepulcro pela vida que havia em Si mesmo... Eu Sou a ressurreição e a vida. Estas palavras só podiam ser proferidas pela Divindade.” EGW DTN, 785.

“O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na Terceira Pessoa da Divindade, o Espírito Santo.”

EGW em Special Testimonies, Série A, nº 10, p. 37 e Evangelismo, 617

“Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da Terceira Pessoa da Divindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do Divino Poder.”

“O Espírito Santo é Uma Pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.”

EGW em Ev. 616 citando Rom. 8: 16

“O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus...

Deve ser também uma Pessoa Divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus.” EGW em Manuscrito 20, 1906 e Ev. 617.Citando

I Cor. 2: 11

”Cristo enviou Seu representante, a Terceira Pessoa da Divindade, o Espírito Santo. “EGW – Cristo Triunfante, 300

“As circunstâncias podem nos separar de todos os amigos terrestres. Nenhuma, porém, pode nos separar do Celeste Consolador. Onde estivermos, onde formos, Ele estará sempre ao nosso lado para apoiar, suster, erguer e animar”

EGW - O Desejado de Todas as Nações, pág. 500.

59

Page 60: A divindade triúna

“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma Pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos.”

EGW em Manuscrito 66, 1899 e Ev. 616

No manuscrito Special Testimony, série B, nº 7, p. 61-63...Ela fala sobre o ponto de vista falso da Divindade Triúna e contrasta com o

verdadeiro. Ela chama o falso de “espiritualista”, “nulidade”, “imperfeito e inverídico”, “as profundezas de satanás”, “o rastro da serpente”. Os que aceitam o ponto de vista errado estariam “dando ouvidos a espíritos sedutores e doutrinas de demônios, apartando-se da fé que haviam considerado sagrada durante os últimos 50 anos”. ...Em contraste, o conceito correto da Divindade Triúna ela considerava “a verdadeira plataforma”, “doutrina dos velhos tempos”: “O Pai é toda a plenitude corporal da Divindade...O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada...O Consolador ...é o Espírito em toda a plenitude da Divindade. Existem 3 Pessoas viventes no Trio Celestial.”

60