a edição revista e ampliada - Tribunal Superior...

543

Transcript of a edição revista e ampliada - Tribunal Superior...

  • 7a edição revista e ampliada

  • Tesauro da Justiça Eleitoral

    7a edição revista e ampliada

    Secretaria de Gestão da Informação

    Brasília – 2010

  • © 2010 Tribunal Superior Eleitoral

    Secretaria de Gestão da InformaçãoSAS – Praça dos Tribunais SuperioresBloco C, Ed. Sede, Térreo70096-900 – Brasília/DFTelefone: (61) 3316-3272Fac-símile: (61) 3316-3359

    EditoraçãoSeção de Editoração e Programação Visual/Cedip

    CapaLuís Belúsio

    Projeto gráficoLeandro Morais e Andréa Borba

    Organização e revisão técnicaOsmar Carmo Arouck Ferreira

    Comissão Permanente de Gerenciamento do Tesauro

    (Instituição e composição: portarias-TSE nos 481/2007, 514/2007 e 646/2009.)Osmar Arouck, presidenteGeraldo Campetti Sobrinho, presidente (2007-2009)Gaspar José da SilvaPatrícia Cristina Moura Pessoa BaenaAnderson Cardoso RubinElisa Mara Alves do Prado

    Colaboradores nas revisões preliminaresCleber SchumannClécio Alves de AraujoCruzenilde Vieira de AlmeidaLeonardo Augusto Soares Del MenezziLudmila Maria Bezerra Ventilari

    Sugestões [email protected]_____________________________________________________________________

    Brasil. Tribunal Superior Eleitoral.

    Tesauro da Justiça Eleitoral / Organização e revisão técnica de Osmar Carmo Arouck Ferreira / Comissão Permanente de Gerenciamento do Tesauro. – 7. ed. rev. e ampl. – Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gestão da Informação, 2010.540 p.; 24cm

    1. Tesauro. 2. Linguagem de indexação. 3. Indexação. 4. Terminologia. 5. Tribunal Superior Eleitoral. 6. Justiça Eleitoral. I. Título.

    CDD 025.493.4_____________________________________________________________________

  • TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

    Presidente

    Ministro Ricardo Lewandowski

    Vice-Presidente

    Ministra Cármen Lúcia

    Ministros

    Ministro Marco Aurélio

    Ministro Aldir Passarinho Junior

    Ministro Hamilton Carvalhido

    Ministro Marcelo Ribeiro

    Ministro Arnaldo Versiani

    Procurador-Geral Eleitoral

    Roberto Monteiro Gurgel Santos

  • Sumário

    Apresentação ........................................................................................9

    Introdução.......................................................................................... 11

    Descritores ......................................................................................... 15

    Toponímia nacional ............................................................................ 323

    Toponímia internacional ...................................................................... 525

  • Tesauro da Justiça Eleitoral - 9

    Apresentação

    A Secretaria de Gestão da Informação apresenta a nova edição do Thesaurus, que, a partir de agora, denomina-se Tesauro da JusTiça eleiToral. Como instrumento de trabalho, ele permite padronizar o tratamento técnico dos conteúdos nos sistemas de informação existentes na Justiça Eleitoral. Como ferramenta para auxiliar na busca da informação, garante aos diversos atores sociais envolvidos no processo eleitoral o acesso preciso à informação demandada.

    O Tesauro da JusTiça eleiToral vem sendo desenvolvido desde 1995. A presente edição traz um acréscimo de 9.796 termos. A de 2006 (6a edição) apresentava 6.018 termos. A nova versão apresenta 15.814 entradas, das quais 8.186 sistematizam assuntos diversos, 6.359 referem-se à toponímia nacional e 1.269 à toponímia internacional. É também uma ampliação de foco: o novo tesauro carrega consigo todas as riquezas e especificidades de nossa língua e da terminologia própria de nossas atividades na Justiça Eleitoral.

    A atualização constante de um instrumento dessa natureza é fundamental para o tratamento e a recuperação da informação. Ao melhorar esse instrumento, melhoramos a qualidade dos diversos serviços e produtos informacionais presentes na Justiça Eleitoral. São usuárias dessa linguagem documentária as áreas de jurisprudência, legislação e doutrina. Operacionalmente, o tesauro é adotado em diversas atividades que necessitam de procedimentos de indexação: os arquivos, os protocolos, a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral, os centros de memória, as coleções especiais, o Portal da Justiça Eleitoral, as centrais do eleitor, os clippings ou ainda as ementas de decisões.

    O trabalho da Comissão Permanente de Gerenciamento do Tesauro reflete o empenho de toda a Secretaria de Gestão da Informação, que busca a melhoria contínua, com o aprimoramento dos processos de trabalho, em sintonia com as metas de integração e qualidade propostas pela atual gestão do Tribunal Superior Eleitoral.

  • Tesauro da Justiça Eleitoral - 11

    Introdução

    A linguagem é um fenômeno social que se manifesta na individualidade. Ela deriva das combinações que cada falante faz do uso da língua predominante em uma sociedade. A linguagem é também representação, que se dá pela união entre a palavra e o conceito que ela representa. A união entre palavra e conceito forma o signo linguístico. Ao mesmo tempo, como classes sociais diferentes usam o mesmo idioma, o signo linguístico pode assumir valores diferentes, até mesmo contraditórios.

    Daí, decorrem ambiguidades (dois sentidos para uma mesma palavra), sinonímias (duas palavras para um mesmo sentido), generalizações (palavras que podem assumir um sentido mais abrangente), particularizações (palavras que podem assumir um sentido mais específico) e outras interferências que revelam a pluralidade existente na linguagem.

    De modo mais simples, pode-se dizer que palavras que possuem sentido assemelhado pertencem ao mesmo campo semântico. É o caso destes termos: pedido, requerimento, solicitação, pleito. Traduzem as mesmas ideias ou ideias semelhantes. Outro campo semântico é compartilhado por estes termos: sufrágio, votação, eleição, pleito. Dependendo do contexto, dependendo da escolha do falante, o termo pleito pode ter mais de um entendimento: o partido apresentou o seu pleito ao juiz eleitoral; o partido sagrou-se vencedor no pleito.

    Se a linguagem é marcada pela pluralidade, a recuperação das informações presentes nos diversos documentos requer a unidade entre a palavra e o conceito. Isto é, na linguagem cotidiana, o signo linguístico é plural, mas para a recuperação da informação ele deve ser unívoco. Para resolver esse dilema, criou- se um instrumento denominado tesauro.

    Tesauro é um vocabulário que serve para traduzir a linguagem natural utilizada nos documentos, bem como aquela dos indexadores e usuários, em uma nova forma de representação que, por ser uniforme e padronizada, permite a recuperação pelos sistemas de busca.

    Em termos técnicos, o Tesauro da JusTiça eleiToral padroniza a linguagem de representação temática dos documentos constitutivos das bases de informação mantidas pelos tribunais regionais eleitorais e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Desse modo, é um instrumento de controle terminológico que permite traduzir a linguagem natural em linguagem documentária controlada.

  • - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL12

    Alguns conceitos são fundamentais para o manuseio do Tesauro da JusTiça eleiToral:

    • indexação – ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos e que constituem uma linguagem controlada, padronizada e uniforme;

    • descritor – também chamado de termo autorizado ou termo preferido, pode ser utilizado na indexação para representar um conceito – é indicado no tesauro de forma destacada;

    Qualificação eleitoral de ofício

    NE: Qualificação para o alistamento eleitoral realizada com base em relações fornecidas por entidades da adminis-tração pública direta e indireta, encaminhadas aos juízes eleitorais (Lei nº 21.076, de 1932, art. 37; Decreto-Lei nº 7.589, de 28.5.1945).

    • não descritor – também chamado de termo não autorizado ou termo não preferido, deve ser substituído pelo descritor autorizado correspondente, que será precedido pela expressão USE. É indicado no tesauro de forma não destacada e serve para instruir o usuário na procura do termo preferido.

    Alistamento eleitoral de ofício

    USE: Qualificação eleitoral de ofícioAlistamento eleitoral ex officio

    USE: Qualificação eleitoral de ofícioQualificação eleitoral ex officio

    USE: Qualificação eleitoral de ofício

    convenções adotadasPara sinalizar as relações existentes entre termos e notas explicativas, o

    Tesauro da JusTiça eleiToral adota as seguintes convenções:

    TG (Termo geral) – indica termo que representa um conceito mais amplo em relação ao descritor.

    cadastro eleitoral

    TG: Alistamento eleitoral

  • Tesauro da Justiça Eleitoral - 13

    TE (Termo específico) – indica termo que representa um conceito mais restrito em relação com o descritor.

    alistamento eleitoral

    TE: Cadastro eleitoral

    TR (Termo relacionado) – indica termo que possui alguma associação semântica com o descritor.

    Parentesco

    TR: Inelegibilidade reflexa

    Nepotismo

    Vínculo afetivo USE – indica termo de uso preferido na linguagem de indexação adotada.

    Relação de causalidadeUSE: Nexo causal

    NE (Nota de escopo) – nota explicativa que amplia a compreensão do termo; pode também indicar a forma de adoção do termo.

    inelegibilidade reflexa

    NE: Refere-se à inelegibilidade do cônjuge ou companheiro (a) e dos parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, dos chefes do Poder Executivo Fede-ral, Estadual e Municipal ou de quem os tenha sucedido ou substituído dentro dos seis meses anteriores à eleição, prevista na CF/88, art. 14, § 7º.

    mudanças na atual edição

    O título da obra passa a ser Tesauro da JusTiça eleiToral. Trata-se de instrumento de trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral que atuam na área de documentação jurídica e administrativa. Almeja-se assim identificar uma terminologia técnica padronizada para toda a Justiça Eleitoral.

    Outras alterações significativas são:

    a) as listas auxiliares foram incorporadas ao conjunto geral dos termos;

    b) a toponímia nacional e internacional foi ampliada e agora é apresentada em lista anexa;

  • - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL14

    c) as siglas deixam de ser adotadas, preferindo-se o nome por extenso, salvo algumas exceções;

    d) as legendas partidárias atuais e já extintas foram acrescentadas, com notas explicativas que indicam fontes documentais e histórico resumido;

    e) as relações hierárquicas entre termos (TG/TE) passam a ser adotadas.

    A presente edição caracteriza-se pela transição entre dois princípios de organização terminológica, com a inserção dos termos pré-coordenados, que, paulatinamente, substituirão as palavras adotadas na pós-coordenação. Por exemplo, além das palavras crime e responsabilidade (pós-coordenadas), apresenta-se também o termo crime de responsabilidade (pré-coordenado). Cabe ao indexador adotar os termos que melhor representem tematicamente o documento em análise.

    O Tesauro da JusTiça eleiToral é apresentado em diversos meios: versão em PDF, busca na Intranet por meio do aplicativo de gestão de tesauro (http://tesauro) e consulta on-line no sistema gerenciador do acervo bibliográfico da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE).

    O tesauro é um instrumento que requer constante atualização. Assim, a preparação da 8a edição do Tesauro da JusTiça eleiToral já está em andamento, com previsão de publicação para 2011. Sugestões são bem-vindas e podem ser remetidas para o e-mail: [email protected].

  • Absolvição sumária

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 17

    Aab initioNE: Expressão latina que significa “desde o início”.TR: Início

    abandono da causaTR: Desistência da ação

    abandono de cargoTR: Cargo público

    DemissãoFunção públicaPenalidade de demissãoPenalidade disciplinar

    Abandono de causaUSE: Abandono da causa

    abandono de emPregoTR: Demissão

    Penalidade de demissão

    Abandono do processoUSE: Abandono da causa

    abastecimentoTR: Fornecimento

    Suprimento

    abastecimento de águaTR: Água

    ABERTUSE: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio

    e Televisão

    aberturaTR: Reabertura

    ABIUSE: Associação Brasileira de Imprensa

    abolitio criminisNE: Expressão latina que designa a supressão

    de infração penal de fato definido como criminoso, porque lei posterior deixa de considerá-lo crime.

    TR: Retroatividade

    abonoTR: Abono de emergência

    Abono especialAbono pecuniárioAbono provisório

    Abono das faltasUSE: Abono de faltas

    abono de emergênciaTR: Abono

    Abono de faltaUSE: Abono de faltas

    abono de faltasTR: Afastamento do serviço

    Abono de fériasUSE: Abono pecuniário

    abono esPecialTR: Abono

    abono PecuniárioNE: Conversão opcional de um terço das férias em

    pecúnia.

    TR: Abono

    adicional de fériasFérias

    Abono pecuniário de fériasUSE: Abono pecuniário

    abono Por assiduidadeTR: Licença-prêmio

    abono ProvisórioTR: Abono

    abono salarialTR: Piso nacional de salários

    Política salarialSalário-mínimo de referência

    abrangência

    abreviaturaTR: Rubrica

    Sigla

    abrilTR: Mês

    Tempo

    AbsenteísmoUSE: Abstenção eleitoral

    absolutamente incaPazTR: Incapacidade absoluta

    Incapacidade relativaMenor impúbereRelativamente incapaz

    absolutismo

    absolvição

    absolvição sumáriaNE: Dá-se quando o juiz, convencendo-se da

    existência de circunstância que exclua o crime ou isente de pena o réu, desde logo o absolve. É a hipótese do art. 411 do Código de Processo Penal (CPP).

    TR: Inimputabilidade

  • Abstenção

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL18

    A abstençãoTR: Privaçãoabstenção eleitoral

    TR: Justificação de eleitorRepresentação políticaVotaçãoVoto em brancoVoto facultativoVoto nuloVoto obrigatório

    Abstenção proibidaUSE: Voto obrigatório

    AbstencionismoUSE: Abstenção eleitoral

    abuso

    abuso de autoridadeNE: Dá-se quando há excesso da autoridade

    no exercício de sua atribuição. O ato caracteriza-se pela arbitrariedade.

    TR: Abuso de poderArbitrariedadeAutoridade públicaHabeas corpusManifesta ilegalidade

    abuso de confiançaNE: Trair a boa-fé de alguém.

    abuso de direitoTE: Abuso do direito de defesaTR: Manifesta ilegalidade

    Abuso de direito de defesaUSE: Abuso do direito de defesa

    abuso de PoderTR: Abuso de autoridade

    Autoridade públicaCrime contra a administração da justiçaHabeas corpusManifesta ilegalidade

    Abuso de poder econômicoUSE: Abuso do poder econômico

    abuso do direito de defesaTG: Abuso de direitoTR: Ampla defesa

    abuso do Poder econômicoTG: Crime contra a ordem econômicaTR: Ação de impugnação de mandato eletivo

    Ação de investigação judicial eleitoralOrdem econômica

    abuso do Poder Político

    ACUSE: Ação cautelar

    ação acessóriaTR: Ação principal

    Reconvenção

    ação administrativa

    ação anulatóriaTG: Ação judicial

    ação cautelarTG: Ação judicial

    Ação cautelar inominadaUSE: Medida cautelar inominada

    ação cívelTG: Ação judicial

    Ação civilUSE: Ação cível

    ação civil ex delictoTG: Ação judicial

    ação civil PúblicaNE: É aquela intentada contra danos causados

    ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Prevista na Lei nº 7.347, de 24.7.1985.

    TG: Ação judicialTR: Ação popular

    Condenação civilInteresses difusos

    ação cominatóriaTG: Ação judicial

    ação condenatóriaNE: Direito de pedir ao Estado a condenação de

    impor ao réu uma prestação de dar, fazer ou não fazer, produzindo uma sentença que tem o caráter de título executivo.

    TR: Sentença condenatória

    ação constitutivaNE: É aquela que visa à criação, modificação ou

    extinção de um direito ou uma relação jurí-dica.

    TG: Ação judicialTE: Ação constitutiva negativaTR: Efeito constitutivo

    Sentença constitutiva

  • Ação judicial

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 19

    Aação constitutiva negativaTG: Ação constitutivaAção criminal

    USE: Ação penal

    ação de consignação em PagamentoTR: Consignação em pagamento

    Periculum in mora

    ação de desQuiteTR: Ação de estado

    Separação judicial

    ação de estadoNE: É ação personalíssima, inestimável, sem valor

    econômico real, como aquela em que se discute relação familiar.

    TR: Ação de desquiteInvestigação de paternidade

    Ação de filiaçãoUSE: Investigação de paternidade

    ação de imPugnaçãoTR: Direitos políticos

    Legislação eleitoral

    ação de imPugnação de mandato eletivoTG: Ação judicialTR: Abuso do poder econômico

    Corrupção eleitoralMandato eletivo

    Ação de inconstitucionalidadeUSE: Ação direta de inconstitucionalidade

    ação de indenização

    Ação de investigação de paternidadeUSE: Investigação de paternidade

    ação de investigação judicial eleitoralTG: Ação judicialTR: Abuso do poder econômico

    Ação de locupletaçãoUSE: Ação de locupletamento

    ação de locuPletamentoTR: Enriquecimento sem causa

    ação de PreferênciaNE: É a ação fundada na preferência ou privilégio

    outorgado a pessoa que, tendo seu direito creditório preferencialmente garantido em relação a qualquer outro que não goze dessa primazia, não foi atendida no direito que, por lei, lhe é assegurado.

    TG: Ação judicialTR: Direito de preferência

    Ação de repetição de indébitoUSE: Ação de repetição do indébito

    ação de rePetição do indébitoTG: Ação judicialTR: Indébito

    ação declaratóriaNE: É a que tem por objetivo obter por sentença,

    sem força de execução, a afirmação ou nega-ção de uma relação jurídica, ou a falsidade ou autenticidade de documento.

    TG: Ação judicial

    TE: Ação declaratória de constitucionalidade

    Ação declaratória incidental

    ação declaratória de constitucionalidadeTG: Ação declaratóriaTR: Ação direta de inconstitucionalidade

    Arguição de inconstitucionalidadeAto normativoConstituição FederalControle de constitucionalidadeMatéria constitucionalPrincípio constitucional

    ação declaratória incidentalNE: É aquela intentada no curso dos processos,

    por qualquer das partes, quando a relação jurídica de cuja existência ou inexistência depender o julgamento da lide tornar-se litigiosa.

    TG: Ação declaratóriaTR: Incidente processual

    ação direta de inconstitucionalidadeNE: É aquela prevista no art. 103 e parágrafos,

    combinado com os arts. 102, I, a, III, b, e 52, X, da Constituição Federal de 1988.

    TG: Ação judicialTR: Ação declaratória de constitucionalidade

    Arguição de descumprimento de preceito fundamentalArguição de inconstitucionalidadeAto normativoConstituição FederalControle de constitucionalidadeInconstitucionalidadeMatéria constitucionalPrincípio constitucionalTribunal constitucional

    ação discriminatóriaTG: Ação judicial

    ação judicialTE: Ação anulatória

    Ação cautelarAção cívelAção civil ex delictoAção civil pública

  • Ação monitória

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL20

    A Ação cominatóriaAção constitutivaAção de impugnação de mandato eletivoAção de investigação judicial eleitoralAção de preferênciaAção de repetição do indébitoAção declaratóriaAção direta de inconstitucionalidadeAção discriminatóriaAção monitóriaAção penalAção petitóriaAção popularAção previdenciáriaAção redibitóriaAção regressivaAção renovatóriaAção rescisóriaAção revisionalAção revocatória

    TR: Carência da açãoCausa judicialLiminar

    ação monitóriaTG: Ação judicial

    ação ordináriaNE: Refere-se à ação judicial.

    TR: Liminar

    ação PaulianaTR: Fraude

    ação PenalTG: Ação judicialTE: Ação penal privada

    Ação penal públicaTR: Condição de procedibilidade

    CrimeDireito de queixaInquérito policialJuízo criminalPretensão punitivaQueixa-crimeSistema penal acusatórioTrancamento de ação penal

    ação Penal PrivadaTG: Ação penalTE: Ação penal privada subsidiáriaTR: Ação penal pública

    Querelante

    ação Penal Privada subsidiáriaNE: Ação judicial utilizada nos crimes de ação pú-

    blica, quando sua propositura não for intentada pelo Ministério Público no prazo legal.

    TG: Ação penal privadaTR: Ação penal pública

    Querelante

    ação Penal PúblicaNE: Ação promovida pelo Estado por meio do

    Ministério Público.

    TG: Ação penalTE: Ação penal pública condicionada

    Ação penal pública incondicionadaTR: Ação penal privada

    Ação penal privada subsidiária

    ação Penal Pública condicionadaNE: É aquela promovida pelo Ministério Público,

    dependente de representação do ofendido ou de requisição do Ministério da Justiça.

    TG: Ação penal pública

    ação Penal Pública incondicionadaNE: É aquela que ocorre quando a ação formal se

    exercita por iniciativa do Ministério Público, independentemente de representação da parte ou de seu representante legal.

    TG: Ação penal pública

    ação PetitóriaTG: Ação judicial

    ação PoPularTG: Ação judicialTR: Ação civil pública

    Condenação civilInteresses difusos

    ação PrevidenciáriaTG: Ação judicial

    ação PrinciPalNE: Aquela da qual depende a ação acessória.

    TR: Ação acessória

    ação Pública

    Ação reconvencionalUSE: Reconvenção

    ação redibitóriaTG: Ação judicial

    ação regressivaNE: Refere-se à ação contra o causador do dano

    para o recebimento do que foi efetivamente pago por outrem.

    TG: Ação judicialTR: Direito de regresso

    ação renovatóriaTG: Ação judicial

    ação rescisóriaTG: Ação judicial

  • Acionista

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 21

    ATR: Acórdão rescindendoAcórdão rescindenteCoisa julgada materialDecisão rescindendaEmbargos infringentesRevisão criminalSentença rescindendaSentença rescindida

    ação revisionalTG: Ação judicial

    ação revocatóriaTG: Ação judicial

    acareaçãoNE: Refere-se a ato processual.

    TR: Testemunha

    aceitaçãoTE: Aceitação expressa

    Aceitação presumidaAceitação tácita

    TR: AcolhimentoConsentimento

    aceitação exPressaTG: AceitaçãoTR: Aceitação presumida

    Aceitação tácitaCaráter expressoDeclaração escrita

    aceitação PresumidaTG: AceitaçãoTR: Aceitação expressa

    Aceitação tácita

    aceitação tácitaTG: AceitaçãoTR: Aceitação expressa

    Aceitação presumida

    aceleração

    acerto de contasTR: Prestação de contas

    acervoTE: Acervo bibliográfico

    Acervo culturalAcervo documentalAcervo histórico

    acervo bibliográficoTG: AcervoTR: Acervo documental

    Biblioteca

    acervo culturalTG: AcervoTR: Acervo histórico

    Bens culturais

    acervo documentalTG: AcervoTR: Acervo bibliográfico

    DocumentaçãoDocumento

    acervo históricoTG: AcervoTR: Acervo cultural

    Bens culturaisPatrimônio histórico

    acessibilidade

    acesso

    acessórioNE: Aquilo que se junta ao objeto principal ou é

    dependente dele; complemento.

    acidentadoNE: Trata-se de pessoa.

    acidente de trabalhoTR: Acidente in itinere

    Auxílio-acidenteCondições de trabalhoPecúlio por invalidezPecúlio por morteSegurança do trabalho

    Acidente de trajetoUSE: Acidente in itinere

    acidente de trânsitoTR: Contramão

    acidente em serviçoNE: Refere-se a acidente com funcionários

    públicos.

    acidente in itinereNE: Aquele ocorrido durante o percurso que faz o

    empregado da residência para o trabalho, ou deste para aquela, para iniciar sua jornada de trabalho ou ao término dela.

    TR: Acidente de trabalho

    Acidente no itinerárioUSE: Acidente in itinere

    Acidente no percurso para o trabalhoUSE: Acidente in itinere

    acionistaTR: Acionista controlador

    Acionista majoritárioAcionista minoritárioAçõesAssembleia geralSócio

  • Acionista controlador

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL22

    A acionista controladorTR: AcionistaControle acionário

    acionista majoritárioTR: Acionista

    Acionista minoritário

    acionista minoritárioTR: Acionista

    Acionista majoritárioSócio minoritário

    açõesNE: Refere-se a título ou documento comprobató-

    rio de direitos e obrigações dos participantes de uma sociedade.

    TR: AcionistaSociedade anônima

    ações conexasNE: São conexas duas ou mais ações quando lhes

    for comum o objeto ou a causa de pedir.

    TR: Competência por conexãoConexãoCrimes conexosPedido conexo

    acolhimentoTR: Aceitação

    acomPanhamento

    acomPanhamento PartidárioTR: Alistamento eleitoral

    Delegado de partido político

    acórdãoTG: Decisão judicialTE: Acórdão embargado

    Acórdão paradigmaAcórdão recorridoAcórdão rescindendoAcórdão rescindente

    TR: Ato judicialJurisprudênciaNotas taquigráficasResolução

    acórdão embargadoTG: Acórdão

    acórdão ParadigmaTG: Acórdão

    acórdão recorridoTG: AcórdãoTR: Decisão recorrida

    acórdão rescindendoTG: Acórdão

    TR: Ação rescisóriaAcórdão rescindenteDecisão rescindendaSentença rescindendaSentença rescindida

    acórdão rescindenteTG: AcórdãoTR: Ação rescisória

    Acórdão rescindendoDecisão rescindendaSentença rescindenteSentença rescindida

    acordoTR: Acordo administrativo

    AjusteCoalizãoConvênioTransação

    acordo administrativoTR: Acordo

    acordo extrajudicialTR: Acordo judicial

    Juízo arbitral

    acordo judicialNE: Ato praticado em juízo, sujeito a homologa-

    ção do juiz.

    TR: Acordo extrajudicialAto judicial

    acréscimoTR: Adição

    AumentoExoneraçãoExpansão

    acumulação

    acumulação de cargo PúblicoTR: Acumulação de emprego público

    Acumulação de função públicaAcumulação remuneradaCargo públicoCompatibilidade de horário

    acumulação de cargosTR: Cargo público

    Servidor público

    acumulação de emPrego PúblicoTR: Acumulação de cargo público

    Acumulação de função públicaAcumulação remuneradaCompatibilidade de horárioEmprego público

  • Adimplência

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 23

    Aacumulação de função PúblicaTR: Acumulação de cargo públicoAcumulação de emprego públicoAcumulação remuneradaCompatibilidade de horárioFunção pública

    acumulação remuneradaNE: Acumulação remunerada de cargos, empre-

    gos e funções públicas nos órgãos da admi-nistração pública direta e indireta (Constitui-ção Federal, art. 37, XVI e XVII).

    TR: Acumulação de cargo públicoAcumulação de emprego públicoAcumulação de função públicaCargo científicoCargo públicoCargo técnicoCompatibilidade de horárioDesacumulaçãoEmprego públicoFunção pública

    acusaçãoTR: Delação

    Denúncia

    acusadoTR: Citado

    Réu

    ad referendum

    adaPtação

    ADCUSE: Ação declaratória de constitucionalidade

    ADCONUSE: Ação declaratória de constitucionalidade

    ADCTUSE: Ato das Disposições Constitucionais Transitórias

    AdequaçãoUSE: Adaptação

    adesão

    adesivo

    ADIUSE: Ação direta de inconstitucionalidade

    adiamentoTR: Diferimento

    Prorrogação

    adiantamentoNE: Refere-se a dinheiro.

    adiçãoTR: Acréscimo

    Ampliação

    AumentoExoneraçãoExpansão

    adicionaisNE: Indica vantagem pecuniária.

    TG: SalárioTE: Adicional de insalubridade

    Adicional de periculosidadeAdicional de serviço noturnoAdicional por tempo de serviço

    adicional da sexta ParteNE: Aquele previsto nos arts. 70 e 71 da Lei nº

    8.112/1990.

    TR: Adicional de atividade penosaAdicional de insalubridadeAdicional de periculosidadeGratificação adicional

    adicional de atividade PenosaTR: Adicional da sexta parte

    Adicional de insalubridadeAdicional de periculosidade

    adicional de fériasNE: No sentido do art. 7º, XVII, da Constituição

    Federal de 1988.

    TG: FériasTR: Abono pecuniário

    Férias proporcionaisFérias remuneradas

    adicional de insalubridadeTG: AdicionaisTR: Adicional da sexta parte

    Adicional de atividade penosaAtividade insalubreGrau de insalubridadeInsalubridade

    adicional de Padrão judiciário

    adicional de PericulosidadeTG: AdicionaisTR: Adicional da sexta parte

    Adicional de atividade penosaPericulosidade

    adicional de serviço noturnoTG: AdicionaisTR: Trabalho noturno

    adicional Por temPo de serviçoTG: AdicionaisTR: Anuênio

    Quinquênio

    adimPlênciaTR: Cumprimento

    ADINUSE: Ação direta de inconstitucionalidade

  • Aditamento

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL24

    A aditamentoTR: Emendaaditivo

    adjudicaçãoTR: Alienação judicial

    Propriedade

    administraçãoTR: Administração direta

    Administração estadualAdministração federalAdministração fundacionalAdministração indiretaAdministração municipalAdministração pública

    administração da justiçaTR: Poder Judiciário

    administração de PessoalTE: Nepotismo

    administração de sistemas de informaçõesNE: Trata-se de curso superior.

    TR: InformáticaProcessamento de dados

    administração diretaTG: Administração públicaTR: Administração

    Administração estadualAdministração federalAdministração indiretaAdministração municipalÓrgão público

    administração estadualTR: Administração

    Administração diretaAdministração federalAdministração indiretaAdministração municipal

    administração federalTG: Administração públicaTR: Administração

    Administração diretaAdministração estadualAdministração indiretaAdministração municipalReforma administrativa

    administração financeiraTR: Administração pública

    administração fundacionalNE: É aquela prevista no art. 37 da Constituição

    Federal de 1988.

    TR: AdministraçãoFundação pública

    administração indiretaTG: Administração pública

    AutarquiaTE: Entidade paraestatal

    Fundação públicaTR: Administração

    Administração diretaAdministração estadualAdministração federalAdministração municipal

    administração municiPalTR: Administração

    Administração diretaAdministração estadualAdministração federalAdministração indiretaConselho municipalPrefeitura

    administração PúblicaTE: Administração direta

    Administração federalAdministração indiretaAdministração pública estadualAdministração pública federal

    TR: AdministraçãoAdministração financeiraAgente administrativoAgente públicoAutoridade federalAutoridade públicaBurocraciaCargo públicoContravenção referente à administração públicaCrime contra a administração públicaDesburocratizaçãoEmprego irregular de verbas públicasFunção administrativaFunção públicaInteresse públicoMoralidade administrativaNepotismoÓrgão autônomoOuvidoriaPlanejamento administrativoPlano de carreiraPoder públicoResponsabilidade civil do EstadoServiço públicoServidor público

    Administração pública diretaUSE: Administração direta

    administração Pública estadualTG: Administração pública

    administração Pública federalTG: Administração pública

  • Aeronáutica

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 25

    AAdministração pública indiretaUSE: Administração indiretaadministração regional

    TG: Governo

    administração sindical

    administrador

    admissãoTR: Demissão

    IngressoPenalidade de demissão

    admissibilidade

    adoçãoTG: Parentesco civilTE: Adotado

    AdotanteTR: Licença à adotante

    Perfilhação

    adoção judicialNE: Ato jurídico solene pelo qual uma pessoa, na

    forma da lei, adota como filho outra pessoa.

    TR: AdotadoAdotanteFilha adotivaFilho adotivoFiliaçãoLegitimidade adotivaMãe adotivaVara da Infância e da Juventude

    adolescenteTG: IdadeTR: Código de Menores

    CriançaEstatuto da Criança e do AdolescenteMenor púbere

    adotadoNE: Trata-se de pessoa.

    TG: AdoçãoTR: Adoção judicial

    AdotanteLicença à adotante

    adotanteNE: Trata-se de pessoa.

    TG: AdoçãoTR: Adoção judicial

    AdotadoLicença à adotante

    ADPFUSE: Arguição de descumprimento de preceito

    fundamental

    adQuirenteTR: Aquisição

    AdultaUSE: Adulto

    adulteraçãoTR: Falsificação

    Rasura

    adultoTG: Idade

    adversário

    advertência

    advocaciaTR: Advogado

    advocacia administrativaNE: Patrocínio, direto ou indireto, de interesse

    privado perante a administração pública, valendo-se o patrocinador da qualidade de funcionário.

    advocacia-geral da uniãoNE: Órgão da União competente para as ativida-

    des de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

    TR: Advogado-geral da UniãoProcuradoria Regional da União

    advogadoTR: Advocacia

    Ato processualCapacidade postulatóriaCapacidade processualHonoráriosJuristaJus postulandiMinistro do Tribunal Superior EleitoralOrdem dos Advogados do BrasilParte processualPatrocínio infielQuinto constitucionalRepresentação processualSustentação oral

    advogado de ofícioTR: Defensoria de ofício

    advogado-geral da uniãoNE: Chefe da Advocacia-Geral da União.

    TR: Advocacia-Geral da União

    AEUSE: Apuração de eleição

    AEPUSE: Apuração de eleição presidencial

    aeronáuticaTG: Forças Armadas

  • Aeronave

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL26

    A TR: ExércitoMarinhaaeronave

    TR: Meios de transporte

    afastamentoTE: Afastamento de cargo efetivo

    Afastamento de fatoAfastamento definitivoAfastamento do serviçoAfastamento para exercício de mandato ele-tivoAfastamento temporário

    TR: Desligamento

    afastamento de cargo efetivoTG: AfastamentoTE: Afastamento de cargo efetivo na Justiça

    Comum

    afastamento de cargo efetivo na justiça comumNE: Usar nos termos da Res.-TSE nº 21.842, de

    22.6.2004.

    TG: Afastamento de cargo efetivo

    afastamento de fatoTG: AfastamentoTR: Afastamento do serviço

    afastamento definitivoTG: Afastamento

    afastamento do serviçoTG: AfastamentoTR: Abono de faltas

    Afastamento de fatoAfastamento para exercício de mandato ele-tivoAusência ao trabalho por interesse particularFériasLicençaLicença para capacitaçãoLicença para tratar de interesses particulares

    afastamento Para exercício de mandato eletivoNE: Lei nº 8.112, de 11.12.1990, art. 94. Afasta-

    mento permitido ao servidor quando inves-tido em mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital.

    TG: AfastamentoTR: Afastamento do serviço

    Licença para atividade políticaMandato eletivo

    afastamento temPorárioTG: Afastamento

    aferição

    afretamento

    TR: FreteFrete aéreo

    AgUSE: Agravo de instrumento

    agênciaTR: Subagência

    agência nacionalTR: Empresa Brasileira de Notícias

    agente

    agente administrativoTG: Agente públicoTR: Administração pública

    Agente políticoServidor público

    agente de PolíciaTR: Autoridade policial

    Delegado de políciaPolícia CivilPolícia FederalPolícia Ferroviária FederalPolícia MilitarPolícia Rodoviária FederalSegurança pública

    agente de Portaria

    agente de segurançaNE: Categoria funcional.

    agente de segurança judiciáriaNE: Categoria funcional.

    agente de segurança PenitenciáriaTG: Pessoal penitenciário

    agente incaPazTR: Incapacidade absoluta

    Incapacidade relativa

    agente inimPutávelTR: Incapacidade absoluta

    Inimputabilidade

    Agente penitenciárioUSE: Agente de segurança penitenciária

    agente PolíticoNE: Titular de cargo integrante da estrutura cons-

    titucional e da organização política do Estado.

    TG: Agente públicoTE: Conselheiro de Tribunal de Contas

    DeputadoGovernadorMagistradoMinistro de EstadoMinistro do Tribunal de Contas da UniãoPrefeito

  • Agregado

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 27

    APresidente da RepúblicaProcurador da RepúblicaProcurador de justiçaProcurador-geral da RepúblicaPromotor de justiçaRepresentante diplomáticoSecretário de EstadoSecretário municipalSenadorVereadorVice-governadorVice-prefeitoVice-presidente da República

    TR: Agente administrativoInfração político-administrativaMúnus públicoVínculo político

    agente PúblicoTE: Agente administrativo

    Agente políticoTR: Administração pública

    Autoridade administrativaCargo públicoCarreira típica de EstadoFunção públicaInstituição públicaResponsabilidade administrativaResponsabilidade civil do EstadoServidor público

    agilizaçãoTR: Ativação

    AgnaçãoUSE: Parentesco agnatício

    agostoTR: Mês

    Tempo

    agradecimento

    agravação

    agravação PenalTR: Atenuação

    Circunstância agravanteReformatio in pejus

    agravadoNE: Sujeito passivo do recurso de agravo.

    TG: Parte processualTR: Agravante

    Agravo

    agravanteNE: Sujeito ativo do recurso de agravo.

    TG: Parte processual

    TR: AgravadoAgravo

    agravoNE: Recurso interposto contra decisão interlocutó-

    ria ou mesmo definitiva.

    TG: Recurso judicialTE: Agravo de instrumento

    Agravo de petiçãoAgravo em execuçãoAgravo internoAgravo regimental

    TR: AgravadoAgravanteAgravo manifestamente infundadoAgravo retidoDecisão monocrática

    agravo de instrumentoTG: AgravoTR: Agravo retido

    Autos apensadosDecisão agravadaDecisão interlocutóriaDecisão monocráticaTraslado facultativoTraslado obrigatório

    agravo de PetiçãoNE: Instituto processual que constava no Código

    de Processo Civil (CPC) de 1939, deixando de ser inserido no Código de Processo Civil (CPC) atual (1973).

    TG: AgravoTR: Recurso regimental

    agravo em execuçãoTG: Agravo

    agravo internoTG: AgravoTR: Agravo regimental

    agravo manifestamente infundadoTR: Agravo

    agravo no auto do Processo

    agravo regimentalTG: AgravoTR: Agravo interno

    Decisão agravadaDecisão monocráticaRecurso regimental

    agravo retidoTR: Agravo

    Agravo de instrumento

    agregação

    agregado

  • Agremiação política sem registro deferido

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL28

    A agremiação Política sem registro deferidoNE: Agremiação política que peticionou registro perante o Tribunal Superior Eleitoral, mas teve o registro indeferido.

    TG: Partido políticoTE: Partido Comunitário Nacional (2000)

    Partido da Agricultura do BrasilPartido da Federação Social ParlamentaristaPartido da Fraternidade NacionalPartido da Frente Nacionalista CristãPartido da Juventude BrasileiraPartido da Libertação ProletáriaPartido da Nova EraPartido da Reconstrução Nacional do BrasilPartido da Reforma NacionalPartido da Renovação MoralPartido da Revolução dos Trabalhadores pela Emancipação HumanaPartido da União Democrática BrasileiraPartido de Ação NacionalPartido Democrata do BrasilPartido Democrata RepublicanoPartido Democrata Trabalhista do BrasilPartido Democrático EspiritualistaPartido do EsportePartido do Movimento Democrático para CidadaniaPartido dos EstudantesPartido Espiritualista do BrasilPartido Esportista BrasileiroPartido Humanitário BrasileiroPartido Monárquico Imperial BrasileiroPartido Nacional do ConsumidorPartido Nacional EvangélicoPartido Nacional Socialista CristãoPartido Nacional Trabalhista BrasileiroPartido para Valorização de TodosPartido Popular Social dos Escritores e Poetas do SambaPartido Real Trabalhista ComunitárioPartido Republicano (1990)Partido Republicano MunicipalistaPartido Ruralista BrasileiroPartido Socialista de IntegraçãoPartido Trabalhista CristãoPartido Unitário BrasileiroPartido Universitário Estudantil do BrasilPartido Universitário Nacional EstudantilPartido Verde da Defesa Ambiental

    Agremiação trabalhistaUSE: Sindicato

    agressãoTR: Espancamento

    agressão injustaNE: Aquela que justifica a reação da vítima e

    caracteriza a legítima defesa.

    AgRgUSE: Agravo regimental

    agruPamentoTR: Reunião

    águaTR: Abastecimento de água

    AIUSE: Agravo de instrumento

    AIHUSE: Autorização de internação hospitalar

    AIMEUSE: Ação de impugnação de mandato eletivo

    ajuda de custoTR: Transferência de servidor

    Ajuda financeiraUSE: Auxílio financeiro

    ajudante

    ajuizamentoNE: Ato de levar demanda em juízo.

    ajusteTR: Acordo

    CoalizãoConvênioPré-contrato

    Ajuste de contasUSE: Acerto de contas

    ALUSE: Assembleia Legislativa

    alçadaTR: Causa de alçada

    InstânciaJurisdição

    alcance

    alcoólatraTR: Alcoolismo

    Alcoólatra crônicoUSE: Alcoólatra

    alcoolismoTR: Alcoólatra

    Bebida alcoólicaFarmacodependência

    aldeamento indígenaTR: Comunidade indígena

    Estatuto do ÍndioFundação Nacional do ÍndioÍndioLíngua indígenaReserva indígenaTerra indígena

  • Alistamento militar

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 29

    Aalegaçõesalegações de mérito

    NE: São as razões processuais de direito.

    alegações escritasNE: Refere-se a ato processual.

    alegações finaisNE: Último pronunciamento de uma das partes de

    processo judicial.

    TR: Razões processuais

    alegações oraisNE: Refere-se a ato processual.

    alegações PreliminaresNE: Competência das partes para alegar situações

    de nulidade da petição inicial antes de discu-tir seu mérito.

    TR: Razões processuais

    alfabetizaçãoTR: Analfabetismo

    Analfabeto

    Aliança partidáriaUSE: Bloco parlamentar

    aliança renovadora nacionalNE: Partido político extinto. Registro: Res. TSE

    nº 7.823, de 24.3.1966. Extinto pela Lei nº 6.767, de 20.12.1979. Cancelamento de registro: Res. TSE nº 10.786, de 15.2.1980. Sigla: ARENA.

    TG: Partido político extinto

    aliança social democráticaTG: Partido político extinto

    álibiNE: Prova mediante a qual se evidencia a ausên-

    cia ou afastamento de alguém do local no momento exato em que ali se consumou um delito.

    TR: ProvaProva (Direito processual)

    aliciamentoTR: Engajamento

    alienaçãoTE: Cessão de direitosTR: Compra e venda

    Venda

    alienação de documentoTG: Descarte de documento

    alienação extrajudicialTR: Alienação judicial

    alienação judicialNE: Procedimento especial de jurisdição conten-

    ciosa, previsto no Código de Processo Civil (CPC).

    TR: AdjudicaçãoAlienação extrajudicialArremataçãoLeilão judicialSegunda praça

    alienação mentalTR: Doença especificada em lei

    Doença mental

    alienante

    alimentaçãoTR: Direito à alimentação

    Lei de Transporte e AlimentaçãoRefeição

    alimentação de eleitorTR: Lei de Transporte e Alimentação

    Transporte de eleitorZona rural

    alimentosTR: Pensão alimentícia

    alíQuota

    alistamento

    Alistamento de eleitoresUSE: Alistamento eleitoral

    alistamento eleitoralTG: Processo eleitoralTE: Cadastro eleitoral

    EleitorInscrição eleitoralQualificação eleitoralRequerimento de Alistamento EleitoralTítulo de eleitor

    TR: Acompanhamento partidárioAutomação do alistamento eleitoralDomicílio eleitoralElegibilidadeFiliação partidáriaLivro Especial de QualificaçãoPosto de alistamento eleitoralRevisão de eleitorado

    Alistamento eleitoral de ofícioUSE: Qualificação eleitoral de ofício

    Alistamento eleitoral ex officioUSE: Qualificação eleitoral de ofício

    alistamento militarTR: Certificado de alistamento militar

    Forças ArmadasMilitarServiço militar obrigatório

  • Almoço

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL30

    A almoçoalmoxarifadoalojamento

    TR: Hotel

    alteraçãoTR: Reformulação

    alto-falante

    aluguelTR: Locação

    alunoTR: Estudante

    alvaráTG: Poder de polícia

    alvará de solturaTR: Habeas corpus

    amamentação

    AmanteUSE: Concubina

    Concubino

    AmásiaUSE: Companheira

    AmásioUSE: Companheiro

    âmbito

    âmbito estadualTR: Âmbito municipal

    Âmbito nacionalÂmbito regional

    âmbito interestadual

    âmbito internacionalTR: Âmbito nacional

    âmbito municiPalTR: Âmbito estadual

    Âmbito nacionalÂmbito regional

    âmbito nacionalTR: Âmbito estadual

    Âmbito internacionalÂmbito municipalÂmbito regional

    âmbito regionalTR: Âmbito estadual

    Âmbito municipalÂmbito nacionalRegionalização

    ambulânciaTR: Veículo automotor

    ambulatório

    ameaçaTR: Ameaça grave

    Crime contra a liberdade individual

    ameaça graveNE: Figura jurídica prevista na lei penal.

    TR: Ameaça

    AmigaUSE: Amizade

    AmigoUSE: Amizade

    amizadeTG: Vínculo afetivoTR: Inimizade

    Suspeição

    Amortização antecipadaUSE: Pagamento antecipado

    amostragemTR: Estatística

    amPla defesaTR: Abuso do direito de defesa

    Cerceamento de defesaDireito de defesa

    amPliaçãoTR: Adição

    AumentoCrescimentoExoneraçãoExpansão

    AMSUSE: Apelação em mandado de segurança

    anaisNE: Refere-se à publicação, seja histórica ou de

    divulgação de ordem vária, feita anualmente.

    analfabetismoTR: Alfabetização

    Analfabeto

    analfabetoTR: Alfabetização

    AnalfabetismoCapacidade eleitoralInelegibilidadeVoto facultativo

    análise

    análise fiscal

    analista

    analista de sistemasTR: Informática

  • Anualidade

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 31

    Aanalista judiciárioNE: Categoria funcional.analogia

    TR: Semelhança

    andamentoTR: Prosseguimento

    anexação

    anexo

    animal

    animus caluniandiTR: Crime contra a honra

    animus diffamandiTR: Crime contra a honra

    animus injuriandiNE: Expressão latina que indica a intenção crimi-

    nosa de injuriar outrem por meio de pala-vras, o que concretiza o elemento subjetivo do crime de injúria.

    TR: Crime contra a honraInjúria

    anistiaTR: Indulto

    Lei de Anistia

    Anistia de débito de eleitorUSE: Anistia de débito eleitoral

    anistia de débito eleitoralTR: Débito eleitoral

    Revisão de eleitorado

    anistia fiscal

    Anistia tributáriaUSE: Anistia fiscal

    aniversárioTR: Ano

    anoTE: Ano civil

    Ano letivoTR: Aniversário

    DiaExercício financeiroMêsQuadrimestreSemanaSemestreTrimestre

    ano civilTG: Ano

    Ano financeiroUSE: Exercício financeiro

    Ano fiscalUSE: Exercício financeiro

    ano letivoTG: Ano

    ano-base

    anotaçãoTR: Comentário

    AnseioUSE: Vontade

    antagonismoTR: Incompatibilidade

    Rivalidade

    antecedentesTR: Atestado de bons antecedentes

    Bons antecedentesMaus antecedentes

    antecedentes criminaisTR: Bons antecedentes

    Certidão criminalFolha de antecedentes criminaisMaus antecedentesVida pregressa

    antecessorTR: Sucessor

    anteciPaçãoTR: Antecipação de férias

    Antecipação da tutela recursalUSE: Efeito suspensivo ativo

    anteciPação de fériasTR: Antecipação

    Férias

    Antecipação de tutelaUSE: Tutela antecipada

    Antecipação de tutela recursalUSE: Efeito suspensivo ativo

    anteProjeto

    anterioridadeTR: Princípio da anterioridade

    antiguidadeTR: Lista de antiguidade

    Ordem de antiguidadePromoção por antiguidade

    antijuridicidadeTR: Ilegalidade

    anualidadeTR: Anuênio

    Semestralidade

  • Anuênio

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL32

    A AnuênciaUSE: AceitaçãoConsentimento

    Anuência préviaUSE: Consentimento prévio

    anuênioTR: Adicional por tempo de serviço

    Anualidade

    anuidadeTR: Contribuição profissional

    anulaçãoTR: Cancelamento

    CassaçãoRescisão

    anulação de diPloma eleitoralTR: Cassação de diploma eleitoral

    Cerimônia de diplomação eleitoralDiploma eleitoralDiplomação eleitoralExpedição de diplomaPerda de diploma eleitoralRecurso contra expedição de diploma

    Anulação de mandato eletivoUSE: Cassação de mandato eletivo

    anulação geral de eleição

    anúncioTR: Previsão

    APUSE: Ação penal

    aParelhamento

    aParelho de fax

    aPartamentoTR: Habitação

    Residência

    aParte

    aPartheidTR: Direitos humanos

    Discriminação racial

    aPelaçãoTR: Apelado

    ApelanteEmbargos infringentesRecurso adesivoTribunal de segundo grau

    aPelação cívelNE: Recurso previsto no art. 496, inciso I, do Có-

    digo de Processo Civil (CPC) e regulado pelos arts. 513 e 521 do mesmo estatuto legal.

    TG: Recurso judicial

    aPelação criminalTG: Recurso judicialTE: Apelação subsidiária

    Apelação sumáriaApelação verbal

    aPelação em liberdadeNE: Direito do réu primário e com bons antece-

    dentes de aguardar em liberdade o julgamen-to da apelação da sentença condenatória.

    aPelação em mandado de segurançaTG: Recurso judicial

    aPelação subsidiáriaTG: Apelação criminal

    aPelação sumáriaTG: Apelação criminal

    aPelação verbalTG: Apelação criminal

    aPeladoNE: Sujeito passivo do recurso de apelação.

    TG: Parte processualTR: Apelação

    Apelante

    aPelanteNE: Sujeito ativo do recurso de apelação.

    TG: Parte processualTR: Apelação

    Apelado

    aPelidoTR: Patronímico

    Sobrenome

    ApeloUSE: Solicitação

    aPensamentoNE: Anexação dos autos de um processo aos de

    outro.

    TR: Autos apensadosJuntada

    aPerfeiçoamento

    APJUSE: Adicional de padrão judiciário

    AplausoUSE: Elogio

    aPlicaçãoTR: Inaplicação

    aPlicação da leiTR: Preceito secundário

    aPlicação da Pena

  • Aposentadoria proporcional

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 33

    ATR: Bis in idemaPlicação de recursosAplicação de verbas

    USE: Aplicação de recursos

    aPlicação financeira

    aPlicação imediataNE: Refere-se à vigência de normas jurídicas.

    TR: Vigência

    aPlicação subsidiáriaNE: Ocorre quando a lei específica for omissa,

    tornando-se necessária a aplicação de regra de outra lei de caráter geral. Apoio.

    TR: ArrimoAssistênciaAuxílio

    aPoioTR: Arrimo

    AssistênciaAuxílio

    Apoio financeiroUSE: Auxílio financeiro

    aPólice de seguro

    aPontador de láPis

    aPosentadoTG: Seguridade socialTR: Aposentadoria

    Cassação de aposentadoriaMilitar inativoRegime jurídico

    aPosentadoriaTG: Benefício de prestação continuadaTE: Aposentadoria previdenciária

    Cassação de aposentadoriaTR: Aposentado

    Nomeação de servidor

    Aposentadoria automáticaUSE: Aposentadoria compulsória

    aPosentadoria comPulsóriaTG: Aposentadoria previdenciáriaTR: Aposentadoria facultativa

    Aposentadoria voluntáriaVitaliciedade

    aPosentadoria duPla

    aPosentadoria esPecialNE: Aquela que beneficia os que trabalham

    em condições insalubres, perigosas ou penosas.

    TG: Aposentadoria previdenciária

    TR: Aposentadoria por idadeBenefício previdenciário

    Aposentadoria espontâneaUSE: Aposentadoria voluntária

    aPosentadoria facultativaTG: Aposentadoria previdenciáriaTR: Aposentadoria compulsória

    aPosentadoria integralTG: Aposentadoria previdenciáriaTR: Aposentadoria por invalidez

    Aposentadoria proporcionalAposentadoria voluntária

    aPosentadoria Por idadeTG: Aposentadoria previdenciáriaTR: Aposentadoria especial

    Aposentadoria por invalidezAposentadoria por tempo de serviçoIdade

    aPosentadoria Por invalidezNE: Aquela concedida ao servidor em virtude de

    acidente em serviço, moléstia profissional e doença grave, contagiosa ou incurável, espe-cificada em lei.

    TG: Aposentadoria previdenciáriaTR: Aposentadoria integral

    Aposentadoria por idadeBenefício previdenciárioDoença especificada em leiDoença profissionalInvalidezInvalidez permanenteLicença para tratamento de saúdePecúlio por invalidez

    aPosentadoria Por temPo de serviçoTG: Aposentadoria previdenciáriaTR: Aposentadoria por idade

    Benefício previdenciárioTempo de serviço

    Aposentadoria por velhiceUSE: Aposentadoria por idade

    aPosentadoria PrevidenciáriaTG: AposentadoriaTE: Aposentadoria compulsória

    Aposentadoria especialAposentadoria facultativaAposentadoria integralAposentadoria por idadeAposentadoria por invalidezAposentadoria por tempo de serviçoAposentadoria voluntária

    aPosentadoria ProPorcionalTR: Aposentadoria integral

  • Aposentadoria voluntária

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL34

    A aPosentadoria voluntáriaNE: Aquela concedida a requerimento de funcio-nário.TG: Aposentadoria previdenciáriaTR: Aposentadoria compulsória

    Aposentadoria integral

    aPostilamento

    aPreciaçãoTR: Avaliação

    Conceito

    aPreciação PreliminarNE: Exame preliminar sobre o aspecto constitu-

    cional e jurídico de uma proposição legisla-tiva.

    TR: Discussão preliminarVotação preliminar

    aPreensão

    aPrendizTR: Menor de catorze anos

    aPresentação

    aPresentação de credencialTR: Cerimonial diplomático

    ApresentadorUSE: Comunicador

    aProPriação

    aProPriação indébitaTR: Crime contra o patrimônio

    aProvaçãoTR: Autorização

    ConsentimentoDesaprovaçãoReferendaReferendoRejeição

    aProveitamento

    aProveitamento de servidorTG: Provimento de cargo públicoTR: Nomeação de servidor

    Promoção de servidorReadaptação de servidorRecondução de servidorRedistribuição de servidorReintegração de servidorRemoção de servidorReversão de servidorServidor público

    aProximaçãoTR: Avaliação

    Estimativa

    aPtidãoTR: Facilidade

    aPtidão físicaTR: Esporte

    aPuraçãoTR: Cálculo

    ContagemMapa de apuraçãoMapa parcial de apuraçãoMapa totalizador de apuraçãoTotalização

    aPuração de eleiçãoTR: Apuração de votos

    Classificação de candidato

    aPuração de eleição Presidencial

    aPuração de votosTG: EleiçãoTR: Apuração de eleição

    aPuração eletrônicaTR: Totalização

    Zerésima

    AquiescênciaUSE: Aceitação

    aQuisiçãoTR: Adquirente

    Compra e venda

    ARUSE: Ação rescisória

    Aviso de recebimento

    arbitragemNE: Instituto jurídico que se baseia no acordo de

    vontades entre as partes, que designam um ou mais árbitros para formar o juízo arbitral com a finalidade de solucionar um litígio entre elas surgido. Exige-se que este verse sobre questões em que é permitido transigir, obrigando-se as partes a acatar a decisão prolatada.

    TR: Juízo arbitral

    arbitramentoNE: Procedimento judicial que se promove para

    apreciar o valor de determinados fatos ou coisas de que não se têm elementos certos de avaliação.

    TR: FiançaProva pericial

    arbitramento judicialTR: Laudo arbitral

  • Arquivo

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 35

    AarbitrariedadeTR: Abuso de autoridadearbítrio

    TR: Ato arbitrário

    árbitro

    arcebisPo

    ar-condicionado

    áreaTR: Setor

    Superfície

    área administrativaNE: Área de atividade de cargo efetivo da carreira

    judiciária.

    área de aPoio esPecializadoNE: Área de atividade de cargo efetivo da carreira

    judiciária.

    área de segurança nacional

    área de serviços geraisNE: Área de atividade de cargo efetivo da carreira

    judiciária. Serviços gerais.

    TR: Serviços gerais

    área judiciáriaNE: Área de atividade de cargo efetivo da carreira

    judiciária.

    área residencial

    Área ruralUSE: Zona rural

    ARENAUSE: Aliança Renovadora Nacional

    arguiçãoTR: Argumentação

    ExameSuscitante

    arguição de descumPrimento de Preceito funda-mental

    TR: Ação direta de inconstitucionalidadeMatéria constitucional

    arguição de falsidadeTR: Incidente de falsidade

    Prova documentalProva falsa

    arguição de inconstitucionalidadeTR: Ação declaratória de constitucionalidade

    Ação direta de inconstitucionalidade

    Ato normativoConstituição FederalControle de constitucionalidadePrincípio constitucional

    arguição de inelegibilidadeTR: Inelegibilidade reflexa

    arguição de inocênciaTR: Inocência

    arguição de nulidade

    arguição de relevânciaTR: Recurso extraordinário

    arguição de susPeiçãoTG: SuspeiçãoTR: Exceção de suspeição

    argumentaçãoTR: Arguição

    Fundamentação

    armaTR: Arma branca

    Arma de fogoPorte de arma

    arma brancaTR: Arma

    Porte de arma

    arma de fogoTR: Arma

    Porte de arma

    armário

    armas nacionaisTR: Símbolos nacionais

    arQuiteto

    arQuiteturaTR: Planta de imóvel

    Projeto arquitetônico

    arQuivamentoTR: Arquivamento indireto

    arQuivamento indiretoNE: Trata-se do arquivamento do inquérito policial

    ou de quaisquer peças de formação, previsto na parte final do art. 28 do CPP, a que o juiz está obrigado a atender por força de decisão do procurador-geral, em face do pedido inicial de arquivamento feito por outro membro do Ministério Público.

    TR: Arquivamento

    arQuivista

    arQuivoTE: Arquivo corrente

    Arquivo inativoArquivo intermediárioArquivo permanente

  • Arquivo corrente

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL36

    A Arquivo privadoArquivo públicoTR: DocumentoDocumento de arquivoGestão documental

    arQuivo correnteTG: ArquivoTR: Arquivo intermediário

    Arquivo permanenteGuarda temporária de documentoTransferência de documento

    Arquivo históricoUSE: Arquivo permanente

    arQuivo inativoTG: ArquivoTR: Documento inativo

    Massa documental acumulada

    arQuivo intermediárioTG: ArquivoTR: Arquivo corrente

    Arquivo permanenteGuarda permanente de documentoGuarda temporária de documentoTransferência de documento

    Arquivo mortoUSE: Massa documental acumulada

    arQuivo nacionalNE: Órgão específico do Ministério da Justiça.

    TR: Arquivo privadoArquivo público

    Arquivo particularUSE: Arquivo privado

    arQuivo PermanenteTG: ArquivoTR: Arquivo corrente

    Arquivo intermediárioGuarda permanente de documentoRecolhimento de documento

    arQuivo PrivadoTG: ArquivoTR: Arquivo Nacional

    Arquivo público

    arQuivo PúblicoTG: ArquivoTR: Arquivo Nacional

    Arquivo privado

    arrecadaçãoTR: Cobrança

    arrematação

    TR: Alienação judicialAuto de arremataçãoCarta de arremataçãoLanceSegunda praça

    arrematante

    arrePendimento

    arrePendimento eficazNE: Ocorre quando o agente do crime, voluntaria-

    mente, toma providências impedindo que o resultado se produza. Arresto.

    TR: Desistência voluntáriaMedidas acautelatórias

    arrePendimento PosteriorTR: Desistência voluntária

    arrestoTR: Medidas acautelatórias

    arrimoTR: Aplicação subsidiária

    ApoioAuxílioProteção

    arrolamento de testemunhaTR: Cláusula de imprescindibilidade

    Rol de testemunhasTestemunha

    ArtesãoUSE: Artífice

    articulação

    artífice

    artífice de carPintaria e marcenariaNE: Categoria funcional.

    artífice de eletricidade e comunicaçõesNE: Categoria funcional.

    artigoNE: Refere-se a parte de uma norma legal. Artigo

    de imprensa.

    artigo de imPrensa

    Artigo de jornalUSE: Artigo de imprensa

    artistaTG: ProfissãoTE: Ator

    EscritorFotógrafo

  • Assinatura

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 37

    AárvoreascendenteTR: Avós

    DescendenteMãePaiPensão alimentícia

    Ascensão de servidorUSE: Ascensão funcional

    ascensão funcionalNE: Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.1997.

    TR: Provimento de cargo público

    ascensorista

    asilado PolíticoTR: Refugiado

    asilo

    asilo PolíticoNE: Instituto do Direito Internacional.

    TR: Estrangeiro

    asPirador de Pó

    assaltoTR: Homicídio

    LatrocínioRoubo

    AssassinatoUSE: Homicídio

    AssassínioUSE: Homicídio

    assédio sexualTR: Ato obsceno

    assembleia constituinteTR: Estudos constitucionais

    assembleia geralTR: Acionista

    assembleia geral extraordinária

    assembleia legislativaTR: Ato da Mesa de Assembleia Legislativa

    Câmara dos DeputadosCâmara LegislativaCâmara Legislativa do Distrito FederalCâmara MunicipalCâmara TerritorialFixação do número de deputados estaduaisSessão de Assembleia Legislativa

    Assembleia Nacional ConstituinteUSE: Assembleia Constituinte

    assembleia sindical

    assemelhadoNE: Servidor dos ministérios da Marinha, do Exér-

    cito, da Aeronáutica e das polícias militares subordinado a preceito de disciplina militar, em virtude de lei ou regulamento.

    assentamento funcional

    assentamento PoPulacionalTR: Habitação popular

    Invasão

    AssentimentoUSE: Aceitação

    Assentimento prévioUSE: Consentimento prévio

    assento

    assessorTR: Assistente

    assessor esPecial

    assessor técnico

    assessoramentoTR: Direção e assessoramento intermediário

    Direção e assessoramento superiorFunção de assessoramento superior

    assessoramento suPeriorTR: Função de assessoramento superior

    assessoria

    assessoria de arQuitetura e engenharia

    assessoria de articulação Parlamentar

    assessoria de assuntos internacionais

    assessoria de comunicação social

    assessoria de imPrensa

    assessoria esPecial

    assessoria jurídicaTG: Assessoria Técnica

    assessoria técnicaTE: Assessoria Jurídica

    assiduidadeTR: Frequência

    Inassiduidade habitualPresença

    assinante

    assinaturaTR: Autógrafos

  • Assinatura digital

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL38

    A Chancela mecânicaCienteEndossoFalso reconhecimento de firmaReconhecimento de firmaRubrica

    assinatura digitalNE: Modalidade de assinatura eletrônica (senha),

    resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade de um documento.

    TR: Certificado digitalRegistro digital do voto

    assistênciaTR: Aplicação subsidiária

    ApoioAssistência litisconsorcialAssistência simplesAuxílioTutela

    assistência educacionalTR: Assistência pré-escolar

    assistência escolarTR: Assistência pré-escolar

    assistência farmacêutica

    assistência intermediáriaNE: Categoria funcional do grupo Direção e Assis-

    tência Intermediárias (DAI).

    TR: Direção intermediária

    assistência judiciáriaTR: Justiça gratuita

    Assistência judiciária aos necessitadosUSE: Assistência judiciária gratuita

    assistência judiciária gratuita

    Assistência jurídicaUSE: Assistência judiciária

    assistência litisconsorcialNE: Também denominada assistência qualificada

    e assistência autônoma. Ocorre quando um terceiro, chamado assistente, intervém no processo por possuir, com o adversário da parte assistida, uma relação jurídica que poderá ser afetada pela sentença. O assistente, nesse caso, poderia, desde o início, figurar na causa como litisconsorte.

    TR: AssistênciaAssistência simplesLitisconsórcio

    assistência médica

    TR: Assistência psiquiátricaPlano de saúde

    assistência médico-hosPitalarTR: Hospitalização

    assistência médico-odontológica

    assistência Pré-escolarTR: Assistência educacional

    Assistência escolarAuxílio-crecheCriançaDireito à educaçãoEducação pré-escolar

    assistência PsicológicaTR: Assistência psiquiátrica

    Psicologia

    assistência PsiQuiátricaTR: Assistência médica

    Assistência psicológicaPsiquiatria

    assistência religiosa

    assistência simPlesNE: Ocorre quando um terceiro, chamado assis-

    tente, intervém no processo por possuir, com a parte assistida, uma relação jurídica que poderá ser afetada pela sentença.

    TR: AssistênciaAssistência litisconsorcialLitisconsórcio

    assistência socialTG: Seguridade socialTR: Assistente social

    Menor carente

    assistência técnica

    assistenteTR: Assessor

    Opoente

    assistente sindical

    assistente socialTR: Assistência Social

    associação brasileira de emissoras de rádio e televisão

    associação brasileira de imPrensa

    Associação civilUSE: Sociedade civil

    associação de classe

    associação de utilidade PúblicaTG: Pessoa jurídica de direito privado

  • Atividade policial

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 39

    Aassociação ProfissionalTR: Categoria profissionalassociado

    TR: Filiado

    assunto

    ataTE: Ata de convenção partidária

    Ata de eleiçãoAta de fundação de partidoAta de julgamentoAta de sessãoAta geral de apuração

    TR: Livro de ata

    ata de convenção PartidáriaTG: AtaTR: Registro de candidato

    ata de eleiçãoTG: Ata

    ata de fundação de PartidoTG: Ata

    ata de julgamentoTG: AtaTR: Ata de sessão

    Julgamento

    ata de sessãoTG: AtaTR: Ata de julgamento

    Sessão

    ata geral de aPuraçãoTG: Ata

    atençãoTR: Interesse

    atendente

    atendente judiciárioNE: Categoria funcional.

    atendimento

    atentado

    atentado ao PudorTR: Pudor

    atenuaçãoNE: Redução da gravidade de infração ou crime.

    TR: Agravação penalCircunstância atenuanteCrime privilegiado

    atestadoTE: Atestado de óbitoTR: Certidão

    Falsidade ideológica

    atestado de bons antecedentesTR: Antecedentes

    Bons antecedentesEfeitos secundários da condenaçãoFolha de antecedentes criminaisMaus antecedentes

    atestado de óbitoTG: AtestadoTR: Atestado médico

    Certidão de óbitoComunicação de óbitoMorteRegistro de óbito

    atestado de PobrezaTR: Prova de miserabilidade

    Prova de pobreza

    atestado de residência

    atestado médicoTR: Atestado de óbito

    Exame médicoFalsidade documentalMédico

    atiPicidadeTR: Tipicidade

    ativaçãoTR: Agilização

    atividadeTR: Atuação

    atividade clandestinaTR: Contrabando

    Descaminho

    atividade comercialTR: Comércio

    atividade comumNE: Aquela que se contrapõe às atividades que

    sejam consideradas penosas, insalubres ou perigosas.

    TR: Atividade insalubre

    atividade insalubreTR: Adicional de insalubridade

    Atividade comumCondições de trabalhoInsalubridade

    atividade nociva ao interesse nacionalTR: Cancelamento da naturalização

    atividade Penosaatividade Perigosaatividade Policial

  • Atividade político-partidária

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL40

    A Atividade políticaUSE: Participação políticaatividade Político-Partidária

    TR: Participação políticaPartido político

    atividade PrivadaTR: Atividade pública

    Empresa privada

    atividade PúblicaTR: Atividade privada

    atividade remunerada

    atividade-fim

    atividade-meio

    atoTR: Cerimônia

    ato administrativoTR: Ato anterior

    Ato normativoCompetência administrativaRecurso administrativo

    ato anteriorTR: Ato administrativo

    ato anulávelTR: Ato ilícito

    Ato impugnadoAto nuloIncapacidade relativa

    ato arbitrárioNE: Ato dependente apenas da vontade, sem

    regras, despótico.

    TR: ArbítrioAto discricionário

    ato avocadoTR: Avocação

    ato coatorTR: Ato impugnado

    Autoridade coatoraLiminar

    ato comPlementar

    ato comPlexoNE: Diz-se do ato jurídico que resulta de delibe-

    ração coletiva de interesse comum ou de negócio coletivo.

    ato constitucional

    ato constitutivo

    ato da mesa da câmara dos dePutadosTR: Câmara dos Deputados

    Resolução da Câmara dos Deputados

    ato da mesa de assembleia legislativaTR: Assembleia Legislativa

    ato das disPosições constitucionais transitórias

    ato de autoridadeTR: Autoridade coatora

    ato de comunicação ProcessualTG: Ato processualTE: Carta de ordem

    Carta precatóriaCarta rogatóriaCitaçãoIntimação

    ato de ofício

    ato decisórioNE: É o ato processual que se compreende na

    decisão do processo penal pelo juiz.

    TR: Ato processualDecisão judicial

    ato declaratório

    ato desabonador

    ato disciPlinarTR: Falta disciplinar

    Processo disciplinar

    ato discricionárioNE: É aquele que tem justificativa na oportuni-

    dade ou conveniência das medidas a serem tomadas, tendo o poder público certa flexibi-lidade em sua aplicação.

    TR: Ato arbitrárioPoder discricionário

    ato dolosoNE: Na acepção civil, ato doloso é aquele que

    contém vício de consentimento, sendo seu elemento dominante a intenção de prejudi-car; na acepção penal, liga-se à prática de crime. Ato extrajudicial.

    TR: Ato judicial

    ato extrajudicialTR: Ato judicial

    ato fraudulentoNE: Aquele praticado por malícia, com astúcia e

    má-fé para ocultação da verdade ou fuga ao cumprimento do dever.

    TR: Fraude

    ato ilícitoTR: Ato anulável

    Ato impugnadoAto nuloNegócio jurídico

  • Ato processual de execução

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 41

    Aato imotivadoato imPugnadoTR: Ato anulável

    Ato coatorAto ilícitoAto nuloAutoridade coatora

    ato ineQuívocoNE: Ato jurídico que, praticado de modo claro e

    insofismável, gera relação jurídica livre de qualquer impugnação.

    TR: Ato jurídicoPrescrição

    ato inexistenteTR: Ato nulo

    ato institucional

    ato interna corPoris

    ato inválidoTR: Ato válido

    ato judicialTR: Acórdão

    Acordo judicialAto dolosoAto extrajudicialAto jurisdicionalAto teratológicoDecisão interlocutóriaDecisão monocráticaDespachoSentença judicial

    ato judicial recorrívelTR: Decisão monocrática

    Recurso próprio

    ato jurídicoTR: Ato inequívoco

    Ato jurídico perfeitoCessão de direitosCondição suspensivaNegócio jurídico

    ato jurídico PerfeitoTR: Ato jurídico

    Direito adquirido

    ato jurisdicionalNE: Ato emanado de autoridade judiciária, consis-

    tente de despacho, decisão ou sentença.

    TR: Ato judicialDecisão monocráticaJurisdição

    ato legal

    ato libidinoso

    ato normativoTE: Decreto

    Instrução normativaLeiRegimento internoRegulamentoResolução

    TR: Ação declaratória de constitucionalidadeAção direta de inconstitucionalidadeArguição de inconstitucionalidadeAto administrativoControle de constitucionalidadeConvenção internacional

    ato normativo secundárioTR: Circular

    Instrução normativaOrdem de serviçoPortariaResolução

    ato nuloTR: Ato anulável

    Ato ilícitoAto impugnadoAto inexistente

    ato obscenoTR: Assédio sexual

    ato oficial

    Ato passadoUSE: Ato anterior

    ato Posterior

    ato PreParatório

    Ato preteridoUSE: Ato anterior

    ato ProcessualTE: Ato de comunicação processual

    Notificação judicialTR: Advogado

    Ato decisórioCapacidade postulatóriaCapacidade processualDecisão judicialDeclaração de nulidadeExpediente forenseImpulso oficialObstáculo judicialParte processualPrincípio da publicidadeProcessoProcesso judicial

    ato Processual de execuçãoTE: Busca e apreensão

    Notificação

  • Ato protelatório

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL42

    A PenhoraTR: Oficial de justiçaato Protelatório

    ato regimentalTR: Regimento interno

    ato teratológicoTR: Ato judicial

    Decisão judicialMandado de segurança

    ato unilateral

    ato válidoTR: Ato inválido

    Objeto lícito

    atorTG: ArtistaTR: Teatro

    atração

    atraso

    AtribuiçãoUSE: Competência

    AtropelamentoUSE: Acidente de trânsito

    atuaçãoTR: Atividade

    atuação Parlamentar

    atualidade

    atualização

    atualização ProgressivaNE: Refere-se à atualização do valor da parcela

    prevista na Lei nº 6.732, de 4.12.1979, revo-gada pela Lei nº 8.911, de 11.7.1994.

    TR: Lei dos Quintos

    audiçãoTR: Visão

    audiência

    audiência admonitóriaNE: Aquela na qual o juiz, nos casos de suspen-

    são condicional da pena e do livramento condicional, adverte ao réu das consequên-cias de nova infração penal e da transgressão das obrigações impostas.

    TR: Livramento condicionalSursis

    audiência de conciliação

    audiência de instrução e julgamentoTR: Depoimento

    audiência Pública

    auditorTG: ContadorTR: Auditoria

    auditoriaTR: Auditor

    Auditoria externaAuditoria internaInspeção

    auditoria externaTR: Auditoria

    Controle externo

    auditoria financeira

    auditoria geral

    auditoria internaTR: Auditoria

    Controle interno

    auditoria militarTG: Justiça Militar

    auditório

    aula

    aumentoTR: Acréscimo

    AdiçãoAmpliaçãoCrescimentoExoneraçãoExpansão

    aumento de dotação

    Aumento de penaUSE: Agravação penal

    aumento Por méritoNE: Movimentação do servidor da referência em

    que está localizado para a imediatamente superior. Ausência.

    TR: FaltaInexistênciaVaga

    ausênciaTR: Falta

    InexistênciaVaga

    ausência ao trabalho Por interesse ParticularNE: Ausência permitida ao trabalho para tratar de

    interesse particular.

    TR: Afastamento do serviço

    Ausência justificada

  • Autoridade coatora

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 43

    AUSE: Falta justificadaautarQuiaTE: Administração indireta

    autarQuia estadual

    autarQuia federal

    autarQuia municiPal

    autenticaçãoTR: Prova documental

    Rubrica

    autenticação mecânicaTR: Prova documental

    autenticidadeTR: Legitimidade

    Veracidade

    auto de arremataçãoTR: Arrematação

    Segunda praça

    auto de busca e aPreensãoTR: Busca domiciliar

    Busca e apreensãoMandado de busca e apreensão

    auto de infraçãoTR: Infração

    Auto de interdiçãoUSE: Termo de interdição

    auto de Prisão

    auto de Prisão em flagranteNE: Auto ou peça escrita em que se registram as

    declarações do indivíduo preso em flagrante, do seu condutor e das testemunhas.

    TR: Quase flagrante

    auto de reconhecimento

    autoaPlicaçãoNE: Usado no sentido de aplicar-se dispositivo

    constitucional por si próprio, sem necessidade de regulamentação.

    TR: ConstituiçãoMandado de injunção

    autoconvocaçãoTR: Convocação

    autógrafosTR: Assinatura

    autoincriminaçãoTR: Confissão

    automaçãoTR: Informática

    InformatizaçãoProcessamento de dados

    Sistema de informação

    automação do alistamento eleitoralTR: Alistamento eleitoral

    automóvelTR: Veículo automotor

    autonomia

    autonomia administrativaTR: Órgão relativamente autônomo

    autonomia limitadaNE: Aquela concedida pelo Poder Executivo aos

    órgãos cujas atividades de natureza especial exijam tratamento administrativo-financeiro diverso.

    autonomia municiPalTR: Frente municipalista

    Receita municipal

    autonomia Partidária

    autorTR: Depoimento pessoal

    OpoenteParte processualSignatário

    autor do crimeTG: Parte processualTR: Autoria do crime

    RéuVítima

    autoriaTR: Coautoria

    autoria do crimeTR: Autor do crime

    autoridade

    autoridade administrativaTG: Autoridade públicaTE: Autoridade estadual

    Autoridade federalAutoridade municipal

    TR: Agente públicoAutoridade distrital (DF)Infração político-administrativa

    autoridade avocadaTR: Autoridade avocante

    Avocação

    autoridade avocanteTR: Autoridade avocada

    Avocação

    autoridade civil

    autoridade coatoraTR: Ato coator

  • Autoridade competente

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL44

    A Ato de autoridadeAto impugnadoAutoridade federalAutoridade judicialAutoridade policialAutoridade públicaHabeas corpusHabeas dataMandado de segurançaTeoria da encampação

    autoridade comPetenteTR: Autoridade pública

    autoridade delegada

    autoridade distrital (df)TR: Autoridade administrativa

    autoridade estadualTG: Autoridade administrativaTR: Autoridade federal

    Autoridade municipalAutoridade públicaEstados

    autoridade federalTG: Autoridade administrativaTR: Administração pública

    Autoridade coatoraAutoridade estadualAutoridade públicaPoder públicoUnião Federal

    autoridade judicialTG: Autoridade públicaTR: Autoridade coatora

    Poder Judiciário

    autoridade judiciária

    autoridade judiciária brasileiraTR: Autoridade judiciária estrangeira

    Carta rogatóriaCompetência exclusivaCompetência internacional

    autoridade judiciária estrangeiraTR: Autoridade judiciária brasileira

    Carta rogatóriaCitação por carta rogatóriaCompetência exclusivaCompetência internacional

    autoridade local

    autoridade militar

    autoridade municiPalTG: Autoridade administrativaTR: Autoridade estadual

    Autoridade públicaMunicípio

    autoridade PolicialTG: Autoridade públicaTE: Delegado de políciaTR: Agente de polícia

    Autoridade coatoraDelegacia de políciaDesacatoInquérito policialNotitia criminisPolícia

    autoridade PúblicaTE: Autoridade administrativa

    Autoridade judicialAutoridade policial

    TR: Abuso de autoridadeAbuso de poderAdministração públicaAutoridade coatoraAutoridade competenteAutoridade estadualAutoridade federalAutoridade municipalConflito de atribuiçõesDesacatoFavorecimento pessoalOrdenador de despesaPoder público

    autoridade religiosaTR: Tribunal eclesiástico

    autoritarismoTR: Ditadura

    autorizaçãoTR: Aprovação

    Autorização escritaAutorização verbalConsentimentoLicença

    autorização de internação hosPitalar

    autorização escritaTR: Autorização

    Autorização verbal

    Autorização oralUSE: Autorização verbal

    autorização verbalTR: Autorização

    Autorização escrita

    autosNE: Conjunto ordenado das peças de um processo

    judicial ou administrativo.

    TE: Autos apartadosTR: Desapensação de autos

    DesentranhamentoJuntada

  • Averbação

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 45

    ARosto dos autosVista dos autosautos aPartados

    TG: AutosTR: Autos apensados

    Incidente processual

    autos aPensadosTR: Agravo de instrumento

    ApensamentoAutos apartados

    autos conclusos

    autos suPlementares

    autuaçãoNE: Ato de reunir em forma de processo.

    auxiliar

    auxiliar administrativo

    auxiliar da justiçaTE: Serventuário de justiça

    auxiliar de artíficeNE: Categoria funcional.

    auxiliar de enfermagem

    auxiliar esPecializado

    auxiliar judiciárioNE: Categoria funcional.

    auxiliar legislativo

    auxílioTR: Aplicação subsidiária

    ApoioArrimoAssistência

    auxílio financeiroTE: Bolsa de estudo

    Auxílio técnicoUSE: Assistência técnica

    auxílio-acidenteTR: Acidente de trabalho

    auxílio-alimentação

    auxílio-crecheTR: Assistência pré-escolar

    auxílio-doençaTR: Benefício de prestação continuada

    Benefício previdenciário

    Auxílio-enfermidadeUSE: Auxílio-doença

    auxílio-funeralTR: Benefício previdenciário

    auxílio-invalidez

    Auxílio-maternidadeUSE: Auxílio-natalidade

    auxílio-moradiaTR: Residência oficial

    auxílio-natalidadeTR: Benefício previdenciário

    auxílio-reclusãoTR: Benefício de prestação continuada

    Benefício previdenciário

    auxílio-transPorteTR: Vale-transporte

    avalTR: Avalista

    AvalizadoEndossoFiança

    avaliaçãoTR: Apreciação

    AproximaçãoEstimativaReavaliação

    avaliação de desemPenhoTR: Estágio probatório

    avaliação PsicológicaTR: Prova (Direito processual)

    avaliação técnica

    avaliador judicialTR: Contador judicial

    EscrivãoNotariadoPeritoServentuárioTabelião

    avalistaTR: Aval

    AvalizadoFiador

    avalizadoNE: Pessoa a quem se concede o aval.

    TR: AvalAvalista

    avariaTR: Dano

    averbaçãoTR: Registro

    Averiguações preliminaresUSE: Preliminar

    AviãoUSE: Aeronave

  • Aviso

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL46

    A avisoaviso de recebimentoTR: Carta registrada

    Citação pelo correioIntimação pelo correio

    aviso Prévio

    avóTG: Parentesco consanguíneo ascendente

    Parentesco em segundo grauTR: Avô

    NetaNeto

    avôTG: Parentesco consanguíneo ascendente

    Parentesco em segundo grauTR: Avó

    NetaNeto

    avó da madrastaTG: Parentesco em terceiro grau

    Parentesco por afinidade ascendenteTR: Avô da madrasta

    Avó do padrastoAvô do padrasto

    avô da madrastaTG: Parentesco em terceiro grau

    Parentesco por afinidade ascendenteTR: Avó da madrasta

    Avó do padrastoAvô do padrasto

    Avó da sograUSE: Bisavó do cônjuge

    Avô da sograUSE: Bisavô do cônjuge

    avó do cônjugeTG: Parentesco em segundo grau

    Parentesco por afinidade ascendenteTR: Avô do cônjuge

    avô do cônjugeTG: Parentesco em segundo grau

    Parentesco por afinidade ascendenteTR: Avó do cônjuge

    avó do PadrastoTG: Parentesco em terceiro grau

    Parentesco por afinidade ascendenteTR: Avó da madrasta

    Avô da madrastaAvô do padrasto

    avô do PadrastoTG: Parentesco em terceiro grau

    Parentesco por afinidade ascendenteTR: Avó da madrasta

    Avô da madrastaAvó do padrasto

    Avó do sogroUSE: Bisavó do cônjuge

    Avô do sogroUSE: Bisavô do cônjuge

    Avó tortaUSE: Madrasta da mãe

    Madrasta do paiMãe da madrastaMãe do padrasto

    Avô tortoUSE: Padrasto da mãe

    Padrasto do paiPai da madrastaPai do padrasto

    avocaçãoNE: Ato pelo qual a autoridade de grau superior

    chama a seu juízo ou jurisdição a causa em curso em juízo ou instância inferior.

    TR: Ato avocadoAutoridade avocadaAutoridade avocanteAvocatóriaCompetência

    AvocamentoUSE: Avocação

    avocatóriaNE: Denominação dada à carta ou ao mandado

    passado pelo juiz, a fim de que sejam trazi-dos a sua presença os autos do processo que corre noutro juízo, porque o juiz julga ser o processo de sua competência ou porque, em face de princípio legal, tem-se determinada a avocação.

    TR: Avocação

    AvocaturaUSE: Avocação

    avósTR: Ascendente

    BisnetaBisnetoNetaNetoParenteParentesco

  • Bem público de uso comum

    Tesauro da Justiça Eleitoral - 47

    B

    BACENUSE: Banco Central do Brasil

    bacharel

    bacharelado

    bairroTR: Cidade

    Urbanização

    baixaTR: Cancelamento

    baixa rendaTR: Classe social

    balança

    balancete

    balanço

    balanço anual

    balanço financeiroTR: Demonstração financeira

    balanço orçamentário

    balanço Patrimonial

    balcão

    bancadaNE: Conjunto de membros de um partido político

    numa Casa Legislativa. Banca examinadora. Banco.

    TR: Instituição financeiraRede bancária

    bancárioTG: ProfissãoTR: Banco

    bancoTG: Instituição financeiraTR: Bancário

    Rede bancáriaSigilo bancário

    banco central do brasil

    banco de dadosNE: Arquivo de dados em computador.

    TR: Recuperação de informações

    banco do brasil

    banco estadual

    banco oficialTR: Instituição financeira oficial

    banco Particular

    bandeiraTR: Bandeira Nacional

    Símbolo

    bandeira estrangeira

    bandeira nacionalTR: Bandeira

    Símbolos nacionais

    bandeja

    banheiro

    banimentoTR: Expulsão

    BarulhoUSE: Ruído

    base de cálculoTR: Cálculo

    Base de dadosUSE: Banco de dados

    batimentoNE: É o cruzamento, por computador, dos da-

    dos constantes dos cadastros eleitorais das circunscrições, com o fim de detectar a du-plicidade ou pluralidade de inscrições de um mesmo eleitor.

    TR: Cadastro eleitoral

    batimento do cadastro eleitoralTG: Cadastro eleitoralTR: Consistência de dados

    Cruzamento de dados

    bebedouro

    bebidaTE: Bebida alcoólica

    bebida alcoólicaTG: BebidaTR: Alcoolismo

    Lei Seca

    Bem de domínio públicoUSE: Bem público de uso comum

    bem dominialTG: Bem públicoTE: Terra devoluta

    Terreno de marinhaTR: Bem público de uso comum

    Bem público de uso especial

    Bem patrimonial disponívelUSE: Bem dominial

    bem PúblicoTE: Bem dominial

    Bem público de uso comum

    bem Público de uso comumTG: Bem públicoTR: Bem dominial

  • Bem público de uso especial

    - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL48

    Bbem Público de uso esPecial

    TR: Bem dominial

    beneficiárioTG: Direito previdenciárioTE: Viúva

    benefícioTR: Melhoramento

    benefício de Prestação continuadaTG: Benefício previdenciárioTE: AposentadoriaTR: Auxílio-doença

    Auxílio-reclusãoPensão previdenciária

    benefício PessoalTR: Pensão especial

    benefício PrevidenciárioTE: Benefício de prestação continuadaTR: Aposentadoria especial

    Aposentadoria por invalidezAposentadoria por tempo de serviçoAuxílio-doençaAuxílio-funeralAuxílio-natalidadeAuxílio-reclusãoPecúlioPecúlio especialPensõesSalário-famíliaSalário-maternidade

    Benefício-alimentaçãoUSE: Auxílio-alimentação

    Benefício-crecheUSE: Auxílio-creche

    bensNE: Trata-se de bens móveis e imóveis.

    TE: InalienabilidadeTR: Casamento

    ComodatoConcubinatoInventárioParentescoSociedade de fatoUnião estávelUnião homoafetiva

    bens culturaisTR: Acervo cultural

    Acervo histórico

    Bens de uso comumUSE: Bem público de uso comum

    Bens de uso especialUSE: Bem público de uso especial

    bens imóveisTR: Bens móveis

    Imóvel

    bens inalienáveisTR: Bens públicos

    bens móveisTR: Bens imóveis

    bens ParticularesNE: Expressão genérica para designar toda espé-

    cie de bens pertencentes particularmente a uma pessoa.

    TR: Propriedade particular

    bens PatrimoniaisTR: Direito patrimonial

    bens PersonalíssimosNE: Na jurisprudência do Superior Tribunal Fe-

    deral (STF), referem-se à vida, à honra e à liberdade.

    bens PúblicosNE: São os bens que fazem parte do domínio da

    União, dos estados e dos municípios, não importando o uso ou fins a que se destinem.

    TR: Bens inaliená