A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

33
8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 1/33 TRADIÇÃO IBÉRICA COVENTICOLO DO CORVO SAGRADO DO BRASIL Capela Nossa Senhora Rainha dos Céus (Sede Liturgica e Administrativa) Versão livre e adaptada para o português do Brasil com acréscimos de notas de rodapé para melhor 6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA: dc217.4shared.com/…/preview.html 1/33

Transcript of A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

Page 1: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 1/33

TRADIÇÃO IBÉRICA

COVENTICOLO DO CORVO SAGRADO DO BRASIL

Capela Nossa Senhora Rainha dos Céus

(Sede Liturgica e Administrativa)

Versão livre e adaptada para o português do Brasil com acréscimos de notas de rodapé para melhor 

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 1/33

Page 2: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 2/33

compreensão dos textos do Artigo:

“THE GOLDEN ESSENCE: Craft Mythology and the Deep Theology of the Housle (AESSENCIA DOURADA - Mitologia da Arte e a Teologia oculta do Housle)

De Robin Artisson (2004).

1. Realização, Revisão e Autorização para Distribuição e Leitura Interna.

LVPERCVS GAEL AZAZEL SEMJAZA QAYNN LVNAE DO CORVO SAGRADO

Iº T.A - IIº T.I - IIIº O.D.T - IIVº S.S.C.C.S

2. Colaboração:

ERVS DIONISIVS SAKLAS LVNAE DO CORVO SAGRADO0º=0º T.I, 0º=0º N.C.C.S

KAVS GAEL LVNAE DO CORVO SAGRADO

0º=0º T.I, 0º=0º N.C.C.S

ENNDRO SEMJAZA LVNAE DO CORVO SAGRADO0º=0º T.I, 0º=0º N.C.C.S

ISTO EST.

ABSIM, VOS ANIMO SEMPER ADESSE MEO!

EGO VOBIS, VOS MIHI, OMNIA VINCIT FAMILIA

VERE LVNAE SANGVIS MEVS, SEMEL LVNAE SEMPER LVNAE

Use este texto apenas para aprendizado próprio. É proibida a reprodução deste artigo por qualquer meio sema expressa autorização do autor e do tradutor.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 2/33

Page 3: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 3/33

A ESSÊNCIA DOURADA

Mitologia da Arte e a Teologia oculta do Housle.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 3/33

Page 4: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 4/33

Copyright © 2004 por Robin Artisson

Todos os Direitos Reservado

Simples e perfeita: a soma de todos os mistérios

Eu descrevi a minha prática de Housle 1 em outros ensaios como sendo o “Rito Básico” da Antiga Fé. Tal afirmação écompletamente correta, mas muitas pessoas automaticamente interpretam o termo “Básico” de tal maneira que eles pensam que o Housle é “simples” de se praticar ou até mesmo de alguma maneira "artificial". Nada poderia estar maislonge da verdade.

O Housle é "simples" na forma e na prática. Isso é intencionalmente importante - o timbre oficial da "Velha Arte" é umverdadeiro tipo de simplicidade, uma simplicidade terrenal que atrai o intuitivo, uma função sentida pela alma dos praticantes. As formas dos Antigos Ritos do Ofício se destinam a serem simples e de sentimento natural; comunicando profunda sabedoria e verdades, com palavras e gestos muito significativos. As formas foram feitas para “se encaixarem”com árvores, campos e fogueiras, como se elas também brotassem da terra.

A simplicidade estética do Housle esconde um verdadeiro oceano de profundidade simbólica e de poder. Neste ensaio

definitivo e central, Eu desejo fazer uma revelação do grande poder do rito do Housle, para lançar luz sobre a imensidão doque se esconde e se comunica silenciosamente. Consciência Plena é necessária para tirar o máximo benefício dosmistérios; como logo veremos, é a Consciência que é o centro e o próprio ponto de todo o sistema, tanto o sistema humanoda Arte, como todo o mundo divino e do próprio universo.

O rito do Housle é a verdadeira soma de TODOS os mistérios da ARTE, e de todas as religiões ocidentais Pagãs deMistério, incluindo o cristianismo primitivo. A refeição sagrada, ou o sacramento do Pão e do Vinho, foi absorvida pelacorrente do cristianismo primitivo nos seus primeiros anos de existência, vindo de tradições pagãs. Isto não muda o poder deste consumo ritual antigo de pão e bebida; a falha no cristianismo é que os cristãos não entendem a profundidade dosimbolismo por detrás e por dentro da refeição sagrada. Sua falta de consciência, como veremos, impede a completude do"ciclo", como devia ser; os Mistérios são uma questão de consciência e profunda realização e não dogmas ou o desempenhoritual vazio.

Consciência, como é focada através do Housle, é de fato a chave para o grande trabalho - o trabalho da Imortalidade, naeternização do individual

2. Modernos autores pagãos normalmente não discutem sobre tais temas, mas eles são doutrinas

secretas dos Mistérios Antigos. O Trabalho Secreto da verdadeira vida sem começo ou fim, é resumido perfeitamente noHousle.

Antes de começarmos a nossa conversa, Eu gostaria de declarar que a explicação para os significados internos do Housledados aqui é relativamente profundo; Se você executa o Housle, e leu meus outros escritos sobre ele, este ensaio pode e vaitransformar a maneira como você vê o Housle, o que é uma coisa boa, mas não deixe que o que você lê aqui interrompasua experiência do Housle como sendo “fundamental a nível” do rito de simplicidade

3. Ele ainda é e continuará a ser assim;

o que você vai tirar desta descrição é um novo entendimento e compreensão mais funda de alguns mistérios mais profundos, consubstanciado no Housle, que o ajudará, se ou não, você decidir acessá-los conscientemente toda vez quevocê o executar.

Se você deseja utilizar estas compreensões, você irá adicionar mais um nível de poder no seu trabalho. A maioria dos participantes do Housle estão comungando, conscientemente, e exteriormente re-despertando, expondo, ou forjando umaligação entre si e os espíritos do outro mundo ou com os poderes. Fazendo os dois mundos em “UM” a través da absorçãodos alimentos e bebidas abençoadas. Independentemente dos significados mais profundos do Housle, a realidade antesmencionada é ainda uma das suas realidades primárias, se não A principal. Não importa qual o poder será chamado efundido pelo Housle, como veremos, o tema da regeneração e renovação é o tema central do Housle, em níveis mais profundos. Renovação e poder acontecem em muitos níveis.

Isso é importante, porque mesmo quando você não está acessando o tema do mais alto nível ou consciência, você aindaestá ganhando dele o poder, porque apenas o ato básico do Housle como é feito normalmente, "Regenera" os participantes,ou seja, as pessoas que estão plenamente conscientes da sua unicidade com o outro mundo e com os poderestransformadores que ele contém.

 Nada pode bater a sensação simples, tradicional, terrenal ou primitiva da bênção do pão e da bebida vermelha no nome doCornudo e da Senhora dele, bebendo e comendo, e compartilhando os restos com o chão, os abençoando e os oferecendoao Povo Escondido abaixo - o sentimento de conexão e de partilha que emerge deste rito poderoso e simples é  precisamente a bênção, o ponto-central do Housle. Esse sentimento de união e felicidade, ou de poder e força

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 4/33

Page 5: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 5/33

compartilhada e de intimidade, é que é o coração de muitos da Religião da Arte, É sobre o sentimento e presença deregeneração de que iremos falar em breve. Você será regenerado em muitos níveis, principalmente, em um nível decompartilhar a comunhão sagrada, quando você realiza o Housle.

Acontece que existe um outro nível mais profundo de Housle, em que essa “Regeneração” pode ser compreendia eacessada em harmonicas ou nível mais elevado, se você assim escolher. Você pode entender “PORQUE” o Housle é umato de regeneração, e então você pode entender em que níveis você pode experimentá-lo, e Como você pode transformar o

Housle em uma expressão mais ampla de outros mistérios.E, confiado no que foi dito, podemos seguir em frente.

A Mitologia da Regeneração.

 Nunca houve uma religião humana que não tenha incluído o conceito de regeneração ou renovação. Desde os primeirostempos, as primeiras “religiões” podem ter surgido de um senso animista de dever para com as colheitas ou animais, e danecessidade de sua fertilidade e renovação depois de caçadas ou invernos longos; e, talvez, pensava-se que os sereshumanos também poderiam "renascer" ou “renovar-se” de alguma maneira por meio da transformação da morte.

A noção básica que todas as coisas nascem, existem, falecem e finalmente experimenta a regeneração ou renovação, é oconceito básico e central que está por trás de toda a mitologia pagã indo-européia (mesma tradição mitológica que é overdadeiro ancestral da antiga fé ou Bruxaria). O Cristianismo primitivo, influenciado principalmente pela tradição primitiva

de veneração Ancestral e regeneração da Europa Pagã, da mesma forma abraçou (em sua própria maneira peculiar) umtema central da vida, sacrifício e regeneração, com o seu conceito final escatológico4

da ressurreição e de um "Novo Céu enova Terra".

A mais antiga e sábia mitologia européia ensinava que o universo foi gerado a partir do vazio que contém todas as grandes  potencialidades do Caos, e quando o universo recém nascido encontrava-se em sua forma pura e dourada, a passagemevolutiva de "tempo" e eventos, ordenado por Destino

5, começa. Estes eventos incluíram o nascimento e as lutas dos Seres

Divinos ou Deuses, o nascimento ou criação da humanidade, o gradual declínio, degeneração e destruição final do Universo,quando as forças do Caos ganham força novamente e imprimem ordem ao mundo, quando tudo seria mergulhado outra vezno estado informe e original do Caos, e então a regeneração aconteceria, com todas as coisas cosmicamente regeneradas ereemergindo voltando à perfeição de uma pura e nova condição.

Os seres humanos, e todas as coisas, não estavam isentos do drama cósmico, do Destino de existência cíclica, para os

seres humanos todas as outras coisas não estavam separadas do cosmos ou do Mundo, mas era parte dele, compartilhandoseu Destino.

Todos os Indo-Europeus e muitos não Indo-Europeus acreditavam na grande vida, morte e renovação do cosmos; os hindus,certamente voltavam para si à mente, por meio do Kalpa

6e do sistema de regeneração; a mitologia Nórdica do Ragnarok 

mostra o mundo sendo destruído pelo fogo e pelo gelo, os verdadeiros elementos primitivos dos quais eles acreditavam queo mundo fora criado antes que o mundo novo e aperfeiçoado nascesse; os Zoroastrianos acreditavam que as forças da luz eda escuridão iriam destruir uma a outra e ao mundo inteiro em uma batalha cataclísmica no fim dos tempos, limpando omundo, para uma re-emergência e regeneração; os Druidas celtas citavam a crença de que um dia “Água e Fogo destruiriao mundo”, um eco perfeito e comum da Sabedoria Européia, e é um bom paralelo com a destruição do mundo peloRagnarok dos vizinhos germânicos; algumas tradições Gregas falam do Ekpyrosis

7, as chamas que iria destruir o mundo no

“final", queimando o velho para abrir caminho para o novo, regenerando o mundo.

A idéia de “renascimento” humano ou regeneração parece resultar de uma compreensão intuitiva e da avaliação dos ciclosintermináveis da vida, morte, renascimento ou regeneração que pode ser testemunhado na natureza - Natureza quedinamicamente muda de forma, através de destruições e catástrofes, e através da adaptação e modificação, e mesmoassim, continua a ser a mesma natureza na sua essência; colheitas crescem para morrer e renunciar as suas sementes enascer de novo; e depois da morte longa do inverno, uma vida nova e verde surge novamente na terra. A morte de estrelasnão estanca o nascimento de novas (estrelas); a vida parece pulsar continuamente numa renovação sem fim, apesar damorte e destruição.

A despeito das aparências um Iniciado, não estava interessado nos conceitos de Vida e de Morte, e sim nos conceitos deRegeneração ou Renovação dos antigos mistérios. Pois simbolicamente “morria antes da morte” e submetia-se aexperiência de regeneração ou renovação no AGORA, e não no momento da morte física, este era o foco central dos

mistérios. O que deve ser mantido em mente, entretanto, é que a experiência da morte não pode ser integralmentesimulada; morte física pode ser, em alguns aspectos semelhante à morte ritual ou morte simbólica, mais elas não são asmesmas.

O que pode ser igual, porem é a renovação que acontece - os mistérios permitem a uma pessoa ter A experiência daRenovação do Ego e até mesmo do cosmos, aqui e agora. Isso só é possível por causa da natureza da "Renovação" em si

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 5/33

Page 6: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 6/33

mesma - sua verdadeira realidade não é algo que requeira que o corpo deixe suas atividades para revelar-se a si mesma;tudo o que é necessária é uma verdadeira e profunda MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA - uma mudança que as ordáliasda morte simbólicas ajudam a provocar, que faz com que as pessoas deixe de se apegar ao ego, que tantas vezes nos distraiquando é preciso reconhecer corretamente quem somos e o que fomos, e qual era a nossa verdadeira condição.

Esta morte "antes da morte" que trouxe um total de regeneração e renovação do ser e uma nova perspectiva, também tinhao poder para libertar o ego de uma pessoa ou conscientizando-a

8de que não teria que morrer uma segunda vez. Em suma, o

que era “real” e imortal tornou-se o centro da Consciência, e já não existe mais a ilusória passagem do tempo, que era averdadeira causa da morte. Você pode ter ouvido isso antes, mas deixe-me dizer que não é tão simples como parece; aindahá muito mais sobre este processo do que apenas alguma "nova Consciência". Mas primeiro, voltemos à renovação, que nostraz a isso:

A “substância" de Renovação e Regeneração não era uma "Coisa" que estava esperando pelo fim do universo para serevelar e fazer seu trabalho, era um "coisa", uma realidade mística, que esteve presente e em todos os tempos e lugares.Simplificando, identificando esta realidade, uma conscientização direta da mesma, faz a renovação acontecer. Era como sea própria consciência desta realidade, por parte de um ser consciente, "completasse o ciclo", e de alguma maneira,  permitindo que a sua mística de renovação da energia da realidade “atravesse a ponte” da consciência, impregnando aconsciência da pessoa que tinha conhecimento, e ao fazê-lo, provocava uma transformação que era, de todas as maneiras,a mesma transformação que estava esperando em potencial no coração de todas as coisas do próprio cosmo. Em um nível,

os Seres humanos não eram diferentes do cosmo; Uma transformação e renascimento humanos através da compreensãodos mistérios divinos, ESTAVAM numa freqüência inferior ao do renascimento ou regeneração cósmica. No entanto, era omesmo evento em sua essência, se não em magnitude.

 Na verdade, como veremos "Regeneração" e "Reconhecimento" têm uma relação profunda e importante neste contexto.

O Que Acontece a um Sonho Deferido

Os mistérios cristãos primitivos (e posteriores) tinham ignorado a velha sabedoria da regeneração e renovação, trocando  para uma forma bastante específica de renovação ou regeneração, a qual eles resumiram como uma crença na"ressurreição”.

A noção deles era de uma experiência muito pessoal de regeneração, chamado ressurreição, que era geralmente vistocomo sendo um dom de Deus especificamente para a humanidade, (como animais e plantas não tinham almas) e eles virama sua idéia de ressurreição, como não sendo um ato natural, parte normal da realidade, mas, como um dom divino, umadivina ocorrência sobrenatural baseada na atividade salvífica de um único salvador histórico, a quem era necessáriovincular-se, se uma pessoa quisesse tomar parte na ressurreição.

Essa visão estreita da regeneração, incluía, uma última visão de um mundo novo e aperfeiçoado, que emergiria depois doapocalipse, mas não um mundo que qualquer um pudesse compartilhar, a não ser os fiéis cristãos.

Este ponto de vista limitado da verdade universal de regeneração foi gravemente maculado pelo moralismo cristão -

novamente, a regeneração não era uma certeza, mas um estado especial alcançado executando-se ações e atos morais particularmente cristãs, evitando pensamentos e ações que os cristãos haviam decidido como sendo "imoral", e a convictaaceitação e aderência às doutrinas cristãs

9.

Esses fatos lamentáveis, juntamente com a animosidade cristã para com os mistérios tidos como não cristãos, resultou na  perca da capacidade do cristianismo exotérico de induzir a renovação espiritual em seus seguidores, e substituindo nomundo o que era para ser uma verdade universal – numa experiência frágil no aqui e agora, por meio de uma “fé simples”,que garantia que a "renovação" do cristão fiel e seus entes queridos, só teria lugar no "Último dia" ou em algum momento"depois da morte". O que era para ser uma experiência direta da realidade tornou-se um adiamento dela, uma amarga precipitação erroneamente chamada de “fé”.

Em suma, quando os cristãos negando e destruído a sabedoria mais antiga da qual eles emergiram; quando negando ofeminino divino, ou quando na melhor das hipóteses, canalizando-as em uma forma que eles poderiam domesticar e conter;numa forma sem sexualidade explícita e sem independência (de modo a não ofender suas sensibilidades patriarcais); equando eles fecharam seus entendimentos acerca da redenção perpetrada pelo "Filho da Luz" em um molde de tempolinear, e quando emolduraram este ser universal nas limitações históricas de um desconhecido Profeta Judeu/líder de culto,eles deixaram de ser uma verdadeira religião de Mistério, e tornaram-se uma organização de controle social, que não podia

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 6/33

Page 7: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 7/33

fazer nada mais do que inculcar nas (mentes) das pessoas seus próprios sensos mórbidos e extremos de moralidade,restringiram o divino das pessoas em expressivas criações, com promessas de vidas após a morte com felicidade para todosos crentes.

Embora o cristianismo ainda mantivesse muitos dos necessários símbolos metafóricos em sua mitologia, incluindo a Mãe deDeus, a Divina Criança, o Sacrifício e Ressurreição, essas coisas, estão desprovidas da sabedoria e dos insights

10dos

mistérios, tornaram-se nada mais do que objetos e enigmas da fé, ainda que cheia de um misterioso e indescritível fascinio

 para alguns, porém, sem o poder de conduzir as pessoas para a realização direta a que eles indicavam.O que estava faltando nesta equação cristã?

Simples: Consciência, e a compreensão do relacionamento entre o reconhecimento de Realidade ou Verdade, eregeneração.

Consciência e a Relação Entre Reconhecimento e Regeneração

Logo, nós teremos que voltar ao Housle, e para a verdadeira "Mitologia da Arte". Essas coisas são, Afinal de contas, ocoração deste ensaio, e da Fé da Arte. Porém, antes de podermos mergulhar nesses assuntos muito profundos, temos quecobrir alguns outros pontos.

Acima, eu disse:

"A “substância" de renovação e regeneração não era uma "Coisa" que estava esperando pelo fim douniverso para se revelar e fazer seu trabalho, era um "coisa", uma realidade mística, que esteve presente eem todos os tempos e lugares. " 

Se você leu algum dos meus outros ensaios relativo ao que é chamado “O Fogo Sábio”, você já sabe muito sobre essasubstância ", Fogo Sábio é um nome da arte para esta mesma coisa. Esta substância de renovação, este fogo dinâmico ouessência no coração da realidade, o "fluxo eterno" da realidade, que É Realidade, é o Fogo Sábio.

Realidade e verdade podem ser vistos como sendo os mesmos conceitos; O “Fogo” Divino ou substância no coração detodas as coisas era a realidade da realidade, a Verdade.

Esta substância estava presente no início, nos Grandes Deuses, e nas Crianças dos Grandes Deuses; está presente emtodas as formas que saíram do Caos e no começo do Destino, e está presente em todos os eventos, formas, e seres quevieram e substituíram essas formas originais. No auge do Destino, a culminação de todos os eventos e conseqüências, esta

substância será destilada fora dessa cadeia de formas em seu estado puro - será tudo aquilo que resta, assim como era nocomeço. Este vai ser um modo esotericamente longo para explicar por que praticamente todos os pagão (e muitos não- pagãos) acreditava na mitologia de que, no final, o Fogo consumiria o universo, deixando para trás o mundo purificado derenovação.

Este Fogo Sábio/substância é o elemento comum que atravessa todas as coisas, do começo ao fim, e que no final, retorna àsua origem ou o começo, fazendo um grande círculo, completando o ciclo universal, e levando para um novo, regenerado eaperfeiçoado mundo, pronto para um novo ciclo. Esta é a serpente engolindo a própria cauda; fogo é o Primeiro e o Último,e traz a regeneração e renovação.

Uma pessoa consciente desta força experimentaria imediatamente o seu efeito renovador. Essa pessoa é corpo e mente,que pode ser vista como o mundo ou cosmos refletido como uma forma humana, seria metaforicamente “destruído" e defato regenerado por esta força - tudo porque eles se tornaram conscientes disso. Como eu disse acima, conscientização é parte da chave.

Eu disse:

“  ...Era como se a própria consciência desta realidade, por parte de um ser consciente, "completasse ociclo", e de alguma maneira, permitindo que a sua mística de renovação da energia da realidade“atravesse a ponte” da consciência, impregnando a consciência da pessoa que tinha conhecimento, e ao fazê-lo, provocava uma transformação que era, de todas as maneiras, a mesma transformação que estavaesperando em potencial no coração de todas as coisas do próprio cosmo...”.

O fator de Consciência, logo, "completa o Ciclo”. Quando você liga a força total de sua consciência sobre alguma coisa,você se uni com isso, e isso com você. Quando você liga a sua consciência sobre a realidade última das coisas, (como oFogo Sábio é a realidade última das coisas) seu ser é fundido com todo o processo de criação, destruição e renovação, NESSE PRECISO MOMENTO. Você reconhece a condição da verdade do mundo; você conhece a essência mitológica emetafórica das histórias que foram tentativas de expressar a verdade; e você reconhece a Verdade do que "você" "é."

Subjugar a consciência das pessoas, dizendo que elas devem esperar até depois da morte ou até o fim do mundo paraserem renovadas, é castrá-las de usarem até mesmo seus sentidos básicos ou consciência, aqui e agora. É adiar um

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 7/33

Page 8: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 8/33

milagre, de forma que os poderosos possam controlá-las mais tarde com promessas de céus dourados.

Mas, não há nenhum 'mais tarde', quando se trata da realização que transforma. Se a luz dourada de regeneração, quetransforma o limitado, triste e doloroso mundo em um "lugar perfeito" não é experiênciado na vida, ela não estará à esperada alma na morte. Sem a vontade consciente, esforço, e consciência por parte do indivíduo, para ativamente descobrir estarealidade aqui e agora, ela nunca virá “posteriormente”. A pessoa que adiar sua iniciativa espiritual, e esperar por toda asua vida, achará muito tempo para continuar esperando na morte, porque "agora" é o único "tempo" que há, ou nunca vaiser, e "agora" vai reter o seu caráter básico (o qual para a maioria das pessoas é uma série de precárias e estranhas jornadas por muitas vidas – condicionadas, a alternados períodos de descanso, medo, e esquecimento no escuro submundo)até a Conscientização e Realização da Verdade transformadora. O ensino contido no Evangelho gnóstico de Tomé, afirmaesta realidade quando diz: "O Reino dos céus já chegou, espalhou-se sobre a terra, só os homens não vêem isto...”

Você vê, o processo universal inteiro não está acontecendo em cronologia linear. O Fogo Sábio, e todas as formas eeventos pelos quais flui, a partir daquilo que nós chamamos "primeiro" e "último", e até o que chamamos "eventualRenovação" ou "regeneração", é um ciclo. Todos estes eventos “ocorrem” de forma não-linear, no coração da realidade.Ao se tonar CONSCIÊNTE desse fato, nossa consciência age como uma ponte trazendo a realidade contínua daRegeneração para o AQUI e o AGORA, e experiencia isto como o nosso estado. Haverá um momento na vida douniverso, quando ele terminar, esta "realidade de renovação" em seu coração vai regenerá-lo; mas nós mortais, podemosexperimentar esse evento AGORA, porque ele é tanto uma parte do agora, como será uma parte do futuro distante.

Crenças pagãs, dos Ritos Comunitários de “depositar no solo”, dentro dos mais altos e secretos mistérios, foram todos baseados em torno destas mesmas idéias e práticas. Na maioria dos casos históricos e famosos, eles normalmente eramexpressos em "Freqüência Inferior” - por exemplo: Festivais e Ritos de Renovação de Colheitas. Estas eram "freqüências"locais da realidade maior, como também eram os cultos de "Morte e ressurreição do rei sacrificial". Essas práticas menoreslocalizadas, eram formas de levar adiante, através da consciência, uma realidade maior e eterna que santificava etransformava os participantes. Através delas, seu mundo inteiro, suas vidas, e o próprio tempo, era "regenerado".

Como veremos, o Rito do Housle é o nosso modo da Arte de fazer esta mesma coisa, para nós, (ele é) nosso (modo) certode aqui e agora. O Housle, quando devidamente executado, e quando devidamente compreendido, e reconhecido com aconsciência limpa, não é nada mais e nada menos que o veículo ritual que “completa o ciclo” de todo o cosmos comoexpresso na mitologia antiga, e regenera o participante, sua mente e corpo, e, através deles, seu mundo inteiro. Ele é a"regeneração do tempo" que era o centro da Antiga fé e dos mistérios.

Outra chave importante é encontrada na palavra "reconhecimento". Muitas pessoas usam esta palavra sem ter consciênciade seu verdadeiro significado. "Re" significa "novo", e “conhecimento” significa “estar ciente” ou "estar ciente" de algo."Re-conhecer" significava "Tomar consciência de novo" A palavra chave é "de novo". A Verdade Divina é que as pessoasforam ajudadas nos mistérios para "Re-conhecer" que aquilo não era uma verdade "nova" para eles, em tempo não-linear,nada é "novo". A verdade é que você "tomou conhecimento NOVAMENTE" de uma verdade que você sempre teve, e daqual era uma parte. A descida humana na ilusão do tempo seqüencial, e o foco reduzido da existência egoística comumcausaram uma espécie de "esquecimento", porém, cada movimento do Destino, cada folha balançando, cada evento e cadasom, tinha a essência de uma eterna realidade não-linear movendo-se em seu coração, cada coisa sensorial - se nóstivéssemos verdadeira e completa Consciência disto - poderia devolver isto (e nós) para a fonte, e completo o ciclo, permitindo-nos a "reconhecer" a Verdade, nos "renovando" assim de um estado limitado e nos “re-gerando” para um estadoilimitado.

Mitologia do OfícioAgora, Temos de começar a estudar a Mitologia do Ofício, que por sua vez conduz a uma profunda dissecação do Housle,e mostra como o Housle completamente resume em si a mensagem central de todos os mistérios pagãos antigos, e atémesmo a mensagem originalmente planejada dos mistérios cristãos primitivos - que de todo o mundo-Renovado, e aRegeneração do Tempo e todas as coisas, inclusive nós.

“Mitologia do Ofício”, de modo algum é um sujeito coeso; é um assunto composto, tirado de muitos lugares e locais -algumas das mitologias atuais e pagãs do passado, e outras (a maior parte) a partir das lendas e folclore locais que parecemcontar uma grande variedade de histórias de muitas personalidades e seres, alguns dos quais começa a se assemelhar aoutros, até mesmo em grandes distâncias e tempos. As Rainhas das Fadas Locais e os Espíritos da Terra, CaçadoresCornudos, Guardiões, Espíritos das Árvores, Amantes dos Espíritos, e todo o resto pode ser visto claramente como oremanescente e como fragmentos da visão de mundo dos habitantes animistas do velho paganismo. O que é ainda maisemocionante é que esses seres do ponto de observação do folclore cristão, muitas vezes ainda desempenham as mesmasfunções (quando se trata de suas relações com os seres humanos que os conhece) que tinham nas mais antigas e intactastradições da sabedoria e da visão de mundo pagão.

“Mitologia do Ofício”, também resulta da experiência pessoal e contínua de pessoas vivas hoje em dia, que só faz sentido,

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 8/33

Page 9: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 9/33

  porque as realidades de outro mundo são contínuas e eternas, e não se limitando a tempos ou experiências ancestraisdistantes.

 No ofício, como Eu vim entender e experimentar isso, cinco figuras principais emergem como "figuras centrais". Cada umdesses seres mitológicos é naturalmente um ser real; eles são confirmados por e em todas as mitologias pagãs da Europa,  bem como a partir dos registros de folcloristas, e outras fontes históricas. Alguns são confirmados até mesmo maisamplamente nas tradições de mistério da Alquimia ocidental e nos anais das sociedades ocultas da Grã-Bretanha e EuropaOcidental, e na Itália.

Eles também são seres que Eu pessoalmente tenho experiênciado ou mantive intercâmbio durante a minha própria jornadaatravés do Ofício. Quando Eu discuto os “dois níveis" da existência, ambos como existentes por direito próprio, que amitologia tem, descrevo e comunico algo de sua essência, e como realidades metafóricas descrevo o desenrolar do destinoda alma humana, Eu vou oferecer o maior número conhecidos de corolários

11mitológicos conforme Eu seja capaz, para

ajudar a construir uma base para o entendimento. Por favor, seja paciente comigo; falar de vertentes profundas dasmitologias universais em um trabalho tão curto não é fácil

12. Eu serei tão claro e conciso quanto Eu seja capaz, por minha

causa, e por causa dos meus leitores.

A Senhora

O primeiro destes seres da Mitologia do Ofício é indiscutivelmente o mais importante – A própria Dama. Esta é a Rainhade Hyldor 

13: o Grande Espírito Feminino da Natureza, que é a escuridão, divina alma vivente do Corpo da Natureza. Este

ser é o ser cuja própria alma ou ser essencial é a escuridão, os lugares interiores da Terra, e os mesmos "lugares interiores"que contêm e esconde todo o potencial no coração de todas as coisas, lugares e seres.

Até mesmo pode ser dito que a própria Terra é o "Vestido" dela; significando, poeticamente, que as manifestaçõesexteriores de poder da Natureza, as Árvores, o solo, as águas, e similares, são suas vestes. Nessa qualidade, ela pode ser chamada de "Mãe Terra", mas em muitos lugares, a Terra física em si é vista como uma força mais passiva, secundária eabrangente, mesmo A Senhora sendo A Deusa, a verdadeira e misteriosa fonte do que brota da terra, e destino final detodas as coisas que vêm a partir dela, como a vida dos animais e seres humanos, e, em outros níveis, até mesmo a fonte dosDeuses e todos os seres.

Mas é feita uma distinção, geralmente, entre a realidade Escura do ser da Senhora, e o corpo físico da Natureza queexpressa o seu potencial. Ela é vista em muitas mitologias como Escuridão, a escuridão da Velha Noite, (A Senhora Negra,

ou Noite, também, são nomes para ela) e, nessa qualidade, ela é a figura da Velha Destino, a Última, suprema, e primeiroser, de quem todas as coisas surgiram. Ela era uma Deusa do Submundo, a escura e primeira Rainha do Submundo, porqueas trevas do submundo, que também é a escuridão do útero de Destino, é a mesma escuridão primordial que existia noinício, e de onde o Fogo Sábio e a Luz flui.

Porém como ela é a origem e fonte de tudo, ela é o fim de tudo, é para ela que todos retornam, antes da regeneração. Osnove mundos da mitologia Indo-Europeia eram todos nascidos do ventre dela, e o mundo depois de destruído retorna parasua escuridão para esperar a regeneração, e somente ela permanece, como era no começo. Ela era a Deusa Fiandeira, quetecia a Roda do Destino, e as estrelas e a lua flutuavam na escuridão do imenso ser dela.

Como a fonte da vida e o lugar da morte, ela foi descrita como metade luz, metade escura e metade decadente; a vida forada Terra e a escuridão (do cosmos) também podem ser vista como a face luz e a face escura dela. A escuridão originalque ela encarna, que é a Escuridão do Mistério de Destino, também a une à figura de Sophia ou Senhora da Sabedoria que,

como veremos, é um elemento importante em sua teologia, e de que modo a presença dela age como um tipo de 'fator finale necessário' na regeneração e realização das pessoas sábias, assim como os antigos gnósticos via Sophia como sendo afonte da Sabedoria que libertou a alma. Vamos discutir mais de sua função de "Sabedoria Libertadora " mais tarde.

Ela é de um poder e de um tempo mais antigo que Deuses. Ela foi a primeira a ser. Ela é o espelho em que todas as coisassão vistas; ela é a cova do Submundo na qual a vida morre e a morte vive. Ela é a verdadeira fonte do Ofício. Ela é averdadeira Rainha da Vida e da Terra. E ela é Secreta, para muitos homens e mulheres que se esqueceram dela, porqueseu nome foi velado na sombra e infâmia por forças obscuras, há muitos anos. Mas o mundo se lembra dela nos lugaresmais profundos. Ela ainda recepciona em seu palácio e cumprimenta aqueles que têm o desejo e a sabedoria para buscá-la.

Em seu papel como a Mãe Terra, ou a fonte dos corpos físicos de vida e de geração, e a consciência profunda da terra edas águas, ela pode ser vista nas figuras de Réia/Deméter. Mas além dela ser a terra, ela é escuridão última da natureza, aVelha Destino. Esta natureza ultima dela, tem um misterioso relacionamento com o próprio reflexo de sua natureza ultimarefletida em suas crianças, sejam eles os deuses, espíritos, plantas, animais ou seres humanos. É uma forma poética dedescrever a verdade da camada mais profunda da natureza de todas as coisas - os movimentos misteriosos de DestinoSÃO a realidade mais profunda de qualquer lugar ou ser. É por isso que ninguém e nada está separado de Destino, nem podem ser separados Dela.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 9/33

Page 10: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 10/33

A filha, Tara de Rosilea

Deve ser lembrado que a Escura Fonte-Mãe-de-Tudo produziu "descendência" - como nós veremos na seção abaixofalando no Pai; ela fez nascer uma grande força ou ser masculino, que era, e é, a presença ativa e a atividade da vida danatureza, o Todo-Pai que seria responsável e ajudaria a engendrar a fertilidade e os poderes geradores desse momento emdiante. Algumas pessoas vêem este grande ser, este "Pai Natureza", como um outro lado da Senhora, um oculto, lado ativo,uma expressão trazida de dentro dos mistérios escuro dela. Esta é apenas uma questão de especulação, pois o Pai, é umaforça real e individual, na medida em que sobre qualquer um das crianças da Mãe pode ser dito que são individuais - poistodo misterioso da Natureza Ultima de seus filhos, são partes do ser Dela.

Mas a Senhora também tem as crianças do Pai: toda a vida, de deuses, plantas, animais e seres humanos, são filhos de seuconsorte. Entretanto, esta seção foca-se em mitologia - e na divina/mitológica figura da “Filha da Mãe”, que é o centrodesta discussão.

A Filha da Mãe é chamada pelo Clã de Orvendale de “Tara De Rosilea”, mas o conceito da Deusa-de-Tudo que tem umaFilha é tão velho quanto as colinas – a Filha de Deméter, Kore ou Perséfone vem à mente aqui, e este é um exemplo particularmente apropriada neste caso, porque Perséfone foi vista, no mundo clássico, como a Rainha dos Mortos ou aRainha do Submundo – Rainha de Elfhame.

Antes de continuar esta breve discussão sobre a filha, algo tem que ser clarificado: o titulo de “Rainha de Elfhame” podeser confuso, como é dado à mãe e a Filha dela – porém, isso não seria desorganização. Para começar, há uma relação mais

 profunda entre a Mãe e sua Filha que é facilmente pode ser perceptível - Enquanto elas não são o mesmo ser, elas tambémnão são diferentes; o paradoxo clássico. Da mesma maneira que a luz lançada por uma vela não pode ser vista como(sendo ou estando) "separada" da chama, e mesmo assim, não é a mesma coisa que a chama, assim nós vemos a relaçãointerna da Mãe para com à sua Filha. Este paradoxo e a exata comparação pode ser (e será) aplicada quando discutirmos arelação entre o Portador da Luz com Pai Chifrudo, abaixo.

O ponto aqui é mostrar que a Mãe e a Filha dela são figuras sobrepostas; As Crianças dos Deuses são as portadoras do poder e presença dos Pais delas. Assim como crianças humanas nascem com a essência e sangue de seus pais. Há ummistério aqui, na relação entre os Deuses das Bruxas, e seus filhos divinos, assim como há um mistério semelhante entre arelação dos Deuses das Bruxas com suas crianças humanas. Todos os sábio devem se esforçar para entender essarelação.

A Filha da Senhora se torna a Rainha da Elfhame, ou do Submundo; ela ganhou a coroa através de sua jornada e ações. Amitologia vai demonstrar isso. Como a Escura-Mãe dela, que foi a Rainha Original de Elfhame, porém, em um sentidoestritamente não-linear da realidade (e no sentido de que a Mãe e a Filha podem ser vistas como uma figura) não houve"passagem da tocha".

É importante perceber que a Filha se sobrepõe tanto com sua Mãe que às vezes é difícil separá-las. Por exemplo, Gatossão sagrados para as duas; e a face “metade luz e metade escura” a que me referi (anteriormente) pode ser aplicada paraa Filha e para a Mãe - a Filha que é a metade luminosa, e a Mãe sendo a metade escura.

O núcleo interno e Alma da Mãe Escura era Fogo; O Fogo Sábio ou essência da realidade. Assim como seu Filho Portador da Luz personifica este Fogo Sábio ativo e seu poder de moldar e santificar, assim faz a Filha ao encarnar o Fogo, e seu poder de encantar e seduzir. Estas duas “crianças de fogo" constituem a atividade do Fogo Sábio nas crianças dos GrandesPais - e isto significa TODAS as crianças, humanas incluídas. Na mitologia, o Filho e Filha também representam

metaforicamente todas as almas humanas que são dotadas de consciência do Fogo. A atividade do Fogo é diferente emcaráter quando exercida pelo Filho ou a Filha, mas o resultado final é o mesmo – o Fogo traz o reconhecimento dasabedoria e da verdade, o que leva a imortalização e apoteose.

O que se deve ter em mente, do mesmo modo como na discussão abaixo sobre o Portador da Luz, é que o Filho, a Filha, aMãe e o Pai não são apenas os seres divinos - são metáforas para a alma humana. Os eventos da sua mitologia sãosimbólicas de cada um e da experiência de cada pessoa em sua jornada através das marés de Destino, Vida e Morte,conduzida pelo Amor.

A Filha, que às vezes é chamada a “Luminosa Rainha de Elphame”, para marcar um ponto de separação com a Rainha dasTrevas da Elfhame (um nome que geralmente se refere a Mãe dela), é a força sexual da mãe, a assombrosa, sedutora eadorável, porém, perigosa Filha da Terra. Ela é a força viva do campo, do Brejo

14- e o nome dela é o “Chifre” que esconde

um segredo que destranca a imortalidade. A Senhora dos Chifres é o espírito que ensina o Sábio; Ela é a Mestra do Ofício

e de todas as famílias e covens da arte oculta. Seus gatos estão sempre presentes. Quando ela cavalgou sobre a serpente-sinuosa, O nome dela era Lady Tara De Rosilea. Ela era a Rainha do Brejo, e os espíritos da Terra, (o minguar) e o PovoOculto dentro e abaixo dela.

Seus atributos principais são Fogo, Astúcia e Sexualidade. Ela é a "Senhora Vênus" das lendas e folclore, assim como a

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 10/33

Page 11: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 11/33

Rainha do Submundo ou a Kore. O Dr. Peter Kingsley provou recentemente a conexão no mundo clássico entre Vênus e aRainha do Submundo. Como um dos símbolos da filha é a Rosa, ela também está ligado à Rainha da Rosa do após a vida. Émuito, muito importante perceber que esta filha é uma "re-emergência” mitológica da Mãe dela em uma Hipóstase

15muito

ativa.

Tara De Rosilea é vista muitas vezes como uma sobrevivência da figura de Freyja ou Freya, do paganismo do Norte. Sevocê lêr os mitos, você vai ver que Freya também era uma filha da Mãe Terra, e tinha todos os atributos da Filha, até,

inclusive, uma regência compartilhado sobre metade dos mortos, junto com a Rainha Hel, (uma figura que é cognata comSenhora de Hyldor) e Freya era a Rainha da Terra dos Deuses - a casa / dimensão espiritual do Deuses, os espíritos daTerra ou Deuses Antigos da Terra e da Natureza. Freya também era a Deusa da Feitiçaria.

Como a Senhora representa a mais escura e mais misteriosa realidade passiva, esta Filha mostra a essência ativa e ardenteque atua em conjunto com elas. Quando "A Mãe" é encontrada, normalmente é a Filha que é, embora encontrando a filha, a pessoa está conhecendo a Mãe pois essa é uma outra maneira dela falar.

Como veremos a seguir, em nossa análise do Housle, as Crianças dos Grandes Pais sendo os portadores do Ser e daEssência do Fogo que vem de seus pais ( A Senhora e o Cornudo aqueles que são os seres originais e portadores do FogoSábio, e os seus filhos agem da mesma forma como portadores e canais do mesmo Fogo Sábio) é muito importante para acompreensão do significado profundo do pão e do vinho na refeição ritual de partilha.

O Pai, ou Cornudo e o Filho, Earendil, ou o Portador da Luz

Aqui chegamos à figura do grande "Pai da Natureza", o Deus Cornudo, que é a primordial e onipresente Divina forçamasculina da natureza. Embora ele seja chamado de "Pai-Terra" ou "Terra-Deus", pois ele é o Espírito Masculino da Terra,é importante lembrar que ele é o Deus da Natureza como um todo - das águas e do céu também. Esta é a raiz daconcepção "Todo-Pai". Ele é o Pai de toda a vida, todas as plantas, animais, seres humanos, e dos outros Deuses, todos aquem ele procriou com a Senhora. Esta particular figura aparece em todas as mitologias em todo o mundo, particularmentenas mitologias européias, e é uma figura central para a Arte moderna, da mesma maneira que era em credos mais antigos.

Este Ser aparece na mitologia da Feitiçaria como o Cornudo, com uma lanterna ou luz entre os chifres, e era veneradocomo sendo a fonte da Sábia Luz, ou fogo, que foi incorporada dentro do ser essencial dos seres humanos, é aquele que feza Arte ser possível. O que é importante perceber aqui é que ele é a FONTE da luz - a Luz em Si Mesma, e o Ser que acompartilhou com os seres humanos, que era seus "Filhos".

Harmônica para com isso pode ser vista no Cristianismo - Lúcifer era o Filho de Deus, o seu arcanjo primogênito quedepois liderou uma rebelião, e ao fazê-lo, sofreu uma "queda" para o mundo, onde ele trouxe os Presentes da Serpente paraos pais primitivos da humanidade - concedendo-lhes sabedoria, o poder de reconhecer o bem e o mal, e de moldar o mundode acordo com seus próprios desejos e vontades, por meio do próprio poder deles

16.

Da mesma forma que a Filha-Nascida do Fogo sobrepõe a Terra Toda-a-Mãe, o mesmo acontece com o Filho Portador doFogo/Portador da Luz e a Terra ou o Todo-Pai Primordial. Assim como o Pai Primordial representa a fonte, assim tambémo Filho representar a criança da Fonte, uma Criança que incorpora sua fonte de origem e dá nascimento ao poder dela, oFogo, que é o fluxo essencial da realidade que flui através de todos eles.

O Filho do Todo-Pai na verdade representa uma "evolução" das forças do “Todo-Pai”, uma criança "refinada" quemanifesta o Fogo divino primordial de uma forma mais sutil e pura do que seu Pai, um Pai que se manifesta de uma formamuito mais antiga e primal, principalmente centrada em torno de fertilidade e selvageria, poder profundo ou impulsos, e profundas, camadas intuitivas da sabedoria e da realidade. O filho é seu pai, O filho é o pai dele "vindo novamente" em umaforma nova, e mesmo assim, e ainda assim um é diferente do outro; o velho paradoxo.

O Deus Cornudo, esta mais antiga de todas as concepções da divindade, foi a força da fertilização da terra, da Mãe e docéu. A luz entre os chifres, mostrou seu poder como fonte de fogo e luz. Ele sempre foi venerado em crenças pagãs, comosendo esta fonte – agindo, e por seus inúmeros outros dons e poderes. Ele era o Senhor das Bestas, a força da fertilização.

Mais importante para nossa discussão, Ele era o Senhor da Vida e da Morte – uma existência representada, mediada econtrolada pelas forças da sexualidade; ele era Eros ou a via de Amor em biologia, que levou ao envolvimento de muitasmudanças na vida e morte, e que estava além da morte - em sua forma mais brilhante, Ele foi o Puck 

17da Floresta Verde,

 belíssimo e estimulador do cio; a grande alegria física e instintiva de vida e sexualidade; em sua forma mais escura, O Deus Negro da Morte no Submundo, o rosto necessário a outras formas de vida em constantes mudanças.

Seu filho, O Mestre – O Portador de Luz, Verdadeiro Deus da Arte, foi responsável por dotar a consciência do divino fogo  para um determinado grupo de animais que eram filhos do mesmo Todo-Pai e Toda-Mãe, esses animais, chamadoshumanos - O que nós éramos depois da investidura do dom do Fogo não era mais o que fomos antes com a presença doFogo; como a presença deste Fogo, ou a Consciência deste, nos empurrando para um "entre" estado, não mais apenasanimais, mas também, ainda não estávamos totalmente completos como seres divinos. O Filho Portador de Luz, o “Mestre”,

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 11/33

Page 12: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 12/33

foi o professor do Ofício ao homem, o inventor da cultura, que também concedeu a capacidade para a palavra - linguagem -ao homem.

A idéia cristã é que esta doação foi contra a vontade do Deus-Pai - e algumas mitologias pagãs apresentam um retratosimilar; o melhor exemplo é a forma como Prometeu rouba o fogo dos Deuses de Zeus e o dar para a humanidade, e comoele sofreu por isso, da mesma forma que a Serpente/Iluminadora da história do Éden sofreu.

O que a maioria das pessoas não percebe é que o elemento de "sofrimento" não vem puramente da realidade divina, mas de

uma mistura da experiência humana do Fogo juntamente com o que o "Filho" representou.Em primeiro lugar, O Fogo Sábio é perigoso, há poucas semelhanças como o fogo físico, com ele, a humanidade foi capazde grandes maravilhas, e grandes horrores. A “Inocência” se foi uma vez do gênero humano, quando começou o processode "despertar", isto é, uma vez que tinha o comando de uma Consciência nova e abstrata trazido pela Consciência do Fogo,  porque depois desse ponto, a humanidade já não era mais limitada e equilibrada puramente pelas forças da naturezainstintiva. Chame-lhes dores de crescimento, chame ele dores crescentes, se você quiser - Mas há um outro elemento, queserá ampliado.

Como eu disse acima, estes "Filho e Filha" dos Pais referem-se não só a uma filha do fogo e a um Filho Portador da Luz;todos os seres humanos também são "filhos e filhas" dos Pais. Na mitologia, o Portador de Luz torna-se uma imagem daalma humana, que sofreu sua própria "queda" na experiência mortal, completa com suas vicissitudes e sofrimentos.

Também vamos ver como a Filha-Nascida do Fogo, igualmente foi submetida as suas próprias ordálias e provações, e comoela também pode ser vista como emblema e condição da alma humana. É claro, recorde que a mitologia destes seres é paraser metaforicamente relacionados à condição da humanidade, mas isso não significa que esses seres sejam APENASmetáforas - Eles também são seres plenamente conscientes e reais. Que existem dois níveis para compreendê-los, éimportante, de qualquer forma porque realidades Mitológicas TÊM que sobrepor-se com as realidades humanas cotidianas,ou elas são inúteis a nós.

A verdade da questão é que quando o Portador de Luz18

dotou a humanidade com a consciência do Fogo Sábio19

, Ele entrouem nossa experiência; ele se fundiu conosco

20. Nossas próprias histórias e as histórias dele se tornaram uma história. O

mesmo pode ser dito para a Filha - nossa relação com o Fogo interior (e com todas as coisas, Deuses ou Humanos, plantasou animais, estão relacionados diretamente através da partilha da realidade essencial do Fogo Divino) nos faz parte de suahistória, e Ela é uma parte da nossa. Suas ordálias também se tornaram a emblemática de provações da alma humana.

O Filho do Deus Chifrudo também usa chifres - suas sobreposições com seu pai, são imensas, e novamente, Veja adiscorrido (acima) sobre a relação entre a Mãe e a Filha dela para compreender isso. É um mistério, e um muito importante- um que pode ser percebido facilmente se você refletir sobre isso.

Se o Pai Primal era visto como uma chama de uma vela, o Filho dele seria a luz lançada pela chama. A luz e a chama nãosão as mesmas, e mesmo assim, é difícil separá-las - e ele mostra isto usando os Chifres como fonte. Se você viu o Filho,você viu o Pai

21. Mas o filho é um mediador das forças primais - Ele é o "intermediário" que trouxe a possibilidade da

conexão entre seres humanos e as forças primais da qual nós nascemos, e a possibilidade de um novo relacionamentoatravés de uma nova consciência com eles. Estes faziam parte deles e parcela (deles) que podiam tornar-se como eles, emum outro nível - um passo no caminho para nossa própria divindade

22, que foi crescendo em nós a partir da semente do

Fogo Sábio.

  Não há nenhuma noção na mitologia da Arte que o Todo-Pai tenha se ressentido com o Filho dele por ter dado o FogoSábio para a humanidade23

. Foi um evento Predestinado; ele teve que o vim transmitir. Claro que causaria dor e caos, bemcomo a maravilha e a beleza, mas tenha em mente que essa doação não foi apenas um passo necessário para odesenvolvimento da humanidade, mas uma parte do desdobramento do Destino do Mundo. Por causa disso, Deuses,Espíritos e seres humanos lucraram com a regeneração e realização.

O Filho, A Criança de Chifres, O Filho da Luz, ou o Mestre.

Esta representação é uma figura verdadeiramente universal, e a chave para entender a mitologia inteira e o complexo ritualdo Housle. Em suma, a "criança" é o que vem da mitologia inteira - qualquer mitologia ocidental. A Criança é a culminaçãode mitologias inteiras; Ele é o Filho da Filha que nasce depois de todas as ordálias dela. A filha que, quando tomada comouma metáfora da alma humana, mostra-nos que a criança é o resultado ou ser divino/-realidade que irá emergir de cada umde nós, quando os nossos próprios e numerosos envolvimentos na vida, morte e destino chegarem a um ponto de

culminação. Nos mistérios masculinos, nós temos a história da "queda" do Portador de Luz, ou descida no mundo ou na matéria, que éuma maneira metafórica de descrever a entrada do fogo divino no barro do mundo mortal, ou em nós. A queda dele em/e oenvolvimento dele com a matéria culminaram, depois da Eons

24, com o seu "segundo nascimento", como o Menino, a

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 12/33

Page 13: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 13/33

 perfeição ou destilação da essência divina, que se tornou parte do mundo mortal.

Se você considerar por um momento, que a mitologia do Portador de Luz é a Experiência integral no Submundo, como vistaa partir de uma perspectiva divina; ao passo que os seres humanos devem fazer a jornada para "baixo" para o submundo, eserem novamente submetidos a testes e iniciações, resultando em uma transformação e aperfeiçoado Ser psíquico, assim oPortador de Luz, de uma "esfera superior", igualmente viajado para “baixo” realização da mesma experiência aqui, no nossomundo.

O transformando e aperfeiçoado Ser de pura luz que nasce da alma do homem, e simultaneamente a partir da alma domundo, É o Portador de Luz vindo novamente - depois de suas muitas experiências de iniciação de vida e da morte e entretudo. Quando essa criança vem da Alma do Mundo, isto é, quando lemos sobre ela na mitologia, estamos falando do próprioFilho da Luz - mas quando nós experimentamos o surgimento de nossas almas, que é nossos próprios seres essenciais, o"Deus" que está nascendo - o Ser psíquico transformado - somos nós. O resultado final para nós, do Fogo-semente a ser  plantada em nós, é a transformação para o imortal estado demoníaco da imortalidade.

A "Criança" mostra diretamente o produto final da evolução e destilação do Fluxo eterno de Fogo Sábio, que começou nosPais Primordiais, que foi se desvanecendo

25através de seus filhos nas vicissitudes

26do destino, e, que em seguida, nasceu

como o Filho DELE, nascido "purificado" e perfeito - A criança apresenta o Fogo e a Luz da Sabedoria, na sua forma perfeita, e assim deve ser visto como o Portador da Luz "aperfeiçoado", após sua queda. Lembre-se que o tempo não élinear; este evento, esta perfeição, já "ocorreu" no Outro Mundo não-linear, o qual atua como base eterna e interna para

este mundo.Quando o Portador da Luz, (a quem chamamos Orvendale) é conhecido, ele já está cercado pela luz culminante de sua perfeição, à luz do Verdadeiro Fogo, o Fogo Oculto, clara luz da realidade mais profunda, que ele encarna. É por isso quetanto a Criança quanto o Portador da Luz são ambos chamados de "Mestre". Orvendale e a Criança também sãoigualmente chamados de "Filho da Luz", mas por motivos diferentes - Orvendale é o filho que produz e concede a Luz, queé o canal de sua fonte para os outros, e a Criança é o Filho que é luz, o que a luz se tornou uma vez completada sua descidaou envolvimento.

Mais uma vez, Quando você examinar a cadeia a partir do Pai para Filho culminando na Criança, você vai ver o padrão doPai, no Filho e na Criança – A Fonte de fogo, A Atividade da Luz que ela lança, e a própria Luz aperfeiçoada, evoluindo a  partir de uma linha Espiritual e Divina para baixo, e evoluindo com a entrada no Destino e com o envolvimento com aesfera do Humano/Mortal, para a perfeição do próprio mistério que está além do Destino, ou Vida e Morte, aquele Grande

Mistério que está além do princípio, àquela infinita Velha Noite e Destino escondidos desde o princípio, e expressados emseus movimentos insondáveis e irresistíveis.

Um ser humano que atingiu a culminação final de seu Ser, que “superou” Destino experimentando a realidade divina eeterna que reside nas inescapáveis e eternas linhas no coração do Destino da vida, maravilha, esquecimento e morte, etenha sido "renovado" ou renascido para este estado psíquico e espiritual simbolizada pela criança, também é chamado, comrazão “Mestre” ou “Mestra”.

Mesmo assim, como já foi referido, o Portador da Luz Orvendale reemergência e perfeição (simbolizado pela DivinaCriança) é eternamente completo, quando o Mestre Orvendale é conhecido como a "outra face" dele, a do GuardiãoEscuro, ele não aparece para mediar 

27a graça aperfeiçoada do Fogo, mas ele parece espalhar o medo e a limitação -

  porém, mais uma vez, o homem e o mito se mesclam de forma estranha, e da mente de um Ser onde inexistente

compreensão ou que não está pronto para o contato com o Fogo, através de sua própria ignorância ou ações, não conhece oLuminoso, mas sim o Guardião Escuro, um reflexo da sua própria falta de visão e limitações. Não é como uma condenação, pois TODAS as pessoas, eventualmente, têm de enfrentar o guardião, porque todas têm situações em si que precisam ser “completamente testadas”, transformadas e purificadas antes que elas possam temer a Verdade e a Luz diretamente e  permanentemente. Mas é falta de compreensão e entendimento que pode levar as pessoas, por exemplo, os cristãos, averem um diabo escuro onde realmente há um salvador luminoso.

Trazendo para fora28

a Secreta Criança a partir do Outro Mundo, em nossa própria experiência, "vendo a Criança", isto é,se tornando consciente de sua presença eterna, É a chave para a regeneração, ou a Renovação dos Mistérios. É também achave para os mistérios da ascensão psíquica

29. “Observar a Criança do Mistério da Noite” foi o tema de muitos cultos dos

Velhos Mistérios na Antiguidade.

Ainda que a Criança seja o representante do estágio no qual a humanidade vai "despertar" ou evoluir para uma nova

 perfeição ou compreensão, isso é o bastante para apontar o óbvio: que não é a Humanidade, como normalmente pensamos,que irá realmente conseguir este triunfo e a superação espiritual, mas sim o Filho do Homem. Os seres humanos, em seuestágio atual, só são capazes de esperar a vinda da Divina Criança, antes que eles possam chegar ao seu final. A figuraaperfeiçoada do Portador da Luz/Criança pode ser justamente chamada de “O Filho do Homem". É obvio que antes deconsiderar o homem "condenado" ou incapaz de alcançar qualquer coisa, exceto uma longa espera por uma força redentora,

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 13/33

Page 14: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 14/33

lembre-se da natureza intemporal, no coração da realidade; a regeneração da Criança vai "acontecer" a qualquer momento para aqueles que atingirem a verdadeira Consciência e reconhecimento dos Mistérios.

 Na Alquimia, a Criança também foi mencionada - como a chave para o sistema inteiro. A Criança era o transformado eaperfeiçoado Divino psíquico Ser do Alquimista, nascida durante a “conjunção", isto é, quando o Alquimista se submete aomatrimônio interno

30de seu Self-Mortal com o seu Self-do Outro Mundo. Porém, a Criança não era feita naquele momento;

Pois uma Criança assim produzida estaria perdida e forçada a adentrar para o interior de uma escura fase de fermentação,

a vítima de escuras forças - e o Alquimista teria que achar uma maneira de salvar ou levantar a Criança daquele estado

31

. Novamente, a mitologia apóia este padrão de maneira ressoante - As forças de Caos sempre ameaçam a Criança divina,matando, roubando, ou aprisionando-a para além dos limites do tempo; através de algum modo, a Criança é mergulhada nomundo informe, como foi Dionísio quando bebê precipitado para o interior do escuro Caos e do Hades quando os Titãs oatacaram; e como foi com o filho mais novo ou Criança dos Mitos Celtas, Mabon ou Oengus, seqüestrado ou roubado paraser aprisionado no Outro Mundo; antes que os heróis pudessem libertá-lo.

Este conjunto-padrão era o da Criança antes de ser levada e resgatada de seu estado atemporal, ou da criança que éachada e elevada novamente em perfeição, trazendo a conclusão de todo o ciclo seqüencial do Tempo e do Destino, poisregenera todas as coisas - e mais importante – eleva sua Mãe, a Terra, a um estado imortal. Assim foi como a Criança produziu a partir sua própria alma muitas experiências e sabedoria. Sabiamente sua vontade imortaliza seu próprio ser econsciência. Esse é o padrão estabelecido pela língua estranha da mitologia.

Os Mistérios Femininos

Vamos ter um momento agora para examinar especificamente elementos femininos da Mitologia de Arte. Os ElementosFemininos, naturalmente, envolve a Senhora e a Filha dela; e muitas das suas histórias podem ser encontrados no cânon dofolclore de todos os países europeus. Da Rainha das Fadas à Fada Madrinha, passando pelas Mulheres Elfos

32, Princesas,

Donzelas, esposas e amantes do Outro Mundo. Genuína mitologia pagã nos proporciona, outra vez, padrões mais antigos emais estáveis dos quais nós podemos buscar um (Padrão) mais antigo e profundo entendimento do "pagnismo europeu"universal de onde alguns dos mitos do pós-folclore cristão vieram.

Como foi mencionado antes, as "Crianças” dos Grandes Pais, seja essa criança o Filho (ou Portador da Luz), ou a Filha,não são apenas seres espirituais por direito próprio, mas também são simbologia da alma humana. As histórias e mitos dasCrianças são as histórias e mitos da nossa condição humana. A Filha é uma metáfora ou um símbolo da alma humana ou

ser; e na maior parte do folclore e da mitologia, ela é submetida a provas que geralmente terminam com o seu resgate ou arestauração pelo herói, e ela dar a luz a uma criança.

A Criança (gerada), como descrita acima, representa uma espécie de "ponto culminante" de toda a história linear, domesmo modo é ela a culminação de uma linha do divino ou queda mortal. Ele também pode ser vista como um harmônico

33

  para a culminação de todo o cosmos, levando à destruição ou purificação e regeneração. O fato de que tantos contosfolclóricos e de fadas (veja os escritos dos Irmãos Grimm

34, por exemplo) terminando com a princesa ou donzela dando à

luz a uma Criança é no mínimo interessante.

O que é muito importante sobre os Mistérios da Filha é que ela (e os mistérios femininos em geral) são mais representativosda visão de mundo da Arte, bem como dos antigos mistérios, e de todo o caminho até o gnosticismo, no qual a alma eravisto como um poder feminino. A Koré ou Perséfone do Paganismo Helênico igualmente era um símbolo da Alma Humana- Isto era parte da chave para a compreensão dos mistérios sagrados de Elêusis.

Um mito-padrão para a filha é mais ou menos assim: O Pai, em sua “base no Céu” forma carnal de fertilidade acasalacoma Mãe, e a Filha nasce. A filha é então raptada

35ou caso contrário seduzida/tomada em baixo no submundo por um

“Irmão” escuro de seu Pai, (o que pode ser visto esotericamente como a face mais escura do pai dela, o Rei do Submundoe da Morte) onde ela atravessa os vários terrores do submundo (e seu próprio medo de ser tomada do mundo acima) antesEla carrega uma criança divina, que será responsável depois pela elevação dela (e, através dela, todas as almas dosubmundo e a vida sobre a terra) para a concretização de um estado abençoado

36.

Esse é o padrão que nós observamos nos mitos gregos de Deméter, Kore, Hades, e Brimos ou Dionysos-Iakkos37

, o filhoglorioso que Kore deu a Hades, e que fazia parte das revelações dos mistérios de Elêusis

38.

Este padrão é profundo e importante – ele pode ser afirmado em termos mais sucinto: A “Alma” ou Ser nasce da GrandeMãe e do Grande Pai, e devido ao poder de atração e predestinação do amor e desejo, "cai" para a grande armadilha devida e morte - e tem que ir para o submundo da existência mortal, medo, mudança cíclica e limitação, até a penúltimaconseqüência daquele “Casamento", o "Casamento" da alma com os ciclos de vida e morte, é mostrado - A abençoadaCriança. A abençoada Criança é levada então pelas forças da morte e do caos, e antes de surgir novamente, é protegidanum lugar secreto onde pode crescer, para em seguida, retornar triunfal à sua fonte, e assim ela provoca a regeneração detudo.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 14/33

Page 15: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 15/33

Este padrão de mistério é muito profundo e importante - não importa como a vida pode parecer trágica não importa quãoimensa a perda possa parecer, ou morte, ali É um final e última resolução, um final e ultimo ponto. Sofrimento e da alegriavirá a Criança - a presença da divindade e do Fogo Sábio profundamente dentro de todas as coisas e eventos emergirá umdia, para santificar e regenerar todas as coisas. Todas as coisas serão curadas, todas as coisas serão feitas novas

39.

O medo da Filha de descer para o Submundo, ou para o interior de suas ordálias, espelha o nosso próprio medo natural damorte e do desconhecido; o medo dela da "intrusão

40" ou do violador ou mesmo do encontro sexual normal que a espera

  para além da sedução é também um medo natural de muitas mulheres antes de os seus primeiros encontros sexuais.Destino, Vida e Morte pode ser dito que "viola" todos e cada um de nós, e forçar-nos aos nossos próprios medos,independentemente do que eles possam ser - tirando tudo de nós

41, nos empurrando para frente e para trás, contra a nossa

vontade, para nós não sabemos onde, tudo a partir daquela perspectiva. Estas ordálias, como tem sido referido, não são semum propósito. Destino não é de todo ruim; prazer e felicidade tem uma grande parte a desempenhar no Destino de toda aAlma ou Ser - mas normalmente é o medo que ocupa nossas mentes.

“Lady De Rosilea” é muitas vezes vista e descrita como “Cavalgando nos Campos e Estradas” - essas Estradas, é claro,são representação do Caminho dos Fantasmas, para e do Submundo ou Outro Mundo. É um símbolo da Alma movendo-sede uma realidade para a próxima, de uma fase da vida para a próxima, através do nascimento, vida e morte.

Eu mencionei brevemente acima a Criança Alquímica – e o mito-padrão da Filha nos ajuda a entender algo das origens da

Criança. O Alquimista quer “casar” seu intramundano42

" ou Companheiro de Outro Mundo provocando o nascimento dacriança, e o que é importante notar aqui é que a criança nasce de uma união de dois mundos43

- Neste mundo, representado pelo Alquimista, e o Outro Mundo, representado pela Noiva ou Noivo Espiritual.

 Na mitologia da Filha, Ela representa o ser humano deste mundo, e seu Sedutor / Companheiro, é o Senhor do Submundo,ele representa o "Parceiro Outro Mundo" que ela se une em uma conjunção. Quando há a tentativa dos seres humanos dosexo masculino de recriar esse padrão mitológico em sua própria mente / mundo, o processo inteiro é "mudado" apenas num passo, ou seja, é o Candidato do sexo Masculino dos Mistérios que se torna o "Ser Humano deste Mundo" que procura aFilha, Ela se torna a “Esposa da Busca” ou a Companheira do Outro Mundo, que, em conjunto com ele, produz a Criança.Iniciações Femininas realmente realizam esse mito em um nível mais imediato, assumindo o papel da Filha as própriasiniciadas, buscando daí a união espiritual com o Deus Escuro abaixo, (que se torna o Marido da Busca, e no devido tempo,revela-se a elas como o Senhor da Luz). É desta maneira que a criança nasce de sua união

44.

O Resto dos mistérios Femininos envolvem o segredo, a base interna do feminino – O poder da maternidade e da geração,que é incorporado em cada mulher; os poderes da lenta, criação constante da vida, e a existência contínua de vida. A baseestável e firme da força feminina é a espinha dorsal das sociedades humanas; ela está ligada à estabilidade da tribo, famíliaou casa. As mulheres, que naturalmente incorporam a Senhora / Filha, e, portanto, a fonte de Todos, e do Destino, sãovistas como tendo naturalmente muito mais contato com os mistérios mais profundos da Arte e as coisas que elas(Dama/Filha/Mulher) simbolizam, como o ato de fiação, a terra e a lua.

Somente fêmeas passam o DNA mitocondrial para seus filhos; Mães, portanto, têm uma relação especial e única para comseus filhos, que lhes confere o status sagrado na tradição de serem os membros da “Roca da Linhagem”, ou os meios pelosquais os Espíritos Ancestrais voltam a encarnação. Era a "linha vermelha", “O Sangue Bruxo”, ou a "Linha do Ventre" dafamília da Mãe que os mortos usam para re-entrarem no tempo serial sob a forma de seres humanos renascidos; Este é um profundo mistério que é central para a importância do aprofundamento do Feminino.

Os Mistérios Masculinos

Os Mistérios Masculinos têm sido quase sempre discutidos nas seções anteriores; apenas um toque-se é necessário aqui.Os mistérios Masculinos giram em torno do fogo, e a descida do Portador do Fogo no reino da mortalidade, dele (seu)fusão, encarnação, experiências e ordálias e finalmente morte, renascimento e triunfo. O Senhor do Fogo e da Luz, o Filhodo Pai, não pode e não triunfa sem a força do feminino para atuar como sua base sólida, sua fonte suprema, bem como osobjetos de seu amor perfeito, e, finalmente, como seu curador e Redentor, como veremos.

É claro, Os Mistérios Masculinos têm sua origem na figura primordial do Deus Chifrudo, o Pai; e a Paternidade, em seusentido mais profundo e básico, é um tema importante. Mistérios da fertilidade, ligado ao signo do falo e até mesmo a umraio, chuva e trovão. Mas estes mistérios, a da sobrevivência biológica e propagação, são apenas a primeira jogada; osurgimento, evolução e entrada da fogo e luz, e portanto, sabedoria e Arte, para a humanidade e o mundo humano, é o foco

central.Ferreiro, uma tarefa e arte tradicionalmente masculinas, foi a melhor Metáfora e representação global para arte Masculina,usando a criatividade, a vontade, habilidade, e fogo para moldar o minério bruto da terra em metais preciosos e tesouros.Esta é uma grande metáfora para a habilidade do Homem de usar o Fogo e a Palavra para moldar o mundo, para ser umcriador de si mesmo, não apenas um ser criado ou criatura nascida.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 15/33

Page 16: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 16/33

O Filho do Pai, ou a queda do Portador de Luz na matéria, a descida santificada e o despertar da chama dele no comum barro da motadalidade, é também o “ponto "em que ele entra na experiência humana, e tem que se submeter, não diferenteda filha, a todas as vicissitudes do Destino, e a todos os terrores e maravilhas do Destino inteiro da humanidade.

Ele sacrifica a si-mesmo, para que disso, uma grande emersão possa proceder, a uma grande regeneração, até que ele  possa ser elevado em grande esplendor, purificado e glorificado por suas ordálias. Seu sacrifício na matéria e sobre odestino de Vida e Morte é uma Alta harmônica para o sacrifício do Ego ou do menor Self para o maior, escuro edesconhecido Self na Iniciação do Outro Mundo, e como a iniciação do Outro Mundo, não é totalmente terminada até que o"círculo seja completado" e glorificado a essência retorne à sua fonte.

Sacrifício neste sentido é o verdadeiro coração dos Mistérios Masculino, e elas são fáceis de ver em muitas harmônicasmitológicas, especialmente, como eu disse antes, nos “cultos locais do Rei do sacrifício", em que o foco localizado estava naregeneração de colheitas e de vida animal. Essas coisas devem ser vistas apenas como expressões em miniatura daregeneração do tempo e do mundo inteiro, e de todos os seus habitantes.

Quando a criança, ou o Filho da Luz, primeiro emerge, Ele é mitologicamente e freqüentemente roubado, assassinado, ouameaçado, de tal forma que ele desaparece e é mergulhado no caos, a informe escuridão do Submundo / Outro Mundo, oué simplesmente escondido. Seu resgate ou renascimento, e subseqüentes preservação, só acontece quando a Dama, sob aforma de Senhora Sabedoria, toma medidas para preservá-lo e garantir seu retorno – na mitologia grega, a CriançaDionysos, depois de ter sido desmembrado pelas forças do Caos na forma dos Titãs, tem seu coração tomado por Athená,

(Sabedoria) e a ela, o Coração dele é dado a custódia, onde é usado para regenerar o menino-bebê, para que ele possacrescer e voltar triunfalmente para redimir e regenerar todos.

Desta forma, Divino Feminino atua como a garantia da sobrevivência da Criança, da mesma forma como, em temposanteriores, só as mulheres podem garantir a sobrevivência de qualquer criança.

O Housle, Mistério em substância

Agora que eu coloquei as notas necessárias para uma compreensão mais profunda do Housle, nós podemos começar ocoração de nossa discussão.

O Housle é o Ritual ou Sacramento que incorpora todas as idéias e mitologia que eu tenho falado até agora. Ao fazer isso,É também o simbólico, (e falando mais eternamente) culminar real do padrão universal.

A razão para isso é assim é de modo enganoso simples - porque no Housle, a Mitologia, e todos os seus símbolos e

metáforas, e a essência dos seres por detrás deles, são transferidos para o mundo da substância.

As substâncias todas do Housle têm um paralelo perfeito com toda a mitologia que estamos descrevendo. As interaçõesquímicas dessas substâncias, da planta até substância química, tudo conta a mesma história, como ele foi pensado a partir do padrão universal, naturalmente, estava escrito nas páginas da própria Natureza - porque a Natureza é a FONTE do padrão, a fonte de tudo.

O Housle, como todo o ritual, pode ser levado em muitos níveis - em um nível verdadeiramente fundamental, o Housle atuacomo uma "combinação" de sacramento, em que as forças sobrenaturais e os participantes humanos estão unidos; Esta é asua principal função religiosa, e outro eco do "casamento do Outro Mundo e Deste Mundo " falado acima, que pode, por  pratica e Destino, conduzir ao nascimento da Criança da Regeneração e Renovação.

Mais geralmente, a induza "união" provoca uma identificação mística dos participantes humanos com os seres a quem o

Housle é dedicado, que tem seu próprio uso vital, por razões "mágicas" como também, por razões de adoração. Não importacomo você leva e entende o Housle, ele é verdadeiramente um um rito de transformação.

Mas há um nível mais profundo de todo o processo - e isso é, é claro, o ponto deste ensaio. Entendendo as camadas mais  profundas do Housle, pode * também * trazer as mais profundas transformações. Outra razão para compreender averdadeira profundidade da Housle é adicionar um profundo sentimento de reverência a ele, para isto contenha e incorporar todos os mistérios mais profundos dos nossos antepassados pagãos.

Comecemos por olhar para alguns paralelos entre as substâncias do Housle e a profunda Mitologia que está em seucoração.

Pão e Vinho

Pão e Vinho são utilizados no Housle padrão, embora hidromel também seja usado às vezes como uma substituição para o

vinho, por razões que vamos discutir. O pão e a bebida são supostamente para ser "escuro" ou "vermelho", principalmente porque é a "comida" dos mortos, a comida do mundo dos mortos era tradicionalmente considerada vermelha; as sementesde romã, que sempre foi uma fruta associada ao submundo e os mistérios femininos, era vermelhas; a própria filha comeusementes de romã, enquanto no Submundo no mito grego.

A cor vermelha era tradicionalmente associada com sangue e não só com a vida, como também com os doadores

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 16/33

Page 17: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 17/33

 primordiais da vida; algumas tradições se referem à Senhora como a “ Mãe do Sangue". Os antigos nas ilhas britânicas àsvezes eram sepultados com seus ossos ou corpos pintados com ocre vermelho ou alguma outra coloração, bem como osossos de animais mortos, como veados, que a comunidade consumiu, para garantir que os mortos voltariam à vida.

O "Refeição Vermelha" é outro nome para o Housle, e isso é facilmente explicável. A vida come a comida dos mortos,tornando-se "como mortos" eles mesmos, de modo que os mortos possam comer o alimento da vida. Há dois sentidos de  partilha e de regeneração ocorrendo, em um nível. Mas tudo desta conversa é só uma velha verdade da sugestão

“necromânica” para o Housle; estes mistérios existem no Housle juntamente com o que nós estamos discutindo aqui.Antes de ir para o simbolismo do pão e do vinho, temos de discutir as origens do pão e do vinho – e a resposta a esta pergunta ou origens é conhecida de todos; vinho vem da uva, e o pão de trigo.

E aqui vamos começar a construir paralelos:

A própria Terra representa tanto a Mãe de todos, e o Pai da Terra, a força de impregnação da Natureza; A Terra e Águasão os "Pais Primitivos."

As vinhas de uva e o trigo são "Crianças" dos pais Primais. Como nos mistérios grego, Se Deméter era a Terra, Perséfoneera o grão ou o trigo que cresceu a partir do grão.

As vinhas de uva e o trigo / cevada são as crianças. Eles ocupam o mesmo lugar no Housle como a Filha ou o Filho /Portador de Luz ocupam na mitologia.

Temos visto como tanto o filho e como a filha (e todas as almas humanas) tem de sofrer muitas tribulações, dores,nascimentos, mortes e viagens durante todo o seu predestinado envolvimento com o mundo. Vimos também como amitologia, que mostra uma realidade divina, uma brilhante e radiante Criança ou a perfeição que surge da soma daquelaexperiência, uma criança que é totalidade e a perfeita encarnação do Fogo divino ou essência da realidade, que é passadoem vários graus de força e manifestação dos Primeiros Pais à seus Filhos, e depois para a Criança Perfeita.

A Uva é associada com a masculinidade e o Filho (pense em Dionysos de mitologia grega, e sua tradicional associação coma videira) devido ao fato de que a uva é uma vagem de semente, cheio de sementes, não muito diferente de um testículocom esperma dentro dele. A uva é tomada, amassada, pulverizado e submetida a uma grande ordália, até que a“culminação” resulte no processo do vinho.

O Trigo e o grão está associado ao feminino, por razões mitológicas, principalmente, porque quando o grão é colhido e

levado e colocados através de sua própria ordália, a esmagação, trituração, moagem e panificação, a “Culminação” desse processo resulta em Pão. Redondos amores escuros, como a própria Terra.

O Trigo-Filha e a Uva-Filho ambos sofrem as suas ordálias, e assim como o Filho emerge como o Filho da Luz, o mesmoacontece com o vinho que surgem a partir da uva; da mesma maneira que a Filha dá à luz a Criança de Luz, o mesmoacontece com o Pão que vêm do grão.

Ambos, o Pão e o Vinho, representam a Criança. Vamos discutir isso mais na seção abaixo, mas primeiro, vamos olhar mais uma vez no paradoxal e ainda organicamente simples relações entre estes seres:

Assim como o Grão e a Uva não é a mesma coisa que a terra que cresceu fora deles, e mesmo assim, verdadeiramentenão podem ser separados da terra, para isto confia na terra como sua fonte principal, e trazem a vida da terra dentro deles,da mesma forma o Filho e a Filha não são a Grande Mãe ou Grande Pai, e mesmo assim, eles verdadeiramente não podemser separados da Grande Mãe ou do Grande Pai, como eles confiam neles como sua fonte principal, trazem o Ser e a Vidade seus pais dentro deles.

A Criança tem a mesma relação para com as Crianças que a precede: A criança não é o mesmo que sua mãe, e mesmoassim, ela não pode ser separada dela, porque ela confia nela (e as ordálias pelas quais ela passou) como a sua fonte principal, e tem a vida dela dentro de si em algum nível; e a Criança não é o mesmo que o Portador de Luz que caiu, emesmo assim, ele É o Portador de Luz, em um novo estado aperfeiçoado, como se fosse uma segunda vinda ouressurreição / reemergência. A Criança não poderia ser feito sem a queda do Portador de Luz e as ordálias, e mesmoassim, eles ainda não são os mesmos.

Pão e Vinho não são Trigo e Uva; eles são outra coisa; e mesmo assim, eles não são verdadeiramente separados, nem podem ser separado quimicamente, de Trigo e Uva. Diferentes, e ainda assim os mesmos; um paradoxo cuja realidadeeterna e resolução deve ser fácil de ver e aceitar agora.

A Criança Alquímica nascida da Alma humana durante suas ordálias, (ordálias que são expressas no Destino, na Iniciaçãodo Submundo, e também simbolizada na totalidade pelo "casamento" com o companheiro de outro mundo) NÃO nasce comajuda do ser humano – porém, como a alma humana se purifica, e, finalmente, supera as limitações que permaneciam nela,(assim, simbolicamente, derrotando as forças do caos que "ameaçam" a Criança) ela percebe que a Criança é, um fato, nomais profundo do seu Self, e assim o processo está completo.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 17/33

Page 18: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 18/33

A Química Transcendente

Temos que voltar verdadeiramente para um tema central - o do Fogo. Como já foi dito antes, a realidade “central” por tráse dentro de todos os seres e dos movimentos do Destino é o Fogo Sábio, ou o Fogo no coração da realidade. Este fogo nãoé apenas o Fogo-Desejo, o milagre de criação de substância do que nós (e todas as outras coisas) somos feitos, a divinaessência, a Verdadeira Vida, mas aquela pequena substância da consciência que permite o Ofício e a Arte. A Plenaconsciência que conduz a apoteose completa, a plena consciência de e se fundir com a realidade divina que é a única

verdadeira e real realidade de tudo, inclusive nós.Este "Fogo" começa no infinito e no incognoscível que está além ou “oculto” antes da Antiga Noite do verdadeiro “começo”- assim a última e infinita fonte do Fogo não é alguma coisa que qualquer um possa conceber ou até mesmo sobre eladebater. Mas, surge ATRAVÉS do destino, como tudo mais, emergindo eventualmente em muitas formas inteligíveis,sempre se movendo para baixo e para fora através dos ciclos do Destino

45, através de suas muitas ordálias e

transformações, finalmente emergindo na sua forma perfeita - e, neste ponto, ele retorna para sua fonte e é o "fim" do ciclocósmico e sua regeneração.

As Oferendas do Pão e do Vinho falam uma estranha língua de Transcendência, porque são imagens perfeitas daigualdade-como-Perfeita Criança. As razões são muitas.

Parte do Mistério tem a ver com a fermentação. Fermentação e Transcendência possuem uma relação, como segue:Começamos com a Fonte, ou a Senhora /Terra em Si-mesma, e tudo o que as fontes, implica: as últimas origens escuras, eo verde da terra em si. Enlaçado dentro destas origens está o Fogo crú e primal. Uma Criança nasce, neste caso, a Uva davideira, que é o "Filho" da origem, e da mesma forma, um portador do Fogo, uma expressão dele, que o contêm, no entanto,o Filho é de uma forma mais específica, caráter menos "Crú" ou primordial. Filho que sofre as ordálias de destruição etransformação, e das ordálias, uma Criança vem – o Vinho.

A Criança, ou Vinho neste caso, é a terceira e última parte da cadeia, e o final, expressão perfeita, a mais "evoluída"expressão do Fogo, que ele também carrega e exibe agora. Quando o vinho é colocado na língua, o fogo pode até ser "provado" e sentindo. Se bastante disto é consumido, uma alteração da mente e do corpo se realiza, um tipo de estado detranse sonhado; os fogos das paixões do organismo são estimulados por ele; uma certa lascívia e prazer.

O vinho, ou qualquer uma das “crianças”- como o pão, cerveja, ou hidromel, é a "terceira" coisa; não são as de trigo, as dauva ou as do mel, que agiu como sua fonte, e ainda assim, eles não podem ser separados de suas fontes, mais do que suas

fontes poderiam ser separados da “SUA” fonte original. O vinho, o pão, a cerveja, o hidromel, todos estes produtos finais,que representam a "Criança", em substância, são os elementos Transcendentais.

Eles são chamados de "transcendentais" porque quando você olha para eles, só eles elevam-se fora e além da dualidade deonde vieram: Se as origens Escuras, os Grandes Pais, são a realidade negativa, e a partir da realidade negativa, surge oFilho e Filha, as expressões positivas ou realidades, ou os produtos finais, ou a "Criança” substância, provenientes de ambosos aspectos positivos e forças negativas antes deles, mas são realmente diferentes de qualquer um deles. Eles são ostranscendentais, “intermediário”, não positivo ou negativo, mas ambos e nenhum, e algo mais além - eles são de outromundo; o cumprimento e resolução de todas as dualidades e forças que vieram antes.

Mel e Hidromel merecem menção especial aqui, porque Hidromel é uma bebida muito especial. Foi considerada a bebidados Deuses de muitas culturas pagãs Européias, por algumas razões muito especiais. Nenhuma substância mais quehidromel mostra ser mais “completa” ou realidade natural transcendental que hidromel; Isso é porque ele é feito de mel, que

não é criado na terra, nem no ar, mas em colméias que estão suspensas entre o céu e a terra. A Terra atua como a “FonteMãe” do pólen que faz mel,porém, a "Filha" é o próprio mel, que brota da colméia - a "colméia" e é governada por umagrande Rainha, uma Abelha de Rainha, que sempre foram tomadas por culturas pagãs para simbolizar a própria Senhora.Daquela Filha-Mel, após ter sido submetido as suas ordálias, vem a Doçura, pura e dourada criança ígnea do Hidromel.

A verdadeira doçura do hidromel, sua cor dourada, e suas origens em um simbolicamente poderoso lugar “intermediário”entre a terra e o céu, nas mãos de uma Grande Rainha e seus servos, deu ao hidromel a reputação por ser a comida ou bebida dos Deuses desde o tempo fora da mente. A Criança Cornuda representa a imortalidade e a perfeição da divindade,foi descrita como dourada, como era as maçãs das Ilhas Ocidentais, descrito como dourado, e elas também concediam aimortalidade e renovação. As Maçãs de Iduna

46com as quais os Deuses do Norte renovaram sua juventude eram

igualmente douradas.

Quando os filhos da terra que chamamos de Uvas e trigo crescem da terra, a Filha-Mel “nem vem da terra e nem do céu”.Hidromel era, por esta razão, visto como especialmente potente como um símbolo alquímico como um dos símbolosquímicos da imortalidade, divindade e transcendência. Há aqui um grande mistério.

Agora, antes de nós começássemos a arejar esta discussão até nossos pontos finais, podemos fazer as seguintesobservações: Nós estabelecemos firmemente os muitos níveis de profundidade das relações simbólicas dos componentes

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 18/33

Page 19: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 19/33

Housle, e os chaves espirituais fundamentais da Velha Arte, e até mesmo a chave de antigos padrões mitológicos.

Como nós "executamos tudo isso ao mesmo tempo"?

Qual é o elemento final?

Como fazer esta ligação diretamente na atualidade, alicerçado no nível do desempenho do próprio Housle?

Isto leva-nos todos de volta para onde nós começamos: na noção da "culminação" do mundo-ciclo, e do universo, e sua purificação por fogo e re-nascimento. O Sacramento do Housle não está fazendo nada mais nada menos do que mostrar que o padrão do Universo quando atingir sua culminação e renovação.

Um esquema elementar pode ser aplicada a toda a evolução do Fogo da Realidade, a partir do mais grosseiro ao mais sutil:A “fonte” ou Grandes Pais pode ser representada pela Terra e pela Água; o Filho ou Filha pelo ar, e a Criança pelo fogo. Na culminação, o Fogo retorna à sua fonte, para purificar-se e renovar-se - Última retorna para Primeiro, Ômega para oAlpha, o Fogo retorna para a Terra e para Água

47. A fusão da Fonte com a Criança, o Mortal com o Imortal, santifica e

"eleva" o mortal para o renascimento dele como um imortal48

. O Último se torna o Primeiro novamente, e o Primeiro setorna o Último.

O Corpo é uma criatura de Terra e Água. As palavras que você usa no Housle são de ar; as substâncias ígneas do Vinhoou Cerveja inglesa ou Hidromel ou Pão, são elas próprias a Criança. Em retorno o Pão e o Vindo do Housle, pelo seuconsumo e absorção, "pelo" seu corpo, e conseqüentemente para a Terra e Água, faz com que você esteja "completando ociclo", o que purifica e renova você.

A Terra e a Água renovadas, o Mortal Regenerado, se tornaram Terras, Águas e Mortais DE FOGO - tiveram suasaparências mortais e elementos queimados no fogo do transcendente, deixando apenas a essência pura, deixando o que aCriança representa. Tudo o que resta é a perfeição que havia antes de Destino começar um sistema mundial novo; A Idadede Ouro é restaurada, o mundo feito novamente.

 Na balada de Thomas the Rhymer 49

, as frutas nas árvores de Elfhame são consideradas venenosas em seu estado natural.Elas tiveram que ser transformados pela Rainha de Elfhame em vinho e pão, tonando-as seguras para que Thomas pudessecomer. A força primordial do fruto era mortal, até que foi transformada, pela devoção de Thomas para com o feminino

redentor, no Pão e Vinho do Housle.Simbolicamente, isto está dizendo algo que deveria ser bastante fácil compreender agora – A fruta (Uvas, trigo, ou qualquer fruticultura a partir do solo) é da polaridade "positiva", e a terra em si é da Negativo; para comer as frutas cruas no seuestado natural, enquanto no Secreto Mundo de Elfhame, é escolher a morte, porque em Elfhame, tudo o que aparece é osímbolo de uma força externa, e as forças que as frutas cruas representam são os "Pólos positivos" de qualquer dualidadeorgânica. Para escolher viver em um mundo, ou ser envolvido com uma cadeia de experiências de Destino em quedistinções como “Mortal e Imortal”, "Bom e Mal", “Vida e Morte” e "Certo e Errado" são dominantes, é a escolha de ser mortal, e preso pela comum mortal percepção dualista, e, eventualmente, de escolher o dia de morrer.

Mas quando a Rainha transforma as forças primais da vida, encarnada pelas Frutas, em suas formas transcendente – Pão eVinho, eles não são mais "a Dualidade das forças da vida e da morte" - Agora, eles representam o VERDADEIRO estadoimortal - o que não é “nem isso ou aquilo

50” - é um terceiro estado misterioso que está separado de todas as dualidades, e

mesmo assim, misteriosamente a eles relacionados.

Ele é (como Thomas viu então, depois que ele comeu o Housle com a Rainha) a Misteriosa "Terceira Via" entre o Caminhoque conduz à vida e à estrada que leva à morte. O terceiro caminho é o caminho que a Companhia Oculta segue, ocaminho do Mestre – Homem e da Mestre-Mulher – Ele é a via oculto que a o Caminho-Bruxo revela para aqueles queentendem

51.

Para verdadeiramente existirmos, temos de ser consciente do que REALMENTE "somos", e não sermos apenas umaindividualidade, nem tão pouco sermos apenas "um com tudo". Pois isso é apena dualidade, nenhuma das quaisverdadeiramente resume o que nós "somos". Mesmo assim, nós somos ambos essas coisas, porém, mesmo assim, nós nãosomos completamente nenhuma delas, porque somos algo ainda maior, uma terceira coisa misteriosa, a qual a Criançarepresenta. E o Housle é a chave para tudo isso.

O Verdadeiro Relacionamento do Fogo para como o Homem: O que o Mestre FezE agora, chegamos ao nosso primeiro ponto final: que é a relação entre o Fogo e a Humanidade, e realmente o que oMestre fez por nós.

Muitos Praticantes da Arte pensam que somente o gênero humano "possui o Fogo". Entretanto, isto não é correto; o fogo

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 19/33

Page 20: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 20/33

existe em cada um, em toda criatura, e em tudo, nas pedras, nos ventos e nos espíritos52

. O que é que o Mestre "realmente"fez então? A resposta é Bastante simples. O dom de Mestre para a humanidade foi uma expansão de CONSCIÊNCIA da presença do Fogo. Isso é uma verdade sutil e um ponto muito importante.

Destino está acontecendo, Destino não pode ser parado. Destino não pode ser "modificado", como normalmente pensamosacerca da palavra. Nenhum de nós é apenas "participante" no Destino; Destino não é uma série de coisas que estão“acontecendo à nós"; a realidade é que nós SOMOS Destino

53. Nós Não podemos ser separados de Destino em qualquer 

nível54

,e nossa mais profunda realidade é, como já dissemos antes, uma vertente profunda do Destino, um mistério que amente racional não pode tocar ou compreender.

Quando um ser com um cérebro, um animal, por exemplo, está experimentando a vida e o fluxo de Destino dos quais nãosão isentos, (pois nenhuma coisa é isenta), o animal só pode experimentar a consciência dos objetos e as forças em tornodele COMO esses mesmos objetos e forças - o animal pode ter uma habilidade rudimentar para abstração,( alguns animaismais do que outros) porém nenhum animal tem a habilidade maior do que os seres humanos, pois nenhum animal é tãodiretamente, sem que lhes tenha ensinado, interiormente consciência do Fogo Sábio como o animal humano.

Um animal não tem escolha, para ver e experimentar as forças do mundo e Destino como absolutas na sua consciência;têm apenas CONSCIÊNCIA DO objeto sensorial, e instintivamente reagir de acordo com eles.

Mas um ser humano, por outro lado, tem um dom especial, uma forma especial de experimentar os mesmos objetos

sensoriais - os seres humanos têm "um outro" nível de consciência acrescentado da consciência animalesca básica - osseres humanos podem estar CONSCIENTES do fato de que estão CONSCIENTES das coisas. Essa é a chave. Quandoum animal está consciente das árvores em torno dele, ele experimenta isso em sua consciência apenas COMO árvores. Osseres humanos podem estar conscientes do fato de que eles estão conscientes das árvores; em resumo, Os seres humanos podem ser conscientes de sua consciência como as árvores, aonde os animais simplesmente experimentar a consciênciadeles "como" árvores.

Objetos da consciência têm uma relação profunda e unificada ao perceber a consciência de si mesmo; consciência é comoum espelho para os objetos da consciência. Neste ponto a vida animal é a vida a olhar para o espelho, jamais se  perguntando por uma vez sobre isso, os seres humanos podem estar cientes do espelho; eles podem abstrair suas mais profundas percepções longe dele, e perceber que eles estão realizando isso.

Este dom estranho leva a uma série de outros poderes, como a linguagem e a imaginação. Ele também tem uma

 propriedade única que temos de falar de agora - o poder de fazer contato com as realidades mais profundas. Esta qualidadeé também o que dá a consciência humana a capacidade que tem de agir como um canal para as forças que os símbolos dosMistérios escondem e representam à nossa mente consciente

55.

Antes de nós mergulhássemos nessa discussão, vamos dizer mais uma coisa, e utilizar o nosso o exemplo de "esquemaelementar" que nós usamos para dar nossa opinião acima: A Terra e as Águas representam a consciência básica que todasas coisas compartilham. O Fogo representa uma queda transcendente de uma nova ou evoluída consciência. Quando aoshumanos do barro foi dada a queda de Fogo pelo Mestre nas primeiras manhãs do mundo, um nível adicional de 'potencialde abstração da consciência' tornou-se uma parte do fluxo mental da humanidade

56. Este potencial, como veremos, é um

 portal para o transcendente, uma semente adormecida da divindade, esperando por consciência e compreensão para fazê-laflorescer pelos processos irrefreáveis do Destino

57 .

O Padrão Mítico é a Porta; Consciência e compreensão das ChavesConsciência, como eu disse, tem uma profunda relação com os objetos da consciência. Se você tem uma capacidade paraabstrair e manipular sua própria consciência, você tem uma capacidade para experienciar as forças imutáveis do Destino eda vida de muitas maneiras diferentes, e, ao que parece, uma habilidade para jogar um pouco de seu próprio peso e fazer sua permanência em Destino e no mundo muito mais confortável e seguro. Você pode construir casas e fabricar armas, aoinvés de dormir no chão na floresta, onde os predadores podem encontrá-lo

58; a lista é longa. Isso não significa

necessariamente que você tem "mudado Destino"; estava Destinado que os humanos tivessem esta consciência estranha eo que nós faríamos estas coisas incríveis com ela.

Mas a consciência, ou a percepção de nossa consciência especial, e sua relação com os processos da Realidade, dá aoobservador uma escolha especial nova, quando ele encara as linhas de Destino, e o grande espetáculo de forças e marcado por continuas mudanças dos processos que chamamos de nosso mundo. Ele dá á uma pessoa o privilégio de tomar uma

decisão consciente de escolher estar consciente do Destino, para "participar conscientemente" de Destino, com plenaconsciência (disso) 

59. Isso significa transformar a força da consciência sobre a totalidade de sua condição, se de forma

 perceptiva "interna " ou "externa" destituído de reservas, e sem tentar se concentrar em apenas um aspecto ou lugar.

Você tem que descansar neste esforço suavemente e permitir isto seja seu ser, pois é o caminho do mais profundo do seu

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 20/33

Page 21: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 21/33

ser uma vertente do próprio Destino60

; apenas a consciência, sem manipulação consciente da consciência ou estreitadofoco. Só a consciência permite fluir livremente e abraçar todas as coisas.

Quando uma pessoa faz isso, expande o fogo (na) consciência, o qual sempre “toca” e “é um” com os objetos e as forçasque percebe "no mundo em torno dele", pode estar então consciente de qualquer outra coisa: Perfeitamente pode ser, comnaturalidade consciente do movimento das forças, e pode trazê-las dentro (de si) SEM SER LEVADO por elas.

A consciência pode, em um nível, participar de Destino, com absorção completa, enquanto, ao mesmo tempo, em outro

nível, não ser absorvida de nenhuma maneira; pode ser completamente envolvida sem estar envolvida; ele pode fazer, semnunca fazer uma coisa. Podemos estar conscientes de que temos conhecimento, e descobrir uma nova “sede do self", queestá em toda parte e em lugar nenhum, e que não esta vulnerável as nossas tentativas de classificá-lo. O paradoxo do quenós “verdadeiramente "somos” se torna de repente um novo modo de experimentar tudo.

 Nós somos a quietude eterna no meio de movimento, E nós podemos reconhecê-lo e experimentá-la, agora mesmo. Nesteestado, podemos experimentar as nossas próprias vidas e mortes, sem nunca viver ou morrer. E um estado de realidade, deexistência, onde a pessoa não vive ou morre, soa como um bom negócio, como a descrita na mitológica "Idade de Ouro" noinício do cosmos, quando os seres humanos viveram felizes e livres, sem velhice ou morte.

Desta forma, usando nossa Fogo-Expandido e a consciência, podemos “reviver" todas as coisas em nossa vida, vê-lasnovamente, pela primeira vez, de uma nova perspectiva, apesar de ser parecida (ou igual em outro nível) com a mesma

coisa, mas com um adendo da "Espiral transcendental" da sabedoria

61

.Como podemos alcançar a promessa das mitologias?

Conscientização é a chave novamente, juntamente com a compreensão. Permitam-me repetir uma coisa que EU disse noinício deste ensaio:

“... Simplificando, identificando esta realidade, uma conscientização direta da mesma, faz a renovaçãoacontecer. Era como se a própria consciência desta realidade, por parte de um ser consciente,"completasse o ciclo", e de alguma maneira, permitindo que a sua mística de renovação da energia darealidade “atravesse a ponte” da consciência, impregnando a consciência da pessoa que tinhaconhecimento...” 

O Mito Padrão Universal é a sua porta, seu mapa. Você sabe que a Cosmos nasce, vive e morre para ser re-nascido e

renovado ciclicamente. Você também sabe que essa “linha do tempo” está longe de ser linear, que essas vida e morte erenovação de todas as forças realmente "existir ao mesmo tempo" de uma forma atemporal no coração de todas as coisas,incluindo você e sua consciência.

Sua VERDADEIRA CONSCIÊNCIA destas verdades já é sua mente fazendo o contato com elas; a realidade por detrásdessas verdades míticas já estão mescladas com você no nível da consciência, porque você já o fez uma parte de suamente COM sua consciência delas.

Porém, simplesmente estar consciente dos mesmos não é suficiente, porque apenas o conhecimento básico de mecânicadessas idéias não causa nenhuma transformação profunda da sua psique

62.

Entretanto, Se você entendeu o que eu tenho dito aqui, e se você entender como funciona a sua consciência, Você pode"re-experimentar" verdades míticas

63, no nível de compreensão, da mesma maneira como você pode "re-experimentar"

eventos diários sobre o nível de consciência. E "re-experimentar" Verdades mítico sempre significa ver algo alguma coisanova neles que você tenha perdido na primeira vez, e esse "algo" que você perdeu foi a sua relação com você, nos níveismais profundos e fundamentais.

Você pode ter esta nova re-experiência na maioria dos casos apenas por estar consciente de que você está conscientedessas verdades. Em vez de apenas estar consciente de que algo é verdadeiro, você deve estar consciente de que averdade faz parte de sua consciência, e que a verdade É você.

Quando você "re-experimenta" um tema mítico ou Verdade, já não vê apenas como um objeto de percepção, mas aceita-oatravés da compreensão de uma parte profunda de sua própria realidade, que na verdade é, uma característica da própriaessência do seu ser 

64- Você agora compreendeu ainda mais profundamente, e, a consciência subitamente aplicada, agiu

como uma "ponte", que permitiu que o próprio poder último da Verdade por trás das palavras, o poder da realidade, fluísseem você e inundando-o, para transformá-lo.

Em resumo, verdadeiramente entender alguma coisa, e ao mesmo tempo estar consciente dela, lhes permite empregar istoem um nível mais profundo; isso permite a você “entrar” em um nível mais profundo e transformar você.

 Na Arte Sábia65

, no nível sutil e eterno, e no nível misterioso, esta realidade se torna você e você ela, e pela primeira vez,você está consciente de que isso esta acontecendo – ou é essa a primeira vez?

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 21/33

Page 22: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 22/33

Esta Re-cognição66 

da Verdade é de fato algo que era você desde o princípio. O que você teve que apenas fazer usoconsciente da sua consciência para inaugurar a realização da transformação em si mesmo, e das lições "do Destino", o"Berço de Destino que balançou seu espírito infantil até a maturidade" fez seu trabalho.

Escolhendo estar consciente e plenamente consciente do Destino e da realidade no coração de todos, você se funde comisto. Destino afinal era significante apesar de tudo; a consciência participando percebeu alguma coisa um dia (um dia após oFogo ter sido dado a humanidade pelo Mestre): ela percebeu que estava participando de nada menos do que da Apotheosis.

De onde a Apotheosis vem?

Ela vem do FATO de que o cosmos, bem como, o fenômeno chamado "Você", possui em seu coração o Fogo da Realidadeque sempre se renova, que supera morte e destruição.

Compreender a função do Fogo, e estar consciente de que com o seu sentido recentemente expandido de consciência, que permite um novo, e apropriado foco, que faz com que a realidade do Fogo “atravesse para” todas as fases de seu self, deuma maneira que agora você pode experimentá-lo, onde você não poderia vê-lo antes, porque você não estava conscientede que estavam consciente – em tom de brincadeira, (podemos dizer que) parece que você estava sentado "demasiado  perto" da tela para ver realmente a grande pintura (no quadro). Mas a partir do momento que você “volta para trás” e“amplia” a perspectiva abstrata, Você pode ver e sentir a presença do poderes as transformações que ela está semprefazendo no coração de vocês

67.

  Neste ponto, você mesmo se libera “para” o mito, sem palavras, com irrefletida liberdade, e permite que o poder darealidade para trabalhar, no mistério, para a sua transformação. É aqui onde você deve ir, (e neste ponto eu paro de tentar descrever o difícil processo, que em última instância é indescritível). Você já se deixou ir (para), e permanecer naconsciência.

O Todo- Renovador Fogo de realidade entra em seu ser, em sua consciência, e transforma você, a penas um caminho e Elesabe como - através da purificação e de renovação de você, través da queima viseira (para cavalos) moral exterior que fezvocê deixar de realizar o que você “verdadeiramente é" e não um subalterno da vida ou morte. Dessa perspectiva, Ele vaifazer você perceber como "Tornar-se imortal". Mas isto também, simplesmente é uma Re-cognição de Verdade.

Você terá morrido nas chamas e terá sido renovado, e desde que você tenha "morrido", e entendido que fora do caminho,as duras mortes do Destino, como sendo apena um terminação das perspectivas limitadas, só terrificante para o egoconfuso, não podendo jamais prejudicar você novamente, nem as forças do Amor forçá-lo a vagar da vida para a morte [e] para vida novamente, sem o seu consentimento, pois agora, Você pode conscientemente ver para onde você está indo, e,ironicamente, Destino permite mais espaço para se movimentar, uma vez que você perceber que de fato realmente nunca é"movido”.

Um Mistério Ordenado e Absorvido

E agora, algumas palavras cruciais e finais sobre o Housle, e como ele ajuda neste processo que estamos discutindo.

Por um Housle, afinal?

Como funciona o ritual de comer e beber, mesmo se o conteúdo da refeição estiverem harmonicamente ligados a todosesses seres e forças, nos ajudará a alcançar a realização destas realidades mitológicas dentro de nós mesmos?

Simplificando, o Housle traz em um nível adicional de "reforço" para a mente e compreensão. O Housle remove a confusão

de apenas tentar "meditar" sobre tudo isso e dá-nos algo significativo e concreto para ligar aos nossos esforços.Mas ainda há mais que isso.

O simbolismo Housle tem muito poder inato, como resultado da sua relação profunda com as forças centrais do cosmos;como vimos, a Housle pode ser praticado em muitos níveis.

Cada detalhe do Housle é um livro profundo, e fala da perfeição. Nós analisamos o que os vários ingredientes representam,e ao que eles estão ligados; Mostramos como o corpo que consome a 'Criança' sob a forma de pão ou o vinho

68está

mostrando a renovação da Fonte, a Terra, o Cosmo, e até mesmo a Consciência pela presença do poder renovador nocoração da realidade, representada pela Criança Cornuda.

 Nós vimos como a Criança é na realidade percebida como o “Ser Psíquico” transformado dos participantes do Housle, e,como nos mitos, a Criança "eleva", a "Terra", a Mãe, ou a fonte, que é outra maneira de dizer a consciência, e a mente, e o

Ser da pessoa que seguiu o padrão do mito universal e completou o ciclo, comendo e bebendo, devolvendo a Criança àfonte, para que ele POSSA imortalizar a fonte e renová-lo. Para isso, nós mostramos que nossa consciência especial pode  permitir-nos enfrentar esse simbólico mistério do drama / ritual não apenas no nível básico, mas participandoconscientemente nele, com total entendimento e consciência, nós podemos nos fundir diretamente com a realidade por detrás dele, alterando para sempre o nosso Destino, nosso fardo, renovando e transformando nossas mentes e seres, e

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 22/33

Page 23: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 23/33

fazendo isso superamos o destino da morte. Ao comer e beber, você está simbolicamente "completando o ciclo",simbolicamente mostrando o culminar da mitologia, a re-absorção e renovação; e este verdadeiro ato, e o princípio damitológica por detrás dele, faz com a consciência de quem é consciente, pelo mistério, uma parte da contínua e eternaRegeneração.

A Dama irá colecionar os “corações” daqueles que verdadeiramente se fundirem com as Verdades Míticas por detrásdeste rito, e verão que eles serão restaurados após a "morte", não importa que tipo de morte que estamos a falar - e dentroda luz da verdade que está sempre se renovando no coração de todas as coisas, mesmo que o céu cai e os mares nosafoguem, e até mesmo os fogos dos confins do cosmo, não nos pode “destruir”, pelo fato de sermos consciente disso nós NOS TORNAMOS indestrutíveis, sempre renovando o coração da vida e da existência, que é a única realidade. O Rito doHousle é a nossa maneira de declarar esse fato e mostrá-lo em todos os níveis, desde o mais sutil, até o mais material, sob aforma de uma refeição em torno de um altar ou uma mesa.

Fêmea Redentora e Macho Consagrador69

E agora por último: algumas pessoas olharam para o rito de Housle e fizeram uma pergunta muito boa, que merece umaresposta.

Eles viram que o vinho é simbolicamente uma substância masculina, e o Pão uma substância Feminina, mas notaram que aDama ou a filha é chamado para consagrar o vinho, e o Pai ou o Mestre é chamado para consagrar o pão. Por que é isto?

Simples, na mitologia, era o papel da Dama, na sua função final de "Dama da Sabedoria

70

", que “resgata" para si a CriançaCornuda, para renová-la quando ela estava em necessidade, e, para esse fim, retornou a ela para receber a salvação do poder dela, para receber sua terra.

A Dama ou a filha é chamada para conceder bênçãos para à Criança Cornuda, que é o Vinho, e providenciar que nissoencontre a estabilidade e sabedoria que Ele precisa para completar a sua tarefa de renovação, a qual ele faz. Sem ela, elenão poderia ter feito isso. E pelo poder que ele deu a cada ser humano, nos podemos levar adiante a sua realização, atravésdeste sacramento, regenerando-nos, e o nosso próprio mundo.

O pai ou o Mestre é chamado a consagrar o pão, porque é a força masculina que consagra a fêmea, e a terra, com o poder fertilizador da vida que permite ao feminino completar a tarefa da procriação; o céu fertiliza o chão, e o Pai Terra uni-secom a Mãe Terra para co-cria a sua abundância.

Mas mais do que isso, a benção do Pai/Mestre do pão mostra o padrão mitológico da Criança de Cornuda, a glorificadaessência da realidade ou do Fogo, retornando no passado para elevar a Terra, e todos os seres e coisas, para imortalidade,enchendo-os com a consciência da verdade última e purificando-os de todas as ilusões. É o melhor possível fim, e o inícioda melhor forma possível, tudo em um; a verdadeira resolução e renovação.

O Housle da Pedra Verde, ou o Verdadeiro Housle

Qualquer do Housle ou Ritos de Refeição Vermelha que Eu escrevi pode ser entendido, em muitos níveis, através das palavras neste ensaio, porém foi a Festa Wren Hill (Banquete de Colina de Carriça) que era é o "Housle básico" que foiusado como o "modelo de explicação" para este trabalho.

Como eu me esforcei para comunicar, o Housle é uma " substância corolário71

", uma harmônica física com a mitologia  pagã. Essa mitologia é em si uma harmônica, uma reflexão profunda dos padrões do Destino, ou o Mundo / Universo, anatureza da realidade; e o Housle é meio que você pode estabelecer uma ligação entre o seu ser, e aquela realidade.

Eu incluí outro Housle aqui, que é um mais alto harmônico do Banquete de Colina de Carriça, e que mostra, em um rito  breve, toda a mensagem deste ensaio, com a exceção de um elemento, o elemento que só você pode engajar -Conscientização juntamente com a compreensão. Através da conscientização, "ultrapasse" as palavras e movimentos, emesmo assim, não tente separar-se das palavras e movimentos, e realmente experimente um mistério-milagre neste Rito.

Lembre-se que a sua consciência unida com a compreensão o funde com a mitológica verdade–realidade no coração detodas as coisas, e através desta fusão, se você se deixar ir, Você pode mudar seu próprio Destino ou Sorte, para umamaior, mais infinito algo. Sua consciência combinada com a compreensão dos significados dos atos que você executa elesassumem um nova sentido de realização e apreciação na mente e sendo em um nível mais profundo, e isso causatransformações mais profundas.

Essas transformações, quando canalizada através de um mistério-rito como o Housle, pode levar a uma renovação que

 pode até mesmo vencer a morte e o Destino. Essa é a mensagem final dos mitos e as metas dos mais profundos mistérios.Até mesmo os mortos pode ser transformada por este Housle dado abaixo - ele tem o potencial para renovar os mortos,mais assim que os outros, por causa de seu “alto” foco “espiritual".

O tempo ideal para executar esta versão do Housle Standard é na estação Roodmas72

, quando a natureza mostra uma visãogloriosa da vida triunfante e renovada.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 23/33

Page 24: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 24/33

 No entanto, este Housle é destinado para a prática espiritual profunda, a qualquer momento, e é especialmente adequado para rituais praticados em nome dos mortos, ou o recentemente falecido. Se ele é for feito para o falecido, ou de um entequerido ou ancestral morto, então um o "transe" é parte do rito, e pelo menos uma pessoa que está participando assumirá aidentidade do defunto, delicadamente "abrindo-se” eles mesmos no todo-abrangente realidade-experiência do verdadeirotranse para a essência da pessoa morta sobre ou abaixo, e permitindo que as "linhas da fronteira" entre eles mesmos e ofalecido a tornar-se turva e sobrepostas. Desta forma, a pessoa morta pode participar, em um nível verdadeiramente real,neste Housle, que em si é a ocorrência de um verdadeiro e continuo milagre.

Algumas pessoas se preocupam com os perigos desta pequena prática espiritualista/necromântica, e para isso, Eu digo nãohá nenhum; este Housle é feito em nome do Filho de Luz, protetor que sela o rito e assegura que os mortos que sãochamados para ou pelo rito (ou os seus participantes) emergem como os santos, já purificados na luz dele.

Um copo de vinho tinto e um prato ou tigela de trigo ou pão de centeio é necessário para o Housle.

Os participantes Housle e o altar-espaço são preparados com o Líder do Housle invocando sonho acordado, ou um estadode transe de trabalho, e, em seguida, acender uma chama na área, abençoando-o com estas palavras:

“ SAI DO ESCONDERIJO, CRIATURA DE FOGO,

 SUA LUZ É APENAS UMA SOMBRA,

 DA GLÓRIA DA VERDADEIRA LUZ,

 A LUZ QUE VIRÁ DO ORIENTE COM O FILHO DA MÃE.

 BRILHARÁ AQUI COM A CONSAGRAÇÃO DA PAZ ".

Um sino é então soado para anunciar o início oficial da Housle.

O Líder do Rito pode usar um Arthame para consagrar o vinho e pão, mergulhando a ponta no vinho e pondo sua lâmina no  pão, alternativamente, Ele ou ela pode simplesmente levantar a taça e prato a cima dele, ou da cabeça ao dizer as

invocações da bênção do pão e bebida.A Bênção do Vinho:

 SENHORA DA SABEDORIA,

 REDENTORA DO HOMEM;

 DE CIMA, DEBAIXO, E MOSTRE,

O TEU PRAZER DE ABENÇOAR ESTE VINHO -

 POIS NENHUMA GLÓRIA FICARÁ SEM SABEDORIA;

 AQUELE QUE É EXALTADO DEVE PROCURAR A FONTE:

 POIS O PODER SÓ APERFEIÇOADO QUANDO RETORNOU PARA TERRA,

 REVELANDO A VERDADEIRA E ETERNA FONTE 

 DE ONDE TODAS AS COISAS FLUEM.

O Vinho deve ser abaixo e o Arthame deve mergulhado nele (se você estiver usando um);

Os braços devem ser cruzadas sobre o peito.

A bênção do pão:

FILHO DA LUZ,

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 24/33

Page 25: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 25/33

CONSAGRE ESTE PÂO

COMO VOCÊ CONSAGRA A TERRA

 E TODOS OS QUE HABITAM SOBRE E DENTRO DELA:

 ELEVE A ALMA DO MUNDO

 E COLOQUE SOBRE ELA A A COROA DO CÉU.

 SENHOR DA VERDADEIRA LUZ,

OUVE A ORAÇÃO HOUSLE 

QUE NÓS SEJAMOS ELEVADO VOCÊ.

 AINDA QUE OS MARES ATRAVESSEM SUAS FRONTEIRAS,

 E AS ESTRELAS CAIAM NAS ÁGUAS,

 PELA CONSCIÊNCIA DO MISTÉRIO,

 NÓS NOS LEVANTAREMOS EM NOSSA PRÓPRIA LUZ.

O Vinho deve ser inclinado e o Arthame deve mergulhado nele (se você estiver usando um)

O Pão deve ser abaixado e o Arthame deve ser tocado nele (se você estiver usando um);

Os braços devem ser cruzadas sobre o peito.

Então, de pé diante do Pão e do Vinho abençoados, apanhe os recipientes com eles e os segurando-os acima da cabeçadeclarando:

 EU SOU O ALFA E O ÔMEGA

 EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO

 EU SOU O DESTINO E O AMOR

 EU SOU A VERDADEIRA VIDA

 ISSO VEM DE TODOS ELES.

 Neste ponto, um corno pode ser soprado, ou um sino, ou em silêncio, os participantes podem meditar ou visualizar uma luzofuscante vinda do leste, brilhando sobre as ofertas enchendo-as de brilho e vida. Porém, Se essa imagem é meditado, o

 brilho e a vida devem ser vista como “brotando” de dentro das ofertas, e deve ser conhecido e aceito na mente, que estavida está vindo de algum lugar misterioso, "fora" do mundo, um lugar "que não está aqui e nem lá", e mesmo assim, é umlugar que não é separado do mundo, um paradoxal e escondido, ainda co-existente, real e eterno "terceiro" lugar, que é a base da resolução todos os mistérios e o coração de verdadeira "vida."

Após estes momentos de silêncio, após a corneta ou o sino, ou a meditação, o líder Rite mantém suas mãos sobre o cálice,ou segura-o nas mãos e diz:

 EU VEJO O MESTRE VINDO EM UMA GRANDE LUZ DO ORIENTE,

 E ELE ERA A LUZ.

 EU VEJO O TEMPO, O SOFRIMENTO E A MORTE PASSANDO

 SÓ A VERDADE PERMANECE.

 REUNIDOS EM TORNO DELE 

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 25/33

Page 26: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 26/33

 ESTÃO AS ALMAS SANTIFICADAS DOS QUE COMPLETAM O CICLO

 ELES SÃO A COMPANHIA OCULTO,

 A SAGRADA GRANDE ARMADA,

 DA LÍNGUA RADIANTE DO MESTRE VEIO PALAVRAS,

 E ELE TORNOU-SE A PALAVRAS DITAS.

 ELE DISSE:

"EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS."

O líder do rito oferece um gole de vinho para cada membro do Ajuntamento, com as palavras: "VEJA: EU FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS ",

A que a pessoa responde: " DA TERRA, VENHA FOGO"; - Depois toma um gole.

O Líder bebe por último dizendo: "  DA TERRA, VENHA FOGO, ANTES QUE ELE OU ELA O FIZESSE” 

A taça é então colocado para baixo, e o líder Rite mantém suas mãos sobre o pão, e diz:

 SAUDE A TI, TERRA,

 MÃE DOS DEUSES E DOS HOMENS!

 SEJA FRUTÍFERA NOS ABRAÇOS DO TODO-PAI,

 E SEJA PREENCHIDA COM ALIMENTO PARA HOMENS E ANIMAIS.

 LINDA, DRAPEJADA COM SEU VESTIDO VERDE, SOMBRIAMENTE TRANÇADO,

OS VENTOS E AS ÁGUAS TRANSMITEM SUAS PALAVRAS ABENÇOADAS,

 AQUELES QUE AO LONGO DOS TEMPOS, TU MÃE DISSE:

"EU SEMPRE DOU ABUNDÂNCIA E O CRESÇER,

 EMBORA MINHA VERDADE SEJA MUDANÇA."

O Líder do Rito oferece uma pequena porção de pão para cada membro da Ajuntamento, com as palavras: "MINHAVERDADE É A MUDANÇA",

A que a pessoa responde: " “O FOGO, VEM PARA A TERRA”; - e depois come.

O Líder come por último dizendo: "O FOGO VOLTOU PARA TERRA, ANTES QUE ELE OU ELA O FIZESSE”.A meditação final acontece neste momento, sobre a realidade da divina Criança, ou Última Essência que volta a sua fonte para santificar-se.

O Pão e Vinho do Housle em seguida, é levado então para algum lugar natural onde eles podem ser devolvido ao próprioChão;

Se este rito que está sendo feito for para uma ou mais pessoas falecidas, o remanescente do Housle deve ser deixados ousobre as sepulturas das referidas pessoas, ou em seu monumento, ou se ele não tiver alguma sepultura, deve ser deixadonalgum lugar apropriado.

Como as oferendas são colocadas para eles, o Líder do Rito deve dizer: "EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS."

E um sino é tocado, na área da chama sagrada, para concluir o rito.

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 26/33

Page 27: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 27/33

Se este Housle não for para o falecido, em seguida, as oferendas são deixadas, em reverência e silêncio, em um localapropriado, no solo, em corpos naturais de água, em raízes de árvores, etc. Como eles estão sendo deixadas, o Lìder diz:

"COMO ALGUNS SÃO TOMADAS, ASSIM É ESTE DADO,

 PELOS FILHOS E FILHAS DE SENHORA DA SABEDORIA:

 POIS O QUE É TOMADO É VERDADEIRAMENTE DADO

 E O QUE É DADO É VERDADEIRAMENTE TOMADO

O PRIMEIRO E O ÙLTIMO SÃO UNIDOS 

COMO A CAUDA E A CEBEÇA DA SERPENTE.

 A RENOVAÇÃO É CONTINUA,

 AQUI É MOSTRADO UM MISTÉRIO. "

Um sino é tocado como acima para concluir o ritual.1 O autor usa a palavra HOUSLE, que tem outras variantes: HOUZLE, HOUSEL. Que em Bruxaria significa Refeição Vermelha, ou especificamente a

 partilha da bebida e comida sagrada (geralmente vinho e pão) entre os Bruxos e seus irmãos e Irmãs visíveis e invisíveis. Literalmente “A REFEIÇÃOSAGRADA”. Na Tradição Ibérica e no Gregis Familiae Orbis Lvnae o HOUSLE é chamado de BODO.

2 Outros autores chamam essa “eternizaço do individual ou do ser” de “Transformação em homem de Luz “ ou “Transcendência do Barro Mortal”

(Chumbley); “ Self_Deificação , Auto-Deificação” (Ford).

3 Ou seja, não precisa mudar sua formula, e sim sua consciência sobre este Mistério e a forma como ele deve ser visto em sua vida (Gael)

4ESCATOLÓGICO, de ESCATOLOGIA, do grego antigo εσχατος, "último", mais o sufixo -logia) é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos

evento s na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. Em muitas religiões, o fim do mundo éum evento futuro profetizado no texto sagrado ou no folclore. De forma ampla, escatologia costuma relacionar-se com conceitos tais como Messias ou EraMessiânica, a pós-vida, e a alma.

5DESTINO é o nome Secreto da Deusa, seu símbolo é AZ..

6KALPA ou MANVANTARA , segundo a Teosofia, é o período de tempo do ciclo de existência dos planetas em que ocorre atividade. Ele dura, segundo o

computo dos Brâmanes, 4.320.000 .000 de anos. O período de inatividade, chamado P ralaya, tem a mesma duração.

7O termo EKPYROSIS  deriva da filosofia estóica, e significa a "destruição ou conflito pelo fogo" que representa o ciclo et erno e recorrent e da destruição e

renascimento.

8O Autor usa a palavra MINDSTREAM , que o equivalente na Filosofia Budista a SAMTÂNA, SANTÂNA, SHUNYATA (em sânscrito) ou SUÑÑATA (em

Pali): Significando: vacuidade, continuidade, vazio, consciência, o não ser como o principio do ser. O termo quer dizer literalmente : no sentido Budista:continuidade da Consciência diante ausência de existência inerente dos fenômenos ou mundo da ilusão e do Ego...(A contemplação do não-eu ajuda acompreender a verdadeira natureza da personalidade e dos fenômenos, além de ajudar a superar dificuldades inerentes aos processos de regeneração erenovação); Portanto, no texto, acredito que ao usar a palavra o autor queria expressar: compreender que a morte física é uma ilusão do EGO, por isso por meio dos processos inerentes ao HOUSLE a Consciência alcança a compreensão de que após a aniquilação pela morte (o u renovação e regeneração) do EGOhá apenas vazio ou a continuidade da consciência: ”Tendo eliminado todas as idéias com respeito ao "EGO", sempre plenamente atento, veja o mundo comovazio. Dessa forma, uma pessoa está acima e além da morte” ( Pingiya Manava Puccha, Sutta Nipata V.16 ).

9Compare com o que diz Michael W. Ford em “Vox Sabatum”: “...A consciência racional a mente está alinhada com as especificidades e mapas enraizados

na psique desde a infância. Estes modelos, por vezes passam a assumir a forma do outro objeto e transforma a mente com a maturação, mas raramente  são isentos de quebras ou rupturas. Isto pode ser observado no indivíduo que a p artir da infância cresce acreditando nalgu ma forma de ideais cristãsdogmáticos, ou culto de punição, Deus acima e o inferno abaixo. Ele, na sua adolescência ou na juventude, rebela-se contra as normas do Cristianismo eadota um das chamadas crenças "satânicas" ou mesmo um dos sistemas “ateístas”. Quando envelhece, ou começa a perder o vigor da juventude e da

rebeldia juvenil, ele começa a reverter à situação e volta para as crenças cristã que foram incorporados a sua mente desde a sua infância. Ele morre um"cristão" convicto, devido ter visto o seu corpo fragilizando-se com o tempo e seus temores crescem (perto da iminência da morte) - ele não estava seguro

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 27/33

Page 28: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 28/33

de si ou com que ele fez com sua vida. A sua von tade é quebrada pela crescente falta de ter a "rede de segurança" de Jesus...”

10INSIGHT : a) Insight é a percepção que transcende a lógica cartesiana; b)Insight pode referir-se a: O ato ou resultado de aprender a verdadeira natureza das

coisas, enxergar intuitivamente; c). Insight é uma espécie de descoberta, um convencimento que vem de algum lugar e toma conta da gente; d) Insight é acapacidade da observação profunda e da dedução, discernimento; percepção. Quem tem um Insight passa a enxergar a coisa de outra maneira, o que resulta emcomportamento diferente; e) Os gregos usavam a palavra METANÓIA para descrever o resultado de um Insight Metanóia é a soma de duas palavras: meta – oque está além, o que tr anscende, como em metafísica, e nous, que se pode traduzir por mente. Metanó ia é mudança de mente, expansão de consciência.

.

11COROLÁRIO em uma linguagem gramatical, refere-se a uma metáfora alusiva ao resultado de um determinado trabalho, esforço, fórmula.

12 De certo modo, observo que o autor, incentiva, mesmo que de forma indireta, que o Praticante do Ofício, usando o mesmo método (de comparação

mitológica), seja capaz de identificar em sua própria cultura, folclore, mitos, herança mágico-religiosa e pant eões (primitivos ou da fé dominant e atual de sualocalização geográfica) ou lendas, os traços da realidade Mitologia do Ofício e da Base Central do Housle como: Destruição, Regeneração e Renovação.Porém, para alguns Pagãos e Bruxos, quer sejam Tradicionais ou Ecléticos, o que vem do Brasil não presta, portanto, o de fora é mais bonito e assimdesprezam sua própria herança e o poder que pulsa sob seus pés. (Gael).

13HYLDOR: O Título-Nome da Deusa Secreta das Bruxas, referindo-se a algo que está "ESCONDIDO", mas talvez originalmente tenha sido uma corrupção

dos nomes “AEL” ou “AELDA” que significa "fogo" e da raiz da palavra Elder, referindo-se a Árvore mais Ant iga. Os galhos ocos das Árvores Antigas eramusados como tubos para soprar o fogo, e a ligação da árvore com o fogo interior é tradicional. Enquanto a árvore Mais Antiga é sagrada para a grande

SENHORA, a manifestação dela como a Senhora do Espírito de Fogo, o espírito vivo da natureza, é a “mais Secreta Rainha” do Ofício, a "filha", a Deusa-Bruxa ou Rainha de Elfhame ou terra das Fadas. Ela é um reflexo da deusa Freya, A Senhora de Chifres, Deusa do fogo espiritual de Feitiçaria, mas também osincêndios vitais do corpo. Ela é chamada “ ANDRED”, e é a HERODIAS-LILIT H do Culto das Bruxas.

14 O Autor usa a palavra “HEAT H” que t raduzida seria: Brejo, Matagal, Charneca, Mata; T erreno Baldio, Urze. .

15O Autor usa a palavra “HYPOSTASIS” em português seria: HIPÓSTASE, do grego hypostasis, significa subsistência, realidade. Contempo raneamente,

designa um equívoco cognitivo que consiste n a atr ibuição de existência concret a a uma realidade fictícia, abstrata, presente apenas na razão humana.

16Compare com “ VOX SABBATUM” de Michael W. Ford. (Versão para o P ortuguês de GAEL) “ ..., Para inicio no Sabbat das Bruxas, Lúcifer é o Flama

 Negra da Inteligência e Vontade; Ele representa a fundação da Grande Obra de Auto-transformar; ele é o poder antropomórfico de auto-divinização eauto-suficiência. Lúcifer existe na m orada Aethyrica, nas Alturas do Céu do êxtase espiritual e nas m oradas das tempestades da terra do S i-Mesmo. Lúcifer é o inspirador de sabedoria e da procura contínua para conhecimento. Ele é a Serpente Negra e o Anjo Pavão dos Yezidis, o Magister do Sol, que cria a

 partir de dentro para fora; Suas palavras criam a centelha da inspiração para tornar-se carne. O Presente de Lúcifer é a Chama Negra do Si-Mesmo; Isolada Consciência do Daemon...”

17 PUCK: Fada mitológica ou Duende (Fantasma ou Espírito) travesso da natureza. “PUCK” é também uma personificação generalizada dos espíritos da

terra. Como um aspecto de ROBIN GOODFELLOW (ROBIN HOOD) ou JACK-LATRENA, ele é o fogo em si e t ambém o Fogo fátuo (em inglês “WILL-O'-WISP” em Latim “  IGNIS FATUUS ") ou a “Luz dos fantasma” ou "Luzes dos Fantasma", que seria algo como uma luz pálida às vezes vista à noite em cimade chão pantanoso, referindo-se as luzes fantasmagóricas visto às vezes durante a noite ou o crepúsculo sobre sepulturas, lamaçais, brejos ou pântanos; Emciência é uma chama rápida e passageira produzida pela emanações de fossina (hidrogênio fosforado), um gás altamente inflamável, resultante dadecomposição de matéria orgânica que reage com o o xigênio do ar. O fenômeno costuma acon tecer em lugares onde há matéria orgânica em decomposição,como pântanos e cemitério. Na crença popular, a chama seria uma alma penada. No folclore brasileiro, “PUCK” encontra correspondência com ele oBOITAT Á, nome de origem T upi que significa "SERPENTE DE FOGO" (MBOI T ATÁ), a Grande Cobra de Fogo que protege a vida selvagem. No Folcloreda Craft medieval “PUCK” era dos nomes pelo qual o “DIABO” era conh ecido e invocado.

18Literalmente: LIGHTBRINGER 

19Literalmente: CUNNING FIRE.

20Compare com “ Th e Book Of Cain” de Michael W. Ford., bem como com a Celebração da Candelária, onde foi deixado claro que a queda da semente no

 buraco, representava a queda do fo go na consciência dos seres humanos (Espelhoe Máscara).

21 Na linguagem da Via de Bruxaria Luciferiana do Gregis Familae Orbis Lvnae o conceito é o mesmo “ Se você chama e cultua Caim, o Portador de Chifres

(O Ferreiro, o Primeiro Bruxo) é ao Pai dele, que você de fato vê e chama (Gael)”.

22 Na linguagem da Via de Bruxaria Luciferiana do Gregis Familae Orbis Lvnae o conceito é conhecido como Auto-Deificação, Ser-Deus, Tornar-se Homem

de Luz, transceder além da realidade fenomenal. (Gael)”.

23  Neste visão, não vejo sentido Grupos Pagãos que trabalharem com Ethos de mitologias clássicas que apontam claramente para um oposição com ateologia da Arte no tocante queda do “Fogo” (Lúcifer) e o significado disto, por este ângulo, existe concordância entre a opinião de Gardnerianos,Alexandrinos, Tradicionais e nós do Gregis Familiae Orbis Lvnae e da TI, em opor-se aos ensinos destes Grupos quando estes insistem em dizer que sua práticade culto e celebrações apontam para Arte, quando isso não procede em acordo com a Teologia do Ofício. Porém, ao contrário dos que acordamos, não noslimitamos apenas a criticar, mas nos esforçamos, sem proselitismos, a levar os que estão em contrário a teologia geral da Arte, a entenderem os mistériosdesta. (Gael)

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 28/33

Page 29: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 29/33

24ÉON, ÉONS, EÃO, EON ou ainda AEON significa, em t ermos latos, um enorme período de tempo, ou a eternidade. A palavra latina aeon, significa "p ara

sempre". Ela é derivada do grego αιών (aión), cujo um dos significados é "um período de existência" ou "vida".

25DESVANECER: 1 Fazer desaparecer; apagar, dissipar, extinguir. Pron. 2 Apagar-se, desaparecer. Tr. dir. 3 Causar vaidade a. Pron. 4 Encher-se de

vaidade..

26VICISSITUDE: f. 1. Mudança ou diversidade de coisas que se sucedem. 2. Alternativa, alteração. 3. Instabilidade dos acontecimentos. 4. Eventualidade,

revés..

27MEDIAR: Do lat. mediáre, «cortar pelo meio; servir de mediador; estar ao meio». verbo intransitivo: 1. estar no meio;2. decorrer entre dois pontos ou

duas épocas. Verbo t ransitivo: 1 . int ervir acerca de; 2. [pouco usado] dividir ao meio;. Sinônimo (Mais comum) Negociador: t ransliteração: Int ermediário; quenegocia; que estabelece relações comerciais; que está incumbido de resolver problemas ou questões através da realização de acordos; pessoa encarregada de

 promover conversações de forma a resolver questões ou pro blemas através de acordos; agente político que representa um dado Estado e está encarregado deobter um acordo..

28 Nas ações..

29 Ou como diária MICHAEL W. FORD “Auto-Deificação, Ego-Deificação”, e/ou como concordaria ANDREW D. CHUMBLEY “o homem de Luz é

nascido”. .

30Compare com o que diz MICHAEL W. FORD na versão feita para o po rtuguês feita por Azazel Semjaza Qayinn Lvnae de “VOX SABBATUM” a cerca daUnião do “Daemon Genius ou Anjo” com “Espírito – Daemon ou Besta”: “...  É uma meta continua, e o ponto do Caminho da Mão Esquerda paradesenvolver ambos os aspectos e uni-los como perspectiva do desenvolvimento Luciferiano..." .

31Compare com o que fala ANDREW D. CHUMBLEY na versão para o português realizada por Azazel Semjaza Qayinn Lvnae de “AZOETIA”: “... Por 

extensão para o alquimista que manipula o mineral, o arcanum da Mágica da Quintessência pode ser entendido como compreensão direta da fonte que preenche, suporta e vitaliza todos os elementos manifestos. Assim, desta forma, para aqueles Adeptos da alquimia que quer dissolver e combinar apenaselemento dentro (ou com) de elemento, este conselho de coração pode ser aplicado como uma forma sutil para ver manifesto a forma e caractere como asmodalidades do único poder o qual cada e toda substância contém em seus diversos estados. Além do mais, nosso arcanum pode ser articulado eentendido como a chave espiritual que permite todo passo e marco no Caminho para elevar sua voz, seu espírito de oráculos, e, portanto, conferem o meiode comunhão direta entre o caminho Bruxo e os Deuses locais. Por causa desta compreensão, é que nós quem possuímos e sustentamos a Arte Real, o sábio sangue da família que pertence ao velho (antigo) culto de adoração, contendo o verdadeiro e único credo onde e em qualquer lugar que eu possaestar: de modo a ser chamado pela “fé dos que jazem sob os teus pés (o itinerário de teus calcanhares)”. Tal como o nosso Ancestral Cain, o primeironascido, o primeiro da Arte, perambulando em perpetuo exilo, portanto; em todas e cada uma das nossas únicas pegadas é que reside a plenitude do

 Éden, puro desde o principio, constante na auto-revelação: o reino manifesto da Quintessência Mágica...”.

32O Autor usa a palavra WOODWIVES “WOOD-WIVES”, que são espíritos femininos das floresta na mitologia germânica. Elas também são conhecidos

como mulheres-musgo, mulheres-madeiras, esposas do desejos, esposas-águas ou Skogsra(Skoggra) na Suécia. São descritas como "belas donzelas Elfos,vestidas de vermelho, verde e azul". Elas são nativas habitantes do coração das florestas antigas e densos bosques da Escandinávia e da Alemanha..Matthewsescreveu: "que aparecem freqüentemente como espíritos suave de árvores e bosques, vestidas de folhas, seus cabelos soltos contrastando com o rostoenrugado". Geralmente são gentis e prestat ivos para os humanos. Elas são conhecidos por pedir favores dos viajantes ou mateiros, pedindo ou alguma coisaremendada. A pessoa sábia vai fazer o que a WOODWIVES pede. Aqui em nossa região de Abrantes, corre a lenda que quem sobe nas dunas deve deixar algumacoisa remendada (sandália, pedaços de pano ou roupas), coisa que sempre acontece conosco quando lá vamos, ou seja, se não deixarmos alguma coisa,acabamos por perde algo lá, incluisve sandálias sendo engolidas pela areia..

33HARMÔNICA: é uma sucessão de acordes musicais (entendo como inicio – clímax – declínio – fim ou renovação [renovação] da música), certos acordes

conduzem a uma tensão crescente, acumulando tensão. Quando se volta ao “C” (Tônica) esta tensão é liberada. É possível perceber, ouvindo a algumasmúsicas essa t ensão se acumulando em determinados t rechos, at é atingir um clímax (com cert a freqüência a part e mais alta), para ser em seguida liberada. Ela

tem justamente a características de acúmulo de t ensão e posterior liberação (inicio – meio - fim / Nascimento – amadurecimento - declínio e morte / criação – destruição - renovação). O que justifica o uso da palavra Harmônica..

34OS IRMÃOS GRIMM (em alemão   Brüder Grimm), Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de1785 e 24 de Fevereiro de 1786,

respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infant is, ganhando assim grande not oriedade. Ent re os principais conto srecolhidos e lançados em forma de livros pelos Irmãos Grimm estão: Cinderela; Branca de Neve; João e Maria; Rapunzel; Os Músicos de Bremen; A Protegida d e Maria; O Ganso de Ouro; O Alfaiate Valente; O Lobo e as S ete Cabras; Os Sete Corvos; As Aventuras do Irm ão Folga zão; Os Três Fios deOuro de Cabelo do Diabo.

35Esse rapto representa várias idéias na teologia da Arte, o segredo ou chave é a observação (e posterior vivência mística) do processo que experimenta a

semente ao cair na terra e decompõem-se para voltar de novo à vida. Que se represent ava simbolicamente como as primeiras núpcias entre os reinos da vidae da morte.

36Compare com o MONOMIT O Central do GREGIS FAMILIAE ORBIS LVNAE encont rado do Artigo “ A PRIMAVERA - UMA FESTA DE

ASCENSSÃO DE NOSSA SENHORA DA INICIAÇÃO NO ESPELHO DO EGO ” de Autoria de Azazel Semjaza Qayinn Lvnae (Gael) e posto noBlogger “ANT INOMINIAS DE AZAZEL”:“...A Luz caiu das a lturas dos céus para a terra do pesadelo (corpo /psique) iluminando o interior e refletindo no

 Espelho do Ego (Círculo/Vida) ás má scaras da Besta e do Anjo (Luz e Trevas / Bem e Mal) nos levando a compreensão de que devemos buscar o nossoVerdadeiro Eu ou essência de Fogo que produz Luz (angelical/Criança), pela nossa auto-transformação, atravessamos o limiar posto entre os mundos e ostempos (andando na terceira via), e encontramos o verdadeiro Sabbat d o Sonho-Feito-Carne, por esse ato somos purificados (após a destruição/ordálias)e levados a apoteose da iniciação nos reinos do inefável ..”..

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 29/33

Page 30: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 30/33

37 Nesse caso, o filho (ou a espiga mostrada no clímax da iniciação em Elêusis) era o espírito da renovação (ou Alma após as provações e ordálias que

culminaram com destruição e purificação) concebido no Mundo Inferior como testemunho vivo de que na morte há vida (da consciência), já que está na"riqueza" da colheita, o "tesouro" do conhecimento intuitivo espiritual ou seja de todo processo necessário a Auto-Deificação ou Conscientização que superaa mor te biológica.

38 Por si só, observa-se o po rque da import ância de estudar os Mistérios de Elêusis, pois seus segredos p ermanecem vivos no mono-mit o da Art e. Acredito

que dentro do folclore e lendas de nossos antepassados (índios, negros e port ugueses) há muito que se encont rar do mono-mit o.

39Existe nalguns text os canônicos cristão (Bíblia ) algo de semelhant e por exemplo: Em ISAÍAS 43:18 e 19 lemos: “Não vos lembrei das coisas passadas,

nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora sairá à luz, porventura não a sabereis?” (Outras versões do mesmo texto são asseguintes: “Esqueçam o que se foi, não vivam no passado. Eis que porei um caminho no deserto, e rios, no ermo; e ainda: “Vejam, estou fazendo umacoisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?. Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”.. .Também lemos Em II COR 5:17“Assim que, se alguém está em Cristo (um símbolo da Criança) nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo ”... Em Romanos6:14 lemos: “..Portanto, fomos sepultados com ele (descemos as regiões infernais) na morte por meio do batismo (queda), a fim de que, assim como Cristo  foi ressuscitado dos mortos (destruído, restaurado e santificado) mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma nova vida...” E por último emRomanos 12:2 “ Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar ecomprovar a boa, agradável e perfeita vont ade de Deus..” (este roda pé e as frases entre parênt eses acrescido à t radução por Azazel Semjaza Qayinn Lvn ae).

40INTRUSÃO: É o p rocesso pelo qual algo t enta violar uma base já formada. P odendo ser que este algo venh a de fora ou da própria base. Um invasor que

tent a penet rar em um sistema para danificá-lo. Sendo este sistema humano ou mecânico.

41Isso sempre foi ensinado por Azazel Semjaza Lvnae (Gael) nas seguintes palavras: Tudo que você tem apegos lhe será  tirado. 

42INTRAMUNDANO - No parágrafo 15 de Ser e Tempo, Heidegger revela que “A expressão ‘ente intramundano’ designa os entes simplesmente dados

dentro do mundo. Ao contrário do ser-no-mundo o ente intramundano é “destituído de mundo”, já que simplesmente está aí no mundo, não o significa e nãoretira dele o seu sentido. Por este motivo, o ente intramundano não pode tocar o mundo assim como faz o ser-no-mundo, visto que “um ente só poderá tocar um outro ente simplesmente dado dentro do mundo se, por natureza, tiver o modo do ser-em, se, com sua presença, já se lhe houver sido descoberto ummundo” , se ele já se encont rar ocupado com o m undo”.

43 Nos Artigos “THE GOLDEN CHAIN AND THE LONELY ROAD e SEVEN SHADESOF SOLITUDE de autoria de Andrew D. Chumbley, ambos com

versão para o português feita por Azazel Semjaza Lvnae (Gael), falam respectivamente, de forma velada desse casamento alquímico nos seguintes termos:“..“A Transmissão Única”, é antigo Destino abençoado: [é] O segredo do relacionamento entre os Deuses e Alma; nenhum outro tem permissão de falar dele. Seus sinais externos são inspiração e conhecimento, um casamento de estado indefinível pelo qual um homem se torna Mage...”; e, “...A SétimaSolidão é o Eremitério de Seth, o A rqui -Magisterial Oficio de Um-contra-Todos. Este é o Grande Todo-Sozinho: o Sagrado Casamento que divorcia todosos Outros. Toda Circunstância exterior, cada modo de funcionamento e relação da operação mágica – seja ela congregacional, conubial, solitário,

autonomiano, transgressivo, ou pannteistico, não tem qualquer diferença: A Pedra Mó do Círculo tem moído a Todos-que-É numa única Centelha, Ego-

 Brilhante Unidade de Luz, Esta semente de consciência luminosa é o fragmento ressuscitando da Esmeralda, a Coroa-Pedra de Lumiel, A Angélica Alma

do Sangue-Bruxo. É o osso-encantado Luciferiano da sabedoria que se move rio acima contra a Corrente de Todos-que-É: o Poder do Vazio se tornandoconstante como a Carne do Iniciado..”;

44A partir daqui, fica claro o sentido da conjunção Sexual entre Humanos e Demônios (e Anjos) ou o chamado “Congressus cum Daemone”, bem como, o

sentido real da Magia Sexual e dos encontros not urnos (sonho-feito-carne) com os Succubi e Incubi encont rada nos tex tos de Michael W. Ford (e infelizmentedisto rcidos por pseudo-satanistas). Em “Vox Sabbatum” deste mesmo auto r e t raduzido por Azazel Semjaza Lvnae (Gael) encon tramos: “ Os que caíram com Lúcifer foram instruídos na “Sexual Magick” e procriação por Az- Lilith, aquela que deve permanecer sem nome (A Mãe). Az também residiu nas maisnegras profundidades do Inferno; Ela instruiu os Demônios, os Monstros, e ou tros a arte de Druj e como gerar Demônios pela copu lação sexual. Az - Lilithera a mãe dos Succubi e Incubi, Demônios, que realizaram o “congresso sexual” com seres humanos e com as suas emissões gerou outras formas de sombra....” e “...A Licantropia Sabbática também é muito importante na Magia Sexual. Os participantes vão mentalizar e visualizar a forma durante a suadança no circulo, de onde o atavismo primitivo e o bestial é trazido para a superfície, eles devem se unir no congresso. Demônios sempre foram

visualizados como se participassem nos Ritos Sabbaticos durante a Idade Media. Enquanto isto realmente pode ser apenas imaginado nos antigos níveis docristianismo, os iniciados nestes mistérios entendem a realidade disto pela via dos Succubi e Incubi...”

45 Isso lembra a teoria de Azazel Semjaza (Gael) de que os Chifres do Cornudo (em sua forma Lunar) expressam as forças criativas da Grande Mãe (atração e

repulsão). Ele os carrega, também, demonstrando sua origem ou nascimento através da Mãe, o que concordaria com a t eoria do text o, de que a Criança não é,mas, expressa ou traz a Mãe em si.

46Para os que os mapas enraizados (leia-se medo do Cristianismo) foram superados sugiro a Leitura do Capítulo 15 e versículos 10 à 32, bem como, do Livro

de Jó, como um meio de observar o processo das ordálias e o conseqüente resgate ou elevação (resultado) da Criança da Filha e do Filho dos Grandes Pais. Alitambém fica evidente de forma intr ínseca o processo de destruição, purificação e renovação.

47A partir daqui, fica claro o sentido da conjunção Sexual entre Humanos e Demônios (e Anjos) ou o chamado “Congressus cum Daemone”, bem como, o

sentido real da Magia Sexual e dos encontros not urnos (sonho-feito-carne) com os Succubi e Incubi encont rada nos tex tos de Michael W. Ford (e infelizmentedisto rcidos por pseudo-satanistas). Em “Vox Sabbatum” deste mesmo auto r e t raduzido por Azazel Semjaza Lvnae (Gael) encon tramos: “ Os que caíram com

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 30/33

Page 31: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 31/33

 Lúcifer foram instruídos na “Sexual Magick” e procriação por Az- Lilith, aquela que deve permanecer sem nome (A Mãe). Az também residiu nas maisnegras profundidades do Inferno; Ela instruiu os Demônios, os Monstros, e ou tros a arte de Druj e como gerar Demônios pela copu lação sexual. Az - Lilithera a mãe dos Succubi e Incubi, Demônios, que realizaram o “congresso sexual” com seres humanos e com as suas emissões gerou outras formas de sombra....” e “...A Licantropia Sabbática também é muito importante na Magia Sexual. Os participantes vão mentalizar e visualizar a forma durante a suadança no circulo, de onde o atavismo primitivo e o bestial é trazido para a superfície, eles devem se unir no congresso. Demônios sempre foramvisualizados como se participassem nos Ritos Sabbaticos durante a Idade Media. Enquanto isto realmente pode ser apenas imaginado nos antigos níveis docristianismo, os iniciados nestes mistérios entendem a realidade disto pela via dos Succubi e Incubi...”

48 Compare com o encontrado em “The Azoetia” de Andrew D. Chumbley: “AZOThOS: O Alfa e o Ômega de Zoa-Azoa (vida e morte). Morto, ainda sentindo o Prazer de uma Vida Exterior além do Limiar do Estado Mortal: Sonhando com a vida que não é...Assim eu tenho contemplado o Alto Sabbat daidade média – o arquétipo de todos os vôos e Práticas da Arte Mágica que pertencem ao Oficio do feitiço perfeito – que nossa forma mortal torna a verdadeda totalidade de nossa vida...”; e também com o que pode ser visto em parte de “The Book Of Cain” de Michael W. Ford: “...[meu Pai] era a essência dachama, que aperfeiçoou o barro vermelho com calor, e este preservou um vislumbre dele - estas são as chamas do Espírito que queima tão luminosa, essa éa tocha que deve ser revelada pelo meu Pai... [e ele, meu Pai disse]...Cain, meu Filho dos Filhos, você vai encontrar a sua mãe e irmã amanhã, então vocêandará sobre o caminho da noite. Pela maré do sol do Meio-dia caminhará, e com os escorpiões e serpentes das areias de deserto [ordálias] você renasceucomo Deus...” (ambos os livros citados t em versão adaptada para a lingua po rtuguesa feita po r Azazel Semjaza Lvnae [Gael]).

49Thomas Learmonth (1220 – 1298 - Escócia), conhecido como Thomas the Rhymer ou True Thomas, era um musicólogo escocês do século XII que

escreveu em suas diversas baladas inglesas e escocesas sobre as fadas e suas doutrinas.

50Como pôde ser v isto, os mistérios, de forma intuitiva sempre foram praticados por nós aqui; compare com o que aprendemos de Azazel Semjaza (Gael) a

cerca do Bodo ou Sacramento do Pão e do Vinho: “.. O Sacramento do Bodo não é Vida e nem Morte, nem frio e nem quente, nem líquido e nem sólido,nem espiritual e nem material, ele transcende tudo isso... e mesmo assim, misteriosamente com eles está relacionado com tudo isso...”

51Aqui fica claro o sentido do termo “posto entre os mundos” quando relacionado ao círculo mágico, bem como sua real necessidade e utilidade (mesmo que

simbólica) dentro dos Ritos mais elaborados ou de cunho iniciatórios dentro da Arte (Azazel Semjaza Lvnae [Gael]).

52 Acorreu-nos a dúvida a cerca da referência “A Luz Astral” em “Dogma e Ritual de Alta Magia” de Eliphas Levi, claro, que não podemos afirmar com

certeza, mas cabe a argüição: Seria ela um referência consciente (nesse t eria ele contat o com os Mistério ou isso não lhe passou despercebido) ou inconsciente(intuição pura e simples) do “Fogo Cru” ou de seu estado regenerado (O Filho da Luz)? Bem vale um estudo mais acurado dessa obra, com a visão focada na

 presente versão desse ensaio (Azazel Semjaza Lvnae [Gael]).

53 O que chamamos de: Mudar Destino (de forma errônea) refere-se aquilo que nos foi criado para nós ou o que criamos a partir da inconsciência (ou

ignorância) dentro dos véus da ilusão, ou seja, relacionamentos, emprego, situação social, etc, Por essa ótica podemos compreender a necessidade deultrapassarmos “Os Mapas Enraizados” de Michael W. Ford, como sendo a CONSCIÊNCIA de que eles não são de fato DESTINO (mesmo estando sendogeridos impiedosamente por ele); Do mesmo modo pode ser dito a cerca daquilo que alguns chama de a necessidade de “Morte do Ego”, pois ambos os casos,são usados como desculpas para evitarmos a CONSCIÊNCIA da necessidade do resgate ou elevação da Criança dentro de nosso Self, só esse comentário caberiaum ensaio, mas deixamos ao sabor dos Buscadores adentrar mais profundamente no tema (Azazel Semjaza Lvnae [Gael])

54 Como teorizamos acima: O Ser Humano, temendo Destino, criou uma ilusão sobre a realidade, a que os antigos chamavam “Maia”, porém, nem assim,

Destino pode ser detido, Destino permeia, transcende e se realiza em Maia, quer se tenha (ou se fuja) CONSCIÊNCIA disso. (Azazel Semjaza Lvnae [Gael]).

55Compare isso em essência com o que se acha na versão para o Português realizada por GAEL de “ The Book Of Cain” de Michael W. Ford : “ "Observe

Cain, a tigela do crânio cheia de sangue, ela mostrará a você àquilo que é velado ao profano, então por meio desta máscara o Caminho do DragãoVermelho lhes será desvelado, você precisa esta sonhando para ver dentro desta tigela, e eu vou esperar por você lá - “encoberto na cortina carmesim,ocultado do s olhos dos que não podem ver...

56 Compare isso em essência com o que se acha na versão para o Português realizada por GAEL de “ The Book Of Cain” de Michael W. Ford: “..Quando

 Azazel caiu dos céus como uma grande estrela, entronizado com a Coroa de Esmeralda do aethyr mais alto, desceu em chamas como um ardente meteoro. Ele mergulhou para as profundezas da terra, para as áreas mais escuras onde nenhum ser de luz morou...Azazel se despertou brilhantemente iluminado,uma Escura Estrela que viu o Fogo de Céu. Quando o fogo caiu do céu para a terra, vindo de meu pai eles perceberam então o mundo de carne, queambos os planos Espiritual e Material foram ao mesmo tempo trazidos juntos em união....Entendendo que este fogo foi iluminado no interior, Azazel sentiuum momento de triunfo, ao perceber que o Ego e Vontade existem em formas mais fortes - separados, isolados e belos...”

57 Como nos ensinou intuitivamente GAEL: “Os Portais da Hipynogogia ou sonho Induzido é o local de encontro para a transcendência rumo a Self-

deificação (o produto depois das ordálias ou a elevação ou resgatar a Criança); ou ainda, como ensina por ANDREW D. CHUMBLEY em “AZOETIA”(versão em língua pórtuguesa de Gael): “... É ensinado que a Deusa Primitiva é para ser invocada no lugar de reunião de três estradas. Este ensinamento éum hieróglifo, simbolizando o local de encontro ou junção dos três estados de CONSCIENTIZAÇÃO (dormindo, sonhando, acordado), onde se diz que o portal para a continuidade da existência está situado. Esta “continuidade” é a Deidade da qual a Deusa é o Aspecto feminino. O Portal é o estado de Hypnagogia, chamado o “Abismo do Não-integral'; sendo predominantemente a passagem que conduz diretamente ao transe oracular. Embora iniciaçõesnestes Mistérios aconteçam no Exterior, tais atos são apenas símbolos das Verdadeiras Iniciações que ocorrem no estado de transe. É aí que reside e é

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 31/33

Page 32: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 32/33

ensinado o verdadeiro significado dos Ritos e a entrada para o Grande Sabbat, ou seja, onde a mais importante imaginação (ou a maior de todas asvisões) repousa. Somente pelos sonhos você chega aos sonho s – As Fórm ulas Azoeticas são grandes sonho s, sendo derivadas das visões oníricas do GrandeConclave Sabbatico acontecendo dentro do estado de Hypnagogia. Pela pronuncia destas Fórmulas no local de encontro dos três caminhos, os Poderes da Deusa entra em todos os estados de ser do Divino Artista. Através disso ele permanecerá na bem-aventurada imortalidade da Deusa...”

58 Compare COM O “O LIVRO DE ENOQUE OU ENOCH” no Capítulo :  Além disso, AZAZYEL ensinou os homens a fazerem espadas, facas, escudos,

armaduras (ou peitorais), a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas, ouso de todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado. Impiedade foi aumentada, a fonicação

multiplicada; e eles transgrediram e corromperam todo s os seus caminhos. AMAZARAK ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes: ARMERS ensinoua solução de sortilégios (contra-feitiços); BARKAYAL ensinou os observadores das estrelas ( Astrólogos). AKIBEEL ensinou sinais ( augúrios); TAMIELensinou astronomia; E ASARADEL ensinou o movimento da lua ..”; e também compare com o que se acha na versão para o P ortuguês realizada por GAEL de“ VOX SABATUM” de Michael W. Ford: “..Ahriman ou Noctifer ( Por tador da Escuridão) rodeou a terra ensinand o seus muitos segredos; ele pode fazer issocom velocidade e astúcia. Ensinou ainda sob a forma de Azazel aos homens e mulheres sobre guerras, armas, armaduras e escudos para se defenderem e a feitiçaria. Azazel era agora Shaitan, sua doutrina ou sistema de crenças da Bruxaria, vinha de sua sombra Ahriman (o Dragão), Shaitan agora tinha um sentindo completamente diferente da busca progressiva e continuada da perfeição - isolar consciência, força e conhecimento iluminado e secreto, paracriar nos domicílios do Inferno um ser poderoso como Deus - para aqueles que ousarem...”.

59Portanto, fica evidenciado, que tomar parte do Sacramento do Housle ou Bodo, significa CONSCIÊNCIA total do Destino, o que por si, requer que os

 participes afasta a leviandade ou capciosidade de seus corações, em o utras palavras, os que não são honrados e leais, os ment irosos, os que não estão dispostosa resgatar ou elevar a Criança por m eio de suas próprias ordálias (não deve dela partilhar) estarão se condenando automaticamente. Isso justifica a retirada daRefeição Sagrada dos Ritos públicos, tornando-o um rito secreto e privado devido a todas as conotações até aqui já ensinadas.

60“Os Portais da Hipynogogia ou sonho Induzido.

61 ou pode até ser em outro nível (profano da consciência) a mesma coisa, a diferença está na chave da Consciência, ou seja, na realização do DESTINO

(destruição, purificação e renovação) e na elevação ou resgate (resultado) da Criança; Compare agora com o que é dito muitas vezes nos nossos textoscelebratór ios Covent iculares: “...a Roda (Destino) gira sem parar trazendo de uma para outra celebração, o que era velho já não é mais, sem nunca deixar de ter sido o que foi, tudo é, sem deixar de ter sido o que foi, assim, a roda gira...”

62 Compare com o que se acha na versão para o Português realizada por GAEL de “ VOX SABBATUM” de Michael W. Ford : “... O Caminho da Mão

 Esquerda realmente é perigoso porque pode destruir as percepções da condição e convicção das estruturas humanas - pode livrar a psique, mas o choquedesta liberação às vezes é muito grande para se agüentar. Feitiçaria pode destruir, pois é bastante simples abusar dela, invocando os demônios de seusdesejos extremos para o devorar...[  por isso ] É essencial...iniciar um ciclo forte para desenvolver e explorar sua consciência... desafiando e fortalecendo

  sua mente....você começará a ser algo divino...[e então]...Pelo estado meditativo do Sabbat Luciferiano você se levantará e ascenderá na psique paraaquela Tempestade de Aethyrica de Vento e leveza, por sua vontade única você p ronuncia as palavras secretas sobre o que deseja realizar...Depois...[ de ter ensinado isso ]...Caim foi vagar pela terra para sempre, em forma espiritual, através do sangue e psique de seus Iniciados, m anifestando-se através de suasações e de seus trabalhos....” ( grifos nossos )..

63 E realmente na CONSCIÊNCIA viver (e t razer por meio do corpo e para o Coventiculo) uma VERDADEIRA Assunção da Forma-Deus..

64Um questionamento central surgiu: O ADEPTO DOS CULTOS DE POSSESSÃO TEM PERCEPÇÃO E OU ALCAÇAM A CONSCIÊNCIA DA

VERDADE DA POSSESSÃO? A julgar pelo Candomblé (a assunção de forma-deus é mais nítida, e onde os Deuses e demais seres, sempre na possessão estãorelacionados diretamente a uma faceta mitológica [dança, vestes, música], a resposta seria sim. Vale uma posterior discussão acerca da possessão espiritualque acontecem em vários outro s cultos, a part ir dessa ótica..

65O Autor usa a palavra “CUNNING” que seria algo como Sábio, Astuto, Esperto, geralmente um dos nomes da Velha Fé (Cunning Craft), como

claramente um sinônimo para a Arte ou Bruxaria.

66Quer dizer: (recognição) Re-Conhecimento do estado de uma pessoa, da qualidade de uma coisa.

67 O mito (e por ext ensão, as lendas, o fo lclore, os Deuses, Espíritos e Seres de nossa terra), se vistos, a partir da lupa deste art igo, podem ter a capacidade

de nos t razer um pouco para “t rás” e “ ampliar nossa perspectiva abstrata” a cerca da Arete Sábio e dos meios de prat icá-la, sem distorcê-la. Assim, os mitosde todos os povos ( inclusive os n ossos indígena e africanos), quando somados a capacidade imaginativa, e com a consciência consciente de v iver, ser e estar,no mito (e canais de assunção de forma-deus), tornam-se poderosa ferramentas de auto-trasnformação (GAEL); compare com o que diz ANDRE W.CHUMBLEY:”...  Além do mais, nosso arcanum pode ser articulado e entendido como a chave espiritual que permite todo passo e marco no Caminho paraelevar sua voz, seu espírito de oráculos, e, portanto, conferem o meio de comunhão direta entre o caminho Bruxo e os Deuses locais. Por causa destacompreensão, é que nós quem possuímos e sustentamos a Arte Real, o sábio sangue da família que pertence ao velho (antigo) culto de adoração, contendoo verdadeiro e único credo onde e em qualquer lugar que eu possa estar: de modo a ser chamado pela “fé dos que jazem sob os teus pés (o itinerário deteus calcanhares)”. Tal como o nosso Ancestral Cain, o primeiro nascido, o primeiro da Arte, perambulando em perpetuo exilo, portanto; em todas e cadauma das nossas únicas pegadas é que reside a plenitude do Éden, puro desde o principio, constante na auto-revelação: o reino manifesto da QuintessênciaMágica...” - Azoet ia (versão para o português de GAEL).

68Outra questão surge: se as histórias das Bruxas que comem criança (como João e Maria), não era uma forma distorcida de confissão (ou de velar) o segredo

do mistério; Bruxa torturadas, dizia que em seus ajuntamentos havia sexo entre uma Bruxa e o Diabo (o casamento sagrado do filho e da filha/sacerdote esacerdot isa para sacralizar ou elevar a criança?), depois de outras formas de denegrir a Igreja e ofender (os padrões morais ou viseiras de cavalo?), por fim elas

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA:

dc217.4shared.com/…/preview.html 32/33

Page 33: A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

8/6/2019 A ESSÊNCIA DOURADA_TRADICAO IBERICA

http://slidepdf.com/reader/full/a-essencia-douradatradicao-iberica 33/33

comiam crianças cozidas em seus caldeirões (caldeirão como símbolo da transmutação, do caos ou do lugar de onde emerge a criança alquímica?), e ainda,sugavam o sangue da criança (bebiam o vinho?) e depois se entregavam a orgias desenfreadas (consciência da unidade do Destino entre elas e o Cosmos/Pai-Mãe?).

69O autor usa apalavra “CONSECRATOR” (o mesmo que Consagrador) é um termo usado na Igreja Católica Romana para designar 

um bispo que ordena um padre para o estado episcopal. O termo é usado freqüentement e nas Igrejas do Rito Oriental e nas comunidades anglicanas. O termo"Principal Consecrator" é usado para designar o bispo p rimário, que ordena um nov o bispo. O "principal Co-Consecrator" é um bispo que auxilia o principalConsecrator na ordenação de um nov o bispo. Embora legalmente um bispo apenas é necessário para consagrar um sacerdote para o estado episcopal, existem

normalmente dois co-principal consagrantes na ordenação. Embora existam muitas vezes outros bispos presentes em uma ordenação episcopal, eles sãodesignados como co-consagrantes e geralmente não são registrados em qualquer documentação que comprove a elevação de um nov o bispo..

70“Dame W isdome”.

.

71COROLÁRIO: 1.proposição resultante de uma verdade; 2.conseqüência direta de uma proposição demonstrada; 3.conseqüência imediata de menor 

importância a partir de um teorema.

72Festa das Cruzes ou 03 de Maio, comemoração do dia em que Santa Helena em 355 , supostament e encont rou a verdadeira cruz de cristo.

31

6/6/2011 A ESSÊNCIA DOURADA: