A estética da ética no jornalismo

1
“Sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, eminhaéticacomomarceneiro é igual à minha ética como jornalista — não tenho duas.”(ABRAMO, Cláudio Weber. A Regra do Jogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988). Me parece indissociável a teoria de que a ética do cidadão é a mesma ética do jornalista, ao passo de que a estética da ética do jornalista se mostra baseada nos mesmos princípios humanos da exercida pelo cidadão. O compromisso com a verdade, princípio maior do homem da imprensa, também é regra de conduta moral do cidadão mundano,a diferença é que certas questões técnicas da profissão do comunicador social exigem uma análise mais aprofundada, pelo fato de que a palavra do jornalista incide diretamente sobre a cultura de massa. O fato maior é que a ética nasce no cidadão, e antes da profissão, um jornalista é cidadão, então ele estaria sujeito a duas éticas distintas? Concluo que não. A ética do cidadão, que nasce com ele, é a mesma do jornalista. O que varia é o bom senso adaptativo que o bom jornalista (o profissional) exerce sobre ela durante o exercício da profissão. Porto Alegre, 1° semestre de 2011 Tiago Lobo, turma 359 A estética da ética no Jornalismo PUCRS / Famecos / Metodologia de Pesquisa em Comunicação Qual é a ética do jornalista? A relevância de uma identificação da conduta profissional do homem da imprensa se mostra extremamente importante, no sentido de regular o exercício da profissão e trabalhar na manutenção de uma imagem positiva que credibilize o compromisso com a verdade inerente à profissão do jornalista. Reprodução Watergate lembrou que pessoas que ganham a vida expondo delitos dos outros têm necessidade especial de manterem seu próprio comportamento acima das críticas. [...] (Meyer, Phillip. A Ética no Jornalismo. São Paulo: Editora Universitária, 1992. Pgs 9 e 10). Aristóteles, na obra Ética a Nicômaco, definiu que a ética seria o exercício da moral, que é uma virtude. E as virtudes adquirem-se através do exercício, sendo uma “disposição de caráter relacionada com a escolha de ações e paixões (...) que é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática.” (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2001, p.57). A ética Resultados Objetivo Metodologia Apurar a existência de uma ética específica do jornalista. O presente estudo realizou análise bibliográfica das obras Ética a Nicômaco (Aristóteles), Jornalismo, Ética e Liberdade (Karam, Francisco José), A Arte de Fazer um Jornal Diário (Noblat, Ricardo. ), A Ética no Jornalismo (Meyer, Phillip), O Jornalista e o Assassino (Malcon,Janet), A Regra do Jogo (Abramo, Claudio Weber), Código de Ética do Jornalista Brasileiro e Declaração de Princípios para a conduta dos jornalistas da Federação Internacional dos Jornalistas. Além de entrevistas com os jornalistas Telmo Flor, Renan Antunes de Oliveira,Heródoto Barbeiro e estudos dos casos Watergate e Tim Lopes.

description

Porto Alegre, 1° semestre de 2011 Tiago Lobo, turma 359 PUCRS / Famecos / Metodologia de Pesquisa em Comunicação Reprodução

Transcript of A estética da ética no jornalismo

Page 1: A estética da ética no jornalismo

“Sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à minha ética como jornalista — não tenho duas.” (ABRAMO, Cláudio Weber. A Regra do Jogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988). Me parece indissociável a teoria de que a ética do cidadão é a mesma ética do jornalista, ao passo de que a estética da ética do jornalista se mostra baseada nos mesmos princípios humanos da exercida pelo cidadão. O compromisso com a verdade, princípio maior do homem da imprensa, também é regra de conduta

moral do cidadão mundano, a diferença é que certas questões técnicas da profissão do comunicador social exigem uma análise mais aprofundada, pelo fato de que a palavra do jornalista incide diretamente sobre a cultura de massa. O fato maior é que a ética nasce no cidadão, e antes da profissão, um jornalista é cidadão, então ele estaria sujeito a duas éticas distintas? Concluo que não. A ética do cidadão, que nasce com ele, é a mesma do jornalista. O que varia é o bom senso adaptativo que o bom jornalista (o profissional) exerce sobre ela durante o exercício da profissão.

Porto Alegre, 1° semestre de 2011 Tiago Lobo, turma 359

A estética da ética no JornalismoPUCRS / Famecos / Metodologia de Pesquisa em Comunicação

Qual é a ética do jornalista?A relevância de uma identificação da conduta profissional do homem da imprensa se mostra extremamente

importante, no sentido de regular o exercício da profissão e trabalhar na manutenção de uma imagem positiva que credibilize o compromisso com a verdade inerente à profissão do jornalista.

Reprodução

Watergate lembrou que pessoas que ganham a vida expondo delitos dos outros têm necessidade especial de manterem seu próprio comportamento acima das críticas. [...] (Meyer, Phillip. A Ética no Jornalismo. São Paulo: Editora Universitária, 1992. Pgs 9 e 10).

Aristóteles, na obra Ética a Nicômaco, definiu que a ética seria o exercício da moral, que é uma virtude. E as virtudes adquirem-se através do exercício, sendo uma “disposição de caráter relacionada com a escolha de ações e paixões (...) que é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática.” (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2001, p.57).

A ética

Resultados

Objetivo

Metodologia Apurar a existência de uma ética específica do jornalista.

O presente estudo realizou análise bibliográfica das obras Ética a Nicômaco (Aristóteles), Jornalismo, Ética e Liberdade (Karam, Francisco José), A Arte de Fazer um Jornal Diário (Noblat, Ricardo. ), A Ética no Jornalismo (Meyer, Phillip), O Jornalista e o Assassino (Malcon, Janet), A Regra do Jogo (Abramo, Claudio Weber), Código de Ética do Jornalista Brasileiro e Declaração de Princípios para a conduta dos jornalistas da Federação Internacional dos Jornalistas. Além de entrevistas com os jornalistas Telmo Flor, Renan Antunes de Oliveira, Heródoto Barbeiro e estudos dos casos Watergate e Tim Lopes.