A ética da finalidade

11
O QUE É ÉTICA E MORAL? A Ética da Finalidade

Transcript of A ética da finalidade

Page 1: A ética da finalidade

O QUE É ÉTICA E MORAL?

A Ética da Finalidade

Page 2: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

O que é Ética e Moral?No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

Page 3: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.  

Page 4: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.A ética é um conjunto de valores e princípios que tem a finalidade de: usarmos para decidirmos as 3 grandes questões da vida, que são: quero, devo, posso. Exemplo tem coisas que queremos, mas não podemos, tem coisas que podemos, mas não queremos, e tem coisa que eu posso mais não devo fazer.

Page 5: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

E que são exemplos definidos através da sociedade com a finalidade de acionar a razão quando a emoção fala mais alto.  

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. 

Page 6: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

Desde o nosso nascimento nos é ensinado o que é certo e errado, nos dando um modo de ser ou caráter fundamentando os valores morais que orientam um comportamento humano em sociedade. Esta é a ética, um conjunto de valores. A partir da ética construída, adquirimos através dos costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, o valor moral que pode ser definido como "respeito à vida", não somente individual como coletiva uma vez que  vivemos em sociedade. 

Page 7: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

Porém como e quando ficou definido o que é certo ou errado do ponto de vista social?A construção dos ideais de ética e moral são passados de geração à geração. O que vai na alma pode ser moldado através do bom senso de acordo com as necessidades coletivas da época em sociedade.A ética é o que permite o individuo ver de maneira crítica os códigos de uma sociedade, e a moral. É ela que nos permite explicar as regras morais de forma racional.

Page 8: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

"O que devo, o que quero e o que posso“

Tem aquilo que quero mas não possoAquilo que eu devo mas não quero

Aquilo que posso mas não devoAquilo que posso mas não queroAquilo que quero mas não devo

O que define se vai fazer ou não é a sua ética "estudando" a moral

 

Page 9: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

Para Aristóteles: a finalidade ética da vida humana é a busca da virtude e a felicidade.  Dado que a virtude como atividade própria do homem é a própria felicidade, a felicidade mais alta consistirá na virtude mais alta e a virtude mais alta é a teorética, que culmina na sabedoria. Com efeito a inteligência é a atividade mais elevada que existe em nós; e o objeto da inteligência é aquele que existe mais alto em nós e fora de nós

Page 10: A ética da finalidade

A Ética da FinalidadeO sábio basta-se a si mesmo e não tem necessidade, para cultivar e alargar a sua sabedoria, de nada que não tenha em si mesmo. A vida do sábio é feita de serenidade e de paz, pois que não se afadiga por um fim exterior cujo alcance é problemático, mas o fim está na pró

A vida teorética é portanto uma vida superior à humana: o homem não a vive enquanto é homem, mas enquanto tem em si qualquer coisa de divino.

Page 11: A ética da finalidade

Ética da Finalidade

"O homem não deve, como dizem alguns, conhecer enquanto homem as coisas humanas, enquanto mortal as coisas mortais, mas deve tornar-se, na medida do possível, imortal e fazer tudo para viver segundo tudo quanto existe nele de mais elevado: e ainda que isto seja pouco em quantidade, em potência e valor supera todas as outras coisas" .