A evolução do Cérebro Humano

11
A evolução do Cérebro Humano Grupo: Lemily, Ívyna, Dennise, Ingridy e Camila.

Transcript of A evolução do Cérebro Humano

Page 1: A evolução do Cérebro Humano

A evolução do Cérebro Humano

Grupo: Lemily, Ívyna, Dennise, Ingridy e

Camila.

Page 2: A evolução do Cérebro Humano

• Como nossos outros órgãos, o cérebro evoluiu aumentando através de milhões de anos em complexidade e tamanho informacional.

400 cc 750 cc 900 cc 1500 cc 1400 cc

Page 3: A evolução do Cérebro Humano

“Novas tarefas estimulam o cérebro e permitem a sua evolução, enquanto um cérebro melhor estimulado e consequentemente desenvolvido, permite a realização de novas tarefas.”

Page 4: A evolução do Cérebro Humano

A parte mais antiga do cérebro compreende a medula espinhal, a ponte, o bulbo e o mesencéfalo, conjunto este denominado por MacLean de "chassi neural". Este é o mecanismo neural básico para a reprodução e autopreservação.

Page 5: A evolução do Cérebro Humano

Etapas evolutivas cerebrais

Cérebro reptelial: É formado pelo tronco

cerebral, além de diversas partes do sistema nervoso central. É responsável pelo controle de comportamentos involuntários, tais como batimentos cardíacos e funcionamento pulmonar.

Page 6: A evolução do Cérebro Humano

Etapas evolutivas cerebrais

sistema límbico

Está definitivamente ligado às emoções, além de atuar no controlo do sistema endócrino humano.

Page 7: A evolução do Cérebro Humano

Etapas evolutivas cerebrais

Neocortéx Esta é a camada que

nos proporciona todas as recordações, conhecimentos, habilidades e experiências acumuladas graças a seus 30 bilhões de neurônios.

Page 8: A evolução do Cérebro Humano

O que nos distingue dos demais animais é o fato de apresentarmos consciência, saber reflexivo. Tal capacidade nos tornou capazes de criar e descobrir. Aliando trabalho à criatividade, criamos o nosso mundo, produzindo bens materiais (vestimentas, moradias) e não-materiais (costumes, arte, ciência). Além disso, desenvolvemos uma linguagem eficiente, o que nos possibilita transmitir, acumular e transformar conhecimentos adquiridos ao longo das gerações.

Page 9: A evolução do Cérebro Humano

Quando observamos a vida de outros animais, vemos que, de certa maneira, eles também executam muitas atividades. As abelhas fazem colméias e produzem mel, os castores constroem diques e aranhas tecem teias. E essas habilidades são transmitidas aos seus descendentes. Mas o ser humano faz tudo isso num grau muito mais abrangente porque desenvolveu a consciência do seu saber. Assim, somos capazes de nos debruçarmos sobre nós mesmos para tomar posse de nosso próprio conhecimento, avaliando sua consistência, seu limite, seu valor.

Page 10: A evolução do Cérebro Humano

A produção de bens materiais e não-materiais é dinâmica, ou seja, ela modifica a história das sociedades. O ser humano foi capaz de trazer melhorias extraordinárias se usarmos os abrigos pré-históricos em comparação aos edifícios atuais, por exemplo. Já em relação aos outros animais, o mesmo não acontece. As abelhas fazem colméias, os pássaros constroem ninhos e aranhas tecem teias como sempre o fazem.

Page 11: A evolução do Cérebro Humano

Como seres humanos, podemos realizar grandes mudanças em nossa forma de viver. Por sermos capazes de construir um saber reflexivo, observamos, refletimos, analisamos e julgamos o que nos cerca. Temos a capacidade de questionar o passado, modificar o presente e planejar o futuro. Somos criatura e criador do mundo em que vivemos. Não nascemos prontos pelas “mãos da natureza”. Nossa vida é, em grande medida, um processo de “renascer” contínuo, com a expressão de novas idéias, novas habilidades, novas formas de pensar.