A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a...

25
A GENÉTICA DO SISTEMA A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE IMUNE

Transcript of A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a...

Page 1: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

A GENÉTICA DO SISTEMA A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNEIMUNE

Page 2: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

O SISTEMA IMUNE INATOO SISTEMA IMUNE INATO• Pode-se dizer que a imunidade inata

representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por isso, sua patogenicidade está relacionada à sua capacidade de resistir aos mecanismos da imunidade natural (ABBAS et al, 2000)

Page 3: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

• Os componentes principais da imunidade inata são:

• 1. Barreiras físicas e químicas (epitélios, substâncias antimicrobianas produzidas nas superfícies epiteliais);

• 2. Células fagocíticas (neutrófilos e macrófagos);

• 3. Células matadoras naturais (natural killer);

• 4. Proteínas do sangue, incluindo os membros do sistema complemento e outros mediadores da inflamação;

• 5. Proteínas chamadas citocinas, que regulam muitas células da imunidade inata.

Page 4: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

O SISTEMA IMUNE ADAPTATIVOO SISTEMA IMUNE ADAPTATIVO• É aquele que é capaz de adaptar-se às É aquele que é capaz de adaptar-se às

características dos microrganismos e características dos microrganismos e determinar uma resposta imune mais efetiva determinar uma resposta imune mais efetiva e mais específicae mais específica– Linfócitos TLinfócitos T– Linfócitos BLinfócitos B

Page 5: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

OS LINFÓCITOS B e TOS LINFÓCITOS B e T• Todas as células sanguíneas originam-se de Todas as células sanguíneas originam-se de

uma “célula-tronco comum”, que fica uma “célula-tronco comum”, que fica comprometida a se diferenciar em linhagens comprometida a se diferenciar em linhagens particulares, isto é, eritróide, granulocítica, particulares, isto é, eritróide, granulocítica, monocítica e linfocítica.monocítica e linfocítica.

• A proliferação e maturação das células na A proliferação e maturação das células na medula óssea são estimuladas por citocinas, medula óssea são estimuladas por citocinas, também chamadas de fatores estimuladores também chamadas de fatores estimuladores de colônias. de colônias.

Page 6: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

• A linhagem linfocítica, dependendo do A linhagem linfocítica, dependendo do órgão linfóide onde ocorrerá a maturação, órgão linfóide onde ocorrerá a maturação, originará os linfócitos T ou B, as principais originará os linfócitos T ou B, as principais células efetoras da resposta imune (ABBAS células efetoras da resposta imune (ABBAS et al, 2000et al, 2000

Page 7: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.
Page 8: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.
Page 9: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.
Page 10: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

A RESPOSTA IMUNE A RESPOSTA IMUNE CELULAR E HUMORALCELULAR E HUMORAL

• Os linfócitos T são subdivididos em Os linfócitos T são subdivididos em linfócitos T “helper” e “citotóxicos”.linfócitos T “helper” e “citotóxicos”.

• Os linfócitos T citotóxicos lisam células que Os linfócitos T citotóxicos lisam células que produzem antígenos estranhos como as produzem antígenos estranhos como as infectadas por vírusinfectadas por vírus. .

Page 11: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

• Contrariamente, a ativação das células TH-2 Contrariamente, a ativação das células TH-2 resulta na liberação de diferentes citocinas resulta na liberação de diferentes citocinas (IL-4, IL-5, IL-10). (IL-4, IL-5, IL-10).

• Estas citocinas estimulam a produção de Estas citocinas estimulam a produção de anticorpos pelos linfócitos B, inibindo a anticorpos pelos linfócitos B, inibindo a ativação de TH-1.ativação de TH-1.

• Neste caso, a defesa contra a infecção se Neste caso, a defesa contra a infecção se fará pelos anticorpos e não por células fará pelos anticorpos e não por células (STANLEY, 1999 & ABBAS, 2000)(STANLEY, 1999 & ABBAS, 2000)

Page 12: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.
Page 13: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.
Page 14: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

IMUNODEFICIÊNCIASIMUNODEFICIÊNCIAS• As doenças de imunodeficiências ocorrem As doenças de imunodeficiências ocorrem

quando um ou mais componentes do quando um ou mais componentes do sistema imune estão faltando ou não sistema imune estão faltando ou não funcionam normalmente.funcionam normalmente.– As doenças primárias: defeitos genéticosAs doenças primárias: defeitos genéticos– As doenças secundárias: componentes do As doenças secundárias: componentes do

sistema imune são alterados ou destruídos por sistema imune são alterados ou destruídos por outros fatores, como radiação, infecção ou outros fatores, como radiação, infecção ou drogas.drogas.

Page 15: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

IMUNODEFICIÊNCIA DAS IMUNODEFICIÊNCIA DAS CÉLULAS BCÉLULAS B

• Agamoglobulinemia ligada ao X (XLA)Agamoglobulinemia ligada ao X (XLA)– IgA, IgE, IgM ou IgDIgA, IgE, IgM ou IgD– IgG = mãe = nos primeiros meses tem alguma IgG = mãe = nos primeiros meses tem alguma

respostaresposta– HomensHomens– Infecções recorrentesInfecções recorrentes– Mutações de um gene que é responsável pela Mutações de um gene que é responsável pela

produção de uma substância necessária à produção de uma substância necessária à maturação de linfócitos Bmaturação de linfócitos B

Page 16: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

IMUNODEFICIÊNCIA DAS IMUNODEFICIÊNCIA DAS CÉLULAS TCÉLULAS T

• Imunodeficiência combinada = T helper e Imunodeficiência combinada = T helper e citotóxico – resposta celular e humoralcitotóxico – resposta celular e humoral

• Infecções oportunistasInfecções oportunistas• Morrem nos primeiros anosMorrem nos primeiros anos• Falta de receptores para a maturação das Falta de receptores para a maturação das

células T = codificado geneticamentecélulas T = codificado geneticamente

Page 17: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

DOENÇA GRANULOMATOSA DOENÇA GRANULOMATOSA CRÔNICACRÔNICA

• Distúrbio da imunodeficiência primáriaDistúrbio da imunodeficiência primária• Ingerir bactérias e fungos = incapazes de Ingerir bactérias e fungos = incapazes de

matá-losmatá-los• Gene ligado ao X – metabolismo de oxigênio Gene ligado ao X – metabolismo de oxigênio

que mata o micróbioque mata o micróbio

Page 18: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

SÍNDROME DE Di GEORGESÍNDROME DE Di GEORGE• Falta de desenvolvimento tímicoFalta de desenvolvimento tímico• Deficiência de células TDeficiência de células T

Page 19: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

A BASE GENÉTICA DA A BASE GENÉTICA DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA: O RESPOSTA IMUNOLÓGICA: O

MHCMHC• Inclui uma série de genes (80) que ficam Inclui uma série de genes (80) que ficam

localizados no braço curto do cromossomo localizados no braço curto do cromossomo 6.6.

• Classificação: I, II Classificação: I, II – I = São encontradas nas superfícies de quase I = São encontradas nas superfícies de quase

todas as células e podem se ligar a receptores de todas as células e podem se ligar a receptores de células T citotóxicas. células T citotóxicas.

Page 20: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

• Nos seres humanos, a correspondência entre os Nos seres humanos, a correspondência entre os alelos de classe I do doador e do receptor aumenta a alelos de classe I do doador e do receptor aumenta a probabilidade do enxerto ou transplante ser probabilidade do enxerto ou transplante ser tolerado;tolerado;

• As células T quando confrontadas com moléculas As células T quando confrontadas com moléculas exógenas do MHC nas células do doador, as exógenas do MHC nas células do doador, as interpretam como peptídeos exógenos e atacam as interpretam como peptídeos exógenos e atacam as células.células.– II = São encontradas apenas nas superfícies do APC’s do II = São encontradas apenas nas superfícies do APC’s do

sistema imune (fagócitos e linfócitos B). Quando sistema imune (fagócitos e linfócitos B). Quando associadas a peptídeos exógenos, estimulam a atividade de associadas a peptídeos exógenos, estimulam a atividade de células T.células T.

Page 21: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

• T helper. T helper. • Os loci principais do MHC são altamente Os loci principais do MHC são altamente

polimórficos, expressando centenas de polimórficos, expressando centenas de alelos diferentes;alelos diferentes;

• Algumas variantes irão ligar peptídeos de um Algumas variantes irão ligar peptídeos de um determinado patógeno mais efetivamente do determinado patógeno mais efetivamente do que outros;que outros;

• Deste modo, uma pessoa que expresse uma Deste modo, uma pessoa que expresse uma variabilidade maior de moléculas do MHC variabilidade maior de moléculas do MHC tem mais probabilidade de lidar efetivamente tem mais probabilidade de lidar efetivamente com uma variedade maior de organismos com uma variedade maior de organismos infecciososinfecciosos

Page 22: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

A BASE GENÉTICA DA A BASE GENÉTICA DA DIVERSIDADE DE ANTICORPOSDIVERSIDADE DE ANTICORPOS

• Nosso corpo se defronta com uma enorme variedade Nosso corpo se defronta com uma enorme variedade de organismos infecciososde organismos infecciosos

• Como o sistema imune não pode saber Como o sistema imune não pode saber antecipadamente que tipos de micróbios irá antecipadamente que tipos de micróbios irá encontrar, o sistema deve conter um enorme encontrar, o sistema deve conter um enorme reservatório de células imunes estruturadamente reservatório de células imunes estruturadamente diversa, de modo que pelo menos algumas células diversa, de modo que pelo menos algumas células possam responder a um micróbio invasorpossam responder a um micróbio invasor

Page 23: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

MHC e DoençasMHC e Doenças• Auto-imunidade: Auto-imunidade:

– Trata-se de uma situação na qual o sistema Trata-se de uma situação na qual o sistema imune do corpo ataca suas próprias células imune do corpo ataca suas próprias células normaisnormais

– A base biológica da auto-imunidade permanece A base biológica da auto-imunidade permanece desconhecida, mas é vista quando as moléculas desconhecida, mas é vista quando as moléculas do MHC de classe II são inapropriadamente do MHC de classe II são inapropriadamente expressas na superfície celular não envolvidas expressas na superfície celular não envolvidas na resposta imunena resposta imune

Page 24: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

• O sistema imune pode também confundir O sistema imune pode também confundir algumas células normais do corpo com algumas células normais do corpo com alguns patógenos, é o que se chama alguns patógenos, é o que se chama reação reação cruzadacruzada;;

Page 25: A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE. O SISTEMA IMUNE INATO Pode-se dizer que a imunidade inata representa a primeira linha de defesa contra os micróbios e por.

– Acredita-se que estas células possam ser Acredita-se que estas células possam ser interpretadas pelas células T como peptídeos interpretadas pelas células T como peptídeos virais em associação a moléculas de MHC, virais em associação a moléculas de MHC, disparando uma resposta imunedisparando uma resposta imune

– Exemplos: artrite reumatóide, LES, esclerose Exemplos: artrite reumatóide, LES, esclerose múltiplamúltipla