A IGREJA DO DOMINI QUO VADIS

3
A IGREJA DO DOMINI QUO VADIS Jo 13:36-38 Introdução O nosso país é rico em nomes exóticos de pessoas,lugares e até igrejas. Olhando na internet você pode encontrar algumas pérolas do tipo: (nomes nos slides) E com certeza tem muito mais pelo nosso Brasil afora e mesmo em outros países a criatividade do povo nos surpreenderia. Tem uma igreja pequena na Itália,na Via Apia que tem um nome que não é muito engraçado,mas certamente muito interessante e enigmático. É a Igreja do Domini,Quo Vadis (Senhor,onde vais?)O nome desta igreja foi inspirado numa lenda cristã que diz que quando Nero perseguia os cristãos em Roma,Pedro teria sido ameaçado de morte e por conselhos de amigos cristão teria que fugir de Roma para salvar a sua vida. Saindo da cidade ele encontra Jesus que estava entrando na cidade(direção oposta de Pedro).Pedro então teria perguntado a Jesus: “Domini,Quo Vadis”, Senhor,onde vais? Jesus respondeu: “vou a Roma novamente ser crucificado” A resposta então teria tocado fundo no coração de Pedro que teria desistido de fugir e entrou na cidade e lá foi martirizado. Então, uma pequena igreja foi construída na estrada Apiana,onde supostamente Pedro encontrou o Senhor e retornou a Roma. A história é uma lenda—mas a igreja está lá—a igreja do “Domine Quo Vadis” É uma história inspiradora,mas eu penso que nós devemos ser uma verdadeira igreja do Quo Vadis. A igreja que quer saber onde o Senhor está indo e que está disposta a segui-lo. I. AS IMPLICAÇÕES DE SER UMA IGREJA DO QUO VADIS A. Uma firme decisão. a. Quo Vadis—Onde quer que o Senhor conduza—o que o Senhor determinar---o que o Senhor desejar= Isto é o que Eu quero. Esta é a 1ª implicação do Quo Vadis. B. Uma direção espiritual,não geográfica apenas- Geralmente,nosso primeiro pensamento sobre isto é em termos geográficos. 1. Talvez esta era a idéia por trás da pergunta de Pedro no (v.36) 2. Onde o Senhor está indo? Esta ou aquela direção? Leste ou Oeste? 3. Quo Vadis é muito mais do que isto. É a nossa determinação de IR E FAZER O QUE QUER QUE SEJA exigido SEMPRE que for necessário. 4. Veja,Jesus não está nos levando a um lugar geograficamente, ELE ESTÁ NOS DIRECIONANDO A LUGAR ESPIRITUALMENTE. Senhor, que CONCLUSÕES o Senhor me levará Senhor,que AÇÃO me conduzirás ? Senhor,que NÍVEL DE DEVOÇÃO E INTIMIDADE estás me guiando? Senhor,que novos ministérios o Senhor quer criar aqui?

Transcript of A IGREJA DO DOMINI QUO VADIS

Page 1: A IGREJA DO DOMINI QUO VADIS

A IGREJA DO DOMINI QUO VADISJo 13:36-38

IntroduçãoO nosso país é rico em nomes exóticos de pessoas,lugares e até igrejas. Olhando na internet você pode encontrar algumas pérolas do tipo: (nomes nos slides)E com certeza tem muito mais pelo nosso Brasil afora e mesmo em outros países a criatividade do povo nos surpreenderia. Tem uma igreja pequena na Itália,na Via Apia que tem um nome que não é muito engraçado,mas certamente muito interessante e enigmático. É a Igreja do Domini,Quo Vadis (Senhor,onde vais?)O nome desta igreja foi inspirado numa lenda cristã que diz que quando Nero perseguia os cristãos em Roma,Pedro teria sido ameaçado de morte e por conselhos de amigos cristão teria que fugir de Roma para salvar a sua vida. Saindo da cidade ele encontra Jesus que estava entrando na cidade(direção oposta de Pedro).Pedro então teria perguntado a Jesus: “Domini,Quo Vadis”, Senhor,onde vais? Jesus respondeu: “vou a Roma novamente ser crucificado” A resposta então teria tocado fundo no coração de Pedro que teria desistido de fugir e entrou na cidade e lá foi martirizado.Então, uma pequena igreja foi construída na estrada Apiana,onde supostamente Pedro encontrou o Senhor e retornou a Roma.A história é uma lenda—mas a igreja está lá—a igreja do “Domine Quo Vadis”É uma história inspiradora,mas eu penso que nós devemos ser uma verdadeira igreja do Quo Vadis. A igreja que quer saber onde o Senhor está indo e que está disposta a segui-lo.

I. AS IMPLICAÇÕES DE SER UMA IGREJA DO QUO VADISA. Uma firme decisão.a. Quo Vadis—Onde quer que o Senhor conduza—o que o Senhor determinar---o que o Senhor

desejar= Isto é o que Eu quero. Esta é a 1ª implicação do Quo Vadis.B. Uma direção espiritual,não geográfica apenas- Geralmente,nosso primeiro pensamento sobre isto é

em termos geográficos.1. Talvez esta era a idéia por trás da pergunta de Pedro no (v.36)2. Onde o Senhor está indo? Esta ou aquela direção? Leste ou Oeste?3. Quo Vadis é muito mais do que isto. É a nossa determinação de IR E FAZER O QUE QUER

QUE SEJA exigido SEMPRE que for necessário.4. Veja,Jesus não está nos levando a um lugar geograficamente, ELE ESTÁ NOS

DIRECIONANDO A LUGAR ESPIRITUALMENTE. Senhor, que CONCLUSÕES o Senhor me levará Senhor,que AÇÃO me conduzirás ? Senhor,que NÍVEL DE DEVOÇÃO E INTIMIDADE estás me guiando? Senhor,que novos ministérios o Senhor quer criar aqui?

C. Uma direção oposta a nossa- Muitas vezes NOSSO QUO VADIS vem com algumas limitações1. Senhor, guia-me ONDE QUER QUE O SENHOR DESEJA….

a. Dentro destes parâmetros teológicos aceitáveisb. Entre este ponto e aquelec. Desde que me conduza as mesmas velhas conclusões/maneira de pensar/coisas

que façod. Contanto que seja ao que é conhecido por mim e é confortávele. Guie senhor,desde que não seja tão radical/turbulento/transformador Que tipo de Quo Vadis é este?

II. AS APLICAÇÕES DO QUO VADIS PARA NÓSA. QUE TIPO DE QUO VADIS ESTAMOS PROMOVENDO AQUI EM ITU?

a. Senhor,nos leve para onde quer que o Senhor deseja que estejamos--Nos guie para um nível mais profundo de espiritualidade /compreensão/ e sendo de devoção?

b. Ou estamos dizendo,nos leve Senhor para longe,desde que seja dentro dos limites de nossas tradições e o que definimos fé e prática?

c. Qual destes somos nós?

Page 2: A IGREJA DO DOMINI QUO VADIS

d. No N.T. seguir Jesus significava renunciar tudo o que antes era acreditado/estimado pelos discípulos. Quo Vadis para eles significou que iria seguir a Cristo além das limitações de seus entendimento e tradições prévias PORQUE possuir ao Senhor era mais importante do que todos os sacrifícios/observâncias/sacerdócio/templo/lei e herança. De fato,SEGUIR JESUS ERA ROMPER COM AQUELAS COISAS,não é de estranhar que poucos aceitaram segui-lo. (Mt 9:16-17 e Lc 14:33)

e. Ainda hoje Jesus chama a sua Igreja para segui-lo além dos limites que as nossas tradições e nós nos impomos

B. ONDE O SENHOR ESTÁ INDO AQUI EM ITU?

1. Eu suspeito que Ele está indo afora, ao mundo/pecadores/pessoas em dor e perdidas como ovelhas sem pastor…Eu imagino,nós iríamos com Ele ou estamos contentes aqui mesmo?

2. Eu suspeito que Ele está indo aos diferente de nós…a um perfil diferente/demograficamente/culturalmente/socialmente. Pessoas que não partilham talvez de nossas tradições e herança spiritual.

3. QUO VADIS, Senhor,Onde o Senhor nos conduzirá?

C. ESTAMOS INDO COM ELE?1. Esta é a questão mais importante:NÓS IREMOS COM ELE LÁ? Iremos com Ele se onde Ele

vai é diferente de onde temos estado? Se o custo for maior? Se for mais longe?2. QUO VADIS,Senhor,Onde estás indo aqui em Itu? Mas mais importante: estamos indo com o

Senhor? Pedro perguntou ao Senhor e disse que estava disposto a segui-lo por onde quer que fosse,Pedro

estava errado. Quando eu comecei no ministério eu fui ensinado e acreditava que eu tinha que dar uma direção

ao meu ministério, “eu tinha que fazer o caminho”, eu estava errado! É Deus quem faz o caminho! O bom líder não é o que determina o melhor caminho para a Sua

comunidade,mas aquele que tem a sensibilidade de ver e seguir a direção que Deus está mostrando.

Exemplo de Paulo (Atos 16:6-10)

CONCLUSÃO

Uma noite uma casa pegou fogo e um menino foi forçado a fugir para o telhado. O pai estava embaixo com os braços estendidos,gritando a seu filho: “ pule! Eu vou pegar você”. Ele sabia que o menino tinha que pular para salvar a sua vida. Tudo que o menino conseguia ver,entretanto, era fumaça,chamas e escuridão. Como se pode imaginar, o menino estava com medo de sair do telhado. Seu pai continuou gritando: “pule! Eu pego você” Mas o menino protestou:, “Papai, eu não consigo ver você”. O Pai respondeu: “ Mas eu posso te ver e isto é tudo o que importa”

Deus é único, Ele nos vê e vê os Seus objetivos em nossa frente.Nós não enxergamos nem a Ele e nem o objetivo. Deus pode ver as armadilhas,os obstáculos ao longo do caminho,Ele também vê as barreiras que nós mesmo levantamos (seja medo,incredulidade ou tradições) e Ele diz PULE...CONFIE EM MIM... Ele é o único que vê o todo. Ele é o único que pode nos conduzir em segurança por meio da escuridão até onde Ele tem propositado para nós. Nós como o menino,hesitamos …tememos…confiamos em qualquer coisa...nossa inteligência...nossos recursos...nossa bondade...TUDO exceto ELE. E ainda assim Ele nos chama para confiar nele.

DOMINE QUO VADIS? Jesus onde está indo?

Onde quer que o Senhor esteja indo,hoje decida segui-lo,não importa o custo,a distância,o preço.