A importância da água

28
A importância da água A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preserva- lá. Eis a questão. A vida só se tornou perceptível apos o aparecimento da água. Para termos uma noção em relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso corpo é constituído de 75% de água. O que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta. Entretanto 97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc.. O que ocasiona grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce e no entanto possuímos em maior quantidade água salgada. Este é o ponto onde se encaixa a questão da preservação. O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente. Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático.Pois sua falta em alguns casos pode provocar patogenos que levam até a morte. Dado o exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos. Desta maneira cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização. Mas faça a sua parte que futuramente o planeta terra agradecerá. Ana Carolina Oliveira da costa Dia Mundial da Água História do Dia Mundial da Água, 22 de março, Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação Água : um bem natural que deve ser preservado História do Dia Mundial da Água O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Transcript of A importância da água

Page 1: A importância da água

A importância da água

A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preserva-lá. Eis a questão.A vida só se tornou perceptível apos o aparecimento da água. Para termos uma noção em relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso corpo é constituído de 75% de água. O que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta.Entretanto 97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc.. O que ocasiona grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce e no entanto possuímos em maior quantidade água salgada. Este é o ponto onde se encaixa a questão da preservação.O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático.Pois sua falta em alguns casos pode provocar patogenos que levam até a morte.Dado o exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos. Desta maneira cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização. Mas faça a sua parte que futuramente o planeta terra agradecerá.

Ana Carolina Oliveira da costa

Dia Mundial da ÁguaHistória do Dia Mundial da Água, 22 de março, Declaração Universal dos Direitos da Água,

sugestões de preservação

Água: um bem natural que deve ser preservado

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros

Page 2: A importância da água

364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

ÁguaO que é, fórmula, importância, racionamento, poluição,

consumo e economia, tipos de água

Água: um bem precioso da natureza

Page 3: A importância da água

Introdução 

A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada a água. 

A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em gelo (solidificação) quando está numa temperatura de zero grau Celsius. A água ferve quando atinge a temperatura de 100 graus Celsius (no nível do mar).

Cerca de três quartos da superfície do planeta Terra é coberto por água. Em função deste aspecto, nosso planeta, visto do espaço, assume uma cor azulada. Sem este líquido precioso o ser humano não teria se desenvolvido neste planeta. Basta dizer que o corpo do ser humano é quase totalmente formado por água. A água também é fundamental para a vida dos outros animais e plantas do nosso planeta.

A água é extremamente importante para o homem. Na antiguidade, por exemplo, as grandes civilizações se desenvolveram às margens de rios. Os egípcios, por exemplo, dependiam das águas do rio Nilo para quase tudo. A civilização da Mesopotâmia também utilizou este recurso natural dos rios Tigre e Eufrates.

Consumo de água e racionamento

A água é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Estudiosos apontam que, futuramente, a água poderá se tornar rara caso continue ocorrendo desperdício. Em algumas regiões do mundo, principalmente nas mais pobres, já ocorre a falta de água.

Dicas de racionamento e tratamento de água no dia-a-dia:

- Não use água para lavar carros e calçadas;- Ao escovar os dentes, feche a torneira;- Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;- Acabe com os vazamentos em canos residenciais;- Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água;- Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a empresa de água responsável ou a prefeitura.- Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca-las na máquina de lavar;- Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.

Lembre-se: se todos economizarem a água não vai faltar. Racionando, podemos ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro. Ganha-se duas vezes. 

A importância da Água

Page 4: A importância da água

Introdução:

Estamos tratando de um assunto que é de interesse de todos nós. Apesar desse problema não ser novo, continua sendo tratado de maneira leviana. Será que precisamos sentir a escassez da água em nossas vidas para darmos conta do seu valor?

A água é talvez o recurso mais precioso que a Terra oferece à humanidade. Os seres vivos precisam de água para viver, e nós sabemos da sua importância para a nossa sobrevivência. Cabe, portanto, a cada um de nós fazermos a nossa parte e conscientizarmos as outras pessoas sobre o uso correto e a preservação da água, para que as gerações presentes e futuras não venham sofrer com a escassez deste recurso renovável, porém

limitado. Desperdiçar água hoje é motivo de guerra, preservá-la é motivo de paz. Só uma ação conjunta é que nos levará a contornar essa situação. Depende de nós!

Tarefas

1- Seu desafio é investigar e procurar obter o máximo de informação sobre a água, esse bem tão precioso, sem o qual não há vida, e elaborar um texto que deve conter:Informações gerais sobre a água - Quais as suas utilidades?- Como se pode encontrar na natureza ?- O que podemos fazer para a protegê-la?

2-Sua tarefa é conscientizar da importância da água para a vida no planeta e fazer com que saibamos a melhor maneira de utilizar esse precioso bem.- Pesquisando sobre as utilidades da água e o que você sabe sobre o desperdício de água em seu bairro e em sua cidade.- E em tua casa? Como poderias poupar água?

3-Forme grupo de 4 alunos, e monte painéis com figuras ou desenhos de forma a conscientizar a comunidade a economizar a água.

ProcessoPara desenvolver essa tarefa, será necessário seguir as seguintes instruções: 1) Formar grupos de 4 alunos;

2) Pesquisar na internet: Medidas para a economia de água que podemos adotar no dia-a-dia; e a poluição da água nas grandes cidades;

3)Pesquisar em sites:www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/precisa.htmwww.cunolatina.com.br/dicas.htmwww.geocities.com/~esabio/agua/agua.htmAvaliação

Page 5: A importância da água

As crianças serão avaliadas em todo o processo, primeiro será observada a utilização das fontes de pesquisas, a criatividade na escrita dos textos, em seguida o envolvimento na busca das imagens e por fim a organização na montagem dos painéis e sua apresentação.ConclusõesConcluímos que é de suma importância abordar o tema água em quaisquer séries, visto que essa abordagem levará a tomada de consciência dos educandos e a possível transformação das outras pessoas pelo exemplo. Neste trabalho, você reconhecerá a importância da água na nossa vida e o mais importante é saber utilizá-la sem desperdício e alarmando-o para este sério problema em nosso país. E Após o término do trabalho devemos deixar os maus costumes de lado, evitando o desperdício da água.

Frases sobre a Importancia da Agua

Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.

Provérbio Chinês

Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo, mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria.

Fernando Pessoa

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.

Madre Teresa de Calcuta

As falhas dos homens eternizam-se no bronze, / As suas virtudes escrevemos na água.

William Shakespeare

Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.

Provérbio popular

Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito.

Manoel de Barros

...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.

Manoel de Barros

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

Mahatma Gandhi

Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.

Page 6: A importância da água

Confúcio

Quem nunca altera a sua opinião é como a água parada e começa a criar répteis no espírito.

William Blake

Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.

Benjamin Franklin

A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos..

Arthur Schopenhauer

Ele (Jesus Cristo) foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho.

Fidel Castro

O homem que só bebe água tem algum segredo que pretende ocultar dos seus semelhantes.

Charles Baudelaire

O número dos nossos inimigos varia na proporção do crescimento da nossa importância. Acontece o mesmo com o número dos amigos.

Paul Valéry

É mais fácil separar a água do vinho que a hipocrisia da verdade no julgamento das acções humanas.

Carlos Malheiro Dias

Dinheiro é como água do mar: quanto mais você toma, maior é sua sede. O mesmo se aplica à fama.

Schopenhauer

Uma paixão tão completamente centrada em si recusa o resto do mundo tal como a água límpida e calma filtra todas as matérias estranhas.

Virginia Woolf

Todas as mulheres querem ser estimadas e dão bastante menos importância ao fato de serem ou não respeitadas.

Alexandre DumasO mau comportamento dos homens vive no bronze; as suas virtudes, / nós as escrevemos sobre a água.

"Dos nossos açudes queremos água, Em nosso sertão queremos a paz,.Pois é do sangue e da guerra Que se alimentam os ditadores."

Agamenon Troyan

Levar-te à boca,beber a água

Page 7: A importância da água

mais funda do teu ser -

se a luz é tanta,como se pode morrer?

Eugenio de Andrade

Só percebemos a importância de alguma coisa quando ela já não mais estiver ao nosso alcance.

(Príncipe Estelar)

"A água sacia minha sede, mas os livros ainda não saciaram minha fome."

Jackson Pinheiro

Bastou o tempo passar para ele me ensinar a importância de um alguém em nossas vidas, hoje até tenho forças pra assumir os erros, mas muito fraco pra conseguir viver sem você.

Nilson Queiroz

Como quem procura água no deserto, assim sou eu procurando falhas pra ti odiar

Vitor M. Medeiros

Adoro, sei lá por que, esse olhar meio escudo que em vez de meu álcool forte pede água Perrier.

Antônio Cícero

A pureza da água de nada vale em um copo imundo.

Fábio Saitta

A água no mundo está acabando, então para que gastar chorando se pode engolir a seco e olhar virado?

Állisson Santos

Tenha um pingo de consciência: economize água!

Osvaldo Silva

Quero amar, porque sei que a água que desagua em mim é salgada. Eu só quero chorar as doces águas do amor.

Sintia Lira

"Num deserto sem água, numa noite sem lua, numa terra nua, por maior que seja o desespero, nenhuma ausência é mais profunda que a tua!"

Sophia de Mello Breyner Andreseno

O seu fogo apaga a água que insiste, em esfriar o nosso amor

Page 8: A importância da água

Gabriel Hortencio

O Ódio é uma fonte de água imprópria para se beber.

Mary Marinho

Gosto de ser pequena, com esse jeito de menina. Amo água de coco e a musica me fascina.

Samara Oliver

Café Preto...

Água quenteNo café brasileiro,E que cheiro...

Francismar Prestes Leal

Aversão.

É!, alguns gatos de tão escaldados amam água fria, tem gatinho que até vicia.

Andressa Rodrigues Revoredo

A nossa grande lição é fazer a vida valer a pena em cada coisa pequenina cheia de importância, que por vezes estamos ocupados demais para reparar. É fazer da vida um soneto, e dançar a esse som todos os dias, da forma mais galante e elegante que possa existir no mundo.

Paulo Roberto Genro Filho

O amor é pura alegria, é o sentimento exaltado, é a troca germinada, é a fonte da água que bebo, é a boa vontade da mulher que desejo.

Jorge Mello"A água pode existir sem os sereshumanos, mas nós só conseguimossobreviver sem água por poucos dias."

Aluno: Gustavo Moreira dos Santos 3ºA (E. M. Mundo da Criança).“Água! Essa palavra seria muito mais bonita se déssemos o valor merecido não só no dia dela, mas sim todos os dias. Todos sabemos que preservar a água é garantir o futuro da nação!”

Aluna: Andressa Rayanne 3º A (E. M. Pingo de Gente).“Água, maior que a vontade e a necessidade de te beber pra minha sede matar, deveria ser a de te preservar pra nunca vir a faltar”.

Aluna: Beatriz Simão Pereira 5º B (E. M. Mundo da Criança).“Um planeta sem água é um planeta sem vida”. E a grandeza dos rios é formada de gotas.

"Água é essencial a vida, é o recurso mais precioso que a natureza oferece a humanidade."

Autora: (eu) Krys

Page 9: A importância da água

ÁGUA

Água que nasce na fonteSerena do mundoE que abre umProfundo grotãoÁgua que faz inocenteRiacho e deságuaNa corrente do ribeirão...(Composição: Guilherme Arantes)

Já ouviu esta música? É do cantor e compositor Guilherme Arantes. Através dela o compositor mostra de uma forma inteligente o ciclo da água e sua importância para natureza. Escute com atenção para perceber.

O tema água atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.

Importância da água

Praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo disso. A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água!

Outro fator que mostra a importância da água é o fato do nosso corpo ser formado por 70% de água... Dá para acreditar? A água em nosso organismo tem dois papéis importantíssimos: participar do metabolismo, ou seja das reações químicas que ocorrem no organismo e controlar a temperatura, assim, através do suor há perda de calor e nosso corpo “esfria”, controlando a temperatura.

Mas... Há um detalhe importante...

Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.

Existem soluções viáveis

Não adianta falar dos problemas se não pensarmos em soluções, e neste caso já há diversos estudos que mostram projetos viáveis para reduzir desperdícios, ampliar o saneamento básico e reduzir a poluição.

As soluções mais amplas têm que partir dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, isso fica claro através de relatório emitido pela OMS – Organização Mundial de Saúde que apontam que se estes países fizessem um investimento adicional de US$ 11, 3 bilhões por ano nesta área resultaria num benefício de aproximadamente US$ 84 bilhões anualmente. Isso porque pessoas com acesso a

Page 10: A importância da água

água limpa e saneamento adoecem com menos frequência, além de custarem menos ao sistema de saúde, têm vida mais produtiva.

Há também informações de soluções bem-sucedidas em áreas que já sofrem com a escassez de água. Tudo isso pode que ser estudado com muito empenho e, principalmente ser aplicado o mais rápido possível.

Enquanto isso...

Mudanças mais amplas como as mencionadas acima levam tempo para serem efetivadas, mas, principalmente no que diz respeito à água, podemos contribuir para a reversão desse quadro através de atitudes simples, mas que pode fazer a diferença. Seguem algumas dicas:

Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água! O pior é que no Brasil o recordista de

consumo de água é justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho

e ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;

Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza

no mínimo 10 litros de água!

Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular peças e lavar tudo de uma vez;

Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora

de enxaguar;

Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois o desperdício é maior;  

Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não precisar ficar apertando muito, o que

gera desperdício;

Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados, fazendo apenas "remendos", esses são fatores

que provocam desperdício em longo prazo.

Se cada um fizer sua parte através dessas ações simples, pode ter certeza que muita coisa pode mudar no planeta!

O Brasil é privilegiado

Nosso país é privilegiado em termos de recursos hídricos: detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, que corresponde a cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.

Além disso, há uma reserva de águas subterrâneas é significativa: o aquífero Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro.

Essa riqueza deve ser motivo para termos maior responsabilidade em relação ao controle do desperdício.

Curiosidades

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.

Você sabia que a água pode ser encontrada de formas diferentes na natureza? Para saber mais sobre os estados físicos da água, clique aqui!

Page 11: A importância da água

3º ANO - Feira do Conhecimento

3º ANO- ÁGUA- Profª MicheleO projeto Água nos trouxe um maior conhecimento sobre a importância da água, dando oportunidade para todos se expressarem, logo após afirmar que a água é uma matéria prima indispensável à vida e às atividades do homem, sendo a fonte da vida. Por isso sabendo usá-la racionalmente, ela não vai faltar e que a quantidade da água na terra é finita, na qual não se cria água, apenas se transforma do estado líquido em vapor ou em gelo e de volta em líquido.

Este projeto teve como intuito de mostrar que nosso corpo é, em grande parte, constituído de água, e como é importante tomar água para repor as energias do corpo.

Todas as partes do nosso corpo têm água, até mesmo os nossos ossos.

Nosso corpo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lágrimas. Por isso temos de beber água e outros líquidos para repor essa perda.

A água ajuda no bom funcionamento de todo o organismo. Por exemplo: no trabalho dos rins e dos intestinos, na circulação sangüínea e na hidratação da pele.

Todos os seres vivos necessitam de água, por isso é muito importante preservá-la, percebendo que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição Também levar o aluno refletir sobre cuidar e preservar de um bem de todos, em não poluir para que todos tenham, pois devemos cuidar para a água não acabar.Realizamos várias experiências, como é o ciclo da chuva, como se dá o orvalho e filtrar a água suja, ficando limpa, mas não sendo potável.

Projeto Água – 3º EF

Você está aqui: Home » Destaque Carrossel » Projeto Água – 3º EF

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, orientados pelas professoras Lucy e Eliana, estudaram a importância da água para todos os seres vivos. Pesquisaram sobre as utilidades da água e seu ciclo, as usinas hidrelétricas que geram a energia que chega em nossas casas e também as estações de tratamento.

Aprenderam, que o planeta Terra é formado de 70% de água e que destes, somente 3% é doce. Sendo que dos 3% de água doce, apenas 0,3% está disponível para o consumo humano.

Com base nestes dados, fizeram uma pesquisa, dentro da escola, para verificar o desperdício de água. Felizmente constataram que, a maioria tem consciência de que devemos economizar água, mas como ainda existe um pouco de desperdício, fizeram uma campanha interna para maior economia.

O projeto foi finalizado com uma visita pedagógica à nascente do rio Tietê, onde os participantes aprenderam a importância da preservação deste riquíssimo recurso natural, a água.

Veja as fotos da vista acessando o link: Salesópolis

A Importancia da água para os seres vivosA água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida.

O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas.

Page 12: A importância da água

O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água por dia para se manter saudável. Além disso, a água também é indispensável para a preparação de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.

A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população.

Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.

A importância da água para as crianças

No dia-a-dia, muitas pessoas bebem pouca água, isso inclui as mamães e futuras mamães, esquecendo que seu corpo é constituído por cerca de 65% de água. O que isso representa?

Em conseqüência desse mau hábito, as mamães não oferecem água para seus filhos, ignorando a importância da hidratação diária das crianças. Lembrando que a criança ao nascer é constituída de aproximadamente 79% de água, de 70 a 75% nas primeiras semanas de vida e, no primeiro ano de vida, atinge de 60 a 65%.

Um bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade quantidade de água suficiente para sua hidratação.

Como o estômago e intestino do bebê até os seis meses de vida ainda estão imaturos, mesmo uma “inocente” água pode provocar diarréia e vômitos, aumentando as chances de desidratação.

Por isso, nessa etapa da amamentação, quem precisa de muita água para garantir quantidade de nutrientes suficiente para o leite materno é a mamãe.

Para os bebês alimentados com fórmulas, leite de vaca ou então que já passaram dos seis meses e que estão se alimentando de outros alimentos, a oferta de água é extremamente necessária para hidratá-los.

Ofereça água quando a criança estiver acordada. Deve-se aumentar a oferta de líquidos nos dias quentes e quando o bebê estiver com febre. Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais susceptíveis ao stress por calor já que possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor.

Também tem uma menor capacidade de suar que os adultos, tendo assim menos capacidade de dissipar o calor do corpo.

Água para recuperar as energias - Crianças que realizam atividade física merecem maior atenção, especialmente em temperaturas quentes. Ofereça água constantemente, pois os pequenos são menos sujeitos a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de beber água mesmo quando o corpo precisa.

A água se faz necessária para o crescimento das crianças e para o melhor funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. As frutas, sucos, legumes e verduras também são fontes de água para o corpo humano. Mas as crianças devem beber pelo menos quatro copos com água fervida ou filtrada para garantir a harmonia do seu corpo.

A boa hidratação da criança previne a prisão de ventre, pois a água melhora o trânsito intestinal e umidifica as fezes.

Page 13: A importância da água

Caso a criança perca muita água através de transpiração excessiva ou pelo trato gastrointestinal, como febre, diarréia ou vômito, consulte um pediatra e verifique a necessidade de se aumentar a ingestão de água para garantir a perfeita hidratação do seu filho.

As mamães nunca devem esquecer que seus filhos necessitam repor líquidos mais cedo e com maior freqüência e que eles não tomam instintivamente a quantidade suficiente de líquidos para repor a água perdida. Portanto, água neles!

Bruno Rodrigues

22 DE MARÇO

DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas" (DMA).

A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.

A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo

Page 14: A importância da água

o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.

Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.

Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.

Leia a música de Guilherme Arantes com a mais linda homenagem ao nosso Planeta Água

PLANETA ÁGUAGuilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, planeta água (2x)

Terra, planeta á...gua

PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

A preocupação como o meio ambiente cada vez mais ganha proporções significativas e o pensamento ecológico instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente é fator determinante de uma vida com mais qualidade. Para se ter uma idéia, apesar do planeta ter cerca de dois terços só de água, 97% são água do mar, imprópria para se bebida ou aproveitada em processos industriais 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.

Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o

Page 15: A importância da água

que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.Fonte: Lorenzetti

Pesquisa em diversos sites

ÁGUA E ENVELHECIMENTO

Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?" Alguns arriscam: "Tumor na cabeça". Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolados; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa. Parece brincadeira, mas não é.

Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte. Insisto: não é brincadeira.

Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos. Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.

Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem

Page 16: A importância da água

reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente - e o verão já vem aí - ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor.

Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo. Por isso, aqui vão dois alertas. O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.

Autor: Arnaldo Lichtenstein

NAS ÁGUAS HÁ O FRESCOR

Ao atravessar o deserto,O corpo acolhe ardor,Em oásis descoberto,

Nas águas há o frescor.

Desertos e oásis no Universo,Expõem aos homens sem tino,Que antes o feito ao progresso,Olhem a vida e o seu destino...

A natureza de milhões de anos,Prevê conviver em mágoas!

Tudo pode ser um ledo engano,Desde que se preserve as águas.

A ganância e o egoísmo,Em desprezo à humanidade,

Jogam o bom senso ao abismo,Fechando os olhos à realidade!

A população é crescente.Sem regras, água pura faltará,

Page 17: A importância da água

Urge fazer a poluição ausente,Ou... a vida se extinguirá!!!

Águas puras nos foram confiadas,Pelo nosso bom Criador.

Mares, rios e fontes determinadas,Mostram a vida do bom Feitor...

Para a vida seguir o seu destino,O Humano deve demostrar amor,

E não o seu lado destruidor!!!Ainda há tempo, ainda há esperança;Unidos, vamos usar a temperança...A água nos transporta à bonança!!!

Autor: Manuel de Almeida (MANAL)

Dia Mundial da Água

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993,[1] declarando todo o dia 21 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:

Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água,

fontes e suprimentos de água potável; Aumentar a consciência dos governos, de agências

internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;

Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.

Os temas dos DMA anteriores foram:

2010 : Água limpa para um mundo saudável 2009 : Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de

oportunidades. 2008 : Saneamento 2007 : Lidando com a escassez de água 2006 : Água e cultura 2005 : Água para a vida

Page 18: A importância da água

2004 : Água e desastres 2003 : Água para o futuro 2002 : Água para o desenvolvimento 2001 : Água e saúde 2000 : Água para o século XXI 1999 : Todos vivem rio abaixo 1998 : Água subterrânea: o recurso invisível 1997 : Águas do Mundo: há suficiente? 1996 : Água para cidades sedentas 1995 : Mulheres e Água 1994 : Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.

A partir de 2001 ficou restrito a cada país a adoção da Agenda 21

Referências

1. ↑ "About World Water Day" (em inglês). World Water Day. Página visitada em 1 de Novembro de 2009.

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

O dia mundial da água precisa ser mais lembrado e celebrado. É muito importante preservar e não poluir nossos rios e mares. Nossos rios garantem a nossa água de todo os dias e nossos mares preservam a vida no planeta! Você sabia que apesar da água ocupar 70% da superfície da Terra, apenas 0,01% pode ser consumida ? Por isto é muito importante economizar! O lixo acumulado nos mares prejudica os animais marinhos e corais. E as vezes, demora milhares de anos para se decompor vide:

Papel: de 2 a 4 semanas Palitos de fósforos: 6 meses Papel plastificado: de 1 a 5 anos Chicletes: 5 anos Latas: 10 anos Couro: 30 anos Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos Latas de alumínio: de 80 a 100 anos Tecidos: de 100 a 400 anos Vidros: 4.000 anos Pneus: indefinido Garrafas PET: indefinido

A Smartkids preparou para você um super especial de Água para você; mas também não deixe de conferir a Aventura Fundo do Mar com a Turma; o especial de Reciclagem e de Animais Marinhos!

Page 19: A importância da água

Dia 22 de Março: dia mundial da água

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água? Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades. Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março. Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

 Declaração universal dos Direitos da ÁguaDe acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos: Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Page 20: A importância da água

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

  Água limpa: direito de todosA água limpa é um direito nem sempre ao alcance de todos no planeta. No mundo em que vivemos, um bilhão de pessoas têm acesso a fontes de águas melhoradas, enquanto 2,5 bilhões vivem sem saneamento básico. Estas últimas figuram entre as mais pobres do mundo e também como as mais propensas a adquirir doenças. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a falta de abastecimento de água potável é responsável por 80% das mortes nos países em desenvolvimento. No Brasil, segundo pesquisa do Censo 2000, 5,9% dos domicílios brasileiros lançam seus esgotos em valas, rios, lagos ou mar. Dessa proporção, a maior parte ocorre nas áreas rurais (10%) do que nas urbanas (5%). Já os domicílios que não possuem instalações sanitárias chegam a 8,3% do total do país, sendo mais freqüentes nas regiões rurais (35,3%). Essa situação torna-se gritante na área rural da Região Nordeste (60,5%), num contraste brutal com as áreas rurais da Região Sul (7,4%).

A água e nosso futuroDe acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora. Antes que esse dia chegue, imagine só como ficarão as pessoas que, no presente, já carecem de água. É o caso de cerca de 200 milhões de pessoas na África hoje e que, no futuro, podem chegar a 230 milhões sofrendo com a escassez de água. O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados à má administração de recursos do que propriamente da escassez natural. Isto quer dizer que o futuro pode ser um pouquinho melhor, se soubermos utilizar a água e criarmos soluções para situações críticas. No caso das regiões semi-áridas brasileiras, por exemplo, isto fica bem claro: a região tem um índice pluviométrico (quantidade de chuva) bem alto - mais alto até do que de muitas outras regiões. O problema é a irregularidade dessas chuvas, os chamados períodos de "seca". Adaptando-se a essa realidade, é possível manejar o problema da água na região e a vida de muitas pessoas melhoraria! É possível um futuro melhor para a população.   Dicas para usar, sem desperdiçar! 

* Escovando os dentes: com a torneira fechada, claro! Você só precisa abrir na hora certa, quando vai enxaguar a boca. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água. * Na hora de lavar a louça, atenção: não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E, já que não custa lembrar, utilize sabão ou

Page 21: A importância da água

detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente. * Quando for lavar o automóvel, use um balde! Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40. Viu só a diferença? Os maiores desperdícios a gente nem nota... * Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Principalmente para quem aproveita para pôr as fofocas em dia enquanto molha o passeio... Por isso, na hora de lavar a calçada, também é melhor usar um balde, evitando-se um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho). Mas o melhor mesmo é usar uma vassoura, que dispensa água! *Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros.  

Publicação Atlas do Saneamento

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE – lançou hoje, 22 de março de 2004, Dia Mundial da Água, o Atlas do Saneamento.   A publicação mostra o perfil da oferta de serviços de saneamento básico em todos os municípios do país, inclusive em nível de distritos. Os resultados têm como base principal a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2000.   Os temas reunidos no Atlas do Saneamento são: distribuição, abrangência, qualidade e eficiência das redes de saneamento; relação entre meio ambiente, saneamento e saúde; gestão dos serviços; saneamento segundo bacias hidrográficas etc.   Publicação impressa com CD-ROM encartado.

  Links interessantesAgência Nacional de Águas - www.ana.gov.br Brasil das Águas - www.brasildasaguas.com.br/index_ie.htm Ministério do Meio Ambiente - www.mma.gov.br

FONTE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/home.html http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/declaracao.html http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/agualimpa.html http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/futuro.html http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/dicas.html http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/atlas.html http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/links.html