A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

13

description

A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Transcript of A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Page 1: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral
Page 2: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Termos e Condições

Aviso Legal

O escritor esforçou-se para ser o tão exato e completo quanto possível na criação deste relatório, em todo o caso ele não garante em qualquer altura o conteúdo descrito devido às mudanças rápidas que existem na internet. Apesar de se ter feito todas as tentativas de se verificar toda a informação nesta publicação, o editor não assume qualquer responsabilidade por erros, omissões ou interpretações erradas deste material. Nos livros de conselhos práticos, tal como na vida, não existem garantias para um rendimento. Os leitores são avisados de fazer o seu próprio julgamento sobre as suas circunstâncias e agir de acordo com isso.

Page 3: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

1. INTRODUÇÃO

Existe um tema de suma importância na rotina de preparação de qualquer concurseiro:

A Resolução de questões de provas anteriores.

A negligência a esse assunto faz com que candidatos potenciais a vagas em concursos sejam eliminados por não saberem resolver provas de forma estratégica.

Não há como se pensar em preparação eficaz para concursos sem que se adquira experiência respondendo questões de concursos já realizados.

Apesar de muitos autores famosos de literatura de Concursos Públicos “baterem nessa tecla”, a grande maioria dos concursandos não atribui a importância necessária a resolução de provas.

Preciso deixar evidente para você o porquê de se resolver questões de provas de concursos anteriores.

Page 4: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

2. ESTUDO DE CASO

Vou te contar brevemente como apenas 1 questão me fez ser aprovado em um concurso para a CAIXA ECONÔMICA (Cargo Técnico Bancário).

A prova era formada de 60 questões:

Na tabela a seguir está discriminada as disciplinas do concurso, a quantidade de questões, meus acertos e o peso de cada disciplina.

Disciplina Questões Acertos Peso

Língua Portuguesa 10 10 1

Matemática 10 7 1

Informática 10 7 1

Conhecimentos Bancários

30 24 2

Total 60 48

O Concurso foi em 2004. O pólo de Fortaleza teve uma concorrência em torno de 17.000 candidatos.

Na época do concurso eu era extremamente ativo em fóruns de concursos. Pelas minhas pesquisas, alguns professores de cursinhos e alunos que fizeram a prova consideraram de uma forma geral o nível das questões de Conhecimentos Bancários, Informática e Matemática entre médio e difícil.

Page 5: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Já o nível da Prova de Língua Portuguesa foi considerado fácil.

Esta disciplina foi justamente o “fiel da balança”.

Quem errou apenas 1 questão de Língua Portuguesa caiu muito na classificação, tendo em vista um nível de erros equilibrado nas outras disciplinas.

Minha colocação final foi 65º Lugar.

Fui chamado 14 meses após a realização da prova. Se eu tivesse errado apenas 1 questão em Língua Portuguesa minha colocação teria caído para 117° Lugar, demorando assim mais 9 meses para ser chamado.

Outro exemplo que gosto de citar é o de Juliana Pereira (6º lugar Assistente Social TJ/SC). Ela diz: "Percebi que resolver questões de concursos anteriores contribuiu muito para o domínio do conteúdo, assim resolvi TODAS as questões de TODOS os concursos anteriores do TJ-SC"

O depoimento completo está no link a seguir:

http://www.evolucaoconcursos.com/index.php/aprovados/concursos/19-depoimentos/285-juliana-pereira-6-lugar-assistente-social-tj-sc

Pesquisei pessoalmente algumas provas aplicadas principalmente por prefeituras. Observei que algumas bancas trabalham com poucas questões, algo entre 40 e 50 somando conhecimentos básicos ou gerais e conhecimentos específicos. Imagine o quanto apenas 1 questão pode fazer diferença em um concurso desse nível.

Page 6: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

3. A FICHA CAIU

Percebi que Resolver Provas possibilita ao candidato ter um diagnóstico exato acerca dos assuntos que precisam ser estudados com mais intensidade e aqueles em que já se alcançou satisfatório nível de acertos e, portanto, não carecem de tanto foco.

O estudante que orienta seus estudos conforme o desempenho obtido em resolução de exercícios sabe precisamente quais assuntos deve priorizar.

Dessa forma fica claro que esse tipo de concurseiro certamente terá maior vantagem em relação àqueles que estudam os assuntos de maneira totalmente aleatória e sem nenhum tipo de critério.

Em um dos estudos de caso você pôde verificar que apenas 1 questão fez toda a diferença.

A resolução de exercícios não tem o objetivo de deixar o concurseiro em pânico se, porventura, não consegue acerto em um bom número de questões. Muito menos serve para fazê-lo perder a disciplina e o foco ao alcançar aceitável nível de desempenho e achar que já não precisa se dedicar como antes.

Os questionários on line elaborados por alguns sites especializados tem sua importância, mas não tanto quanto as questões contidas na prova nua e crua.

Page 7: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

4. CORRIGINDO A ROTA

O concurseiro deve alinhar os seus estudos conforme a banca que irá fazer o concurso para o qual está estudando independente do cargo almejado.

Cada banca examinadora tem uma forma própria de solicitar os conteúdos dos candidatos (nas matérias jurídicas, por exemplo, algumas bancas solicitam enfaticamente jurisprudência e doutrina, enquanto outras costumam enfocar a literalidade das normas jurídicas).

É de fundamental importância que o concurseiro fique atento para esse fator e saiba se preparar de acordo com o estilo de cada banca.

No artigo abaixo você pode conferir uma matéria sobre o estilo das 6 principais bancas examinadoras do país.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-estilo-das-6-principais-bancas-de-concursos-publicos

Page 8: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

5. PLANO DE AÇÃO PRÁTICO E OBJETIVO

O ideal é fazer uma mesma lista de exercícios de provas, não uma única vez, mas quantas vezes forem necessárias até que se chegue ao ponto de acertar de maneira consciente todos os itens dela constantes.

Por isso, é recomendável ter em mãos, além da folha de exercícios, a folha de apoio para as anotações necessárias;

É recomendável constante monitoramento do desempenho obtido nas questões, ou seja, o candidato deverá utilizar a folha de apoio para contabilizar o total de questões, erros, acertos, “chutes” ou itens deixados em branco.

Depois, deve efetuar um cruzamento desses dados, a fim de saber o percentual de aproveitamento e verificar a evolução no aprendizado dos conteúdos.

Muitos desprezam essa etapa que é importantíssima para assimilação do conteúdo.

Page 9: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Segue abaixo outras 5 dicas fundamentais:

• Veja no edital se existe pontuação mínima por disciplina, mínima por prova ou o dois.

Alguns especialistas recomendam começar pelas disciplinas mais fáceis. Tome cuidado. Recomendo você garantir primeiro um mínimo de questões por disciplina conforme exige o edital e depois partir para as questões que você acha que tem condições de resolver.

• Não Paralise durante a prova

Se a prova está difícil, provavelmente está para todo mundo. Respire fundo, se concentre. Você se preparou por meses e anos. Não se entregue. Pule questões se necessário, mas mantenha o controle emocional. Como no futebol, o jogo só termina quando acaba.

• Contabilize em média, quantos minutos terá para resolver cada questão

A conta é simples: Total de questões dividido pelo número de minutos que terá a prova. Mas antes, recomenda-se deixar uma margem de 30 minutos para marcar o gabarito, tomar uma água, comer uma barra de cereal, ir ao banheiro.

Page 10: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Ex:

Questões da prova 100

Tempo de prova 4h

Tempo de margem 30 min

Tempo de prova líquido 3h30 – 210 min

Tempo médio por questão 2 min e 6seg

• Marque as palavras negativas

Existem as clássicas “pegadinhas de concursos” e nelas muitas vezes estão contidas as expressões: “exceto”, “errada”, “falsa”, “incorreta”. Se puder, leve uma caneta marca texto. Esteja atento.

• Tenha todo cuidado para não perder tempo em somente uma única questão

Pode parecer bem elementar. Mas já vi colegas bem capacitados se perderem muito em questões de Matemática, Raciocínio Lógico.

Perdem tempo por “questão de honra”. “Eu sei esse assunto – não vou sair daqui sem resolver”. É uma questão de lógica – Você prefere provar para você mesmo que sabe ou quer passar no concurso?

Por favor, tenha bom senso. Tenha em mente sempre o seu objetivo. Mais vale alocar o tempo para resolver mais questões do que queimar neurônios de forma atabalhoada.

Page 11: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

6. CONCLUSÃO

Agora você tem uma base da importância de se Resolver Provas e conhecer as bancas responsáveis pela aplicação das provas.

Espero que você possa usar esse conhecimento para melhorar seu desempenho e garantir sua aprovação nos próximos concursos.

Estou a disposição para contato pelos canais abaixo:

Sucesso!

Daniel Monteiro

Site: www.provasorientadas.com

Email: [email protected]

Skype: danielmonteiroagora

Page 12: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Para saber mais...

A nossa vida é cheia de dificuldades e desafios para nós enfrentarmos. É muito singular dizer que é fácil fazer aquilo ou então que não existe o porque em errar isso.

Mas a grande verdade não é essa! A vida é sim DIFÍCIL e muito DESAFIADORA, mas é só você que pode fazer dela algo melhor.

Em outras palavras, as vezes quando não estamos indo bem em alguma coisa, a razão disso é a nossa perspectiva. Ou seja, o modo como estamos fazendo algo, por exemplo, pode não ser o modo mais eficiente, mesmo que para nós pareça o melhor método.

Então se estamos com dificuldades para passar em concursos públicos, por exemplo, isso se deve a alguma coisa que está te atrapalhando a ter uma boa performance. No caso, estudar de modo eficiente provavelmente deve ser sua maior dificuldade, o que não permite ter boa competitividade com os demais.

Resumindo, o que eu quero dizer é simples: as vezes temos que dar 2 passos para trás para dar um grande salto a frente! Ou seja, ao invés de seguirmos nosso método próprio de estudo tradicional, as vezes precisamos reaprender a fazer isso de uma nova maneira, mais eficiente, para continuar em frente, para assim podermos com mais sucesso atingir o nosso objetivo, que no caso são os concursos públicos.

Para encerrar, vou deixar aqui abaixo o link de um vídeo excelente, onde ele vai lhe mostrar o grande salto para passar em concursos públicos. No vídeo você vai ver como estudar de uma maneira mais fácil e que foi comprovada por especialistas, além de mostrar outras dicas super interessantes do assunto. CONFIRA!

Page 13: A Importancia de Se Resolver Provas de Concursos Anteriores - Geral

Conferir o vídeo AGORA!

PS: Não deixe nada para depois. ASSISTA o vídeo já e comece a ver como você vai dar o seu grande salto na hora de passar nos concursos públicos!

PPS: Lembre que a chance de mudar sua vida para melhor depende dos concursos públicos que você quer fazer. E você só tem agora este vídeo que lhe ajudará a mudar sua vida!