A meditação do crente

40
COMO DESENVOLVER UMA VIDA COMO DESENVOLVER UMA VIDA DE INTIMIDADE COM O SENHOR DE INTIMIDADE COM O SENHOR

Transcript of A meditação do crente

Page 1: A meditação do crente

COMO DESENVOLVER UMA VIDA COMO DESENVOLVER UMA VIDA DE INTIMIDADE COM O SENHORDE INTIMIDADE COM O SENHOR

Page 2: A meditação do crente

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO O crente precisa de um relacionamento O crente precisa de um relacionamento

mais íntimo com Deus.mais íntimo com Deus. Quanto mais íntimo é o crente, mais Quanto mais íntimo é o crente, mais

sensível às coisas espirituais ele se sensível às coisas espirituais ele se encontrará.encontrará.

Uma forma de intimidade será uma vida Uma forma de intimidade será uma vida contemplativa, de meditação (além da contemplativa, de meditação (além da meditação bíblica).meditação bíblica).

Page 3: A meditação do crente

Se tem uma coisa que a cultura ocidental Se tem uma coisa que a cultura ocidental não consegue desenvolver é a meditação.não consegue desenvolver é a meditação.

Somos uma geração apressada, que não Somos uma geração apressada, que não presta atenção nas maravilhas de Deus.presta atenção nas maravilhas de Deus.

Temos a característica do pragmatismo, Temos a característica do pragmatismo, filosofia pós-moderna, que prega os filosofia pós-moderna, que prega os resultados como virtude, utilitarismo e resultados como virtude, utilitarismo e prática ativista.prática ativista.

Numa sociedade assim fica difícil falar Numa sociedade assim fica difícil falar sobre meditação!sobre meditação!

Page 4: A meditação do crente

CONCEITOS CONCEITOS ERRÔNEOSERRÔNEOS Geralmente pensamos na meditação Geralmente pensamos na meditação

como sendo prática de religiões como sendo prática de religiões orientais, tais como zen, ioga e orientais, tais como zen, ioga e meditação transcendental.meditação transcendental.

Imaginar que a meditação não faz parte Imaginar que a meditação não faz parte da espiritualidade é um erro que da espiritualidade é um erro que demonstra onde foi parar nossa prática demonstra onde foi parar nossa prática cristã.cristã.

Page 5: A meditação do crente

Em realidade, trata-se de mundos Em realidade, trata-se de mundos separados.separados.

A meditação Oriental é uma tentativa para A meditação Oriental é uma tentativa para esvaziar a mente; a meditação cristã é esvaziar a mente; a meditação cristã é uma tentativa para esvaziar a mente a fim uma tentativa para esvaziar a mente a fim de enchê-la (Lc 11.24-26). de enchê-la (Lc 11.24-26).

As duas ideias são radicalmente As duas ideias são radicalmente diferentes.diferentes.

Todas as formas orientais de meditação Todas as formas orientais de meditação acentuam a necessidade de afastamento acentuam a necessidade de afastamento do mundo.do mundo.

Page 6: A meditação do crente

Há ênfase sobre perder a personalidade e Há ênfase sobre perder a personalidade e a individualidade e fundir-se com a Mente a individualidade e fundir-se com a Mente Cósmica.Cósmica.

Um anseio por libertar-se dos fardos e Um anseio por libertar-se dos fardos e sofrimentos desta vida (nirvana).sofrimentos desta vida (nirvana).

A separação, o desligamento, é a meta A separação, o desligamento, é a meta final da religião Oriental.final da religião Oriental.

É um escape da roda É um escape da roda miserável da existência. miserável da existência.

Não há Deus ao qual ligar-se Não há Deus ao qual ligar-se ou de quem ouvir. ou de quem ouvir.

Page 7: A meditação do crente

Zen e ioga são formas populares deste Zen e ioga são formas populares deste método.método.

Não há necessidade da mínima crença no Não há necessidade da mínima crença no reino espiritual para praticá-la.reino espiritual para praticá-la.

É meramente um método de controlar as É meramente um método de controlar as ondas cerebrais a fim de melhorar o bem-ondas cerebrais a fim de melhorar o bem-estar fisiológico e emocional.estar fisiológico e emocional.

A meditação cristã vai muito além da A meditação cristã vai muito além da noção de separação. noção de separação.

Há necessidade de separação – “sabat de Há necessidade de separação – “sabat de contemplação”, como diz Pedro de contemplação”, como diz Pedro de Celles, do século XII.Celles, do século XII.

Page 8: A meditação do crente

EXEMPLOS BÍBLICOSEXEMPLOS BÍBLICOS Certamente a meditação não era Certamente a meditação não era

coisa estranha aos autores bíblicos coisa estranha aos autores bíblicos (Gn 24.63; Sl 63.6).(Gn 24.63; Sl 63.6).

Esses homens eram chegados ao Esses homens eram chegados ao coração de Deus, não por alguma coração de Deus, não por alguma capacidade especial, mas por sua capacidade especial, mas por sua disposição a ouvir a Deus.disposição a ouvir a Deus.

O Salmo 1 já começa com um O Salmo 1 já começa com um chamado à meditação (v. 2).chamado à meditação (v. 2).

Page 9: A meditação do crente

A Bíblia diz que João, ao receber sua A Bíblia diz que João, ao receber sua visão apocalíptica (Apocalipse 1.10), visão apocalíptica (Apocalipse 1.10), encontrava-se “em espírito, no dia do encontrava-se “em espírito, no dia do Senhor”.Senhor”.

Tenhamos a coragem de unir-nos à Tenhamos a coragem de unir-nos à tradição bíblica e uma vez mais aprender tradição bíblica e uma vez mais aprender a antiga (não obstante contemporânea) a antiga (não obstante contemporânea) arte da meditação. arte da meditação.

Que nos juntemos ao salmista e Que nos juntemos ao salmista e declaremos: “Eu, porém, meditarei nos declaremos: “Eu, porém, meditarei nos teus preceitos” (Sl 119.78).teus preceitos” (Sl 119.78).

Page 10: A meditação do crente

A PRÁTICA DA A PRÁTICA DA MEDITAÇÃOMEDITAÇÃO Praticar a meditação não é algo apenas Praticar a meditação não é algo apenas

para os “gigantes” espirituais.para os “gigantes” espirituais. Qualquer pessoa capaz de abrir o poder Qualquer pessoa capaz de abrir o poder

da imaginação pode aprender a meditar.da imaginação pode aprender a meditar. Como qualquer trabalho sério, a Como qualquer trabalho sério, a

meditação é mais difícil nas fases de meditação é mais difícil nas fases de aprendizado; uma vez que nos tornamos aprendizado; uma vez que nos tornamos peritos – artífices – ela passa a fazer parte peritos – artífices – ela passa a fazer parte de nossos padrões de hábitos de nossos padrões de hábitos estabelecidos.estabelecidos.

Page 11: A meditação do crente

Bernardo de Bernardo de Claraval, monge Claraval, monge

francês do séc. XIIfrancês do séc. XII

““Esperar em Deus não é ociosidade, mas Esperar em Deus não é ociosidade, mas trabalho maior que qualquer outro trabalho maior que qualquer outro trabalho para quem não estiver trabalho para quem não estiver habilitado.”habilitado.”

Não devemos pensar na Não devemos pensar na meditação como um meio meditação como um meio de adquirir alívio das de adquirir alívio das tensões, mas como uma tensões, mas como uma das formas de comunicação das formas de comunicação com o Criador. com o Criador.

Page 12: A meditação do crente

DESEJANDO A VOZ VIVA DESEJANDO A VOZ VIVA DE DEUSDE DEUS Quantas vezes temos frieza e falta de Quantas vezes temos frieza e falta de

desejo na vida espiritual!desejo na vida espiritual! Os seres humanos parece ter uma Os seres humanos parece ter uma

tendência de que alguém fale com tendência de que alguém fale com Deus por eles (Êx 20.19).Deus por eles (Êx 20.19).

Tal método poupa-nos a necessidade Tal método poupa-nos a necessidade de mudar, pois estar na presença de de mudar, pois estar na presença de Deus é mudar.Deus é mudar.

Page 13: A meditação do crente

É por isto que a meditação nos é tão É por isto que a meditação nos é tão ameaçadora.ameaçadora.

Ela nos convida a entrar na presença viva Ela nos convida a entrar na presença viva de Deus por nós mesmos.de Deus por nós mesmos.

Jesus e os escritores do Novo Jesus e os escritores do Novo Testamento deixam claro que isto não é Testamento deixam claro que isto não é apenas para os profissionais da religião – apenas para os profissionais da religião – os sacerdotes – mas para todos.os sacerdotes – mas para todos.

Todos quantos reconhecem a Jesus Todos quantos reconhecem a Jesus Cristo como Senhor são o sacerdócio Cristo como Senhor são o sacerdócio universal de Deus.universal de Deus.

Page 14: A meditação do crente

Se Deus está vivo e ativo nos negócios Se Deus está vivo e ativo nos negócios humanos, por que não pode sua voz ser humanos, por que não pode sua voz ser ouvida e obedecida hoje?ouvida e obedecida hoje?

Muitas igrejas ensinam que a voz de Deus Muitas igrejas ensinam que a voz de Deus sósó pode ser ouvida através da leitura da pode ser ouvida através da leitura da Bíblia.Bíblia.

Sim, é verdade que a voz de Deus é Sim, é verdade que a voz de Deus é ouvida pela Bíblia, entretanto, Ele ouvida pela Bíblia, entretanto, Ele continua vivo e ativo, portanto, pode nos continua vivo e ativo, portanto, pode nos falar por diversos meios, e a meditação falar por diversos meios, e a meditação abre portas para que isso aconteça.abre portas para que isso aconteça.

Page 15: A meditação do crente

NOTA:NOTA:

Nenhuma voz Nenhuma voz interior que vier a interior que vier a

contradizer a Palavra contradizer a Palavra escrita deve ser escrita deve ser

ouvida!ouvida!

O medo de que isso O medo de que isso aconteça não deve aconteça não deve

nos impedir de nos impedir de buscar a prática da buscar a prática da

meditaçãomeditação

Devemos evitar os dois Devemos evitar os dois extremos!extremos!

Page 16: A meditação do crente

PREPARANDO-SE PARA PREPARANDO-SE PARA MEDITARMEDITAR Vamos a algumas sugestões.Vamos a algumas sugestões. A oração contemplativa é um modo de A oração contemplativa é um modo de

vida. “Orai sem cessar”, exortou Paulo vida. “Orai sem cessar”, exortou Paulo (1Ts 5.17).(1Ts 5.17).

Se estivermos constantemente Se estivermos constantemente entusiasmados com atividade frenética, entusiasmados com atividade frenética, não poderemos estar atentos nos não poderemos estar atentos nos instantes de silêncio interior.instantes de silêncio interior.

Page 17: A meditação do crente

Uma mente perseguida por assuntos Uma mente perseguida por assuntos externos dificilmente está preparada para externos dificilmente está preparada para a meditação.a meditação.

Os Pais da igreja frequentemente falavam Os Pais da igreja frequentemente falavam do do Otium SanctumOtium Sanctum: “ócio santo”.: “ócio santo”.

Isso quer dizer um senso de equilíbrio na Isso quer dizer um senso de equilíbrio na vida, uma capacidade de estar em paz vida, uma capacidade de estar em paz durante as atividades do dia, de durante as atividades do dia, de descansar e separar tempo para descansar e separar tempo para desfrutar da beleza, de regular nosso desfrutar da beleza, de regular nosso próprio passo.próprio passo.

Page 18: A meditação do crente

E QUANTO A UM LUGAR E QUANTO A UM LUGAR PARA MEDITAÇÃO?PARA MEDITAÇÃO? Procure um lugar calmo e livre de Procure um lugar calmo e livre de

interrupção. interrupção. Sem telefone por perto. Sem telefone por perto. Se possível, um lugar entre árvores, Se possível, um lugar entre árvores,

rio e plantas. rio e plantas. É melhor ter um lugar certo em vez É melhor ter um lugar certo em vez

de andar à cata de um local diferente de andar à cata de um local diferente cada dia.cada dia.

Page 19: A meditação do crente

QUE DIZER DA QUE DIZER DA POSTURA?POSTURA? Em certo sentido a postura não faz Em certo sentido a postura não faz

diferença alguma.diferença alguma. você pode orar em qualquer parte, você pode orar em qualquer parte,

em qualquer momento, e em em qualquer momento, e em qualquer posição.qualquer posição.

A Bíblia contém de tudo, desde estar A Bíblia contém de tudo, desde estar prostrado no chão até estar em pé, prostrado no chão até estar em pé, com as mãos e a cabeça erguidas com as mãos e a cabeça erguidas para os céus.para os céus.

Page 20: A meditação do crente

Noutro sentido, porém, a postura é de Noutro sentido, porém, a postura é de máxima importância.máxima importância.

O corpo, a mente e o espírito são O corpo, a mente e o espírito são inseparáveis. A tensão do espírito é inseparáveis. A tensão do espírito é telegrafada em linguagem corporal.telegrafada em linguagem corporal.

Pessoas passam todo um culto de Pessoas passam todo um culto de adoração mascando chiclete, sem a mais adoração mascando chiclete, sem a mais leve consciência da profunda tensão em leve consciência da profunda tensão em que se encontram.que se encontram.

Além da falta de reverência para com Além da falta de reverência para com Deus, ainda isso mostra um espírito Deus, ainda isso mostra um espírito inquieto.inquieto.

Page 21: A meditação do crente

Não há “leis” que prescrevam uma Não há “leis” que prescrevam uma postura correta.postura correta.

O melhor método seria encontrar uma O melhor método seria encontrar uma posição com o máximo de conforto e posição com o máximo de conforto e com o mínimo de distração.com o mínimo de distração.

O excelente místico do século catorze, O excelente místico do século catorze, Ricardo Rolle, preferia estar sentado, “... Ricardo Rolle, preferia estar sentado, “... porque eu sabia que eu... permaneceria porque eu sabia que eu... permaneceria mais tempo... do que andando, ou em pé, mais tempo... do que andando, ou em pé, ou ajoelhado. Porque sentado estou ou ajoelhado. Porque sentado estou muitíssimo à vontade, e meu coração muitíssimo à vontade, e meu coração muitíssimo elevado”.muitíssimo elevado”.

Page 22: A meditação do crente

Se for meditar sentado, sente-se Se for meditar sentado, sente-se corretamente, sem se encurvar, nem corretamente, sem se encurvar, nem encruzar as pernas.encruzar as pernas.

Coloque as mãos sobre os joelhos, com Coloque as mãos sobre os joelhos, com as palmas voltadas para cima, num gesto as palmas voltadas para cima, num gesto de receptividade.de receptividade.

Às vezes é bom fechar os olhos a fim de Às vezes é bom fechar os olhos a fim de afastar as distrações e concentrar a afastar as distrações e concentrar a atenção no Cristo vivo.atenção no Cristo vivo.

Olhe a natureza (plantas, rio, estrelas, etc.) Olhe a natureza (plantas, rio, estrelas, etc.) e medite no poder criativo do Senhor.e medite no poder criativo do Senhor.

Page 23: A meditação do crente

COMO MEDITAR – COMO MEDITAR – PRIMEIROS PASSOSPRIMEIROS PASSOS Entra-se com muito maior facilidade no Entra-se com muito maior facilidade no

mundo interior da meditação pela porta da mundo interior da meditação pela porta da imaginação.imaginação.

Inácio de Loyola em sua obra Exercícios Inácio de Loyola em sua obra Exercícios Espirituais constantemente incentivava Espirituais constantemente incentivava seus leitores a visualizar as histórias do seus leitores a visualizar as histórias do Evangelho.Evangelho.

Todo exercício de contemplação que ele Todo exercício de contemplação que ele deu destinava-se a abrir a imaginação.deu destinava-se a abrir a imaginação.

Page 24: A meditação do crente

Podemos começar com os sonhos.Podemos começar com os sonhos. Os antigos pais da igreja, desde Justino Os antigos pais da igreja, desde Justino

Mártir a Irineu, desde Clemente a Mártir a Irineu, desde Clemente a Tertuliano, Orígenes e outros criam que Tertuliano, Orígenes e outros criam que os sonhos eram um meio de revelação.os sonhos eram um meio de revelação.

Com o racionalismo da Renascença veio Com o racionalismo da Renascença veio certo ceticismo a respeito dos sonhos.certo ceticismo a respeito dos sonhos.

Freud, então, por ter trabalhado com Freud, então, por ter trabalhado com doenças mentais, acentuou o aspecto doenças mentais, acentuou o aspecto negativo dos sonhos de modo que os negativo dos sonhos de modo que os homens modernos revelam tendência homens modernos revelam tendência para ignorar totalmente os sonhos.para ignorar totalmente os sonhos.

Page 25: A meditação do crente

Se voltarmos a cultivar os sonhos como Se voltarmos a cultivar os sonhos como pelo menos um meio de começarmos na pelo menos um meio de começarmos na prática da meditação, então podemos prática da meditação, então podemos pedir a Deus que nos fale através de pedir a Deus que nos fale através de sonhos.sonhos.

Podemos registrar nossos sonhos Podemos registrar nossos sonhos proféticos. Isso nos ajuda no terceiro proféticos. Isso nos ajuda no terceiro ponto.ponto.

Podemos pedir sabedoria para Podemos pedir sabedoria para interpretarmos e discernirmos os sonhos interpretarmos e discernirmos os sonhos proféticos dos sonhos comuns.proféticos dos sonhos comuns.

Às vezes convém consultar os Às vezes convém consultar os especialistas nessas questões.especialistas nessas questões.

Page 26: A meditação do crente

EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS ESPECÍFICOSESPECÍFICOS Há uma progressão na vida espiritual.Há uma progressão na vida espiritual. Por isso é recomendável um período de Por isso é recomendável um período de

cinco a dez minutos.cinco a dez minutos. Confesse seus problemas com as palmas Confesse seus problemas com as palmas

das mãos voltadas para baixo.das mãos voltadas para baixo. Isso é um Isso é um símbolosímbolo de que você está de que você está

transferindo toda ansiedade para fora de transferindo toda ansiedade para fora de si.si.

Concentre-se para sentir essa liberação Concentre-se para sentir essa liberação pelas palmas das suas mãos.pelas palmas das suas mãos.

Page 27: A meditação do crente

Após alguns momentos de submissão, Após alguns momentos de submissão, vire as palmas das mãos para cima, como vire as palmas das mãos para cima, como símbolo do desejo de receber algo do símbolo do desejo de receber algo do Senhor.Senhor.

Inverta suas confissões em pedidos, por Inverta suas confissões em pedidos, por exemplo, se você liberou sua ira contra exemplo, se você liberou sua ira contra algum irmão, então agora é hora de pedir algum irmão, então agora é hora de pedir a Deus amor por ele.a Deus amor por ele.

Concentre-se para perceber que Deus Concentre-se para perceber que Deus está colocando em suas mãos aquilo que está colocando em suas mãos aquilo que você está pedindo.você está pedindo.

Page 28: A meditação do crente

Tendo-se concentrado, passe os momentos restantes em completo silêncio.

Não peça nada. Permita que o Senhor comungue com

seu espírito, que o ame. Se as impressões ou direções

vierem, ótimo; se não, ótimo também. Tente perceber que Ele está ali com

você.

Page 29: A meditação do crente

Outra meditação com vistas a Outra meditação com vistas a concentrar-se começa com a respiração.concentrar-se começa com a respiração.

Inspire profundamente, e com vagar vá Inspire profundamente, e com vagar vá inclinando a cabeça para trás até onde inclinando a cabeça para trás até onde possível.possível.

Depois expire, permitindo que a cabeça Depois expire, permitindo que a cabeça venha lentamente para a frente até que o venha lentamente para a frente até que o queixo quase se apoie no peito.queixo quase se apoie no peito.

Faça isto durante alguns momentos, Faça isto durante alguns momentos, orando interiormente algo assim:orando interiormente algo assim:

Page 30: A meditação do crente

Senhor, exalo o medo Senhor, exalo o medo que tenho da prova de que tenho da prova de

Geometria, inalo tua pazGeometria, inalo tua paz

Exalo minha Exalo minha apatia apatia

espiritual, espiritual, inalo tua luz e inalo tua luz e

vidavida

Page 31: A meditação do crente

Então, como antes, fique em silêncio Então, como antes, fique em silêncio exterior e interiormente.exterior e interiormente.

Esteja atento ao Cristo vivo no interior.Esteja atento ao Cristo vivo no interior. Encerre cada meditação com uma Encerre cada meditação com uma

autêntica expressão de ações de graças.autêntica expressão de ações de graças. Escolha algo na ordem criada: árvores, Escolha algo na ordem criada: árvores,

plantas, pássaros, folhas, nuvens, e plantas, pássaros, folhas, nuvens, e pondere sobre isso, com cuidado e em pondere sobre isso, com cuidado e em espírito de oração.espírito de oração.

Deus, que criou os céus e a terra, usa a Deus, que criou os céus e a terra, usa a criação para mostrar-nos algo de sua criação para mostrar-nos algo de sua glória e dar-nos algo de sua vida.glória e dar-nos algo de sua vida.

Page 32: A meditação do crente

ASSOCIE A ESSA ASSOCIE A ESSA MEDITAÇÃO A LEITURA MEDITAÇÃO A LEITURA DAS ESCRITURASDAS ESCRITURAS Tendo praticado durante algumas Tendo praticado durante algumas

semanas os dois tipos de meditação semanas os dois tipos de meditação dados acima, você desejará adicionar dados acima, você desejará adicionar a meditação das Escrituras.a meditação das Escrituras.

Ao passo que o estudo das Ao passo que o estudo das Escrituras se concentra na exegese, Escrituras se concentra na exegese, a meditação das Escrituras a meditação das Escrituras concentra-se em internar e concentra-se em internar e personalizar a passagem.personalizar a passagem.

Page 33: A meditação do crente

Esta não é a hora para estudos técnicos Esta não é a hora para estudos técnicos de palavras, ou de análise, ou mesmo de de palavras, ou de análise, ou mesmo de reunião de material para repartir com reunião de material para repartir com outras palavras.outras palavras.

Ponha de lado todas as tendências à Ponha de lado todas as tendências à arrogância e com coração humilde receba arrogância e com coração humilde receba a Palavra que lhe é dirigida.a Palavra que lhe é dirigida.

Use a tabela da nossa lição acerca do Use a tabela da nossa lição acerca do estudo da Palavra e retire palavras de estudo da Palavra e retire palavras de Deus para o seu dia.Deus para o seu dia.

Por outro lado, não tenha pressa.Por outro lado, não tenha pressa.

Page 34: A meditação do crente

OUTRAS FORMAS DE OUTRAS FORMAS DE MEDITAÇÃOMEDITAÇÃO Desenvolva uma profunda comunhão Desenvolva uma profunda comunhão

interior com o Pai, na qual você olha interior com o Pai, na qual você olha para Ele e Ele olha para você.para Ele e Ele olha para você.

Na imaginação, veja a si mesmo Na imaginação, veja a si mesmo caminhando por uma bonita estrada na caminhando por uma bonita estrada na floresta.floresta.

Não se apresse, permita que o som de Não se apresse, permita que o som de folhas e riachos da floresta supere o folhas e riachos da floresta supere o barulho de nossa moderna cidade.barulho de nossa moderna cidade.

Page 35: A meditação do crente

Caminhe com o Senhor, mesmo que em Caminhe com o Senhor, mesmo que em silêncio, para sentir a doçura da silêncio, para sentir a doçura da companhia dEle.companhia dEle.

Sinta a brisa suave em seu rosto, levando Sinta a brisa suave em seu rosto, levando sua ansiedade para longe.sua ansiedade para longe.

Deite no gramado verde e olhe para cima, Deite no gramado verde e olhe para cima, desfrutando o suave odor e a brancura desfrutando o suave odor e a brancura das nuvens.das nuvens.

Deixe que seu corpo espiritual saia do Deixe que seu corpo espiritual saia do físico, brilhante ao encontro do Criador.físico, brilhante ao encontro do Criador.

Page 36: A meditação do crente

Chegada a hora de sair, audivelmente Chegada a hora de sair, audivelmente agradeça ao Senhor Sua bondade e agradeça ao Senhor Sua bondade e retorne ao gramado. retorne ao gramado.

Ande alegremente de volta ao longo do Ande alegremente de volta ao longo do caminho até chegar ao lar, pleno de nova caminho até chegar ao lar, pleno de nova vida e energia.vida e energia.

Não fique desapontado se não houver Não fique desapontado se não houver palavras; como bons amigos, vocês palavras; como bons amigos, vocês desfrutaram silenciosamente a desfrutaram silenciosamente a companhia um do outro.companhia um do outro.

Page 37: A meditação do crente

Há uma outra forma de meditação, a qual, Há uma outra forma de meditação, a qual, é bem o oposto da que acabamos de é bem o oposto da que acabamos de apresentar.apresentar.

Trata-se de meditar sobre os Trata-se de meditar sobre os acontecimentos de nosso tempo e acontecimentos de nosso tempo e buscar perceber seu significado.buscar perceber seu significado.

Temos uma obrigação espiritual de Temos uma obrigação espiritual de penetrar o significado interior dos penetrar o significado interior dos acontecimentos e das pressões políticas, acontecimentos e das pressões políticas, não para adquirir poder, mas para obter não para adquirir poder, mas para obter perspectiva profética.perspectiva profética.

Page 38: A meditação do crente

Esta forma de meditação é mais bem Esta forma de meditação é mais bem realizada, tendo-se a Bíblia em uma das realizada, tendo-se a Bíblia em uma das mãos e o jornal do dia na outra!mãos e o jornal do dia na outra!

Não se deixe, porém, controlar pelos Não se deixe, porém, controlar pelos absurdos lugares-comuns políticos nem absurdos lugares-comuns políticos nem pela propaganda que nos é oferecida pela propaganda que nos é oferecida hoje.hoje.

Seria bom que levássemos os eventos Seria bom que levássemos os eventos de nosso tempo à presença de Deus e de nosso tempo à presença de Deus e pedíssemos visão profética para pedíssemos visão profética para discernir o rumo que esses discernir o rumo que esses acontecimentos tomam.acontecimentos tomam.

Page 39: A meditação do crente

Deveríamos, também, pedir orientação Deveríamos, também, pedir orientação para qualquer coisa que pessoalmente para qualquer coisa que pessoalmente devêssemos estar fazendo a fim de devêssemos estar fazendo a fim de sermos sal e luz de nosso mundo sermos sal e luz de nosso mundo decadente e tenebroso.decadente e tenebroso.

Não se desanime se no princípio suas Não se desanime se no princípio suas meditações não tiverem significado.meditações não tiverem significado.

Estamos aprendendo uma arte para a Estamos aprendendo uma arte para a qual não recebemos preparo algum.qual não recebemos preparo algum.

Nem a nossa cultura nos incentiva a Nem a nossa cultura nos incentiva a desenvolver essas habilidades.desenvolver essas habilidades.

Page 40: A meditação do crente

CONCLUSÃOCONCLUSÃO Pode parecer-nos estranho, mas a Pode parecer-nos estranho, mas a

meditação traz seus frutos para a nossa meditação traz seus frutos para a nossa vida.vida.

Até mesmo o estresse com o qual já Até mesmo o estresse com o qual já estamos nos acostumando a conviver estamos nos acostumando a conviver será bem menor, isso se de fato não será bem menor, isso se de fato não desaparecer de nossa vida de uma vez desaparecer de nossa vida de uma vez por todas.por todas.

Nossa vida espiritual será muito mais Nossa vida espiritual será muito mais frutífera com essa devoção: meditação!frutífera com essa devoção: meditação!