A NOTÍCIA Nº32

12
a notícia | 1 Circulação: Rio de Janeiro | Duque de Caxias | Magé | Guapimirim | Itaboraí | Cachoeiras de Macacu | Teresópolis | Petrópolis | Areal | SJV Rio Preto | Sapucaia | Três Rios | Sumidouro | Paraíba do Sul | Com. Levy Gasparian Animais vítimas de maus tratos no interior de Teresópolis são resgatados “Divaldo Franco: A Trajetória de Um Dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos” PTdoB de Teresópolis tem nova Executiva Insegurança toma conta de moradores de Guapimirim e Magé Voluntários promoveram uma verdadeira força- tarefa para socorrer os animais, muitos deles automutilados pela fome. Página 10 A biografia do médium foi lançada em São Paulo e atraiu milhares de pessoas de todos os credos. Página 9 Os partidos políticos já começam a se movimentar para as próximas eleições municipais de 2016. O presidente regional do PTdoB esteve em Teresópolis. Página 8 Os municípios de Guapimirim e Magé vivem momentos de muita aflição e sensação de medo por conta dos crescentes índices de criminalidade. Página 4 Independência a serviço do cidadão Ano 4 Nº. 32 - Preço: R$1,00 O QUE PODE ESTAR POR TRÁS DA FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA PREFEITURA DE GUAPIMIRIM? Página 5 Abandono do vereador Antônio Francisco absolve Cláudio Mello Pág. 2 Manifestação: Estudantes impedidos de ir para a escola Pág. 7 Marco Aurélio Dias, Prefeito de Guapimirim

description

A NOTÍCIA Nº32 Independência a serviço do cidadão

Transcript of A NOTÍCIA Nº32

Page 1: A NOTÍCIA Nº32

a notícia | 1Circulação: Rio de Janeiro | Duque de Caxias | Magé | Guapimirim | Itaboraí | Cachoeiras de Macacu | Teresópolis | Petrópolis | Areal | SJV Rio Preto | Sapucaia | Três Rios | Sumidouro | Paraíba do Sul | Com. Levy Gasparian

Animais vítimas de maus tratos no interior de Teresópolis são resgatados

“Divaldo Franco: A Trajetória de Um Dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos”

PTdoB de Teresópolis tem nova Executiva

Insegurança toma conta de moradores de Guapimirim e Magé

Voluntários promoveram uma verdadeira força-tarefa para socorrer os animais, muitos deles automutilados pela fome. Página 10

A biografia do médium foi lançada em São Paulo e atraiu milhares de pessoas de todos os credos. Página 9

Os partidos políticos já começam a se movimentar para as próximas eleições municipais de 2016. O presidente regional do PTdoB esteve em Teresópolis. Página 8

Os municípios de Guapimirim e Magé vivem momentos de muita aflição e sensação de medo por conta dos crescentes índices de criminalidade. Página 4

Independência a serviço do cidadão Ano 4 Nº. 32 - Preço: R$1,00

O QUE PODE ESTAR POR TRÁS DA FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA PREFEITURA DE GUAPIMIRIM?

Página 5

Abandono do vereador Antônio Francisco absolve Cláudio Mello

Pág. 2

Manifestação: Estudantes impedidos de ir para a escola

Pág. 7

Marco Aurélio Dias, Prefeito de Guapimirim

Page 2: A NOTÍCIA Nº32

2 | a notícia 28 de fevereiro de 2015

EXPEDIENTE:CNPJ: 09.178.233/0001-18

Insc. Municipal: 604.123Impressão: A Tribuna

Tiragem: 10.000 exemplares

Contato Comercial:Rua Duque de Caxias, 190/205

Várzea - Teresópolis/RJTelefone: (21) 3097-2227

E-mail: [email protected]: www.anoticia.net.br

* As matérias assinadas são de responsabilidade de seus respectivos autores, não expressando, necessariamente, a opinião do jornal ou de seus parceiros comerciais.** Os colaboradores não possuem vínculo empregatício com o Jornal.*** O conteúdo do Jornal somente pode ser reproduzido, no todo ou em parte, com prévia autorização da Direção do Jornal A Notícia.

Direção: Marco Aurélio Santos

EDITORIAL

RESSACA DA FOLIA

É comum no Brasil dizermos que o ano só come-ça para valer depois do carnaval. Pois bem. Mas enquanto muita gente aproveitava a folia, para muitos merecida, a equipe de A Notícia não des-cansou. Tudo isso pra preparar uma edição espe-cial, fruto de um trabalho exaustivo que, mesmo se por vezes nos revela muitas constatações tristes, não abalam nosso compromisso com a informa-ção, o fato e a verdade.

A constatação triste se dá em perceber que, infe-lizmente, como temos visto em todo o país, grande parte dos municípios sofrem pelo descaso e pelos interesses mesquinhos de seus políticos, dando--nos a impressão de que o período do coronelismo no Brasil ainda não acabou.

É o caso de nossa reportagem de capa, sobre a falta de transparência na administração pública em Guapimirim. De publicações as quais ninguém tem acesso, e muitos sequer ouviram falar, a contra-tos que nos levam a suspeitar de que possa estar havendo favorecimento intencional por parte dos políticos locais, pela forma imprecisa e pouco clara com que foram publicados, tudo é muito obscuro. Aliás a própria dificuldade encontrada por nossa equipe durante o levantamento de informações su-gere que haja uma intenção clara de se esconder algo no que se refere aos contratos públicos em Guapi.

Nesta edição também chamamos a atenção para o crescimento progressivo da violência em Magé e em Guapimirim, que foi destaque na imprensa da região e já está sendo tratado pelas autoridades como assunto de primeira ordem. Voltamos a des-tacar a crise no transporte público em Teresópolis que foi exposta em nossa reportagem de capa na última edição de A Notícia. Desta vez, a polêmi-ca se deu em torno da gratuidade das passagens para estudantes e das manifestações populares que ocorreram no mês de fevereiro. Conseguimos também o pronunciamento da assessoria de im-prensa da Viação Dedo de Deus. Tudo isso, em reportagem na página 7.

Você confere ainda a cobertura do resgate de animais vítimas de maus tratos na localidade de Sebastiana, a repercussão da turbulência nas ses-sões da câmara municipal, ambos em Teresópolis, a estreia da coluna Rapidinhas, com um giro nas principais notícias que foram destaque na região e a nossa coluna de produtos e serviços: Oportuni-dades, ofertas e negócios que, nesta edição, está especial.

Aproveitem. Boa leitura.Feliz 2015 (agora pra valer!).

Independência a serviço do cidadão

Abandono do vereador Antônio Francisco absolve Cláudio Mello

Durante a sessão ordinária da ultima terça-feira, 24, a Câmara de Vereadores de Teresópolis votou pela permanência do vereador Claudio Mello (PT) no cargo de vereador. O ex-filiado do Partido dos Trabalhadores em Teresópolis, Ramiro Garcia, acusou o vereador de ter aceitado 15 mil reais das mãos do ex secretario de governo, Jose Alexandre de Almeida, durante as eleições de 2010, como ajuda para a campanha em Teresópolis do candidato a deputado federal Antônio Carlos Biscaia. Segundo a denúncia de Garcia, Mello teria levado ao conhecimento de Biscaia a doação não registrada para sua campanha à Câmara dos Deputados, e o então deputado não teria aceitado.

Ainda de acordo com a denúncia, em um encontro com Biscaia no Rio de Janeiro, Claudio Mello teria afirmado que gastou 9 mil reais do total de 15 mil doado por José Alexandre, com despesas de campanha, e o Deputado Biscaia o teria ressarcido com a mesma quantia gasta para a devolução da suposta doação.

Ao final de suas investigações, a relatoria da Comissão Processante chegou a quatro questionamentos propostos para votação, e possível cassação de Cláudio Mello. Apesar do placar de 7x4 pela cassação, nenhuma das indagações conseguiu obter a aprovação de dois terços dos vereadores, ou seja, oito votos necessários para o afastamento de Mello.

Para os vereadores Carlos Cesar Gomes – o “Dr. Carlão”; Claudio Mello – com direito a voto na sessão, Fabinho “Filé” e José Carlos “Da Estufa”, o fato do vereador ter recebido dinheiro do ex-secretário de governo de Jorge Mário não se caracterizou como “quebra de decoro”. O vereador Antônio Francisco, alegando discordar da presença do suplente de vereador Marcelo Oliveira no Plenário da Câmara, em substituição ao vereador Habib Tauk, abandonou a sessão, considerando que ela poderia ser apontada como irregular, nula. Sua ausência foi decisiva, pois se Antônio Francisco tivesse votado pela cassação de Claudio Mello o mesmo estaria fora da Câmara.

Um fato que causou surpresa a alguns presentes a sessão foi o voto do vereador José Carlos Fita – o “Da Estufa”, que participou como membro da Comissão Processante que definia o ato de Cláudio Mello como “quebra de decoro”, e que mesmo assim votou diferente do que apontava o relatório. Ou seja, a favor de Cláudio.

Participaram como membros da Comissão Processante que julgou e absolveu o vereador Cláudio Mello/PT os vereadores Milton Cezar Ramos Rodrigues - Da Ponte/PSDB, como Presidente; Luciano da Cunha Ferreira – o Luciano de Vargem Grande/PSL como Relator e José Carlos Fita Nogueira – o José Carlos da Estufa/PSDC, como Membro.

Na Sessão desta quinta-feira 26, os vere-adores de Teresópolis votaram a Resolução Nº 001/2015, que dá nova redação ao pa-rágrafo único do artigo 223 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Teresó-polis. (Resolução n° 053/91).

A partir de agora, qualquer denúncia apresentada contra membro da Câmara de Vereadores de Teresópolis deverá ser encaminhada à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final para que, no prazo de 15 dias, apresente seu parecer acerca da admissibilidade da denúncia, pela análise

da existência ou não dos requisitos (art. 5º, I do Decreto-Lei 201/67). Em seguida, deverá o denunciado ser notificado para se manifestar no mesmo prazo sobre o parecer da Comissão, que deverá ser fun-damentado.

Com a manifestação do denunciado, e de posse da denúncia e do parecer da Co-missão, deverá o Presidente da Co0missão de Redação e Justiça, na primeira sessão, submeter o expediente à Mesa Diretora, a qual decidira pela leitura ou não da de-núncia em Plenário.

Mudança no recebimento de denúncia contra membro da Câmara

Page 3: A NOTÍCIA Nº32

a notícia | 328 de fevereiro de 2015

André Munizemail para: [email protected]

Energia elétrica aumentará até 70% em 2015Como a utilização de aparelhos de ar condiciona-

do e ventiladores é intensificada durante o verão, os brasileiros já começaram a perceber as mudanças no bolso. A cobrança inclui a bandeira tarifária, que gera um custo extra de R$ 0,03 a cada quilowatt-hora con-sumido. E o valor pago em fevereiro pode ser ape-nas o começo. De acordo com consultorias do setor, quem mora no Rio de Janeiro e em São Paulo deve sofrer com uma alta de até 70% na conta da energia, a ser percebida até o final de 2015.

Além da falta de chuvas e do uso da energia mais cara das termelétricas, o Sudeste vai arcar ainda com a tarifa maior de Itaipu, diante da forte alta do dólar.

Terrenos são vistoriados para construção de moradias populares na Ilha do Caxangá

Equipes técnicas da Prefeitura de Teresópolis e do Ministério Público estiveram na comunidade da Ilha do Caxangá, no último dia 23, para verificar a possibi-lidade de construção de moradias populares em dois terrenos apresentados pelos moradores. O objeti-vo é conseguir um lugar para assentar aqueles que construíram suas casas às margens do rio e que, por isso, correm riscos constantes.

Segundo informações, quem for encaminhado ao apartamento (construído a partir de gestão compar-tilhada), terá que pagar um valor simbólico. A quan-tia em dinheiro está avaliada em 5% da renda total familiar do futuro assentado. A mensalidade perma-necerá por 10 anos. Só depois, o morador receberá a documentação do imóvel em seu nome.

Prefeitura de Teresópolis convoca professoresForam convocados pela Secretaria de Educação de Teresópolis 42 professores para atuar na educação infantil e no ensino fundamental da rede municipal de ensino.A convocação de 31 professores do primeiro seg-mento e outros 11 da disciplina de Artes foi publica-da no Diário Oficial do dia 25 de fevereiro.A apresentação dos documentos visa a imediata no-meação em estágio probatório dos concursados que fazem parte do cadastro de reserva da seleção públi-ca realizada em 2010 pela prefeitura, cuja validade vai até abril deste ano. Os convocados devem com-parecer no dia 6 de março no auditório do Teatro Municipal, que fica no 2º andar da prefeitura.

Ligações telefônicas mais baratasAs ligações telefônicas locais e interurbanas de te-

lefone fixo para celular tiveram redução de preço. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) in-formou que com as mudanças o valor das ligações feitas de telefone fixo para móvel de mesmo DDD terão uma redução em média de 22%. A redução d preço vale para ligações locais ou de longa distância originadas nas redes das concessionárias de telefo-nia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) e destinadas às operadoras móveis. Por exemplo, a tarifa homologada para a Oi, no Rio de Janeiro, cairá de R$0,36/minuto para R$0,28.

ESCALADA PREOCUPANTEPode ter sido uma mera impressão, admito. Não colhi dados para sustentar a tese. Mas o fato é que nunca ouvimos tantas notícias relacionadas a crimes cometidos em Guapi-mirim como nos últimos meses, em particular, em fevereiro, dando a sensação de que está havendo um crescimento progressivo e agudo da criminalidade na região. Ao que parece, o crescimento da violência no município também vem preocupando as autoridades que, segundo foi noticiado, já está tomando providências para inibir tal constatação. Felizmente ainda podemos afirmar que em muitos municípios do interior do nosso estado a violência é um mal que pode ser considerado algo ‘’ sob controle’’. Fica o alerta: Que se tome como exemplo as cidades que, em outros tempos, perderam a oportunidade de lidar de maneira correta com a questão e acabaram por permitir que a violência chegasse a níveis incontroláveis. Mão à obra minha gente!

PRA TODO MUNDO VER No fim de janeiro estive em Areal. Não conhecia. E tive uma grata surpresa tan-to com a beleza da região quanto com a limpeza da cidade. Se formos tomar como exemplo o histórico de distritos que viraram municípios recentemente em nossa região, com menos de 30 anos de sua emancipação e que, seja por ingerência ou por safadeza mesmo, acabaram por não conseguir se estabelecer e nem mesmo alcançar um nível razoável de qualidade de vida para seus cidadãos, não é exagero nenhum afirmar que Areal, mesmo com tropeços naturais em um passado recente, está no rumo certo.

TORRE DE BABEL Quem tem acompanhado a turbulência política em Teresópolis, sabe que o negó-cio não tá nada fácil. Não vou entrar no mérito de julgar valores nem de opinar sobre o caso, até por que a coisa está tão confusa que, ninguém consegue ao certo definir quem tem razão (se é que alguém tem razão!). A única coisa certa é que, tirando o lado sério de tudo o que está acontecendo, pode-se dizer que é até engraçado acompanhar as sessões da câmara municipal nesses últimos tempos. Seja pelos vereadores que, apesar de tentarem manter toda uma pompa de au-toridade, quase nunca falam nada com nada, se perdem em seus próprios raciocínios e se contradizem, muitas vezes em uma mesma frase! Seja por parte da cobertura da imprensa, em geral, que não se preocupa em, ao menos, tentar parecer imparcial, abu-sando dos adjetivos durante suas transmissões.

COMEÇA 2015... Em outras palavras, significa dizer: Acabou o carnaval. E como é de costume, pra quem acompanha esta coluna em outras publicações (aqui no A Notícia ainda estou na segunda) listamos quem fez bonito e se destacou durante a folia: Primeiro, a surpresa do ano: O carnaval de Areal. Não estive lá mas vi as imagens e ouvi relatos de quem esteve. Bem organizado e com a programação de muito bom gosto. Dez, nota 10. Em Teresópolis o destaque ficou por conta da novidade: O carnaval na Praça Senta à Pua, no Soberbo. E dos bons e velhos, Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil e Marquinhos Barbosa e banda 5 Estações, este último, pelo quinto carnaval con-secutivo, o melhor show do ano!Ponto também para a programação de carnaval de Paraíba do Sul, certamente um dos melhores calendários de carnaval do interior do estado.Nota 10, ainda, para a transmissão do canal por assinatura Globo News e a cobertura dos blocos de rua no Rio.E, finalmente, o grande destaque do carnaval 2015, pra mim, indiscutivelmente, e que já entrou para a história como um dos mais marcantes de todos os tempos, é o samba enredo da Portela. Genial, melódico, popular e tradicional como só a agremiação de Madureira sabe ser.

Se você não prestou atenção, não ouviu, não ligou, vale conferir. Garanto que vai gru-dar.

Sou carioca, sou de MadureiraA Tabajara levanta poeiraPra essa festa maneiraMeu bem me chamouLá vem Portela, malandro,O samba chegou.

Até mês que vem.

Page 4: A NOTÍCIA Nº32

4 | a notícia 28 de fevereiro de 2015

Os municípios de Guapimirim e Magé vivem momentos de muita aflição e sensação de medo por con-ta dos crescentes índices de crimi-nalidade, principalmente causados pela ação de traficantes. De acordo com informações, a prefeitura de Magé, vem se reunindo com o co-mando do 34º Batalhão de Policia

Militar para solicitar ao governo do estado o aumento do efetivo de ho-mens e viaturas para substituir po-liciais aposentados e afastados do quadro permanente da corporação. O 34º BPM é responsável por po-liciar os dois municípios, que con-tam com extensa área territorial e populacional.

Insegurança toma conta de moradores de Guapimirim e Magé

Agentes da GM do Município de Magé, buscaram o auxilio da equipe de repor-tagem do SBT, para denunciar as más condições de traba-lho e a precariedade dos equipamentos daquela instituição de auxilio à ordem e a segurança, nem boti-nas eles têm.

A reportagem recebeu imagens de uma viatura da Guarda de Magé, que em atividade, não apresentava condições mínimas de segurança para o condutor do veiculo, pois os freios da mesma, quando acionados, não funcionavam.

O agente denunciante ainda revelou que a maioria de seus co-legas não tem conhecimento mínimo de legislação de transito, para atuar na função. E que o agente superior é o único que rece-be curso de qualificação.

Outra denuncia feita contra a prefeitura de Magé é a pratica de nepotismo assédio moral, por parte dos superiores da equipe.

Guapimirim registrou nos últimos dias o assassinato de um jovem de 18 anos próximo ao centro da ci-dade, o de uma senhora de 70 anos no bairro Cotia e, no último final de semana, ao verificarem denúncias de tráfico de drogas no bairro Jardim Guapi-mirim, policiais foram recebidos a tiros. No confronto três elemen-tos envolvidos com o crime foram dominados pelos policias. Um dos suspeitos foi atingido por disparo de arma de fogo, recebendo aten-dimento no Hospital Municipal de Guapimirim, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Além da prisão dos bandidos, foram apreendidos no local 76 trouxinhas de maconha, 11 saco-lés de cocaína, 46 pinos de cocaí-na, um revolver calibre 38 muni-ciado, um celular e R$ 144,00 em dinheiro. Os casos relatados foram encaminhados para a 67ª DP de Guapimirim onde devem ser me-lhor apurados.

Os dois traficantes presos após o confronto com os policiais em Guapimirim foram encaminhados para a 67ª Delegacia Policial.

Foto

: Gua

pi O

nlin

e

Foto: Guapi Online

Duas equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) realiza-ram nesta quinta-fei-ra (26/2) a segunda parte do treinamento tático para retomada de embarcação.

O curso, que acontece em parce-ria com a CCR Barcas e a Secretaria de Transportes, tem como objetivo a preparação da tropa de elite da Polícia Militar contra atentados com reféns, visando à segurança dos Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro.

Os 20 policiais envolvidos no treinamento receberam da CCR Barcas orientação sobre as peculiaridades das embarcações tra-dicionais. Além disso, eles simularam a retomada da embarcação em caso de terrorismo ou sequestro durante navegação na Baía de Guanabara. O treinamento policial ocorreu no interior da em-barcação tradicional Vital Brazil, após o horário de rush da manhã, não causando alteração na operação da concessionária.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Bope faz treinamento para os Jogos Olímpicos

SBT recebe denuncia de péssimas condições de trabalho e equipamento na GM de Magé

Page 5: A NOTÍCIA Nº32

a notícia | 528 de fevereiro de 2015

O que se esconde por trás da cortina de fumaça que envolve a Prefeitura de Guapimirim? Um céu de brigadeiro ou uma espessa nuvem negra sobre a administra-ção municipal. Um dos maiores indícios de corrupção nos órgãos públicos é a falta de transparência. A Prefeitura de Guapimirim fez a sua última publicação no Diário Oficial on line (http://rj.portalda-transparencia.com.br/prefeitura/guapimirim/) em 18 de novembro de 2014, onde faz uma correção de um pregão no valor de quase R$1,5 milhão, que foi publicado no B.I.O. (Boletim Informativo Oficial) de setembro de 2013. Que B.I.O. é esse que a população, incluindo as bancas de jornais, desconhece?

A Prefeitura publica muito pou-co dos seus atos, e muito, do pouco que publica, é suspeito. Publicou o extrato contratual nº60/2013, refe-rente a aquisição e instalação de ar condicionado junto a uma micro-empresa de fotocópias que não tem essa atividade no seu CNPJ. Como se dá uma compra desse tipo? Você telefona para uma empresa de fo-tocópias e pergunta se eles têm ar condicionado para vender, ou está estudando na universidade e resolve perguntar ao operador de máquinas xerox se ele tem um ar condicionado para fornecer? É as-sim que você faz na sua casa quan-do quer instalar um aparelho de ar condicionado?

Esta empresa, Fiel Copy Ltda. ME, que funciona dentro da Uni-feso, também aluga impressoras para a prefeitura, por um valor que pode ser de R$26.950,00 ou Duzentos e trinta e cinco mil, du-zentos e setenta e um reais e ses-senta centavos, impossível saber o certo pela publicação no D.O. de 09/01/2014. Neste mesmo Diário Oficial publicou-se a aquisição de computadores, impressoras e ma-teriais de informática no valor de R$280.452,00 de uma empresa de Magé, cuja atividade principal é Confecção de peças de vestuário. Consta no CNPJ desta empresa que ela pode fornecer de “agulha a avião”. Não será de espantar se um dia esta empresa construir um edifício em Guapimirim, pois tam-bém consta no seu CNPJ esta pos-sibilidade.

De acordo com as raras publica-

ções no D.O., a Secretaria de Obras comprou mais de 300 mil reais em tintas na empresa do irmão do Se-cretário de Obras, mas como se deu essa escolha, onde foi publicado o aviso das licitações? Possivelmente nos B.I.O.’s que ninguém conse-gue ver, ou ainda em um jornal de “grande circulação”, como o “Jornal Novo Tablóide” citado no D.O. de 10/01/14; outro ilustre desconhe-cido da população de Guapimirim.

A falta de transparência e acesso à informação é um dos primeiros indícios de que o gestor tem a in-tenção de desviar os recursos pú-blicos. Qualquer cidadão tem o direito de saber, e os políticos têm o dever de demonstrar, como o di-nheiro público está sendo empre-gado. Os municípios são obrigados pela Lei de Responsabilidade Fiscal a manter portais de transparência na internet, no caso de Guapimi-rim o que se encontra no portal é um pedido de desculpas por pro-blemas técnicos.

A desorganização administra-tiva e financeira é um outro forte indício de ocultação de desvio de dinheiro público, pois cria difi-culdade na apuração dos ilícitos. Em 14/01/14, a Prefeitura publi-cou no D.O. uma errata do Aviso de Licitação, modalidade Pregão Presencial nº067/2013, publicado no “Jornal Novo Tablóide” de 08 de dezembro de 2013 e na “Im-prensa Oficial Eletrônica” do dia 09 de janeiro de 2014, corrigindo aquisição e instalação de ar condi-cionado para aquisição de compu-tadores, impressoras e materiais de informática. Acontece que no dia 09 de janeiro de 2014 não foi publi-cado nenhum Aviso de Licitação, somente extratos contratuais. Será que se refere ao fornecimento da Fiel Copy que citamos acima? De qualquer forma a Fiel Copy tam-bém não pode vender computa-dores, impressoras ou materiais de informática, de acordo com o seu CNPJ.

É uma confusão total! Segundo Welliton Resende (auditor e coor-denador do Núcleo de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União), “Por trás da “bagunça” generalizada, tem alguém meten-do a mão no dinheiro que deveria ser destinado ao financiamento das políticas públicas.”

Quem esconde é porque tem algo a esconder, e geralmente esse “algo” não é nada bonito.

Os Tribunais de Contas apenas verificam os aspectos formais dos processos licitatórios que lhe são enviados pelo ente público. Re-centemente foi divulgado o esque-ma de corrupção na Prefeitura de Mangaratiba que desviou R$60 mi-lhões, ocultos por publicações no jornal O Povo, que serviam apenas para montar os processos com apa-rência de legalidade. Publicações que somente alguns privilegiados do Executivo tinham acesso.

E a Câmara de Vereadores que

tem a função de fiscalizar os atos do Executivo, como está nesta his-tória? Tem cobrado transparência nas licitações e demonstrativos de receitas e despesas da Prefeitura? Tem acesso ao B.I.O. que a popu-lação desconhece? Acompanha as publicações obrigatórias nos jor-nais de grande circulação e diários oficiais?

Em meio à tanta obscuridade há ao menos uma certeza: A de que existem motivos de sobra para sus-peitas e questionamentos sobre a administração pública em Guapi-mirim. Em outras palavras: Onde há fumaça...

Quem esconde é porque tem algo a esconder.E a Câmara de Vereadores, como está nesta história?

O QUE PODE ESTAR POR TRÁS DA FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA PREFEITURA DE GUAPIMIRIM?

Page 6: A NOTÍCIA Nº32

6 | a notícia 28 de fevereiro de 2015

Page 7: A NOTÍCIA Nº32

a notícia | 728 de fevereiro de 2015

Após o carnaval, estudantes da rede estadual foram impedidos de acessar alguns ônibus e ir para suas escolas. De acordo com o que foi apurado, os estudantes foram bar-rados pelos motoristas da empresa Viação Dedo de Deus pelo segundo dia seguido. O motivo se deu por-que os alunos não estavam portan-do o cartão RioCard, que dá direito a gratuidade nos coletivos do mu-nicípio. O caso gerou constrangi-mento para os estudantes que, ao entrar no coletivo, eram informa-dos pelos profissionais que não po-deriam viajar por determinação da empresa.

Outros casos foram também registrados nos bairros da Prata, onde um coletivo foi parado por es-tudantes, e da Coreia, onde pais de alunos interceptaram pelo menos cinco coletivos durante três horas. A polícia foi acionada e acompa-nhou o movimento orientando a população para que não houvesse vandalismo.

Em algumas escolas estaduais, as mães foram informadas de que existiria um acordo com a viação

Dedo de Deus para que os alunos viajassem gratuitamente se estives-sem de uniforme. Realmente hou-ve uma decisão judicial neste sen-tido, em razão de uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público em 2013, porém, a empresa esclareceu que recorreu da senten-ça em 2014 e, na segunda instância a decisão foi reformada para que a gratuidade somente fosse concedi-da mediante uso do cartão RioCard e uniforme da escola.

A Assessoria de Imprensa da empresa informou ainda que, em audiência especial com a juíza da Vara da Infância e da Juventude, em setembro de 2014, da qual partici-param representantes da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Viação Dedo de Deus e Ministério Públi-co, foi determinado aos órgãos pú-blicos que até 31 de janeiro de 2015, todos os alunos matriculados deve-riam estar de posse do cartão Rio-Card. Informou, ainda, que diante dos problemas ocorridos após o carnaval, a justiça intimou os ór-gãos públicos a cumprir a ordem

judicial sob pena de responsabili-dade pessoal.

A movimentação no posto para emissão do RioCard está grande, com enormes filas e sem nenhum esquema de atendimento especial. Os alunos da rede pública que pre-cisam obter o passaporte livre de-vem comparecer ao posto do Rio-Card na avenida Feliciano Sodré nº 1150, na Várzea, no horário entre 9 e 18 horas, levando declaração escolar, certidão de nascimento e comprovante de residência atuali-zado.

A Viação Dedo de Deus publicou nota comunicando que estendeu a permissão para os alunos viajarem gratuitamente usando uniformes e portando a declaração escolar até o dia 27 de fevereiro, mas que a partir de 02 de março somente permitirá o ingresso de estudantes na moda-lidade gratuita se estiverem unifor-mizados e portando o RioCard, fa-zendo valer a decisão judicial.

Enquanto se discute a (in)com-petência sobre a gratuidade dos es-tudantes, as crianças é que pagam o pato!

Manifestação: Estudantes impedidos de ir para a escola

Posto de atendimento RioCard na Várzea

Page 8: A NOTÍCIA Nº32

8 | a notícia 28 de fevereiro de 2015

Enquanto alguns partidos preferem evitar antecipar o debate eleitoral de 2016 , outros já começam a se movimentar para não perder espaços importantes no cenário político. É o caso do PT do B de Teresópolis, com nova Executiva. Na foto André Muniz (Secretário), André Soares (Presidente), Vinícius Cordeiro (Presidente Regional) e Marco Aurélio (Vice-Presidente).

NOVA EXECUTIVA DO PTdoB DE TERESÓPOLIS

O Detran lançou na ultima segunda-feira, 23, cam-panha Volta às Aulas nas escolas das redes pública e privada. A ideia é conscientizar pais e alunos sobre o respeito às leis de trânsito. A ação começou pela Esco-la Municipal São Tomás de Aquino, no Leme, na Zona Sul do Rio. A Coordenadoria de Educação do Detran abordou pais e alunos, para distribuir 300 panfletos com informações básicas às crianças, ensinando-as, por exemplo, a nunca atravessar a rua nas esquinas e sempre usar a faixa de pedestres e as passarelas.

Já os adultos são instruídos a embarcar e desembar-car os filhos apenas pelo lado da calçada, sem estacio-nar em fila dupla; a reduzir a velocidade próximo aos colégios; e a usar equipamentos de segurança, como a cadeirinha, para transportar as crianças.

“A campanha é muito importante. Deve haver um zelo pela segurança das crianças, como a redução da velocidade de veículos perto das escolas. Isso faz tam-bém com que elas aprendam sobre regras de trânsito e se tornem bons motoristas”, disse o técnico Paulo Rosa, de 37 anos, ao lado da filha Juliana, de 13.

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Detran inicia ação nas escolas para promover segurança no trânsito

Com o retorno do ano letivo nas escolas do Rio de Janeiro, o Detran realiza a campanha “Volta às aulas”.

Foto

: Seb

astiã

o G

omes

No inicio do mês de fevereiro o coordenador de se-leções, Gilmar Rinaldi, e o técnico Dunga estiveram no centro de treinamento da CBF, acompanhados do secre-tário geral da confederação brasileira de futebol, Julio Avelleda, e do diretor de marketing, Gilberto Ratto. Os visitantes foram recebidos pelo responsável pela Granja Comary, Moacyr Alcoforado, e sua equipe. O objetivo da visita à Teresópolis foi avaliar as instalações e traçar a logística para a estadia da seleção durante a preparação para a Copa América em 2015. O Brasil está no grupo C da copa América do Chile, junto com Peru, Colômbia e Venezuela. A estreia da seleção brasileira na competição será no dia 14 de junho.

Teresópolis receberá mais uma vez a seleção brasileira de futebol

Os trabalhadores que precisam dar entrada no seguro desemprego ou emitir a Carteira de Trabalho em Teresópolis ainda enfrentam dificuldades de atendimento. Em janeiro o problema já havia sido denunciado por usuários que procuravam os serviços.

Segundo os atendentes do Sine (Sistema Nacional de Emprego), a situação se dá em decorrência do acesso ao sistema do Ministério do Trabalho, que apresenta problemas de conexão.

Em recente visita ao Ministério do Trabalho e Emprego, Agência Teresópolis, nossa equipe teve a informação de que o agendamento continua pelo site, no www.mte.gov.br e que cerca de vinte pessoas são atendidas por dia.

Teresopolitanos enfrentam dificuldade para dar entrada no Seguro Desemprego ou emitir Carteira de Trabalho

O posto do SINE de Teresópolis fica na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42 – Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357. Já a Agência do Ministério do Trabalho em Teresópolis funciona na sede do INSS, na Rua Monte Libano, 158, 3º andar, sala 56, Centro.

Telefone (21) 3641-0554.

Sobre os problemas de acesso, fomos informados que o responsável pelo setor vai estar na cidade na segunda-feira (02/03), quando poderemos ter melhores informações sobre o caso.

Page 9: A NOTÍCIA Nº32

a notícia | 928 de fevereiro de 2015

O projeto já é uma realidade na Escola Estadual Presidente Bernardes

Jovens e adultos terão mais oportunidade de reforçar seus conhecimentos na EJA Diurna, em Teresópolis

Visando atender jovens alunos em defasagem escolar, a Secretaria de Educação de Teresópolis iniciou este ano o projeto EJA Diurna, na Escola Estadual Presidente Bernardes, no bairro de São Pedro. A proposta é atender cerca de 150 alunos com um planejamento pedagógico diferen-ciado, que inclui atividades como te-atro, música, circo, atividades espor-tivas, criação literária e dança, entre outras oficinas ofertadas no projeto da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino.

“Os jovens que estão na EJA Diur-na hoje já passaram pela escola regu-lar e ela, por sua vez, não deu conta de garantir a eles a aprendizagem

necessária. Agora esses adolescen-tes estão dando à Escola mais uma chance, e a instituição não pode des-perdiçá-la. Nossa equipe está empe-nhada em ofertar a esses estudantes essa nova oportunidade e cumprir seu papel com esses meninos e me-ninas”, avalia o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Na terça-feira, 24/02, os alunos da EJA diurna tiveram palestras com a professora e psicóloga Erika Neves e a professora e educadora sexual pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, Gabriella Freidman Mat-tos. O objetivo é motivá-los no ano letivo que se inicia.

Para a diretora da esco-la, Criselídia Nicolau de Moraes, esses momentos diferenciados ofertados na estratégia pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da Rede Munici-pal de Ensino, devem mo-tivar os alunos que estão fora da faixa etária esco-lar a encarar a escola com mais interesse e disposi-ção.

“Essa é uma proposta excelente e esperamos que os alunos e moradores do bairro passem a acreditar mais no potencial que a Escola Presidente Bernar-des tem, já que temos bas-tante espaço para receber toda essa clientela que está fora da faixa etária escolar. Além de ser uma oportunidade, para esses jovens que terminarão o ensino fundamental, de continuarem o ensino médio na mesma escola”, destacou a diretora.

Segundo Ana Paula Coutinho, coordenadora da EJA na Rede

Municipal, “Essa é uma grande oportunidade para resgatarmos esses jovens, tanto em relação a escolaridade quanto a sua auto-estima, mostrando a importância da escola e do aprendizado. Que-remos que eles entendam que po-dem almejar e sonhar com um fu-turo diferente e bem melhor”.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira

Cuidado, motivação e empenho

Diretora Criselídia Nicolau de Moraes

Professores da Rede Municipal de Teresópolis terão aumento de 13% em seus saláriosFoi aprovado nesta quinta-feira, 26/02, o reajuste do vencimento dos professores, cargos comissionados e agentes políticos do Poder Executivo Municipal, de acordo com o índice estipulado pelo Decreto nº 8.381, de 29 de dezembro de 2014.O vencimento dos professores fica reajustado em 13,01% nos termos da Portaria Interministerial nº 17, de 29 de dezembro de 2014.

Divaldo Franco em São Paulo: uma noite de emoção, beleza e alegria.Na noite da última segunda-feira, 23 de fevereiro, o médium e orador

espírita Divaldo Pereira Franco esteve em São Paulo para o lançamento do livro “Divaldo Franco – A Trajetória de Um Dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos”, de autoria da jornalista Ana Landi.

A obra constitui-se a primeira biografia jornalística sobre o espírita baiano, reconhecido como o maior divulgador do Espiritismo no mundo. O lançamento ocorreu na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista. Os autógrafos iniciaram-se às 18h, mas a fila começou a se formar antes mes-mo das 16h e durante praticamente todo o evento estendeu-se para fora das dependências da loja. O tempo médio de espera para se conseguir o autógrafo foi de 2 horas.

Embora o livro retratasse a vida e a obra de um espírita, o público pre-sente era bem diverso: além dos espíritas, pessoas de outras religiões, sim-patizantes e mesmo os que se declararam não religiosos fizeram questão de conhecer o médium de perto, apertar-lhe a mão, ter um breve contato. As motivações para estarem ali eram variadas, mas havia algo em comum entre todas: o sentimento de profundo respeito e admiração pelo biogra-fado. Conforme muitos afirmaram, tal estado era o resultado das elevadas vibrações espirituais no ambiente pela presença de Divaldo Franco. Os direitos autorais foram integralmente doados em cartório para a institui-ção sócio-educativa “Mansão do Caminho”, criada por Divaldo na cidade

de Salvador (BA), há mais de 60 anos. Todos os que adquiriram o livro, receberam também um DVD institucional da “Mansão do Caminho” e uma garrafinha de água personalizada. A parceria perfeita entre biógrafa e biografado resultou em um excelente trabalho literário e um evento de grande estilo, profunda harmonia e muita alegria, que surpreendeu posi-tivamente a todos. Indiscutivelmente, um sucesso!

“Divaldo Franco: A Trajetória de Um Dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos”

Page 10: A NOTÍCIA Nº32

10 | a notícia 28 de fevereiro de 2015

Policiais da 110ª Delegacia Po-licial foram acionados por mora-dores da localidade de Sebastiana, no Terceiro Distrito de Teresópolis, para apurar denúncia de maus tra-tos a animais em um sitio da locali-dade no último dia 17.

Chegando no Sitio São Francisco de propriedade da Sra. Ana Paula M. Faria, os agentes encontraram vários animais aprisionados em pequenas gaiolas, expostos ao tem-po, e sem as condições mínimas de higiene. A proprietária do sitio de-clarou que faz trabalho voluntário de recolhimento de animais aban-donados, que atualmente cuida de 50 deles e, que só nos últimos dias havia recolhido pelo menos 15 cães que foram deixados em seu portão.

Apesar das declarações da pro-prietária, vizinhos insistiam na de-núncia, o que foi constatado pelos policias, de que as instalações do Sitio São Francisco não seriam ade-quadas para o recolhimento e trato de animais abandonados.

Após matérias veiculadas pela Terê TV Canal 11 e Rádio Teresópolis (AM 1510), vários moradores da cidade, além de pessoas ligadas a instituições de proteção de animais se mobilizaram para resgatar os cães do sitio São Francisco. Os voluntários promoveram uma verdadeira força-tarefa para socorrer os animais, muitos deles automutilados pela fome.

Além dos cuidadores Marcelo Oliveira e Fernanda Maia, várias outras pessoas compareceram a localidade de Sebastiana, interior do município de Teresópolis para acolher os animais. Muitos deles foram adotados no local, mas muitos ainda aguardam um lar.

Em entrevista ao Repórter Policial Cláucio Mizael (RP11), Oliveira fez um apelo àqueles que quiserem adotar os cãezinhos do Sitio São Francisco deixando sua mensagem na página do facebook da voluntária Fernanda Maia.

Animais vítimas de maus tratos no interior de Teresópolis são resgatados

Tendo como objetivo a formação dos jovens sul-paraibanos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, conquis-tou junto ao Governo Federal a instalação de um curso técnico do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), que qualifica e pre-para jovens para o mercado de trabalho.

O primeiro curso a ser recebido pelo Mu-nicípio será o de Segurança no Trabalho, na modalidade à distância e terá dois anos de du-ração, mais o estágio supervisionado, que varia de 400 a 460 horas. Serão disponibilizadas para Paraíba do Sul 50 vagas. O CEFET terá como

sede o Colégio Municipalizado CIEP Aroldo Machado de Barros, localizado na Av. Randolfo Penna, 840, bairro Jatobá.

Os alunos que cursaram o ensino médio ou estiverem cursando o 2º ano (veri-ficar edital), poderão se inscrever através do site (www.blogsegtrab.com.br), a partir do dia 02 de abril deste ano sem cobrança de taxa de inscrição e, após o cadastro, deverão aguardar ao sorteio das vagas que será realizado no dia 16 de abril de 2015 às 10h, no auditório 1 do Campus Maracanã, do CEFET/RJ (Avenida

Maracanã, 229, Maracanã-RJ) e a divulgação dos sorteados acontecerá no dia 27 de abril às 19 horas.

Os cursos oferecidos foram selecionados com base nas necessidades da região e são mul-tidisciplinares, de modo a permitir aos alunos um leque maior de oportunidades no mercado de trabalho.

Fonte: Ascom-PMPS

A Secretaria de Cultura de Teresópolis apresenta neste sá-bado, 28 de fevereiro, na Cal-çada da Fama, no centro da cidade de Teresópolis, o lança-mento do projeto ‘’Arte na Rua’’. O projeto consiste em apresen-tações ocasionais, em espaços públicos, com performances gratuitas das mais variadas ma-nifestações artísticas para tere-sopolitanos e turistas.

Na estreia do projeto, a atra-ção será o saxofonista Alexan-dre Fischer, que se apresentará às 15h, na Calçada da Fama, no trecho ao lado da padaria Im-

pério, em tenda montada pela Secretaria de Cultura especial-mente para o projeto.

Embora a primeira atração seja musical, todas as moda-lidades artísticas poderão ser incluídas no projeto. Para isso, basta que o artista interessado entre em contato com a Secre-taria de Cultura, que fica na Praça Balthasar da Silveira, 91, Centro.

“Nossa ideia é disponibilizar o espaço e a nossa estrutura lo-gística a todos os artistas da ci-dade, seja do teatro, da dança, da música etc, oferecendo even-

tualmente uma atração diferen-ciada ao público. Não especi-ficamos dias, horários ou um único espaço para as apresen-tações. Na estreia, utilizaremos a Calçada da Fama, mas pode-remos ter atrações pela manhã ou à tarde, na Praça Balthasar da Silveira ou na Feirinha, por exemplo. Enfim, é um novo ca-nal de cultura à disposição dos artistas teresopolitanos e do público”, explica a subsecretária de Cultura, Cléo Jordão, coor-denadora do projeto.

Fonte: Ascom-PMT/Sec. CulturaArte: Ricardo Guarilha

‘Arte na Rua’ é o novo projeto da Cultura em Teresópolis

Paraíba do Sul receberá curso do Centro Federal de EducaçãoTecnológica(CEFET)

Page 11: A NOTÍCIA Nº32

a notícia | 1128 de fevereiro de 2015

Uma das empresas mais respeitadas em Teresópolis no ramo de cos-méticos é a loja Cabelo Corpo e Cia. Administrada por Celeste Moura a loja, que fica localizada na Rua Duque de Caxias, 74, no centro de Tere-sópolis, apresenta grande variedade de produtos de beleza para os mais exigentes gostos e por preços bem acessíveis.

A Cabelo Corpo e Cia, no entanto, não se limita apenas à venda direta para suas clientes do dia-a-dia, atendendo também aos mais importantes profissionais da área da beleza em Teresópolis e cidades vizinhas.

Em um espaço reservado aos equipamentos Celeste oferece à sua clientela, secadores, pranchas modeladoras, cadeiras para cabeleireiros, material para manicure, entre outros equipamentos essenciais para o exercício de atividades ligadas ao ramo da beleza e da estética.

A loja Cabelo Corpo e Cia funciona nos seguintes dias e horários: Segunda-feira de 13h às 18h30, de terça a sexta de 09h às 18h30, e aos sábados de 09h às 19h.

O telefone para consultas, encomendas e informações é o 2643-3516. Se você procura artigos para o cabelo, perfumaria e manicure em geral, nós indicamos a loja Cabelo Corpo e Cia by Celeste.

Cabelo Corpo e Cia by Celeste

É verdade, a Cenário Bier está de casa nova. Especializada em cervejas artesanais brasileiras e petiscos de boteco, a casa também colocou o seu chopp artesanal, encomendado especialmente para essa nova etapa de sucesso.

No novo espaço, o piso retrô dá o toque especial e a playlist que envolve o ambiente é sempre agradável aos ouvidos.

No mês de março os sócios Hanna e Luiz já deixaram escapar que algumas novidades estão por vir. Então fiquem ligados.

A Cenário Bier fica na Carmela Dutra, 306 - Agriões e funciona de terça a domingo das 18h às 24h.

Cenário Bier em novo endereço

Chegou também na Região Serrana a empresa que tem o cardápio completo para os seus animais...

Você se lembra daqueles tempos em que plantávamos o milho e o ca-pim para alimentar nossos animais? Pois é, hoje o custo operacional ficou praticamente inviável para arar a terra, adubar, plantar, colher, estocar etc... Depender do fator tempo, chuva, sol, mão de obra, trator, estocar, ter alimento de qualidade e não desperdiçar...

Os dois maiores problemas que temos no dia a dia no campo, é falta mão de obra especializada e tempo para suprir as necessidades de manejo dos nossos animais e da manutenção de nossas propriedades.

A proposta da Prática Carioca é viabilizar tempo com a praticidade de alimentação para bovinos, caprinos e equinos, com produtos de altíssima qualidade, de procedência garantida e com resultados excelentes.

A Prática Carioca é representante e distribuidora dos produtos de duas empresas líderes no segmento do agronegócio de alimentação de animais, a AGROPECUARIA LEFFERS e a FENO RIO PARANÁ. Empresas reco-nhecidas no mercado interno por sua seriedade na comercialização dos seus produtos.

Um ponto a favor dos produtos comercializados pela Prática Carioca é a durabilidade, com a garantia de aproximadamente 12 meses, se bem estocados e se as embalagens não forem violadas.

Agora Tem !!!! Alfafa, Feno de Tifton 85, Silagem de Milho, Azevém e Feno de Aveia

Promoção da quinzena

Bolas de pré-secado deFeno de Tifton 85 e 550 kg

1.20 x 1.20mValor R$ 120,00 cada + frete

Este alimento chega ao Rio de Janeiro já com frete a

aproximadamente R$ 0,48 centavos o Quilo.

Page 12: A NOTÍCIA Nº32