A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

11
Eduardo White 12º H Alexandre nº 1 Helena nº 8 Docente: Isabel Cosme Escola Secundária D. Afonso Henriques Ano Lectivo 2009/2010 Literaturas de Língua Portuguesa – 12º Ano Moçambique

Transcript of A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

Page 1: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

Eduardo White

12º HAlexandre nº 1Helena nº 8

Docente: Isabel Cosme

Escola Secundária D. Afonso HenriquesAno Lectivo 2009/2010

Literaturas de Língua Portuguesa – 12º Ano

Moçambique

Page 2: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa, inserida no currículo do curso de Línguas e Humanidades – 12º Ano

Page 3: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

O Autor• Eduardo Costley White nasceu em Quelimane

(Moçambique) a 21 de Novembro de 1963

• Integrou um grupo literário que fundou, em 1984, a Revista Charrua. Junto a outros poetas, colaborou também com a Gazeta de Letras e Artes da Revista Tempo, publicação cuja importância, assim como Charrua, foi indiscutível para o desenvolvimento da literatura moçambicana. Por intermédio desses periódicos, afirmou-se um fazer poético intimista, caracterizado pela preocupação existencial e universalizante.

Page 4: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

Dados Literários

• A revista Charrua não compreendeu publicações ligadas a qualquer movimento literário. A pluralidade das suas ideias impedia-a desse comprometimento restrito: “publicávamos desde o Pessoa até ao Aimé Césaire”.

• Estava pura e simplesmente vinculado a um “grupo de jovens que queria mostrar o seu trabalho”

Page 5: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

• White reavaliou os intentos dos escritores envolvidos nessa iniciativa: “o que pretendíamos não era bem destruir, mas [...] mexer a literatura estatal [...], desaplaudi-la, criticá-la, mas propondo coisas nossas [...], coisas novas, coisas que nós achávamos naquela altura” [...].

Page 7: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

2ª Parte: Descrição da palavra“A palavra no poema não é estática,/pois, inteira e nua se assume/no perfeito,/no perpétuo movimento/ da incógnita que a adoça.”

“A palavra é assim tantas vezes/dia claro/sinal de paisagem/e por isso é que a palavra se dá,/inteiramente…”

1ªParte: O que a palavra faz num poema

“A palavra renova-se no poema/ganha cor/ganha corpo /ganha mensagem”

Page 8: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

Recursos Estilísticos

• Metáfora: Através do discurso metafórico a palavra é elogiada e tratada com ternura:

“…uma mão inteligente que a trabalhe,/lhe dê a dimensão do necessário/e do sentido/ e lhe amaine sobre o dorso/ o animal que nela dorme destemido.” (estrofe 3).“ A palavra é ave/migratória,/é o cabo da enxada/é fuzil, é torno de operário,/a palavra é ferida que sangra,/é navalha que mata, é sonho que se dissipa,/ visão de vidente. (estrofe 4).

Page 9: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

• O discurso metafórico retrata também que o sujeito poético precisa de saber utilizar as palavras para se construir a si próprio e escrever um bom poema. Através do paralelismo sintáctico o sujeito poético diz que na palavra podemos conhecer outro ser escondido que reside no poeta. A Palavra faz sonhar, é como o dia, ilumina o poeta.

Page 10: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

Conclusão

• Empenhado em cantar o Amor, a fim de que a paz se consolidasse nos âmagos individual e nacional, White desenvolveu uma escrita poética que almejou erotizar uma terra acometida pelas degradantes consequências de sucessivas guerras. Exaltando a vida e tudo o que dela pulsasse, o poeta exibiu um eu-lírico marcadamente optimista, embora, muitas vezes, melancólico e indignado. […]

Page 11: A Palavra Renova Se No Poema, Eduardo White

Bibliografia

• (WHITE, in: LABAN, 1998, p. 1204-1205 apud Na ponta da pena: Moçambique em letras e cores, Cíntia Machado de Campos Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006 <www.letras.ufrj.br/posverna/mestrado/AlmeidaCMC.pdf>)

• Imagens de: www.baixaqui.com

• (“Eduardo White” in Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2008 <URL: http://www.infopedia.pt/$eduardo-white