A Paranoia Do Presidente Schreber

2
 A paranoia do Presidente Schreber1 começa como uma grave hipocondria que já sabemos tratar-se de um fenômeno elementar corporal e diacrítico da psicose !reud n"o considera #dedigna nenhuma teoria da paranoia$ a menos que tamb%m abranja os sintomas hipocondríacos pelos quais essa psicose quase invariavelmente se fa& acompanhar '(f$ !)*+,$ S$ .otas psicanalíticas sobre um relato autobiográ#co de um caso de paran/ia0 $ '1112$ *S3$ v 455 6 7er nota de rodap% 8 pág 99$ op (it2 ,estaquemos do caso Schreber a assunç"o da miss"o de )edenç"o - delírio secundário$ e o empu:o-8-mulher - delírio primário$ isto %$ o transe:ualismo$ do qual a emasculaç"o seria o meio ; acesso a estas verdades ele obteve atrav%s de alucinaç<es verbais$ que eram enunciadas como perfídias$ como inj=rias a homosse:ualidade aí evocada n"o % nada mais que uma fantasia de passividade em relaç"o ao ;utro$ uma fantasia feminina$ uma inclinaç"o em direç"o a um outro go&o$ distinto do go&o masculino$ ativo$ fálico C he cchi na t o ( 1988- CHECCHINATO, Durval. A paranoia do Dr. Schreber segundo Sigmund Freud. In SO!"A FI#HO, Aur$lio de Andrade e% al &c oord'. A cl(nica da psicose. ).ed. Campinas, S* *apirus, +--, p. )/01. ) a r m ou que essa ob ser vação é d e gr and e va l o r clíni co , e a cr e sce n t o u p o n t u a n do q u e: N a h i st óri a d e todopar a no i co h ave r á se m p r e , como n o ca so d e S ch r eb e r , a g u r a d e u m p a i seve r o , e sm a ga d o r , vi o l e n t o . N o d e co r r e r d a vi d a , o r e e n co n tro comt a l g u ra, co m o o t r a b al h o est a f ante de S chr eb e r o u su a r e spo ns a bi l i d ad e de  p resi d ente , f ar á e x p l o d i r a c r ise p ar a noic a . A s h u m i l h a ç õ e s’ e a s r e j e i ç õ e s o s em d ú vi d a d e a g r a d o re s p o r exce l ê n ci a e , a o p a ci e n te co m o S ch r e b er, n ã o exi ste o utra saí da qu e p art i r pa r a a cr i ação de um m un do em qu e p ossa so br evi ver, o m un do do d e l í r i o . ( p . 2 6 )

description

A Paranoia Do Presidente Schreber

Transcript of A Paranoia Do Presidente Schreber

A paranoia do Presidente Schreber1 comea como uma grave hipocondria que j sabemos tratar-se de um fenmeno elementar corporal e diacrtico da psicose.Freud no considera fidedigna nenhuma teoria da paranoia, a menos que tambm abranja os sintomas hipocondracos pelos quais essa psicose quase invariavelmente se faz acompanhar (Cf., FREUD, S., Notas psicanalticas sobre um relato autobiogrfico de um caso de parania , (1911), ESB, v. XII. 2 Ver nota de rodap pg. 77, op. Cit)

Destaquemos do caso Schreber a assuno da misso de Redeno - delrio secundrio, e o empuxo--mulher - delrio primrio, isto , o transexualismo, do qual a emasculao seria o meio. O acesso a estas verdades ele obteve atravs de alucinaes verbais, que eram enunciadas como perfdias, como injrias

a homossexualidade a evocada no nada mais que uma fantasia de passividade em relao ao Outro, uma fantasia feminina, uma inclinao em direo a um outro gozo, distinto do gozo masculino, ativo, flico.

Checchinato (1988 - CHECCHINATO, Durval. A paranoia do Dr. Schreber segundo Sigmund Freud. In: SOUZA FILHO, Aurlio de Andrade et al (coord). A clnica da psicose. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 20-35.) afirmou que essa observao de grande valor clnico, e acrescentou pontuando que:Na histria de todo paranoico haver sempre, como no caso de Schreber, a figura de um pai severo, esmagador, violento. No decorrer da vida, o reencontro com tal figura, como o trabalho estafante de Schreber ou sua responsabilidade de presidente, far explodir a crise paranoica. As humilhaes e as rejeies so sem dvida deflagradores por excelncia e, ao paciente como Schreber, no existe outra sada que partir para a criao de um mundo em que possa sobreviver, o mundo do delrio. (p.26)