A populariadde do Orkut no Brasil

10
www.oslomidia.com http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/ A popularidade do Orkut no Brasil Marcelo Velloso [email protected] 21 3154.6908 11 3020.9799

description

Entenda a aparente queda de popularidade do Orkut no Brasil e veja como cresce o interesse por outras redes sociais, como Facebook, Hi5, e até o Twitter. Publicado na íntegra em: http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Transcript of A populariadde do Orkut no Brasil

Page 1: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

A popularidade do Orkut no Brasil

Marcelo Velloso

[email protected]

21 3154.6908 11 3020.9799

Page 2: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Recentemente foi levantada uma discussão interessante no BlueBus. Um post gerou repercussão (leia todos aqui) ao questionar se o Orkut não estaria perdendo a popularidade no Brasil, uma vez que o volume de buscas no Google pela marca vem diminuindo ao longo dos anos, conforme mostra o gráfico abaixo.

A conclusão foi rebatida com o argumento de que a penetração da rede social no Brasil é tão alta que é natural uma diminuição do volume de buscas pela marca, uma vez que os usuários já acessam o site diretamente.

Será que isso é o bastante para comprovar o gráfico ou desacreditar a suspeita? Por mais que faça sentido acreditar que uma crescente popularidade (e familiaridade) do Orkut no Brasil faria o volume de buscas pela marca cair e as visitas diretas aumentarem, também parece lógico crer o contrário, que quanto mais popular é um site, mais buscas pela sua marca haverá.

Para tentar chegar a uma conclusão mais coerente, é preciso considerar outros dados. O Google Trends apresenta dados relativos, não absolutos. O gráfico não representa o número de buscas feitas por um termo e sim o percentual das pesquisas por este termo comparado ao total de buscas realizadas no mesmo período.

E o volume de buscas é, de fato, um reflexo do interesse dos usuários, mas só pelo gráfico não dá pra dizer que o Orkut está perdendo popularidade. Sabemos que a penetração da internet no Brasil ainda não está estagnada, portanto esta evolução pode, ela mesma, ter afetado a proporção de buscas, assim como o surgimento de concorrentes, ou mesmo algum evento.

Uma forma de visualizar a influência dessas variáveis no caso Orkut seria comparar a variação histórica dos percentuais de visitas diretas e de visitas originadas por buscas. Como (infelizmente) não tenho acesso ao Google Analytics do Orkut para saber quais são essas variações, resolvi pesquisar mais a fundo e encontrei números e tendências bem interessantes.

Page 3: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Primeiro, uma analogia. Veja os sites mais populares (em visitas) nos EUA segundo a Hitwise:

Page 4: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Agora, veja os termos mais buscados no mesmo período:

Facebook e MySpace, duas redes sociais que estão entre os sites mais populares também estão na lista de termos mais buscados. E entre as buscas relacionadas a essas redes sociais, estão tanto suas marcas (“facebook” e “myspace”) quanto seus domínios (“facebook.com” e “myspace.com”). Isto vai de encontro à teoria de que quanto mais popular, menos buscas. E confirma a tendência cada vez maior às “buscas navegacionais”, que são aquelas em que procuramos diretamente os domínios dos sites, e não apenas as marcas. É como se usássemos os sites de busca como ponto de partida para a nossa navegação.

Para ter certeza de que a queda nas buscas por Orkut não está sendo afetada pela busca navegacional, realizei uma pesquisa pelos domínios “orkut.com” e “orkut.com.br” e percebi que a curva é bem semelhante. Mais ainda, o termo “orkut” não está nesta comparação porque o volume de buscas pela marca é tão maior do que pelos domínios que eles mal aparecem no gráfico. Isso mostra que os interessados na rede social não usam o Google para navegar. Pelo menos não para chegar ao Orkut.

Page 5: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Então, seria de se esperar que, se o Orkut fosse realmente tão forte, estaria bem presente nas buscas. Usei o Google Insights for Search pra filtrar o interesse de buscas relacionadas apenas à categoria Redes Sociais.

A linha escura corresponde ao volume (relativo) de buscas relacionadas à categoria de sites de redes sociais; a linha mais clara, às buscas por “orkut”.

Veja que interessante. Primeiro: como as linhas andam juntas praticamente o todo o tempo -o que significa que quase a totalidade de buscas feitas no Google relativas a redes sociais se refere ao Orkut. Segundo: identificamos que, proporcionalmente ao total de buscas feitas pelos usuários de internet no Brasil, o interesse geral (relativo!) por redes sociais tem diminuído.

Terceiro: justamente a partir do segundo trimestre de 2008, existe um volume perceptível de buscas relacionadas a redes sociais que não se referem ao Orkut.

Analisando apenas as buscas mais freqüentes desde 2004 dentro da categoria Redes Sociais, encontramos as seguintes palavras:

Page 6: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

O termo “orkut” reina quase absoluto, mas existe um crescimento significativo de “facebook”, e como esta rede social não existia antes de 2007, reduzi o período da pesquisa.

Agora o Facebook já aparece entre os 5 primeiros, ainda que bem fraco. Na coluna ao lado vemos também o Hi5 crescendo, então reduzi novamente o período.

Nos últimos 12 meses, “orkut” continua sendo de longe o termo relacionado a redes sociais mais procurado na internet brasileira. Mas desde 2007 vem compartilhando uma pequena porcentagem do interesse dos usuários com o Facebook e com o Hi5, principalmente.

Parece natural, então, fazer uma avaliação combinada com as redes sociais concorrentes para ver se há uma transferência de interesse e popularidade –e, consequentemente, de tráfego. Por curiosidade incluí o Twitter, embora ele não esteja categorizado como rede social.

Page 7: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

A primeira observação aqui é que, apesar da aparente queda, o Orkut é tão forte no Brasil que faz as outras redes sociais parecerem desprezíveis. Mas como a pergunta não é SE o Orkut é popular, e sim se esta popularidade está diminuindo, comparei só os concorrentes entre si (sem o Orkut) para saber se a queda é geral. O resultado foi o seguinte:

Em 2008, justamente quando “orkut” começa a cair, todas as outras têm aumento acentuado. E antes que você possa achar que uma queda generalizada parece ocorrer em 2009, veja as curvas dos últimos 12 meses:

Movimentos mais interessantes dos dois quadros:

- A subida estratosférica de Sonico de fevereiro a março/abril de 2008, e a gradativa queda desde então.

- A lenta evolução do MySpace.

- O crescimento do Facebook, a única rede social que ainda aponta para o alto atualmente.

- Olha o Twitter em 2009!

Page 8: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Agora, vamos compará-los todos entre as buscas filtradas à categoria Redes Sociais. Dessa vez, ignorei o Hi5 para poder incluir o Orkut.

Ressalto que são dados RELATIVOS, veja as barras no alto à direita com os números totais. Como mencionei anteriormente, os números de buscas por outras redes sociais são desprezíveis quando comparados aos do Orkut. Mas pelo gráfico é possível identificar um movimento interessante de 2008 pra cá. E, em 2009, quem se sobressai são Facebook e Twitter.

Agora, vamos às audiências. O Google não abre os dados de seus sites em suas próprias ferramentas, como o Trends, o Insights for Search e o AdPlanner, mas a comScore credita ao Orkut 21 milhões de usuários únicos no país (em setembro de 2008). Já os seus concorrentes (segundo o próprio Google):

MySpace

Sonico

Page 9: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Facebook

Hi5

Twitter

Alguns gráficos mostram curvas parecidas com o comportamento das buscas, o que comprova mais uma vez a teoria de que quanto mais popular um site, mais buscas são feitas sobre ele.

Segundo o NIC BR, o número de usuários brasileiros cresceu 20% de 2007 para 2008. De acordo com o Ibope NetRatings esse aumento foi de 60% (confira aqui)

E a comScore afirma que 76% dos usuários brasileiros com mais de 15 anos acessaram redes sociais, de casa ou do trabalho, em setembro de 2007. No mesmo mês de 2008, foram 85%. Um aumento relativo de interesse de 11%.

Se avaliarmos os números dos diferentes institutos, o interesse por redes sociais de modo geral cresceu menos do que a penetração da internet no Brasil. Isto pode explicar o gráfico que iniciou a conversa. Hoje são mais usuários, potencialmente mais buscas, mas proporcionalmente menor interesse por redes sociais.

Page 10: A populariadde do Orkut no Brasil

www.oslomidia.com

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

Finalmente isto tudo nos leva a concluir que:

1. O Orkut é, de longe, a rede social mais popular do país. De 30% a 40% de todos os usuários brasileiros freqüentam a rede social.

2. O número de usuários de internet no Brasil continua crescendo, e o interesse por redes sociais também, mesmo que em menor grau.

3. O que vem caindo é a taxa RELATIVA de buscas por redes sociais, ou seja, o número de buscas relacionadas à categoria comparado a todas as buscas realizadas. Portanto não é a popularidade do Orkut que vem caindo, ela só vem acompanhando este movimento.

4. Outras redes sociais e serviços similares, como o Twitter, ainda são RELATIVAMENTE incipientes (se comparados ao Orkut), mas vem conquistando a atenção dos brasileiros rapidamente.

Por fim, pelo que vi de Facebook e Twitter, estou empolgado pra refazer esta análise nos próximos meses!

E se você gosta de gráficos e quiser continuar a brincadeira, outra curiosidade interessante: confira que regiões e cidades do país mais buscaram por “orkut” ao longo dos anos (2004, 2005, 2006, 2007, 2008). Interpretando os gráficos dá pra saber ONDE o Orkut ainda cresce.

Leia outros artigos e apresentações da Oslo em:

http://www.oslomidia.com/blog/artigos-e-apresentacoes/

http://www.slideshare.net/oslomidia/

Blog:

http://www.oslomidia.com/blog

Twitter:

http://www.twitter.com/oslomidia