A prática principal do Tonglen.doc

5
A prática principal do Tonglen Na prática do Tonglen de dar e receber, assumimos e tomamos para nós, através da compaixão, todos os vários sofrimentos físicos e mentais de todos os seres: seu medo, frustração, dor, raiva, culpa, amargor, dúvida e ódio; e lhes damos, através do amor, toda a nossa felicidade, bem-estar, paz de espírito, capacidade de cura, realização e elevação. 1. Antes de começar a prática, sente-se tranquilamente e traga sua mente para casa. Então, usando qualquer um dos exercícios ou métodos que ensinei - aquele que você sente que o inspira e funciona em você — medite profundamente sobre a compaixão. Reúna e invoque a presença de todos os buddhas, bodhisattvas e seres iluminados, para que com sua inspiração e bênção a compaixão possa nascer-lhe no coração. 2. Imagine à sua frente, tão viva e ternamente quanto puder, alguém de quem gosta e que está sofrendo. Tente imaginar todos os aspectos da dor e do sofrimento dessa pessoa, um por um. Então, quando sentir seu coração se abrindo na compaixão por ela, pense que todo esse sofrimento se junta numa grande nuvem de fumaça quente, negra e imunda. 3. Agora, ao inspirar, visualize que essa massa de fumaça escura se dissolve, com o ar entrando — no âmago do apego que você tem a si mesmo - no seu coração. Ali ela destrói completamente todos os resíduos de valorização do eu, purificando assim todo o seu karma negativo. 4. Imagine agora que sua valorização do eu foi destruída, que o coração da sua mente iluminada, sua bodhichitta, se revela por completo. Enquanto expira, então, imagine que está enviando para fora uma serena e brilhante luz de paz, alegria, felicidade e bem-estar definitivo ao seu amigo que sente dor, e que esses raios de luz purificam todo o seu karma negativo.

Transcript of A prática principal do Tonglen.doc

A prtica principal do Tonglen

A prtica principal do TonglenNa prtica do Tonglen de dar e receber, assumimos e tomamos para ns, atravs da compaixo, todos os vrios sofrimentos fsicos e mentais de todos os seres: seu medo, frustrao, dor, raiva, culpa, amargor, dvida e dio; e lhes damos, atravs do amor, toda a nossa felicidade, bem-estar, paz de esprito, capacidade de cura, realizao e elevao.

1. Antes de comear a prtica, sente-se tranquilamente e traga sua mente para casa.Ento, usando qualquer um dos exerccios ou mtodos que ensinei - aquele que voc sente que o inspira e funciona em voc medite profundamente sobre a compaixo. Rena e invoque a presena de todos os buddhas, bodhisattvas e seres iluminados, para que com sua inspirao e bno a compaixo possa nascer-lhe no corao.

2. Imagine sua frente, to viva e ternamente quanto puder, algum de quem gostae que est sofrendo. Tente imaginar todos os aspectos da dor e do sofrimento dessa pessoa, um por um. Ento, quando sentir seu corao se abrindo na compaixo por ela, pense que todo esse sofrimento se junta numa grande nuvem de fumaa quente, negra e imunda.

3. Agora, ao inspirar, visualize que essa massa de fumaa escura se dissolve, com o ar entrando no mago do apego que voc tem a si mesmo - no seu corao. Ali ela destri completamente todos os resduos de valorizao do eu, purificando assim todo o seu karma negativo.

4. Imagine agora que sua valorizao do eu foi destruda, que o corao da sua mente iluminada, sua bodhichitta, se revela por completo. Enquanto expira, ento, imagine que est enviando para fora uma serena e brilhante luz de paz, alegria, felicidade e bem-estar definitivo ao seu amigo que sente dor, e que esses raios de luz purificam todo o seu karma negativo.

Neste momento acho inspirador imaginar, como Shantideva sugere, que a sua bodhichitta transformou seu corao, ou mesmo todo o seu corpo e o ser inteiro, numa jia deslumbrante e maravilhosa, que pode atender os desejos e votos de cada um, e prov-lo exatamente naquilo que ele ou ela anseia e necessita. A verdadeira compaixo a jia-que-realiza-desejos porque tem o poder inerente de dar aquilo que cada ser mais precisa, aliviando os seus sofrimentos e trazendo-lhe satisfao verdadeira.

5. Assim, no instante em que a luz da sua bodhichitta flui at tocar o amigo que sofre, essencial sentir uma firme convico de que todo o karma negativo dele foi purificado, e sentir uma profunda e duradoura alegria por ele ou ela Ter sido liberado do sofrimento e da dor.

Ento, medida que segue respirando normalmente, prossiga a prtica com firmeza.

Praticar o Tonglen com um amigo que sofre ajuda voc a iniciar o processo de alargamento gradual do crculo da compaixo, a fim de tomar para si o sofrimento e purificar o karma de todos os seres, dando-lhes toda a sua felicidade, bem-estar, alegria e paz de esprito. Essa a meta maravilhosa da prtica do Tonglen e, num sentido mais amplo, de todo o caminho da compaixo.

O Tonglen para quem est morrendo

Acho que agora voc pode comear a ver como o Tonglen pode ser dirigido especificamente para o auxlio dos que vo morrer, quanta fora e confiana ele pode dar a voc quando vai ajud-los e quo verdadeira e transformadora pode ser essa ajuda que lhes oferece.

Passei a voc a prtica do Tonglen principal. Imagine agora, no lugar de seu amigo que sofre, uma pessoa que est morrendo. Atravesse os mesmos estgios do Tonglen principal. Na visualizao da parte 3 imagine cada aspecto do medo e do sofrimento daquele que morre materializado naquela nuvem de fumaa quente, negra e imunda que voc ento inspira. Pense que fazendo isso, como j fez antes, est destruindo sua valorizao do eu e apego ao eu, e purificando todo seu karma negativo.

Agora, como antes, imagine que, medida que expira, a luz do centro de sua mente iluminada vai preenchendo a pessoa que vai morrer com sua paz e bem-estar, purificando todo o seu karma negativo.

Em todos os momentos da nossa vida precisamos de compaixo, mas em que momento ela pode ser mais urgente do que quando morremos? Que presente mais maravilhoso e consolador pode voc dar a quem vai morrer do que a certeza de que algum est orando por ele, e a convico de que seus sofrimentos e karma negativo esto sendo assumidos e purificados pela prtica de algum?

Mesmo que ele no saiba que voc esta praticando por ele, voc o esta ajudando e ele por sua vez tambm o ajuda. Ele esta ativamente ajudando-o a desenvolver sua compaixo e, desse modo, a purificar e curar voc mesmo. Para mim, toda pessoa que morre um professor, dando a todos os que a ajudam uma oportunidade de se transformarem pelo desenvolvimento de sua compaixo.

O mistrio sagrado

Talvez voc esteja se fazendo esta pergunta: "Se tomo para mim os sofrimentos e a dor dos demais, no estarei em risco de me ferir?" Se voc se sentir hesitante e concluir que ainda no tem a fora e a coragem da compaixo para praticar o Tonglen do fundo do corao, no se preocupe. Apenas imagine que est fazendo isso, dizendo mentalmente: "Quando inspiro, estou tirando o sofrimento do meu amigo, ou de outros, e quando expiro estou dando a eles felicidade e paz". Fazendo isso j pode criar o clima em sua mente que mais tarde ir inspira-lo a praticar o Tonglen diretamente.

Se voc se sentir muito hesitante ou incapaz de fazer a prtica plena, tambm poder fazer o Tonglen na forma de simples orao, desejando profundamente ajudar outros seres vivos. Voc pode por exemplo rezar assim: "Possa eu estar preparado para tomar nas mos o sofrimento dos outros; possa eu dar a eles meu bem-estar e minha felicidade". Essa orao criar condies favorveis para o despertar do seu poder de fazer o Tonglen no futuro.

O que voc precisa saber de fato que a nica coisa que o Tonglen poderia ferir, exatamente essa coisa que mais tem ferido voc: seu prprio ego, sua mente de valorizao do eu e de apego ao eu, que a raiz do sofrimento. Se voc praticar o Tonglen sempre que puder, essa mente autocomplacente e egosta vai enfraquecer-se cada vez mais e a sua verdadeira natureza, a compaixo, ter a oportunidade de emergir mais e ais forte. Quanto maior e mais forte for a sua compaixo, tanto maiores e mais fortes sero seu destemor e confiana. Assim, a compaixo revela-se novamente como sua maior fonte de recursos e de proteo. Como diz Shantideva:

Quem depressa deseja conseguir proteo,Tanto para si mesmo quanto para os outros,Deve praticar este sagrado mistrio:A troca de si pelo outro.

O mistrio sagrado da prtica do Tonglen conhecido pelos mestres, msticos e santos de toda tradio religiosa. Incorpor-lo e viv-lo com o abandono e o fervor da verdadeira sabedoria e da verdadeira compaixo o que preenche de alegria a vida deles. Uma figura do mundo moderno que dedicou a sua vida a servir os doentes e os que esto para morrer, e que irradia essa jovialidade do dar e receber Madre Teresa. No conheo declarao mais inspiradora sobre a essncia espiritual do Tonglen do que a destas suas palavras:

Todos ns ansiamos pelo cu onde Deus se encontra, mas est em nosso poder estar no cu com Ele neste exalto momento.Mas ser feliz com Ele agora significa:Amar como Ele ama,Ajudar como Ele ajuda,Dar como Ele d,Servir como Ele serve,Salvar como Ele salva,Estar com Ele nas vinte e quatro horas do dia,Toc-Lo em seu aflitivo disfarce.

Um amor to vasto quanto esse curou os leprosos de Geshe Chekhawa no seu leprosrio. Esse amor pode talvez tambm curar-nos de uma doena ainda mais perigo-as, a ignorncia, que vida aps vida nos impede de obter a realizao da natureza da nossa mente, e com ela a liberao.

(Sogyal Rinpoche. O livro tibetano do viver e do morrer. Traduo de Luiz Carlos Lisboa.Reviso tcnica de Arnaldo Bassoli, Lamara Bassoli e Manoel Vidal.So Paulo: Talento e Palas Athena, 1999. Pg. 85-115, 259-267. Clique aqui para adquirir o livro.)