A PROFECIA DE ISAIAS

10

Transcript of A PROFECIA DE ISAIAS

Page 1: A PROFECIA DE ISAIAS
Page 2: A PROFECIA DE ISAIAS
Page 3: A PROFECIA DE ISAIAS

A PROFECIA DE ISAIAS

C A P Í T U L O S 1-39

TEXTO, EXEGESE E EXPOSIÇÃO

VOLUME I

A. R. CRABTREE, A. B., D. B-, Th. D.

1.“ EDIÇÃO

1967C A S A P U B L I C A D O R A B A T I S T A

Caixa Posta! 320 - Z C - O O

Rio de Janeiro — Gb.

Page 4: A PROFECIA DE ISAIAS

CAPA DE PAULO DAMAZIO

Impresso em Gráficas Próprias

T iragem 3.000 Data 30-03-1967

Page 5: A PROFECIA DE ISAIAS

IN MEMORIAM

Estava êste livro para sair do prelo quando nos veio a triste notícia do falecimento do seu ilustre autor, nosso saudoso irmão, Dr. A . R . Crabtree, que, aposentado, resi­dia ultimamente em sua terra natal, os Estados Unidos ia América do N orte. Ilustre e mui competente catedrático no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, e também Reitor, Crabtree ensinou hebraico, Velho Testamento,

Page 6: A PROFECIA DE ISAIAS

6 A. R. C R A B T R E E

Teologia do V .T ., Filosofia da Religião Cristã, Apologética e ainda outras disciplinas.

Dos seus livros podemos mencionar no momento os seguintes : «História dos Batistas no Brasil», Vol. I, «Ar­queologia Bíblica», «Introdução ao Nôvo Testamento», «Sintaxe do Hebraico do Velho Testamento», «Esperança Messiânica», «O Livro de Amós», «O Livro de Oséias», «A Profecia de Isaías» em 2 volumes (o 2" volume no prelo), «A Profecia de Jeremias» (a sair), «Dicionário Hebraico-Por- tuguês», «Baptists in Brazil» (em inglês), e muitas outras publicações menos volumosas.

O seu passamento deu-se em Roanoke, V a., E .U .A ., no dia 15 de abril de 1965.

Pretendemos publicar uma biografia mais extensa quando da divulgação do 2? Volume de «A Profecia de Isaías», atualmente no prelo.

Ao saudoso Irmão, a homenagem dos batistas do Bra­sil e da Casa Publicadora Batista.

Maio de 1965.Alrair S. Gonçalves

Page 7: A PROFECIA DE ISAIAS

Èste Comentário sôbre a Mensagem do Príncipe dos Profetas representa um meio século de estudo agradável da Bíblia, trinta e cinco anos de ensino de Hebraico e do Velho Testa­mento, com muito tempo dedicado ao preparo de quinze livros em português. Sem qualquer re­muneração financeira, o único motwo na pro­dução desta obra é o amor ao trabalho e o desejo de contribuir à literatura evangélica na língua portuguêsa para os pastores e obreiros que es­tão servindo galhardamente na extensão do reino de Deus no mundo.

Êste é um estudo crítico e exegético da Profecia de 1 saias, com a exposição cuidadosa dos problemas do texto hebraico e da sua inter­pretação. Apesar de o texto original do Velho Testamento ter sido evidentemente transmitido com cuidado escrwpuloso atrm és dos séculos, ainda há vários problemas textuais da Bíblia Hebraica. Há numerosos manuscritos e muitos outros documentos que ajudam no estudo críti­co do Nôvo Testamento. Mas até recentemente havia apenas três manuscritos antigos do He­braico Bíblico, e o mais antigo dêstes, conheci­do como o Texto Massorético, é datado de 895a .C ., muitos séculos depois do tempo de IsaJvas.

Page 8: A PROFECIA DE ISAIAS

A. R. C R A B T R E E

Em 1947 foram descobertos numa caver­nat perto do Mar Morto, um manuscrito quase completo do Livro de Isaías, e outro que tem apenas a têrça parte da obra. Êstes documen­tos são dlatados por F. W . Albright e outros arqueólogos no último século antes de Cristo, Ou no primeiro século cristão. Êstes dois ma­nuscritos concordam notavelmente com o Tex­to Massorético. O primeiro contém variações que esclarecem algumas dificuldades dos três textos do século nono. As versões, como a Septuagmta ou LXX, a Aramaica e outras, têm valor no estudo do Hebraico Bíblico . 0 leitor notará no Comentário a discussão destas ver­sões, e a preferência em alguns casos do texto na edição da Bíblia Hebraica de Ruã. Kittel da American Bible Society.

No preparo dêste Comentário, o autor vi- sm a não somente aos estudantes do Hebraico, mas também aos muitos pastores estudiosos que fizeram o seu curso teológico sem incluir o es­tudo da língua de Sião. Êstes podem entender clardmente, e aproveitar-se das explicações do texto original do grande profeta.

No estudo desta profecia, surge o proble­ma de algumas interpolações na obra origmal de Isaías. Mas, segundo os nossos estudos, al­guns comentaristas exageram o número destas interpolações, e assim atribuem várias passa­gens escritas por Isaías a outros escritores do tempo do cativeiro babilónico, e até ãe depois dessa época. Alguns destes não qiuerem enten­der a larga visão do remo de Deus, e a profun­deza das mensagens do profeta, e assim insis­tem em que as profecias sobre a Nova Êpoca

Page 9: A PROFECIA DE ISAIAS

A P R O F E C I A D E I SAÍAS

foram escritas muitos anos depois do tempo de Ismas. Mas alguns eruditos modernos reco­nhecem a autenticidade destas passagens.

O autor apresenta a sua própria tradução do hebraico, cjue varia freqüentemente das ver­sões em português e inglês, na esperança de que a versão mais literal possa ajudar no es­clarecimento do sentido original da linguagem poética do livro. A maior parte da profecia foi escrita em poesia, e o reconhecimento dêste fato ajuda no entendimento mais claro da men­sagem .

Além das obras mencionadas na Bibliogra­fia, o autor reconhece que ele é devedor a mui­tos estudos, e a muitas experiências da provi­dência de Deus, como pastor, e como professor no Seminário Teológico do Rio de Janeiro.

A minha senhora, Dona Mattel, tem enri­quecido a minha vida espiritual como compa­nheira no serviço do Senhor. Além do seu trabalho mcansável de esposa e mãe, ela se aprofundou no estudo de português. Tem lido todos os méus manuscritos, corrigindo os erros tipográficos, e oferecendo sugestões importan­tes sobre a linguagem de várias declarações.

Ê o desejo êo autor que esta obra seja útil aos pastores do Brasil e de Portugal no aumen­to do seu conhecimento das verdades eternas apresentadas por êste nobre Mensageiro da Re­velação Divina.

A . E. Crabtree

11 de agôsto de 1963

Page 10: A PROFECIA DE ISAIAS