A s K

6
Seção: Tutoriai s Banda Larga  Apoio a Deficientes: Transmissor e Receptor  Circuito Transmissor   A Figura 3 apresenta o circuito transmissor desenvolvido para o projeto.  Figura 3: Circuito transmissor completo.   Apresenta-se a seguir o detalhamento de cada bloco.  Lgica de transmissão  Utiliza-se junto ao circuito de transmissão um circuito lógico que permite a multiplexaão no tempo do sinal a ser transmitido! esta multiplexaão introduz ao sistema transmissor a codi"icaão necess#ria que possibilita a recepão do sinal e tamb$m "az com que o sistema não "ique transmitindo na totalidade do tempo! reduzindo assim os esp%rios irradiados que poderiam prejudicar outros sistemas em "u ncionamento.  & circuito lógico imp'e atrav$s da multiplexaão no tempo um intervalo de ()*ms sem a pr es en a do si nal e 33 ms co m o si nal at iva do a ca da + s de tr ansmissão periodicamente.  & sinal modulante ,in"ormaão do sistema tamb$m $ gerado neste primeiro circuito! o qual tem uma "req/ncia + 01z e $ este sinal que carrega a in"ormaão a ser transmitida! onde a combinaão dos n2 vei s gi cos e + in"ormam o receptor da pr esena do de"iciente.  !odulador AS"

Transcript of A s K

7/23/2019 A s K

http://slidepdf.com/reader/full/a-s-k 1/6

Seção: Tutoriais Banda Larga 

Apoio a Deficientes: Transmissor e Receptor  Circuito Transmissor 

  A Figura 3 apresenta o circuito transmissor desenvolvido para o projeto. 

Figura 3: Circuito transmissor completo.

  Apresenta-se a seguir o detalhamento de cada bloco. Lgica de transmissão Utiliza-se junto ao circuito de transmissão um circuito lógico que permite a multiplexaãono tempo do sinal a ser transmitido! esta multiplexaão introduz ao sistema transmissor acodi"icaão necess#ria que possibilita a recepão do sinal e tamb$m "az com que osistema não "ique transmitindo na totalidade do tempo! reduzindo assim os esp%riosirradiados que poderiam prejudicar outros sistemas em "uncionamento. & circuito lógico imp'e atrav$s da multiplexaão no tempo um intervalo de ()*ms sem apresena do sinal e 33 ms com o sinal ativado a cada + s de transmissãoperiodicamente. & sinal modulante ,in"ormaão do sistema tamb$m $ gerado neste primeiro circuito! oqual tem uma "req/ncia + 01z e $ este sinal que carrega a in"ormaão a ser transmitida!onde a combinaão dos n2veis lógicos e + in"ormam o receptor da presena dode"iciente.

 !odulador AS"

7/23/2019 A s K

http://slidepdf.com/reader/full/a-s-k 2/6

 & sinal modulante j# multiplexado alimenta o circuito respons#vel pela modulaão em A40! este circuito $ resultado de uma adaptaão e aprimoraão ao circuito 5olpitts! quepossui caracter2sticas "undamentais para transmissão de sinais A40 utilizando portadorasna "aixa de "req/ncia de 633 71z. 

& circuito $ respons#vel por injetar a portadora ao sinal modulante multiplexado quecont/m as caracter2sticas de um sinal senoidal puro "ornecidas por um ressonador 4A8,4ur"ace Acoustic 8aves ou &ndas Ac%sticas de 4uper"2cie interligado a base dotransistor.  A portadora em 633.(9 71z con"orme :esoluão da A;A<=> anteriormente mencionada$ gerada pelo oscilador local! indispens#vel para o sistema. Amplificador transmissor de pot#ncia ?ara simpli"icar o circuito! o est#gio de ampli"icaão $ substitu2do! optando-se por transistor que apresenta um maior ganho.

 Antena de transmissão >evando-se em consideraão a "req/ncia do sinal transmitido! chega-se ao comprimentode onda com )(!+6 cm! como $ utilizado uma antena monopolo de @ ! portanto otamanho da antena necess#ria $ de +*!9B cm que passa ao sinal transmitido um ganhoteórico de +!C vezes. Circuito Receptor  Antena de recepção 

 A antena utilizada na recepão do sinal transmitido possui as mesmas caracter2sticas daantena de transmissão e! portanto! $ id/ntica a ela. Amplificador receptor  & sinal captado pela a antena est# com amplitudes muito baixas e com muito ru2do! nãopodendo ser utilizado instantaneamente! então ao passar pelo est#gio de ampli"icaão osinal $ "iltrado e ampli"icado! pois este ampli"icador possui as caracter2sticas de umampli"icador sintonizado! ou seja! ele ampli"ica somente na "aixa "req/ncia que "oiprojetado. & circuito deste ampli"icador $ mostrado na Figura 6. 

7/23/2019 A s K

http://slidepdf.com/reader/full/a-s-k 3/6

Figura $: Circuito do amplificador receptor.

 Demodulador AS" ;a demodulaão consegue-se recuperar a in"ormaão transmitida! para isso $ necess#rio

um conjunto de circuitos onde cada um $ respons#vel por uma etapa desta demodulaão. ?rimeiramente o sinal atravessa um circuito reti"icador de meia onda! em seguida passapor um "iltro passa-baixas e por "im por um circuito regenerador! onde! após este! conclui-se a demodulaão e obt/m-se o sinal modulante. & circuito respons#vel por esta demodulaão! que comp'e o circuito demodulador A40! $apresentado na Figura C. 

Figura %: Circuito do demodulador AS".

 

Lgica de recepção 5om o sinal modulante recuperado h# a necessidade de testar os seus códigos paraveri"icar se realmente existe a presena do de"iciente. ?ara isso o sinal modulante $ amostrado no dobro de sua "req/ncia ,9 01z para segarantir a amostragem do sinal! e o resultado desta amostragem carrega um shi"t register ,registrador de deslocamento onde $ comparado com o código gerador ,código originale retorna o n2vel lógico re"erente a resposta! onde se verdadeira retorna n2vel alto ou + ese "alsa n2vel baixo ou . & circuito do shi"t register e da comparaão est# ilustrado na Figura ).

 

7/23/2019 A s K

http://slidepdf.com/reader/full/a-s-k 4/6

Figura &: Circuito da lgica de recepção.

7/23/2019 A s K

http://slidepdf.com/reader/full/a-s-k 5/6

5.14 Modulador, Demodulador e Constelação ASK

Para transmitir um sinal digital numa faixa de frequências mais elevada torna-se necessário realizar a modulação do sinal digital. Isto permite a transmissão

do sinal por circuitos com característica passa-faixa e viabiliza a transmissãovia rádio ou fibra ptica.

! modulação !"# $amplitude shift keying % consiste na modulação !&-'"(

na qual o sinal ))# * o sinal modulador. +este caso, o bit continua sendorepresentado pela ausência de pulso e o bit * representado pela presença de

um pulso multiplicado por um sinal cossenoidal de alta frequência /. !transformada de /ourier * dada pela superposição de transformadas de q$t%

deslocadas para f01/.

$2-3% 

4anto o modulador como o demodulador têm o mesmo aspecto daquelesutilizados em !&-'"(.

 

!o contrário da modulação !&-'"(, não 5á necessidade da adição de umsinal contínuo porque o nível m*dio do sinal ))# não * nulo. ! possibilidade

da utilização de um circuito retificador no processo de demodulação indicaque a onda portadora * transmitida na modulação !"#.

6mbora os circuitos se7am diferentes, a modulação !"# * muito utilizada na

transmissão de dados via fibra ptica, na qual o oscilador * um laser, o

misturador * substituído por um circuito que produz o c5aveamento do laser pelo sinal modulador, e o retificador * um foto-diodo ou foto-transistor.

7/23/2019 A s K

http://slidepdf.com/reader/full/a-s-k 6/6

 

 +os sistemas de transmissão de dados modulados por uma 8nica frequência *comum fazer referência ao diagrama de constelação, no qual as amplitudes

das componentes em fase e em quadratura são plotadas nos eixos 5orizontal evertical do gráfico, respectivamente.

9niversidade /ederal do Paraná - 'epartamento de 6ngen5aria

6l*trica - :::.eletr.ufpr.br;artuzi