“A treze de maio na Cova da Íria, no céu aparece a Virgem ... · Nossa Senhora Fátima da Serra...

16
Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande Janeiro / 2017 - São Benedito - CE “A treze de maio na Cova da Íria, no céu aparece a Virgem Maria. A três pastorinhos, cercada de luz, visita Maria, a mãe de Jesus.” (Hino de Nossa Senhora de Fátima)

Transcript of “A treze de maio na Cova da Íria, no céu aparece a Virgem ... · Nossa Senhora Fátima da Serra...

Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra GrandeJaneiro / 2017 - São Benedito - CE

“A treze de maio na Cova da Íria, no céu aparece a Virgem Maria. A três pastorinhos,

cercada de luz, visita Maria, a mãe de Jesus.”(Hino de Nossa Senhora de Fátima)

2 Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Ligue:(88) 3626-1624(88) 3626-1133(88) 99962-7536 (88) 99247-6445www.santuariodefatima.org.brcontato@santuariodefatima.org.br

Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra GrandeAvenida Santíssima Trindade, s/nCEP: 62370-000 - Bairro de Fátima / São Benedito – CE

Doações

Banco do BrasilAG. 2606-9C/C. 11802-8DT Santuário de Fátima da Serra Grande

BradescoAG. 744-7C/C. 13300-0Diocese de TianguáSantuário de Fátima

3Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Expediente

Nesta edição

Programação

Espaço do romeiro

Programação

Brincando com Fatinha

Ano Jubilar

Especial

Obras do Santuário

Partilha da fé que transborda o coração

Iniciamos 2017 com o coração inundado pelas manifes-tações do amor de Deus por cada um de nós, e você faz parte desta expressão do Pai. Tão dedicado e amoroso para com nosso Santuário, você é um valoroso trabalhador de Suas obras. Bendita seja a tua fiel companhia! Agradece-mos a Ele por sua fraterna presença.

Bendita seja também sua fé em Nossa Senhora de Fá-tima! Neste ano em que celebramos o Centenário de Sua Aparição, nosso Santuário se prepara para a chegada deste marco tão importante para nós, pois compartilharemos ain-da mais palavras de amor e misericórdia.

Ao longo da edição desta revista “Mãe de Fátima”, você acompanhará um pouco mais da história destes 100 anos de intercessão, os testemunhos de esperança, além da abertura do Ano Mariano, por ocasião dos 300 anos do en-contro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

De forma especial, trazemos uma entrevista inédita com o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, Padre Antonio Martins Irineu, que nos fala sobre a preparação para a vivência deste primeiro centenário da Mensagem de Fátima.

Nossa Senhora se manifesta em nossos corações para nos chamar à partilha de sua sagrada mensagem de con-versão e arrependimento. Preparemo-nos para render gra-ças àquela quem intercede por nós junto ao Pai. Estamos trabalhando com carinho para que você celebre este tempo com intenso amor e dedicação! Receba as bênçãos da Mãe!

Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande

Revista Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande - CE / Diocese de Tianguá. Distribuição gratuita e dirigidaBispo diocesano: Dom Francisco Javier, OAR.Reitor: Padre Antonio Martins IrineuDiagramação: Daniel RamosRedação e revisão: Ingrid Monteiro DRT 3595/CE (Amex).Colaboradores: Elaine Franco, Ângela Santos, George Ribeiro, João Carlos de Oliveira, Poliana Santos, Victor Montenegro.Tiragem: 10 mil unidadesImpressão: Gráfica Sergio

Assessoria: Amex Assessoria de Marketing Executivo.

Tel: (12) 3133-2890

Mãe de FátimaRevista

Editorial

4

126

137

8

10

4 Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Em 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apa-rece aos pastorinhos em Fátima, Portugal, e, nos dias 13 de seis meses consecutivos. Ela veio transmitir as mensagens de advertência e espe-rança para toda a humanidade. As suas apari-ções falam sobre as perseguições à Igreja e ao Papa, retratando um tempo de muita angústia e discórdia, marcado por guerras e pobreza.

Como mãe amorosa, a Mãe de Fátima quis proteger todos os seus filhos. Assim, desceu do céu para nos alertar dos riscos do pecado. Maria, mãe de Jesus, veio trazer ao mundo o refrigério necessário para alcançar a paz e

a misericórdia, indicando os meios de salva-ção: recitação do Rosário, a prática dos cinco primeiros sábados e a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Tal graça nos é concedida também nos dias de hoje, pois as Mensagens de Fátima são, simultaneamente, antigas e atuais. Também passamos por momentos ter-ríveis em nossa história e a Mãe de Jesus nos traz a Boa Nova, o consolo de nossa alma. “Não, filha, eu nunca te deixarei. O meu Ima-culado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”. (Nossa Senhora de Fátima, 13 de junho de 1917).

Palavra do Reitor

A misericórdia de Deus através do Imaculado Coração de Maria

5Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

NESTE ANo JuBILAR, No CENTENáRIo DAS APARIçõES

DE NoSSA SENhoRA Em FáTImA, ALCANCE INDuLGêNCIA PLENáRIA

SEGuNDo DoCumENTo PAPAL:

• Aos fiéis que visitarem em peregrinação o Santuário de Fátima e participarem devotamente em alguma celebração ou oração em honra à Virgem Maria, rezarem a oração do Pai-Nosso, recitarem o símbolo da fé (Credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima.

• Aos piedosos que visitarem com devoção uma imagem de Nossa Senhora de Fátima exposta solenemente à veneração pública em qualquer templo, oratório ou local adequado, nos dias das aparições aniversárias (dia 13 de cada mês, desde maio a outubro de 2017). • Aos devotos que, pela idade, doença ou outra causa grave estejam impedidos de se deslocarem, se, arrependidos de todos os seus pecados e tendo firme intenção de realizar, assim que lhes for possível, frente a uma pequena imagem de Nossa Senhora de Fátima, nos dias das aparições, se unirem espiritualmente às celebrações jubilares, oferecendo com confiança a Deus misericordioso, através de Maria, as suas preces e dores ou os sacrifícios da sua própria vida.

Para obter a indulgência plenária, os fiéis, verdadeiramente penitentes e animados de caridade, devem cumprir ritualmente as se-guintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas in-tenções do Santo Padre.

Este é o momento para despertarmos e viver este Ano Jubilar com alegria e esperança. Eis o tempo favorável de ação de gra-ças pela visita de Nossa Senhora e por todas as graças trazidas até nós!

Padre Antonio IrineuReitor do Santuário Nossa

Senhora de Fátima da Serra Grande

Rumo ao Centenário das Aparições

6 Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Programação

Em comunhão com Fátima, em Portugal, o Santuário Nossa Senhora Fátima da Serra Grande está nos preparati-vos para a grande celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima que acontecerá em maio deste ano, quando festejaremos com louvor essa Mãe da Igreja e de toda a humanidade.

A Virgem Maria é nossa intercessora soberana nos mo-mentos de paz e de turbulência, a quem recorremos com pedidos e orações, conduzindo-nos ao seu digníssimo filho, Jesus Cristo.

Confira ao lado a programação do centenário em nosso Santuário que preparamos para você, sua família e amigos vivenciarem com alegria. Venha celebrar com todo seu cora-ção este período de iluminada manifestação de fé!

Acompanhe em nosso site e nos nossos informativos mensais a programação do centenário em nosso Santuário que, preparamos para você, sua família e amigos vivencia-rem com alegria. Venha celebrar com todo seu coração este período de iluminada manifestação de fé!

www.santuariodefatima.org.br

Celebrando a devoção àVIrgEM MArIA, MãE dA IgrEJA

7Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Ano Jubilar

2017 NAS MãOS dA

Mãe Aparecida Programação do Ano Mariano teve início em 12 de outubro de 2016 e seguirá até 11 de outubro de 2017, como tempo propício para celebrar, fazer memória e agradecer!

Para toda a comunidade cristã, Maria é discí-pula e mensageira do Evangelho. Neste ano de 2017, a Igreja apresenta, de modo especial, a Mãe de Jesus como nossa mestra e modelo de discipulado, para que sejamos bons discípulos e mensageiros da Boa Nova de Cristo. O Ano Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nos-sa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, é essa oportunidade de, a exemplo de Maria, sentimo-nos chamados a sermos discípulos fiéis de Jesus, ouvindo, aco-lhendo no coração e praticando a Sua Palavra.

Maria é uma mulher digna de ser imitada não só pelas mulheres, mas por todos os cris-tãos de todos os tempos: por sua humildade, coragem, abnegação, fervor e fidelidade a Deus. Na bíblia, os evangelistas apresentam Maria como a primeira e mais fiel discípula de Cristo, “peregrina da fé”. Marcos apresen-ta um retrato de Maria convidada para entrar na escola do seguimento de Jesus (Mc 9,7) que a leva a proclamar a sua fé com valentia (Mc 6,7. 13; 16,15). Lucas e Mateus, por sua vez, expressam os traços originais da Virgem como a “Bendita entre as mulheres”, compro-metida, dócil, ativa e disponível para colabo-rar com os planos de Deus, acolhendo em seu próprio ventre a Salvação.

“Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”, através da perseverança dos pesca-dores às margens do rio Paraíba. Portanto, a celebração dos 300 anos, por ocasião deste Ano Mariano, é uma grande ação de graças. É tempo oportuno para imitar o “SIM” decidido da Virgem Maria, colocando-se a serviço dos outros, sem nada exigir, sem nada cobrar!

8 Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Especial

Foi a dor dos filhos que fez gritar o coração da Mãe

Revista mãe de Fátima - um século depois das Apa-rições, a mensagem de Fá-tima ainda tem algo a dizer ao mundo? Que aspectos da mensagem são funda-mentais?

Fátima foi um acontecimento que marcou a história da humani-dade. Trata-se de uma extraordi-nária mensagem que, a partir de Fátima, começou a ressoar pelo mundo todo, desde o dia 13 de Maio de 1917, e que se prolongou durante cinco meses, até ao dia 13 de Outubro do mesmo ano.

Foi um momento dramático aquele em que Nossa Senhora veio falar, como dizia o Papa S. João Paulo II: foi a dor dos fi-lhos que fez gritar o coração da Mãe. A atualidade é que, diante dos novos desafios, das novas situações dramáticas, o coração da Mãe continua a gri-tar e a dizer-nos que Deus tem de estar no centro para poder-mos ver com outra luz o mun-do que nos é dado viver. E foi uma mensagem que a Igreja aceitou, “sobretudo, porque esta mensagem contém uma verdade e um chama-mento que, no seu conteúdo fundamental, são a verdade e o chamamento do próprio

Padre Antônio Martins Irineu, reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande, nos concedeu esta entrevista onde fala sobre a vi-vência do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, da importância da Mensagem e da celebração do Ano Jubilar. Padre Antônio está à frente do Santuário, há 10 anos, com importante tra-balho pastoral na propagação da Mensagem de Fátima a milhares de devotos de vários estados do país.

(Papa S. João Paulo II)

Evangelho.” (João Paulo II. Homilia. 13 de maio de 1982).

E para mim são decisivas as palavras do Papa Bento XVI que, na sua peregrinação ao Santu-ário, em 2010: “Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída” (Bento XVI, Homilia, 13 de maio de 2010). Ao que se queria referir o Santo Padre com estas palavras? Ao fato incontes-tável de que a Mensagem de Fá-tima não perde atualidade com o transcurso do tempo? Antes, pelo contrário, ela torna-se cada vez mais atual, face aos proble-mas do mundo de hoje, deste século o XXI. Só se pode con-cluir, muito simplesmente, que as aparições de Fátima não es-tão concluídas. Motivo de espe-rança que as palavras de Bento XVI, em Fátima, deixam entre-ver: “Possam os sete anos que nos separam do centenário das aparições apressar o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade” (Bento XVI, Homilia, 13 de maio de 2010).

Revista mãe de Fátima - Que aspectos da mensagem são fundamentais?

A Mensagem de Fátima é

um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917). Foi vivida de maneira heroica pe-los três Pastorinhos.

A mensagem de Fátima, que é o Evangelho, sublinha os seguin-tes pontos: o apelo à conversão permanente; convite à oração, nomeadamente o Terço e a Eu-caristia; convite à penitência. Isto tudo se resume num apelo vee-mente e dramático de colocarmos Deus no centro de nossas vidas.

Nas Aparições, torna-se evi-dente que o verdadeiro e princi-pal protagonista de todo o acon-tecimento é Deus, no seu Amor Trinitário. É d’Ele toda a iniciati-va. O pequeno Francisco, no seu espírito contemplativo, expres-sa maravilhosamente: “Gos-tei muito de ver o Anjo, mas gostei ainda mais de Nossa Senhora. Do que gostei mais foi de ver Nosso Senhor na-quela luz que Nossa Senho-ra nos meteu no peito. Gosto tanto de Deus!” (M 141).

Padre Antônio Irineu em visita ao Santuário de Fátima, em Portugal.

9Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Esta experiência suscitou nos pastorinhos, como res-posta, a atitude de adoração onde germinam as virtudes da fé, da esperança e da ca-ridade, como se pode ver nas orações simples que apren-deram do Anjo: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos...”; “Santíssima Trindade Pai, Filho, Espí-rito Santo adoro-Vos pro-fundamente...”.

A experiência do Amor Tri-nitário acompanhou sempre os Pastorinhos e deve ser também a marca da espiritu-alidade cristã de Fátima. Por conseguinte, descobrir o gos-to de Deus e da sua beleza, do seu Amor Trinitário, a di-mensão contemplativa e mís-tica da fé, neste ambiente de secularismo, constitui o gran-de desafio para o futuro da fé cristã e para a espiritualidade e a pastoral.

Esta é a grande prioridade da evangelização: tornar Deus pre-sente, próximo e íntimo e abrir aos homens o acesso à experiên-cia amorosa de Deus. Uma das tarefas mais urgentes da Igreja hoje é despertar o gosto de Deus, o gosto e a alegria de crer. Condu-zir ao encontro com o Deus vivo.

RmF - De acordo com as memórias de Irmã Lúcia, po-demos dividir em três ciclos as aparições de Fátima: An-gélico, mariano e Cordimaria-no. Qual o significado destes ciclos?

Na verdade, cada um deles refere-se a um período específi-co de tempo com manifestações diferentes. O primeiro trata das aparições do Anjo da Paz para os três pastorinhos em 1916. O objetivos das mesmas, segundo relatos, era ensiná-los a rezar

e prepará-los para os próximos tempos. Oração, sacrifício e Eu-caristia são os pedidos do Anjo.

Por sua vez, o ciclo Mariano, mais conhecido de todos, abran-ge as seis aparições de Nossa Senhora aos meninos Francisco, Jacinta e Lúcia na Cova da Íria em 1917. Entre maio a outubro de 1917, sempre no dia 13.

O ciclo Cordimariano durou de 1925 a 1929, e as visões fo-ram apenas para Lúcia. De acor-do com a mesma, em diferentes momentos, recebeu a visita de Nossa Senhora, do Menino Jesus e da Santíssima Trindade.

Quando se fala nas aparições de Fátima, a maior parte das pessoas lembra-se apenas das do ciclo Mariano, por serem as mais divulgadas e importantes. E o Centenário das Aparições se referem justamente a elas. A proposta do Santuário é, ao longo deste ano jubilar, propor-cionar aos romeiros conhecer, aprofundar e viver o conteúdo das mensagens.

RmF – Como o Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande se preparou para este ano jubilar, que se refere tanto ao Centenário das Aparições como ao Ano mariano?

O Santuário de Fátima, aqui em São Benedito, mais que vi-sando a celebração do Cente-nário, está se preparando para acolher e atender bem os seus romeiros. Isso implica em inves-timentos na estrutura física, hu-mana e espiritual.

Na dimensão física, o Santu-ário deve entregar aos romei-ros, até maio de 2017, um novo bloco de 21 banheiros, a Capela Menino Jesus, Capela dos Anjos, exclusiva para adoração, acaba-mento e iluminação externa do

Santuário. Também, daremos continuidade às obras do Centro de Convivência dos Romeiros.

Na dimensão humana, in-vestimos na capacitação dos servidores e voluntariado do Santuário, ampliando o qua-dro de colaboradores. Já es-tamos concluindo um espaço reservado aos funcionários e voluntários.

A dimensão espiritual é o nosso maior desafio, pois nela está o sentido e objetivo do Santuário: conhecer, acolher e viver a mensagem de Fátima, de dentro para fora. Aqui vamos concentrar grandes esforços e investimentos. Proporcionar aos romeiros este encontro com o Deus vivo é nossa prioridade. Para isso precisamos viver a mensagem de Fátima para po-dermos ser anunciadores.

Nossa programação vai privilegiar a Eucaristia, Ado-ração ao Santíssimo, Recon-ciliação, o Santo Rosário e todas as práticas devocionais relacionadas a Fátima. Elas são aprovadas pela Igreja e muitíssimo louvadas pelos Pa-pas: B. Paulo VI, S. J. Paulo II, Bento XVI e Francisco.

No campo devocional, di-vulgar e incentivar a Devoção dos Cinco Primeiros Sábados e a Consagração ao Imacula-do Coração de Maria. Este foi o principal pedido de Nossa Senhora no Ciclo Cordimaria-no, mas já indicada nas men-sagens de Fátima.

Amados romeiros e ro-meiras de Fátima, estamos prontos para recebê-los! Se programe e venha celebrar conosco este Ano Jubilar. In-voco a bênção de Deus e a proteção de Maria, nossa Mãe de Fátima, sobre todos vocês e suas famílias.

10 Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Obras do Santuário

O ano de 2017 chegou carregando infinitas bênçãos a todos nós. Somos agraciados pelos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e também por contarmos com sua fir-me presença em nosso Santuário, exercendo seu fiel compromisso de amor.

Desta maneira, queremos percorrer novos desafios e concretizar muitas outras obras este ano. Sabemos que grande é o seu cora-ção, dispondo-se do que tem para comparti-lhar com outros, pelo bem-comum. Valoriza-mos seu empenho para conosco!

Assim, primeiramente, queremos lhe agrade-cer por continuar nos ajudando em nossa jor-nada missionária, propagando o Evangelho a

muitos lares e lugares. A Campanha Romeiros de Fátima é uma dádiva de Deus graças à sua parti-cipação! Por causa de sua mão estendida, gentil-mente, estamos seguindo com obras em anda-mentos importantes, como a pintura externa do Templo, o forro da Igreja Principal e os banheiros que serão construídos para oferecer mais como-didade e conforto aos nossos visitantes. É motivo de grande alegria cumprir as tarefas designadas. Contamos com sua doação para finalizá-la!

As manutenções continuam sendo rea-lizadas e sua espontânea contribuição será bem utilizada. E um novo projeto se iniciará: o CENCOR, nosso Centro de Convivência aos Romeiros, para que todos os queridos devo-

IMPulSIONA NOSSA CAMINhAdA

Sua generosidade

11Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

tos se sintam confortáveis e acolhidos, em um ambiente com lanchonete, apartamentos, áre-as de convivências, banheiros e bebedouros.

Continue confiando em nosso trabalho, as-sim como confiamos em seu amor pela Casa da Mãe. Seja o elo forte desta bela corrente em nome de Nossa Senhora de Fátima!

ComuNhão DA ALEGRIA E Do AmoRA partilha dos nossos bens não é apenas no

sentido financeiro, mas de natureza religiosa. É tão importante como uma oração, pois expressa a vivência madura e fiel segundo os princípios de fé da Igreja. Isso diz respeito à mentalidade ligada ao evangelho de comunhão de vida, onde

todos os cristãos são chamados a viver o amor. Dentro desta mentalidade se inclui toda e qual-quer partilha que se faça de bens, sejam eles espirituais, profissionais, intelectuais e materiais.

Compartilhar é, portanto, a mentalidade do Reino de Deus e de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Amor que não inclui partilha da vida e de bens, com certeza, não é amor verdadeiro. Dividir o que temos de melhor gera em nós a gratidão e o reconhecimento da Providência Divina que tudo nos dá, como um pai faz pelo seu filho com alegria. Unidos pela Campanha Romeiros de Fátima, nós somos im-pulsionados a esse amor, acolhendo a todos que procuram alento e o carinho da Mãe de Fátima!

Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica”

(Papa Francisco)

12 Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

Em novembro de 2015, ao fazer o exame de rotina de prevenção mamária, fui detectada com um câncer carcinoma

confirmado pela biópsia. Com o diagnóstico, fui encaminhada ao médico para fazer a cirurgia de retirada da mama. Dentro desse período de preparação cirúrgica, estive no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em São Benedito, na missa de abertura do Advento. Fiz meu pedido de cura a Nossa Senhora de Fátima e recebi também a oração feita pelo reitor do Santuário, Padre Antônio Irineu. Essa atitude de fé transformou a minha situação.

Fui operada no dia 27 de janeiro de 2016, realizando tratamento de quimioterapia entre os meses de março e setembro. Atualmente, todos os exames realizados indicam a cura. Já foi concluído o processo de tratamento, e me encontro com perfeita saúde. Volto a cada mês ao Santuário para agradecer pela graça alcançada e me reabastecer na fé!

Estou muito feliz em estar hoje, no Santuário, com o meu filho Gabriel que já tem 1 ano e 7 meses. Estive aqui

quando ele tinha dois meses justamente para agradecer uma graça. Como toda mãe quando engravida, o sonho é de escutar o choro do seu filho e acolhê-lo nos braços quando ele nasce, mas não aconteceu comigo. Quando nasceu, meu filho não chorou, estava muito roxo, teve falta de oxigênio no cérebro.

Todos achavam que ele não resistiria. Depois de um tempo, recebeu alta médica e, pouco tempo depois, recebi o resultado de seus exames. Ele poderia ter deficiência na parte psicomotora para andar e se movimentar. Pedi tanto a Jesus e a nossa mãe Maria Santíssima que não deixassem acontecer isso com nosso filho.

A graça de nossa mãe é muito boa porque hoje eu sei que a oração que chega ao coração de Deus, alcança o coração de Maria. Meu filho não apresenta nenhum problema. Não tem nenhuma sequela, ele anda, brinca e realiza todos os movimentos normalmente.

Ana Lúcia Souza do NascimentoMonsenhor Tabosa - CE

RosileneTianguá-CE

Espaço do romeiro

Partilhando graças,

testemunhando amor!

13Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

A graça aconteceu com a minha mãe, Maria das Graças Carvalho, no dia 5 de novembro de 2014. Minha irmã a levou

no médico ginecologista e lá descobriu que ela tinha um tumor enorme no ovário. Para nós, um impacto muito grande. O médico orientou para procurarmos a Secretaria de Saúde do Município para encaminhá-la a Fortaleza. Foi muito difícil conseguir uma consulta. Eu me apeguei muito com Nossa Senhora de Fátima.

O médico de imediato passou todos os exames pré-operatórios, inclusive uma ressonância do abdome. Pesquisava na internet, junto com a minha irmã, e víamos que o câncer no ovário é um dos cânceres mais agressivos que existe. Minha irmã, às 06h da manhã, vinha para missa no Santuário para interceder junto a Nossa Senhora.

O médico viu todos os exames da minha mãe, olhou para ela e disse: “Dona Maria das Graças, a senhora acredita em milagres? Aconteceu um milagre na sua vida! o tumor não é no ovário, mas no útero”. Era dia 13 de janeiro, o médico marcou a cirurgia dela para o dia 16 de janeiro.

Minha mãe fez a cirurgia e se recuperou muito bem. Hoje, estamos aqui para agradecer a Nossa Senhora por este milagre que aconteceu na vida da minha mãe e em toda nossa família porque Deus está conosco!

Em 2011, fui diagnosticada com câncer de mama, altamente agressivo. Tive que me submeter a uma cirurgia,

quimioterapia, radioterapia. Precisei tomar uma vacina que não tinha no SUS - Sistema Único de Saúde – que cada dose custava R$ 11.000,00. Tomei 18 vacinas.

No auge das quimioterapias, eu comecei a procurar o Santuário de Fátima da Serra Grande, na Missa da Saúde. Em uma das missas, o Padre Felinto passava com o santíssimo, eu senti o toque de Nossa Senhora, senti uma luz muito linda que me cobriu. Olhei para os lados para ver se tinha alguém olhando e ninguém estava vendo o que eu via naquele momento. Fiquei calada sem conseguir falar, sem conseguir expressar alguma coisa. O milagre estava acontecendo.

Quando terminou a missa, uma pessoa muito amiga veio me abraçar e disse: “tinha uma luz em cima de ti, você está curada”. Com a intercessão de Nossa Senhora, com muita fé em Jesus Cristo, São João Paulo II e São Francisco das Chagas, em agosto, eu recebi alta por cura. Eu não podia deixar de compartilhar isso com os romeiros Nossa Senhora. Muito obrigada!

Rosimar São Benedito-CE

Gilmara Carvalho São Benedito-CE

A Mamãe do Céu, Nossa Senhora, viu que seus filhos estavam sofrendo muito aqui

na Terra. Então, ela veio do Céu para pedir ajuda para os pastorinhos. Hoje, Nossa Senhora convida você, seus amiguinhos para ajudar a salvar o mundo! Desvende

esse labirinto e encontre o que a Mãezinha nos pede. Em cada cartinha está um pedido

para nós:

Agora faça o que a Mamãe do Céu pediu. Assim, nós vamos melhorar o nosso lar, a nossa cidade, nosso país e até o planeta!

Muito bem, parabéns!

Rezar pelo seu amiguinho especial

Rezar de

mãos dadas

com a sua

família

Rezar o Pai

Nosso e a

Ave Maria

todos os dias

15Revista Mãe de Fátima da Serra Grande

A Campanha Romeiros de Fátima está à sua espera para a atualização de seu cadastro. Faça-nos uma visita ou entre em contato conosco e continue recebendo as correspondências do Santuário, mensalmente, em sua casa para a sua doação espontânea a este projeto evangelizador!

É rápido e fácil! Você também pode enviar seu testemunho e pedido de oração pelo nosso WhatsApp (88) 9 9962-7536.

Família de fé e devoção!

Atualização de cadastro Novo cadastro

Entre em contato com nossa equipe através do fone: (88) 3626-1133 ou (88) 99962-7536

Acesse nossa página na internet www.santuariodefatima.org.br

Ou, na cidade de São Benedito-CE, visite o nosso Santuário. Teremos o prazer de recebê-lo (a)!

Nome:

Cep:

Endereço:

Complemento:

Bairro:

Cidade: Estado:

Masc: Fem: Data Nasc:

CPF:

E-mail:

Tel:

Cel:

Nome:

Cep:

Endereço:

Complemento:

Bairro:

Cidade: Estado:

Masc: Fem: Data Nasc:

CPF:

E-mail:

Tel:

Cel:

Seguindo o exemplo de Maria, sigamos os passos de seu Filho Jesus! Neste Ano Mariano,

o Santuário Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande acolhe a todas as caravanas,

peregrinos e romarias para esse encontro com o abraço terno da primeira discípula de Cristo.

Nos dias 13 de cada mês, peregrine ao nosso Santuário e faça uma experiência com o amor e misericórdia de Deus por meios dos braços

da Virgem Mãe de Fátima!

www.santuariodefatima.org.br

Agende sua romaria: (88) 3626.1133 ou

ANo mARIANo NA CASA DA mãE DE FáTImA!