A Voz de Pedro nº 61

6
Exulta de alegria, ó Sião, está perto o teu Rei e Salvador! Exulta de alegria, ó Sião, está perto o teu Rei e Salvador! Belo Horizonte - ANO V - Nº 61 - dezembro - 2011 A VOZ DE PEDRO Boletim Informativo da Paróquia São Pedro Apóstolo

description

A Voz de Pedro do mês de dezembro 2011

Transcript of A Voz de Pedro nº 61

Page 1: A Voz de Pedro nº 61

Exulta de alegria, ó Sião,está perto o teu Rei e Salvador!

Exulta de alegria, ó Sião,está perto o teu Rei e Salvador!

Belo Horizonte - ANO V - Nº 61 - dezembro - 2011

A VOZ DE PEDROBoletim Informativo da Paróquia São Pedro Apóstolo

Page 2: A Voz de Pedro nº 61

2

Juventude

OS JOVENS E A CRUZ

A Igreja Católica prepara-se para a Jornada Mundial da Juventude(JMJ), em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Para isso, volta cada vezmais sua atenção para os jovens, em sintonia com toda a sociedade,consciente do quanto é importante entender bem a juventude e com-prometer-se com o seu presente e futuro.

A opção preferencial da Igreja pelos jovens tem raízes na 3ª Conferência dos Bispos daAmérica Latina, no ano de 1979, em Puebla, México. Um exemplo da especial atenção daIgreja é a utilização da sua consolidada experiência na promoção da Campanha daFraternidade, durante a quaresma de cada ano: em 2013, vamos retomar o tema fraternidadee juventude.

Mais que oportuno, é urgente a priorização da juventude nas agendas das Igrejas, dosgovernos e de todos os segmentos da sociedade. Os jovens e adolescentes ainda constituemuma grande maioria de nossa população. É um enorme potencial para o presente e o futuroda Igreja e dos povos. Os jovens são chamados a ser ‘sentinelas do amanhã’, como disse oBem Aventurado João Paulo II, por ocasião de uma das edições da Jornada Mundial daJuventude.

Esta consideração patenteia o grau de responsabilidade que todos temos junto aos jo-vens. Intensifica-se a responsabilidade e crescem as exigências quando se considera a tare-fa do enfrentamento das sequelas da pobreza gerando sua exclusão, afetados, em largaescala, por uma educação de baixa qualidade, com horizontes de vida estreitados pelosreducionismos e outros descompassos da sociedade contemporânea. Preocupante é o pro-blema das drogas, criando dependências, dizimando vidas, impedindo o desabrochar dajuventude sob o impulso inspirador de valores e princípios ancorados no amor, na justiça ena solidariedade.

A Jornada Mundial da Juventude é, pois, um percurso que convoca e põe a Igreja emestado de missão entre os jovens, proporcionando-lhes a centralidade do encontro comJesus Cristo, o maior bem da vida, e trabalhando, no que diz respeito à mancha de óleo queé a dependência química, na prevenção, acompanhamento e apoio a políticas governamen-tais para reprimir essa pandemia.

A prevenção se faz com processos educativos, com incidência para introduzir as novasgerações no âmbito do valor da vida e do amor, despertando a consciência da própriadignidade de filhos de Deus. O Documento de Aparecida, nº 424, reza que a “Igreja devepromover luta frontal contra o consumo e tráfico de drogas, insistindo no valor da açãopreventiva e reeducativa, assim como apoiando os governos e entidades civis que traba-lham neste sentido, exortando o Estado em sua responsabilidade de combater o narcotráficoe prevenir o uso de todo tipo de droga”.

A Jornada Mundial da Juventude no Brasil, já em curso com a peregrinação da Cruz edo Ícone de Nossa Senhora, é experiência de espiritualidade, reconhecendo a religiosidadecomo fator de proteção e recuperação importante para o usuário de drogas. Também é umevento de grandes proporções para mobilizar a juventude em torno de temas, preocupaçõese questões decisivas para a vivência da vida como dom. Os jovens, portanto, merecem erequerem um caminho percorrido com eles em busca dessas conquistas e na consolidaçãode uma vida vivida no amor e na justiça.

A preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude começou em setembro, láem São Paulo, e chegou neste mês em Minas Gerais. Seguindo pelo Brasil afora, até julhode 2013, no Rio de Janeiro. A referência central é a Cruz Peregrina - a Cruz de Cristo Rei.É a cruz que a Arquidiocese de Belo Horizonte, no sábado, 19 de novembro, iluminou noterreno da futura Catedral Cristo Rei, com a benção de sua pedra fundamental. É a cruz quede patíbulo de suplício condenatório, por nela ter morrido Cristo o Salvador do mundo, setorna o trono de um Rei Servidor que dá sua vida para que todos tenham vida.

O símbolo da cruz, para todos os que a contemplarem, é lição estampada ao ar livre,publicamente, chamando todos à aprendizagem e vivência dessa lição mais importante davida: servir. A cruz é o altar da Eucaristia, memória da oferta que Cristo faz de seu corpo esangue, a salvação da humanidade. É o poder e a sabedoria de Deus, sua manifestaçãoeminente e garantia de como tornar operante a ressurreição na vida terrena do cristão.

A cruz é uma espiritualidade que orienta a fixar o olhar n’Ele, Cristo, mestre e senhorda vida. A Cruz de Cristo Rei da futura Catedral é sinal da centralidade de Cristo, Reiporque servidor e redentor. É um monumento a esta profissão de fé, com a tarefa de serlugar do encontro com Ele e do compromisso com a vida plena para todos. Esta é hora deprofunda comunhão e generosidade, de entendimento clarividente para que se construa aCatedral e seja fecundada nossa opção preferencial pelos jovens.

Dom Walmor Oliveira de AzevedoArcebispo metropolitano de Belo Horizonte

Cristo, Rei do Universo

Cristo Rei foi uma das últimas celebraçõesinstituídas pelo Papa Pio XI, na época em que omundo passava pelo pós-guerra de 1917, marca-do pelo fascismo na Itália, pelo nazismo na Ale-manha, pelo comunismo na Rússia, pelo marxis-mo-ateu, pela crise econômica e pelos governosditatoriais que solapavam toda a Europa, pelaperseguição religiosa, pelo liberalismo e outrosmovimentos que levavam o mundo e o povo aafastar-se de Deus, da religião e da fé, culminan-do na 2ª Guerra Mundial.

Certamente, o objetivo do Santo Padre foi ode colocar diante de todos os povos a imagem d´Aquele que representava e continua a representara única solução de todos os problemas que afli-gem a humanidade daquela época, de hoje e detodos os tempos vindouros. De fato, como afirmao Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o ômega. O Prin-cípio e o Fim de todas as coisas”

Com a solenidade de Cristo Rei, somos con-vidados a contemplar o Filho de Deus exaltadona cruz, derramando seu sangue, dando-nos SuaVida pela nossa redenção e entregando-nos oNovo Mandamento “amai-vos uns ao outros comoEu vos amei” (Jo 13,14). Assim, é na obediênciaa Deus Pai e no sangue derramado na cruz, queCristo inicia o seu reinado, aberto a todos os ho-mens e mulheres de boa vontade, para que, guia-dos pelo Espírito Santo, possam aderir ao projetode Deus.

No Brasil, por feliz coincidência, neste dia,celebramos também “o dia do Cristão leigo”, istoé de todos aqueles que tendo sido regeneradosem Cristo pelo Batismo, se tornam “sal” e “fer-mento” no mundo, a fim de, através de sua “pre-sença” e “testemunho de vida cristã” transfor-mar as realidades humanas em que vivem – famí-lia, trabalho, sociedade - em estruturas mais “cris-tãs”, mais “humanas” e mais “justas”, onde hajamais paz, mais amor e justiça.

J.F,Medeiros

Page 3: A Voz de Pedro nº 61

3

Igreja

DROGARIA

BRASÍLIA

Av. Afonso Pena, 388 e 551 Tel. 3272-9966

Rua São Paulo, 367 e 570 Tel.3272-9977

Av. Brasil, 723 – Santa Efigênia

Variedades em medicamentos e Perfumaria

Aconteceu na Paróquia

Faça sua festa com aMomo Confeitaria.

Salgados,doces e tortas.

Delivery: 3421-5020

Em 12/11/2011, trintae uma (31) crianças fize-ram sua primeira comu-nhão em nossa paróquia.Na celebração, cada crian-ça entrou com um fruto re-presentando os talentosque Deus nos dá, e osquais temos o dever de fa-zer frutificar.

Para vocês, queridascrianças, esse pensamen-to:

“Um dia, uma pequenasemente alguém plantou. Debaixo da terra morreu para nascer.Hoje sou uma árvore.Senhor, ao longo de minha vida,Tu me pedes frutos, flores...oxigênio, sinto hoje um forteapelo para te amare seguir:Tu me pedes toda a árvore, que souEis-me aqui, Senhor!”

E de repente lá estávamos nós,enfileirados, descendo aquela mesma esca-da vermelha que subimos várias vezes ao lon-go do ano. Silêncio...clima de concentraçãototal! Afinal, aquela manhã azul de domingodava início a um momento único em nossasvidas, seríamos crismados! Imagens, pesso-as, o retiro... um filmepassava rapidamente pornossas cabeças. E quan-do adentramos a igreja,uma nova emoção nosdominou: nossos pais,familiares, amigos e deforma tão especial nossospadrinhos, todos nosaguardavam também an-siosos. Nosso agradeci-mento àqueles que comtão grandes carinho ecarisma tornaram essesonho possível; também

Corações Preparados para o Natal

do Senhor

O TEMPO DO ADVENTO

Como a Quaresma prepara a Páscoa, o Ad-vento prepara o Natal. São quatro (4) domingosque a liturgia nos oferece para uma caminhadade fé ao encontro do Senhor que vem ao nossoencontro. O tempo do Advento precede a soleni-dade do Natal, isto quer dizer que Jesus está acaminho para vir até nós, enquanto nós nos pre-paramos para recebê-lo. As quatro semanas nosrecordam a primeira vinda do Senhor (...E a Pa-lavra se fez homem e habitou entre nós. E nóscontemplamos a sua glória: glória do Filho úni-co do Pai, cheio de amor e fidelidade.( Jo, 1,14)),elevam-nos a pensar em sua segunda vinda, nofim dos tempos (Então aparecerá o sinal do Fi-lho do Homem no céu; todas as tribos da terrabaterão no peito e verão o Filho do homem vin-do sobre as nuvens do céu com poder e grandeglória.(Mt 24, 30)).

Celebremos o Advento com um grande de-sejo do Salvador, desejo que nasça de nossa fir-me convicção do amor de Deus por nossa pes-soa, pela santa Igreja e por toda a humanidade.O profeta Isaias coloca em nossa boca este cla-mor: “Enviai, ó céus, o justo.” E a santa Igrejanos faz exclamar em oração: “Vinde, Senhor, enão tardeis.” Com João Batista aprendamos: pre-paremos os caminhos do Senhor. Convertamo-nos, porque o reino de Deus está próximo. ComMaria, mãe de Jesus, vivamos o tempo do Ad-vento em santa expectativa; felizes somos nós,porque, com a Mãe de Deus, podemos nos pre-parar para a celebração do Natal.

Mandai, Senhor, Aquele que haveis de man-dar. Vinde, Senhor Jesus, vinde sem mais tar-dar! Abri-vos, céus, venha sobre nós vosso or-valho!

“Eis que estou à porta e bato. Se alguémouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei nasua casa e cearei com ele, e ele comigo .” (Ap3,20)

Crianças, vocês abriram a porta para Je-sus! Cultivem sempre esse amor no coraçãoe sejam perseverantes. A caminhada só co-meçou!

Patrícia Zuccherate

PRIMEIRA COMUNHÃO

CRISMA 2011

nosso agradecimento ao senhor bispo, DomJoaquim Mol Guimarães, e aos padres Trópiae Rogério, que tornaram nosso sonho reali-dade, e por fim, ao Toninho, pessoa de Deusque marcou nossas vidas. A todos nosso muitoobrigado!

Lucas Ligeiro Barroso Santos

(Crismado do ano de 2011)

Page 4: A Voz de Pedro nº 61

JMJ

4

A Cruz da Jorna-da Mundial da Ju-ventude (JMJ) ficouconhecida por diver-sos nomes: Cruz doAno Santo, Cruz doJubileu, Cruz daJMJ, Cruz Peregrina.Muitos a chamam deCruz dos Jovens por-que ela foi entreguepelo papa João Pau-lo II aos jovens paraque a levassem portodo o mundo, a to-dos os lugares e atodo tempo.

A cruz de madei-ra de 3,8 metros foiconstruída e coloca-da como símbolo dafé católica, perto doaltar principal na Basílica de São Pedro du-rante o Ano Santo da Redenção (Semana San-ta de 1983 à Semana Santa de 1984). No fi-nal daquele ano, depois de fechar a PortaSanta, o Papa João Paulo II deu essa cruzcomo um símbolo do amor de Cristo pelahumanidade aos jovens do Centro JuvenilInternacional São Lourenço em Roma, que areceberam em nome de toda a juventude.“Meus queridos jovens, na conclusão do AnoSanto, eu confio a vocês o sinal deste AnoJubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelomundo como um símbolo do amor de Cristopela humanidade, e anunciem a todos que so-mente na morte e ressurreição de Cristo po-demos encontrar a salvação e a redenção”.(Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 deabril de 2004).

Os jovens acolheram o desejo do SantoPadre. Desde 1984, a Cruz da JMJ tem pere-grinado pelo mundo (Europa, Rússia, asAméricas, Ásia, África, Austrália), estandosempre presente em cada celebração da Jor-nada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruzcomeçou um compromisso que, desde então,se tornou uma tradição: sua jornada anual pe-

las dioceses do paissede de cada JMJ,como preparaçãoespiritual para ogrande evento.

O Ícone de NossaSenhora

Maria carregandoseu Filho nos

ensina como levá-lo para o mundo.

Em 2003, oPapa João Paulo IIdeu aos jovens umsegundo símbolo defé para ser levadopelo mundo, acom-panhando a Cruz daJMJ: o Ícone deNossa Senhora,“Salus Populi

Romani”, uma cópia de um antigo e sagradoícone encontrado na primeira e maior basílicapara Maria, a Mãe de Deus, a Basílica de SantaMaria Maior. “Hoje eu confio a você o Íconede Maria. De agora em diante ele vai acom-panhar as Jornadas Mundiais da Juventude,junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe!Ele será um sinal da presença materna deMaria próxima aos jovens que são chamados,como o Apóstolo João, a acolhê-la em suasvidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Ju-ventude, 2003).

O Papa Bento XVI, enfatizando porqueo Ícone de Maria pertence à peregrinação daCruz da JMJ, disse: “Nossa Senhora estevepresente no cenáculo com os Apóstolos quan-do eles estavam esperando por Pentecostes.Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vosensine a receber a palavra de Deus, a valori-za-la e medita-la em seu coração (cf. Lc 2,19)como ela fez com sua vida. Que ela possaencorajar-vos a dizer o vosso “sim” ao Se-nhor ao viver “a obediência da fé”. Que elapossa ajudar-vos a permanecer fortes na fé,constantes na esperança, perseverantes nacaridade, sempre atentos à palavra de Deus”.

A Cruz e o Ícone das Jornadas

CEIA DE NATAL

Eis que nos preparamos, mais umavez, para celebrar o Natal. E nos espan-tamos com a rápida passagem do tem-po. No dizer de alguns, “parece que foiontem mesmo que desmontei minha ár-vore de Natal!”

Sem dúvida, um dos tradicionaiseventos da Noite de Natal é a ceia. Suarealização pressupõe uma série de pro-vidências: ornamentar a casa, escolheras iguarias e as bebidas que serão servi-das, comprar o necessário para a con-fecção dos pratos, enfim, buscar a per-feição.

Cada família tem a sua maneira depreparar a ceia: muitas das vezes é a‘mamma’ a figura central, pois é elaquem sabe fazer “aquela” massa e carnemaravilhosas; outras vezes, a honra éconcedida aos que possuem o dom deuma especialidade culinária.

Entretanto, muitas famílias nunca ti-veram o privilégio de degustar uma ceiade Natal, pois quase sempre lhes falta oessencial.

Agradeçamos a Deus pelos alimen-tos maravilhosos em nossas mesas. Pe-çamos a Ele a generosidade de propor-cionar a famílias carentes uma ceia deNatal farta e saborosa, partilhando as-sim o que temos, pois, deste modo esta-remos vivendo o verdadeiro espírito doNatal.

As Conferências Vicentinas de nos-sa Paróquia estão pedindo doação decestas de Natal para os nossos assisti-dos. Informamos que a Central de Abas-tecimento da Sociedade SãoVicente dePaulo/Conselho Central de Belo Hori-zonte vende cestas de Natal. Caso vocêqueira adquirir uma, são estes os tele-fones para contato: 3373-4186 /33779934 / 33735226.

Obs.: as cestas adquiridas d’eles se-rão entregues em nosso dispensário. Opagamento eles buscarão em sua casa.

Um feliz e abençoado Natal paravocê e sua família.

Leda Maria Cabizuca/Jane Tavares

Page 5: A Voz de Pedro nº 61

5

Natal

Av. do Contorno, 1718

Floresta

Belo Horizonte - Minas Gerais

(31) 3273-4810

Em 19 de novembro próximo passado,os familiares e amigos de Maria Baeta MaiaPessoa (Mindinha) festejaram os seus 90anos de idade, num clima de festa e muitaalegria. Para completar a felicidade daMindinha, o rapozão do Cruzeiro, seu timede coração, também esteve presente paraabrilhantar a festa. Nossos parabéns,Mindinha!

Paróquia São Pedro Apó[email protected] Jacuí, 411 – Floresta

Belo Horizonte – MGExpediente: 2ª a 6ª feira, de 09 às 12h

e de 13 às 18hSábados, de 08 às 12h

(031) 3444-4577 / 2516-4577

AGENDA

Missas

Terças, quintas e sextas-feiras – 19hQuartas-feiras – 15h missa e novena de

Nossa Senhora Aparecida.Sábados – 16h

Domingos – 7h, 9h e 19h

Confissões

Individual: agendar na secretaria.Comunitária: quinta-feira que antecede aprimeira sexta-feira de cada mês, após a

missa das 19h

Hora Santa

Terça-feira que antecede a primeirasexta-feira de cada mês – 18h

Batismo

25/12 – 10h30’ (marcar com antecedência)

Dízimo

Caminhada, 2º domingo de cada mês.

Alimentos

Caminhada, 3º domingo de cada mês.

EVENTOS PAROQUIAIS 01/12 - Confissão comunitária03/12 - Curso: Espiritualidade do Advento.

17h30’, na igreja04/12 - Reunião do CPP08/12 - Solenidade da Imaculada

Conceição de Nossa Senhora.Missa às 19h

10/12 - Curso: Espiritualidade do Advento.17h30’, na igreja

24/12 - Natal do Senhor. Missa às 20h

25/12 - Missas às 9h e 19h25/12 - Batismo às 10h30’29/12 - Missa em honra a São Pedro Apóstolo31/12 - Missa às 16h01/01 - Missa às 9h e 19h (2012)03/01 - Hora Santa (2012)05/01 - Confissão Comunitária (2012)

IGREJA EM FOCO

Notícias do Vaticano

CIDADE DO VATICANO, sábado 12novembro, 2011 (ZENIT.org) – Há duassemanas da Jornada pela Paz, em Assis, oSanto Padre Bento XVI recebeu em audi-ência no Vaticano uma delegação de líde-res religiosos do Estado de Israel.”Nestestempos difíceis - começou o Santo Padreno seu discurso - o diálogo inter-religiosoestá se tornando cada vez mais importan-te para se criar uma atmosfera de com-preensão mútua e de respeito que possalevar à amizade e à uma sólida confiançarecíproca”. Por sua vez o Sheikh KiwanMohamad, chefe dos imãs de Israel, asse-gurou que o Conselho de Líderes Religio-sos está trabalhando duro para “bloquearo caminho do mal e da crueldade, da vio-lência e do derramamento de sangue”.Também o líder da comunidade muçulma-na “Ahmadiyya”, Mirza Masroor Ahmad,afirmou “todas as religiões do mundo pre-cisam de harmonia religiosa e todos ospovos do mundo precisam de um espíritode amor, carinho e fraternidade”.

Aniversário de Mindinha

CANTATA DE NATAL

CONVITE

Flor do Trigo – Seresta cantará dia17 de dezembro (sábado), na igreja de SãoPe-dro, músicas natalinas, após a missadas 16 horas. O convite é dirigido a todosaqueles que entendem o esforço de parti-cipação das pessoas nos trabalhos da co-munidade. Você, que gosta de cantar, ve-nha integrar este grupo de canto.

Page 6: A Voz de Pedro nº 61

6

EXPEDIENTE

“A VOZ DE PEDRO”

[email protected]: 3444-4577 / 2516-4577

RP responsável: Inês Guimarães deMedeiros

CONRERP - 3ª Região - n° 1664Arte: Andréa Maria Esteves (3427-6994)

Matrículas abertas!

Fone: 3422-5557

Igreja Dizimistas

Aniversariantes

O ano de 2011 foi bastante proveitoso.Várias atividades marcaram o início daPastoral Familiar em nossa paróquia:1. Ciclo de estudos para a Implantação da

Pastoral Familiar. Foram realizados 9encontros para o estudo do Guia deImplantação da Pastoral Familiar pre-parado pela Comissão Nacional da Pas-toral familiar da CNBB.

2. Reunião com os pais dos catequizandosda primeira eucaristia e da perseveran-ça em conjunto com as respectivas pas-torais.

3. Ciclo de estudos do livreto Hora da Fa-mília, referente à Semana da Família,organizado por setor e que contou com8 grupos, abrangendo 91 pessoas.

4. Missa da Família celebrada em 21 deagosto.

5. Painel sobre o tema da Semana da Fa-mília, com a presença de 59 pessoas.

6. Festa da Família realizada no dia donascituro – 8 de outubro. Comparece-ram aproximadamente 130 pessoas.Gostaríamos de destacar a participação

do Pe. Rogério, designado pelo nossoPároco – Pe. Trópia – como AssistenteEspiritual da Pastoral Familiar. Suaparticipação foi tão apreciada que estamospedindo que ele, em 2012, dedique maistempo para nos assistir.

PLANEJAMENTO PARA 2012

Em reunião no dia 5/11/2011 foramapresentadas as seguintes sugestões para2012:1. Divulgar mais as atividades da Pastoral;2. Convidar mais pessoas para participar

da Pastoral;3. Buscar informações do Direito

Canônico sobre o matrimônio; palestrade alguém do Tribunal Eclesiástico;

4. Ampliar os encontros com os noivospara além do curso de noivos;

5. Promover a formação dos agentes depastoral;

01/12 Eni das Graças Silva do Nascimento02/12 Edmilton José Paulo03/12 Maria Helena Reis Corrêa

Cardiolina Souza Amarante04/12 Francisco Bernardo de Oliveira Filho

Georgina Maria de Paula SantosImaculada Aparecida Pimenta de

Miranda05/12 Ercílio da Silva Ferreira

Sandra Mara de Almeida06/12 Raquel Nogueira Pinto07/12 Neusa Eni de Oliveira Walter08/12 Lindaura da Conceição de Assis

Maria da Conceição Coelho deAndrada

Edmilson de Paula Pires09/12 Eurico Magela Vitoriano11/12 Walter Di Santis Gomes

Paulo Roberto Neves12/12 Celita Ricoy Moralis

Veronica Silva de SouzaMaria de Fátima Seabra

14/12 Aline Soares VelosoJandira Monteiro Barbosa de

AlmeidaAmós Marques Rodrigues

15/12 Ronalde Pereira de MirandaMaria Aparecida de AlcântaraVictor Hernane Narcizo de SousaSônia Maria Faleiro Coelho Alves

16/12 Laura Dias GonçalvesGladston Alcântara EleutérioLuana Dias Campos

17/12 Maria do Carmo PerdigãoWany Yeda Araújo Nunes

21/12 Perciliana Vieira de Araújo PaixãoMaria da Conceição Bernardes

22/12 Marlene Lopes FagundesAna Maria MonteiroTeresinha Pessoa BittencourtLucas Pinheiro Ribeiro

24/12 Nelma Giffoni MendesMaria Natalia Batista Marshall

26/12 Luciana Perdigão da Silveira27/12 Maria José Jacome Costa Ferreira29/12 Walter Benevides Gomes

Maria Eunice Fernandes QuaresmaAparecida Fernandes Xavier

6. Promover eventos bem planejados nosmomentos fortes de celebração dafamília, como dia das mães, dia dospais, semana da família, dia donascituro;

7. Promover a Novena de Natal nossetores e realizar o encerramento damesma em uma das missas de domingopróximo ao Natal;

8. Solicitar ao pároco a realização de umamissa mensal dedicada às famílias.

NOSSA PARTICIPAÇÃO NADIOCESE

No dia 30 de outubro, Wellington, Beth,Francisco, Cândida, Maria Nylza e Ildeuparticiparam do Simpósio realizado pelaDiocese com o título: Ecos do XIIICongresso da Pastoral Familiar, que nesteano aconteceu em Belo Horizonte. Foi umaboa oportunidade de reflexão sobre ostemas: Família e Realidade Contemporânea– conduzido pelo Frei Luiz; Família, Pessoae Sociedade – conduzido pelo Pe. Jorge;Relações Interpessoais na Família –conduzido pela psicóloga Cleide RochaAndrade, e Políticas Públicas Familiares –conduzido por Marilene, da Pastoral doMenor. O Grupo Teatral do Pe. GeraldoMagela apresentou a peça “QuestõesFamiliares”, baseada no trecho doevangelho, os discípulos de Emaús.

Ildeu Geraldo de Araújo

A PASTORAL FAMILIAR FAZ A REVISÃO

DO ANO DE 2011 E PLANEJA 2012