Abril de 2011: O plano espiritual

16
MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO. ANJOS 12 coisas que você precisa saber A Ciência e a Fé São Compatíveis? Com a palavra, prêmios Nobel Milagres Bastam dois ingredientes

description

Como o plano espiritual funciona continua sendo um dos grandes mistérios da vida, mas Deus deixou algumas dicas, que servem de alimento para o pensamento e combustível para a fé.

Transcript of Abril de 2011: O plano espiritual

Page 1: Abril de 2011: O plano espiritual

MUDE SUA V I DA . MUDE O MUNDO .

ANJOS12 coisas que você precisa saber

A Ciência e a Fé São Compatíveis?Com a palavra, prêmios Nobel

MilagresBastam dois ingredientes

Page 2: Abril de 2011: O plano espiritual

Volume 12, Número 4

CONTATO PESSOAL

Algumas pessoas revelam insights impressionan-tes, dos quais poucos ou ninguém lhes imaginava capazes. Um excelente exemplo disso vemos no oficial do exército romano que implorou a Jesus que curasse seu servo. “Senhor, não sou digno de receber-Te sob o meu teto, mas dize somente uma palavra e o meu criado ficará são. Pois também

sou homem sob autoridade e tenho soldados às minhas ordens. Digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem. Digo ao meu criado: faze isto, e ele o faz.” O soldado recebeu o que pediu, pois seu servo foi cura-do naquela mesma hora, sem que Jesus tivesse que vê-lo pessoalmente.1

Jesus ficou impressionado com a grande fé daquele homem; e eu, com sua percepção. Aquele romano viu o que poucos conseguem enxergar: Deus delega.

As ordens para aquele soldado vinham de seu superior; Jesus recebia as dEle de Seu Pai celestial. O centurião contava com subor-dinados para executar suas determinações; Jesus tinha (e ainda tem) na esfera do espírito aqueles aos quais dá incumbências.

Se Deus é infinitivamente sábio, onisciente, onipotente e onipre-sente, por que simplesmente não faz tudo Ele mesmo? Não seria mais rápido e mais simples, e os resultados não seriam melhores? Provavel-mente. O problema é que contrariaria a natureza e o plano de Deus. Longe de ser um amante da solidão ou um autocrata, Deus providen-ciou que toda a criação fosse diversificada e interativa, nas esferas física e espiritual. Estabeleceu as leis da física e a ordem natural para regular o mundo material e, no ambiente do espírito, delegou autoridade, criou uma estrutura hierárquica. E nos colocou no meio de tudo isso.

A ciência desvendou muitos segredos do mundo físico, mas exata-mente como as coisas funcionam do mundo espiritual permanece um dos grandes mistérios da vida. Porém, as pistas que Ele nos deixou na Bíblia oferecem material para um estudo fascinante.

Mário Sant’Ana

Pela Contato

1. Veja Mateus 8:5–13

© 2011 Aurora Production AG. www.auroraproduction.com Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Tradução: Mário Sant'Ana e Tiago Sant'AnaA menos que esteja indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para adquirir nossos produtos, obter mais informações, ou se tornar um assinante da Revista Contato, visite nossos sites, escreva-nos ou ligue gratuitamente para nossa central de atendimento.

Assinaturas, informações e produtos:www.contato.org ou www.lojacontato.com.brE-mail: [email protected]

Ligue grátis: 0800-557772

Endereço postal:Contato CristãoCaixa Postal 66345São Paulo — SPCEP 05311-970

Editor Mário Sant'AnadEsign Michelle Lavignediagramação Angela HernandezProdução Jessie Richards

2

Page 3: Abril de 2011: O plano espiritual

Quando meu pai completou 85 anos, assistimos a algumas filmagens antigas da nossa família. Foi engraçado ver meu irmão, com apenas um ano, engatinhando, brincando com os filhotes de cachorro e comendo a comida da vasilha deles. E pensar que aquele gracioso bebezinho é agora um distinto professor universitário e palestrante internacional! Isso me fez lembrar em como Deus transforma gente simples em pessoas extraordinárias. Chegamos a este mundo nus e indefesos, e Ele nos torna ímpares pelas nossas experiências e escolhas.

Dizem — e eu acredito — que Deus gosta de fazer algo do nada. Na verdade, creio que foi a partir do nada que fez tudo.

Os cépticos perguntam: “Como é possível o universo ter sido

ALGO

Curtis Peter Van Gorder

criado a partir do nada? As leis da ciência dizem que nada pode ser criado ou destruído, apenas transformado. É preciso que tudo tenha se originado de algo.” Acho que a resposta mais clara e interessante que conheço para esse questionamento foi dada por James Perloff no livro Tornado in a Junkyard.1

“A teoria mais comumente aceita para explicar a origem do universo diz que, em algum momento, toda a massa e ener-gia estavam comprimidas em um minúsculo ‘ovo cósmico’. Então o ovo explodiu, criando o universo no Big Bang. […]

Todavia, o próprio Big Bang viola todas as leis da natureza. Segundo elas, nenhuma maté-ria ou energia pode ser criada nem destruída. É a primeira Lei da Termodinâmica, a lei da conservação de energia. Como o conhecido físico Paul Davies escreveu em The Edge of Infinity, o Big Bang “representa

1. James Perloff, Tornado in a Junkyard

(Arlington, Mass: Refuge Books, 1999), 29.

2. Paul Davies, The Edge of Infinity (New

York: Simon e Schuster, 1981), 161.

a suspensão momentânea de todas as leis da Física, o que permitiu que algo surgisse do nada. Trata-se de um verda-deiro milagre.”2

Se é concebível um evento além das leis naturais, um ‘verdadeiro milagre’, nas palavras de Davies, não faz sentido excluir outras possi-bilidades, tais como a criação por Deus. Se houve um “ovo cósmico”, quem o pôs? A galinha cósmica? Os cientistas sempre concordaram que para cada efeito, existe uma causa. Como, então, o maior efeito de todos, o próprio universo, pode ter surgido sem uma causa?

Essa causa, acredito, foi uma ordem de Deus. Deus falou e — BANG! — o universo foi criado.

Curtis Peter Van Gorder é membro da Família Internacional na Índia. ■

NADADO

3

Page 4: Abril de 2011: O plano espiritual

“Está cada vez mais claro para a ciência moderna que o universo foi meticulosamente ajustado para possibilitar a vida humana. De alguma forma, estamos criticamente envoltos no propósito [de Deus]. Nosso trabalho é perceber esse propósito tão bem quanto possível, amar-nos uns aos outros e ajudá-lO a realizar esse trabalho.” — Richard Smalley (1943–2005), recebeu o Prêmio Nobel de Química de 1996 pela descoberta dos fulerenos, a terceira forma elementar do carbono. É considerado o pai da nanotecnologia.

“Se os únicos dados disponíveis fossem os

“Eu apenas traço as linhas que fluem de Deus.” — Albert Einstein (1879-1955), premiado, em 1921, com o Nobel de Física pelo seu trabalho na área de Física Teórica, especialmente no tocante à lei do efeito fotoelétrico.

ciência

primeiros capítulos do Livro de Gênesis, alguns salmos e outras passagens das Escrituras, eu teria chegado essencialmente à mesma conclusão da ori-gem do universo indicada pelos dados científicos.” — Arno Penzias (1933 — ), Prêmio Nobel de Física de 1978 por identificar a radiação de fundo cósmica — padrões que os físicos interpretaram indicar que o universo foi criado a partir do nada.

“Apenas trabalhamos com as ferramentas que Deus nos deu. Não há razão para a ciência e a religião se posicionarem como adversárias. Ambas vieram da mesma fonte, a única fonte da verdade: o Criador.” — Joseph

Murray (nascido em 1919), recebeu em 1990 o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de transplante de órgãos.

“Uma descoberta cientí-fica é também religiosa. Não há conflito entre a ciência e a religião. Nosso conhecimento de Deus se torna maior com cada descoberta que fazemos sobre o mundo.” — Joseph H. Taylor (nascido em 1941), Nobel de Física de 1993 pela descoberta do primeiro pulsar binário conhecido.

“Diante das maravilhas da vida e do universo, o homem tem de se questionar por que

as únicas respostas possíveis [no tocante à origem da vida] são religiosas… Sinto a necessidade de Deus no universo e na minha própria vida”. — Arthur l. Schawlow (1921-), um dos laureados pelo Nobel de Física em 1981, pelo desenvolvimento da espectroscopia a laser.

“Tenho tantos colegas cristãos que não consigo atravessar o salão de reuniões da minha igreja sem tropeçar em pelo menos uma dúzia de físicos.” — William D. Phillips (1948- ) ganhou em 1997 o Nobel de Física por usar raios laser para produzir tempera-turas apenas uma fração de grau acima do zero absoluto. ■

É FÉ SÃO COMPATÍVEIS? —Com a palavra, prêmios Nobel

4

Page 5: Abril de 2011: O plano espiritual

São precisos dois elementos para um milagre acontecer: o poder de Deus e a fé. Sempre que a fé de um humilde crente encontra o poder de Deus, temos a possibilidade de um milagre. A fé genuína produz milagres também genuínos.

Acreditar que maravilhas inexplicáveis pelas leis naturais possam acontecer em sua vida começa com a crença na Bíblia. Esse é um livro sobrenatural com poder transformador. Leia, estude e absorva a seus ensinamentos e sua fé crescerá. Crer na Bíblia produz a fé no milagroso.

Por que parece estranho esperar que Deus realize milagres atualmente em resposta às nossas orações? Não apenas Ele pode fazer milagres hoje, mas eles são necessários para que se concretize o que Ele prometeu e tudo que planejou para nós. Jesus disse: “Aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço. E as fará maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai.”1 Ele também disse que tudo é possível se temos fé.2

Os cristãos hoje são os depositários do mesmo poder divino com o qual os primeiros seguidores de Jesus “alvoroçaram o mundo”.3 Aqueles homens e mulheres modestos e até então desconhecidos tinham tal confiança no poder sobrenatural de Deus que tiveram a ousadia de desafiar o Império Romano, cujas fundações abalaram. Se os milagres são menos frequentes hoje não é porque Seu poder e Suas promessas mudaram, mas por menos pessoas acreditarem nessas promessas.

Se você aceitar a Palavra de Deus, confiar que Ele honrará Suas pro-messas encontradas na Bíblia e Lhe der uma chance de agir, verá coisas acontecerem muito além da esfera natural. Verá Deus operar no plano sobrenatural e testemunhará milagres.

A Bíblia diz: “Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele.”4 E isso é tão válido hoje quando o era quando foi escrito.

Tenha fé nEle. Exija o cumprimento de Suas promessas com toda confiança. Refiro-me a promessas como a que diz que “Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós,

mIlagres

como não nos dará também com Ele todas as coisas?”5 O amor, o poder e as promessas de Deus não mudaram. Ele ainda está no trono e a oração muda as coisas.

Virginia Brandt Berg (1886–1968), mãe do fundador da Família Internacional, David Brandt Berg (1919–1994), renomada evangelista e pastora. ■

Virginia Brandt Berg

Se os milagres são menos frequentes hoje não é porque Seu poder e Suas promessas muda-ram, mas por menos pessoas acreditarem nessas promessas.

1. João 14:12

2. Marcos 9:23

3. Atos 17:6

4. 2 Crônicas 16:9

5. Romanos 8:32

5

Page 6: Abril de 2011: O plano espiritual

A casa de campo dos meus avós, construída em 1920, tinha um lindo assoalho e madeiramento de car-valho. Tinha também um sistema de “registros” — frestas no assoalho que podiam ser reguladas possibilitando o controle do fluxo de ar quente que passava por dutos vindos do forno no porão para cada um dos quartos do andar de cima. Para mim e minha prima esse sistema também servia de um meio de comunicação.

— Você está aí? — uma perguntava de um dos quartos no nível térreo, falando próxima a uma dessas frestas

— Sim, estou aqui. — res-pondia a outra, por outra fresta, em um quarto do andar de cima. Como vão as coisas aí em baixo?

— Vão bem. Agora vamos trocar.Então corríamos uma para

onde a outra estava, tentando evitar a minha avó, sempre pronta para nos lembrar que não devíamos correr nas escadas

e dizer que parássemos com o “ti-ti-ti-tá-tá-tá”, como chamava as nossas risadinhas.

Na minha juventude, minha família frequentava uma pequena igreja independente em que jogos de baralho, danças de salão e mulheres trajarem calça na igreja não eram coisas muito bem vistas; sem falar da aparen-temente interminável lista dos considerados desvios mais sérios do caminho estreito e apertado comuns à maioria das igrejas, alguns dos quais tinham base nas Escrituras, e outros não.

Quando conheci A Família Internacional em 1969, sabia que havia encontrado o meu “lar”. Finalmente achara uma religião com a qual podia me identificar e que condizia com o que eu, no fundo, acreditava, apesar de ser muito diferente da forma como eu fora criada, e não ter sido fácil me

acostumar com os “aleluias” e cultos de louvor ao som de violões.

Um dia, determinada para saber se seria certo ou não para mim abraçar as crenças e o estilo de vida da Família, orei fervorosamente. De repente, parecia que eu estava no térreo da casa de campo dos meus avós, conversando pelas frestas do sistema de aquecimento com meu avô (que já havia falecido) que estava no andar de cima. Nossa conversa foi mais ou menos assim:

— Oi, querida. Você está bem?— Sim, Vovô. É você mesmo?

Eu estou bem, mas tem uma coisa que preciso saber. Estou fazendo a coisa certa em querer servir o Senhor assim? É isso que eu devo fazer?

— Bem, o que você acha?— Acho que é o certo, mas fui

criada cantando hinos na igreja, não músicas sobre Jesus para desconhecidos nos parques. Tudo é muito diferente!

FALANDO PELAS FRESTASJoyce Suttin

6

Page 7: Abril de 2011: O plano espiritual

— Talvez seja diferente do que você aprendeu, mas continua adorando o mesmo Jesus. Quando você ora, está orando para o mesmo Jesus. Quando canta Seus louvores, mesmo que a música seja rock, ainda está dizendo que O ama.

Não foi um sonho. Eu estava totalmente acordada, em um jardim e em plena luz do dia. Eu não podia vê-lo, mas sua voz era tão clara e real quanto o era a da minha prima, quando éramos crianças e falávamos pelas frestas do assoalho. Foi uma experiência que mudou a minha vida, fortaleceu a minha fé e, passados 38 anos, posso afirmar sem sombra de dúvida que ele estava

O TELEFONEMA

certo: o importante não é como amamos Jesus, mas que O amemos.

Joyce Suttin é membro da Família Internacional nos Estados Unidos.■

Clara Dunnow

Laurita acabara de chegar em casa depois de me visitar quando percebeu que teria de sair novamente para comprar pão para o jantar. Pegou as chaves do carro e saiu em direção à rua, mas quando estava fechando a porta de casa, ouviu seu celular tocando dentro de casa e voltou para atender à ligação. No mesmo instante, o telefone na minha casa soou. Estava em outro quarto, então tocou algumas vezes antes

que eu chegasse a ele. Eu disse “Alô” e Laurita também, ficamos em silêncio, uma esperando a outra dizer por que havia ligado. Expliquei que não ligara para ela, e ela disse que também não havia ligado para mim. Perguntei onde ela estava, ela disse que estava em casa e que tudo estava bem. Então, desligamos.

Naquele instante, Laurita ouviu um barulho na rua e foi ver o que tinha acontecido. Ao chegar ao portão, viu que alguém havia batido na porta do seu carro que estava estacionado em frente da casa, e várias pessoas estavam feridas na rua. Um motorista embriagado havia atingido o seu carro e atropelado alguns pedestres. Tudo acontecera

naquele instante em que voltou para dentro de casa para atender ao celular e falar comigo.

Se eu não liguei para Laurita nem ela para mim, então como foi que os dois telefones tocaram ao mesmo tempo? Seja quem for que tenha feito essa ligação a salvou de um terrível acidente, pois estaria entrando em seu carro no momento do acidente. Não sei como explicar o que aconteceu, mas sei que Laurita foi protegida sobrenaturalmente. Não importa a explicação racional ou técnica que alguém tente dar, tenho certeza que Deus usou aquela ligação para livrá-la do perigo. Alguns disseram que era um mistério. Eu digo que foi um milagre. E você?

Clara Dunnow é membro da Família Internacional na Argentina. ■

7

Page 8: Abril de 2011: O plano espiritual

Prepare-se! Estamos prestes a sair do monótono domínio do “planoide” e mergulhar no emocionante mundo do espírito!

Agora venha e sintonize-se à misteriosa dimensão das realidades eternas, o mundo vivo da eternidade, fora do moribundo mundo presente; a dimensão perpétua da eternidade, em vez do espaço passageiro do tempo. Conecte-se à fascinante dimensão invisí-vel para nós que estamos nesta carne mortal, para se desligar do efêmero plano mundano.

A Bíblia nos aconselha a pensar nas coisas que são de cima — do Céu — e não nas que são da Terra; porque as coisas que se veem são temporárias, mas as coisas que se não veem são eternas1.

Desde o princípio, todos os filhos de Deus pela fé buscaram um mundo invisível, “a cidade que tem fundamentos”, alicerces eternos, “cujo artífice e construtor é Deus”2. Sem terem recebido as promes-sas; mas vendo-as de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na Terra, porque buscavam uma pátria melhor, ou seja, celestial. Portanto, Deus não Se envergonha de Se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade, um lugar maravilhoso, a Cidade Celestial, a Nova Jerusalém, que descerá do Céu, vinda de Deus, e que ficará bem sobre o planeta Terra.3

Esta é a esperança de todas as eras: aquele mundo eterno, que agora nos é invisível, onde viveremos com Jesus para sempre — a Cidade Celestial descrita nos capítulos 21 e 22 do Apocalipse e citada também em muitas outras passagens na Bíblia. Isso é o que todos esperamos — não um castelo nas nuvens, mas literalmente o Céu na Terra.

O reino de Deus é eterno, já existe e está em fun-cionamento aqui e agora! Não só está à nossa volta, mas dentro de nós. Como Jesus disse: “O reino de Deus está dentro de vós” 4.

A ciência nos ensina que a existência da matéria consiste de quatro dimensões: três espaciais (com-primento, largura e altura) e outra a qual chamamos tempo. Einstein deixou isso claro em suas teorias da relatividade, provando que o tempo e o espaço estão

PLANOIDEDavid Brandt Berg

8

Page 9: Abril de 2011: O plano espiritual

indiscutivelmente relacionados. Nada pode ocupar um espaço sem tempo. As coisas precisam do tempo para existir.

Tenho na minha mão um impressionante cartãozinho postal, uma paisagem linda do fundo do mar, da deslumbrante e vívida criação de Deus. Mas o que é interessante neste cartão é que quando o olho de lado, só vejo duas dimensões: comprimento e largura. Encontro-me no mundo do planoide, que só consegue compreender seu pequeno mundo plano, sem absolutamente nenhuma profundidade. Ele não consegue ver mais nada. E quando olho para este cartão de lado, tampouco consigo ver mais nada. Se eu fosse um planoide, insistiria em dizer que não existe outro mundo além das minhas duas dimensões, só porque não consigo vê-lo.

Estamos em um nível superior ao dele, de apenas duas dimen-sões. Saímos inteiramente da sua vista, porque ele não consegue olhar nem para cima nem para baixo. A não ser que desçamos ao seu nível, não conseguirá nos ver, muito menos compreender a nossa nova dimensão. Para que possa nos ver, temos de estar exa-tamente no mesmo plano que ele e, no momento em que variamos

o mínimo que seja do seu plano, ficamos completamente fora de vista!

O nosso mundo tridimensional é quase ilimitado, tão maior e melhor do que o dele que lhe seria impossível entender o nosso mundo ou a nós. O nosso é um mundo inteiramente novo, mara-vilhoso e magnífico, mas que o planoide nem imagina que exista, simplesmente por não conseguir vê-lo.

Mesmo que fosse possível mostrar-lhe a nossa dimensão, estaria tão além da sua capacidade de compreensão bidimensional que ele provavelmente agiria como o caipira que, ao ver uma girafa pela primeira vez, disse: “Isso não existe!”

A verdade é que o nosso caro planoide, por orgulho, não suporta admitir que exista algo além de seu nível de compre-ensão. Coitado! Que raciocínio limitado! Que visão reduzida! E como é estreito o seu campo de ação! Como não consegue ir para outro lugar, detesta reconhecer que ao menos existam outros lugares e fica furioso com qual-quer pessoa que afirme que em alguma ocasião foi arrebatada àquele outro mundo e tenha tido um vislumbre do que está além do seu mundinho. Mas,

só porque ele não acredita num plano que para ele é invisível, não significa que este não exista!

É o que a Bíblia chama de “homem natural”, isto é, aquele se recusa a acreditar que coisas como a quinta dimensão e o mundo espiritual possam haver, simplesmente porque nunca esteve lá. “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura.”5 Para ele, essas coisas simplesmente não existem, só porque nunca as viu.

1. Colossenses 3:2;

2 Coríntios 4:18

2. Hebreus 11:10

3. Hebreus 11:13–16;

Apocalipse 21:2–3

4. Lucas 17:21

9

Page 10: Abril de 2011: O plano espiritual

Rejeitar a existência do mundo espiritual por ele ser invisível é tão absurdo quanto dizer: “Não acredito que Nova Iorque e a Inglaterra existam por que nunca vi esses lugares.” Mais ridículo, impossível.

A Bíblia está cheia de evidências, histórias e declarações sobre a existência da quinta dimensão, o mundo espiritual. Alguns de seus habitantes, agora imortais, tendo passado a fazer parte dela após a morte física, voltaram para nos contar a seu respeito. Outros foram elevados a esse nível para terem um vislumbre ou uma visão do mesmo, e muitos receberam mensagens de lá. Algumas pessoas inclusive já estiveram nessa dimensão! Sou uma delas e, portanto, sei que existe.

Você também pode! Se realmente quiser conhecer a verdade, humildemente admitir suas limitações e pedir a Deus para o ajudar a encontrar esse mundo inteiramente novo, Ele o fará. Por que não experimenta? O que tem a perder? ■

L E I T U R A Q U E A L I M E N T AO Mundo do Espírito

A Bíblia está repleta de incríveis vislumbres do mundo espiritual. Aqui estão alguns:

Anjos em missão de resgate.Gênesis 19:1–28

Jacó luta contra um anjo.Gênesis 32:24–30

O exército celeste.2 Reis 6:8–23

Uma carruagem de fogo.2 Reis capítulo 2

O trono de Deus.Ezequiel capítulo 10

A mensagem transmitida.Daniel capítulo 10

A reunião de cúpula de Jesus.Mateus 17:1–9

A viagem de João ao mundo espiritual.Apocalipse 1:10–18

Uma visão da cidade celestial.Apocalipse capítulos 21; 22:1–5

5. 1 Coríntios 2:14

10

Page 11: Abril de 2011: O plano espiritual

O poder de Deus possibilita coisas além da capacidade humana. Pode se manifestar de muitas maneiras: cura milagrosa de uma enfermidade; alívio de uma situação de estresse e pressão emocional; mudanças que não poderiam acontecer pelo esforço humano; percepção que transcende a sabedoria, o conhecimento e a experiência terrena; capacidade de amar abnegada e incondicionalmente, como Deus nos ama. Das soluções simples aos fenômenos incontestavelmente milagrosos, tudo procede de uma força exterior à nossa natureza: o poder de Deus.• Existe um poder tremendo

no amor de Deus. Perdoa pecados, renova espíritos, restaura saúde, dá esperança aos que não a têm, fortalece os fracos e traz luz onde há trevas.

PONTOS PARA REFLETIR

Poder Espiritual

• Deus é todo-poderoso e todas as coisas são possíveis àqueles que recorrem ao Seu poder pela fé e oração. Mesmo uma fé tão pequena quanto uma semente de mostarda pode lançar montanhas ao mar1, curar enfermos, ressuscitar mortos e dar nova vida aos desesperados e necessitados.2

• Você acha que milhões de pessoas ao longo das eras teriam acreditado em oração se não funcionasse? Descubra por você mesmo o poder da oração. Não há nenhum segredo.

• Deus conhece o coração e as necessidades, os sentimentos e os temores mais íntimos de cada pessoa, e tem o poder para dar exatamente o que ela precisa.

• O segredo do poder espiritual, da vitória, da superação, da produtivi-dade, do fogo, da vida, da luz e de tudo que faz bem está na Palavra de Deus!

• Deus tem poder ilimitado, mas para acessá-lo é preciso um conduto, uma via. A fé é o que transmite a energia de Deus da fonte para o aparelho.

• Todos já vimos filmes de super-heróis das revistas em quadrinho como Super-Homem, nos quais as personagens têm habilidades sobrenaturais. Apesar de viverem no mundo físico, possuem poderes que lhes permitem desafiar seus limites e fazer coisas humanamente impossíveis. Assim é na esfera espiritual. O Espírito de Deus em você lhe dá o poder para sair dos problemas e desespero da vida, trazendo-lhe felicidade, esperança, coragem e nova força impossível de ser reprimida ou superada.

• Reconhecer Deus em tudo adiciona uma nova dimensão à vida. É como entrar em um novo mundo, onde as coisas, antes banais, tornam-se extraordinárias. ■1. Mateus 21:21

2. Mateus 10:8

11

Page 12: Abril de 2011: O plano espiritual

Centenas de diferentes textos bíblicos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, nos falam dos anjos em diferentes cenários e desempenhando diferentes papéis. Estas são as respostas encontradas na Bíblia para as perguntas mais frequentes sobre anjos.

De onde surgiram?Os anjos foram criados por Deus.

Pois nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e

para Ele. — Colossenses 1:16

Os anjos existem desde antes de o mundo ser criado.O Senhor respondeu a Jó. … “Onde estavas

tu, quando Eu lançava os fundamentos da terra, quando as estrelas da alva juntas alegremente canta-vam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?” — Jó 38:1–7

Como são os anjos?Os anjos são sábios.

Seja a palavra do rei, meu senhor, para o meu descanso, pois como um anjo de Deus, assim é o rei, meu senhor, para discernir entre o bem e o mal. — 2 Samuel 14:17

[Arcanjo] Gabriel … disse: “Daniel, agora vim para fazer-te entender o sentido.” — Daniel 9:21–22

Os anjos são inumeráveis.Milhares de milhares O serviam, e milhões de

milhões estavam diante dEle. — Daniel 7:10Mas tendes chegado ao monte Sião, e à cidade

do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos. — Hebreus 12:22

Então olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos seres viventes, e dos anciãos;

AnjosSamuel Keating

12

Page 13: Abril de 2011: O plano espiritual

e o número deles era milhões de milhões e milhares de milhares. — Apocalipse 5:11

Os anjos são imortais.E não podem mais morrer;

pois são como os anjos. — Lucas 20:36

Alguns anjos possuem asas.Os serafins estavam acima dele,

cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. — Isaías 6:2

Alguns anjos aparecem sob forma humana.

Não vos esqueçais da hospitali-dade, pois, por ela, alguns, sem o saber, hospedaram anjos. — Hebreus 13:21

O que os anjos fazem?Os anjos são protetores e libertadores.

Pois aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. — Salmos 91:11

O meu Deus enviou o Seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano. — Daniel 6:22

Estava Pedro dormindo [na prisão] entre dois soldados, ligado com duas algemas, e as sentinelas à porta guardavam a prisão. De

repente, sobreveio um anjo do Senhor; e o despertou, dizendo: “Levanta-te depressa!” E caíram-lhe das mãos as algemas. Disse-lhe o anjo: “Lança às costas a tua capa, e segue-me.” Pedro, saindo, o seguia. Quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma. Tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. — Atos 12:6–10

Os anjos são provedores.De súbito um anjo o tocou, e

lhe disse: “Levanta-te, e come.” Ele olhou, e viu que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre brasas, e uma botija de água. — 1 Reis 19:5–6

Anjos são mensageiros de Deus.

O anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e lhe disse: És estéril, e nunca deste à luz, mas conceberás, e terás um filho.” — Juízes 13:3

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e dar-te estas alegres novas.” — Lucas 1:19

O anjo lhes disse: Não temais. Eu vos trago novas de grande alegria, que o será para todo o povo. Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” — Lucas 2:10–11

Os anjos lutam a nosso favor contra o Diabo e seus demônios.

Então [o anjo] me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias. Então Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me.” — Daniel 10:12–13

E houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalha-vam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam. — Apocalipse 12:7

Os anjos louvam Deus e se regozijam em Sua obra.

No mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem!” — Lucas 2:13–14

E todos os anjos de Deus O adorem. — Hebreus 1:6

Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. — Lucas 15:10

Samuel Keating é membro da Família Internacional e faz parte da equipe de editores da Contato. ■1. Ver também Gênesis 18:1–2; 19:1–3;

Daniel 10:18; Zacarías 2:1

13

Page 14: Abril de 2011: O plano espiritual

O ar quente invadia o carro no qual percorría-mos uma estrada estreita no méxico, a caminho de monterrei. Desfrutávamos a beleza da paisagem de campos secos, interrompida ocasionalmente por uma árvore ou uma casa, mas o calor sufocante e o ruído incessante do motor da nossa van estavam começando a me afetar. Quatro dos meus companheiros de viagem já estavam dormindo, enquanto Shawn, meu filho, e eu resistíamos ao sono bravamente. As rodovias secundárias do México são incrivelmente estreitas e a longa reta em que trafegávamos não dispunha de iluminação nem acostamentos, o que torna dirigir à noite menos seguro do que sob condições “normais”. Estávamos ansiosos por chegar ao destino antes do escurecer.

De repente, o calor e a umidade intensos foram interrompidos por uma trovoada e uma chuva tor-rencial. A visibilidade estava muito

ruim quando, de súbito, nosso veículo começou a derrapar descontroladamente na estrada, invadindo a faixa contrária. Shawn se atracou com o volante e em frações de segundo nos vimos em rota de colisão com uma carreta que vinha veloz no sentido oposto.

A cena aterradora parecia se desenrolar em câmara lenta e senti um impulso irresistível de agradecer a Deus pelo Seu amor e pela Sua bondade. No preciso momento em que estávamos para nos chocar de frente com a jamanta, proferi o que provavelmente foi a oração mais curta que já fiz: “Obrigado”. Instantaneamente, todo o medo me deixou.

Todavia, em vez de bater no caminhão, nosso carro saiu abrup-tamente da estrada, em direção a um campo e voltou depois que a carreta havia passado, quando meu filho conseguiu recuperar o controle do veículo. Escapáramos

POR UM TRIZ

por tão pouco quanto seria possível.

A tempestade de verão acabou tão repentinamente quanto havia começado. Quando olhei para ver como estavam nossos compa-nheiros, encontrei-os dormindo pacificamente, como se nada houvesse acontecido. Deus lhes havia poupado toda a provação.

Lembro desse incidente com frequência e fico imaginando como seria se pudéssemos ver os bastidores daquela cena, na dimensão espiritual. Milagres como o que Shawn e eu testemunhamos naquela estrada mexicana são inegáveis, mas durante quantos “permanecemos dormindo”?

Martha Moore é membro da Família Internacional na Romênia. ■

Martha Moore

14

Page 15: Abril de 2011: O plano espiritual

“Os céus declaram a glória de Deus” — escreveu o salmista. O firmamento proclama a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.”1 O Criador fala por meio de Sua criação.

Você também pode ouvi-lO, se parar o que estiver fazendo para escutar.

Um lugar quieto em meio à natureza é preferível, mas, se não for possível, basta olhar para uma árvore, algumas plantas ou mesmo um pedacinho de céu.

Desligue o telefone. Esqueça o trabalho. Deixe de lado todos os outros pensamentos e dê a Deus toda sua atenção. Procure tirar do seu campo visual tudo que for artificial e concentre-se em algo que Deus fez: uma flor, uma árvore, uma borboleta, uma nuvem, um lago, um riacho, a brisa.

Imagine o amor e desvelo que Deus dedicou ao criar isso em que você escolheu se concentrar. Então, multiplique isso por todas as outras coisas como essa. A que conclusão isso o leva sobre o amor e desvelo que Ele tem por você? Isso não lhe dá uma sensação de paz e bem-estar?

Respire profundamente algumas vezes. Relaxe e deixe-se embeber no amor de Deus e escute-O revelar mais das Suas verdades para você. ■

A M O R V I S Í V E L Deus ama você? É possível vê-lO e senti-lO no lindo mundo que Ele lhe deu para viver. Simplesmente olhe ao seu redor.Deus derrama beleza e bênçãos não apenas sobre aqueles que aparentemente merecem Seu amor e misericórdia, mas também sobre os outros.1 Ele deu o Sol, a chuva, as árvores, a grama, o céu, a Lua, as estrelas e todo o resto. Ele não tinha de fazer a vida tão maravilhosa nem o mundo tão belo, mas fez. — David Brandt Berg

C O M E C E A Q U ISe ainda não possui uma conexão pessoal com Deus, pode estabelecer a sua agora mesmo, convidando Seu filho, Jesus, a entrar no seu coração. Simplesmente faça esta curta oração:

Jesus, acredito em Você e O convido a entrar na minha vida, para ser meu Salvador e companheiro de todas as horas.

escuteOs atributos invisíveis

[de Deus], desde a

criação do mundo,

claramente se veem pelas

coisas que foram criadas.

— Romanos 1:20

Aquietai-vos, e sabei que

eu sou Deus.

— Salmo 46:10

1. Salmo 19:1–2

2. Mateus 5:45

Um Exercício Espiritual

15

Page 16: Abril de 2011: O plano espiritual

Derramo o Meu amor constante-mente, em um fluxo sempre rico, livre e abundante. Entretanto, a manifestação desse amor na sua vida se conforma à sua fé. Depende de quanto o procura e reconhece as inúmeras formas por meio das quais o manifesto todos os dias. Quer você o reconheça quer não, a verdade é que o Meu amor permanece constante, abundante e incondicional.

COM AMOR, JESUS

Sempre e e ternamen te

Você não pode merecê-lo nem conquistá-lo com seus próprios méritos. Meu amor é uma dádiva. Eu simplesmente o amo — só isso! Eu o amo, nunca deixarei de amá-lo e este amor nunca diminuirá. Sempre o amarei com um amor perfeito, inter-minável e abundante.

Quero que participe de toda a riqueza, beleza, poder e glória desse amor, pois é eterno.