Academy (ADSA) é uma iniciativa que ajuda …...As startups digitais nascem frequentemente globais,...

2
Por mais informações contacte: Claudio Santos Universidade do Porto Praça Gomes Teixeira, Porto, Portugal T: +351 220 408 272 E: [email protected] W: atlanticdigitalstartups.eu Este projeto é co-fionanciado Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do programa Interreg Espaço Atlântico. Este documento reflete apenas as opiniões dos parceiros do projeto sendo que as autoridades programa Interreg Espaço Atlântico não são responsáveis pelo uso da informação nele contida. Digital startups going international O que é a Atlantic Digital Startup Academy? A Atlantic Digital Startup Academy (ADSA) é uma iniciativa que ajuda startups digitais a desenvolver e lançar os seus negócios em mercados internacionais. A iniciativa traduz-se num programa de suporte que inclui mentoria, formação, “networking” e eventos. O programa permite aos participantes investigar novos mercados, testar os seus produtos, desenvolver know-how e formar parcerias que serão fundamentais para o sucesso no estrangeiro. O Espaço Atlântico é visto como o primeiro passo para as startups descobrirem novos mercados, beneficiarem de formação e testarem a sua oferta, com vista a estabelecer o seu negócio. Project acronym

Transcript of Academy (ADSA) é uma iniciativa que ajuda …...As startups digitais nascem frequentemente globais,...

Page 1: Academy (ADSA) é uma iniciativa que ajuda …...As startups digitais nascem frequentemente globais, ora porque precisam de chegar primeiro a um mercado global com a sua tecnologia

Por mais informaçõescontacte:

Claudio Santos

Universidade do PortoPraça Gomes Teixeira,Porto,Portugal

T: +351 220 408 272E: [email protected]: atlanticdigitalstartups.eu

Este projeto é co-fionanciado Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do programa Interreg Espaço Atlântico.

Este documento reflete apenas as opiniões dos parceiros do projeto sendo que as autoridades programa Interreg Espaço Atlântico não são responsáveis pelo uso da informação nele contida. Digital startups going international

O que é a Atlantic Digital Startup Academy?

A Atlantic Digital Startup Academy (ADSA) é uma iniciativa que ajuda startups digitais a desenvolver e lançar os seus negócios em mercados internacionais.

A iniciativa traduz-se num programa de suporte que inclui mentoria, formação, “networking” e eventos. O programa permite aos participantes investigar novos mercados, testar os seus produtos, desenvolver know-how e formar parcerias que serão fundamentais para o sucesso no estrangeiro. O Espaço Atlântico é visto como o primeiro passo para as startups descobrirem novos mercados, beneficiarem de formação e testarem a sua oferta, com vista a estabelecer o seu negócio.

FULL COLOR

Project acronym

Colour

CMYK HEX RGB Pantone

109 C 0/24/93/0 #fdc608 253/198/8

Page 2: Academy (ADSA) é uma iniciativa que ajuda …...As startups digitais nascem frequentemente globais, ora porque precisam de chegar primeiro a um mercado global com a sua tecnologia

Digital startups going internationalInternacionalizar cedo pode ser crucial para startups tecnologicamente inovadoras.

As startups digitais nascem frequentemente globais, ora porque precisam de chegar primeiro a um mercado global com a sua tecnologia disruptiva, e tirar o máximo de partido disso, ora porque o nicho que servem só é viável em mercados maiores que o do seu país.

Ao competirem no espaço digital, normalmente, não enfrentam as mesmas barreiras de entrada em novos mercados.

No entanto, a maior parte das agências de apoio ao empreendedorismo tende a focar-se num modelo de crescimento que favorece a instalação em mercados locais, depois evoluírem o seu negócio.

O programa ADSA serve para capacitar empreendedores e ensiná-los a fazer o melhor uso do suporte existente, enquanto desenvolvem novas parcerias, para a internacionalização, na região Atlântica.

Quem se pode juntar?O programa ADSA está a recrutar 10 startups digitais por região parceira. Para se candidatar a empresa tem que ter menos de 5 anos de operação e usar uma tecnologia digital como vantagem competitiva.

Como é financiado o programa ADSA e quanto custa?O programa ADSA é financiado em 75% pela União Europeia, através do Programa Interreg Espaço Atlântico, que é um instrumento de política de coesão e providencia um enquadramento para a implementação de ações conjuntas e interação entre atores nacionais, regionais e locais dos diferentes estados membros.

O custo restante é suportado pelos parceiros locais, a título próprio. A maior parte das atividades não tem custos para os participantes, embora poderão existir exceções.

Qual a oferta do programa?

Aferta do programa será liderada pelas empresas participantes. Qualquer empresa interessada deverá completar o formulário de interesse (EOI Form) para participar no programa.

O suporte oferecido caracteriza-se por:

• Formação em vendas e exportação• Apoio em “pitching” (individual ou em grupo)• Mentoria por especialistas em Inovação• Apoio para visitas a feiras internacionais (Trade Show)• Apoio a eventos para conhecer o comprador (“Meet the Buyer”)• Oportunidades de formação identificadas pelos parceiros do projeto• Vídeos promocionais para as empresas participantes

Após o preenchimento do formulário EOI, será levado a cabo por um mentor, ou profissional qualificado, uma avaliação das condições económico-financeira da empresa. Depois desta análise será elaborado um plano de ação.

Quem são os parceiros deste projeto?O projeto ADSA resulta de uma parceria de instituições de suporte localizados em 5 estados membros da EU, na região Atlântica.

Os parceiros são:

França: Technôpole Brest-Iroise (Bretanha) Réseau de Professionels du Numérique (Poitiers)Irlanda: WestBIC (Galway/Mayo) LEO (Cork)Espanha: CEEI (Baía de Cádiz) Andalusian Council of Chambers of Commerce (Sevilha)Irlanda do Norte, UK: Enterprise North West (Derry)Portugal: IPN Incubadora (Coimbra) Universidade do Porto (Porto)Bélgica: European Business and Innovation Centre Network (Bruxelas)

Os parceiros ADSA vão reunir agentes dos respetivos ecossistemas empreendedores para atividades de aprendizagem e networking que visam apoiar a internacionalização de startups e a transferência de conhecimento para a comunidade de agentes de apoio, na região Atlântica.

Atlantic Area Programme2014–2020