ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro...

48
EDIÇÃO 9 · ANO III · DEZEMBRO DE 2016 ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e Botuverá Pág. 34 DARCI KLANN HELLMANN/FOTO PRIMAVERA

Transcript of ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro...

Page 1: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

EDIÇÃO 9 · ANO III · DEZEMBRO DE 2016

ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e Botuverá Pág. 34

DAR

CI K

LAN

N H

ELLM

ANN

/FO

TO P

RIM

AVER

A

Page 2: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

2 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

NÚCLEOS E NOVOS ASSOCIADOS

Novos Associados

Coordenadores deNúcleos Setoriais

• Averzzy• Azus Gás• Bilu Alimentos• CBC Printshop• Centrallympe• Conceito Odontologia• Cristiane Bertoli Arquitetura• Dell’Agnolo Soluções em TI• Eviddence Multimarcas• Farma Plus - Guabiruba• Felpatex• Imobiliária Zucco• LB Imóveis• Manias e Acessórios• Olho D’Água• Panificadora Ventura• Pietro’s Restaurante• Posto Bissoni• Sirius Farmácia de Manipulação• Sirius Produtos Naturais• Tapeçaria Guarani• Top Team Clínicas Odontológicas• The Vintage Deck Burguer

PANIFICADORAS E CONFEITARIAS FERNANDO ZENPanificadora Zen

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOLUCIANO QUINTINOUniver Soluções

MULHERES EMPRESÁRIASROSANGELA ANDRADEAndrade Eventos e Consultoria

MOVELEIROSDANIEL DOS SANTOSKaza Móveis

METALMECÂNICAADALBERTO SPECK DIASPerfil Máquinas e Equipamentos

GESTÃO AMBIENTALVALTER FLORIANICaçamba Cidade Limpa

FABRICANTES DE TOALHASARTUR EDUARDO MARCHILufamar Tecidos

LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICASWERNER GUSTAVO VIEIRA WILLRICHLaboratório TWA – Verner Willrich

JOVENS EMPREENDEDORES – ACIBr JOVEMEDUARDO JONAS IMHOFEduardo Imhof Corretor de Imóveis

INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE BRUSQUEMAICON RODRIGO MORESCOColégio Energia

EMPRESÁRIOS DE BOTUVERÁEDUARDO BARNIMineração Rio do Ouro

EMPRESARIAL DE GUABIRUBALUANA SCHUMACHER VAZGuabifios Produtos Texteis

ESCOLAS DE IDIOMASKARINA RISTOW KOHLERLink Language School

ACADEMIAS DE BRUSQUEJOÃO HEITOR DEBRASSI BENVENUTIExtremme Academia

COMÉRCIO EXTERIORLUCIANE KORMANNRemy Automotive Brasil

CORRETORES E IMOBILIÁRIAS DE BRUSQUEHORST HEINIGEscritório Imobiliário Heinig

CONSTRUTORASVALTER ORLANDIKRCON Empreendimentos

EMPRESAS CONTÁBEIS DE BRUSQUE E REGIÃOANDRÉ RAMOS KLABUNDESupervisão Serviços Contábeis

FARMÁCIAS E DROGARIASCLAUDETE WILLRICH SANI Farmácia Lindóia

CORRETORES DE SEGUROSGLODOALDO PINHEIROErpa Seguros

GASTRONOMIAJONATHAN ANTONY CASAGRANDECasa Grill Restaurante

TURISMOROSELAINE ERTHALRose Cia de Viagens

Page 3: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

3REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EDITORIAL

REVISTA DA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE BRUSQUE

EXPEDIENTE

Impressão: Gráfica Mercúrio

A ACIBr utiliza material reciclado em sua embalagem de jornal

Conselho Editorial: Valzete Walendowsky, Janice Kunitz,

Cândido Horácio Godoy e Aliomar Luciano dos Santos.

Textos e fotos: Ideia Comunicação Corporativa - Jornalistas

Responsáveis: Carina Machado, Guédria B. Motta, e Taiana Eberle

Planejamento Gráfico e diagramação: Diego Bernardi

Veiculação Trimestral: 1.200 Exemplares

HALISSON HABITZREUTERPresidente

Acabamos de comemorar o aniversário de 82 anos da ACIBr - Associação Empresarial de Brusque, fundada no dia 02 de outubro de 1934 e também um ano de gestão da atual diretoria. O Jantar Festivo realizado no dia 10/10, nas dependências da Sociedade Santos Dumont, para nossa grande satisfação,

reuniu um seleto público de mais de 400 pessoas, entre associados/nucleados, autoridades, lideranças empresariais e políticas e empresários de Brusque e região. Como momento especial do evento, tivemos a palestra do jornalista Paulo Alceu, que abordou o tema “Expectativa para Santa Catarina neste novo cenário econômico e político do Brasil”.

Um ano se passou desde que assumimos a presidência da ACIBr e muitas ações foram efetivamente colocadas em prática neste período pela Diretoria e Núcleos Setoriais. Entendo ser oportuno e importante, fazer uma breve prestação de contas dos principais pontos que concretizamos nestes doze meses.

Além da promoção de cursos visando a capacitação, qualificação e aperfeiçoamento profissional de empresários e seus colaboradores, como o Empretec e o NR12 e palestras com temas importantes sobre Inovação Tecnológica, Linhas de Financiamento do BNDES, bem como a realização da 4ª edição do Fórum de RH e os Almoços de Ideias, que somados contaram com a expressiva participação de mais de mil pessoas, realizamos uma série de ações direcionadas aos nossos associados e em benefício da sociedade como um todo.

Igualmente os 22 Núcleos Setoriais de nossa entidade estiveram envolvidos numa série de atividades no período. Missões empresariais internacionais levaram nucleados à China e à Itália. Visitas técnicas a importantes feiras, instituições e empresas catarinenses e da região Sul do país, proporcionaram aos integrantes de diversos Núcleos conhecer novos produtos e serviços, tecnologias, logística, planejamento e processos administrativos, permitindo o contato direto com a inovação.

Paralelamente os nucleados estiveram envolvidos em workshops, treinamentos, capacitações e promoveram eventos que tiveram grande repercussão na comunidade como o Festival Nacional da Cuca, o Dia D Eco Ponto, o 1º Festival Gastronômico - TEMPERÔ e o 1º Feirão de Imóveis.

Defendemos ainda bandeiras importantes para o desenvolvimento e evolução dos municípios onde nossa entidade está inserida, como a construção da Barragem de Botuverá e a Duplicação da Antônio Heil (SC-486), bem como a implantação da terceira subestação da CELESC em Brusque.

Atuamos sempre pressionando o Governo do Estado e os órgãos competentes, exigindo melhorias no setor de Segurança Pública. Precisamos de mais efetivo policial para a nossa cidade e região, já que o 18º Batalhão da Polícia Militar engloba Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Ilhota e a 17ª Delegacia Regional da Polícia Civil os municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Major Gercino e São João Batista.

A promessa que tivemos na última audiência em Florianópolis no início de outubro com a cúpula da Segurança Pública estadual é de que após a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar e, encerrada a temporada de verão na orla catarinense, receberemos considerável número de policiais para reforçar o efetivo existente. Ficaremos atentos e cobraremos por isso.

Por outro lado, temos buscado a melhoria contínua dos serviços prestados aos associados. Além de incrementar os serviços já prestados, ampliamos o número de soluções empresariais de tal forma que possamos atender a demanda e necessidades dos associados.

A grande inovação que temos o prazer de anunciar é a Escola de Negócios da ACIBr, lançada oficialmente no último dia 29 de setembro e em pleno funcionamento.

A Escola de Negócios da Associação Empresarial de Brusque nasce com um DNA voltado à Inovação. Com seu foco direcionado ao treinamento e aprimoramento das competências profissionais, a Escola oferece cursos voltados às necessidades das empresas, de forma inovadora, por meio de uma plataforma de ensino a distância (EaD).

Com a parceria do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE para a certificação dos cursos, a Escola de Negócios da ACIBr se projeta como uma solução acessível e de qualidade para levar o conhecimento aos colaboradores das empresas associadas, promovendo Educação Corporativa.

Muito fizemos neste primeiro ano de gestão à frente da Direção da ACIBr, avançamos em vários aspectos, porém temos muito mais a realizar através do associativismo.

Neste sentido destacamos a importância da ACIBr para o Networking. Ter uma boa rede de relacionamento hoje é essencial para qualquer empreendedor. Hoje congregamos as principais lideranças de cada setor, sendo inestimável esta rede de relacionamentos que a entidade proporciona aos seus associados.

Para tanto temos a intenção de prosseguir com os eventos já tradicionais como o Almoço de Ideias - onde palestrantes de renome trazem informações e dicas úteis para o dia a dia das empresas bem como para os empresários e seus colaboradores -, cursos e outros eventos que favorecem o networking e o aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Observamos que o Brasil começa a dar sinais de recuperação na economia. Após um ciclo muito longo sem reformas, sem repensar custos e se reestruturar, a retomada e a melhora também são mais longas, mas elas já estão ocorrendo. As perspectivas são de que as mudanças positivas comecem a ocorrer nos próximos meses.

Acreditamos que já passamos pelo pior da crise, mas as questões econômicas ainda dependem muito de decisões políticas. Algumas soluções estão sendo tomadas, em nível federal, mas precisamos evoluir muito ainda na questão política e esperamos em virtude disso uma melhora econômica e social.

Aguardamos por um ano positivo em 2017, até pela mudança nas administrações municipais. Com certeza teremos um novo ciclo para os empresários dos diferentes segmentos de atividades.

Para finalizar, destaco que 82 anos se passaram desde a fundação da ACIBr e muitas foram as realizações e conquistas. Ao longo de sua história, a Associação Empresarial sempre esteve e está ao lado de quem defende as instituições, a livre iniciativa e os empreendedores.

A cidade cresce, se transforma, a Associação se reinventa o tempo todo. São muitas conquistas. Sempre a favor da indústria, do comércio, dos prestadores de serviços, da infraestrutura, da mobilidade urbana e da dinamização da economia.

A ACIBr é a voz, apoio e o agente facilitador que cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de quem pilota a locomotiva da economia: o empreendedor.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.

Page 4: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

4 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

ÍNDICE

Almoço de Ideias: O Brasil vai voltar a crescer

Diretoria da ACIBr visita APAE de Brusque

Temperô: Primeiro Festival Gastronômico de Brusque ultrapassa meta

Por enquanto, só as pessoas pensam

Brusque sedia Encontro Regional de Jovens Empreendedores

Núcleo da ACIBr celebra o Dia do Corretor de Imóveis

“Temos muito a ensinar aos jovens, mas principalmente aprender com eles”

Licenciamento de Software é tema de palestra promovida pela ACIBr

ACIBr em parceria com a Unifebe lança a Escola de Negócios

Núcleo de Construtoras se reúne com empresa alemã

Diretoria da ACIBr realiza reunião itinerante em Guabiruba

“Unindo as vozes podemos exigir uma melhor condução das políticas econômicas”

Núcleo de Panificadoras participa de Encontro Estadual de ACIs

Possibilidade de mais efetivo em 2017

A vez das mulheres

Dia D EcoPonto mobiliza a comunidade de Brusque e região em 2016

ACIBr comemora 82 anos de fundação com palestra sobre política e economia

Diretoria da ACIBr se reúne com prefeito e vice de Brusque eleitos

ACIBr participa de solenidade de inauguração do Bloco D da Unifebe

Warusky: 30 anos de empreendedorismo e crescimento

Projeto Mania de Ler da ACIBr arrecada mais de dois mil livros em 2016

6

8

10

11

12

14

16

18

20

21

22

24

26

28

30

32

34

38

42

43

46

Page 5: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em
Page 6: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

6 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

ALMOÇO DE IDEIAS

om o objetivo de promover uma reflexão sobre o cenário econômico do país, apresentar perspectivas de crescimento, bem como promover o network e a troca de experiência e conhecimento, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou no dia 12 de agosto a 15ª edição do Almoço de Ideias. Com um público de cerca de 250 pessoas, formado em especial por empresários e lideranças

de classe e políticas, o evento contou com a palestra do economista Marcelo Piragibe, que falou sobre ‘As novas oportunidades de mercado: como se preparar para o novo ciclo econômico’.

Ao longo do encontro, o palestrante fez uma reflexão conjunta com o público, onde apresentou historicamente os ciclos econômicos do Brasil, as crises mundiais que afetaram diversos países nas últimas décadas, bem como a importância de os empresários se prepararem com as mudanças atuais para a próxima fase do país.

Através de gráficos, números e cases de sucesso, Piragibe mostrou ainda uma visão econômica do novo crescimento do Brasil previsto para os próximos meses, bem como as ferramentas necessárias para que as empresas estejam preparadas e fortes

“O Brasil vai voltar a crescer”Perspectiva foi apresentada pelo economista Marcelo Piragibe durante 15º Almoço de Ideias da ACIBr

Com um público de cerca de 250 pessoas, formado em especial por empresários e lideranças de classe e políticas, o evento contou com a palestra do economista Marcelo Piragibe, que falou sobre ‘As novas oportunidades de mercado: como se preparar para o novo ciclo econômico’

Ao longo do encontro, Piragibe apresentou historicamente os ciclos econômicos do Brasil, as crises mundiais nas últimas décadas, bem como a importância de os empresários se prepararem com as mudanças atuais para a próxima fase do país

C

Page 7: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

7REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

Sabemos que o momento complicado da economia que vivemos é derivado

de uma grande crise política no país inteiro.

Precisamos evoluir muito ainda na questão política e esperamos em virtude

disso uma melhora econômica.

Halisson Habitzreuter, presidente da ACIBr

ALMOÇO DE IDEIAS

para essa nova fase, relacionadas à gestão, ao conhecimento da economia e da micro economia, à parte de pessoas, planejamento estratégico e principalmente de qualidade. “Essas ferramentas são os fundamentos para que as empresas se preparem, para que quando houver um novo crescimento, elas tenham a oportunidade de aproveitá-lo da melhor forma”, pontuou.

Retomada olímpicaSegundo o economista, pelo fato de o Brasil não ter feito as

correções necessárias nos últimos dez anos, nem reformas em diversos âmbitos, o país ficou semelhante a um ‘maratonista’ que disputa uma corrida sem parar. “Em 2002 tivemos o início dessa corrida. Em 2004 já eram necessárias reformas tributárias, previdenciárias, políticas e educacionais, que não foram feitas. Em 2008 o mundo teve uma crise, mas o Brasil não se preparou novamente. Assim como um maratonista, ao invés de parar em 40 quilômetros, ele continuou correndo 60, 80, 100 quilômetros direto, o que o levou a ir para a UTI recentemente. Ou seja, após um ciclo muito longo sem reformas, sem repensar custos e se reestruturar, a retomada e a melhora também são mais longas, mas elas estão ocorrendo”, afirmou.

Além disso, de acordo com o especialista, as perspectivas são de que as mudanças positivas já comecem a ocorrer nos próximos meses. “Os índices mostram que já paramos de ‘cair’, então temos que nos preparar para os próximos 12 meses. Com certeza no segundo semestre de 2017 teremos um crescimento positivo, pelo fato da inércia e do nosso ‘maratonista’ já voltar a correr”, comentou.

Por fim o palestrante falou sobre a importância do Almoço de Ideias e avaliou a oportunidade de lideranças políticas e empresariais se encontrarem como um momento essencial para mudanças. “Quem participa desse evento são pessoas que possuem uma consciência diferenciada, que querem refletir para melhorar. Ou seja, se o empresário tem o conhecimento e se ele possui articulação política e social, as mudanças acontecem.

Estar aqui neste encontro já é uma mudança e, além de pensar e discutir, os empresários e os políticos precisam ter vontade de planejar e fazer acontecer. Os empresários fazem a diferença e podem continuar fazendo, basta querer. Parabéns a todos pela vontade de querer fazer”, acrescentou.

Conhecimento para crescerO presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter acredita que o

país já esteja vivendo um momento ‘pós-crise’ e com a palestra

os empresários tiveram acesso a informações importantes para melhor planejar as atividades de cada empresa, nos mais variados setores, para o novo ciclo econômico. “Tivemos valiosas dicas e que irão colaborar para o desenvolvimento de toda a região de Brusque, Guabiruba e Botuverá. A ACIBr também acredita que já passamos pelo pior dessa crise, mas as questões econômicas ainda dependem muito das decisões políticas. Sabemos que o momento complicado da economia que vivemos é derivado de uma grande crise política no país inteiro. Algumas soluções estão sendo tomadas, em nível federal, mas precisamos evoluir muito ainda na questão política e esperamos em virtude disso uma melhora econômica”, frisou.

Entre os empresários que prestigiaram o Almoço de Ideias da ACIBr também estava Beno Alcides Buttchevits, que assim como o presidente da ACIBr e demais empresários acredita que somente através da união empresarial, do conhecimento e preparo é possível buscar soluções para a retomada do crescimento econômico. “O Almoço de Ideias é um evento já concretizado em Brusque e foi um momento essencial, pois o conteúdo apresentado irá auxiliar os empresários a acreditarem um pouco mais no país e também na política, que precisa ser vista e feita de outra forma, para trazer menos prejuízos possíveis para a sociedade. Esperamos ter um ano positivo em 2017, até pela mudança nas administrações municipais com as eleições em outubro, e com certeza teremos um novo ciclo para os empresários do ramo da indústria, serviços e comércio”, completou.

Pe. Cláudio Piontkewicz, da Faculdade São Luiz; o economista e professor Marcelo Piragibe; o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter; e o diretor geral da ESIC, Pe. Ari Erthal durante o 15º Almoço de Ideias da ACIBr

Page 8: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

8 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

APOIO

iretores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) estiveram no dia 22 de agosto na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque. A visita teve como objetivo conhecer os trabalhos desenvolvidos pela entidade e ver de que forma a classe

empresarial pode contribuir para o desenvolvimento de projetos em parceria com a instituição.

Na oportunidade, o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, os diretores Lauro Dalcegio, Ademir José Pereira, e o diretor Executivo da entidade, Cândido Godoy, conheceram as instalações da Clínica UniDuniTê e os serviços disponibilizados nela para a comunidade da região. Na clínica são realizados o Teste do Pezinho e o Teste da

Orelhinha para crianças nascidas em Brusque, Guabiruba e Botuverá, bem como o atendimento especializado na prevenção de deficiências, através da estimulação precoce, que ultrapassa dois mil atendimentos por mês. Além disso, os diretores estiveram no Centro de Convivência Ruth de Sá (Cecom), onde acompanharam o trabalho realizado com os alunos em fase de envelhecimento e algumas atividades ocupacionais que promovem qualidade de vida aos mesmos. Por fim, os empresários conheceram a estrutura do Centro Educacional e Profissionalizante Santa Inês (ISI), e as ações desenvolvidas com os adultos e adolescentes da entidade, como as Oficinas de Tapeçaria e Papel Reciclado, e o Laboratório de Informática.

Ao longo da visita, também foram discutidas as necessidades

Diretoria da ACIBr visitaApae de Brusque

Objetivo foi conhecer os trabalhos da entidade e discutir possíveis parcerias entre as instituições

A visita da ACIBr teve como objetivo conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Apae de Brusque e ver de que forma a classe empresarial pode contribuir para o desenvolvimento de projetos em parceria com a instituição

Primeira do EstadoFundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado pelo nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2015 a entidade completou 60 anos, e Pierre ainda é um dos seus alunos. Com ele, mais 280 estudantes recebem atendimento diário. Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.

D

Page 9: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

9REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

APOIO

de equipamentos e matérias-primas que possam melhorar e facilitar a produção dos alunos, em especial para a confecção dos papéis reciclados e tapetes que são feitos nas oficinas da entidade.

A visita foi acompanhada pelo presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, pelo vice-presidente, Márcio Belli, pela diretora Executiva da entidade, Sandra Helena de Almeida, pela secretária Executiva da Apae, Milani Zunino, e pela filha do fundador da Apae de Brusque e irmã do aluno mais velho da entidade, Maria Tereza Moritz Montibeller.

Reunião da diretoriaEm seguida, o presidente e vice-presidente da Apae de Brusque

participaram da reunião da diretoria da ACIBr, com demais empresários. Na oportunidade eles apresentaram os diversos projetos que a entidade desenvolve e os que a Apae ainda pretende desenvolver, nas mais variadas áreas, como saúde, infraestrutura, transporte, energia, entre outros, para garantir melhor atendimento e qualidade de vida a todos os alunos da instituição. Além disso, os diretores da Apae também apresentaram as principais dificuldades enfrentadas atualmente pela associação, em especial a falta de apoio e recursos, que muitas vezes comprometem o desenvolvimento de projetos. “Há

ACIBr irá solicitar a Celesc apoio em projeto de melhorias na energia elétrica para Apae de BrusqueA ACIBr deve agendar em breve uma reunião com o diretor presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewert. Na oportunidade, a ACIBr irá solicitar o apoio da entidade estadual ao projeto de melhorias na eficiência de energia elétrica da Apae de Brusque. De acordo com a diretoria da Apae de Brusque, a instituição possui na cobertura de seu pátio estrutura para suportar as placas de energia solar, construída sob orientação da própria Celesc. O projeto foi desenvolvido por um engenheiro da Central, há mais de dois anos, entretanto ainda não foi colocado em prática. Além de melhorar a eficiência de energia na entidade, com a instalação das placas de energia solar, o projeto também reduziria os custos, que hoje são de aproximadamente R$ 4 mil mensais para a Apae.O assunto foi tema da reunião da diretoria da ACIBr no dia 17 de outubro, e o presidente da entidade, Halisson Habitzreuter se prontificou a buscar soluções em conjunto em prol da entidade assistencial.

Os diretores da ACIBr conheceram as instalações da Clínica UniDuniTê, Centro de Convivência Ruth de Sá (Cecom), Centro Educacional e Profissionalizante Santa Inês (ISI) e as ações desenvolvidas pela entidade em prol dos alunos

Ao longo da visita, também foram discutidas as necessidades de equipamentos e matérias-primas que possam melhorar e facilitar a produção dos alunos, em especial para a confecção dos papéis reciclados e tapetes que são feitos nas oficinas da entidade

Após a visita, o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, e o vice-presidente, Márcio Belli, participaram da reunião da diretoria da ACIBr, onde apresentaram os diversos projetos que a entidade desenvolve e os que a Apae ainda pretende desenvolver

tempo queríamos levar a diretoria da ACIBr para conhecer os trabalhos desenvolvidos na Apae, em todas as suas áreas de atuação. Com isso, quando precisarmos de algum apoio da Associação Empresarial, os diretores já têm o conhecimento do que é feito em nossa entidade. Hoje, temos vários projetos que estamos pleiteando e sabemos que com o apoio da ACIBr eles se tornam mais fáceis de conquistar”, comentou Póia.

Para o presidente da ACIBr, estreitar os lanços entre as entidades só trará benefícios para a comunidade como um todo. “Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura e o atendimento realizado pela Apae, que são exemplares. Vimos a possibilidade de fazer parcerias para a comercialização dos produtos que são desenvolvidos, ou no fornecimento da matéria-prima para a produção. Além disso, estamos estreitando parcerias com a Apae para o fomento de recursos, que possam contribuir para e entidade manter a sua estrutura e os profissionais que atuam nela. Vamos nos reunir com a diretoria e ver no que mais será possível apoiarmos a instituição, já que a ACIBr como entidade também precisa dar esse retorno para a sociedade”, ressaltou Habitzreuter.

Page 10: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

10 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

TEMPERÔ

ntre os dias 6 de julho a 15 de agosto a cidade de Brusque foi presenteada com diversas delícias gastronômicas, com a realização do ‘Temperô – 1º Festival Gastronômico de Brusque’. O evento contou com a participação de 11 restaurantes do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e teve como objetivo divulgar a gastronomia da região, valorizar

os estabelecimentos gastronômicos de Brusque e fazer com que o público da cidade e os turistas conhecessem a qualidade dos restaurantes locais.

Com o fim do Festival, a organização do evento apresentou os números alcançados pelo mesmo durante a reunião da diretoria da ACIBr, no dia 22 de agosto, e que surpreenderam no resultado: ao todo, foram 2.651 pratos servidos, 1.021 a mais do que a expectativa do Núcleo, que teve a meta superada em 62%. “Julho historicamente é um mês onde o movimento cai um pouco, devido as férias, em especial. E o Festival veio justamente para tornar a cidade um pouco mais atrativa no que se diz respeito ao lazer, e também para atrair turistas de outras cidades. Foi uma grande oportunidade, os números comprovam isso e ficamos extremamente felizes com o resultado”, comentou o coordenador do Núcleo da ACIBr, Jonathan Casagrande.

Além disso, alguns estabelecimentos chegaram a ter aumento de 65% nas vendas de seus pratos principais, o que comprova que o público não somente prestigiou o Festival, como também conheceu ainda mais a gastronomia de Brusque.

A partir de agora o Núcleo já inicia os trabalhos para o 2º Temperô, em 2017, além de outras atividades que deverão ser feitas até lá para fomentar tanto o lazer e turismo como a gastronomia regional em Brusque.

O presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter elogiou a iniciativa, bem como garantiu que esta será a primeira edição de muitas. “Estamos

Ao todo, foram 2.651 pratos servidos nos 11 estabelecimentos participantes do Temperô

1º Festival Gastronômico de Brusque ultrapassa meta

Confira o resultado do Temperô 1º Festival Gastronômico de Brusque- Expectativas de vendas no Temperô : 1.630 pratos- Vendas até o dia 30/07: 2.238 partos-Vendas até o dia 15/08 : 2.651 pratos- Ultrapassaram em 62,63% a meta planejada

Alguns estabelecimentos chegaram a ter aumento de 65% nas vendas de seus pratos principais, durante o Temperô, o que comprova que o público não somente prestigiou o Festival, como também conheceu ainda mais a gastronomia de Brusque

muito felizes em ver esse evento nascer e que foi um grande sucesso. Este Festival é só uma das ações do Núcleo, que é jovem, mas tem muito potencial e interesse no desenvolvimento desse ramo da economia, já que o mercado exige isso, com a crescente necessidade da população. Parabéns a todos pelo belo trabalho”, declarou.

Saiba maisAo longo de 45 dias de realização, o público poder conferir pratos

exclusivos desenvolvidos pelos 11 restaurantes que participaram do Festival, desde gastronomia típica até pratos mais elaborados, como a gastronomia molecular. As opções do Temperô foram apresentadas com um valor fixo, o que incentivou os apreciadores da boa comida a conhecer os estabelecimentos locais, que também passaram por capacitações para garantir ainda mais a qualidade dos pratos e do atendimento aos clientes.

Além das delícias gastronômicas apresentadas, o Festival também ofereceu ao público uma aula show com a renomada chef Paula Labaki, cinco workshops e uma visita técnica, desde alimentação saudável até degustação de cervejas.

E

Page 11: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

11REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

GESTÃO DE PESSOAS

ão importa o quanto as tecnologias estejam avançadas ou as modernidades disponíveis, o trabalho das pessoas ainda é essencial. Um robô pode fazer, um foguete pode transportar. Mas as ideias ainda dependem exclusivamente da intervenção humana. É por essa razão que a gestão de

pessoas é tão importante no dia a dia das empresas.“Na minha visão, ter uma área excelente em gestão de pessoas é

tão ou mais importante do que ter uma presidência excelente. Porque se não tiver uma área de pessoas que suporte todas as mudanças que qualquer empresa vive, um presidente não consegue fazer isso sozinho. Precisamos do que eu chamo de “equipe colchão”, que dá apoio e suporte. Que pode cair, mas que cai leve e, quando é preciso pular em cima, se salta alto”, afirma a superintende de Operações da Renaux View, Vera Petry.

Há mais de 20 anos trabalhando com gestão de pessoas, ela adverte sobre o uso exagerado dos modismos, aquelas ferramentas corporativas que estão em alta. “Todo mundo quer fazer avaliação de desempenho. Só que ninguém olha se a cultura da empresa permite isso. Se você ainda não é capaz de dar um feedback simples, se ainda não conversa com as pessoas olho no olho e se a liderança está longe das camadas mais distantes, falar em avaliação de desempenho é utopia, não serve para nada. Todo mundo agora quer ter pesquisa de clima organizacional. Não acho isso legal”, exemplifica Vera.

Para a profissional, uma boa gestão de pessoas é feita para atender a demanda da empresa, suprir uma necessidade que existe naquele momento. “Quando cheguei aqui, há oito anos, já tinha experiência e poderia ter trazido um monte de ferramentas para implantar. Só que conheci a empresa, entendi como estava formada e o que era preciso fazer. Decidi não implantar. Primeiro prestei atenção, conheci sua cultura, o que funciona, o que é valorizado e o que não é valorizado. Até hoje muitas pessoas querem vir até a Renaux View para ver como funciona, como a gente faz. Eu digo que pode até vir, mas com uma condição: que não se pega o que se faz aqui e se aplica em outra empresa”, salienta.

Segundo Vera, mais importante do que conhecimentos teóricos e práticos é a sensibilidade do profissional de RH em fazer a leitura correta de sua empresa. E, a partir do diagnóstico assertivo, se inicia o trabalho em busca de resultados. “Um bom profissional de RH faz a leitura de ambiente. E a melhor forma de fazer isso é conversando com as pessoas. Tem que andar na planta. Tem que conversar com líderes, operadores e com o pessoal do administrativo. É preciso se aproximar das pessoas e, em casos de promoção ou redução do quadro de funcionários, conseguir opinar porque se conhece cada profissional”, ressalta.

Os desafiosUma das principais aliadas do departamento de RH das empresas

é a criatividade. Aquela intervenção inspiradora, capaz de fazer muito com o pouco de recurso disponível que se tem. Precisa de

treinamento, mas não tem receita para contratar um profissional? Faça você mesmo! Quer confraternizar com a equipe, mas não tem dinheiro para o lanche? Proponha uma partilha! E assim por diante, encontrando novas alternativas onde a maioria das pessoas só enxerga adversidades.

“O maior desafio, no entanto, é de ter uma área de gestão de pessoas que consiga, no desenvolver do trabalho, colocar as pessoas certas nos lugares certos. Isso é fundamental. Às vezes têm todas as ferramentas, mas tem alguém que não está no lugar adequado, O profissional não é ruim, ele só não está no lugar certo e por isso, não gera resultado esperado. Às vezes se perde um excelente profissional porque alguém não percebeu isso”, orienta Vera.

Administrar diversidades e preconceitos também faz parte do cotidiano do profissional de RH. Quando a cultura da empresa está tão consolidada, tão bem feita e tão elaborada, é difícil a permanência de alguma pessoa que não combina com esse organismo vivo que ali naturalmente se formou. “Nem é a empresa que faz isso. São as equipes. A cultura foi tão bem trabalhada que quem chega e é bom, se encaixa. Quem é ruim vai embora”, observa.

Vera Petry é Master Coach, MBA em Educação Executiva, Pós-graduada em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Pós-graduada em Psicopedagogia, Pedagoga. Profissional com mais de vinte anos de atuação em Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, Superintendente de Operações da empresa Renaux View S/A e proprietária da Colaborare Gestão de Pessoas e Assessoria Empresarial

IMAGEM DIVULGAÇÃO

“Por enquanto, só as Superintendente de Operações da Renaux View, Vera Petry, fala sobre gestão de pessoaspessoas pensam”

N

Page 12: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

12 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

VISITA

om o objetivo de colocar em prática as bandeiras defendidas pelo Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), como representatividade, liderança, capacitação, fortalecimento e oportunidade de negócios, bem como conhecer empresas consideradas

como case de sucesso na região, no dia 30 de agosto foi realizado em Brusque o Encontro Regional de Jovens Empreendedores (Erje).

Com a participação de cerca de 25 pessoas de Brusque, Navegantes, Gaspar, Blumenau, Timbó, Pomerode, além de Indaial e Itajaí, o evento contou com uma visita técnica à Toalhas Atlântica, seguida de uma reunião da Cejesc, realizada na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr).

Visita técnicaNa oportunidade o grupo conheceu a sede da empresa têxtil

Toalhas Atlântica, no bairro Rio Branco. Inicialmente a visita foi realizada na Casa Atlântica, onde o grupo foi recebido pela diretora da empresa, Susymeri Ogliari. O local, que tem construção datada de 1890, foi reformado e restaurado, preservando a estrutura original da casa, e há seis anos tornou-se o showroom da empresa com seus produtos e coleções, e exemplo de casa sustentável.

Em seguida, o grupo conheceu a estrutura da administração, fiação, tecelagem e estoque da empresa, localizada também no bairro Rio Branco. Durante a visita, o grupo conferiu não apenas os

serviços e produtos desenvolvidos no empreendimento, mas também as linhas de atuação da mesma e os projetos desenvolvidos pela Atlântica, em especial os voltados para a sustentabilidade, como as áreas de reflorestamento, com mais de 220 mil árvores; o tratamento, a utilização do resíduo do algodão como adubo orgânico na horta da

Durante a visita técnica o grupo conheceu a sede da empresa têxtil Toalhas Atlântica, no bairro Rio Branco. Inicialmente a visita foi realizada na Casa Atlântica, onde o grupo foi recebido pela diretora da empresa, Susymeri Ogliari

Brusque sedia Encontro Regionalde Jovens EmpreendedoresEvento ocorreu no mês de agosto e reuniu jovens de diversas cidades da região

C

Com a participação de cerca de 25 pessoas de Brusque e de diversas cidades da região do Vale, o Erje contou com uma visita técnica à Toalhas Atlântica. O Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr também participou do evento

Page 13: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

13REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

VISITA

empresa e como alimento para o gado; o tratamento de efluentes que reaproveita mais de 40% da água usada no processo de tingimento e lavanderia, entre outras ações. Além do bairro Rio Branco, a Altântica possui ainda uma tecelagem, no Santa Luzia, e a estrutura de fiação e tecelagem Porto Franco em Botuverá, somando em todas as suas linhas de atuação mais de 700 funcionários.

Para a diretora da Atlântica, a visita foi uma oportunidade de troca de conhecimento e ideias, não apenas para os jovens visitantes, mas também para a própria empresa. “É sempre muito bom poder trocar ideias com pessoas que têm perfis diferentes do nosso, que atuam em segmentos de mercado além do têxtil. A Atlântica possui 37 anos e sempre que temos a oportunidade de ter contato com os jovens, é fantástico. Eles possuem visões diferentes, ideias novas, onde o empreendedorismo pulsa firme. Por isso, acredito muito na valorização das pessoas mais novas, que tem a inovação e tecnologia, e das pessoas mais experientes e tradicionais, que possuem uma bagagem riquíssima. E se pudermos ter essas pessoas trabalhando juntas, o nosso setor estará fadado ao sucesso. Agradecemos a todos por essa visita e oportunidade de troca de ideias e experiências”, declarou Susymeri.

Em relação à visita, o vice-presidente regional do Vale do Itajaí da Cejesc, Eduardo Schnaider Pedrini, considerou como extremamente positiva, e acredita que é através de exemplos como da empresa Atlântica que os jovens podem mudar a sua visão de negócio e pensar em ações e estratégias mais sustentáveis para suas empresas. Além disso, um dos pontos destacados por ele também foi em relação a receptividade – uma das características da cultura brusquense. “Fomos muito bem recepcionados e ter alguém da direção do negócio, que sempre acompanhou a empresa, nos recebendo, com certeza conseguiu nos passar ‘o sentimento do negócio’, e os verdadeiros valores do empreendimento. Já conhecia os produtos, mas ver de perto o processo e a estrutura do negócio, foi fantástico”, comentou.

DiscussõesApós a visita na empresa Atlântica, foi realizada na sede da ACIBr

a reunião Cejesc. O encontro buscou trocar ideias e informações sobre as ações dos jovens empreendedores na região, bem como atualizá-los com o que está sendo feito pelo Conselho em todo o Estado, para colocar as práticas estimadas em funcionamento também na região de Brusque. “Além dessas discussões, a reunião promoveu também integração, onde o pessoal de toda a região teve a oportunidade de realizar network, novos negócios e parcerias, o que é sempre muito enriquecedor”, acrescentou o vice-presidente regional do Vale do Itajaí da Cejesc.

Encontros como esses fortalecem a estrutura da regional. Sozinhos, até podemos chegar mais rápido, mas juntos sempre somos mais fortes e vamos mais longe. Além disso, a visita a empresa de Brusque renovou o nosso espírito empreendedor. Ver o caso da Atlântica foi inspirador, é um case que deu certo, que tem a preocupação ambiental, enfim. E o associativismo é isso: ver exemplos de empresas como essa e ter a oportunidade de parcerias e negócios.

João Adriano Philips, diretor da Vetor Gestão Empresarial, e diretor da pasta do Feirão do Imposto, de Gaspar

Essa experiência para nós, de Itajaí, foi fomentadora, já que estamos construindo o Núcleo de Jovens Empresários na cidade. E é de suma importância a construção de valor enquanto troca, entre as pessoas. A nossa região tem muita coisa boa a ser explorada e a parte de sustentabilidade da empresa é fantástica e inspiradora. Foi muito bom participar e com certeza esse evento vai contribuir muito para o nosso crescimento.

Marcia Leite, que é coaching, de Itajaí

O Erje foi muito interessante, tanto para trocarmos experiências entre nós da região como do Estado. Foi muito bacana conhecermos o dia a dia da Atlântica, já que muitas vezes não imaginamos como funciona. E são essas visitas técnicas que nos proporcionam a ampliação da visão de mercado e conhecimento das diversas áreas que existem. Com certeza foi uma experiência enriquecedora, tanto pessoalmente como também para o nosso desenvolvimento profissional.

Felipe Jacomossi, sócio-proprietário da empresa Dinâmica Contabilidade, de Brusque

Qual a sua avaliação da visita técnica e do Erje, em Brusque?

“Esse encontro estadual foi muito interessante e tivemos a oportunidade de trocar ideias, ver as atividades que estamos desenvolvendo aqui e conversar com pessoas de toda a região. Além disso, a visita técnica também foi muito importante, por termos conhecido o parque fabril da Atlântica, o processo de produção até o showroom, e principalmente o olhar sustentável que a empresa tem e que é o grande diferencial dela”, comentou o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores Eduardo Imhof.

O grupo também conheceu a estrutura da administração, fiação, tecelagem e estoque da empresa, localizada também no bairro Rio Branco, além das linhas de atuação da Atlântica e os projetos desenvolvidos pela empresa, em especial os voltados para a sustentabilidade

Page 14: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

14 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

DATA ESPECIAL

a manhã do dia 29 de agosto, o Núcleo dos Corretores e Imobiliárias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou o Café da Manhã especial em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis. O evento reuniu nucleados, profissionais do setor, autoridades e

imprensa no Hotel Monthez, como forma de homenagear e valorizar todos que atuam no segmento.

Na oportunidade o coordenador do Núcleo, Edilson Nascimento falou sobre os trabalhos realizados pelo grupo, atualmente composto por 16 nucleados, que cada vez mais busca capacitar os profissionais da área e garantir o melhor atendimento à população, bem como o desenvolvimento de Brusque e região. “Esse evento é para comemorarmos essa data tão importante, não só para os que atuam na área, mas para toda a cidade, já que o corretor de imóveis é um profissional que divulga o nosso município. Acredito que a pior fase do mercado imobiliário já passou e esperamos que daqui para frente a tendência seja de melhorias na nossa economia, para termos um bom crescimento”.

Destaque ao associativismoTambém presente no evento, o presidente do Conselho Regional

de Corretores de Imóveis do Estado (CRECI/SC), Carlos Josué Beims ressaltou a importância do segmento para a cidade de Brusque, tanto

na área econômica do município como também na de regularização de imóveis. Além disso, o presidente do CRECI/SC destacou o trabalho desenvolvido pela ACIBr no fortalecimento do setor. “Temos que valorizar as entidades que atuam em prol dos corretores imobiliários. E é através de trabalhos como os desenvolvidos pelo Núcleo da ACIBr,

Núcleo da ACIBr celebra oDia do Corretor de Imóveis

Evento reuniu profissionais da área de Brusque e região, autoridades e imprensa

Promovido pelo Núcleo dos Corretores e Imobiliárias da ACIBr, o Café da Manhã especial foi uma forma de homenagear e valorizar todos os profissionais que atuam no segmento

O evento reuniu nucleados, profissionais do setor, autoridades e imprensa, que conheceram um pouco mais da atuação do Núcleo

N

Page 15: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

15REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

DATA ESPECIAL

Saiba maisCriado em 2010, o Núcleo conta atualmente com 16 integrantes e mostra como ano após ano contribui para o constante aprimoramento dos profissionais e das relações com o mercado e a sociedade, através da realização de cursos, palestras, a participação em eventos do setor, entre outras ações.A missão do Núcleo é fomentar a integração harmoniosa entre todos os agentes imobiliários de Brusque, buscando maior representatividade junto às instituições públicas e privadas, gerando negócios com ética e investindo na capacitação de seus profissionais.

que atendem diretamente os profissionais, é que vamos conseguir fazer crescer e qualificar esse segmento. Temos 54 anos de profissão e hoje o corretor tem um significativo papel, pois vende credibilidade e confiança e, em momentos de crise, essas características fazem a diferença para cada vez mais fomentarmos o mercado profissional. Parabéns a todos”, comentou.

Da mesma forma, o vice-coordenador do Núcleo da ACIBr e delegado do CRECI/SC, Horst Heinig falou das ações do grupo

através da associação, bem como o fortalecimento da classe e a profissionalização da atividade. “Precisamos cada vez mais deixar de sermos amadores, pois o corretor de imóvel tem que estar atento, buscar documentar e atender de melhor forma os seus clientes. E através do Núcleo cada vez mais estamos conseguindo essa e outras conquistas”.

Para o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, o evento foi significativo, já que além de reunir integrantes da classe contou com a presença de autoridades e representantes de outras entidades que conheceram um pouco mais da atuação do Núcleo. “É por meio dos Núcleos que a ACIBr atua na sociedade e na economia da nossa cidade. Este grupo é um dos responsáveis por fomentar a nossa economia e também de certa forma promover o município, através das ofertas de imóveis. Com certeza essa atividade é essencial, e este evento veio para brindar essa realização”, completou.

O coordenador do Núcleo dos Corretores e Imobiliárias da ACIBr, Edilson Nascimento, com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado (CRECI/SC), Carlos Josué Beims, o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, e o vice-coordenador do Núcleo da ACIBr e delegado do CRECI/SC, Horst Heinig marcaram presença no evento

Page 16: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

16 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EDUCAÇÃO

Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou no dia 1º de setembro, duas palestras com o jornalista e comunicador Marcos Piangers. Pela primeira vez em Brusque ele falou sobre a importância da criatividade e também sobre as suas

experiências como pai, relatadas nos livros ‘O Papai é Pop’ 1 e 2, de sua autoria, ambos fenômenos de vendas em todo Brasil.

O evento fez parte da programação do Núcleo, hoje composto por 11 instituições de ensino, que todos os anos promove ações para estudantes e também aos pais e professores, sobre temas específicos.

Ser criativoNo período da manhã, Piangers falou para cerca de 1.200 alunos,

estudantes do nono ano, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante, das entidades que integram o Núcleo, com a palestra ‘Criatividade Fora da Caixa’. De forma dinâmica e desafiando a plateia jovem, Piangers destacou a importância da criatividade não apenas para o mercado de

“Temos muito o que ensinar

Jornalista e comunicador Marcos Piangers esteve em Brusque onde falou para alunos, pais e professores sobre criatividade e os desafios da paternidade

No período da manhã, Piangers falou para cerca de 1.200 alunos com a palestra ‘Criatividade Fora da Caixa’. Já à noite, o jornalista e comunicador apresentou a palestra ‘O Papai é Pop’, para pais, professores e educadores

“Acredito que quanto mais informação e mais capacidade de conectarmos as pessoas, melhor será, desde que haja a reflexão sobre a importância da família e o uso da tecnologia em nossas vidas”, ressaltou durante o evento voltado aos pais

aos jovens, mas principalmenteaprender com eles”

trabalho, mas também nas relações familiares. Segundo ele, é através da criatividade que é possível achar soluções para muitos problemas atuais, mas principalmente quebrar as barreiras impostas pela tecnologia, que muitas vezes distanciam pais e filhos, amigos, colegas e familiares. “Vivemos em um ambiente de muita tecnologia, o mundo está mudando e precisamos ter algum tipo de criatividade, de subjetividade para pensar num futuro mais legal, com energia mais limpa, com um olhar mais lúdico, como as crianças possuem, já que todo mundo nasce criativo, mas com o passar do tempo é exposto aos ‘nãos’, às regras, e assim, a maioria das nossas ideias não acontecem”, comentou. Segundo ele, cada

O

Page 17: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

17REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EDUCAÇÃO

vez mais é preciso colocar a criatividade em prática, prototipar ideias para que elas não fiquem só no papel, bem como viajar, conhecer lugares e pessoas, ler, tornar-se referência em algo que você faz, rir e ousar. “Sou otimista e acredito que essa nova geração é incrível. Poder ter acesso às informações com o simples tocar do dedo, é algo histórico. Acredito que quanto mais informação e mais capacidade de conectarmos as pessoas, melhor será, desde que haja a reflexão sobre a importância da família e o uso da tecnologia em nossas vidas”, ressaltou.

Em seguida, o comunicador conheceu a sede da ACIBr, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Halisson Habitzreuter, e participou de uma coletiva de imprensa. Para o presidente da ACIBr, as palestras foram um momento importante para a entidade, já que mostraram como as ações realizadas pela associação beneficiam a sociedade como um todo. “Somos uma entidade empresarial, mas as nossas ações refletem em toda a nossa cidade e região. Sabemos que a família é a base de qualquer estrutura da sociedade, e a base de muitas empresas da nossa cidade, por isso é necessário refletirmos sobre o papel dos pais, mães, da família como um todo para a formação das crianças e jovens das novas gerações”, comentou.

Pais presentesJá no período da noite, Piangers apresentou a palestra ‘O Papai é Pop’,

para pais, professores e educadores. De forma interativa, ele contou a sua história de vida para o público, desde a sua criação - feita apenas por sua mãe, até o descobrimento da paternidade. Além disso, falou sobre como os homens lidam com o papel de pai e a forma como é possível melhorar a sociedade para deixar um futuro melhor para os filhos. “Até então ninguém falava do papel de ser pai, já que o homem apenas trabalhava e a mulher cuidava dos filhos. Mas a partir do momento em que os pais começam a querer participar da educação dos filhos, a serem mais atenciosos, parceiros, isso irá tornar a sociedade muito melhor. Temos muito o que ensinar aos jovens, mas principalmente aprender com eles. Pois são eles que nos pedem para olharmos para eles, para brincarmos com eles. E isso vale muito mais do que qualquer trabalho. É imprevisível sabermos o que os filhos serão no futuro, se eles vão se envolver com más companhias ou se tornarão pessoas ruins, mas o melhor que podemos fazer como pais é estar com eles, estar mais perto deles e participar do dia a dia e da criação deles. O que também nos torna melhor como seres humanos”.

Outro aspecto importante discutido ao longo do evento foi sobre a relação da tecnologia e as influências que a mesma oferece no comportamento das pessoas. Sob o seu ponto de vista, é inevitável que ela faça parte do dia a dia da sociedade, entretanto é necessário cada vez mais refletirmos sobre o papel da mesma. “É bom que a tecnologia evolua, mas é melhor ainda dizer que em determinados momentos, vamos optar em não usá-la, em ficar com os nossos filhos. Acredito que ao usá-la constantemente temos o risco de criar uma geração mais cética, menos educada, que ‘só sabe apertar botão’, e que não pede ‘por favor’. As tecnologias têm um grande impacto nas nossas vidas, e temos o livre-arbítrio para usá-las ou não”, completou.

Por fim, Piangers ouviu histórias e relatos de pais, esclareceu dúvidas, respondeu a questionamentos e trocou ideias e sugestões com o público presente. Segundo ele, o objetivo da palestra não foi apenas falar sobre a criação dos filhos, mas principalmente ouvir. “Ouvir relatos do público sobre isso é fundamental, já que as nossas crianças são o mais importante que temos na vida”, destacou.

Na avaliação do coordenador do Núcleo da ACIBr, Maicon Rodrigo Moresco, o evento foi um sucesso, tanto a palestra no período da manhã, quanto a palestra voltada aos pais, que surpreendeu em número de pessoas. “Sabemos que hoje os nossos alunos estão conectados com o

mundo digital e a fala do Piangers veio de encontro a isso, mas trouxe também a importância de não se desconectarem das relações pessoais, de darem muita importância para o humano, para o social. Foi uma experiência bacana, foram cinco eventos que fizemos nos últimos anos e agora em 2016 vimos que realmente os adolescentes tiveram atenção,

que o assunto chegou neles. E à noite foi uma surpresa para nós a presença dos pais, um público de quase mil pessoas, que

socializaram suas experiências. Só temos a agradecer a todos pela presença, aos patrocinadores que nos

possibilitaram fazer esse evento, os parceiros, à ACIBr, todos os integrantes do Núcleo e ao Piangers, que ficou muito contente de conhecer a cidade e por todo acolhimento que recebeu”, complementou.

Em agosto de 2015 lançou o livro ‘O Papai é Pop 1’, que surgiu após anotações sobre histórias de suas

meninas. Os relatos, já eram publicados desde 2013 no Jornal Zero Hora, no caderno chamado Pais e Filhos, que

depois virou Caderno Vida. Em 2014 uma editora de Caxias do Sul entrou em contato com Piangers, que aceitou a ideia de transformar seus textos em um livro, que teve um sucesso inesperado e vendeu mais de cem mil cópias, chegando às primeiras posições dos rankings de todo o Brasil. Em 2016, o autor lançou ‘O Papai é Pop 2’, e sua esposa o ‘Mamãe é Rock’, outros dois sucessos de vendas.

Desde 2001 trabalhando com comunicação jovem e plataformas digitais no segundo maior grupo de mídia do Brasil, Marcos Piangers é formado na Digital Master Class da HyperIsland em Londres. Neste ano, Piangers que é head digital da Atlântida, a maior rede de rádios do sul do Brasil, e também um dos integrantes do Programa Pretinho Básico, passou a fazer parte do quadro de repórteres do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Na sede da ACIBr, Piangers foi recebido pelo presidente da entidade, Halisson Habitzreuter, e pelo coordenador do Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr, Maicon Rodrigo Moresco, onde participou de uma coletiva de imprensa

Fazem parte do Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr: -Colégio São Luiz-Faculdade São Luiz-Assevim-Cultura-Unifebe-Colégio Cônsul Carlos

Renaux-Senai Brusque-Senac Brusque-Sesi-Sesc-Colégio Amplo

Saiba maisMarcos Piangers é catarinense

e mora em Porto Alegre há 10 anos com sua esposa

Ana Emília Cardoso e suas filhas: Anita e Aurora, suas

grandes inspirações.

Page 18: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

18 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

REGULARIZAÇÃO

á imaginou ter a sua empresa finalmente formalizada, com todos os funcionários trabalhando, com as contas em dia, clientes sendo conquistados e de repente você é autuado e precisa para pagar uma multa de alto valor, por utilizar um software irregular? A realidade parece distante para muitos empresários, entretanto ela tem ocorrido com grande frequência em Brusque e em várias cidades

do estado e do país. Por isso, com o objetivo de orientar a população sobre o tema, em especial a classe empresarial, o Núcleo de Tecnologia da Informação da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) promoveu, na noite do dia 19 de setembro, a palestra “Licenciamento de Software – riscos jurídicos e fundamentos legais”. Realizado no Teatro do Centro Empresarial, o evento reuniu mais de cem pessoas, entre empresários, profissionais da área de tecnologia da informação, colaboradores de diversas empresas, estudantes, advogados, entre outros, que buscaram informações sobre o tema.

Direitos e puniçõesA primeira parte do evento contou com a participação do

advogado e administrador empresarial Gustavo Aranha Gomes, que apresentou um panorama da legislação em relação aos softwares e as licenças previstas. Além disso, o palestrante trouxe os principais itens da legislação brasileira em relação aos direitos do usuário do software, o direto de fiscalização, e do desenvolvedor, este responsável autoral do programa. “Buscamos mostrar também quais são os limites desse direito de fiscalização, porque sabemos que têm ocorrido abusos na cidade e, aquele que exerce um direito de forma abusiva está cometendo uma ilegalidade da mesma forma”, comenta.

Em relação às punições previstas, o advogado também esclareceu que as leis trazem sanções penais e cíveis para crimes de pirataria. As de ordem penal podem ir de dois a seis anos de

é tema de palestra Licenciamento de Software

promovida pela ACIBrEvento realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da entidade trouxe especialistas para tratar do tema

O evento reuniu mais de cem pessoas, entre empresários, profissionais da área de tecnologia da informação, colaboradores de diversas empresas, estudantes, advogados, entre outros, que buscaram informações sobre o tema

J

Page 19: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

19REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

REGULARIZAÇÃO

detenção, ou de um a quatro anos, o que varia conforme o grau de atividade ilegal. “Já as cíveis podem ser desde uma ação indenizatória, que obriga a indenizar quem teve o seu software utilizado sem licença. Nesse caso, são cabíveis multas, que podem chegar até três mil vezes o valor de uma licença. É preciso ressaltar também que não somente o que reproduz o software recorre à pirataria. Os usuários que utilizam um programa com licença irregular também contribuem para isso. Então nessa crise econômica que o país vive, se algum empresário passa por dificuldades em sua empresa e se depara com uma punição dessas, ele corre o risco de fechar o seu negócio”, frisou o palestrante.

Já em relação à fiscalização, o advogado esclareceu que ela pode ser feita através do contrato com o licenciador do software, ao autorizar o fornecedor do mesmo a fazer as vistorias nas empresas para verificar se as licenças estão dentro do que é previsto. Outra forma é a fiscalização por meio judicial, que segundo Gomes é a que tem ocorrido de forma mais constante em Brusque. “Por meio de denúncias, é possível requerer judicialmente uma liminar de busca e apreensão, com a presença de um oficial de justiça, um perito e um representante de quem denunciou, como um advogado, que irão vistoriar as máquinas nas empresas para verificar se há ou não licenças irregulares”, completa.

Por fim, o especialista elogiou a iniciativa do evento e também orientou para que as empresas sempre procurem profissionais qualificados, para fazer auditorias nos equipamentos e máquinas. “Assim será possível ter um parecer do que está irregular ou não e buscar sanar os problemas, para evitar as multas. Parabéns à ACIBr por essa iniciativa de orientação, já que todos nós somos usuários de software em algum momento do nosso dia e muitas vezes se não temos conhecimento, corremos o risco de cometer um erro ilícito, sem saber”, acrescentou.

Benefícios do licenciamento A segunda parte do evento contou com a presença da advogada

e coordenadora executiva do Comitê de Propriedade Intelectual da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Carolina Luvisotto Marzano. Na oportunidade a especialista falou sobre ‘Os benefícios do software regular no ambiente dos negócios’ e destacou a segurança que programas regularizados podem trazer para as informações da própria empresa. “Pirataria de software é crime previsto em lei e pode resultar em multas e em outras previsões legais. Por isso é importante os empresários estarem atentos a esse tema, tanto para proteger as informações e ações das suas empresas, ao não as colocarem disponíveis em softwares vulneráveis, como também não colocar em risco o seu próprio negócio e precisarem arcar com multas de valores elevados”.

Entre as dicas de como é possível evitar a contratação de sistemas ilegais, a especialista orienta a busca de parceiros autorizados dos próprios fabricantes dos sistemas que queiram ser adquiridos. Acessar os sites oficiais das empresas de software, procurar a lista dos distribuidores e de revendas autorizadas, para posteriormente adquirir os produtos com esses profissionais, também são importantes passos. “Somente aí é possível ter a certeza de adquirir um produto original, bem como ter o suporte e assistência técnica, e tudo o que for decorrente disso”, pontua.

Outra dica da especialista é a consulta de sites como o da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), ou da campanha ‘Empreendedor Legal’, desenvolvida pela entidade, que disponibiliza o manual de software, de forma gratuita, contendo as orientações necessárias para as empresas realizarem um levantamento das licenças que elas possuem. “Muitas empresas

realizam esse levantamento e às vezes verificam que possuem licenças a mais do que precisam, justamente por desconhecerem as políticas de licenciamento. Com isso, se gera até uma economia para as empresas e as permite gerir da melhor forma os seus softwares. A ABES é a representante do setor de softwares no país e cabe a nós esclarecermos as dúvidas que os empresários e demais pessoas tenham com relação ao tema”, acrescentou.

Conhecimento em práticaPara o coordenador do Núcleo de TI da ACIBr, Luciano

Quintino, as informações repassadas ao longo do evento irão colaborar de forma significativa para a regulamentação das empresas na área, a partir de agora. “A nossa preocupação não foi apenas com as autuações ou com as multas, mas também de levar aos empresários as orientações sobre as formas corretas de usar os equipamentos, já que em alguns casos os mesmos não tinham conhecimento da irregularidade que estava ocorrendo em sua empresa. Ficamos muito felizes de trazer essa palestra já que até a ‘Lava Jato’ hoje tem linhas de investigação voltadas para essa área e ninguém quer correr o risco”, avaliou.

O advogado e administrador empresarial Gustavo Aranha Gomes apresentou um panorama da legislação em relação aos softwares, as licenças previstas e alertou sobre os riscos da irregularidade

Coordenadora executiva do Comitê de Propriedade Intelectual da ABES, Carolina Luvisotto Marzano entre os assuntos destacou a segurança que programas regularizados podem trazer para as informações da própria empresa

Page 20: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

20 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EDUCAÇÃO

oi lançada no dia 29 de setembro, a Escola de Negócios da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O projeto, nesta primeira etapa, oferece cursos técnicos de curta duração em plataforma digital e foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Posteriormente,

a intenção da ACIBr é oferecer cursos de média e longa duração, mais estratégicos para as empresas associadas.

“É a sequência do Ciclo de Aprendizado Continuado, que já acontecia na entidade de forma presencial e com o apoio das universidades de Brusque. A cada seis meses eram discutidos os assuntos de interesse da classe empresarial e se traçava um cronograma para ministrar cursos nesta linha. O problema é que, quem perdia a inscrição ou no caso de lotação máxima, não havia a possibilidade de receber o conteúdo em outro momento. Agora, com a Escola de Negócios da ACIBr, nós evoluímos para a plataforma digital e os cursos técnicos, de curta duração, estarão disponíveis o ano inteiro, 24h por dia”, explica o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

A Escola de Negócios da ACIBr é lançada com a parceria da Unifebe, mas a expectativa é que outras instituições de ensino possam participar do projeto. Neste momento serão oferecidos 10 cursos, mas, até o final do ano, haverá o incremento de mais 20 formações.

“São cursos com valor competitivo, abertos apenas para gestores e colaboradores das empresas associadas à ACIBr. Para participar basta acessar o endereço eletrônico da entidade (www.acibr.org.br) e ser redirecionado para o ambiente virtual, que é a Escola de Negócios. Ali estarão os cursos oferecidos e o preço de cada capacitação”, orienta Habitzreuter.

Outra vantagem é que a empresa pode formar seus colaboradores dentro do expediente profissional e o aluno tem a possibilidade de pausar, repetir e revisar o conteúdo repassado.

“O objetivo é a capacitação dos empresários e seus colaboradores, com ênfase nas pequenas e médias empresas. Os cursos vão estar disponíveis o ano inteiro e podem ser acessados sempre que necessário. A nossa expectativa é de uma grande adesão porque isso contribui com o desenvolvimento das pessoas, gera produtividade e mais eficiência dos processos”, ressalta o presidente da ACIBr.

Parceria com a UnifebeSegundo o reitor Günther Lother Pertschy, a parceria com

ACIBr se intensificou com o oferecimento de assessoria, diagnóstico e auxilio às organizações, por meio de professores especialistas em determinados assuntos.

“Agora, o projeto da Escola de Negócios tem o suporte pedagógico e certificação da Unifebe, que resultará em conteúdos inicialmente no nível operacional e tático, passando, posteriormente, para o nível estratégico”, afirma.

Segundo o reitor Pertschy, por intermédio do projeto, a Unifebe contribui de forma sistêmica com a comunidade, com o objetivo de melhorar cada vez mais a formação dos colaboradores e dos próprios gestores das empresas associadas a ACIBr.

“Nossa proposta é identificar as carências do mercado e produzir treinamentos mais focados para as necessidades encontradas. Desta forma, estaremos contribuindo de maneira pontual na formação dos talentos humanos das nossas organizações” conta.

ACIBr em parceria com a Unifebe lança a Escola de NegóciosProjeto inicial oferece 10 cursos técnicos de curta duração em plataforma digital

A Escola de Negócios é uma iniciativa da ACIBr, para capacitar gestores e colaboradores das empresas associadas à entidade

CursosMKT – Técnicas de vendasRH – Rotinas trabalhistasSEG – NR 35 – Trabalho em alturaADM – Equipes de alto desempenhoMKT – Marketing pessoalADM – Uso de KPI para análise de desempenhoADM – Curso básico de liderançaADM – Fundamento de gestão de projetosADM – Atendimento ao clienteADM – Gestão de compras

F

Page 21: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

21REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

REUNIÃO

o dia 20 de setembro, na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) foi realizado um encontro entre o Núcleo de Construtoras da entidade e os sócios das empresas alemãs MRG Projetos Estruturais e Drees & Sommer. É a segunda vez que os gestores alemães

estiveram em Brusque para dar continuidade às tratativas da primeira visita, em março deste ano, mediada pelo presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel.

“A ACIC trabalha em parceria com uma associação da Alemanha, da região de Baden-Württemberg. Já desenvolvemos intercâmbios em todos os segmentos, seja familiar, estudantil, profissional, empresarial ou cultural. O laço se fortaleceu e nossas famílias se tornaram amigas. No decorrer dos anos foi possível transferir parte desse intercâmbio também para as empresas. No final de 2015, a MRG veio nos procurar para conhecer pessoas ligadas à área de engenharia e arquitetura. De lá até aqui, nós apenas mediamos o encontro”, afirma o presidente de ACIC, Valdir Riffel.

Segundo ele, os empreendedores alemães têm muitas ofertas para fazer. Eles apresentam suas experiências e conhecimentos na área de construção civil, desenvolvido a partir de terceirização de serviços e projetos. “Hoje finalmente estes profissionais da mesma área, brasileiros e alemães, se encontraram para ver o que um pode aprender com o outro”, observa Riffel.

Para o coordenador do Núcleo de Construtoras da ACIBr, Valter Orlandi, o intercâmbio de informações e conhecimento é sempre

positivo, especialmente quando se trata de um país como a Alemanha, referência para o mundo no setor de construção civil. “Acredito que esse diálogo vai gerar frutos. Brusque é uma cidade que a Alemanha vê como oportunidade de negócio e já existem alguns setores trabalhando em parceria. O que nos foi apresentado é uma oportunidade, mas precisamos fazer com que isso cresça. Ter uma linha de crédito alemã, com taxas de juros menores do que as disponíveis no Brasil, pode ser uma alternativa para que as parcerias aconteçam”, avalia.

Em busca de investimentosA gestora da empresa Dress & Sommer Brasil, Miriam

Haag, esclarece que o objetivo principal da visita era conhecer as necessidades da área de construção civil em Brusque e Santa Catarina. Já o desafio é encontrar investidores na Alemanha dispostos a viabilizar esses projetos. “Queremos conhecer as propostas para, talvez, buscar investidores alemães que tem crédito e interesse de investir na área. Porque na Alemanha o dinheiro não pode ficar no banco, se pagam juros negativos e os alemães estão procurando novas oportunidades de investimento pelo mundo”, explica Miriam.

Para ela, outra linha de interesse é a troca de conhecimento, sobretudo para entender como as tecnologias alemãs podem ser aplicadas no Brasil. E, da mesma forma, quais as especificidades brasileiras representam avanço para o setor de construção civil na região de Baden. “Tem que fazer essa tradução. Nenhuma tecnologia pode ser aplicada sem o entendimento dos dois lados”, ressalta.

Apesar de ser um ramo que mais amarga prejuízos com as crises do país, Miriam só enxerga possibilidades para o futuro. “Este é o tempo de procurar oportunidades, porque o Brasil tem muito pela frente. Há necessidade de construir tudo o que não existe, mais hospitais, escolas. Para o futuro enxergamos prospecções e estamos ansiosos para ver a construção civil crescer”, reforça.

Núcleo de Construtorasse reúne com empresa alemã

Objetivo é estreitar laços e firmar parcerias para o desenvolvimento de projetos na área de construção civil

Além do Núcleo de Construtoras e dos empresários alemães, foram convidados para o encontro outras entidades e profissionais da área de construção civil

N

Page 22: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

22 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

REUNIÃO

a tarde de 31 de outubro, nas dependências do Gurmàn Selective Pub, em Guabiruba, foi realizada mais uma reunião itinerante de diretoria da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Como o principal assunto em pauta era a segurança pública, o evento contou com a presença do delegado Alex Bonfim Reis.

“Falamos especificamente sobre um problema que atinge Brusque e Guabiruba, que são os furtos e roubos de carga. Nossa intenção é buscar uma alternativa e cabe à ACIBr pressionar os órgãos públicos, o Governo Estadual, o Governo Federal, enfim, pressionar todos os responsáveis pela segurança pública. Estamos em busca de mais efetivo, de alterações na legislação processual penal e de construções de mais presídios para acabar com a situação do ‘prende-solta’. Quando não se tem segurança pública, também não se tem desenvolvimento econômico. Não é possível deixar de produzir riqueza por falta de segurança”, destaca o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

Para o delegado Alex Bonfim Reis a reunião com os empresários foi produtiva e, através dela, se tornou possível identificar as carências e necessidades do setor. “E lógico que a gente não consegue atender todos os apelos, em virtude de que a Polícia Civil tem limitações, mas é óbvio que, compreendendo cada ramo e suas peculiaridades, a gente consegue responder com mais eficiência. O contato é válido e sempre que chamados nós estaremos dispostos a comparecer, prestar as informações necessárias e contribuir da melhor forma possível”, avalia o delegado.

Segundo ele, ocorrências envolvendo furtos ou roubos de cargas acontecem com mais frequência na região devido ao fortalecimento e atuação de empresas têxteis. O crime, no entanto, provoca prejuízos consideráveis, já que não afeta apenas o empresário, mas também seus colaboradores, o comércio e a economia do município como um todo.

“O importante é que a ACIBr atua através de vias legais. Não se buscam soluções paliativas. O que se busca é, efetivamente, soluções duradouras, fixas e legalmente amparadas, através de contribuições oriundas de lei

e provocação dos poderes responsáveis. Por isso, sempre que se fala em apoio à Polícia Civil, só tenho a agradecer”, ressalta Reis.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Empresarial de Guabiruba, Luana Schumacher Vaz, as reuniões itinerantes da ACIBr no município são proveitosas e costumam reunir um número expressivo de empresários da cidade, ainda mais quando se trata de um assunto importante como a segurança pública. “É algo que prejudica nossas empresas. Então temos que cobrar e, por consequência, jamais receber esse tipo de mercadoria de origem duvidosa. Da mesma forma, somos convidados a olhar mais para o vizinho e estar atentos a qualquer movimentação estranha. É preciso estar vigilante para que o número de ocorrências aqui e na região desapareça”, pontua.

Associação Visite GuabirubaDurante a reunião itinerante, a professora Rosemari Glatz,

acompanhada pelo diretor de Turismo de Guabiruba, Sidnei Dematè, apresentou a Associação Visite Guabiruba (Avigua), planejada desde 2014, mas que iniciou as atividades de modo efetivo este ano.

“Buscamos inspiração no turismo do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Mas o melhor exemplo veio aqui de pertinho, do município de Pomerode, que tem a descendência, cultura e costumes bastante parecidos com os nossos. Lá eles realizam eventos pontuais, mas que movimentam o turismo o ano inteiro e a intenção é desenvolver esse projeto também aqui”, explica Rosemari Glatz.

Em 2016 a Avigua já esteve presente em eventos como a Kolonie Bier e a Biergarten Im Frühling, em Guabiruba. E, agora, a novidade é a 1ª WeihnachtsLichter. “Durante muito tempo foi tradição em Brusque e na região, vir até Guabiruba nos dias que antecediam o Natal para ver a iluminação nas casas. Queremos resgatar esse costume através de um concurso”, conta Rosemari.

A 1ª WeihnachtsLichter já está com inscrições abertas. Mais detalhes através do telefone (47) 3354-3081.

O presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, ladeado pela coordenadora do Núcleo Empresarial de Guabiruba, Luana Schumacher Vaz e o delegado Alex Bonfim Reis

Diretoria da ACIBr realizareunião itinerante em Guabiruba

Com pauta de segurança pública, evento contou com a presença do delegado Alex Bonfim Reis

N

Page 23: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

Diretoria da ACIBr realizareunião itinerante em Guabiruba

Page 24: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

24 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

ENTREVISTA

ano de 2016 vem chegando ao fim deixando um saldo de muita instabilidade política e econômica em todo o país. Foi um ano de mudança de governo, de eleições municipais e de driblar a crise que afetou todos os setores produtivos.

É neste cenário que o sistema associativista tenta se manter firme, aliando experiências positivas e buscando soluções em conjunto, para manter o empreendedorismo forte e atuante. Na entrevista a seguir o presidente da FACISC - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, que detém o maior sistema empresarial voluntário do Estado, Ernesto João Reck, faz

uma análise do atual momento econômico do Brasil e comenta sobre suas perspectivas para 2017.

O Brasil passa por uma grande crise política, que impactou diretamente na economia de todo o país. Qual sua análise sobre este momento que o país enfrenta?

RECK: Estamos diante de uma das maiores crises políticas que influencia diretamente em nossa economia. No ano de 2015 o PIB brasileiro recuou 3,85%. Para 2016 não será diferente, as projeções apontam para uma queda de 3,20%. Com a economia em crise, os reflexos se deram em todos os setores da economia, demonstrando

“Unindo as vozes podemos exigir uma melhor condução das políticas econômicas”

Presidente da FACISC, Ernesto João Reck, analisa momento econômico do país e fala sobre as perspectivas da Federação para 2017

Para Rech, o que se espera de 2017 é que “o país volte a crescer, mesmo que de maneira rasa”

O

Page 25: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

25REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

ENTREVISTA

quedas sucessivas de produção, vendas e empregos. A cifra de desempregados no país já supera 12 milhões de pessoas. A análise que faço desse momento é que passamos por uma grande turbulência no cenário econômico brasileiro e que nos deixará grandes desafios a serem enfrentados nos próximos anos. Por isso acreditamos que o ritmo da recuperação econômica está diretamente ligado às reformas a serem aprovadas por nossos políticos.

Durante o Encontro das ACIs promovido pela Facisc no mês de outubro, vimos exemplos do pujante associativismo e ideias inovadoras em todo Estado de Santa Catarina. Qual a importância dessa força empreendedora não deixar se abater mesmo em momentos tão difíceis?

RECK: Acreditamos que unindo as vozes podemos exigir uma melhor condução das políticas econômicas, de forma a propiciar o crescimento de nossas empresas, ampliando a geração de empregos e renda, buscando assim um desenvolvimento econômico sustentável, aliado à necessária manutenção dos princípios éticos. Além disso, juntos também temos a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e com isso ampliar a competitividade empresarial, diferenciais que fazem de Santa Catarina uma referência nacional.

O senhor acredita que o associativismo é a chave para driblar a crise e colocar o país em crescente desenvolvimento novamente?

RECK: Nestes 45 anos da Federação milhares de empresas e pessoas ajudaram a construir uma história de sucesso alicerçada no voluntariado e no associativismo empresarial. Unindo os esforços, conseguimos inúmeras melhorias não só para a classe empresarial, como toda a sociedade catarinense.

Prova disto é o Programa Empreender, que este ano também completou 25 anos reunindo em núcleos setoriais antigos concorrentes para debater alternativas e soluções em conjunto, transformando a realidade de muitos segmentos e de muitas cidades. Trabalhando lado-a-lado vendo a concorrência como aliada para o desenvolvimento de determinado setor. Juntos: é assim que fazemos, é assim que crescemos.

Também vale ressaltar que a maioria absoluta das empresas reconhecidas pelo MPE Brasil a nível estadual e nacional são advindas de núcleos do Empreender de toda Santa Catarina, demonstrando que

não é por acaso que transformamos nosso Estado no principal polo do Empreender do Brasil, pois aqui se faz com entusiasmo, com muita gestão de excelência e acima de tudo competitividade.

Como a Facisc tem atuado para aumentar o índice de confiança do empresariado, nos mais diversos segmentos?

RECK: Buscamos atuar disponibilizando soluções e programas que de alguma forma contribuam com a sustentabilidade empresarial nos municípios, como por exemplo, a parceria recente com a Boa Vista SCPC, que promete ampliar a segurança e a qualidade em serviços de análise de crédito para as empresas associadas ao Sistema FACISC.

Ou ainda, documentos informativos como a Carta de Conjuntura, que fornece subsídios aos empresários para a tomada de decisões e na otimização dos recursos econômicos para o aumento da qualidade e produtividade empresarial, por meio de informações estatísticas e análises da realidade socioeconômica catarinense.

Ou mesmo o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

Acredito que, o somatório destas e todas as demais ações que realizamos contribuem para melhorar a confiança e a competitividade dos empresários nos momentos de dificuldades.

Qual são as perspectivas da Federação para o ano de 2017?RECK: A reflexão que fazemos na Federação é que apesar

da crise em 2016 ter sido intensa, alguns sinais já apontam para a reversão desse momento. Podemos notar a volta da confiança dos empresários, que mesmo que pequena e sensível, já vem ocorrendo.

Também já contamos para 2016 com uma inflação menor do que foi a do ano anterior e paralelamente a isso os juros da economia já iniciaram um processo de queda no último mês. Em termos de atividade econômica se espera que em 2017 o país volte a crescer, mesmo que de maneira rasa, e já temos sim sinais de recuperação da economia brasileira.

Ao incluir Santa Catarina nesse cenário, fomos um dos últimos estados a entrar na crise e já estamos mostrando que seremos um dos primeiros a sair, pois só nos últimos dois meses já foram criadas 6.564 vagas de trabalho.

Além disso, Santa Catarina foi um dos únicos Estados que não aumentaram impostos no período de 2015/2016 o que pode ser um dos grandes atrativos para investimentos de empresas no Estado. Apesar desses apontamentos, o momento ainda pede cautela e racionalidade, mas já vemos sim uma luz no fim do túnel.

Nestes 45 anos da Federação milhares de empresas e pessoas ajudaram a construir uma

história de sucesso alicerçada no voluntariado e no associativismo empresarial.

Em termos de atividade econômica se espera que em 2017 o país volte a crescer, mesmo

que de maneira rasa, e já temos sim sinais de recuperação da economia brasileira.

Page 26: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

26 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

NÚCLEO DE PANIFICADORAS

Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque participou na tarde de 19 de outubro, do Encontro Estadual de ACIs, promovido pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), no Sibara Flat, em Balneário Camboriú.

Na oportunidade o coordenador do Núcleo, Fernando Zen, o integrante do Núcleo, Vanderlei Hassmann, e uma das fundadoras do Núcleo, Renate Wegner Tromm, participaram do painel sobre os 25 anos do Programa Empreender, que atua nas ACIs através dos núcleos. O painel contou com a presença do consultor da regional Planalto Norte, Adriano Huebner e teve como moderador o vice-presidente do Empreender, Amândio João da Silva Júnior.

“Hoje o Empreender conta com mais de 500 Núcleos. São mais de seis mil empresas envolvidas nesses Núcleos. E o Núcleo

Núcleo de Panificadoras

Trajetória do Núcleo e case do Festival Nacional da Cuca foram apresentados durante painel sobre os 25 anos do Programa Empreender

participa de Encontro Estadual de ACIs

O de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr foi criado antes mesmo do Empreender e tornou-se uma referência dentro do programa”, ressaltou Silva Júnior.

“Não nos vimos como concorrentes, mas como amigos que compartilham ideias e experiências”. Foi com essa frase que Fernando Zen, coordenador do Núcleo, iniciou sua apresentação durante o

Não nos vimos como concorrentes, mas como amigos que compartilham ideias e experiências.

Fernando Zen

Os integrantes do Núcleo, Fernando, Renate, Vanderlei e Cledir, com Amândio João da Silva Júnior, Adriano Huebner, Ciça Muller presidente da Acibalc e Ernesto João Reck, presidente da Facisc

Page 27: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

27REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

NÚCLEO DE PANIFICADORAS

Na noite do dia 16 de outubro o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr realizou, pelo quarto ano, a Missa de Ação de Graças em alusão ao Dia Mundial do Pão, comemorado em todo país nessa data.

Durante a missa, realizada na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, foi feita a bênção de mil pães, os quais foram distribuídos aos participantes ao final da celebração. “Sentimos muito orgulho em promover este momento, que já faz parte do nosso calendário. O pão sendo um produto santo, nos sentimos felizes em poder distribuir às pessoas após

a missa”, comenta o coordenador do Núcleo, Fernando Zen.Neste ano, as 12 panificadoras que integram o Núcleo produziram

dois mil pãezinhos que foram distribuídos na Missa da Matriz São Luís Gonzaga e também nas celebrações das Igrejas que fazem parte da Comunidade Luterana.

“É mais um evento que o Núcleo faz para lembrar a importância do pão no dia a dia da comunidade, do fermento, da nossa fé, do amor que temos que ter em nossas vidas”, complementa a vice-coordenadora do Núcleo, Marcela Schaefer Fedeli.

Cerca de mil pães receberam a bênção durante a celebração e foram distribuídos aos participantes ao final da missa

Missa de Ação de Graças ao Dia Mundial do Pão

A história do NúcleoO Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr foi criado, oficialmente, em 1992, mas o anseio em estreitar o relacionamento e trabalhar em conjunto surgiu oito anos antes, nas reuniões de quatro panificadoras da cidade de Brusque. Porém, em 1992, através da cooperação realizada entre a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera (HWK) e a ACIBr, o Núcleo foi criado, com a participação de seis panificadoras. Através do acordo de cooperação ocorreu a vinda de mestres de ofícios da Alemanha, que realizaram um estágio com os nucleados. Após esse primeiro contato, os mestres convidaram dois participantes do Núcleo, um deles sendo Renate Wegner Tromm, um segundo estágio na Alemanha. A oportunidade foi muito positiva e é motivo de orgulho, até os dias de hoje, por parte do Núcleo.Atualmente o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias conta com 12 empresas nucleadas, três delas desde a implantação.

Núcleo de Panificadoras

Encontro, enaltecendo todo o trabalho realizado pelo Grupo ao longo dos anos. Zen e Renate falaram sobre a trajetória do Núcleo e sua importância às panificadoras nucleadas. Em seguida, Hassmann fez uma explanação sobre o Festival Nacional da Cuca, realizado há três anos em Brusque e que conquistou sucesso e reconhecimento desde a primeira edição.

Ao final do painel os integrantes do Núcleo promoveram uma degustação de cucas e receberam os cumprimentos do presidente da Facisc, Ernesto João Reck, e da presidente da Acibalc – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú, Ciça Muller, pelo

trabalho realizado. “Ficamos muito felizes em sermos convidados e homenageados durante o encontro promovido pela Facisc. Está sendo coroado um trabalho de muitos anos que viemos fazendo, e vimos o quanto nosso núcleo é importante, sendo exemplo para outros núcleos de Associações Empresariais”, ressaltou Zen.

Promovido de 19 a 21 de outubro, o evento reuniu durante os três dias presidentes, diretores, consultores, empresários e outros representantes das Associações Empresariais de Santa Catarina para discutir e pensar no cenário atual e perspectivas futuras do Sistema Associativista.

A degustação de cucas foi uma boa surpresa aos participantes do Encontro de ACIs

Page 28: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

28 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

SEGURANÇA PÚBLICA

om o objetivo de solicitar melhorias para a área da Segurança Pública para a cidade de Brusque e região, em especial a vinda de mais efeito para as Polícias Militar e Civil nos municípios que são atendidos pelo 18º Batalhão (Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Ilhota) e pela 17ª Delegacia de Polícia Civil (Brusque, Guabiruba, Botuverá,

São João Batista, Nova Trento, e Major Gercino), no dia 5 de outubro, Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) liderou uma comitiva com várias entidades representativas de Brusque e região, com destino a Florianópolis. Na oportunidade foi realizada uma audiência com o delegado e secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, Aldo Pinheiro D’Ávila, o delegado geral da Polícia Civil do Estado, Artur Nitz, e com o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm.

Em relação ao número de efetivo, a comitiva foi informada que, com a formação de novos policiais militares é possível a regional de Brusque ser contemplada, entretanto ainda não há definição de um número exato, já que a previsão é que os agentes sejam distribuídos no Estado somente após a Operação Veraneio, em 2017. “Sabemos da realidade de Brusque e demais cidades e esperamos atendê-los após a Operação Veraneio. Mas queremos contemplar a região para que o comando possa dar as respostas necessárias para a comunidade, que

precisa e merece”, enfatizou o comandante geral da Polícia Militar, que já participou de reuniões anteriores lideradas pela ACIBr.

Segundo o secretário adjunto, a distribuição será feita após o período para que as demais cidades não sejam prejudicadas com transferências de efetivo durante o verão. “Dessa forma cidades como Brusque, Gaspar, entre outras, não precisam deslocar seus policiais para atuar no litoral. Por isso vamos iniciar a distribuição de forma planejada, após esta operação”, completou D’Ávila.

Da mesma forma, em relação à vinda de policiais civis para a regional, o delegado geral da Polícia Civil do Estado destacou que 420 agentes e 45 delegados estão em formação até novembro e que após a conclusão dos cursos serão analisadas as distribuições em Santa Catarina. “Temos um prazo para essa análise, mas creio que a região de Brusque possa receber um número próximo ao solicitado. Conheço a realidade de lá e farei o possível para atender o pleito formulado”, declarou Nitz, que já atuou como delegado na cidade, de 1992 a 1995.

Sobre o tema, o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter foi enfático ao descrever, mais uma vez, a necessidade da região e a disponibilidade de parcerias das entidades para a solução dos problemas de segurança na região com a vinda de mais policiais. “Entendemos que as Polícias Militar e Civil têm feito um excelente trabalho em nossa região, mas precisamos de mais agentes nas duas áreas e pelo

Possibilidade de maisefetivo em 2017

Perspectiva foi dada por representantes da Segurança Pública do Estado durante reunião com comitiva de Brusque e região, liderada pela ACIBr

O objetivo da comitiva, liderada pela ACIBr, foi solicitar melhorias para a área da Segurança Pública para a cidade de Brusque e região, em especial a vinda de mais efeito para as Polícias Militar e Civil

C

Page 29: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

29REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

SEGURANÇA PÚBLICA

menos mais um delegado na área Civil. Não nos foram repassados números, mas esperamos ser atendidos até pela importância da nossa região, tanto em termos de crescimento populacional como também de desenvolvimento. E sabemos que uma cidade sem segurança não tem como crescer e nem se desenvolver”, reforçou na oportunidade.

Registro de B.OsUm dos requisitos analisados pela Secretaria de Segurança

Pública na distribuição de policiais civis e militares é o número de Boletins de Ocorrência registrados, que comprovam o aumento do número de ocorrências nas regiões. Ao longo do encontro foi ressaltada também a importância da população realizar este registro, para que as ocorrências cheguem a conhecimento do Estado. “O registro de ocorrências é essencial, pois o número delas é um dos critérios analisados na distribuição de policiais. Então, quando há ocorrências que não são registradas, para fins estatísticos elas são desconsideradas. Por isso, solicitamos que essa situação de criminalidade não seja mascarada e que a população não deixe de fazer o B.O”, comentou D’Ávila.

O registro de ocorrências pode ser realizado tanto nas delegacias de Polícia Civil da região como também de forma eletrônica, disponível no site: www.pc.sc.gov.br, no item Delegacia Virtual. Podem ser registradas de forma online, ocorrências relacionadas a furtos, estelionatos, roubos, entre outras. Atualmente, o site da OAB-Subseção Brusque também disponibiliza o acesso direto ao link, e a ACIBr também oferece o serviço para a população e seus associados, através de seus site: www.acibr.org.br.

Legislação Outro aspecto relacionado à Segurança Pública defendido pela

ACIBr e demais entidades durante o encontro foi sobre a alteração da legislação penal, em relação ao chamado ‘prende e solta’. De acordo com o presidente da entidade este é um dos maiores problemas da Segurança Pública, já que as policias atuam para a prisão de quem comete crimes, que posteriormente ganha liberdade e volta a cometê-los. “Precisamos a partir de agora, como entidades e como sociedade, cobrarmos da classe política, em especial no âmbito federal, para a criação de mais presídios e para a mudança do código penal, para que criminosos não voltem a fazer mais mal à sociedade”, destacou, ao solicitar apoio ao tema, das entidades e lideranças políticas presentes na reunião.

“Este é um processo demorado, mas precisamos trabalhar a mudança na legislação, e a OAB em seus âmbitos, junto com demais entidades, vai continuar pleiteando as alterações necessárias, bem como reivindicar o número de efetivo para a nossa região, que é tão essencial”, completou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) –Subseção Brusque, Renato Munhoz, também presente no evento.

AvaliaçãoPara Habitzreuter, o objetivo da comitiva foi alcançando e a

partir de agora as entidades irão aguardar os prazos para os pleitos serem atendidos bem como continuar as reivindicações em prol da sociedade. “Também contamos com a colaboração da população e de demais entidades, pois é através da união de forças que conseguimos mudar o que precisa ser mudado”, analisou.

Além dele, ambos os representantes da Segurança Pública do Estado destacaram a importância da audiência liderada pela classe empresarial de Brusque, que de forma conjunta com a Secretaria e a população podem encontrar alternativas pontuais para a melhoria da segurança nos municípios. “Foi um momento muito importante recebermos essas lideranças da região de Brusque, que trouxeram os anseios da comunidade de forma enfática, em especial sobre a necessidade de efetivo. Temos ciência da necessidade, os pedidos foram acolhidos e serão analisados posteriormente”, completou D’Ávila.

A audiência contou com a presença do delegado e secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, Aldo Pinheiro D’Ávila, o delegado geral da Polícia Civil do Estado, Artur Nitz, e com o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm

Vários representantes de entidades representativas de Brusque e região estiveram presente na oportunidade. As expectativas são de que após a Operação Veraneio e a finalização do curso de agentes civis, a região de Brusque possa ser contemplada com mais efetivo de policiais militares e civis

ParticipaçãoParticiparam da comitiva ainda: o vice-prefeito eleito de Brusque, Ari Vechi, o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi (Nene), o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, o presidente da Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), Nelson M. Küstner, o presidente do Sinduscon Brusque, Fernando José de Oliveira, o presidente da CDL Brusque, Michel Gartner Belli, o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, o representante do Conseg Brusque, Irajá Trindade, e o diretor executivo da ACIBr, Candido Horácio Godoy. Além disso, estiveram presentes no encontro o deputado estadual Serafim Venzon e o consultor geral da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, Jurandyr Coelho Pires, que no ato representou o secretário da pasta, Cesar Souza.

Page 30: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

30 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EMPREENDEDORISMO

tualmente, segundo dados do Sebrae/SC, 270 mil mulheres estão à frente de micro e pequenas empresas, e 92 mil são microempreendoras individuais no Estado. O potencial empreendedor da mulher tem crescido e se destacado cada vez mais também em Brusque e região, que possui inúmeras

mulheres também em cargos de liderança em indústrias, no comércio, na prestação de serviços, como representantes de entidades, na política, e nos mais variados segmentos sociais.

Diversos fatores históricos e sociais contribuíram para a emancipação feminina nos últimos anos, como a necessidade econômica, a conquista da independência, as mudanças nos padrões de comportamento e valores relativos ao papel social da mulher, entre outros, que levaram elas a conquistar seu espaço com muita luta, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho – onde a mulher sempre buscou seu espaço.

ConquistasMas, o que contribui para a força do empreendedorismo feminino?

Para a sócia-proprietária da Agência dos Correios da Beira Rio, em Brusque, Eunice Francisco Furtado, integrante do Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr, diversos fatores colaboram para isso. Um deles está relacionado à visão mais ampla dos negócios, que cada vez mais tem sido exigida pelo mercado de trabalho. “Acredito que as mulheres empreendedoras compõem um perfil mais preocupado em crescer junto com as pessoas em volta e os ‘olhos do mundo’ estão se voltando para essa habilidade feminina, a capacidade de envolver mais pessoas e promover mudanças na comunidade”, comenta.

Além disso, desde pequena a maioria das mulheres traz consigo uma bagagem administrativa natural, já que ainda na infância elas aprendem a organizar, planejar, criar alternativas e enfrentar desafios, o que as deixam, muitas vezes, na fase adulta mais preparadas para assumir o mercado de trabalho devido as múltiplas tarefas exercidas desde criança. “É característica da mulher empreendedora ao assumir qualquer compromisso, abraçar com garra, sempre em busca de novos conhecimentos, se reciclar, observar tudo ao seu redor com o objetivo de estar aplicando em melhorias na sua empresa. Em Brusque e região as empreendedoras têm esse perfil: são visionárias”, complementa.

Assim como ela, a diretora administrativa e financeira da WRRC Indústria Têxtil, Maria Valzete Ludvig Walendowsky também acredita que os valores culturais são um dos grandes diferenciais para o sucesso e o potencial das mulheres no Estado, em Brusque e região. “É a educação trazida da infância sobre os valores, comportamento, relacionamentos e cooperação, que fortalecem as características de liderança, comunicação e inovação, que fazem a mulher descobrir o seu potencial empreendedor. E essas mulheres entram em cena na ‘Era do Empreendedorismo’ mostrando o quanto elas estão conquistando espaço no mercado de trabalho”, avalia ela, que também é integrante do Núcleo desde seu início.

Outro aspecto destacado por ambas as empresárias e que contribui para o aumento dos negócios liderados no Estado e na região por mulheres, é referente à busca constante das empreendedoras pela satisfação de suas necessidades, sejam elas como complemento ou alternativa de renda, ou pela própria realização profissional e independência financeira, o que gera empregos, fortalece a economia, e cada vez mais contribui para uma sociedade mais pujante.

A vez das MulheresCada vez mais na liderança de empresas e cargos, as mulheres conquistam seu espaço e mostram o potencial de suas habilidades na gestão de seus negócios

A diretora administrativa e financeira da WRRC Indústria Têxtil, Maria Valzete Ludvig Walendowsky, e a sócia-proprietária da Agência dos Correios da Beira Rio, em Brusque, Eunice Francisco Furtado: ambas são integrantes do Núcleo de Mulheres da ACIBr e acreditam cada vez mais na força do empreendedorismo feminino e no potencial das habilidades da mulher em ser líder de seu próprio negócio

A

Page 31: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

31REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EMPREENDEDORISMO

DesigualdadesApesar das constantes conquistas femininas no mercado de trabalho,

entretanto, atualmente ainda há desigualdades entre homens e mulheres, em especial quanto à remuneração. Estudos recentes mostram que no Brasil os homens chegam a ganhar aproximadamente 30% a mais do que as mulheres de mesma idade e nível de instrução. Além disso, pesquisas indicam que as mulheres são responsáveis pelo sustento de 35% dos lares brasileiros e, dos 65% restantes, boa parte delas contribui com os custos de sobrevivência.

Para mudar essa realidade, as empresárias acreditam que somente através da união, do associativismo, da valorização da mulher e de seus potenciais é que essas e outras desigualdades que ainda persistem no século XXI podem ser minimizadas. “O mercado de trabalho sempre foi dominado pelos homens e apesar das nossas conquistas, ainda lutamos constantemente para chegar num patamar de alguns níveis hierárquicos. Acredito que, pela postura, grau de instrução, facilidade em executar várias tarefas ao mesmo tempo, e a sensibilidade de lidar com pessoas, essa questão tende a mudar”, comenta Eunice.

Da mesma forma, a diretora administrativa e financeira da WRRC também acredita que com o tempo mais conquistas serão alcançadas, além das que já houveram na sociedade em prol da igualdade de gênero. “Toda mudança cultural é muito lenta, porém já avançamos muito. O ingresso da mulher no mundo dos negócios é uma vitória sólida e completamente concreta. Além do que, acredito que estamos em um novo e importante momento empresarial: o mercado está aberto e propenso para pessoas que queiram e saibam se diferenciar perante o que já existe, independente se o profissional for homem ou mulher. E com a consolidação do empreendedorismo feminino, a tendência é a diminuição dessas desigualdades cada vez mais”, completa Valzete.

União que faz a diferençaA valorização da mulher empresária é uma das bandeiras da

Associação Empresarial de Brusque desde 1995, quando a entidade implantou o Núcleo das Mulheres Empresárias. Com uma visão à frente da época e, acreditando na mulher empreendedora, desde então o Núcleo proporciona a busca constante de novos caminhos e soluções para as empresas que têm mulheres em sua liderança ou participação efetiva, bem como a valorização do papel da mulher, capacitação e qualificação no desenvolvimento pessoal e profissional, novas oportunidades de parcerias e negócios e o fortalecimento do associativismo.

Para a coordenadora do Núcleo, Rosangela Andrade, consultora e diretora da Andrade Eventos e Consultoria, com o crescimento acirrado das empresas e a busca de conhecimento e qualificação em todas as áreas, o Núcleo das Mulheres Empresárias tornou-se um grande diferencial, já que tem o intuito de dividir experiências e buscar soluções para o crescimento das associadas e, neste caso, mostra a força das mulheres empresárias. “As mulheres estão cada vez mais buscando a qualificação e desenvolvimento pessoal e profissional para este mercado tão exigente, mostrando ao mundo empreendedor que tem capacidade de assumir cargos em empresas nunca antes ocupados por elas. E o apoio da entidade, através do Núcleo tem sido essencial para essas conquistas, mostrando o potencial das mulheres que cada vez mais fazem a diferença”, comenta.

A coordenadora do Núcleo também orienta as mulheres que desejam abrir seu próprio negócio e também as que já os têm, mas procuram ainda mais fortalecimento no mercado. “Que essas mulheres nuca deixem de lado a busca pelo conhecimento necessário para ter o seu próprio negócio e o que a empresa precisa para se renovar e inovar. Que elas não desistam de seus sonhos e principalmente façam o que gostam, já que não existem obstáculos que não possam ser vencidos”, ressalta.

Para as integrantes do Núcleo, poder utilizar algumas habilidades da mulher como organização, percepção, além das responsabilidades relacionadas às atividades profissionais e familiares, também são essenciais pro sucesso dos negócios – tanto os que já existem como com os que podem tornar-se realidade. “Nós que trabalhamos com processos multifuncionais temos habilidades de administrar diferentes atividades ao mesmo tempo e usar nossa sensibilidade para que possamos nos inserir e ser os canais dessa grande mudança na transformação de um mundo melhor”, declara Valzete.

“Nós que já estamos no mercado do trabalho temos que continuar sendo perseverantes, estar atentas as mudanças, se reciclar, e participar de treinamentos constantemente. Sempre fui uma defensora do associativismo, acredito na união das pessoas para o bem comum e a ACIBr desempenha esse papel com seriedade, promovendo o crescimento profissional de seus associados também para o desenvolvimento de suas empresas. Que nenhuma mulher deixe de lado o seu sonho empreendedor ”, complementa Eunice.

Que essas mulheres nuca deixem de

lado a busca pelo conhecimento,

que não desistam de seus sonhos e

principalmente façam o que gostam, já que não existem

obstáculos que não possam ser vencidos.

Rosangela Andrade, coordenadora do Núcleo das

Mulheres Empresárias da ACIBr

Desde 1995 o Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr acredita na mulher empreendedora, e proporciona a busca constante de novos caminhos e soluções para as empresas que têm mulheres em sua liderança ou participação efetiva

Page 32: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

32 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

MEIO AMBIENTE

om o objetivo de despertar nos cidadãos e empresários a conscientização sobre a real importância de uma cidade ecologicamente correta e sustentável, o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial

de Brusque (ACIBr) realizou em 2016 mais três edições do Dia D EcoPonto, nos meses de maio, agosto e novembro.

Os eventos, realizados sempre no estacionamento do Centro Empresarial de Brusque (CESCB), contaram com a contribuição de diversas empresas e da comunidade da região que

realizaram o descarte correto dos materiais. “Estamos muito felizes, pois todas as edições do Dia D em

2016 superaram as nossas expectativas. A cada edição percebemos o aumento no volume de resíduos e isso significa que temos mais pessoas conscientes aderindo ao projeto. E isso é extremamente positivo. Para 2017 esse projeto terá continuidade, pois é algo já consolidado, até como um projeto da própria

ACIBr. E as nossas expectativas são que o Dia D cresça e se fortaleça ainda mais no próximo

ano, bem como criar a conscientização de que o

Dia D EcoPonto mobiliza

O Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr realizou em 2016 mais três edições do Dia D EcoPonto, nos meses de maio, agosto e novembro que superaram as expectativas dos envolvidos com o projeto

a comunidade de Brusque e Região em 2016

Edições realizadas ao longo do ano arrecadaram lâmpadas, pilhas, baterias, pneus e lixo eletrônico que terão destinação correta

Números de 2015 do Dia D EcoPonto: - Lâmpadas: 2.466

- Pilhas e Baterias: 254,40 kg- Eletrônicos: 1900 kg

- Pneus: 34

C

Page 33: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

33REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

MEIO AMBIENTE

planejamento sustentável não é só importante, mas é necessário”, comenta o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr,Valter Floriani.

Educação ambientalAlém de integrantes do Núcleo, as edições do Dia

D contaram com a participação de alunos do SESC de Brusque, integrantes do projeto Habilidades de Estudo, do contra-turno escolar.

De acordo com a técnica de Educação Complementar, Grecie Rech Werner, é por meio de parcerias e ações simples que cada pessoa pode criar hábitos de consciência ambiental, como o trabalho desenvolvido pelo SESC Brusque. “Por acreditar na importância de sermos protagonistas na conscientização da população, o SESC é parceiro desse projeto. Com as crianças desenvolvemos atividades no contra-turno escolar sobre Educação Ambiental, desde o reaproveitamento de materiais recicláveis, para se tornarem didáticos, até a horta orgânica. E com essa conscientização sabemos que elas disseminam esse conhecimento para todos os familiares e amigos”, comenta.

Projeto Papa-Pilhas é lançado

No dia 28 de outubro, o Núcleo de Gestão Ambiental da (ACIBr) lançou oficialmente o projeto Papa Pilhas. O evento, ocorreu nas dependências do Sesc de Brusque e reuniu professores e coordenadores de ensino, além de integrantes do Núcleo e parceiros da iniciativa, que irá fortalecer ainda mais o EcoPonto.

Além das escolas integrantes do Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr, o projeto também será realizado em centros de educação infantil e escolas da rede municipal de ensino. Durante o lançamento, as instituições participantes do projeto receberam os coletores de pilhas, feitos de embalagens reaproveitadas e adaptadas. O objetivo é que a partir de agora os alunos possam desenvolver a educação ambiental, bem como a conscientização de descarte adequado dos materiais e resíduos. “Sabemos que para mudarmos

a consciência ambiental dos adultos é mais fácil mudarmos a das crianças primeiro. E através dos alunos e das escolas, esse trabalho será levado para as famílias e assim criamos uma conscientização maior na sociedade sobre a destinação correta”, explica o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr.

Da mesma forma, as pilhas recolhidas pelos Papa Pilhas serão enviadas para o EcoPonto, onde serão pesadas, catalogadas e encaminhadas para as empresas parceiras, que trabalham com o descarte correto. Todo o processo desse e dos outros materiais recolhidos é desenvolvido dentro das leis, possui as licenças ambientais corretas e todas as exigências necessárias.

Mais informações sobre o Papa Pilhas e sobre o EcoPonto: (47) 3351-1588.

Entre os alunos que participaram em 2016 da ação esteve a aluna Júlia Santos Pestile, de 9 anos, que demonstrou já saber a importância sobre a reciclagem e os cuidados com o meio ambiente. “Nós estamos ajudando a natureza com ações assim e se deixarmos

esses materiais se acumularem, eles vão prejudicá-la. Em casa sempre procuro reciclar os materiais e até usamos

pilhas recarregáveis, para não desperdiçarmos as descartáveis”, declara a estudante.

Saiba MaisO EcoPonto foi inaugurado pelo Núcleo de

Gestão Ambiental no segundo semestre de 2014, e funciona anexo à empresa Cidade Limpa, no

bairro Souza Cruz. O local recebe materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e pneus.

Quando descartados na natureza ou misturados ao lixo comum, estes materiais liberam substâncias tóxicas

que contaminam o solo e a água. O EcoPonto apenas recebe estes itens, porém não oferece serviços de coleta ou de tratamento destes materiais. Após acumular certa quantia, cada tipo de material é destinado a uma empresa parceira do projeto, responsável pelo beneficiamento e reciclagem.

Números de 2016 do Dia D EcoPonto*:- Lâmpadas: 996

- Pilhas e Baterias: 219 kg e 530g- Eletrônicos: 1413 kg e 740g

- Pneus: 37 pneus

(INCLUINDO ATÉ A 5ª EDIÇÃO NO MÊS DE AGOSTO):

Page 34: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

34 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

PALESTRA

a noite do dia 10 de outubro, na Sociedade Recreativa Santos Dumont, foi realizada a solenidade e jantar festivo de comemoração dos 82 anos de fundação da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O evento reuniu mais de 400 empresários e diversas autoridades do município

e da região, que também prestigiaram a palestra “Expectativa para Santa Catarina neste novo cenário econômico e político do Brasil’, ministrada pelo jornalista Paulo Alceu.

“Essa é a data mais importante para a Associação. São 82 anos de trabalho doado à comunidade de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Falo assim, doado, porque ninguém da diretoria recebe nada para trabalhar ali. São todos empresários voluntários e dedicados. Por isso

mesmo merecem ser parabenizados, porque dedicam seu tempo ao bem comum”, afirma o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

Segundo ele, a palestra escolhida para o evento aborda um tema pertinente e pontual, já que os empresários querem saber o que é possível esperar da economia do Estado neste novo contexto político do Brasil. “Não era possível trabalhar com o antigo governo, que já estava desgastado, tanto politicamente, quanto em questão de eficiência. E a gente espera que as medidas anunciadas pelo presidente Michel Temer se concretizem, porque o país precisa desta guinada, desta chacoalhada, para voltar novamente aos trilhos”, ressalta Habitzreuter.

O presidente da ACIBr também falou sobre a PEC 241, que era

ACIBr comemora 82 anosde fundação com palestra

sobre política e economia

Autoridades dos três municípios de atuação da ACIBr, Brusque, Guabiruba e Botuverá, marcaram presença na solenidade dos 82 anos da entidade

Mais do que um jantar festivo, evento quis entender melhor o cenário de Santa Catarina diante do novo contexto político do Brasil

DARCI KLANN HELLMANN

N

Page 35: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

35REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

PALESTRA

votada naquele mesmo momento. “Antes era fácil, porque sempre que se tinham mais gastos, se aumentava a arrecadação e quem pagava a conta era a população. Por isso, falar em corte de gastos do setor público é tão importante. Também precisamos falar sobre a reforma previdenciária que, a exemplo de outros países, será doída, mas necessária para que o Brasil consiga fechar suas contas. Precisamos falar sobre a reforma trabalhista, já que a nossa CLT foi feita em uma época na qual a relação de trabalho era diferente das condições que temos hoje. Existe o discurso de se estar suprimindo direitos do trabalhador e isso é uma mentira. A flexibilização da legislação trabalhista é uma realidade mundial e nós não podemos perder essa tendência”, salienta.

Trajetória da ACIBr é enaltecidaA vice-presidente regional da Federação das Associações

Empresariais de Santa Catarina, Maria Izabel Pinheiro Sandri, enalteceu a importância da ACIBr dentro do sistema FACISC. “Como todas as entidades o que a Federação olha é a atuação das associações nos municípios, contribuindo para o seu desenvolvimento. Sabemos da importância do associativismo nesse contexto, ajudando todo ambiente empresarial e a própria comunidade. E a ACIBr, com seus

Essa é a data mais importante para a Associação. São 82 anos de trabalho

doado à comunidade de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Halisson Habitzreuter, presidente ACIBr

82 anos de história, demonstra através de suas ações, a força do associativismo em prol do desenvolvimento dos municípios em que atua. Celebramos hoje nesta data as muitas histórias escritas pelas diretorias que estiveram à frente dessa entidade tão forte e atuante”.

Para o empresário Ingo Fischer, vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, e que atuou como presidente da ACIBr, celebrar os 82 anos de história da entidade

CONTINUA

Os ex-presidentes da ACIBr, Ingo Fischer e Nelson Zen Filhoz, com Armando Alberto Walendowsky, diretor regional do CREA

O vice-presidente da ACIBr, Edemar Fischer, com Antônio Cervi, que atuou como executivo da entidade por muitos anos

A diretora e o presidente da ACIBr, Maria Valzete Ludvig Walendowsky e Halisson Habitzreuter ladeando a vice-presidente regional da Facisc, Maria Izabel Pinheiro Sandri e Sheron Pinheiro Sandri

Coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Eduardo Barni, com o prefeito José Luiz Colombi e o advogado Euclides da Silva Jr.

DARCI KLANN HELLMANN DARCI KLANN HELLMANN

DARCI KLANN HELLMANN DARCI KLANN HELLMANN

Page 36: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

36 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

PALESTRA

é também enaltecer todo trabalho desenvolvido em prol do crescimento do município. “É sempre uma satisfação falar sobre a ACIBr. Fui presidente desta entidade de 2000 a 2005, onde nós construímos a nossa sede, o Centro Empresarial, e de lá para cá isso deu uma nova vida à associação. No CESCBr temos reunidas a CDL, ACIBr, os sindicatos, enfim, muitas entidades classistas. Acredito que isso, para Brusque, é muito bom. Onde tem uma grande representatividade tanto comercial, quanto industrial, a cidade se desenvolve e cresce”, ressaltou.

“Abstenção de voto não é um protesto, é uma derrota”

Mais do que uma palestra com dados, números e situações, o jornalista Paulo Alceu estava interessado na interatividade. Sua proposta era conversar com os empresários, apresentando, mas também colhendo informações, com o foco de contextualizar Santa Catarina dentro do cenário nacional. “O país enfrenta uma indefinição, uma crise política, econômica, moral e ética. E esse relacionamento

com o empresariado, que dá sustentação econômica ao Brasil, é fundamental. O nosso Estado, em si, tem um lado positivo e é um diferencial em relação ao país”, destaca.

Paulo Alceu também citou a discutida PEC 241, que limita os gastos públicos. Segundo ele, a aprovação impõe à classe política que administra o país uma gestão mais técnica e séria, capaz de fazer com o pouco dinheiro que se tem, muito para realizar e oferecer à população. “Fácil é ter muito dinheiro e, com isso, ter mais o foco no benefício próprio do que no atendimento básico. É isso que os brasileiros hoje se questionam”, argumenta.

Segundo ele, o governo de Michel Temer não pode ser considerado isento de tudo que aconteceu até aqui, porque estava ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT) durante os últimos anos. Para o jornalista, essa desvinculação recente não o exime da responsabilidade e da fatura para pagar. “Não dá para dizer que não sabia de nada, que era apenas um vice decorativo. O PMDB participou da administração, integrou o antigo governo e hoje tem dívidas com o país, tem que devolver isso para o Brasil. E, quanto à credibilidade, ele vai ter que construir. Não somos nós que vamos dar credibilidade a ele. Ele terá que construir essa confiança com ações, determinação e, principalmente, coragem, o que eu não acredito com esses políticos que estão por aí”, salienta.

Para o palestrante, a reforma política, mais que necessária e importante, é crucial. “As urnas mostraram isso já. Uma abstenção de 38% no Rio de Janeiro é uma vergonha. Não é um protesto, é uma derrota para o país, para todos nós. O que me alegra é perceber que o Brasil está começando a buscar um novo caminho, porque a opção que recebemos nos traiu”, observa.

Prestação de contasAs comemorações dos 82 anos da ACIBr foram também momento

para prestação de contas das ações realizadas pela entidade no último ano, através da gestão da nova diretoria, presidida por Halisson Habitzreuter. Em seu discurso o presidente enalteceu os cursos de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento profissional promovidos pela ACIBr, bem como eventos como o Almoço de Ideias, Fórum de RH, entre outros, que envolveram a participação de mais de mil pessoas no último ano.

Habitzreuter falou também dos 22 Núcleos Setoriais da entidade, que estiveram envolvidos numa série de atividades, missões empresariais internacionais à China e Itália, visitas técnicas a feiras e instituições, que proporcionaram aos seus nucleados a oportunidade de conhecer novos produtos e serviços, tecnologias, planejamento,

Associados, nucleados, ex-presidentes da ACIBr, lideranças empresariais e políticas prestigiaram o evento

Paulo Alceu também ressaltou a força empreendedora do estado de Santa Catarina. “Temos muito para vencer, só depende de nós”, disse em tom otimista

DARCI KLANN HELLMANN

DARCI KLANN HELLMANN

Page 37: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

37REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

PALESTRA

Na noite de 9 de outubro, na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, foi realizada a missa de Ação de Graças, comemorando os 82 anos de fundação da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). A celebração foi presidida pelo pároco, Magnos José Baron Caneppele, e concelebrada pelo diretor da Faculdade São Luiz, pe. Claudio Marcio Piontkewicz.

“Comemoramos hoje os 82 anos de trabalhos bem realizados pela ACIBr, que atua na melhoria da indústria e da comunidade, que pensa nas pessoas e nas empresas. Por essa razão, presta um serviço de grande valia social. Gera emprego e, com isso, o trabalhador sustenta sua família”, disse, durante a homilia, o padre Claudio Marcio Piontkewicz.

Segundo o religioso, o sistema associativista se assemelha com o funcionamento do corpo humano. Em cada pessoa, todos os órgãos são importantes, mas não podem trabalhar meramente sozinhos, porque entram em colapso. Há a interdependência com os demais órgãos. “Na ACIBr, cada pessoa é convidada a contribuir com sua individualidade e, ao compor o associativismo, gera harmonia. E as ideias propostas são realizadas quando existe cooperação. Sentados, dialogando, se atingem os objetivos comuns e a sociedade se beneficia”, salientou o padre.

Missa de Ação de Graças

Diretores da ACIBr prestigiaram a missa de Ação de Graças em comemoração aos 72 anos de fundação da entidade

processos administrativos e inovação. “Temos certeza que os Núcleos estão crescendo e se fortificando. Nossa intenção é incentivar a criação de novos grupos e continuar apoiando os existentes para que todos os envolvidos possam alcançar seus objetivos e metas traçadas nos seus planejamentos estratégicos”, frisou.

O presidente também mencionou as bandeiras que a ACIBr tem defendido no que diz respeito a projetos de infraestrutura e mobilidade. Entre elas estão a construção da Barragem de Botuverá, a Duplicação da Rodovia Antônio Heil (SC-486), e a implantação da terceira subestação da Celesc em Brusque.

Outra bandeira levantada pela entidade e fortalecida neste último ano é a questão da segurança pública. “A Associação Empresarial, há muito tempo, defende essa bandeira, pois entendemos que um espaço sem segurança pública não permite o desenvolvimento econômico e a sociedade como um todo acaba perdendo. Precisamos de maior efetivo policial para nossa cidade e região, para proporcionar mais segurança para as empresas e para a população”, ressaltou.

Edemar Fischer, Hélio Habitzreuter e Vilmar ‘Negão’ Walendowsky

Presidente da OAB de Brusque, Renato Munhoz, com o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter

O palestrante da noite, Paulo Alceu, com o empresário Ingo Fischer

TAIANA EBERLEDARCI KLANN HELLMANN

DARCI KLANN HELLMANN

FOTO PRIMAVERA

Page 38: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

38 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

NOVA ADMINISTRAÇÃO

diretoria da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) recebeu na noite do dia 24 de outubro a visita do prefeito e vice-prefeito de Brusque, dr. Jonas Paegle e Ari Vechi, eleitos no último dia 2 de outubro. O encontro teve como objetivo estreitar o relacionamento da diretoria da entidade

com a prefeitura de Brusque, para melhorar tanto as condições da classe empresarial, mas também da população como um todo.

Durante o encontro, os diretores da ACIBr ouviram algumas propostas da nova administração, que irá assumir o município a partir de janeiro de 2017, bem como apresentaram alguns projetos e bandeiras defendidas pela ACIBr em prol de Brusque e região. Temas relevantes, como Segurança Pública, desenvolvimento regional, Turismo, infraestrutura, empreendimento e saúde, foram alguns dos abordados na oportunidade.

Em pautaEm relação à Segurança Pública, a diretoria da entidade sugeriu

algumas medidas a serem tomadas para a resolução de problemas que têm preocupado os moradores e os empresários do município, como monitoramento através de pórticos nas entradas do município, para a identificação de veículos roubados; a instalação de câmeras

de vigilância; a cobrança de mais efetivo por parte do Governo do Estado; o fornecimento de estrutura e equipamentos aos policiais militares e civis, entre outros.

Outro tema abordado foi o desenvolvimento regional, bem como o fortalecimento do Turismo, não só de Brusque, mas das cidades vizinhas, como Botuverá, Guabiruba, Nova Trento, e demais. “O Turismo é um importante braço da economia que precisamos fortalecer cada vez mais. Temos que pensar em um Turismo regionalizado e este também é um pensamento desta administração. Acredito que eles também irão evoluir muito nesse sentido, já que com o desenvolvimento deste setor teremos mais geração de empregos e qualidade de vida para a população”, comentou na oportunidade o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

Os moradores de rua e as possíveis medidas que podem ser tomadas no município para a resolução desta questão também estiveram em discussão durante o encontro. A diretoria da ACIBr propôs a execução de um projeto, em parceria com igrejas, paróquias e grupos de voluntários que já atuam no município em prol desses moradores, bem como com o poder público, para a resolução da questão. “Este é um problema da nossa sociedade e também estamos confiantes que

Diretoria da ACIBr se reúne comprefeito e vice de Brusque eleitos

Encontro discutiu importantes temas e projetos do município e da região

O encontro teve como objetivo estreitar o relacionamento da diretoria da ACIBr com a prefeitura de Brusque, para melhorar tanto as condições da classe empresarial, mas também da população como um todo

A

Page 39: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

39REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

NOVA ADMINISTRAÇÃO

esta nova administração poderá tomar algumas medidas já no início do próximo ano sobre isso”, reforçou o presidente da entidade.

Já quanto a Praça do Empreendedor, tanto a ACIBr como os representantes da administração eleita acreditam que este seja um projeto essencial para Brusque, que deverá ser instalado fora da prefeitura municipal e que irá contribuir de forma efetiva na abertura das empresas e solução de determinados problemas.

Outros assuntos também foram discutidos ao longo da reunião, que foi avaliada pela diretoria da ACIBr como positiva. “Foram temas oportunos, alguns deles que podem ser resolvidos através da parceria público-privada, com a ACIBr, com as empresas da nossa cidade e com a classe empresarial como um todo. Queremos que Brusque tenha desenvolvimento econômico, qualidade de vida, segurança púbica, enfim. Queremos o bem para a cidade e encontramos o respaldo nessa administração recém-eleita. Acreditamos que isso irá gerar frutos muito positivos, e a previsão é darmos continuidade a essa conversa, onde todos ganham”, comentou Habitzreuter. “As expectativas da ACIBr são as melhores possíveis, até pelo momento que vivemos hoje, da recuperação da economia. Acreditamos que 2017 será um ano melhor e queremos contribuir para que o desenvolvimento da nossa cidade seja ainda mais efetivo”, completou.

UniãoPara o prefeito eleito de Brusque, dr. Jonas Paegle, o encontro foi

enriquecedor e além de aproximar a futura administração municipal com a classe de empresários contribuiu para o fomento de projeto e ideias em prol da população e da cidade. “Ficamos muito contentes pelo convite, pela reunião e pela disponibilidade mostrada pela ACIBr para a solução de algumas questões. E isso já é a participação da comunidade na administração, a partir de 2017, que é de nosso interesse. Ainda estamos refletindo, tomando conhecimento de algumas coisas, dando continuidade ao nosso plano estratégico e hoje tivemos mais um grande aprendizado com os empresários”, comentou.

Da mesma forma, o vice-prefeito eleito, Ari Vechi, também

Os diretores da ACIBr ouviram algumas propostas do prefeito e vice-prefeito de Brusque, dr. Jonas Paegle e Ari Vechi, que irão assumir o município a partir de janeiro de 2017, bem como apresentaram alguns projetos e bandeiras defendidas pela ACIBr em prol de Brusque e região

avaliou o encontro e as discussões propostas de forma produtiva, que integram e aproximam mais tanto os empresários como a população da futura administração. “Trocamos muitas ideias e informações, para que possamos iniciar em janeiro, tudo o que propomos no período eleitoral, em integrar a nossa sociedade. A nossa maior missão será integrar a classe empresarial, a classe trabalhadora, a sociedade organizada como um todo, para que possamos construir a cidade da melhor forma. Ouvimos do empresariado quais são suas ideias, reivindicações e saímos muito satisfeitos, pois muitas dessas ideias também são nossas, seja na segurança pública, saúde, desenvolvimento, enfim. E vamos continuar com essas conversas com as entidades e com a população para conseguirmos acertar mais em prol da nossa cidade”, completou Vechi.

Os agentes comerciais das Associações Empresariais que se destacaram nos primeiros seis meses de 2016 foram reconhecidos no mês de agosto com o fechamento da campanha Top Tal 2016, o Programa de Reconhecimento aos Talentos Comerciais de destaque no Sistema FACISC. O programa teve como foco as soluções XML e Gerenciamento de Carteira um dos produtos da BVS, e foram premiados os três profissionais que mais pontuaram no programa durante o período.

O primeiro lugar ficou para Sônia Regina

Fumagalli, do departamento comercial da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O segundo lugar foi para Kethy Pich, da ACI de São Carlos, e o terceiro colocado, foi Diego Scott, da ACI de Caçador. Segundo o vice-presidente de soluções empresariais da FACISC, Marcelo Noronha, o objetivo do programa é estimular os profissionais valorizando o esforço e a dedicação destes.

A ACIBr parabeniza a colaborada da entidade pela conquista!

Comercial da ACIBr conquista primeiro lugar no Top Tal 2016 da FACISCSônia Regina Fumagalli teve maior pontuação na campanha estadual

Page 40: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

40 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

COLUNA

NÚCLEO DE EMPRESAS CONTÁBEIS

O Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque realizou, em parceria com a SCI Sistemas Contábeis uma missão empresarial contábil. Um grupo de 20 empresários catarinenses visitou, no dia 23 de setembro, a empresa MG Contécnica Consultoria e Contabilidade e a Juscon Assessoria Contábil em São Paulo. O objetivo foi trocar experiências de tecnologia e processos para melhorar a organização e ampliar a produtividade das empresas contábeis. Durante a visita, o grupo teve acesso à estrutura operacional como referência de

modelo de empresa contábil, iniciativas e diferenciais realizados no segmento.“Sempre quis realizar um trabalho como este junto aos meus colegas

de profissão, podendo contribuir com minha experiência e know-how, mas sempre deixando claro que independente do tamanho da sua empresa – pequena, média ou grande, correndo atrás e com a presença de Deus é possível chegar ao objetivo, pois todos somos iguais”, disse Marco Gomes, diretor da MG Contécnica após finalizar o encontro com os empresários.

Missão Empresarial ContábilEmpresários catarinenses visitam empresas paulistas

E-SocialO que é?

Conhecido como o braço social do SPED, corresponde a uma nova forma de geração e transmissão dos dados relativos à FOLHA DE PAGAMENTO dos empregadores e Produtores Rurais, o qual da mesma forma que os arquivos de NFes, passarão a ser transmitidos a um Banco de Dados ÚNICO do Fisco de acordo com o prazo legal para cada obrigação e compartilhado com os entes fiscalizadores do FGTS, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal e Previdência Social.

O que muda?Não haverá nenhuma nova obrigação, entretanto com a transmissão

eletrônica, os prazos das obrigações trabalhistas passarão a ser monitorados de forma imediata pelo Fisco.

Informações que hoje estão de posse do empregador serão transmitidas ao Banco de Dados. Exemplo: Admissões/Rescisões/Faltas/Afastamentos/Acidentes de Trabalho/Férias, entre outros, são tratados como eventos que terão um registro específico a ser transmitido.

Também farão parte as informações relativas às condições ambientais e de saúde do trabalhador.

Com essas informações o Fisco terá acesso imediato aos cálculos dos tributos incidentes sobre a folha de pagamento, bem como das situações que estão ocorrendo na relação trabalhista.

DesafiosComo toda nova obrigação, serão necessários ajustes iniciais. A pré-

qualificação do cadastro dos empregados consiste em unificar os dados cadastrais do CPF, Cadastro da Previdência Social – CNIS e cadastro do PIS, tarefa essa que já vem sendo realizada pelas empresas contábeis, mas que exigirá um esforço adicional dos entes governamentais envolvidos, em função do volume de ajustes necessários.

As empresas terão que enviar ainda na fase inicial, sua tabela de eventos da folha, a qual servirá de base para conferência da tributação por parte do Fisco.

Parte fundamental no processo, os softwares de folha de pagamento estão se adaptando ao novo processo, fazendo parte do Grupo Gestor de execução do projeto, de modo a garantir a perfeita integração de dados de acordo com a legislação.

Mudança CulturalCom a estrutura física de hardware e software adequados, torna-

se imprescindível o planejamento e comunicação imediata dos eventos trabalhistas. Essa sistemática exigirá especialmente dos empregadores e também de seus colaboradores, respeito à legislação e seus respectivos prazos. Práticas relativas ao envio da documentação de admissão, comunicação de férias, rescisões, afastamentos por doença, horário de trabalho, entre outras, deverão ser revistas sob pena dos empregadores fazerem fora do prazo e portanto sujeito a MULTAS e fiscalizações posteriores.

PrazosAinda em fase de desenvolvimento, o cronograma atual regulado pela

Resolução nº 2 de 31/08/2016 do Comitê Diretivo do e-Social:

Início da obrigatoriedade de utilização do eSocial será:

I - em 1º de janeiro de 2018, para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais);

II - em 1º de julho de 2018, para os demais empregadores e contribuintes.

** Elaborado com legislação vigente em 21/10/2016.

Rotinas de Final de Ano e Novas Obrigações para 2017

Page 41: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

41REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

Ouvid

oria

DDG

0800

.600.1

020

Promover a inovação e a competitividade. Esse é o papel do BRDE.

O BRDE conta com linhas específicas para financiamento de projetos, produtos, processos e empresas inovadoras, como as startups. O banco oferece assessoria técnica de especialistas para encontrar a solução de crédito ideal para o seu negócio. BRDE. Sempre ao lado de quem inova.

www.brde.com.br

Page 42: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

42 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EXPANSÃO

a noite do dia 24 de agosto o presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) Halisson Habitzreuter participou da inauguração do Bloco D - Pe. João Hülse, do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. O evento contou com a presença de autoridades, acadêmicos,

professores, funcionários, imprensa e familiares do padre, que prestigiaram a solenidade no campus Santa Terezinha.

A conclusão do bloco, iniciado em 2010, adicionou 2.4 mil m² em sua estrutura total, que já havia sido ampliada em 2014, quando foram construídos novos laboratórios e 20 salas de aula. As obras de ampliação iniciaram no mês de abril e o investimento foi de R$ 3 milhões. Além das coordenações e laboratórios já instalados, a nova construção conta com uma sala específica para o Núcleo de Informática, com estrutura e condições de funcionamento equivalentes às das melhores empresas de tecnologia de informação.

Em seu discurso, o reitor da Unifebe, professor doutor Günther Lother Pertschy, declarou que a conclusão do bloco trará novos espaços para a construção e troca de conhecimentos. “Nosso espaço físico, assim como nossa atuação na comunidade, não são um projeto estático, mas algo em constante aprimoramento e ampliação. Costumo dizer que a necessidade de novas salas de aula e ambientes laboratoriais, como este, é um problema que gostamos de resolver. Obrigado a todos que colaboraram para este projeto”, comentou na oportunidade. Além disso, Pertschy que é diretor da ACIBr também agradeceu a parceria da entidade em diversas ações que tem sido desenvolvidas pela universidade.

DesenvolvimentoNa oportunidade, o presidente da ACIBr ressaltou a relação da

Unifebe e da associação, que é de longa data, bem como destacou

ACIBr participa desolenidade de inauguração do Bloco D da Unifebe

Entidade foi representada pelo presidente, Halisson Habitzreuter

O presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter participou da inauguração do Bloco D - Pe. João Hülse, da Unifebe, no dia 24 de agosto

as ações da universidade, que cada vez mais contribuem para o desenvolvimento de Brusque e região.

“Temos conhecimento do serviço que é prestando, tanto na qualidade de ensino, como também na ampliação de novos cursos e estrutura. O papel da Unifebe em nossa sociedade como um todo é fundamental, tanto na formação de profissionais, no desenvolvimento de pessoas, como no lado econômico, já que a instituição é responsável por capacitar uma grande parcela dos nossos colaboradores, bem como por formar novos empreendedores na cidade e região. Ficamos muito orgulhosos de fazer parte desse momento e acompanhar de perto as conquistas desse importante centro de ensino superior de Brusque”, declarou.

HomenagemO Bloco D recebeu o nome Padre João Hülse em homenagem

ao Diretor da Escola Superior de Estudos Sociais e Presidente da Fundação Educacional de Brusque de 1990 a 1998. Falecido no dia 26 de junho, Padre João fez parte da primeira turma do curso de Estudos Sociais da FEBE, em 1973, além de ter tido uma grande atuação na comunidade de Brusque.

N

Page 43: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

43REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

EMPRESA DESTAQUE

uando Valdir Furbringer encerrou sua história de representação em uma das principais indústrias têxteis de Brusque na década de 80, levou na bagagem os clientes que conquistou ao longo dos anos e a vontade de recomeçar. Algum tempo depois, bateu nas portas dos seus clientes com um produto diferente: ao invés do tecido, a roupa já pronta.

Diante do resultado positivo das primeiras vendas, Valdir não hesitou, e tratou de montar uma pequena linha de produção na garagem da própria casa, localizada na rua Gustavo Kohler, bairro Souza Cruz, em Brusque. O ano era 1986, quando a história da Warusky começou a ser contada.

No início, seis pessoas atuavam na empresa, que iniciou sua expansão conforme os produtos eram bem recebidos pelos clientes. Da garagem de casa ergueu-se o grande empreendimento, que continua no mesmo endereço até os dias de hoje, numa área fabril de 16 mil metros quadrados.

Além de atender clientes do Rio Grande do Sul, Valdir também implantou um centro de entregas no auge da rua Azambuja, época em que clientes de diversas regiões do país passaram a vir a Brusque, o que deu à cidade o título de capital da pronta entrega.

Mas foi em meados da década de 90 que a Warusky encontrou um forte nicho de mercado, e passou a atender as grandes redes de varejo do país. Com o passar dos anos a empresa se especializou em Private Label (PL), tornando-se referência no setor e oferecendo soluções completas para clientes que necessitam de criação e produção de coleções.

Com aproximadamente 550 colaboradores diretos e mil indiretos, e uma média de produção mensal de 600 mil peças, os produtos fabricados pela Warusky para seus clientes, são comercializados em todo Brasil.

“Nosso segmento é voltado para moda, saindo do produto básico. Os clientes nos procuram principalmente pela informação de moda que temos, seja por equipe de estilo, seja por viagens internacionais de pesquisa, algo bem forte que realizamos constantemente”, explica o diretor comercial da empresa, Gerhard Ristow.

A maioria dos clientes Warusky são varejistas de grandes redes como C&A, Havan e Renner, até marcas como Le Lis Blanc, Shoulder, Calvin Klein, M.Officer, Zara, Forever 21, entre outros. A empresa conta com Valdir

Furbringer como diretor-presidente, Rubia Furbringer Ristow como diretora de produto, Gerhard Ristow como diretor comercial e Ciro Keller como gerente industrial.

MercadoHoje a empresa atua em um mercado superexigente não só pela

questão de moda, qualidade, pontualidade de entrega, como também segue as rigorosas regras que surgiram com a ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil. “Ninguém consegue produzir para os grandes varejistas sem ter a certificação da ABVTEX hoje. Para nós isso foi visto como um ponto positivo. Acreditamos que ter a certificação é um diferencial competitivo”, ressalta Ristow.

Projetos futurosDe acordo com o diretor comercial, dentre os projetos futuros da

empresa está o aperfeiçoamento cada vez mais focado no produto com informação de moda, e na produção mais ajustada. “Somos muito reconhecidos por nossos clientes tanto por essa questão de produto de moda, quanto pela confiabilidade da empresa, com a garantia da entrega na data, e a qualidade absoluta daquilo que foi pedido, o que é muito importante para a rede de varejo hoje. Temos como propósito o investimento em consultorias nos trabalhos internos, para o processo estar cada vez melhor e sermos uma referência para esses clientes que procuram uma fábrica que produza moda para sua marca. Estamos investindo muito forte nesses pontos para realmente proporcionarmos cada vez mais confiança aos clientes”, ressalta.

30 anosOs 30 anos da empresa são motivo de orgulho para todos os diretores

e colaboradores da Warusky. “Na situação de mercado que vivemos no país, é com grande satisfação que chegamos a essa marca dos 30 anos. Somos uma empresa sólida que sempre cresceu com geração de empregos. Hoje são muitas famílias que a Warusky agrega, através dos nossos colaboradores”, complementa Ristow.

Warusky: 30 anos deempreendedorismo e crescimento

Uma das maiores empresas de confecção de Brusque completa três décadas sendo referência no mercado de PL

Q

Entidade foi representada pelo presidente, Halisson Habitzreuter

Page 44: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

44 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

ARTIGO

Pesquisadores defendem que dormir bem e estudar música podem contribuir de forma definitiva com o desempenho escolar dos alunos. O tema foi debatido na FIESC em seminário que abordou ainda iniciativas da América Latina para elevar a qualidade da educação.

O evento, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, reuniu no mês de outubro pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Chile e Colômbia para abordar neurociência e iniciativas da América Latina para elevar a qualidade dos sistemas educacionais.

Na oportunidade o presidente da Fiesc, Glauco Côrte salientou que “a educação brasileira pode se beneficiar dos estudos da neurociência para promover avanços no processo de aprendizagem. Naturalmente, ainda há um longo caminho a ser percorrido para fazer com que esses conhecimentos cheguem à escola, mas podemos encurtar trazendo esse assunto à tona para discussão no nosso cotidiano”.

Fernando Louzada, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), defendeu em sua abordagem a importância do sono para a aprendizagem. “O cérebro não desliga durante a noite. Está ativo e essa atividade está a serviço de consolidar aquilo que aprendemos. Então é importante dormirmos antes de aprender para estar atento e poder aprender mais. As escolas têm que se preocupar como o aluno está dormindo e com os horários impostos. Começar as aulas às 7 horas da manhã para alguns alunos significa privação do sono e isso compromete o desempenho escolar”, explicou. Ele afirma que no Brasil há uma resistência enorme em flexibilizar o horário escolar, mas outros países estão à frente em relação a isso, entre eles os Estados Unidos, que orientam as escolas a começar as aulas depois das 8h30 da manhã. “No Brasil, há resistência porque, obviamente, isso não é simples. Tem repercussão na vida dos pais, professores, de toda a comunidade escolar, mas temos que discutir e

Daqui a pouco se iniciam os preparativos para o Natal... Limpezas, reformas, compras, matrículas nas escolas e universidades... E como anda o atendimento do pessoal da recepção, secretarias e vendedores? Para um gestor, isso é sempre preocupante e requer atenção especial, pois satisfação do cliente é um misto de produto, serviço agregado e atendimento. Simples assim! Mas infelizmente, pesquisas internacionais apontam que o atendimento é um ponto fraco no Brasil. Entretanto, se seis pontos forem observados estrategicamente, a tendência é a empresa prestar um atendimento exitoso! Estes seis pontos são:

Ponto 1 – Aparência: da equipe que irá atender os clientes, vendedores ou não. Cabe frisar aqui que aparência não é beleza, porque vendas ou atendimento não é concurso de miss! A aparência está relacionada ao asseio pessoal, uniforme limpo e bem passado, sapatos limpos, cabelos bem lavados e penteados, ou seja, tudo que se refere à aparência pessoal da equipe de frente.

Ponto 2 – Organização: do estabelecimento no geral, prateleiras, expositores, corredores, disposição dos produtos; organização e limpeza das mesas dos atendentes. Há empresário que nem mesa tem para atender seus clientes e fornecedores! Inacreditável, mas há! Ou então, há aqueles que as têm com pilhas e pilhas de papéis, impedindo a aproximação, como se fossem um muro de proteção.

Ponto 3 – Acolhimento: é o modo como o cliente é recepcionado na empresa. A importância de se disponibilizar alguém já na entrada para receber as pessoas e direcioná-las ao setor certo, ou explicar-lhes que estão todos ocupados, mas basta aguardar um momentinho que alguém, já lhes virá atender. Caso contrário, corre-se o risco de a pessoa sair com a impressão de que se sentiu invisível, pois ficou plantada esperando e ninguém veio atendê-la!

Quem já não teve esta impressão?Ponto 4 – Saber ouvir o cliente: prestar atenção no que o cliente diz e não

diz! Ouvir até o final, sem interrupções bruscas. Fazer perguntas abertas para verificar se entendeu mesmo as necessidades dele, para então,poder atendê-lo de maneira eficaz.

Ponto 5 – Linguagem: usar a linguagem correta para se comunicar com o cliente, considerando que as pessoas são diferentes, com algumas basta aplicar a linguagem verbal (falada ou escrita), com outras, mais técnicas de linguagem não-verbais, ou então um misto dessas.

Ponto 6 – Sentidos: explore todos os sentidos do seu cliente. O sentido visual deve ir além da boa aparência da equipe e da organização do estabelecimento, para isso, espalhe banners, folders, e outros materiais publicitários pela passagem do cliente. Uma boa música é sempre agradável, mas cuidado com o volume e o tipo de música também! Permita ao cliente tocar, testar os produtos, dê a ele amostras. No caso de serviços, forneça folders com informações adicionais e possibilidades via Internet. Bons aromas também são bem-vindos, se seu produto for como aquele tênis juvenil cuja sola tem um cheirinho específico, o ideal é que a loja também o tenha, mas de modo sutil. Tenha flores, além de embelezarem deixam o ambiente perfumado e agradável.

Enfim, é preciso ir além do “entender para atender o cliente” no sentido de satisfazê-lo, é preciso encantá-lo. E isto pode ser alcançado com um bom atendimento por meio de: (1) boa aparência; (2) organização; (3) acolhimento; (4) saber ouvir o cliente; (5) linguagem apropriada; (6) exploração de todos os sentidos.

Seis pontos para melhorar o atendimento e encantar o cliente

Bárbara S. SabinoIFSC - Câmpus GasparProfessora Ma. Adm.CRA-23.960

Francisco J. SabinoSABINO COMUNICAÇÃOConsultor de MarketingPublicitário

ARTIGO NÚCLEO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE BRUSQUE

Sono e música são grandes aliados do rendimento escolar dos estudantes

pensar nas mudanças possíveis”, sugere Louzada.Para o pesquisador Roberto Lent, do Instituto de Ciências Biomédicas

da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é necessário fazer uso de recursos que estimulem o foco de aprendizagem como, por exemplo, a associação do ensino da matemática com o ensino da música. “A aula de um instrumento que precede uma aula de matemática faz com que a criança tenha um desempenho melhor na matemática em relação às demais crianças. É como se o cérebro aprendesse a focar a atenção usando a música e, depois, aplicasse essa atenção na matemática”, afirma o especialista.

A pesquisadora Soo-Siang Lim, da Science Foundation (EUA), também relatou estudos do Centro de Ciência da Aprendizagem sobre a influência da música no desenvolvimento cognitivo do ser humano. Levantamento realizado com crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade mostrou que elas têm dificuldade em sincronizar os instrumentos utilizados na experiência. Explicou que o treinamento musical muda o processamento de sons no cérebro. Músicos, por exemplo, detectam melhor a voz em meio ao ruído, mas essa capacidade diminui com a idade e no caso dos idosos pode levar ao isolamento e depressão. “Idosos que são músicos têm vantagem, pois o treinamento musical oferece proteção contra a surdez no envelhecimento”, acrescenta. A pesquisadora lembrou ainda que a saúde física, a prática de exercício e o sono regular também afetam a capacidade cognitiva.

O secretário de Estado da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, abriu as discussões sobre ciência afirmando que discutir o tema é lutar contra o senso comum. Ele citou o trabalho do médico sueco Hans Hosling que difunde dados estatísticos para combater ideias pré-concebidas e de senso comum. “Isso é uma quebra de paradigmas e o mundo tem evoluído por causa da ciência. O que há em comum nos melhores sistemas educacionais do mundo é o rigor, é olhar evidências. Preparar o nosso aluno para a ciência é evitar o mundo de crenças pessoais e de radicalismos, pois o fanatismo surge onde não há evidência e comprovação”, ressaltou.

Em debate mediado pelo consultor do Movimento SC pela Educação e diretor de inovação e articulação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, os pesquisadores responderam sobre os desafios de se aplicar ciência na escola, como a ciência tem se aproximado da educação nos Estados Unidos, a influência da neurociência nas políticas públicas brasileiras, e outros aspectos relacionados ao tema.

*Fonte: Núcleo de Instituições Educacionais ACIBr e Assessoria Comunicação FIESC

Page 45: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

45REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

ASSUNTO

Francisco J. SabinoSABINO COMUNICAÇÃOConsultor de MarketingPublicitário

Page 46: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

46 REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

LEITURA

ano de 2016 foi marcado por mais um sucesso da Campanha de Doação de Livros da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). A terceira edição do projeto, realizado em parceria com Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Brusque, a Profomento e o Serviço Social do Comércio (SESC) de Brusque, arrecadou 2.206 obras, entre obras de

literatura infantil e adulta.A Campanha ocorreu do mês de maio até o mês de agosto, e a

comunidade de Brusque pode realizar as doações em 20 pontos de coletas da cidade, além das sedes da Profomento, em Gaspar e Nova

Projeto Mania de Ler da

Doações feitas ao longo da campanha deste ano contemplaram cinco entidades

ACIBr arrecada mais de2 mil livros em 2016

Assim como em 2015, este ano a Campanha de Doação de Livros da ACIBr contou com a participação da comunidade de Brusque e região, com a arrecadação de mais de 2 mil livros, distribuídos para cinco entidades

Escolas que receberam os kits em 2016- Escola Professora Realina Feller Roberti - Kit Infantil- Escola Bartolomeu Silva – Kit adulto- Centro de Educação Infantil Alberto Pretti – Kit adulto e kit infantil- Escola de Ensino Fundamental Professor José Vieira Corte – Kit adulto- Escola de Ensino Fundamental Padre Carlos Fusão – Kit infantil

O Trento. Os livros arrecadados beneficiaram cinco entidades, entre centros de educação infantil, escolas de ensino fundamental e médio e colégios.

O projeto, que iniciou em 2014 com o slogan ‘Quem doa livros doa um futuro’, tem como objetivo promover o desenvolvimento e melhoria dos conhecimentos das crianças, adolescentes e adultos, através do incentivo a leitura, bem como ampliar o acervo de livros das bibliotecas escolares através das doações recebidas pela comunidade.

BeneficiadosDos 2.206 obras arrecadadas este ano 491 livros foram de literatura

infantil e 445 de literatura adulta. Além disso, 1.270 livros foram doados para a Escola Charlote para reciclagem. Após o recolhimento nos pontos de coletas, a ACIBr e demais parceiros realizaram a categorização das obras e a montagem dos kits, que contemplaram as entidades. “Mais uma vez buscamos arrecadar o maior número de livros possíveis para contemplar as entidades que mais precisavam de acervo. A comunidade de Brusque e região colaborou e com certeza essas obras literárias vão alimentar a imaginação e enriquecer ainda mais o conhecimento e a educação de crianças, jovens e adultos, muitos deles que não teriam acesso a determinadas obras que foram

Page 47: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

47REVISTA ACIBr l DEZEMBRO DE 2016

LEITURA

EMPRESA DESTAQUE

doadas”, explica a consultora de Núcleos da ACIBr, responsável pela campanha, Rose Debatin Civinski.

O projeto de iniciativa da ACIBr dá oportunidade para que as comunidades tenham acesso ao mundo da leitura, que educa, promove um intercâmbio cultural, torna o cidadão mais crítico e participativo dentro da sociedade.

ExpectativasCom as doações realizadas, a partir de agora a ACIBr já inicia os

preparativos para a quarta edição de Campanha, que será realizada de maio a agosto de 2017. De acordo com a consultora da entidade, as expectativas para o próximo ano são grandes em relação ao projeto. “A cada edição da campanha podemos notar que mais pessoas aderem, e isso é gratificante. Sempre que realizamos as entregas vimos a alegria estampada na face das crianças e adultos quando recebem os livros, e isso é muito emocionante”, comenta.

“Temos que pensar que a doação é um exercício de desapego. Todas as pessoas que fazem um tipo de doação, são como professores que veem ensinar a lhe conceder uma oportunidade de ler. Por isso contamos com a colaboração de todos no próximo ano também”, acrescenta a consultora da ACIBr.

Projeto Mania de Ler da ACIBr arrecada mais de

Saiba mais Em 2014, foram doados 1.219 livros para dez escolas e centros de educação infantil, duas casas de repouso para idosos, além da Biblioteca Municipal Ari Cabral, Escola Charlote, APAE de Brusque, e Unifebe. Já em 2015, o segundo ano da Campanha arrecadou 2.765 livros, entre eles 674 livros de literatura adulta e 1.071 de literatura infantil. Além disso, no ano passado a campanha recebeu 999 livros didáticos, além de revistas e livros que foram doados para serem usados como recortes em trabalhos extra classes. Em 2015, o material foi doado para 19 escolas, entre elas creches, para a Apae de Brusque e Escola Charlote, beneficiando 7.750 pessoas. As doações sempre são feitas através de um levantamento repassado pela Secretaria de Educação do município, que indica algumas unidades de ensino e entidades de Brusque que precisam de mais livros em suas bibliotecas. Após a indicação, a ACIBr realiza visitas às unidades, verifica a demanda de livros e posteriormente faz as doações necessárias. Empresas e entidades que desejam participar da Campanha podem entrar em contato com a ACIBr através do telefone: (47) 3351-1588.

Poli General Importadora e Exportadora, recém estabelecida em seu novo endereço no centro de Brusque, comemora neste ano de 2016, os seus 20 anos de história. A empresa faz parte de um Grupo Empresarial e iniciou suas atividades prestando serviços de exportação/

importação para a Metalúrgica Siemsen Ltda. Com o passar dos anos, verificou-se que havia no mercado

uma oportunidade de ampliar sua atuação. Atualmente, a Poli General representa também outras empresas brasileiras no exterior, desenvolvendo negócios com agilidade e rentabilidade.

Na exportação, a empresa é especializada no agenciamento de negócios de máquinas para preparação de alimentos do segmento gastronômico. Os produtos representados pela Poli General são exportados para mais de 30 países no mundo, fazendo jus ao slogan: “Com a Poli General o seu produto chega mais longe...”.

A empresa possui uma equipe própria de vendedores que atuam como representantes comerciais no exterior. Viagens e visitas aos clientes são realizadas regularmente, bem como, a participação em Feiras e prospecção de novos negócios. Além disso, a empresa possui uma equipe interna com know-how em todas as etapas da cadeia logística para melhor assessorar os seus clientes.

Na importação, a empresa atua em diversos segmentos, prestando serviços de prospecção e desenvolvimento de produtos no exterior, bem como, assessoramento integral da operação de importação.

Excelência no atendimento ao Cliente, comprometimento,

Duas décadasEspecializada em serviços de importação e exportação, Poli General celebra 20 anos em novo endereço

expandindo fronteiras

agilidade, respeito e profissionalismo são alguns dos valores cultivados pela empresa desde a sua fundação e que são fundamentais para sua trajetória de sucesso.

Continuar trabalhando com base em um planejamento sólido e realista e cada vez mais, desenvolvendo novas parcerias de trabalho, fazem da Poli General uma empresa com visão otimista sobre o mercado global.

Novo endereçoRua Felipe Schmidt, Nº 56 – Edifício Comercial Anna – Sala 22, Centro, Brusque/SC

A

Page 48: ACIBr comemora 82 anos de atuação em Brusque, Guabiruba e ... · a conclusão no mês de novembro da Academia da Polícia Civil e Escola de ... questão política e esperamos em

CURSOSTÉCNICOS

INSCREVA-SE

EduardoAluno do SENAI

CUUTÉC

EduardoAluno do SENAI

SC.SENAI.BR/CURSOS0800 48 1212

Segurança do TrabalhoEletrotécnica

MecânicaInformática

VestuárioProdução de Moda

Av. 1º de maio, 670 - Centro - Brusque Fone: (47) 3251-8911