Acolh J a n / F e v / Mea r - 2 0 1 7 - E dri ç ã o 2 · parte deste sonho, do sonho da Dona ......

4
Foi um dia especial, dia de agradecer a todos que fazem parte deste sonho, do sonho da Dona Maria Claro, dos sonhos dos 65 funcionários, da diretoria, dos voluntá- rios, das famílias e das crianças. O tema da festa: a diversidade trabalhada nos filmes in- fantis, apresentou, como, mesmo sem parecer, esses fil- mes trazem várias lições de vida. Com Pinóquio e Gepeto, é possível aprender que o amor é essencial pra se viver. Dory, personagem do filme Procurando Nemo, não con- Entre nós Nossa festa de natal Conheça os projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica. O que fazemos Mãos na massa Deixando claro segue lembrar do próprio nome, mas não esquece de en- sinar uma importante lição sobre o amor: quando o sen- timento é forte e verdadeiro, não importa onde você es- teja, sempre estará protegido na companhia das pessoas que ama! Cada sala escolheu um filme com muito carinho, ensaios e dedicação das monitoras que confeccionaram todos os figurinos, cenários e criaram um momento especial para as crianças e para as famílias. Acreditamos que existe um lugar encantado, onde as coi- sas acontecem, basta a gente acreditar. Esse lugar é aqui! Como na Terra do Nunca, onde a fada Sininho faz todos voarem com seu pó mágico. Basta pensar e desejar coi- sas boas. Assim como Peter Pan, que luta todos os dias por esse lugar encantado, também devemos lutar pelo nosso es- paço, pela nossa história. História real, escrita todos os dias com a ajuda de todos! Nesta edição Equipe Maria Claro Ser voluntário é ter compromisso com a solidariedade! Acontece Diversas atividades são oferecidas pela entidade. Conheça algumas. Saiba como são feitos os atendimentos terapêuticos das crianças atendidas. Acolher Jan/Fev/Mar - 2017 - Edição 2

Transcript of Acolh J a n / F e v / Mea r - 2 0 1 7 - E dri ç ã o 2 · parte deste sonho, do sonho da Dona ......

Foi um dia especial, dia de agradecer a todos que fazem parte deste sonho, do sonho da Dona Maria Claro, dos sonhos dos 65 funcionários, da diretoria, dos voluntá-rios, das famílias e das crianças.

O tema da festa: a diversidade trabalhada nos filmes in-fantis, apresentou, como, mesmo sem parecer, esses fil-mes trazem várias lições de vida.

Com Pinóquio e Gepeto, é possível aprender que o amor é essencial pra se viver.

Dory, personagem do filme Procurando Nemo, não con-

Entre nós

Nossa festa de natal

Conheça os projetos desenvolvidos pela equipe

pedagógica.

O que fazemos Mãos na massa Deixando claro

segue lembrar do próprio nome, mas não esquece de en-sinar uma importante lição sobre o amor: quando o sen-timento é forte e verdadeiro, não importa onde você es-teja, sempre estará protegido na companhia das pessoas que ama!

Cada sala escolheu um filme com muito carinho, ensaios e dedicação das monitoras que confeccionaram todos os figurinos, cenários e criaram um momento especial para as crianças e para as famílias.

Acreditamos que existe um lugar encantado, onde as coi-sas acontecem, basta a gente acreditar. Esse lugar é aqui! Como na Terra do Nunca, onde a fada Sininho faz todos voarem com seu pó mágico. Basta pensar e desejar coi-sas boas.

Assim como Peter Pan, que luta todos os dias por esse lugar encantado, também devemos lutar pelo nosso es-paço, pela nossa história. História real, escrita todos os dias com a ajuda de todos!

Nestaedição

Equipe Maria Claro

Ser voluntário é ter compromisso com a

solidariedade!

AconteceDiversas atividades são

oferecidas pela entidade. Conheça algumas.

Saiba como são feitos os atendimentos terapêuticos

das crianças atendidas.

AcolherJ a n / F e v / M a r - 2 0 1 7 - E d i ç ã o 2

As crianças e adolescentes atendidos pela Creche Maria Claro são divididos por salas de acordo com o desenvolvimento e comprometimento decorrentes das deficiências.

No período em que permanecem na Instituição realizam aten-dimentos terapêuticos com equipe multidisciplinar e vivenci-am atividades pedagógicas adaptadas, visando à complemen-tação e à preparação para a inclusão escolar.

A nossa proposta pedagógica visa promover o desenvolvimen-to integral da criança independentemente de suas limitações.

Conteúdos desenvolvidos no segundo sementre de 2016

Diversas atividades foram desenvolvidas nesse período, co-mo atividades sensoriais, musicalização, plantio e criação de um jardim no parque adaptado, materiais adaptados co-mo tapete sensorial, alfabeto sensorial, caixa de aro-mas, instrumentos musicais e materiais de estímulos táteis.

Além dessas atividades, também houve a criação de uma horta e quadro de cuidados com o jardim, teatro para festa de Natal, dança adaptada e contação de histórias.

Devido aos diferentes níveis de limitação das crianças, as atividades pedagógicas desenvolvidas buscavam estimular e motivar a aprendizagem.

O trabalho realizado pela equipe de monitoras é funda-mental, sendo elas, intermediárias entre a criança e as si-tuações vivenciadas: auxiliam a brincar, a comer, a apren-der, a sentir o mundo, ajudam a retirar as barreiras e ofere-cer oportunidades de aprendizagem.

Ressaltar habilidades e acreditar no potencial dos assisti-

O que fazemos

Projetos da equipe pedagógica

Acontece

2

Grupos de vivência Psicossocial “Entre Nós” (mensais)

Proporciona a autonomia e melhoria na qualidade de vida dos assistidos, tornando-os capazes de transformar a própria história, fortalece vínculos familiares, oportuniza ações em grupo que estimulem e fortaleçam a construção e reconstrução de projetos de vida.

dos, lembrando que deficiência não é sinônimo de incapa-cidade é uma das tarefas reforçadas pela orientadora peda-gógica e equipe multidisciplinar.

Grupo de Ação pelos Direitos “GRAD” (mensais)

Fortalecimento do empoderamento político, organização dos usuários, formação de lideranças para promoção da cidadania, oferecendo oportunidades às famílias de participar de ações dedefesa de direitos e da construção de políticas inclusivas.

Grupo Social e Terapêutico“Roda Viva” (semanal)

Realizado com crianças e adolescentes: oportuniza vivências de experiências; exercita a convivência em grupo; administra conflitos, compartilhando modos de pensar, agir e atuar; contribui na geração de autonomia por meio da conscientização da cidadania; viabiliza o acesso a experiências que possibilitem lidar de forma construtiva com potencialidades e limites; e promove o desenvolvimento do convívio grupal e social.

Oficinas “Brincar para todos” (semanal)

Oferece a sensibilização das mães enquanto educadoras de seus filhos através da confecção de brinquedos em tecido e outros materiais, que sejam úteis ao desenvolvimento de habilidades,conhecimento do corpo, o despertar da curiosidade e o prazer de brincar. Valorizando a cultura de famílias, pelo resgate de brinquedos e brincadeiras e promoção de vivências lúdicas.

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2017 Edição 2

Mãos na Massa

3Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2017 Edição 2

Ser voluntário é um desejo compartilhado por muitos bra-sileiros, inclusive por jovens que querem fazer a diferença para viverem numa sociedade mais justa. Seja qual for o motivo, a ajuda é sempre bem-vinda.

Para ser voluntário não é necessário ter especialidade em qualquer atividade. Basta ter vontade e disposição para doar parte do seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontâ-nea e não-remunerada, a causas de interesse social e comu-nitário.

O voluntário deve ter consciência de que está contribuindo para melhorar a qualidade de vida da comunidade e, por isso, deve desempenhar sua função com responsabilidade e da melhor maneira possível.

O tempo a ser dedicado à ação depende da rotina de cada um. Podem-se investir algumas horas por dia, mês ou ano e a atividade pode ser ocasional ou rotineira. O importante é assumir o compromisso com aquilo que se pode cumprir, não se esquecendo de que outras pessoas estarão envolvidas.

A importância do voluntárioA Creche Maria Claro conta com a ajuda de voluntários, com a força, alegria e amor que estes doam para as crianças. Com essa ajuda, consegue angariar mais fundos, criar condições mais dignas e ofertar mais recursos para ajudar as crianças em seu desenvolvimento.

Oficina de confecção de bombons e campanha de páscoa

Em nossa cozinha, temos a produção de deliciosos bombons recheados, feitos com todo carinho por grupos de voluntá-rias. E o melhor, acima de 20 bombons, os motoboys da Creche entregam em seu endereço!

Toda a renda referente à venda desses produtos é revertida à manutenção dos gastos mensais da instituição. Conheça os bombons da Maria Claro e presenteie quem você ama com uma linda cesta de páscoa.

Ligue e faça sua encomenda: (15) 3229-4949

Deixando Claro

4

Atendimentos terapêuticosA Creche Especial Maria Claro, mantida pelo “Lar Espírita Ivan Santos de Albuquerque - LEISA” tem por finalidade pro-mover ações e serviços nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, dedicando-se a habilitar e reabilitar, nos aspectos cognitivos, sensoriais, físicos e sociais, crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, bem como, ofere-cer atendimento e suporte às suas famílias.

A equipe oferece atendimentos terapêuticos individuais ou em grupos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Tera-pia Ocupacional, Psicologia, Hidroterapia, Musicoterapia e Nutrição. As intervenções terapêuticas estão sempre asso-ciadas à adaptação de recursos e equipamentos da tecnolo-gia assistiva que facilitem a função e a participação ativa da criança nas atividades.

Realizam acompanhamento diário de enfermagem para atua-lização do quadro clínico e administração de medicações. Consultas previamente agendadas com Dentistas e Médicos parceiros nas seguintes especialidades: Pediatria, Endocri-nologia, Gastroenterologia, Dermatologia e Ginecologia.

O informativo Acolher é uma publicação da Creche Especial Maria Claro.

Carlos Kiva Janovitch Diretor Presidente

Erika Rabe Janovitch Voluntária

Larissa Correa Coordenadora

Thauana Malagrine Psicóloga

Andrea Marques Machado Orientadora Pedagógica

Projeto Gráfico e Diagramação N1 Comunicação

Circulação Trimestral

Tiragem 5.000 exemplares

www.mariaclaro.org.br

Apresentações da banda e dança Buscamos por meio de nossas ações e conquistas conscientizar a comunida-de de que a limitação – seja ela física, intelectual, sensorial ou social – não é impedimento para inclusão, felicidade e para uma vida com dignidade. Realizamos palestras, visitas monito-radas e apresentações internas e externas de dança e banda musical em escolas, empresas e eventos

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2017 Edição 2