Acontece em Hortolandia novembro 2009

16
Para muitos, esse jogador teria ficado no anonimato se não tivesse jogado com Pelé e na esquadra do Santos de 1972. Tome-lhe janeiros! Nasceu em 1947, na cidade do Osmar Santos, em Marília. Jogava como meia e foi revelado pelo então glorioso 15 de Jaú, em 62, sendo transferido para o Botafogo em 65, colecionando títulos, um após o outro. Lance de Craque • Afonsinho Ano III • Nº 40 • Hortolândia, Novembro de 2009 SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO PÁG. 07 ‘’O povo brasileiro é uma mistura de todas as raças. 20 de novembro Cada um de nós tem um pouquinho de cada cor.’’

description

Acontece em Hortolandia, ano 3 n41. Agenda Cultural da cidade de Hortolandia, no interior de Sao Paulo.

Transcript of Acontece em Hortolandia novembro 2009

Page 1: Acontece em Hortolandia novembro 2009

Para muitos, esse jogador teria ficado no anonimato senão tivesse jogado com Pelé e na esquadra do Santosde 1972. Tome-lhe janeiros! Nasceu em 1947, nacidade do Osmar Santos, em Marília. Jogava comomeia e foi revelado pelo então glorioso 15 de Jaú, em62, sendo transferido para o Botafogo em 65,colecionando títulos, um após o outro.

Lance de Craque • Afonsinho

Ano III • Nº 40 • Hortolândia, Novembro de 2009

SECRETARIA DE CULTURA,ESPORTE E RECREAÇÃO

PÁG. 07

‘’O povo brasileiro éuma mistura detodas as raças.

20 de novembro

Cada um de nós temum pouquinhode cada cor.’’

Page 2: Acontece em Hortolandia novembro 2009

EditoEditorial

Acontece em Hortolândia é uma publicação da Prefeitura da Cidade de Hortolândia (Secretariade Cultura, Esporte e Recreação) – Av. São Francisco de Assis, 661 – Vila Real - Telefone: (19)3865-9000

Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Hortolândia

Josemil Rodrigues – MTB 29271

Ary Goiano

Patrícia Banhara

André Jannuzzi

Miro Baghin

E3 Comunicação Integrada

Produção:de Com

unicação e jornalista responsável:

Concepção Editorial:

Desenvolvimento Editorial:

Fotos:

Revisão:

Diagramação e Arte:

Diretor de Com

Expediente

A Primavera passou. O Ipê floriu e Hortolândia continua exuberante. Agora, ainda mais,quando já começamos a ouvir os sons do Natal. E, enquanto fazemos os preparativos, umagrande sugestão é buscarmos no aconchego do coração, uma palavra de agradecimentopor tudo quanto nos tem dado a Providência. Novembro é o mês em que se comemora oDia Mundial de Ações de Graças. E o seu Acontece já vai fazendo seu agradecimento:“Bendito Deus, obrigado por nosso sucesso, por nossa gente querida e por esse tempo depaz e prosperidade. Amém!”

Uma data que não sai da nossa mente é 20 de novembro. Dia Nacional da ConsciênciaNegra. Aqui, entre reflexões e ensaios, uma coisa valeu: fomos ver o trem passar e, entreum clique e outro, de Ben Hur e Vilson, as caras foram de negros da nossa cidade. Todos,claro, muito bonitos; orgulho à parte.

Para o leitor assíduo, que já se acostumou com as novidades que o Acontece tem trazido,nunca é demais chamar a atenção para nossas sessões. Os títulos são os mesmos, mas osconteúdos mudam na raiz. É só conferir, por exemplo, certas citações que usamos no dia-a-dia, mas que ninguém sabe de onde surgiram. Tem muitas expressões super interessantes.Aproveitamos para sugerir uma caminhada e, enquanto você faz sua atividade física, aindaaproveita para conhecer um espaço muito gostoso: o Centro Poliesportivo “NelsonCancian”.

O nosso esforço para levá-los às bibliotecas ou comprar um livro é grande. Por isso mesmo éque temos a sessão “Livro de Cabeceira”, os livros mais procurados e, agora, os livros quetemos comprado para enriquecer nosso acervo. Passa lá que tem títulos novos. Confiraainda a agenda da Liga Hortolandense de Futebol e o que está virando por lá. Estãoanotando tudo que acontece nas partidas. É mais um lance legal. E, por falar em “Lance deCraque”, nesse mês estamos trazendo Afonsinho, o cara que jogou com Pelé.

Agora, que tal uma reflexão sobre a nossa negritude? Pois é, Hortolândia está no circuitodas cidades que desenvolveram políticas públicas com vistas à inclusão nos processos dasociedade. A separação é apenas uma questão de pigmentação de pele. No mais, somostodos iguais. Aproveite, dê sua opinião e escreva pra nós no endereço eletrônico e veja aspérolas do mês anterior em Acontece Retrô.

No “Giro Cultural” deste mês, encontramos um primo carnal do Tião Carreiro. É a cara doTião! A programação esportiva está diferente, pois nossos esforços foram para São Caetanodo Sul, nos Jogos Abertos do Interior. Tem sinais de medalhas, afinal, nossos atletas já seacostumaram com o Podium.

Por fim, aplausos especiais para uma equipe formada por profissionais dos mais variadosestilos e que compõem o grupo que vão em busca dos doadores de sangue e medulaóssea. Eles são super organizados. A agenda você confere mês a mês e os locais ondeestão. Seja um colaborador, seja um doador. Hortolândia é bem vista no Hemocentro daUnicamp em virtude de ser a melhor cidade a enriquecer aquele banco.

Agora, é só curtir no escritório, na varanda ou na rede, a leitura do seu Acontece que estáum show, afinal, a nossa existência é você quem faz. Um caloroso abraço. A gente se vê emdezembro!

Page 3: Acontece em Hortolandia novembro 2009

ÍndiceLiteratura / FilmesPág.

01

02

Inforgames Locadora e Lan-house •Biblioteca Pública Central •

Livro de Cabeceira •

Os vídeos mais procuradosOs livros mais procurados

O que você está lendo?

Cultura

03

04

Reflexão – Consciência NegraProgramação Cultural

Cultura • Nossa raiz está aqui

Esporte

05

06

Diversidade Cultural

09

Conhecendo nossos espaços

Atividade física •

Lance de Craque •

Liga Hortolandense de FutebolProgramação Esportiva

Centro Poliesportivo Nelson Cancian e Estádio ‘’Tico Breda’’

Sua saúde em primeiro lugar

Meu caro amigo Afonsinho

Acontece Retrô

11

12

Destaques do Mês

Grupo Arja

Giro Cultural •

Saúde •

Aqui é meu lugar •

Enquanto isso...

Quem está na tela?

Campanha Doação de Sangue e Medula Óssea

Depoimento

Nosso lugar de crescimento cultural

07

08

10

Nossa Capa:

Fotos capa

Dina Marcia – Assistente de RH, Estudante de Pós em Gestão dePessoas | Elias Carlos da Silva – Chef e estudante do 6º Semestre de EducaçãoFísica | Fernando Vitorino – Estudante do 2º Semestre de Administração | MicheleClementino – Estudante do 6º Semestre de Educação Física

: [email protected] (Ben hur e Vilson)

Page 4: Acontece em Hortolandia novembro 2009

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • DE 2009NOVEMBROPÁG. 01

LiteratuLiteratura / Filmes

Os vídeos mais procurados

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

- As Crônicas de Nárnia

- O Código da Vinci

- Dom Casmurro

- Harry Potter e o Enigma do Príncipe

- O Grande Desafio

- Doce Vingança

- Capitães de Areia

- Quando a Vida Escolhe

- O Homem da Máscara de Ferro

- Filhos Éticos e Responsáveis

(C. S. Lewis)

(Dan Brown)

(Machado de Assis)

(J. K. Rowling)

(Pedro Bandeira)

(Nora Roberts)

(Jorge Amado)

(Zibia Gasparetto)

(Alexandre Dumas)

(Robert Coles)

Biblioteca Pública Central • Os livros mais procurados

Presságio Alma Perdida Sete Vidas Um Hotel BomPra Cachorro

Sim Senhor

O Curioso caso deBenjamin Button

Quantumof Solace

TheSpirit

Coração de Tinta • O livro Mágico

10

Se Eu FosseVocê 2

Page 5: Acontece em Hortolandia novembro 2009

Ana Paula Carnevale:Obra:Autor:Editora:Sinopse:

José Jorge Gonçalves:Obra:Editora:Autor:Sinopse:

Isabel Vieira Soares:Obra:Autor:Editora:Sinopse:

Professora particular de MatemáticaCinderela de Saia JustaChris Linnares

GenteEsta obra envolverá o leitor em uma trama que conta as

desventuras de uma jornalista cética (Ana José), dona de umaimensa lista de frustrações pessoais, que vê sua vida sofrer umareviravolta ao ser escalada para realizar uma reportageminvestigativa. Criativo, emocionante, engraçado.

AposentadoO Morro das Ilusões

Vida e ConsciênciaZibia Gasparetto

A alma cigana e o mistério de sua amiga. No fundo docoração aquele especial sentimento. Os personagens deste livrosão como velhos conhecidos, acordando sonhos e ilusões noscantos da alma. Esta poderia ser a história de cada um de nós sob aótica de uma nova vida enriquecer o presente, nos permitindocrescer, conquistando o nosso universo interior.

Do larSonho ImpossívelBlack C. Barry

Casa Publicadora BrasileiraÉ a história do capitão Black – um relato de vitória sobre

um começo não promissor nos guetos de Baltimore. Suas viagenspor mares desconhecidos exemplificam o poder que Deus tem detransformar vidas. Leia a sua história e descubra como vocêtambém pode alcançar a satisfação sem precedentes através deuma fé viva em Deus.

Livro de Cabeceira • O que você está lendo?

PÁG. 02ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E • DE 2009RECREAÇÃO NOVEMBRO

Page 6: Acontece em Hortolandia novembro 2009

PÁG. 03

Reflexão – Consciência Negra

‘‘

’’

O povo brasileiro é uma mistura de todas as raças. Cada um de nós tem um pouquinho e

cada cor . Essa frase é de um menino de 8 anos da Escola Municipal Monteiro Lobato, daregião norte de Belo Horizonte – MG. Essas palavras maduras de um garoto ecoam nosouvidos de milhares daqueles que, ou ficam mudos, ou sofrem pela indiferença de todosnós. Felipe, felizmente, estuda numa escola onde a maioria é da raça negra e que contacom programa na grade curricular da rede escolar da capital mineira.Quando o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra e, mesmo com programassociais, políticas públicas, investimentos na saúde e na educação, a briga da cor aindaexiste. Não dá para ficar indiferente, “Mas um dia vai acabar”, sonha Felipe.Por um momento, vamos deixar Zumbi e Dandara, que estão no passado. Claro que essepassado está presente nas conquistas e avanços nas causas que defenderam. Mas há quese rever com mais ousadia o que acontece com a sociedade nas causas discriminatórias.A pergunta é: nas questões sobre etnia, o que temos feito para tornarmos maissemelhantes um do outro? Será que a cor da pele é uma razão para tanta distância entre oshumanos? O tempo sugere uma profunda reflexão sobre o tema. Parece queestabelecemos uma separação oceânica entre os nossos iguais. Pense nisso. Racismo àsavessas é hipocrisia.

CultCultura

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • DE 2009NOVEMBRO

Programação CulturalConferência Estadual de Cultura 2009

Dia:Local:

Centro de Arte e Cultura e Centro de Educação Popular Jacuba

Programa Hortolândia Escola Viva

Público:Local:

Subterrâneo Cultural, desenvolvimento de Willian Jurovischi e Wau Márquez.

Dia:Horário:

Setor de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Hortolândia

Dias:Local:

Discussão e debate de Políticas e Ações Culturais para os próximos anos. Hortolândiaparticipará com 5% de número de participantes da Conferência Municipal, sendo 13pessoas representantes da sociedade civil e poder público

26/11Memorial da América Latina

Aulas de Lian Gong, segundas e sextas, às 19h - Endereço: Rua Manoel Antonio da Silva,365 – Jd. Nossa Senhora de Fátima - Aulas gratuitas e faixa etária livre

Um Programa da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceriacom o MinC e Secretaria de Educação, abre inscrições para Oficinas Culturais de: Capoeira,Graffiti, Dança de Raiz Africana, Contação de Histórias e Dança de Rua

Estudantes do Ensino FundamentalPonto de Cultura mais próximo da sua escola

Com apoio da Secretaria de Cultura, Oca e Centro de Educação Popular Jacuba, trazem nosubsolo da Praça “A Poderosa”, Dança, Música, Sarau, Exposições e gravação de umdocumentário.

7/11 e 6/12das 16 às 23h

promove Exposição de

Fotos Quilombola do fotógrafo André Cypriano, com patrocício do Grupo Arcelor Mittal eHortolândia Viva.

4/11 a 7/12CREAPE – Santa Clara

Page 7: Acontece em Hortolandia novembro 2009

Em agosto, começamos mais uma série do ‘’Cultura – nossa raiz está aqui’’ e vamoscontinuar com aquelas expressões super interessantes que a gente não sabe o porquê enem onde surgiram. Mas vamos dar um conselho: não seja tão sinistro. Cuide para quequando chorar seja sincero, mas não chore “lágrimas de crocodilo”!

Para capturar sua presa, o tamanduá se deita de barriga para cimae abraça seu inimigo. O desafeto é então esmagado pela força. Abraço de tamanduá ésinônimo de deslealdade, traição.

Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer.A expressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém.

Define aquele que come de tudo. O estômago da avestruz édotado de um suco gástrico capaz de dissolver até metais.

É uma expressão para se referir ao choro fingido. O crocodiloquando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo asglândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.

O elefante lembra de tudo aquilo que aprende, por isso é uma dasprincipais atrações de circo. Diz-se que as pessoas que se recordam de tudo têm memóriade elefante.

As primeiras telhas dos telhados das casas aqui do Brasil eram feitas deargila moldada nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam detamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido aos diferentes tipos decoxas. Daí a expressão fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito.

A expressão teve origem em Portugal. Dona Maria I, mãe de D.João VI, avó de D. Pedro I e bisavó de D. Pedro II, enlouqueceu de um dia para o outro.Declarada incapaz de governar, foi afastada do trono. Passou a viver recolhida e só era vistaquando saía para caminhar a pé, escoltada por numerosas damas de companhia. Quando opovo via sua rainha levada pelas damas nesse cortejo, costumava comentar: “Lá vai D.Maria com as outras”.

A onça é um animal carnívoro e se lambuza na hora de comer a caça, porisso, seu hálito cheira muito mal e sua presença é detectada à distância na mata.

A expressão dor-de-cotovelo, usada para se referir a alguém que sofreuuma decepção amorosa causando tristeza ou ciúmes, tem sua origem na figura de umapessoa sentada em um bar, com os cotovelos em cima do balcão enquanto toma umabebida e lamenta a má sorte no amor. De tanto o apaixonado ficar com os cotovelosapoiados no balcão, eles iriam doer. A partir daí, surgiu a expressão dor-de-cotovelo.

• “Quero entrar o Ano Novo com o pé direito!”. A tradição de darsorte ao entrar em algum lugar com o pé direito é de origem romana. Nas grandescelebrações romanas, os donos das festas acreditavam que entrando com esse pé,evitariam agouros na ocasião da festa. A palavra “esquerda” significa, do latim, sinistro; daíjá fica óbvia a crença do lado obscuro dos inocentes pés esquerdos, e a tradição se espalhoupelo mundo inteiro.

Abraço de tamanduá

O canto do cisne

Estômago de avestruz

Lágrimas de crocodilo

Memória de elefante

Feito nas coxas

Maria vai com as outras

Bafo de onça

Dor-de-cotovelo

Entrar com o pé direito

Cultura • Nossa raiz está aqui

PÁG. 04ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E • DE 2009RECREAÇÃO NOVEMBRO

Page 8: Acontece em Hortolandia novembro 2009

EduEsporte

Conhecendo Nossos Espaços

Centro Poliesportivo Nelson Canciane Estádio ‘’Tico Breda’’

Inaugurado em 7 de setembro de 2003, esse espaço, construído no Nova Hortolândia, é ummarco na busca da nossa identidade e na consolidação dos nossos sonhos. Os desafiosforam enormes, uma vez que a cidade, ainda informe, precisava fazer tudo ao mesmotempo.

O esporte não ficou atrás. Com verba estadual e contrapartida do município, ergueu-senuma área geográfica especial e estratégica, para que esse complexo buscasse atendernossa demanda.

Ali, o atendimento iria chegar a uma classe desejosa de crescimento. Na direção dosanseios da nossa gente, a Prefeitura está oferecendo um verdadeiro leque de opções paratodos os gostos. Veja o que temos lá: Natação, Hidroginástica, Voleibol, Capoeira, Tênis deMesa, Ginástica Localizada, Malha, Bocha e Futebol, com o estádio “Tico Breda”.

E se pudéssemos trocar o nome, poderíamos chamar de centro de convivência, uma vezque temos também o Quiosque da Leitura, com um acervo para todos os gostos e comacesso à internet. É esporte e é também cultura, o casamento perfeito para quem desejacurtir um ambiente tão gostoso.

Aproveite e desfrute desse lugar, que cuidamos com o carinho para levar até você o melhordo esporte.

Escolha o seu preferido e faça sua inscrição em uma modalidade. Temos um time deprofessores experientes para recebê-los. Mas não se esqueça de pegar um livro e seaconchegar no espaço de leitura.

PÁG. 05 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • DE 2009NOVEMBRO

Page 9: Acontece em Hortolandia novembro 2009

PÁG. 06

A cada mês, o seu Acontece estará no plantão, trazendo as dicas para você encontrar-secom a saúde, com o prazer e a vida. Neste mês, vamos falar da caminhada, uma práticamuito antiga, mas que ainda é negligenciada por muita gente, que só faz as pazes com aatividade física quando o médico impõe. Os cardiologistas apreciam puxar as orelhas dossedentários, diabéticos e de um grupo especial que estão sempre na área de risco.

A caminhada é a opção mais simples para aqueles que não são chegados às práticasesportivas, pois a exigência é mínima, como roupa adequada e um bom tênis. Aindalembrando que a caminhada poderá reduzir, significativamente, riscos nas doençascardiovasculares, pois é a melhor forma para realização de exercícios aeróbicos. Osparâmetros são simples: verificação da intensidade, duração e frequência.

É necessário que se faça uma avaliação médica e uma avaliação física por um professor deeducação física, que fará um acompanhamento do treinamento. Interessante que severifique um mínimo de 7 km/h. A partir de 35 anos, é recomendável umeletrocardiograma de esforço para avaliar as condições cardiovasculares, nível detolerância ao exercício e nossa resposta eletrocardiográfica ao exercício.

Na caminhada, é bom que se diga que suar não significa perda de peso. A reposição deágua fará você voltar ao peso normal. A frequência, associada a um plano alimentarsaudável, esse sim, é um excelente coadjuvante para se perder peso.

É bom verificar que a roupa seja leve, preferencialmente de algodão, calçados confortáveise, se puder, procure tênis que corrijam a pisada (pronação e supinação). No frio, use ummoleton.

Confira algumas coisinhas que devem ser consideradas, como:

• Alongamentos antes e depois da caminhadaComa uma fruta antes do exercícioProcure lugares que tenham subidas e descidas (leves, se puder)Evite sol forte ou frio intensoCarga e frequência de acordo com a exigência de cada organismoHabitue-se a um período (preferível logo pela manhã)Perda de peso a partir de 60% de esforçoTempo de caminhada entre 45 e 60 minutosFrequência cardíaca entre 110 batimentos/minutoAtividade de 3 a 4 vezes por semana

•••••••••

Atividade Física • Sua saúde em primeiro lugar

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E • DE 2009RECREAÇÃO NOVEMBRO

Page 10: Acontece em Hortolandia novembro 2009

PÁG. 07

Lance de Craque • Meu caro amigo Afonsinho

UM ÍCONE EM DEFESA DOS DIREITOS DOS ATLETAS

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • DE 2009NOVEMBRO

Page 11: Acontece em Hortolandia novembro 2009

Liga Hortolandense de Futebol

PÁG. 08ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E • DE 2009RECREAÇÃO NOVEMBRO

A bola continua rolando nos gramados da cidade. Quando não é com nossas EscolinhasEsportivas é com a Liga. Em novembro, os campeonatos chegam na fase final do Veterano,Pré-Mirim, Mirim e Infantil, para em seguida começar a “Taça Cidade”.

Nesse número, vamos apresentar alguns detalhes que vão mexer com os jogadores. Isso épara dizer que a Liga está de olho em todas as competições. É o caso do goleiro menosvazado da 2ª divisão, que até o fechamento dessa edição, temos o Pankadão e a artilhariafica por conta do Gilberto M. Santos, do Nova América.

Na 1ª divisão, o campeão foi o CVI, que se destacou como o mais disciplinado. A artilharia édo Adriano S. Lima, do vice-campeão Canarinho, a Torcida exemplo é a do Boa Esperança.

Na categoria Mirim, o goleiro menos vazado é do Bola de Ouro e Projeto Bugrinho, e oartilheiro é o Eduardo B. Santos. No Infantil, o Craques do Futuro, e o artilheiro é o GustavoH. Furtado.

Andamento da 1ª Copa de Futsal. Na rodada, a 3ª fasecom as 8 melhores equipes entre as 42 inscritas.

Campeonato Municipal de Futebol de Areia.Serão 8 equipes, com jogos no Santa Clara

Torneio Regional de Judô com 20 cidades.Este torneio será realizado no Ginásio Victor Savala, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Campeonato Veterano de Futsal (35 anos). Inscrições, informações e jogos:Silvia e Alex. Fones: 3819-4190, 9106-8402 e 8138-5810.

Seletiva de Taekwondo – Evento a realizar em São Bento do Sul – Santa Catarina.

Seletiva de Taekwondo – Maringá – Paraná.

Hortovolei – Este evento faz parte dos nossosfestivais de esporte de final de ano. Imperdível!

Vôlei masc. inf.Hortolândia x Vinhedo Hortolândia

Basquete fem. juv.SEME/SBO/Unimed x HortolândiaS. B. D'Oeste

Semana da Capoeira – Pela primeira vez estamos realizando um evento tão importante,coincidindo com a declaração do ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil

e o Presidente Lula, como sendo o 14º Patrimônio Cultural Brasileiro.

1 a 30/11

1 a 30/11

15/11

1 a 30/11

31/11 e 1/12

21 e 22/11

5 e 6/12

7/11

7/11

1 a 8/11

Programação Esportiva

Page 12: Acontece em Hortolandia novembro 2009

DiversidDiversidade Cultural

Giro Cultural • Quem está na tela?

PÁG. 09

Em nosso giro, fomos informados sobre uma pessoa que canta, toca, compõe e, de quebra,ainda toca berrante. Fomos lá. Ao entrar na sala, uma parede decorada com fotos antigas.Ali, vimos relíquias e figuras importantes do cenário artístico brasileiro.

Quem ficou na nossa mira foi o Joel Soares de Carvalho. Ele é violeiro, dança catira e fazsapateado. Ele é muito fera! Tem uns movimentos coreográficos que faz com os braços que,além de um sincronismo maravilhoso, ainda produzem sons fantásticos.

Numa das formações que cantou, com a dupla Xadrez e Xadrezinho, olha só que nome,gravaram um disco em 78 rotações. Claro que quase ninguém se lembra mais o que é isso,em matéria de tecnologia, pois a leitura óptica enterrou isso e faz muito tempo. Nessavelocidade, haja energia!

Uma coisa foi difícil para ajustar, pois ele gostava de futebol. Chegou a jogar no SAAD deSão Caetano do Sul, que tantos anos depois virou o Azulão. Agora, misturou de vez e nãodeixou nada. O Joel de todas as faces: jogando, cantando, catirando, tocando e tocandoberrante, esse último, como hobby. Ele diz que faz isso em quatro tonalidades. A herançaartística vem na bagagem do seu primo, famoso pelas letras e na voz de Tião Carreiro. É,tem sentido mesmo!

Joel tem uma coleção de violas que guarda com muito carinho e, saudoso como é, as setechaves são usadas, mas, ainda assim, dá uma palhinha ao dedilhar uma, no recantogostoso de sua casa.

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • DE 2009NOVEMBRO

Page 13: Acontece em Hortolandia novembro 2009

PÁG. 10

SaúdeCampanha Permanente de Doação de Sanguee Medula Óssea

Uma parceria que deu certo é o que Hortolândia está vendo. Uma campanha desolidariedade entre o Hemocentro da Unicamp, formada por agentes da saúde evoluntários que disponibilizam seu tempo com gesto de amor aos semelhantes. Eles têmum calendário oficial para o ano e percorrem a cidade nos locais predeterminados para acoleta. Além das orientações sobre quem pode doar, eles realizam a coleta de medula e obanco dos doadores, formando um exército de ajuda àqueles que precisam tanto dessasubstância que faz circular a vida. Um dado que muito nos orgulha é que para asnecessidades dos pacientes de Hortolândia, são gastos em torno de sete a oito minutos noatendimento, enquanto que em outras cidades, gasta-se, em média, dezoito minutos. Poressas e outras é que nossa cidade tem se destacado como um povo generoso e solidário. Aequipe conta com todos para manter o banco de sangue com um bom estoque. Seja umdoador cadastrado, o nosso próximo está ao nosso lado! Veja o local de coleta no mês denovembro:

das 8h30 às 12h

Local: E. E. Everest, Rua Pico da Bandeira, 333 - Jd. Everest

Dia 14/11

Aqui é o meu lugar • Depoimento

Estamos estreando mais uma sessão no seuAcontece em Hortolândia, e para abrir essequadro fomos buscar uma moradora doJardim Santa Isabel. Angélica, 20 anos,estudante. Só não nasceu aqui porque nãohavia maternidade há vinte anos, masdeclara amor por Hortolândia, quando diz“adoro minha cidade” e tem falado paratodos que “a cidade mudou muito”. Seuorgulho maior é quando diz “aqui é meulugar”. E, com esse sonho de crescer junto,diz que quer ser bióloga marinha. Pelo jeitovai longe. Angélica, as pessoas estãopensando como você! Vá em frente que ofuturo te espera.

Enquanto isso... Nosso lugar de crescimento cultural

Caro leitor, nossa Biblioteca Central formou há tempos a Associação dos Amigos dasBibliotecas Públicas de Hortolândia. O objetivo central é o de estabelecer uma campanhapermanente com vistas à aquisição de novos títulos para manter o acervo atualizado edinâmico. Também estamos sempre abertos a doações, bem como produtos que possamser revertidos para o enriquecimento de nossas bibliotecas. Nossos servidores estãoesperando a sua doação. O número de visitantes tem aumentado consideravelmente, comuma faixa etária variável. Não faltam prendas domésticas, jovens e adultos na busca dosmais variados assuntos. Nossa banca de revistas também está bem diversificada. Conheçanossa biblioteca. Seja um frequentador assíduo e boa cultura pra você. Confira três títulosbem sugestivos que adquirimos:

Os Homens que nãoAmavam as Mulheres

Millennium 1

AmanhecerLivro 4 da saga

CrepúsculoA Villa

Autor: Stieg Larsson Autor: Stephenie Meyer Autor: Nora Roberts

Editora: Companhia das Letras Editora: Bertrand BrasilEditora: Intrínseca

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E • DE 2009RECREAÇÃO NOVEMBRO

Page 14: Acontece em Hortolandia novembro 2009

PÁG. 11

AconteAcontece Retrô

Destaques do Mês• O esporte está a toda em nossa Hortolândia. O pessoal acabou de desarrumar asmalas dos Jogos Regionais e já se foi para o mundial de Taekwondo. As duplas dojuvenil de Hortolândia masculino e feminino foram campeãs do 39º BrazilianTaekwondo Festival, realizado no Ginásio do Corinthians, em São Paulo. Nossaequipe compareceu com 25 atletas, nas categorias mirim, infantil e juvenil.Subiram ao pódio e trouxeram no pescoço 19 medalhas. 10 foram de ouro, 6 deprata e 3 de bronze. Veio na bagagem um troféu por equipe campeã e dois paracada dupla vencedora no mundial de duplas, e por ser a terceira maior delegaçãodo campeonato. Segundo o professor Anderson não foi surpresa, pois nossosatletas estão em boa fase. Parabéns para todas as Escolinhas de FormaçãoEsportiva. Parabéns Professor Anderson e atletas; receba os cumprimentos doAcontece em Hortolândia.

• A University Of The Southern Caribbean, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, emcolaboração com o ministro dos esportes; Embaixada do Brasil, Câmara BrasilTrinidad & Tobago e Prefeitura de Hortolândia, promoveram o IntercâmbioEsportivo e Cultural em Hortolândia. Com uma agenda apertada, a equipedesenvolveu oficinas de esporte e participou de jogos treinos com o nossoHandebol, treinou futebol com equipe profissional, ensinaram Cricket – jogopopular nas Ilhas – e ainda nos brindaram com um kit infantil e profissional do jogoque inclui tacos, luvas, caneleiras, roupa de proteção, capacete e bola e a base. Oscaribenhos também fizeram um tour no Parque Dom Pedro, visitaram o museu dofutebol no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi; visita à Casa Tainá, deonde trouxeram tambores metálicos inventados em Trinidad, que imitaminstrumentos musicais com variados timbres. Além disso, também foramhomenageados pela nossa Câmara de Vereadores, onde houve troca delembranças.

O grupo de Capoeira “Nova Guiné” fez apresentação para os visitantesuniversitários da University of the Southern Caribbean (foto).

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • DE 2009NOVEMBRO

Page 15: Acontece em Hortolandia novembro 2009

PÁG. 12

• No Fórum de Dirigentes Culturais do Estado de São Paulo, Hortolândia temrepresentação expressiva, tendo a Secretária de Cultura como delegada da RegiãoMetropolitana de Campinas. Os Dirigentes Culturais estão mobilizando liderançaspara a defesa da PEC 150 (Proposta de Emenda Constitucional), que propõe adestinação de 1% do orçamento municipal para a Cultura, 1,5 do orçamentoEstadual e 2% do orçamento da União. No VI Fórum de Cultura da RegiãoMetropolitana de Campinas, esse tema tem pauta prioritária.

• Projeto de Lei do Governo Federal reúne autoridades e Dirigentes Culturais emSão Paulo com a presença do Presidente Lula e Ministro da Cultura para olançamento do “Vale Cultura”, à semelhança do Vale Alimentação. O trabalhadorterá direito a um benefício de R$ 50,00 para investir em produtos culturais. Aempresa abaterá esse valor do Imposto de Renda. Já está em andamento, faltandoapenas a aprovação do Congresso Nacional.

• Hortolândia saiu bem no filme com o Ministro Juca Ferreira.

• O professor, mestre Beba, foi homenageado no Dia Nacional da Capoeira naEstação Cultura – Campinas. É a confirmação das nossas Escolinhas de FormaçãoEsportiva.

• O Projeto Curta Jovem de Oficinas de Produção de Vídeo teve duração de trêsmeses de vivência intensa com o mundo do cinema. Nesse curso, os alunospuderam elaborar roteiros, assistir obras cinematográficas interessantes, palestrasna área de audiovisual e discutir sobre arte, juventude, trabalho e futuro. Os alunosmergulharam no conhecimento da sétima arte e aprenderam a escrever, planejar,produzir e finalizar um filme. Esse projeto é patrocinado pela ArcelorMittal, atravésdo PROAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do estado de SãoPaulo, que também apoia o projeto. Os dois curtas produzidos foram: Verde Olhar eGeração Amanda.

• O Núcleo “Vinde a Mim” inaugura, com apoio da Telefônica, Dell Computadores, aDeputada Estadual Ana Perugini e CDI (Comitê para Democratização daInformática), mais uma sala com dois ambientes. Um ambiente, restrito para aulase o outro com acesso livre para alunos e a comunidade.

• A Gripe Influenza A (H1N1) obrigou que a apresentação do Coral Criança EnCantofosse transferida de data. Com muita vontade, os alunos foram com muita alegria,em dois automóveis, cantar para um público muito seleto na EMEF NovaHortolândia, sob a regência da Professora Miriam Sella. Foram brilhantes.

• O Bracista André Luiz Domingos foi ao 30º Campeonato Mundial de Luta de Braçona Itália. Ele foi osso duro de roer, claro, para os outros competidores. Afinal,ganhar a 7ª posição no mundo, não é mole não. E já ganhou cinco dos últimoscampeonatos que disputou.

ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E • DE 2009RECREAÇÃO NOVEMBRO

Grupo ARJA - Aliança RevolucionáriaJovens em Ação

Com o arrojo da diretoria e apoio de parlamentares da esfera estadual efederal, a instituição foi declarada como utilidade pública, depois de serpublicado no Diário Oficial da União. Segundo o presidente da ONG,Christian Fioravante, com essa titularidade, as oportunidades se ampliam,possibilitando novas ações sociais de grande alcance e impacto social.

Page 16: Acontece em Hortolandia novembro 2009

Associação Biblioteca dos Amigos Tel: 3887-5357

Biblioteca Central 3887-1684

Biblioteca 3909-4638

Biblioteca 2118-8000

Biblioteca 3897-6099

Biblioteca Samest 3809-3729

Biblioteca Colégio Adventista Ht 3865-1234

Biblioteca do Singular 3809-2476

Biblioteca Central 3887-1684

CAC – Centro de Arte e Cultura 3865-9026

Recanto Mamãe Cecília 3909-0715

Infocentro - Amanda 3909-2377

Caixa de Luzes/ 3809-3729

Academia Jaime Pereira 3897-1835

Centro Comunitário Vl São Pedro 3865-3220

Oficina da Alimentação 3965-5968

Centro de Educação Musical 3909-1843

Salão Kukina- 3887-2847

Centro Poliesportivo - 3865-5577

Complexo Esportivo Singular 3809-2476

Parque Escola - 3845-2645

Projeto Caminhos – 3845-4767

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Tel:

Defesa Civil Tel: 199

CAIC

UNASP/IASP

Uniesp/Hoyler

(braile)

Samest

Sumarezinho

Nova Hortolândia

Santa Clara

Adelaide

(24h)

Telefones úteis • Espaços Culturais e EsportivosEspaço Cultural Jacuba –

Ginásio Victor Savalla -

Praça de Esporte CIF Sta. Clara

Centro Comunitário Santo André

Centro de Treinamento de G.A

Comunidade São Marcos –

Praça

Campo do Adelaide

Quadra EMEF Adelaide

Pista de Skate –

Campo do Amanda –

Campo Chácaras Assay

Campo do Remanso

Campo da Mina –

Campo de Areia Novo Ângulo

Centro Comunitário Boa Vista

Salão da Igreja Quadrangular

Estádio

Salão Paroquial São Benedito –

Quadra dos Mórmons Amanda

Quadra EMEF Taquara Branca

Campo Orestes Ôngaro

Comunidade São José – Pinheiros

Rosolen

Fátima

Vila Real

“Gino Bernardini”- Rosolen

Jd. do Bosque

CAIC

Amanda

“Tico Breda”

Amanda

Redação:

Jogos e Campeonatos:

Recreação e Eventos:

Escolinhas de Formação Esportiva:

Caixa de Luzes:

Nós na Pauta:

Arte Por Toda Parte:

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

@lô Acontece

Apoio cultural:

SECRETARIA DE CULTURA,ESPORTE E RECREAÇÃO