ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

10
","V " ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO , [AJ (B) -, r- ~ (11) ) ( (li) [QJ 1- Edição Revista e Modificada Dr. Jorge Boucinhas Apresentação do Dr. Raphael Nogicr

Transcript of ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

Page 1: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

","V

" ACUPUNTURACRANIANA DE

YAMAMOTO, [AJ (B)

-,r- ~

(11) ) ( (li)

[QJ

1- Edição Revista e Modificada

Dr. Jorge Boucinhas

Apresentação do Dr. Raphael Nogicr

Page 2: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

YNSA

A NOVA

ACUPUNTURACRANIANADE YAMAMOTO

Dr. Jorge Cavalcanti BoucinhasDiretor para Assuntos Internacionais da Associação MédicaBrasileira de AcupunturaEx-estagiário da Clínica Yamamoto, Miyazaki/Japào

Apresentacão do Dr. Raphael Nogier

r.\S4 - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO 01

Page 3: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

COpYIight 2000Reed íção 2002Edições 5MBEAV

Capa: Wallace Santos Pereira

Diagramação: Wallace Santos Pereira

Revisão: Jorge Boucinhas

Proibida a reprodução total ou parcial destaObra, de qualquer forma ou por qualquermeios, t: letrônicos, mecânicos, inclusiveprocedimentos xerográficos, sem a permissãoescrita do Editor

(Lei no. 5.988, 14/1211973)

Todos os direitos reservados pela 5MBEA VAv.Alexandrinode Alencar, 1402 - 30159015-290 TiroI Natal RN

02YNSA - -I NOVA ACUPUNTURA CRA.YI,.INA DE }'AMAMOTO

Agradecimentosà Chun-Jo Verlag, ao Dr. Evaldo Leite, à Associação MédicaBrasileira de Acupuntura 'a Simão Oksman, sem cujointeresse a técnica de Yamamoto Sensei não teria iniciado suadivulgação nas terras de Santa Cruz.

YNSA -A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO 03

Page 4: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

Boucinhas, Jorge Cavalcanti

YNSA A Nova Acupuntura Craniana de Yamamoto.Jorg~Cavalcanti Boucinhas -Natal2a. Ed. WP GlÚficae Editora, 2002Fone: (84)223-7292Fax: (84) 223-9597E-mail: [email protected]

91p.;il.oro20001.Acupuntura Craniana I.TítuloRN-UF/BS-CCSCDU 615.814

Contato com o autor:Fone:(84) 201.5372/211.2646E-mail: [email protected]

04 YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO YNSA-A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO 05

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO P. 5

PREFÁCIO p. 7INTRODUÇÃO p. 9

Cap.I A ACUPUNTURA TRADICIONALEACRANIOPUNTURA CHINESA p. 11

Cap.2 SITUAÇÃO DA ACUPUNTURANO BRASIL p. 15

Cap.3 VISÃO MODERNA SOBRE OSMICROSSISTEMAS p. 17

Cap.4 INTRODUçlo AYNSA p.25Cap.S IDÉIAS BÁSICAS SOBRE YNSA p. 28Cap.6 DETECÇÃO OS PONTOS,

LINHAS OU AREAS p.33Cap.7 GENERALIDADES SOBRE

A NATUREZA DOS PONTOS p.37Cap.8 AS SOMATOTOPIAS

DEYAMAMOTO p.41Cap.9 METODOLOGIA DE TRABALHO p: 65Cap10 APLICAÇÃO pA TEPIA p.72Cap.U BLOQUEIOS A EFICACIA DO

TRATAMENTO p.85Cap.12 CONCLUSÃO p.89

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR p.90

Page 5: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

APRESENTAÇÃO

A pedido de meu particular amigo brasileiro, Dr. JorgeBoucinhas, aproveito para algumas poucas palavras sobre ainteressante técnica desenvolvida por outro amigo e colega delabutas, o conhecido médicojaponês Dr.Toshikatzu Yamamoto.

A partir dos trabalhos pioneiros de meu pai, o Dr. PaulNogier, que foi quem verdadeiramente abriu os olhos do MundoCientítico para a possibilidade da sistematização e da aplicaçãoterapêutica dos conhecimentos sobre os MicrossistemasAcupunturais, têm-semultiplicado tais técnicas.

Particularmente considero a criada pejo Dr. Yamamotouma das mais interessantes e merecedoras de difusão. Uma todaparticular característica sua é a união de idéias ocidentais eorientais num único sistema de tratamento, bem como éformidável o que tenho visto ser realizado com sua aplicação emcomplexos casos neurológicos.

Estou certo que o público brasileiro a que ela se destinacompreenderá o escopo da obra que agora lhe é oferecida e a usarápara ampliar sua capacidadede bem cuidar dos que sofrem.

Raphael Nogier

06 YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

PREFÁCIO

Não é usual o prÓprio autor apropriar-se do espaço doPrefáciopara comentários, mas estejulgou-se com taldireito, poiscrê importante uma revisão da História da Escola Japonesa deEscalpoterapia no Brasil. Para iniciar,diga-seque quem preferirpode empregar, também corretamente, a expressão Craniopunturaou Acupuntura Craniana. Para íàcilitar mais deve ser ditojá serinternacional a sigla YNSA, oriunda de "Yamamoto's Ne",vScalpAcupuncture", embora os germânicos, os m~jores divulgadoresmundiais da mesma, pretiram dizer sê-Io da expressão alemão"Yamamotoneue .schãdelgkupunktur".

Provavelmente o primeiro conhecedor da técnica a usá-Iapor estas terras foi o então Vice-Presidenteda Sociedade MédicaAlemã de Acupuntura (DÂGfA, Deulsche Artzlgesellschaji fÜrAkupunklur), o Dr. Hans Garten, em iníciosdos anos 90.

O interesse despertado no autor destas linhas, já muitointeressado em Acupuntura Craniana Chinesa, que praticavaespecialmente para o tratamento de enfermidades neurológicas,fê-Iaprocurar, no ano seguinte, a Clínica domesmo, na Alemanha,onde quedou encantado pela simplicidadee facilidade de empregodesta forma de Craniopuntura. Mais mesmo que a simplicidade,tem a facilidade de permitir aplicar conjuntamente osconhecimentos tanto da Medicina Ocidental como da MedicinaTradicional Chinesa, como preconizavajá a OrganizaçãoMundialda Saúde com relação às Medicinas Alternativas, melhor ditoComplementares, de vez que não se devem antagonizarmas, antesde qualquer outra coisa, somar em funçãoda melhoria do estadodesaúdedo ser humano.

Na época, numa fase ainda um pouco afastada da cisãoentre praticantes médicos e !I'i[r,os,o autor. então delegado daAssociação Brasileira de Acupuntura (ABA), aproveitou umCongresso da mesma, realizado em N<;>vembrode 92, paraapresentar pela primeira vez em solo nacional um trabalho sobre anova Escola. O interesse despertado foi grande, alguns dos

YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO 07

Page 6: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

presentes tendo começado logo a praticar a técnica, mas ao quetudo indicanos Estados do Sul e do Centro do país ficou um poucoesquecida. No Nordeste floresceu, embora não tanto quantomerecia, só após 1995tendo.se disseminadomais rapidamente.

Desde este ano, na Universidade Federaldo Rio Grande doNorte, têm sido feito trabalhos de validação da mesma, sendo decitar os re1erenles à aplicação da Cromopuntura de MandeI aospontos da YNSA.

Após contatos com o Dr. Yarnan10to,em 1994 e 1996, naAtemanha, houve a oportunidade de aproveitar a realização doCongresso da "International Council for MedicalAcupuncture andRelated Techniques" (ICMART), realizado em Miyazaki, noJapão, sob a condução do próprio Df. Yamamoto, para um contatomais demorado. Após um pequeno Curso Pré-Congresso houvea oportunidade de acompanhar, como estagiário, os trabalhos deseus Hospitais. Um deles, Ull1aClínica para idosos, na própriacidade de Miyazaki; o outro, um Centro de Reabilitação emNichinan, cidade satélite. Curioso: separados por poucosquilômetros, ambos se notabilizam por realizarem com todospaciente;;toda sorte dos mais modernos examescomplementares,culminando com Tomografia Computadorizada Tridimensional eRessonância Magnética. Ninguém deve ir à frente sem umdiagnóstico à ocidental! Mas, como tratamento, só agulhas! E nacabeça! Espantoso exemplo da coexistênciapacíficaentre o maisnovo e a tradição. Poder-se-ia dizer ser até Ull1retrato emminiatura do Japão de hoje.

Faz pouco ocorreu a primeira vinda do Dr. ToshikatzuYarnarnoto ao Brasil, acompanhado de sua esposa, HeleneYamamoto, fiel esposa e colaboradora, co-autorade seu segundolivro e orientadora da Clínica de Idosos. A ocasiãofoi o "turning-point" da YNSA, e a partir desta ocasião esta técnica, tão simplesquanto de fabulosos resultados, passou ao arsenal terapêutico dopraticante da Al.upuntura como ferramenladasm..isempregadas.

08 YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

INTRODUÇÃO

Em todas as regiões da Terra onde at~ há pouco forahegemÔnica a civilização Ocidental tem, nos Últimos SécuJo~,.crescido cada vez mais o interesse pelas técnicas de diagnóstico cterapiaorientais. Alguns, mais místicos ou esotéricos, têm queridoassimilar o fenômeno a um? ampla tendência à unificação deculturas, o que seria um vernadeiro sina! precursor da Era deAquário.

Dentre os ocidentais, há os que preferem pura esimplesmente repetir os ensinamentos tradicionais chineses,enquanto alguns os adaptam tanto quanto possível àscaracterísticas de suas próprias tradições. Dos primeiros sãoexemplos os que ainda hoje preferem considerar os textosClássicos chineses, como o "Neijing", o "Lingshu",o "Shang HanLun"" e o "Bencao Gangmu"como uma espécie de nec plus ultra,obras não ultrapassáveis, eternas, que não admitem contestaçãoou modificação, sequer mesmo crítica, apenas devendo seraprendidos e ter seus ensinarnentospraticados ao pé da letra. Dossegundos são exemplos os adaptadores europeus da Acupuntura,especialmente francesescomo Voisin, que criaramas "receitas depontos" adaptadas à Nosologia da medicina Ocidental, ou sejam,como tratar doenças diagnosticadas ocidentalmente, como úlcerapéptica, arritmias cardíacas,etc, considerandoos conceitosde Yine Yang, Cinco Elementos, etc,como mero folclore, mas aceitandoa realidade dos Meridianose as funçõesdos pontosacupunturais.

Alguns, raros gênios, montaram novas estruturasterapêuticas sobre vetustos alicerces e ousaram desbravar novoscanÜnhos,descobrir e criar. Destes últimos forambom exemplos,sem desmerecer os demais, os criadores do Touch for Health,Akabane (criador de técnica baseada no diagnóstico térmicoatravés de Moxabustão que lhe tomou o nome), YoshioNakatani(o criador do Ryodoraku), Yoshiaki Omura (criador do O-RingTest, simplificação espetacular da Cinesiologia Aplicada),Reinhold VolI, (que lançou a Eletroacupuntura segundo VolI,

YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO 09

Page 7: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

EAV), Park Jae Woo (criador do SuJok, técnica coreana deAcupuntura em mãos e pés, recém introduzidano Brasil), Lee YooWoo (criador do Sooji Chim ou Koryo, também técnica coreana deManopuntura), Yingqing Zhang (criador da Teoria dos ECIWO),Chiao Sunfa c outros (lançadores da Craniopuntura Chinesa, degraüde sucesso em tratamento de patologias neurológicas) eToshikatzu Yamamoto(genial criador da Escola de Craniopunturaque éobjetodesteopúsculo). .

Tais técnicas permitem um mergulho no campo daprevenção, de vez que facultan1observaro esboçar de um distúrbiomuito antes que tenha manifestações bioquímicas ou anatõmicas.Desde os primórdios da década de 1960elas têm-se desenvolvido esedimentado mais e mais e contribuído para mudar o conceito dedoença, através de uma compreensão mais acurada dosmecanismos de homeostase energética em indivíduos sãos edoentes.

10 YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

CAPÍTULO 1

A ACUPUNTURA CLÁSSICAE A CRANIOPUNTURA CHINESA

BREVES NOTASSOBRE A ACUPUNTURA CLÁSSl CA

Discute-se pouco sobre se a Acupuntura tradicional tem ounão origem na China. Se bem que como técnica primitiva consteter sido criada há 5.000 anos atrás porpovos do ExtremoOriente, oprovável é que estes foram os habitantes do que hoje é a China.Não obstante, há provas de seu uso também entre outros povos,embora não de forma tão sofisticada como a elaborada peloschineses, embora o fim da sistematização, da forma comohodiernamente a concebemos, date dos esforços do "GrandeTimoneiro"da Revolução Comunista, MaoZedong.

Até entre aborígtIH:-, brasileiros vigorou uma formasimplificada, de vez que apiicavam agulhas nos pés antes decomeçarem suas andanças em busca de novos campos de caça ouáreas de pesca, pelo que os primeiros colonizadores portugueseschegaram a cunhar o ditado "bugre corre melhor com espinho nopé". Os pontos em questão seriam exatamente o E36 (Zusanli) eo B60, cujas indicações em M.T.e., amplas, cobrem bemtal tipodeindicação. É fato que tais aborígenesnão deixam de ter parentescoracial com os chineses, mas mesmo entre os antigos indianos, deoutro estoque racial, houvera, já, forn1ade tratamento similar,cujas bases teóricas foram perdidas com o tempo, embora restemindicaçõespráticas no Ayurveda.

Classicamente se considera que sua ação deve-se a que aenergia vital percorre o corpo através de canais denominadosMeridianos. TaisMeridianos comunicam os órgãos do interiordomesmo com a superfície, pelo que.agindo-se sobre pontos destasuperfícietais órgãos podem ser atingidose o corpocuradode seus

YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANJANA DE YAMAMOTO 11

Page 8: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

males. Taispontos, chamados "Pontos de Ac"llpuntura ,já sãohojeem número superior a mil e duzentos, graças às pesquisas deReinhold Voll e colaboradores sobre os oito novos Meridianos eaos novos "Pontos Extraordinários" sínicos, sem contar com osinumeráveis Pontos de Microssistemas, que as pesquisas fazemcrescer a cada ano.

O grande campo de atuação da ACllpunturasão as doençasditas fl.lnci(,nais, quais asma, gastrites, indisposições gerais,taqllicardias. etc, mas deve ser deixado bem claro que é no campoda dor que el<lverdadeiramente se distingue. Pode-se dizer ser aAcupuntura "a Rainha da Dor", de vez que com seu uso podem serdebelados, em grande maioria, mesmo as dores mais rebeldes aoutroS tipos de tratamento. As dores de cabeça e as de coluna, emparticular, são grandes indicaçõesda mesma.

Uma das grandes vantagens são a escassez de efeitoscolaterais. Apenas uma leve dor ocasional ocorre, e nem sempre.Alguns poucos pontos são perigosos, especialmente os situados nopescoço e na parte alta do peito, sendo que alguns outros sãocontra-indicados na gravidez, pela possibilidade de provocarem

. efeitoabortivo.Houve um pouco de receio quando do aparecimento da

AIDS, pelo risco do emprego de agulhas contaminadas peloemprego em doentes levam o vírus aos sãos, mas tal risco somecom o uso de agulhas individuais ou de agulhas descartáveis (amelhor maneira de agir).

Há uma série de verdadeiras "sub-especialidades" dentroda Acupuntura. Pode-se considerar a Acupuntura Constitucional(que visa tratar antes o indivíduo doente que a doença,diagnosticando sua constituição e cuidando-o a partir dela), tantohavendo uma Escola Coreana quanto uma Francesa. Também hágrande variedade de tratamentos baseados nos chamadosMicrossistemas (representações em que partes do corporepresentam-no como um todo). como a Acupuntura nas Mãos, aAcupuntura nos Pés, a Acupuntura no Nariz, a Acupuntura nasOrelhas (também chamada Auriculoterapia), etc.

12 I YNSA -A NOVA ACUPUNTURA CRANJANA DE YAMAMOTO

Também são variados os procedimentosc.ktratamento. Onome Acupuntura lembra logo "furar com agulhas" (de ACUS-agulha, PUNCTURA-furar) e por tal proceder foi o nome atualdado à técnica pelosjesuítas, no SéculoXVI, quando começaramoscontatosmais chegados dos europeus comos extremo-orientais.Mas a verdade é que há muitas formas de estimular os pontos dapeleque são importantes para tratamento. Antesjá se empregav<:.mmassagens (Do-In), fricção com pedras ou outros instrumentos.aquecimento pela queima de plantas (artemísiaprincipalmente, noquese chama "Moxabustão"). Hoje em dia podem ser empregadosadicionalmente Lasers, cores, aparelhos de estimulação termo-elétrica ou eletro-magnética direta da pele, duchas de água, etc.Inclusive todas tais formas têm inúmeras variantes. Assim, porexemplo,só de tratamento com cores há 6 grandesEscolas, ditasdeCromopuntura ou Cromo-Acupuntura, sendo duaa alemãs, umatrancesa; uma japonesa, uma coreana e uma chinesa. Todas elasvêm propiciar formas menos doloridas de tratamento, embora asagulhasclássicas ainda tenham uso corrente.

A ACUPUNTURA CRANIANACHINESA

Constituindo-se hoje, dentro da China, em verdadeirasubespecialidade, a'Acupuntura Craniana ou Escalpoterapia teveorigem na célebre série de frases com que o Presidente MaoZedong pôs fim à querela sobre qual melhor forma de Medicinaparaos camponeses: "- A Medicina Chinesa é boa. A MedicinaOcidental também é. As duasjuntas sãomelhor".

Baseado nisto, o Dr. Chiao Sunfa e seus colegas,trabalhando na região norte da China, num pequeno Hospitalcomunitário, começaram a associar as técnicas da Acupunturacom os conhecimentos da Neurofisiologia para tratar paralisiascausadaspor doenças cerebrais

No curso desta tentativa de associação o Dr. Chiaocomeçou a considerar que a proximidade entre couro cabeludo ecérebropoderia permitir uma estimulaçãodeste último a partir das

YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANJANA DE YAMAMOTO 13

Page 9: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

áreas externas, desde que obedecidas as localizações corticais dosdiferentes segmentos do corpo.

Em 1971 conseguiu-se, empregando tal aproximação,curar uma paciente que padecia de paralisia da perna direitacausada porendarterite de vaso intracraniano.

No esquema de tratamento que se seguiu foram obedecidasas localizações neurológicas, sem quaisquer correlações com asidéias tradicionais de Yin e Yang, equilíbrio energético, CincoElementos, Meridianos. Até o momento não foi possívelcorrelacionar a técnica com nada da Acupuntura Clássica, salvo oemprego das mesmas agulhas.

14 YNSA - A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO,

CAPÍTULO 2

SITUAÇÃO DA ACUPUNTURA NO BRASIL

Hoje em dia, no Brasil, a Acupuntura já tem foros deoficialização. Transita, inclusive, pelo Congresso NacionalProjeto visando sua oficialização, o qual, embora com pontosomissos e outros discutíveis (e o que não o é sob este céu de Alá?)já representa um grande passo quanto à sua delimitação. De umaforma ou de outra já é considerada pelo Conselho Federal deMedicina e pela Associação Médica Brasileira como uma dasEspecialidades Médicas. Como tem havidogrande crescimento dointeresse no uso da técnica já existe o Colégio Médico deAcupuntura, congregando a Sociedade Médica Brasileira deAcupuntura e a Associação Médica Brasileira de Acupuntura,ambas com bem mais de um milhar de membros, fora asassociações de outras classes protissionais.

O Conselho Federal de Fisioterapia também a reconhececomo Especialidade, bem como existem entidades de terapeutasque a praticam e também buscam regulamentar sua prática,dispondo de Sindicatos que atuamneste sentido.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte teve oprivilégio de ser uma das pioneiras no país na investigação e nooferecimento à comunidade de tal terapia, de vez que um de seusAmbulatórios com ela trabalha desde 1978, com oficializaçãodefinitiva em 1979. Dela já saíram vários trabalhos de pesquisa,dois deles tendo sido agraciados com Primeiros Prêmiosinternacionais, sendo que desde 1993 tem concentrado ainvestigação em Acupuntura Craniana e Cromo-Acupuntura(especialmente pela Escola Alemã de Peter MandeI, emboratambémempregando a Francesa do Dr.Agrapart). Melhor ainda,graças à visão da Secretaria Municipal de Saúde e através deconvêniocom a m~sma, desde 1996taisserviços foramampliadose gratuitamente estendidos a maior parcela da população através

YNSA-A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO 15

Page 10: ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

do Núcleo de Referênciaem Homeopatia, Acupuntura e MedicinaAlternativa. Muitas outras Universidades do país já a fornecemcomo opção para seus estudantes, sendo de destacar a experiênciade São José do Rio Preto, em São Paulo, que mantém a segundaResidência Médica em Acupuntura (a primeira, iniciada no RioGrande do Sul, foiexperiência que gorou).

Tanto a Associação Médica Brasileira de Acupuntura(AMBA) quanto a Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura(SMBA) mantém váriosCursos de Especialização distribuídos portodo o territÚrio nacional, com Currículo semelhante e dandodireito àparticipação nas provas de Título de Especialista.

Vários Cursos são apoiados pelo CREFITO (ConselhoFcderal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), bem como váriasEscolas e InsÜtuiçõesoferecem cursos a interessados leigos.

O importante é lembrar que tais técnicas não vêm substituirou agredir a Medicinaconvencional. Antes pelo contrário, vêm écomplementá-Ia, ampliando, assim a capacidade de curar ou pelomenos melhorar o ser humano enfermo. A Organização Mundialda SaÚde recomenda que não seja empregada a expressãoMedicina AlLernativa, mas que seja substituída por "MedicinaCompleÍnentar", exatamente para valorizar esta idéia decomplementaridade ao invés de oposição.

16 YNSA - A NOVA ACUPlINTURA CRANIANA DE YAMAMOTO

LAPÍTLJLO 3

VISÃO MODERNASOBRE OS MICROSSISTEMAS

Hoje em dia compreende-se um organismo comosemelhante a seus antepassados mas uma idéia curiosa, baseadaem muito nos trabalhos do Df. Paul Nogicr, em Lyon, França,seguido por pesquisadores de vários outros países, já citados,especialmente os da Coréia (Prof. Park Jae Woo,com o SuJok eProf. Lee Yoo Woo, com a Koryo), Estados Unidos (Goodheartcom a Zonal Therapy), da Alemanha (Dr. Jochcl1Gleditsch com aMund-Akupunktur) e do Japão (Dr. Toshikatsu Yamamoto,com aYNSA), entre outros, mostraranl a relativa reprodutibilidade dosencontros fisiológicos e patológicos de diferentes partes de umorganismo em partes menores domesmo, como se fraçõesdistintasde um corpo tivessem relação proporcional com o todo do mesmo.A Teoria, embora reconheça a diferença entre as partes, enfatiza aunidade, ou seja, as comuns propriedades delas. Seriapraticamente uma reafirmação do postulado hermético de que:"assimcomo éno Macrocosmo assiméno Microcosmo".

Na verdade Charles Darwin já discutira, em sua famosaobra "A Origem das Espécies", publicada em 1859, a correlaçãoentre certas partes do organismo. Assim, por exemplo, cães sempclo têm dentes imperfeitos; animais de pelo espesso, áspero elongo tendem a ter chifres longos; pombos de bico curto têm péspequenos e os de grandes bicos têm-nos grandes. Mas ele nemparece ter cogitado em enÜ~ ili'.-ialei geral de distribuição decorrelações no organismo, e desde então o assunto tem sidorelativamente desconsiderado pelos pesquisadores. Esperou-sepela década d~ 1950 para que os trabalhos do citado Dr. Nogierreabrissem o tema, com o início da sistematização daAuriculoterapia. Mas este não se preocupou com o porquêsubjacente à existência do famoso "feto invertido" auricular, bem

YNSA -A NOVA ACUPUNTURA CRANIANA DE YAMAMOTO 17