ADMINISTRADOR -...

12
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO CONCURSO PÚBLICO EDITAL 036/2016 16 / outubro / 2016 CATEGORIA FUNCIONAL: ADMINISTRADOR INSTRUÇÕES: 1. Confira se os dados que identificam este caderno de provas estão corretos. 2. O caderno de provas deverá conter 40 (quarenta) questões, assim distribuídas: 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico e Quantitativo e 20 de Conhecimentos Espe- cíficos. 3. A duração das provas será de 3h (três horas), incluindo o preenchimento da folha de respostas. 4. A interpretação das questões é parte integrante das provas, não sendo, portanto, permi- tidas perguntas aos fiscais. 5. As provas são INDIVIDUAIS, sendo vetada a comunicação entre os candidatos, durante sua realização. 6. Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema de comunicação. 7. Em cada questão há somente uma resposta correta. 8. A folha de respostas deve ser entregue ao fiscal. 9. O candidato só poderá entregar a folha de respostas e o caderno de provas e retirar-se da sala depois de decorrida, no mínimo, 1 hora do início das provas. 10. O candidato poderá levar o caderno de provas somente após decorridas 2 horas do início da mesma. 11. Ao receber sua folha de respostas, aja da seguinte forma: a) verifique se os dados pré-impressos estão corretos e correspondem à sua inscrição; b) assine no local indicado; c) não a amasse, nem dobre; d) pinte assim , preenchendo por inteiro, com caneta esferográfica ponta média, tinta azul-escura, o campo correspondente à alternativa que considera correta em cada questão. OBS.: Será atribuída nota zero à questão de prova objetiva que contenha mais de uma ou nenhuma marcação assinalada ou que não tenha sido transcrita do caderno de provas para a folha de respostas. 12. Os gabaritos preliminares serão divulgados às 18 horas do dia 18/outubro/2016, possibilitando ao candidato impetrar recurso, no prazo máximo de 24 horas.

Transcript of ADMINISTRADOR -...

Page 1: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁCOMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO PÚBLICOEDITAL 036/2016

16 / outubro / 2016

CATEGORIA FUNCIONAL:

ADMINISTRADOR

INSTRUÇÕES:1. Confira se os dados que identificam este caderno de provas estão corretos.2. O caderno de provas deverá conter 40 (quarenta) questões, assim distribuídas: 10 de

Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico e Quantitativo e 20 de Conhecimentos Espe-cíficos.

3. A duração das provas será de 3h (três horas), incluindo o preenchimento da folha derespostas.

4. A interpretação das questões é parte integrante das provas, não sendo, portanto, permi-tidas perguntas aos fiscais.

5. As provas são INDIVIDUAIS, sendo vetada a comunicação entre os candidatos, durantesua realização.

6. Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema decomunicação.

7. Em cada questão há somente uma resposta correta.8. A folha de respostas deve ser entregue ao fiscal.9. O candidato só poderá entregar a folha de respostas e o caderno de provas e retirar-se da

sala depois de decorrida, no mínimo, 1 hora do início das provas.10. O candidato poderá levar o caderno de provas somente após decorridas 2 horas do início

da mesma.11. Ao receber sua folha de respostas, aja da seguinte forma:

a) verifique se os dados pré-impressos estão corretos e correspondem à sua inscrição;b) assine no local indicado;c) não a amasse, nem dobre;d) pinte assim –, preenchendo por inteiro, com caneta esferográfica ponta média,

tinta azul-escura, o campo correspondente à alternativa que considera correta emcada questão.

OBS.: Será atribuída nota zero à questão de prova objetiva que contenha mais deuma ou nenhuma marcação assinalada ou que não tenha sido transcrita do cadernode provas para a folha de respostas.

12. Os gabaritos preliminares serão divulgados às 18 horas do dia 18/outubro/2016,possibilitando ao candidato impetrar recurso, no prazo máximo de 24 horas.

Page 2: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

22222 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

Língua Portuguesa

LEIA O POEMA A SEGUIR PARA RESPONDERAS QUESTÕES 01, 02 E 03.

Questão de pontuação

Todo mundo aceita que ao homemcabe pontuar a própria vida:que viva em ponto de exclamação(dizem: tem alma dionisíaca);

viva em ponto de interrogação(foi filosofia, ora é poesia);viva equilibrando-se entre vírgulase sem pontuação (na política):

o homem só não aceita do homemque use a só pontuação fatal:que use, na frase que ele vive,o inevitável ponto final.

João Cabral de Melo Neto

QUESTÃO 01

Analisando atenciosamente o poema, pode-seafirmar que:I) A declaração do boxeador Manny Pacquiao, de

que “casais gays são piores do que animais”,contraria a afirmação contida nos dois primeirosversos.

II) As funções dos sinais de pontuação são o próprioassunto do texto, ainda que politizadas.

III) Na 2ª estrofe, o ponto de interrogação alude àinquietação do espírito do homem, à eterna buscado transcendente e de significado para o viver.

IV) No verso “que use a só pontuação fatal”, há umerro de coesão que prejudica a compreensão.

V) Os últimos versos do poema: “... que use, na fraseque ele vive, o inevitável ponto final”, sugerem que,para o homem, a finitude é descabida.

Assinale a alternativa que contém todas asafirmações corretas.

A) I, II, III e V.B) II, IV e V.C) I, III e IV.D) I, II e IV.E) II, III, IV e V.

QUESTÃO 02

Os versos: “viva equilibrando-se entre vírgulas/esem pontuação (na política)”, poderiam ser“traduzidos” em linguagem popular, como:

A) A ocasião faz o ladrão.B) O homem é senhor do que pensa e escravo do que

fala.C) No terreno da política, todos são bagres ensaboados.D) Os fins justificam os meios.E) É preciso ter jogo de cintura!

QUESTÃO 03

Sobre os sinais de pontuação utilizados no poema,pode-se afirmar que:

A) o uso dos parênteses é absolutamente dispensável,exceto em “e sem pontuação (na política)”.

B) os dois pontos aparecem diversas vezes e em todaselas, o emprego se dá pelo mesmo motivo.

C) as vírgulas em “que use, na frase que ele vive,”foram usadas com a mesma função que em: Até ascriaturas mais insensíveis, quando submetidas ao somde uma orquestra, revelam emoções desconhecidas.

D) não há justificativa gramatical para a utilização doponto e vírgula no 4º e 6º versos.

E) o poeta poderia ter optado pelo uso de ponto deexclamação no final do 3º verso e de ponto deinterrogação no 5º verso, sem prejuízo à norma culta.

QUESTÃO 04“Muita gente tem pavor do que é inseguro ou

arriscado, mas é impossível querer segurança eterna.Então, o que podemos fazer? Como se manter nummundo de relacionamentos líquidos, voláteis, sejamamorosos ou profissionais, que estão ótimos e segurosnum dia e no outro se desmancham como açúcar naágua?” (http://vidasimples.uol.com.br/noticias/pensar/quem-voce-esta-convidando.phtml#.V8x. Acesso em 04/09/2016)

Assinale a alternativa que se pode substituir apalavra “então”, em negrito no texto, sem alterar osentido da frase (coesão).

A) Porquanto.B) Contudo.C) Onde.D) Quando.E) Em contrapartida.

Page 3: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

ADMINISTRADOR / 33333

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 05

Leia o texto, observando os trechos numerados de(1) a (10). A seguir, identifique, entre as reescritasdadas, aquelas que propõem modificações necessáriaspara adequação à norma padrão.A Alegoria da Caverna é uma das alegorias mais

importantes da história da filosofia. Nela, há a históriade dois homens (1) que nascem dentro de uma cavernaque, sempre de costas para a saída, acreditam que alireside a realidade. As sombras projetadas pelos animaise folhas nas paredes da caverna – sombras estas muitasvezes manipuladas -, (2) para os homens, eram arealidade.

No momento em que um dos homens sai da cavernae encontra o mundo como coisa em si, fica encantadoao se deparar com as coisas que antes eram apenassombras. (3) Ao retornar a caverna, é ridicularizado edesacreditado. Seus colegas não conseguem acreditarem (4) um mundo fora do seu.

Ao apresentar tal alegoria, (5) Platão intencionademonstrar que dentro da caverna, onde os homens seaprisionam, está o mundo material. (6) Para ele, as coisasmateriais não passam de sombras da realidade. Umacadeira, material, está sujeita a deformação e destruição.Contudo, ao sair da caverna, o homem é capaz deenxergar a luz, o mundo das ideias. Lá, a ideia da cadeiraé indestrutível. Com isso, para Platão, o mundo materialnão passa de uma mentira manipulada, e a verdade omundo das ideias. Assim, Platão divide o mundo em dois:o Mundo Sensível e o Inteligível. No mundo sensível,dentro da caverna, (7) reside as sombras, as opiniões,as crenças, a ilusão, o mundo material, (8) onde podemostocar. Contudo, só podemos alcançar o bem através doMundo Inteligível, o mundo das ideias, científico dialético.Então, o caminho da transcendência do homem (9) estáligada a ideia do pensamento. Para sair do mundomaterial,(10) o homem deve atingir através dopensamento o mundo das ideias.

(www.cineplot.com.br, acesso em 20/07/2016)

1) ...que nascem dentro de uma caverna que/... quenascem dentro de uma caverna e.

2) ... para os homens, eram a realidade/... para oshomens era a realidade.

3) Ao retornar a caverna.../Ao retornar à caverna...4) ... um mundo fora do seu/ ... um mundo fora da

caverna.5) ... Platão intenciona.../... Platão tenciona...6) Para ele, as coisas materiais.../ Para eles, as coisas

materiais...7) ... reside as sombras/... residem as sombras.8) ... onde podemos tocar/... que podemos tocar.9) ... está ligada a ideia/... está ligado à ideia...

10) ... deve atingir através do pensamento o mundodas ideias/...deve atingir, através do pensamento,o mundo das ideias.

Assinale a alternativa que contém todas asadequações necessárias.

A) 1, 3, 4, 7, 8, 9 e 10.B) 1, 2, 4, 6, 8, 9 e 10.C) 3, 4, 5, 7, 8 e 9.D) 2, 5, 7, 8, 9 e 10.E) 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

QUESTÃO 06

Compare os dois textos, dados a seguir, paraidentificar as afirmativas verdadeiras sobre eles.Texto 1ATOR I: Com o passar dos séculos – o homem

sempre foi muito lento! – tendo desgastado um quadradode pedra e desenvolvido uma coisa que acabou chamandode roda, o homem chegou, porém, a uma conclusãodecepcionante – a roda só servia pra rodar. Portantodeixemos claro que a roda não teve a menor importânciana História. Que interessa uma roda rodando? A ideiaverdadeiramente genial foi a de colocar uma carga emcima da roda e, na frente dela, puxando a carga e aroda, um homem pobre. Uma ideia espetacular –inventava-se ao mesmo tempo a tração animal e oproletariado. Pois uma coisa é definitiva: a maiorconquista do homem foi o outro homem.

(Millôr Fernandes. http://www2.uol.com.br/millor).

Texto 2(...) Talvez inspirado pelo giro dos astros no céu, o

homem concebeu uma de suas mais antigas erevolucionárias invenções: a roda. E desde então temosusado e abusado desse princípio, sem o qual nãoexistiriam parafusos, relógios, torneiras, máquinas delavar, vitrolas, ventiladores, bambolês, automóveis,batedeiras, carrinhos de feira nem uma infinidade deoutras coisas que facilitam e divertem nossos dias.

(Revista Sorria – para ser feliz agora, Ed. Mol,jun/jul 2009)

I) Os textos apresentam opiniões convergentes sobrea importância indireta da invenção da roda.

II) No texto 1, “proletariado” pode ser entendido comoexploração de um homem pobre por outro homem.

III) Os textos diferem quanto ao processo queculminou na invenção da roda: acaso eintencionalidade, respectivamente.

IV) Diferença inequívoca entre os dois textos é o tomhumorístico do primeiro.

V) Apenas o texto 2 tem como tema a invenção daroda.

Estão corretas:A) apenas II, IV e V.B) apenas I, III e V.C) apenas II, III e IV.D) I, II, III, IV e V.E) apenas II e IV.

Page 4: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

44444 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 07

Assinale a alternativa em que o autor explora umaambiguidade como recurso linguístico para produzirefeito de humor.

A) (...) se você perguntar a qualquer cidadão de umaditadura o que acha de seu país, ele responde, semhesitação: “Não posso me queixar” (Millôr Fernandes).

B) A verdadeira sabedoria consiste em se conhecer aprópria ignorância (Sócrates).

C) Eu quebrei algumas coisas e percebi que deveriaquebrar algumas outras uma vez por semana, parame lembrar de quão frágil é a vida (Andy Warhol).

D) A diferença entre ele mastigando e um boiruminando, está no ar distinto e no olhar inteligentedo boi (Stanislaw Ponte Preta).

E) O crime organizado na América ganha mais dequatro bilhões de dólares ao ano e gasta muito poucocom material de escritório (Woody Allen).

QUESTÃO 08

Entre os fragmentos de textos de avaliações dasOlimpíadas 2016, identifique o que está redigidocorretamente quanto à estrutura, coesão, coerênciae adequação à norma padrão.

A) Turista brasileiro e estrangeiro aprova viagem aoRio na Olimpíada, diz pesquisa. Para 98,7% dosbrasileiros que vieram ao Rio de Janeiro, a visitaatendeu ou superou as expectativas. Entre osestrangeiros, o índice atingiu 83,1% (http://agenciabrasil.ebc.com.br).

B) Sobre os Jogos Rio 2016, os turistas internacionaisavaliaram de modo positivo a organização geral dosjogos (84,7%), o transporte para locais decompetição (80,2%), o preço dos ingressos (80%) ea infraestrutura, sinalização, limpeza e banheiros doslocais das provas (87,1%). Um percentual mais baixoaprovou o atendimento, alimentação e lojas dos locaisde competição (57,6%) (http://agenciabrasil.ebc.com.br).

C) Em contraste com anfitriões anteriores, osvisitantes estão conferindo na prática o jeitodescontraído e brincalhão dos cariocas, que sedesdobram em transmitir uma boa imagem da cidadee do país. Assim como os voluntários, os locais semostram justificadamente orgulhosos da Rio 2016 ecompensam a falta do inglês com a tradicionalsimpatia, gentilezas e disposição para ajudar. http://zh.clicrbs.com.br

D) Questionado [o presidente do Comitê OlímpicoInternacional (COI), Thomas Bach] se soubesse comoteria sido difícil a situação do Brasil se teria escolhidoo Rio em 2009 para sediar o evento, ele insistiu quesim. “Não lamentamos ter levado o evento ao Brasil.Foram Jogos icônicos (http://www.mg.superesportes.com.br).

E) (...) Marcia Cavallari tem uma hipótese sobre aambiguidade da opinião pública: “As opiniões sãoambíguas porque não se percebe claramente osbenefícios que o país pode vir a ter com eventos dessamagnitude” (http://veja.abril.com.br).

QUESTÃO 09“A hipocrisia exige hoje um esforço redobrado de

entendimento. A confusão entre posições que antespareciam opostas já não permite o recurso às velhascertezas. Mas se pensar já é um esforço com a ajudados outros, que dizer quando os outros são o obstáculo?Os Estados Unidos divididos entre Hillary e Trump sãoum sintoma. Enquanto Hillary tenta lidar com ascontradições, Trump poupa o eleitor do esforço deentendê-las, com sofismas, preconceitos e um mundobidimensional. Num discurso ufanista, em fevereiro, ocandidato republicano fez uma declaração de amor (quedeveria ter sido tomada como insulto) aos seus eleitores:“I love the poorly educated” (amo gente pouco educada).”(CARVALHO, Bernardo. Quando dizer a verdade exigecoragem. FSP, 07/08/2016).

Segundo o texto, Hillary e Trump,A) acreditam que todo mundo é hipócrita.B) têm atitudes semelhantes com relação às

contradições.C) têm atitudes contraditórias com relação às

contradições.D) têm atitudes complementares com relação às

contradições.E) têm atitudes diferentes com relação às contradições.

QUESTÃO 10

Entre os trechos abaixo, retirados da seção “Vejaessa” da Veja de 14.09.16, assinale aquele em que aexpressão negritada contradiz uma informaçãoapresentada anteriormente no próprio trecho.

A) Meu sapato quebrou, quebrou o salto. Daí tive quecomprar outro.” (Michel Temer)

B) Minha mãe sempre pega no meu pé, é o piorzagueiro que eu enfrento. (Gabriel Jesus)

C) Não sou eu que estou deixando a televisão, é atelevisão que está me deixando. (Jô Soares)

D) Eu tenho um complexo. Meu pai foi oficial decavalaria. Meu avô foi marechal. Eu, quando montono cavalo, o cavalo percebe logo que sou um maucavaleiro. E tenta me derrubar. O congresso fazisso com os presidentes. (Fernando HenriqueCardoso)

E) Não vejo nenhum problema. O presidente está naChina, precisou de sapato, comprou. Na próximaoportunidade, vou levar um calçado brasileiro paraele verificar que há calçados brasileiros de qualidade.Ele já sabe. Inclusive, ele é de São Paulo, um poloimportante de calçados. (Heitor Klein)

Page 5: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

ADMINISTRADOR / 55555

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

Raciocínio Lógico e Quantitativo

QUESTÃO 11

Paula não tem um Pug então Luciane tem umYorkshire. Se Paula tem um Pug então ou Malu temum Poodle ou Edna tem um Maltês. Se Edna tem umMaltês, Violeta tem um Schaunzer. Mas Violeta temum Schaunzer se e somente se não for verdade queGabriela não tem um Chow Chow e Malu tem umPoodle. Logo:

A) Paula não tem um Pug e Edna não tem um Maltês.B) Malu não tem um Poodle e Edna tem um Maltês.C) Gabriela não tem um Chow Chow e Violeta tem um

Schaunzer.D) Luciane não tem um Yorkshire ou Paula tem um

Pug.E) Luciane tem um Yorkshire e Edna tem um Maltês.

QUESTÃO 12

Das proposições abaixo o único exemplo decontingência é:

A) p ( p q)B) p (p q)C) p q p qD) p (q (q p))E) p q (p q)

QUESTÃO 13

Dado um retângulo de papelão com comprimentoigual ao triplo da largura “x”, retiram-se dos cantospequenos quadrados de lado igual a 1/3 da largurae dobram-se as bordas para cima, de modo a formaruma caixa aberta, então a expressão do volume dessacaixa é:

A) x3

B) x3/3

C) 7x3/9

D) 7x3/27

E) x3/81

QUESTÃO 14

Um vendedor comprou 100 capas de celular porR$ 850,00. Assinale quantas capas de celular, nomínimo, deverá vender a R$ 22,00, para obter lucro.

A) 36.B) 37.C) 38.D) 39.E) 40.

QUESTÃO 15

Dado o sistema:

O valor de é:A) 20.B) 22.C) 24.D) 26.E) 28.

QUESTÃO 16

Uma pessoa ao retirar dinheiro de um caixaeletrônico de um banco, na hora de digitar a senhaesquece-se do número. Ela lembra que o número tem6 algarismos, começa com 9, não tem algarismosrepetidos e tem 8 em alguma posição. O númeromáximo de tentativas para acertar a senha é:

A) 1680.B) 6720.C) 8400.D) 16800.E) 33600.

Page 6: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

66666 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 17

“Se não tem dinheiro então compra fiado” é logicamente equivalente a:A) “Se não tem dinheiro então não compra”.B) “Tem dinheiro ou compra fiado”.C) “Se não compra fiado então não tem dinheiro”.D) “Não tem dinheiro ou não compra fiado”.E) “Se compra fiado então não tem dinheiro”

QUESTÃO 18

O piso de um quarto retangular que mede 3,08 m por 3,64 m será revestido com placas quadradas de maiortamanho possível. Todo piso deve ser revestido com placas inteiras, de forma que não sobre espaço entre asplacas. A medida do lado de cada placa quadrada e a quantidade de placas quadradas utilizadas, sãorespectivamente:

A) 28 cm e 99 placas.B) 56 cm e 143 placas.C) 14 cm e 286 placas.D) 14 cm e 99 placas.E) 28 cm e 143 placas.

QUESTÃO 19

Um bloco retangular A tem dimensões de 4 cm, 5 cm e 10 cm. O bloco retangular B tem dimensões 5 cm, 6 cme 12 cm. Percentualmente, o volume do bloco B é maior do que o volume do bloco A em:

A) 40%.B) 60%.C) 80%.D) 120%.E) 160%.

Page 7: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

ADMINISTRADOR / 77777

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 20

Considere a tabela a seguir.

Tabela 13 – Número de Matrículas na Educação Especial por Etapa de Ensino – Brasil – 2007-2012

Classes Especiais e Escolas Exclusivas Classes Comuns (Alunos Incluídos)

TotalEd. Funda- Ed. Ed. Funda- Ed.

AnoGeral

Total Infan- mental Médio EJA Profis- Total Infan- mental Médio EJA Profis-til sional til sional

2007 654.606 348.470 64.501 224.350 2.806 49.268 7.545 306.136 24.634 239.506 13.306 28.295 395

2008 695.699 319.924 65.694 202.126 2.768 44.384 4.952 375.775 27.603 297.986 17.344 32.296 546

2009 639.718 252.687 47.748 162.644 1.263 39.913 1.119 387.031 27.031 303.383 21.465 34.434 718

2010 702.603 218.271 35.397 142.866 972 38.353 683 484.332 34.044 380.112 27.695 41.385 1.096

2011 752.305 193.882 23.750 131.836 1.140 36.359 797 558.423 39.367 437.132 33.138 47.425 1.361

2012 820.433 199.656 18.652 124.129 1.090 55.048 737 620.777 40.456 485.965 42.499 50.198 1.659

% 2011/2012 9,1 3,0 –21,5 –5,8 –4,4 51,4 –7,5 11,2 2,8 11,2 28,2 5,8 21,9

Fonte: MEC/Inep/Deed.Nota: Não inclui matrículas em turmas de atendimento complementaL e atendimento educacional especializado (AEE).

Extraído de: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Censo da educaçãobásica: 2012 – resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,

2013.

Analise as seguintes afirmações:I) O número de matrículas na educação infantil em classes comuns é sempre crescente no período de 2007 a

2012.II) O total geral de matrículas em classes especiais e escolas exclusivas e em classes comuns (alunos incluídos)

aumentou de 2007 para 2012, mas o número de matrículas na educação infantil em classes especiais, escolasexclusivas e em classes comuns (alunos incluídos) diminuiu no mesmo período.

III) Em 2012, a quantidade de alunos matriculados no ensino fundamental em classes comuns (alunos incluídos)representa aproximadamente 78% do total de alunos incluídos em classes comuns (alunos incluídos) .

IV) Em relação ao total de alunos matriculados em classes especiais e escolas exclusivas, o percentual de alunosmatriculados no ensino médio aumentou de 2007 para 2008.

Estão corretas:A) I, II, III e IV.B) apenas II e III.C) apenas II e IV.D) apenas II, III e IV.E) apenas III e IV.

Page 8: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

88888 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

Conhecimentos Específicos

QUESTÃO 21

Conforme a Constituição da República Federativado Brasil, de 1988, assinale a alternativa correta.

A) Legislar sobre diretrizes e bases da educaçãonacional é competência comum da União, dos Estados,do Distrito Federal e dos Municípios.

B) É competência privativa da União proporcionar osmeios de acesso à cultura, à educação, à ciência, àtecnologia, à pesquisa e à inovação.

C) É vedada a acumulação remunerada de dois cargospúblicos de professor.

D) São estáveis após três anos de efetivo exercício osservidores nomeados para cargo de provimentoefetivo em virtude de concurso público.

E) É privativo do Poder Executivo avaliar o cumprimentodas metas previstas no plano plurianual, a execuçãodos programas de governo e dos orçamentos daUnião.

QUESTÃO 22

A Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dispõesobre o regime jurídico dos servidores públicos civisda União, das autarquias e das fundações públicasfederais. A respeito desta Lei, assinale a alternativacorreta.

A) Não se abrirá novo concurso enquanto houvercandidato aprovado em concurso anterior mesmo queo prazo de validade já tenha expirado.

B) A prévia inspeção médica oficial para posse emcargo público é obrigatória apenas para alguns cargos.

C) Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixadaem razão das atribuições pertinentes aos respectivoscargos, respeitada a duração máxima do trabalhosemanal de quarenta e quatro horas.

D) Reversão é a investidura do servidor em cargo deatribuições e responsabilidades compatíveis com alimitação que tenha sofrido em sua capacidade físicaou mental verificada em inspeção médica.

E) Poderão ser instituídos, no âmbito dos PoderesExecutivo, Legislativo e Judiciário, como incentivofuncional, prêmios pela apresentação de ideias,inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento deprodutividade e a redução dos custos operacionais.

QUESTÃO 23

Assinale a alternativa que descreve de formacorreta um item da Lei 9.784, de 29 de janeiro de1999, que regula o Processo administrativo no âmbitoda Administração Pública Federal.

A) A Administração Pública obedecerá, dentre outros,aos princípios da legalidade, finalidade, motivação,razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampladefesa, contraditório, segurança jurídica, interessepúblico e eficiência.

B) A decisão de recursos administrativos podem serobjeto de delegação.

C) A intimação para ciência de decisão ou a efetivaçãode diligências em processos administrativos observaráa antecedência mínima de um dia útil quanto à datade comparecimento.

D) Dispensa ou declaração da inexigibilidade deprocesso licitatório, com indicação dos fatos e dosfundamentos jurídicos, não são considerados atosadministrativos de motivação.

E) O recurso não tem efeito suspensivo, mesmohavendo justo receio de prejuízo de difícil ou incertareparação decorrente da execução.

QUESTÃO 24

Assinale a alternativa que apresenta a modalidadede licitação, considerando o valor estimado decontratação previsto em Lei, sendo realizada paraobras e serviços de engenharia em que o valor sejaacima de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentosmil reais) e para aquisição de bens ou outros serviçosacima de R$650.000,00 (seiscentos e cinquenta milreais).

A) Convite.B) Concorrência.C) Tomada de Preços.D) Dispensa.E) Inexigibilidade.

Page 9: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

ADMINISTRADOR / 99999

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 25

Segundo a Lei 8.666/93, a licitação deverá serelaborada em consonância com princípios básicos dalegalidade, da impessoalidade, da moralidade, daigualdade, da publicidade, da probidade administrativa,da vinculação ao instrumento convocatório, dojulgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. Arespeito desta Lei, assinale a alternativa correta.

A) Se o produto não for de procedência nacional eestiver em igualdade de condições, o desempate ficaráa critério do agente público licitante.

B) A licitação deve ser sigilosa em todos os atos deseu procedimento.

C) É vedado aos agentes públicos: admitir, prever,incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulasou condições que comprometam, restrinjam oufrustrem o seu caráter competitivo.

D) As normas de licitações e contratos devemprivilegiar o tratamento diferenciado e favorecido àsempresas de grande porte na forma da lei, visto quesão maiores pagadoras de impostos.

E) O Seguro-Garantia é toda transferência de domíniode bens a terceiros.

QUESTÃO 26

A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe aação planejada e transparente, em que se previnemriscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbriodas contas públicas, mediante o cumprimento de metasde resultados entre receitas e despesas e a obediênciaa limites e condições no que tange à renúncia dereceita, geração de despesas com pessoal, daseguridade social e outras, dívidas consolidada emobiliária, operações de crédito, inclusive porantecipação de receita, concessão de garantia einscrição em Restos a Pagar. A respeito da LeiComplementar 101, de 04 de maio de 2000, assinalea alternativa correta.

A) Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como ente da Federação empresa controlada quereceba do ente controlador recursos financeiros parapagamento de despesas com pessoal ou de custeioem geral ou de capital.

B) O Anexo de Metas Fiscais da LDO estabelecerámetas bimestrais.

C) A atualização monetária do principal da dívidamobiliária refinanciada poderá superar a variação doíndice de preços previsto na lei de diretrizesorçamentárias.

D) Em relação à Previsão e Arrecadação, a reestimativade receita por parte do Poder Legislativo só seráadmitida se comprovado erro ou omissão de ordemtécnica ou legal.

E) Na verificação do atendimento dos limites definidoscom a despesa total com pessoal, serão computadasas despesas de indenização por demissão deservidores ou empregados.

QUESTÃO 27

São instrumentos de transparência da gestão fiscal,aos quais será dada ampla divulgação, inclusive emmeios eletrônicos de acesso público: os planos,orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; asprestações de contas e o respectivo parecer prévio. Arespeito da transparência da gestão fiscal, controle efiscalização, assinale a alternativa correta.

A) É vedada a participação popular durante osprocessos de elaboração e discussão dos planos, leide diretrizes orçamentárias e orçamentos.

B) Lançamentos de Recursos extraordinários incluemreceitas que não precisam ser disponibilizadas paraconsulta às pessoas físicas e jurídicas.

C) O Relatório de Gestão Fiscal conterá comparativoscom os limites do montante de operações de crédito,inclusive por antecipação de receita.

D) As inscrições em Restos a Pagar são ilimitadasconforme diretrizes previstas na LDO.

E) As despesas não inscritas por falta dedisponibilidade de caixa e cujos empenhos foramcancelados não serão relatadas no Relatório de GestãoFiscal.

QUESTÃO 28“Para melhor desincumbir-se das tarefas de

planejamento, coordenação, supervisão e controle e como objetivo de impedir o crescimento desmesurado damáquina administrativa, a Administração procurarádesobrigar-se da realização material de tarefasexecutivas, recorrendo, sempre que possível, à execuçãoindireta, mediante contrato, desde que exista, na área,iniciativa privada suficientemente desenvolvida ecapacitada a desempenhar os encargos de execução. Aaplicação desse critério está condicionada, em qualquercaso, aos ditames do interesse público e as conveniênciasda Segurança Nacional”. (Fonte: CHIAVENATO, Idalberto.Administração Geral e Pública, 2008).

Assinale a alternativa que relaciona a definição aocorreto Princípio Fundamental da AdministraçãoPública.

A) Planejamento.B) Coordenação.C) Descentralização.D) Delegação de Competência.E) Controle.

Page 10: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

1010101010 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 29A introdução do Princípio da Administração Pública

que, no ordenamento jurídico, corroborou para flexibilizaro instituto da estabilidade é o consumo adequado dosinsumos utilizados em determinado processo e guardarelação com o Modus Operandi.

Esse Princípio da Administração Pública é chamadode:

A) moralidade.B) impessoalidade.C) legalidade.D) publicidade.E) eficiência.

QUESTÃO 30

A motivação pode ser definida como o impulsointerno que leva o indivíduo à ação. Acerca das teoriasmotivacionais, considere:I) No modelo formulado por McGregor, o X significa

que o trabalho é, em si mesmo, desagradável paraa maioria das pessoas, enquanto que o Y diz que otrabalho pode ser tão natural como o lazer, se ascondições forem favoráveis.

II) Frederick Herzberg baseou sua teoria em doisfatores que afetam o indivíduo: são eles os fatoresmotivadores e os fatores higiênicos.

III) O modelo desenvolvido por Skinner define que,uma vez que o indivíduo experimenta o sucessoapós determinada atitude, tende a repetir sempreaquela atitude, à espera de um novo sucesso.

Estão corretas:A) I e II, somente.B) I, II e III.C) II e III, somente.D) II, somente.E) III, somente.

QUESTÃO 31

Receitas Públicas são todos os ingressos de caráternão devolutivo auferidos pelo poder público, emqualquer esfera governamental, para alocação ecobertura das despesas públicas. Assinale a alternativacorreta acerca do estágio da Receita Pública chamado“LANÇAMENTO”.

A) É o recolhimento pelo contribuinte ao agentearrecadador do valor do seu débito para com o Estado.

B) É o repasse do valor arrecadado pelo agentearrecadador para o caixa único do tesouro público.

C) É o ato emanado de autoridade competente quecria para o Estado a obrigação de pagamento,pendente ou não, de implemento de condição.

D) É o procedimento administrativo no qual se verificaa procedência do crédito fiscal, quem deve e quandose deve pagar e inscreve o débito do contribuinte.

E) Consiste na verificação do direito adquirido pelocredor tendo por base os títulos e documentoscomprobatórios do respectivo crédito e tem comoobjetivos: apurar a origem e o objeto do que se devepagar; a importância exata a pagar; e a quem sedeve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

QUESTÃO 32

Na Universidade XX, uma autoridade realiza atosque resultam em emissão de empenho, autorizaçãode pagamento, suprimento ou dispêndio de recursosda União ou pela qual esta responda. Esta autoridadeficará sujeita à tomada de contas realizada pelo órgãode contabilidade e verificada pelo órgão de auditoriainterna, antes de ser encaminhada ao Tribunal deContas. Esta autoridade é:

A) um ordenador de despesas.B) uma unidade orçamentária.C) uma autoridade incompetente.D) um agente honorífico.E) um agente político.

QUESTÃO 33

Qualidade é uma filosofia na qual a eliminação doretrabalho e a obsessão pelo chamado “defeito zero”são regras fundamentais para as organizações. Paraa implantação da Gestão pela Qualidade Total existemdiversas técnicas e ferramentas conhecidas emliteratura, sobre as quais é correto afirmar que:

A) o Diagrama de Pareto demonstra as oscilaçõesrelativas a certas variáveis ao longo do tempo epermite ter a ideia de movimento de algum fenômenoorganizacional.

B) o Plano de Ação constitui um recurso utilizado porum grupo de pessoas para gerar, esclarecer e avaliaruma lista de ideias, problemas e pontos paradiscussão.

C) a Folha de Verificação é um tipo de catálogo queenumera, para as equipes de Qualidade, todas asatividades que devem ser realizadas, de modo aassegurar uma implementação precisa e regular dosobjetivos traçados.

D) o Benchmarking fornece um método por meio doqual é possível comprar os processos da organizaçãocom os processos de organizações líderes domercado, de modo a auxiliar no estabelecimento deprioridades e pontos passíveis de melhoria.

E) o Controle Estatístico do Processo constitui ummapa conceitual que fornece o significado das ideiasdurante o processo de planejamento e comunicaçãointerfuncional direcionados à Qualidade.

Page 11: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

ADMINISTRADOR / 1111111111

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE.

QUESTÃO 34

A Gestão da Qualidade consiste em um modelo degestão focado na qualidade da produção e/ou dosserviços da organização. Sobre os conceitos de Gestãoda Qualidade, é correto afirmar que:

A) a abordagem baseada no usuário diz que aQualidade é uma variável precisa e mensurável,oriunda do grau de conformidade do planejado como executado. Esta abordagem é focada nasferramentas estatísticas.

B) o Diagrama de Ishikawa, também conhecido comoDiagrama Espinha de Peixe, serve para que aorganização possa identificar quais são as possíveiscausas de um problema, por meio de um brainstormde um grupo de trabalho.

C) o sistema Just In Time é reconhecido por ser defácil implementação, uma vez que uma de suasprincipais premissas é a de que a organizaçãomantenha um grande estoque de matéria-prima paraa sua produção.

D) indicadores são essenciais para o controle da Gestãoda Qualidade na organização. Por avaliarem osprodutos e/ou serviços, os indicadores não devempriorizar o seu processo de geração.

E) o modelo Seis Sigma foi desenvolvido pela Toyotae consiste na busca pela produção enxuta através dociclo planejar, desenvolver, checar e atuar.

QUESTÃO 35

No que diz respeito à teoria do PlanejamentoEstratégico, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Michael Porter é o autor do modelo das Cinco ForçasCompetitivas que moldam a estratégia organizacional.São elas a rivalidade entre os concorrentes, o poderde negociação dos clientes, o poder de negociaçãodos fornecedores, ameaça de entrada de novosconcorrentes e ameaça de produtos substitutos.

B) Princípios e valores organizacionais consistem emum conjunto de conceitos, filosofias e crenças que aorganização respeita e pratica. Está acima daspráticas cotidianas para a busca de ganhos de curtoprazo. São ideais eternos que servem de orientaçãoe inspiração para as gerações futuras de pessoasdentro da organização.

C) Stakeholders são pessoas, grupos ou organizaçõescapazes de influenciar ou ser influenciados pelosresultados estratégicos alcançados e participam, deforma direta ou indireta, do sucesso do negócio.

D) O Balanced Scorecard – BSC, é uma técnica quevisa a integração e o balanceamento de todos osprincipais indicadores de desempenho existentes emuma empresa, desde os financeiros/administrativosaté os relativos a processos internos, estabelecendoindicadores para funções e níveis relevantes dentroda organização. O BSC baseia-se em quatroperspectivas, que são: Financeira, Clientes, ProcessosInternos e Aprendizado/Crescimento.

E) A Administração por Objetivos – APO consiste emum estilo de administração que enfatiza oestabelecimento de um conjunto de objetivostangíveis, verificáveis e mensuráveis. Este estiloprescinde da integração entre os superiores e ossubordinados na organização, sendo que os primeirosdefinem os objetivos e os critérios para avaliação dedesempenho, sem necessariamente abrir um canalde negociação com os subordinados.

QUESTÃO 36

O Planejamento Estratégico consiste em umaimportante área da gestão empresarial, pois auxiliana definição dos objetivos da organização e asestratégias para atingi-los. Em relação aoPlanejamento Estratégico, assinale a alternativacorreta.

A) A visão consiste no propósito orientador para asatividades da organização e para agregar os esforçosdos seus membros. Serve para clarificar e comunicaros objetivos da organização, os seus valores básicose a estratégia organizacional.

B) A análise SWOT consiste em uma importanteferramenta de implementação do PlanejamentoEstratégico e trata da análise das forças e fraquezas,no âmbito interno da organização e, no âmbitoexterno, das oportunidades e ameaças.

C) O Planejamento Estratégico pode ser divididohierarquicamente nos níveis estratégico, técnico eoperacional.

D) O nível operacional está relacionado às atividades-meio da empresa e sua formulação considera operíodo mais longo de tempo em relação aoPlanejamento Estratégico.

E) Para a Escola do Design a formação da estratégiaé vista como um processo formal, implementado pormeio de definição de metas, objetivos e planosoperacionais.

QUESTÃO 37

O Planejamento é a função administrativa quedefine objetivos e decide sobre os recursos e tarefasnecessários para alcançá-los adequadamente. Comotodo planejamento, subordina-se a uma filosofia deação. Existem três tipos de Filosofia do Planejamento.O Planejamento voltado para adaptabilidade einovação dentro da organização, através do qual asdecisões são tomadas no sentido de obter os melhoresresultados possíveis é chamado de:

A) planejamento otimizante.B) planejamento estratégico.C) planejamento conservador.D) planejamento operacional.E) planejamento adaptativo.

Page 12: ADMINISTRADOR - portal.utfpr.edu.brportal.utfpr.edu.br/concursos/tecnicos/multicampus/edital-036-2016... · a importância indireta da invenção da roda. II) No texto 1, “proletariado”

1212121212 / UTFPR - Concurso Público - Edital 036/2016

QUESTÃO 38

A Divisão de Almoxarifado da Universidade XXpretende classificar os itens em estoque, através deuma curva ABC, para que possa exercer um controlemais efetivo sobre os itens considerados mais críticos.Considerando que a Administração deseje alocar ositens do estoque numa proporção de 50/30/20, eutilizando o critério do VALOR DO CONSUMO ANUAL(Consumo x Custo Unitário), qual(is) do(s) item(ns)abaixo deve(m) ser incluído(s) na Classe A?

Consumo CustoConsumoItem Anual Por Unitário AnualItem ($)

1 1.000 2,00

2 1.000 2,75

3 1.875 2,50

4 3.500 5,00

5 200 13,20

6 3.000 1,20

7 600 20,00

8 412 300,00

9 750 99,00

10 2.000 2,00

Total

A) Os Itens 8 e 9 pertencem à Classe A.B) Os Itens 1 e 2 pertencem à Classe A.C) O Item 8 pertence à Classe A.D) O Item 9 pertence à Classe A.E) O Item 7 pertence à Classe A.

QUESTÃO 39

Pedro é o Chefe da Divisão de Contabilidade emuma Instituição Federal de Ensino Superior. Retornandode sua licença e tendo terminado e entregado todosos trabalhos importantes antes de sair, não tinhanenhuma tarefa pendente a entregar. Pedro recebeua incumbência de processar 5 (cinco) novospagamentos referentes aos fornecedores A, B, C, D eE. Pedro precisa decidir em qual sequência deverealizar os novos pagamentos. Ele deseja ao mesmotempo minimizar o tempo médio que os pagamentospermanecem em sua mesa (atraso) e, se possível,cumprir os prazos (tempos de entrega) alocados acada pagamento. Seu primeiro pensamento é realizaros trabalhos na ordem em que foram dados a ele –por exemplo, os primeiros a entrar serão os primeirosa sair (FIFO).

Comparando os resultados das cinco Regras deSequenciamento apresentados na tabela a seguir,assinale RESPECTIVAMENTE a SEQUÊNCIA DEFORNECEDORES e a REGRA DE SEQUENCIAMENTOescolhida por Pedro que apresenta MELHORESRESULTADOS GLOBAIS para a realização dos novospagamentos:

Sequência Regra Tempo Atrasode de Médio de Médio

Forne- Sequen- Processo (dias)cedores ciamento (dias)

A, B, C, D, E FIFO 12 6,4

E, B, A, D, C Data 8,4 3,2Prometida

E, D, B, A, C Operação 7,6 3,0Mais Curta

E, D, C, B, A LIFO 8,4 3,8

B, D, A, C, E Operação 12,8 7,4Mais Longa

A) E, B, A, D, C – Data Prometida.B) A, B, C, D, E – FIFO.C) E, D, C, B, A – LIFO.D) B, D, A, C, E - Operação Mais Longa.E) E, D, B, A, C - Operação Mais Curta.

QUESTÃO 40

A sua abordagem remete à busca peloaperfeiçoamento do formato organizacional,otimizando fatores considerados cruciais, como opróprio trabalho desenvolvido pela organização, opessoal que o executa e as normas e padrões que oregem, visando a montagem de projetos superiorescapazes de enfrentar cenários de grandecompetitividade. Este conceito é o de:

A) arquitetura organizacional.B) reengenharia.C) departamentalização.D) análise de processos.E) mapeamento de processos.