Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa...

31
Administração financeira Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que a outra construiu, e o que a outra estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura. Hermann Hankel As atribuições do administrador financeiro estão sempre relacionadas à área de altos executivos da empresa, como por exemplo, o diretor financeiro ou vice-presidente de finanças, que em inglês, significa CFO – Chief Financial Officer. Cabe ao diretor financeiro a coordenação de todas as atividades ligadas à tesouraria e à controladoria. A tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo planejamento financeiro e por todas as despesas de capital. A controladoria é a responsável pela contabilidade de custos, pela contabilidade financeira, pelos impostos e pelo gerenciamento dos sistemas de informações. Administração de finanças empresariais Área 1 – Orçamento de capital e investimentos A administração financeira procura identificar oportunidades de ne- gócios e investimentos que tenham valor superior ao seu custo de aquisição. Geralmente são investimentos de longo prazo feitos pela empresa e investimentos de oportunidade. A administração financeira cuida basicamente do planejamento e gerência desses investimentos. O administrador financeiro precisa ficar atento com o montante do fluxo de caixa que espera receber, como irá recebê-lo e, ainda, com a probabilidade de recebê-lo. A avaliação de todos esses aspectos, como tamanho, tempo e risco dos fluxos de caixa é o fundamento principal do orçamento de capital.

Transcript of Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa...

Page 1: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que a outra construiu,

e o que a outra estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que

cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura.

Hermann Hankel

As atribuições do administrador financeiro estão sempre relacionadas à área de altos executivos da empresa, como por exemplo, o diretor financeiro ou vice-presidente de finanças, que em inglês, significa CFO – Chief Financial Officer.

Cabe ao diretor financeiro a coordenação de todas as atividades ligadas à tesouraria e à controladoria.

A tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo planejamento financeiro e por todas as despesas de capital.

A controladoria é a responsável pela contabilidade de custos, pela contabilidade financeira, pelos impostos e pelo gerenciamento dos sistemas de informações.

Administração de finanças empresariais Área 1 – Orçamento de capital e investimentos

A administração financeira procura identificar oportunidades de ne-gócios e investimentos que tenham valor superior ao seu custo de aquisição. Geralmente são investimentos de longo prazo feitos pela empresa e investimentos de oportunidade. A administração financeira cuida basicamente do planejamento e gerência desses investimentos. O administrador financeiro precisa ficar atento com o montante do fluxo de caixa que espera receber, como irá recebê-lo e, ainda, com a probabilidade de recebê-lo. A avaliação de todos esses aspectos, como tamanho, tempo e risco dos fluxos de caixa é o fundamento principal do orçamento de capital.

Page 2: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

162

Fundamentos em Finanças

Área 2 – Estrutura do capital

É uma combinação entre o capital de terceiros a longo prazo e o capi-tal próprio com que a empresa financia suas operações. Logo, o mon-tante que a empresa deve tomar emprestado e a fonte mais barata de financiamento são as duas maiores prioridades da administração financeira nessa área. Ela deve avaliar com cuidado onde levantará os recursos e escolher o tipo de empréstimo e a fonte para sua obten-ção.

Área 3 – Administração do capital de giro

Os ativos de curto prazo, como estoques, os passivos de curto prazo, como pagamentos a fornecedores, são atividades cotidianas que as-seguram o funcionamento normal da empresa. Conhecer os volumes de estoques e caixa, avaliar a possibilidade de vendas à crédito para os clientes e como obter recursos financeiros a curto prazo são atribui-ções fundamentais da administração de capital de giro.

Organização das empresas – modalidadesAs empresas podem se organizar de várias formas. Mas as três formas

mais comuns de organização veremos a seguir.

Empresa individualA empresa pertence a uma única pessoa. É a menos regulamentada de

todas as modalidades, por isso, a que mais se prolifera. Muitos desses negó-cios, no futuro, se transformam em grandes sociedades por ações. Outras, simplemesmente desaparecem com a morte de seus proprietários.

O proprietário recebe integralmente todo o lucro gerado pela empresa, mas também tem a responsabilidade ilimitada sobre suas dívidas. Logo, os credo-res podem recorrer aos seus bens pessoais para pagamento de seus direitos.

Como vimos, a vida de uma empresa individual está correlacionada à vida de seu proprietário e o montante do patrimônio líquido que pode ser obtido está limitado à riqueza pessoal do proprietário. Assim, a empresa terá maior dificul-dade para explorar e expandir em novas oportunidades pela falta de capital.

Page 3: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

163

Sociedade por cotasTambém chamadas de partnerships. Todos os sócios dividem os lucros e

prejuízos do negócio. Logo, existem dois ou mais sócios. A responsabilida-de é ilimitada para todas as dívidas contraídas pela empresa. Nesse tipo de sociedade, o contrato estabelece a forma como os lucros ou prejuízos serão divididos, não necessariamente em partes iguais.

Em uma sociedade limitada, um ou mais sócios serão os responsáveis pela gestão da empresa e suas responsabilidades serão ilimitadas, mas também haverá um ou outros sócios com responsabilidade limitada, isto é, sem par-ticipação ativa no negócio.

Logo, as principais desvantagens da sociedade por cotas está na vida li-mitada da empresa e na diculdade de transferência de propriedade. Além disso, a capacidade de crescimento fica prejudicada pela falta de levanta-mento de recursos para novos investimentos e expansão.

Sociedades por açõesTambém chamadas corporations. É uma entidade legal distinta, forma-

da por um ou mais indivíduos ou outras entidades. Para criá-la é necessário preparar um documento de incorporação e um estatuto. Os acionistas e ad-ministradores normalmente são grupos distintos. É o conselho de adminis-tração, eleito pelos acionistas, que elege e seleciona os administradores. Os administradores não precisam necessariamente ser sócios da empresa. Essa separação entre propriedade e administração apresenta uma série de van-tagens: a sociedade pode ser transferida rapidamente e a vida da empresa não está limitada a vida dos sócios. Portanto, ela pode tomar dinheiro em-prestado em seu nome e assim os acionistas têm responsabilidade limitada pelas dívidas da empresa. O máximo que irão perder é o capital que foi in-vestido. Podemos dizer, então, que em uma corporação, o dono da empresa são os acionistas; os gestores e proprietários são pessoas distintas, a respon-sabilidade dos sócios é limitada e o proprietário e a empresa são tributados separadamente.

Com relação aos objetivos, os administradores financeiros agem de acor-do com os interesses dos acionistas. Boas decisões resultam em aumento do valor das ações. Logo, o objetivo do administrador financeiro é maximizar o valor corrente de cada ação existente. Em grandes sociedades por ações,

Page 4: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

164

Fundamentos em Finanças

a propriedade pode estar repartida por grande número de acionistas. Essa dispersão significa na prática, que os administradores na maioria das vezes, controlarão a empresa. A relação entre acionistas e administradores é deno-minada relação de representação (agency). Tal relação existe toda vez que um principal contrata outra pessoa (agente) para cuidar de seus interesses. Há ainda a possibilidade dessa relação gerar conflitos.

Vamos a uma situação prática: uma sociedade por ações está consideran-do fazer um novo investimento. Há a expectativa que esse novo investimento afete favoravelmente o preço da ação, mas também, esse investimento apre-senta um grau de risco bastante elevado. Os donos da empresa ou acionistas querem realizar o investimento, pois o preço da ação poderá aumentar, mas os administradores não estão tão certos assim. Se os administradores não realizarem o investimento, os acionistas podem ter perdido uma ótima opor-tunidade. Isso é que chamamos de custo de agency.

O controle da empresa pertence em última instância aos acionistas, pois são eles que elegem o conselho de administração. O mecanismo pelo qual os acionistas insatisfeitos podem agir para substituir os administradores é denominado disputa de procurações. Procuração é um documento que dá direito de voto à uma terceira pessoa. A disputa de procurações ocorre toda vez que um grupo solicita procurações para substituir o conselho existente, e assim, substituir a administração.

Outra maneira é por meio de takeover. As companhias mal gerenciadas são alvos muito atrativos e interessantes para aquisições do que aquelas bem gerenciadas, pois existe um potencial aumento da lucratividade. Logo, o desejo de evitar um takeover consiste em outro incentivo para agir de acordo com o interesse dos aconistas.

Nem sempre só os acionistas e seus administradores são as partes interes-sadas nas decisões da empresa. Os empregados, clientes, fornecedores, go-verno, todos possuem interesse financeiro na empresa. Esses vários grupos, em conjunto, são chamados grupos de interesse ou stakeholders associados à empresa. Logo, é alguém que tem interesse direto e pontencial sobre os fluxos de caixa da empresa e que não é acionista, nem credor.

Uma história interessanteMichael Eisner, presidente da Disney, foi um dos executivos mais bem pagos

do mundo na década passada. Ele recebeu 230 milhões de dólares, quantia

Page 5: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

165

O mercado financeiroReunir compradores e vendedores é, em síntese, o mercado financeiro. Os

produtos vendidos e comprados são títulos da dívida e ações. Mas os merca-dos financeiros, em alguns detalhes, são diferentes entre si. Eles funcionam, tanto como mercados primários, quanto como mercados secundários para títulos da dívida e ações.

Mercado primário

A empresa é o vendedor e a transação leva recursos para ela. As empre-sas envolvem-se em dois tipos de transações: ofertas públicas e colocações privadas. Ofertas públicas envolvem a venda de título ao público em geral e uma colocação privada é uma negociação que envolve um comprador espe-cífico. O mercado primário, portanto, refere-se à venda original de títulos por governos e empresas.

Mercado secundário

Fornece os meios para a transferência da propriedade dos títulos de em-presas. Existem dois tipos de mercados secundários: bolsas organizadas e mercados de ações. A expressão mercado de balcão refere-se aos tempos antigos, quando os títulos eram comprados e vendidos nos balcões dos escritórios em todo o país. A maior parte dos negócios de títulos de dívida acontece no mercado de balcão. Uma grande parcela do mercado de ações e quase todo o mercado de títulos de dívidas a longo prazo não têm locali-zação central ou física. Os diversos distribuidores estão ligados e se comuni-

muito maior que o produto interno bruto de vários países. E os acionistas da Disney não reclamaram da quantia paga, pois sob seu comando, os lucros da Disney aumentaram de 60 milhões de dólares para 2 bilhões de dólares, entre os anos de 1994 e 1995. Logo, o valor de mercado da empresa aumentou em mais de 20 bilhões de dólares, oferecendo um aumento quase 15 vezes maior no valor do investimento realizado pelos acionistas. Logo, os objetivos maio-res dos administradores financeiros são a maximização dos lucros e a maximi-zação do valor de mercado do capital dos acionistas.

(Disponível em <www.careers.wsi.com> e <www.cob.ohio-state.edu/~fin/

osujobs.htm 2000>.

Page 6: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

166

Fundamentos em Finanças

cam eletronicamente. As bolsas diferem do mercado de balcão, em primeiro lugar, porque possuem uma localização física e porque a venda é feita atra-vés de distribuidores.

A maior bolsa de valores do mundo é a Bolsa de Nova York ( NYSE – New York Stock Exchange). No Brasil, a maior bolsa é a Bovespa (Bolsa de valores de São Paulo), que ja é a maior bolsa de valores da América Latina e deverá se tornar uma das cinco maiores do mundo, com a junção da Bolsa Mercantil e de Futuros.

Como vimos, além da bolsa de valores, existe um grande mercado de balcão para negociação de ações. A NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) tem um número de empresas quatro vezes maior do que aquele registrado pela NYSE, mas o valor das ações da NASDAQ corres-ponde somente à cerca de 25% do valor total das ações da NYSE.

Muitas empresas que continuam na NASDAQ já poderiam operar na NYSE, em função do seu crescimento acelerado nos últimos anos. Mesmo assim, preferiram continuar operando através da NASDAQ. Entre essas em-presas estão aquelas na área de alta tecnologia e performance e as de siste-mas de informática e informação.

Demonstrações financeiras

O balanço patrimonialPodemos dizer que o balanço patrimonial é uma radiografia da empresa

num determinado momento. É a organização e o resumo de tudo que a em-presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo que a empresa deve, que são os passivos. A diferença entre essas duas variáveis é o que chama-mos de patrimônio líquido.

Os ativos

Os ativos se classificam em dois tipos: circulantes e permanentes. São chamados de ativos permanentes aqueles ativos que têm uma vida mais longa. Eles podem ser tangíveis, como um veículo ou uma impressora,

Page 7: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

167

como também podem ser intangíveis como uma marca ou uma licença ou patente.

Já os ativos circulantes têm, normalmente, uma vida menor que um ano. Logo, num período de 12 meses ou menos, o ativo circulante será convertido em caixa. Os estoques normalmente são ativos circulantes, porque são com-prados e vendidos dentro desse prazo máximo. Contas a receber, como parce-las devidas pelos clientes e o próprio caixa da empresa são ativos circulantes.

Alguns ativos são chamados de mais líquidos, porque podem facilmente se transformar em dinheiro.

Os passivos

Os passivos são classificados como circulantes ou ainda, como dívidas de longo prazo. O passivo circulante, da mesma forma que um ativo circulante, tem uma vida menor que um ano. Logo, precisam ser pagos mais rapidamen-te. Os passivos circulantes, numa demonstração financeira, são apresentados sempre antes das dívidas de longo prazo. Contas a pagar aos fornecedores é um exemplo de passivo circulante. As dívidas que não vencem num prazo inferior a um ano são classificadas como exigível a longo prazo. Um exemplo de exigível a longo prazo podem ser os empréstimos bancários feitos pela empresa por diversas fontes, a longo prazo. As dívidas de longo prazo são chamadas também de obrigações (bonds) e os credores a longo prazo são chamados de obrigacionistas.

A diferença que pode ser calculada entre o valor total dos ativos, circulan-tes e permanentes e o valor dos passivos chamados circulantes e de longo prazo é o que denominamos de patrimônio líquido ou, ainda, capital dos acionistas e também de capital próprio.

O capital de giro é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante da empresa. Ele geralmente é positivo, quando as empresas são saudáveis.

Vamos ver um exemplo:

Exemplo 1

A Empresa JJ Brasil possui um ativo circulante de R$200, um ativo per-manente líquido de R$800, dívidas a curto prazo de R$90 e dívidas a longo prazo de R$400. (Os valores estão expressos em milhares de reais).

Page 8: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

168

Fundamentos em Finanças

Balanço patrimonial da empresa JJ Brasil (R$ – em milhares de reais)

1 Ativo Passivo

2 Ativo circulante 200 Passivo circulante 90

3 Ativo permanente 800 Exigível a l. Prazo 400

Patrimônio líquido 600

Total 1.000 Total 600

Vimos, portanto, que o patrimônio líquido será de R$600.000,00 que é a diferença entre as contas de ativo e de passivo.

O capital de giro líquido será R$110.000,00 que é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante.

Liquidez

Chamamos de liquidez o tempo necessário para que um ativo seja con-vertido em caixa. A velocidade em que esse processo acontece é fundamen-tal. Diamante e ouro são ativos relativamente líquidos, mas uma instalação para produção de uma fábrica não é. A liquidez está dimensionada de duas formas: facilidade de conversão e perda de valor. Qualquer ativo pode ser convertido em caixa rapidamente, desde que se reduza os preços de forma suficiente. Um ativo com alta liquidez é aquele que pode ser vendido rapida-mente sem perda significativa de valor. Logo, um ativo que não seja líquido, não pode ser convertido rapidamente sem que haja perda de valor. Portanto, podemos dizer que a liquidez tem valor.

Normalmente os ativos líquidos são menos rentáveis. Quanto mais líqui-do for o negócio, menor será a possibilidade de esse negócio entrar em si-tuação de insolvência. O saldo de caixa é o mais líquido dos ativos, mas al-gumas vezes ele não gera retorno algum, pois apenas está lá, parado. Existe, portanto, uma escolha que deve ser feita entre as vantagens da liquidez e a perda de lucros potenciais.

Capital de terceiros e capital próprio

Uma empresa que busca dinheiro emprestado dá preferência normal-mente ao fluxo de caixa a ser pago aos credores. Os acionistas possuem di-reito apenas ao valor do resíduo, isto é, ao que sobrou após o pagamento

Page 9: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

169

dos credores. É o valor desse resíduo que constitui o patrimônio líquido da empresa. Logo, podemos dizer que o patrimônio líquido é igual ao ativo que a empresa tem menos o exigível total.

Podemos dizer que isso é verdade em termos contábeis, pois o patrimô-nio líquido é definido como sendo a parcela residual. O mais importante, no entanto, é que isso também é verdadeiro em termos econômicos: se a empresa vende seus ativos e paga suas dívidas, todo caixa fica à disposição dos acionistas.

Endividamento é a utilização de dívidas na estrutura de capital da em-presa. Quanto mais dívida, isto é, maior percentual comprometido do ativo, maior o grau de endividamento. A dívida funciona como uma alavanca, no sentido de que utilizá-la pode aumentar tanto ganhos, como também as perdas. A alavancagem financeira aumenta o potencial de remuneração dos acionistas, mas, ao mesmo tempo, pode aumentar o potencial de situações de insolvência ou falência.

Valor contábil e valor de mercado da empresa

O valor de mercado é o verdadeiro valor de ativo, isto é, a quantidade que recebemos se vendermos aquele ativo. Os valores dos ativos apresen-tados no balanço patrimonial de uma empresa são valores do registro ou livro (book values) e, nem sempre, representam seus verdadeiros valores. As demonstrações financeiras geralmente apresentam os seus ativos a custos históricos, isto é, os ativos são contabilizados pelo que a empresa pagou por eles, não importando o quanto eles valem hoje.

Com relação aos ativos circulantes, os valores contábil e de mercado devem ser razoavelmente semelhantes, uma vez que os ativos circulantes são comprados e convertidos em caixa em um período de tempo bastante curto. Mas, em outras situações, eles podem divergir bastante. Quanto aos ativos permanentes, seria pura coincidência que o valor real de mercado fosse igual ao valor contábil. Um exemplo interessante para demonstrar esse conceito: uma companhia de transporte ferroviário poderia ser proprietária de enormes lotes de terra comprados um século atrás. O valor que a com-panhia pagou pelos lotes pode ser centenas ou milhares de vezes menores do que o valor da terra hoje. O balanço irá, apesar disso, apresentar o custo histórico.

Page 10: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

170

Fundamentos em Finanças

Freqüentemente os investidores e administradores estarão interessados em conhecer o valor de mercado da empresa. Mas essa informação não consta do balanço patrimonial. O fato de que os ativos são apresentados por seu custo significa que não existe, necessariamente, conexão entre o valor total dos ativos apresentados e valor de mercado da empresa.

Muitos dos ativos mais valiosos que a empresa possui, como reputações, boa administração, empregados talentosos, não aparecem no balanço.

De forma semelhante, o valor do patrimônio líquido apresentado no ba-lanço e seu valor verdadeiro não estão necessariamente relacionados. Para os gestores financeiros, o valor contábil do patrimônio líquido não é uma preocupação especialmente importante.

Exemplo 2

A JJ Brasil possui um ativo permanente com um valor contábil de R$700,00 e um valor estimado de R$1.000,00. O capital de giro líquido contábil é de R$ 400,00, mas se todos os ativos circulantes fossem liquidados, seriam realiza-dos por volta de R$600,00. A dívida a longo prazo, tanto em valor contábil quanto em valor de mercado é de R$500,00. Definir o valor contábil do patri-mônio líquido; definir o valor de mercado do patrimônio líquido.

Solução:

JJ Brasil – Balanços

Valor de mercado e Valor contábil

Contábil Mercado

Ativo

Capital de giro líquido R$400,00 R$600,00

Ativo permanente líquido R$700,00 R$1.000,00

R$1.100,00 R$1.600,00

Passivo

Dívida a longo prazo R$500,00 R$500,00

Patrimônio líquido R$600,00 R$1.100,00

R$1.100,00 R$1.600,00

Page 11: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

171

Portanto, o patrimônio líquido vale, na verdade, quase duas vezes mais do que o apresentado no balanço. A diferença entre o valor contábil e o valor do mercado é importante, porque o valor contábil pode ser muito diferente do verdadeiro valor econômico.

Demonstração do resultado

A demonstração do resultado mede o desempenho ao longo de um perí-odo de tempo determinado, quase sempre um trimestre ou um ano.

A equação que representa uma demonstração de resultado (DRE) é dada por:

Receita – Despesa = Lucro

Vamos ver a seguir um DRE da Empresa JJ Brasil:

JJ BRASIL – Demonstração de resultados – em milhares de reais

1

2

3

4 Vendas líquidas R$1.509

5 Custo de mercadorias vendidas R$750

6 Depreciação R$65

7 Lucro antes dos juros e impostos (LAJIR) R$694

8 Juros pagos R$70

9 Lucro tributável R$624

10 Impostos R$212

11 Lucro líquido R$412

23 Dividendos R$103

24 Adição de lucros retidos R$309

Page 12: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

172

Fundamentos em Finanças

Na construção do DRE temos:

1. Receita R$1.509.000,002. Despesas operacionais R$750.000,003. Depreciação R$65.000,004. LAJIR (1 – 2 – 3) R$694.000,005. Desp. Financeira R$70.000,006. Lucro tributável (4 – 5) R$624.000,007. Impostos R$212.000,008. Lucro líquido ( 6 – 7) R$412.000,009. Dividendos R$103.000,0010. Adição de lucros (8-9) R$309.000,00

Fluxo de caixaNas demonstrações financeiras, o tópico "fluxos de caixa" é o mais impor-

tante a ser extraído. Sabemos que o fluxo de caixa é o dinheiro que entrou no caixa, menos aquilo que saiu. O fluxo de caixa dos ativos da empresa deve ser igual à soma do fluxo de caixa para os credores (exigíveis) com o fluxo de caixa para os acionistas (patrimônio líquido). Portanto:

Fluxo de caixa dos ativos da empresa – Fluxo de caixa aos credores + Fluxo de caixa aos acionistas.

O fluxo de caixa dos ativos, também chamado de FCA envolve três ele-mentos fundamentais:

Fluxo de caixa operacional (FCO) – é o caixa gerado por todas as atividades usuais da empresa.

Gastos líquidos de capital (GLC) – é a parte do fluxo de caixa que é reinvistida na empresa e consiste no desembolso em ativos permanen-tes.

Variação do capital de giro líquido (∆CGL) – é o montante gasto no capital de giro líquido.

Page 13: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

173

Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional é o resultado das atividades cotidianas de pro-dução e vendas. Para que possa ser calculado, é necessário observar a diferen-ça entre a receita e o custo, sem depreciação e sem os juros, pois são despesas financeiras. Os impostos estão incluídos, porque são pagos com o caixa.

Exemplo

Observando o DRE do exemplo anterior, temos:

1. Receita R$1.509.000,00 2. Despesas operacionais R$750.000,00 3. Depreciação R$65.000,00 4. LAJIR (1 – 2 – 3) R$694.000,00 5. Desp. financeira R$70.000,00 6. Lucro tributável (4 – 5) R$624.000,00 7. Impostos R$212.000,00 8. Lucro líquido ( 6 – 7) R$412.000,00 9. Dividendos R$103.000,0010. Adição de lucros (8-9) R$309.000,00

Encontrar o fluxo de caixa operacional da empresa.

Vimos que o LAJIR da empresa foi de R$694.000,00. Precisamos adicionar novamente a depreciação de R$65.000,00, pois ela não corresponde a uma saída de caixa, isto é, é um item não monetário. Vamos subtrair os impostos de R$212.000,00, pois foram pagos no caixa. Logo, a equação do FCO é:

FCO = LAJIR + Depreciação – Impostos

FCO = R$694.000,00 + R$65.000,00 – R$212.000,00

FCO = R$547.000,00

Page 14: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

174

Fundamentos em Finanças

Gastos líquidos de capital

É o dinheiro gasto em ativos permanentes, menos o dinheiro recebido com a venda dos ativos permanentes.

Exemplo

Ao final de 2001, os ativos permanentes líquidos da empresa JJ Brasil eram de R$1.644.000,00 e ao final de 2002, os ativos permanentes líquidos da empresa eram de R$1.709.000,00. Qual foi o gasto líquido de capital da empresa?

GLC = Ativo permanente líquido em 2002 – Ativo permanente líquido em 2001 + Depreciação.

Logo: GLC = (R$1.709.000,00 – R$1.644.000,00) + R$65.000,00

GLC = R$130.000,00

Este valor de R$130.000,00 representa o gasto líquido de capital em 2002.

Um gasto líquido de capital pode ser inclusive negativo, se a empresa vender mais ativos do que comprar.

Variação do capital de giro líquido

Mesmo investindo em ativos permanentes, normalmente uma empresa também investe em ativos circulantes.

Exemplo

Analisando uma empresa, verificamos que ao final de 2002 tinha um ativo circulante de R$1.403.000,00 e ao final de 2001, o ativo circulante era de R$ 1.112.000,00. Os passivos circulantes de 2002 e 2001 foram, respectivamen-te, R$389.000,00 e R$428.000,00. Determine a variação do capital de giro líquido.

O CGL no final de 2002 = R$1.403.000,00 – R$389.000,00 = R$1.014.000,00

O CGL no final de 2001 = R$1.112.000,00 – R$428.000,00 = R$684.000,00

A variação do CGL foi: R$1.014.000,00 – R$684.000,00 = R$330.000,00

Page 15: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

175

Portanto, o capital de giro líquido aumentou em R$330.000,00, logo, a empresa realizou um investimento líquido de R$330.000,00 em CGL, durante o ano de 2002.

Fluxo de caixa dos ativos

Para se obter o fluxo de caixa dos ativos é só utilizar a equação:

Fluxo de caixa dos ativos = FCO – GLC – ∆CGL

Fluxo de caixa dos credores e acionistas

Representam pagamentos líquidos aos credores e aos proprietários durante o ano. São calculados de maneiras análogas. O fluxo de caixa dos credores corresponde aos juros pagos, menos novos empréstimos líquidos; o fluxo de caixa dos acionistas corresponde aos dividendos pagos, menos novos ingressos de capital. O fluxo de caixa aos credores algumas vezes é chamado de fluxo de caixa aos obrigacionistas.

Logo:

Fluxo de caixa dos credores = Juros – Exigível

Fluxo de caixa aos acionistas = Dividendos – Ingresso de capital

Exercício de fixação1. Vamos observar o fluxo de caixa da Empresa JJ Brasil 2007 – em mi-

lhões de reais.

Informações adicionais: durante o ano, a empresa JJ apresentou ven-das no valor de R$600,00 e custos de mercadorias vendidas no valor de R$300,00. A depreciação foi de R$150,00 e os juros pagos foram de R$30,00. Os impostos foram calculados com uma alíquota de 34%. E os dividendos pagos foram de R$30,00.

a) Elaborar o DRE de 2007 e demonstrar o fluxo de caixa operacional.

b) Qual foi o lucro líquido de capital, supondo que o ativo fixo líquido inicial foi de R$500,00 e seu valor final foi de R$750,00?

Page 16: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

176

Fundamentos em Finanças

c) Suponha que a JJ tenha iniciado o ano com um ativo circulante de R$2.130,00 e um passivo circulante de R$1.620,00. Os núme-ros correspondentes ao final do ano são: R$2.260,00 e R$1.710,00. Qual a variação do capital de giro líquido?

d) Qual o fluxo de caixa dos ativos?

e) Qual o fluxo de caixa dos acionistas se a JJ Brasil emitiu novas ações durante o ano?

Respostas:

a)

DRE de 1998 – JJ Brasil

1

2

3 Receita líquida R$600,00

4 Custo de mercadoria vendida R$300,00

5 Depreciação R$150,00

6 LAJIR , em inglês, EBIT R$150,00

7 Juros pagos R$30,00

8 Lucro tributável R$120,00

9 Impostos – 34% R$41,00

10 Lucro líquido R$79,00

11 Dividendos R$30,00

12 Acréscimo ao lucro retido R$49,00

Podemos dizer que o fluxo de caixa operacional é:

FCO = LAJIR + Depreciação – Impostos

FCO = R$150,00 +R$150,00 – R$41,00 = R$259,00

b) ∆ (ativo fixo) = R$750,00 – R$500,00 = R$250,00 (gasto com os ati-vos fixos)

GLC = ∆(ativo fixo) + Depreciação = R$250,00 + R$150,00 = R$400,00

Page 17: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

177

c) ∆(CGL) = (R$2.260,00 – R$1.710,00) – (R$2.130,00 – R$1.620,00) = R$550,00 – R$510,00 = R$40,00

d) FCA = FCO – GLC – ∆CGL = R$259,00 – R$400,00 – R$40,00 = – R$181,00

Como ocorreram grandes investimentos em ativos permanentes o va-lor ficou negativo.

e) Como não foram emitidas novas ações, o fluxo de caixa aos acio-nistas da JJ é exatamente igual aos dividendos pagos, isto é, R$ 30,00.

2. Observemos o fluxo de caixa da Empresa ABC (todos os valores em milhões de reais).

Observando as informações sobre a ABC elabore uma demonstração de resultado de 2007 e os balanços patrimoniais em 2006 e 2007. A seguir, calcule o fluxo de caixa aos credores e o fluxo de caixa aos acio-nistas em 2007. Use sempre a alíquota de 34% para calcular o imposto de renda.

Respostas:

2006 2007

Vendas R$3.790,00 R$3.990,00

Custo de mercadoria vendida R$2.432,00 R$2.137,00

Depreciação R$975,00 R$1.018,00

Juros R$225,00 R$267,00

Dividendos R$200,00 R$225,00

Ativo circulante R$2.140,00 R$2.346,00

Ativo permanente líquido R$6.770,00 R$7.087,00

Passivo circulante R$994,00 R$1.126,00

Exigível a longo prazo R$2.869,00 R$2.956,00

Page 18: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

178

Fundamentos em Finanças

a) O balanço patrimonial em 2006 e 2007 é:

Balanço patrimonial da empresa ABC

2006 2007 2006 2007

Ativo circulante R$2.140,00 R$2.346,00 Passivo circulante R$994,00 R$1.126,00

Ativo permanente R$6.770,00 R$7.087,00 Exigível a l. prazo R$2.869,00 R$2.956,00

Patrimônio líquido R$5.047,00 R$5.351,00

Total R$8.910,00 R$9.433,00 R$8.910,00,00 R$9.433,00

A DRE será:

DRE de 2007 da empresa ABC

Vendas R$3.990,00

Custo de mercadoria R$2.137,00

Depreciação R$1.018,00

LAJIR R$835,00

Juros pagos R$267,00

Lucro tributável R$568,00

Imposto – 34% do lucro tributável R$193,12

Lucro líquido R$374,880

Dividendos R$225,00

Acréscimo ao lucro retido R$149,88

O fluxo do caixa operacional é:

FCO = LAJIR + Depreciação – Impostos = R$835,00 + R$1.018,00 – R$193,00 = R$1.660,00

O GLC é:

GLC = (ativo permanente em 2007 – ativo permanente em 2006) + Depreciação = (R$7.087,00 – R$6.770,00) + R$1.018,00 = R$1.335,00

O ∆CGL é:

Page 19: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

179

CGL (2007) = (ativo circulante em 2007 – passivo circulante em 2007) = R$2.346,00 – R$1.126,00 = R$1.220,00

CGL (2006) = (ativo circulante em 2006 – passivo circulante em 2006) = R$2.140,00 – R$994,00 = R$1.146,00

Portanto:

∆CGL = R$1.220,00 – R$1.146,00 = R$74,00

O fluxo de caixa dos ativos é:

FCA = FCO – GLC – ∆CGL = R$1.660,00 – R$1.335,00 – R$74,00 = R$251,00

O fluxo de caixa dos credores é:

∆ Exigível a longo prazo = R$2.956,00 – R$2.869,00 = R$87,00 (au-mentou)

∆ (juros pagos) = R$267,00 em 2007

Fluxo de caixa aos credores = juros pagos – ∆ (exigível em longo prazo) = R$267,00 – R$87,00 = R$180,00

Análise baseada em índices financeiros

Normalmente, é comum fazer demonstrações financeiras de uma empre-sa e compará-las com outras semelhantes. No entanto, encontramos um pro-blema. É praticamente impossível comparar diretamente as demonstrações financeiras de duas empresas por causa da diferença de tamanho entre elas.

Uma maneira bastante comum de fazer comparações é padronizar de alguma maneira as demonstrações financeiras. E, sempre que possível, tra-balhar com porcentagens e não com valores absolutos ou monetários. As contas do balanço patrimonial são exibidas como porcentagem do ativo e as contas das demonstrações de resultados como porcentagens de vendas. As demonstrações financeiras resultantes são chamadas de demonstrações financeiras de tamanho comum.

Observe o seguinte DRE.

Page 20: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

180

Fundamentos em Finanças

Empresa ABC – Balanço patrimonial em 2007 e 2006 (em milhões)

2006 2007

AtivoAtivo circulanteCaixa R$84,00 R$98,00Contas a receber R$165,00 R$188,00Estoques R$393,00 R$422,00Total R$642,00 R$708,00Ativo permanenteInstalações e equipamentos R$2.731,00 R$2.880,00Total do ativo R$3.373,00 R$3.588,00PassivoPassivo circulanteFornecedores R$312,00 R$344,00Títulos a pagar R$231,00 R$196,00Total R$543,00 R$540,00Exigível a longo prazo R$531,00 R$457,00Patrimônio líquidoCapital social e reservas R$500,00 R$550,00Lucros retidos R$1.799,00 R$2.041,00Total R$2.299,00 R$2.591,00Total do passivo R$3.373,00 R$3.588,00

Podemos, com base nesse balanço patrimonial, elaborar o chamado ba-lanço patrimonial de tamanho comum em que cada uma das contas apre-sentadas serão apresentadas de forma percentual. Observe que nem todos os valores são exatos, em função de erros de arredondamento. A variação total precisa ser zero, pois os números inicial e final têm de somar 100%. Vamos colocar os dois balanços na forma percentual:

2006 2007 VariaçãoAtivo

Ativo circulante

Caixa 2,5% 2,7% 0,2%

Contas a receber 4,9% 5,2% 0,3%

Estoques 11,7% 11,8% 0,1%

Total 19,1% 19,7% 0,6%

Page 21: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

181

2006 2007 VariaçãoAtivo permanente

Instalações e equipamentos 80,9% 80,3% -0,6%

Total do Ativo 100% 100% 0,0%

Passivo

Passivo circulante

Fornecedores 9,2% 9,6% 0,4%

Títulos a pagar 6,8% 5,5% -1,3%

Total 16,0% 15,1% -0,9%

Exigível a longo prazo 15,7% 12,7% -3,0%

Patrimônio líquido

Capital social e reservas 14,8% 15,3% 0,5%

Lucros retidos 53,3% 56,9% 3,6%

Total 68,1% 72,2% 4,1%

Total do Passivo 100% 100% 0,0%

Análise:

Avaliando os dois balanços da ABC, é possível observar que os ativos circulantes atingem 19,1% do total de 2006, subindo para 19,7% em 2007. Já o passivo circulante cai de 16% para 15,1% no mesmo período. Portanto, o capital dos proprietários ou sócios da empresa aumentou de 68,1% para 72,2%.

Logo, a liquidez da ABC, medida por ativo contra passivo circulante, au-mentou nesse período. Ao mesmo tempo, seu grau de endividamento dimi-nuiu proporcionalmente ao ativo total. Sendo assim, pode-se concluir que o balanço patrimonial está mais sólido.

Outra maneira de evitar o problema de comparação entre empresas com tamanhos diferentes é calcular e comparar índices financeiros. Esses índices consistem em ferramentas de comparação e investigação das relações entre diferentes informações financeiras e contábeis.

Os índices financeiros são agrupados em cinco categorias:

índices de solvência a curto prazo ou liquidez;

índices de solvência a longo prazo ou de endividamento;

índices de administração de ativo ou giro;

Page 22: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

182

Fundamentos em Finanças

índices de lucratividade;

índices de valor de mercado.

Índices de solvência a curto prazo ou liquidez

É a razão entre o ativo circulante e o passivo circulante. Mostram infor-mações de como está a liquidez da empresa. São muito importantes para os credores avaliarem a curto prazo, como os bancos. Esses índices podem ser de liquidez corrente, de liquidez seca e de caixa. No caso de liquidez seca devem levar em consideração também o estoque. Logo, temos as seguintes fórmulas:

Índice de liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante.

Índice de liquidez seca = Ativo circulante – Estoque / Passivo circulan-te

Índice de caixa = Caixa / Passivo circulante

Exemplo de aplicação

Com base em nossos balanços de 2006 e 2007 da Empresa ABC, determi-ne os índices de liquidez corrente, de liquidez seca e de caixa.

Resposta:

Liquidez corrente = R$708,00 / R$540,00 = 1,31 vezes

Liquidez seca = (R$708,00 – R$422,00) / R$540,00 = 0,53 vezes

Caixa = R$98,00 / R$540,00 = 0,18

Índices de solvência a longo prazo ou de endividamento

Esses indicadores têm a função de analisar a capacidade da empresa para saldar suas dívidas e obrigações, a longo prazo. Também são chamados de indicadores de alavancagem financeira ou somente alavancagem financeira e se subclassificam em três tipos mais importantes:

Índice de endividamento geral, que considera todas as dívidas, de di-ferentes prazos e de todos os credores da empresa e é dado por:

IEG = Dívidas totais / Ativo total

Page 23: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

183

Logo: (Ativo total – Patrimônio líquido) / Ativo Total

Exemplo de aplicação

Voltando aos balanços da ABC, o IEG de 2007 foi:

IEG = (R$3.588,00 – R$2.591,00) / R$3.588,00

Logo IEG = 0,28 vezes

Índice de cobertura de juros – indica como a empresa cobre suas obri-gações de pagamento de juros e é dado por:

ICJ = LAJIR / Juros

Exemplo de aplicação

A cobertura de juros da Empresa ABC em 2007 foi:

ICJ = 691 / 141 = 4,9 vezes

Índice de cobertura de caixa – esse índice está baseado no LAJIR, o que não corresponde na realidade a uma medida do caixa disponível para pagamento de juros. Isso porque a depreciação é uma despesa não monetária e é deduzida do lucro. Logo, ele é definido por:

ICC = (LAJIR + Depreciação) / Juros

Exemplo de aplicação

Determine o índice de cobertura de caixa da ABC em 2007.

Resposta:

ICC = (R$691,00 + R$276,00) / R$141,00 = R$967,00/R$141,00 = 6,8 vezes

Índice de administração de ativos ou giro

Essa medida é importantíssima e mostra a eficiência com que a empresa utiliza seus ativos. São todos relacionados a medidas de giro e descrevem como a empresa utiliza seus ativos para vendas. Eles se subdividem em cinco indicadores:

Giro de estoque – é calculado por:

Giro de estoque = Custo da mercadoria vendida / Estoque

Page 24: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

184

Fundamentos em Finanças

Exemplo de aplicação

Qual foi o giro de estoque da Empresa ABC com base no balanço de 2007?

Resposta:

R$1.344,00 / R$422,00 = o estoque gira 3,2 vezes.

Número de dias de vendas em estoque.

Se for possível observar que giramos o estoque 3,2 vezes durante o ano, podemos estimar imediatamente quanto tempo levou, em mé-dia, para girá-lo. O resultado é obtido por:

Dias de venda em estoque = 365 / Giro de estoque

Exemplo de aplicação

O número de dias de venda em estoque da Empresa ABC em 2007 foi:

= 365 / 3,2 = 114 dias

Giro de contas a receber – expressa como podemos cobrar as vendas efetuadas, isto é, cobramos nosso saldo de contas a receber e damos crédito novamente para um número x de vezes durante o ano. É calcu-lado por:

Giro de contas a receber = Vendas / Contas a receber

Exemplo de aplicação

O giro de contas a receber da ABC em 2007 foi:

= R$2.311,00/R$188,00 = 12,3 vezes

Número de dias de vendas em contas a receber – é definido por:

Dias de venda a receber: 365 / Giro de contas a receber

Exemplo de aplicação

O número de dias de vendas em contas a receber da ABC em 2007 foi:

= 365/12,3 = 30 dias

Giro do ativo total – para cada real de ativo é possível saber o que foi gerado em vendas.

Page 25: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

185

Giro do ativo total = Vendas / Ativo total

Exemplo de aplicação

Qual foi o giro do ativo total da ABC em 2007?

Resposta:

=R$2.311,00/R$3.588,00 = 0,64 vezes

Índices de medidas de lucratividade

Medem o grau de eficiência da empresa e como ela utiliza seus ativos e administra sua gestão de operações. Esse grupo preocupa-se com a última linha (bottom line) da demonstração de resultado financeiro, isto é, o lucro lí-quido. Os subíndices são: margem de lucro, retorno do ativo (ROA) e retorno do capital próprio ou patrimônio líquido (ROE).

Margem de lucro

Definida por: Lucro líquido / Vendas

Mostra o quanto gerou de lucro para cada real de venda.

Exemplo de aplicação

Determine a margem de lucro da Empresa ABC em 2007.

Resposta:

Margem de lucro = R$363.000.000,00 / R$2.311,00 = 15,7%

Retorno do ativo (ROA)

Mede o lucro por real em ativos. Pode ser definida por diversas formas, mas a mais comum é:

Retorno do ativo (ROA) = Lucro Líquido / Total do ativo

Exemplo de aplicação

Qual foi o retorno do ativo da ABC em 2007?

Resposta:

ROA = R$363.000,000,00/R$3.588,00 = 10,12%

Page 26: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

186

Fundamentos em Finanças

Retorno do capital próprio – ROE

Também chamado de retorno do patrimônio líquido (ROE), mede o desempenho do investimento dos acionistas durante o período de um ano. Como os acionistas são o principal objetivo da empresa, o ROE, em contabilidade, é o índice de medida de desempenho, em termos de lucro. É medido por:

ROE = Lucro líquido/Patrimônio líquido

Exemplo de aplicação

O retorno do capital próprio da ABC em 2007 foi igual a:

ROE = R$363.000.000,00 / R$2.591,00 = 14%

Índices de medidas de valor de mercado

Esse último grupo de medidas baseia-se nas demonstrações financei-ras da empresa, como preço de mercado, ações etc. Logo, essas medidas só podem ser calculadas para empresas que têm ações na bolsa de valores. Imaginemos que a Empresa ABC, citada até agora como exemplo, possua 33 milhões de ações e essas ações são negociadas a R$88,00 por ação ao final do ano. Vale lembrar que o lucro líquido da ABC foi de 363 milhões de reais, logo, é possível calcular o seu lucro por ação. O lucro por ação será:

Lucro por ação = Lucro líquido / Total de ações = R$363.000.000,00/33 = R$11,00.

Essa relação nos dá mais dois subíndices:

Índice Preço/Lucro – também chamado índice P/L é definido por:

Índice P/L = Preço por ação / Lucro por ação

Índice Preço/Valor patrimonial – dado pela relação:

Índice P/VP = Valor de mercado das ações/Valor patrimonial das ações

Exemplo de aplicação

Determine os índices P/L e P/VP da ABC ao final de 2007.

Respostas:

Índice P/L = R$88,00/11 = 8 vezes

Page 27: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

187

Capital de giro – fundamental e prioritário para as empresas

(SÁ; OSTENTORK; BRITO, 2006)

O conceito de capital de giro é definido também como o capital circulan-te e corresponde a todos os recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam dentro do ciclo operacional. Este elemento é fundamental para a administração financeira, devido à necessidade da empresa em recuperar todos os custos e despesas (inclusive financeiras) incorridos no ciclo ope-racional e obter, assim, o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação do serviço. O capital de giro ou circulante é constituído pelo ativo circulante, principalmente pelas disponibilidades, valores a receber e esto-ques. Demonstra os recursos necessários da empresa para financiamento de suas atividades operacionais, desde as aquisições de insumos básicos, até o recebimento pela venda da produção acabada. Um dos grandes problemas do gerenciamento de capital de giro é a sincronização temporal entre os seus elementos constitutivos.

O capital de giro está diretamente associado às fontes das quais a empresa necessita para financiar sua operacionalização e seu crescimento. As empresas procuram vantagens competitivas, especialmente em condições econômicas desafiantes, o que torna mais evidente a importância de um gerenciamento eficiente do capital de giro. Cada real economizado no capital de giro pode contribuir para uma melhor rentabilidade do investimento. Na área financei-ra, é evidente que se deve dar enfoque à busca permanente da eficiência na gestão de recursos, maximizando a rentabilidade e minimizando os custos. O

No sentido contábil, podemos dizer que as ações da ABC estão sendo vendi-das a 8 vezes o lucro ou ainda dizer que as ações têm um múltiplo P/L igual a 8.

Índice P/VP = R$88,00 / (R$2.591,00/33) = 1,12 vezes

Observe que o valor patrimonial da ação não é igual ao patrimônio líqui-do. Como o valor patrimonial de uma ação é uma medida contábil, ele reflete o custo histórico.

Ampliando seus conhecimentos

Page 28: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

188

Fundamentos em Finanças

capital de giro pode ser fixo, que é aquele mínimo indispensável para que as necessidades operacionais geradoras de dispêndios sejam atendidas; variá-vel, que decorre de fatores adicionais verificados em determinados períodos, podem decorrer de crescimento de vendas, inadimplência ou atraso de rece-bimentos de clientes, compras imprevistas ou outras necessidades adicionais com caráter de sazonalidade.

O conceito de capital de giro líquido revela o volume de recursos deman-dados no longo prazo para o financiamento dos ativos a curto prazo. O ideal para a manutenção de um nível de liquidez compatível é que a diferença entre o ativo e o passivo circulante seja positiva, o que representa uma reserva fi-nanceira. Um Capital Circulante Líquido (CCL) igual a zero submete a estrutura financeira da empresa a um certo grau de risco. Por outro lado, um capital de giro negativo submete a empresa a um grau de risco elevado e diretamente proporcional à magnitude desta insuficiência.

Portanto, o gerenciamento do capital de giro é um componente vital para a “saúde” dos negócios e, também, essencial ao crescimento e à continuidade das operações. Em cada uma dessas áreas encontramos diferentes desafios no que tange ao alcance da liquidez necessária, à obtenção do processo mais efi-ciente, à alocação de novas tecnologias e à avaliação da qualidade do capital de giro no balanço patrimonial, remetendo à análise do ciclo operacional por constituir elementos de curto prazo e envolver o gerenciamento do capital de giro necessário à manutenção das atividades operacionais da empresa.

O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, pois a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas incorridas duran-te o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produ-to ou da prestação do serviço. A administração eficiente dos seus elementos, como o caixa (disponibilidades) contribui significativamente para a maximi-zação do lucro da empresa. A análise do capital de giro e, conseqüentemente, da liquidez, evidencia a grande contribuição que esta possibilita na adminis-tração dos recursos de curto prazo. A relevância do gerenciamento do capital de giro é irrefutável, de acordo com o que foi desenvolvido no presente artigo. Portanto, a administração do capital de giro e da liquidez requer um planeja-mento estratégico de curto prazo, com vistas a produzir resultados que irão refletir a saúde financeira da empresa e sua imagem perante o mercado.

Nesse sentido, referenciais como capital de giro, ciclo econômico, opera-cional e financeiro, equilíbrio financeiro e gerenciamento das disponibilida-

Page 29: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

189

des assumem papéis relevantes no processo de tomada de decisão. Uma boa administração de caixa pode constituir-se em fonte de melhoria da produtivi-dade dos recursos alocados, podendo proporcionar ganhos em toda a cadeia de valores da organização, ou seja, em todas as fases de geração e distribuição dos produtos e/ou serviços, e em todos os seguimentos gerenciais.

Texto elaborado por Adriana Boaventura Sá, Fernando Gabriel Ostentork

e Ricardo Brito para o Sebrae MG, em agosto de 2006.

Atividades de aplicação1. Com base nos balanços (abaixo) e na demonstração de resultado es-

tudada anteriormente, calcule os seguintes índices para o exercício de 2007.

EmpresaBalanços em 31 de Dezembro de 2006 e 2007

(em milhões de reais)

2006 2007

Ativos

Ativos circulantes

Caixa 120 88

Contas a receber 224 192

Estoques 424 368

Total 768 648

Realizável LP 0,00 0,00

Ativo permanente

Instalações e equipam. líquidos 5.228 5.354

Total dos ativos 5.996 6.002

Passivo

Page 30: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

190

Fundamentos em Finanças

EmpresaBalanços em 31 de Dezembro de 2006 e 2007

(em milhões de reais)

Passivo circulante

Fornecedores 124 144

Títulos a pagar 1.412 1.039

Total 1.536 1.183

Exigível a longo prazo 1.804 2.077

Patrimônio líquido

Capital social e reservas 300 300

Lucros retidos 2.356 2.442

Total 2.656 2.742

Total do passivo 5.996 6.002

Determinar:

a) Índice de Liquidez Corrente.

b) Índice de Liquidez Seca.

c) Índice de Caixa.

2. Nos últimos anos, a Companhia ABC tem elevado significativamente o seu índice de liquidez corrente. Ao mesmo tempo, porém, seu índice de liquidez seca tem caído. O que está ocorrendo? A liquidez da em-presa melhorou?

3. Explique o que quer dizer o fato de uma empresa ter índice de liqui-dez corrente igual a R$0,50. Seria melhor para a empresa ter um índice igual a 1,50? E se fosse 15,0? Explique suas respostas.

4. Uma empresa tem capital de giro líquido de R$500,00, passivo circu-lante no valor de R$1.800,00 e estoques de R$600,00. Qual é seu índice de liquidez corrente? Qual é seu índice de liquidez seca?

Page 31: Administração financeira - videolivraria.com.br tesouraria responde pela administração do caixa e dos créditos, pelo ... presa possui, que são os seus ativos e ainda, de tudo

Administração financeira

191

5. As vendas de uma empresa são iguais a R$5 milhões, seu ativo total é de R$9 milhões, e o total do exigível é de R$3 milhões. Sendo a mar-gem de lucro de 11%, qual o seu lucro líquido? Qual o seu ROA? Qual o seu ROE?

6. A companhia ABC tem um saldo de contas a receber de R$13.565,00. As vendas a prazo, no ano que acaba de se encerrar, atingiram R$94.300,00. Qual é o número de dias de venda no saldo de contas a receber? Quanto tempo levou, em média, para que os clientes pagas-sem suas contas no ano passado?