Adrielle daniela e ludimila

6
Escola Técnica Estadual Luiz Navarro de Britto Apresentado por: Adrielle Sales, Daniella Guimarães, Ludimila de Sousa, Lídia Maria

description

 

Transcript of Adrielle daniela e ludimila

Page 1: Adrielle daniela e ludimila

Escola Técnica Estadual Luiz Navarro de Britto

• Apresentado por:• Adrielle Sales, • Daniella Guimarães,• Ludimila de Sousa, • Lídia Maria

Page 2: Adrielle daniela e ludimila

As flores

• A flor é a parte das plantas classificadas como angiospérmicas (divisão magnoliophyta) em que se encontram os seus órgãos sexuais.

• A função da flor é assegurar a reprodução e ser um atrativo polínico. Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.

Page 3: Adrielle daniela e ludimila

As rosas• As rosas (rosa spp)é uma das flores mais populares no mundo, cultivada

desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

• Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.

• Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das

Page 4: Adrielle daniela e ludimila

GIRASSOLOs girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas

para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C..[3] Segundo o site G1, um fóssil belissimamente preservado de uma flor de 50 milhões de anos atrás, parente ancestral do girassol e da margarida, foi encontrado na Argentina e sugere que essas plantas podem ter florescido pela primeira vez na América do Sul, disseram cientistas. Fósseis da família Asteraceae, ou aster, são difíceis de serem encontrados e a maioria é formada apenas por grãos de pólen. No entanto, cientistas argentinos encontraram um fóssil com duas inflorescências primitivas que apresentavam algumas características da família aster. A botânica Liliana Katinas disse à Reuters na quinta-feira que pesquisadores vêm tentando determinar o lugar de origem da família. Um fóssil encontrado em 2002 na região da Patagônia argentina sugeriu que as flores evoluíram primeiramente na América do Sul. "Se alguém fosse dizer onde está a origem dessa família, eu diria que está na América do Sul... na Patagônia", disse Katinas. A cientista trabalha no Conselho Nacional para Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e faz parte da equipe que vem estudando o fóssil nos últimos dois anos. "Nós encontramos uma inflorescência cujo pólen -- depois da análise de especialistas do grupo -- está na base da árvore evolutiva. E onde encontramos ela? Encontramos na Patagônia, na América do Sul", disse. Os cientistas divulgaram os resultados de suas pesquisas nesta semana em um artigo da revista "Science".

• Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.

Page 5: Adrielle daniela e ludimila

Copo de leite• Nome Científico: Zantedeschia aethiopica • Sinonímia: Calla aethiopica • Nome Popular: Copo-de-leite, lírio-do-nilo, cala-branca, jarra, jarro • Família: Araceae • Divisão: Angiospermae • Origem: África • Ciclo de Vida: Perene • Conhecido de todos, o copo-de-leite é excelente como flor-corte. Sua folhagem é

verde brilhante e muito ornamental. As flores são firmes e duráveis, grandes e de coloração branca. A seleção e o cruzamento com outras espécies de Zantedeschia, têm obtido copos-de-leite de outras cores além da branca, como o amarelo, o vermelho, o rosa, o laranja e o roxo.

• Deve ser cultivado em grupos para melhor valorização de seu efeito paisagístico, principalmente em locais úmidos, como margens de lagos e espelhos d'água. O plantio em vasos também é bastante adequado.

• Esta planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e brejosos, isto é, permanentemente úmidos, sem no entanto ficar abaixo da água. Seu porte varia entre 0,6-1,0 metros de altura. Deve se cultivada a pleno sol ou meia-sombra. Multiplica-se por divisão das touceiras após a floração.

Page 6: Adrielle daniela e ludimila

Parte das flores• Nas angiospermas, os elementos relacionados à reprodução sexual encontram-se

reunidos nas flores. Nas flores completas existe um conjunto de estruturas denominado de verticilos florais. As flores derivam de modificações ocorridas nas folhas com a finalidade de permitir ou potencializar a reprodução da planta.

• A flor é um ramo especializado em que há folhas férteis com esporângios, esporofilos. O ramo que contem a flor é denominado pedicelo. O pedicelo sustenta o receptáculo floral, que é a parte do ramo em que estão os elementos florais, estrutura divida em gineceu ou androceu.

• O gineceu é a parte feminina da flor, formada pelo conjunto de estruturas chamadas carpelos ou megasporofilos (formam óvulos), enquanto que o androceu é a parte masculina, constituída pelo conjunto de estames ou microsporofilos (formam grãos de pólen). Existem plantas monóicas ou hermafroditas, que apresentam as estruturas masculinas e femininas na mesma flor; e plantas dióicas, que apresentam flores com estruturas sexuais distintas, mamoeiro macho e fêmea, por exemplo.

• Além dessas estruturas especializadas na função reprodutora, a flor também possui outros componentes estruturais, classificados em cálice e corola.O cálice é o conjunto formado por folhas estéreis menores e mais espessas, geralmente de coloração esverdeada, chamadas sépalas. Já a corola é o conjunto de pétalas, folhas também estéreis, mas que apresentam coloração e textura delicada.

• Em determinadas espécies vegetais, as sépalas se assemelham às pétalas e nesse caso dizemos que esse conjunto de sépalas e pétalas forma uma tépala. Essas flores são classificadas como homoclamídeas (cobertura igual, no grego), já a maioria das plantas angiospermas apresenta distinção entre essas estruturas e são classificadas em heteroclamídeas