Adverbios e Locucoes Adverbiais

1
ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS O ADVÉRBIO É UMA PALAVRA INVARIÁVEL, ISTO É, NÃO FLEXIONA NO PLURAL, TAMPOUCO NO FEMININO. O advérbio, conforme diz a própria palavra, vem junto com o verbo, isto é, AD=JUNTO, VÉRBIO=VERBO, logo é uma palavra que influencia o verbo, trazendo uma nova circunstância/situação para ele. Veja: O cachorrinho dormiu bastante. A palavra bastante é advérbio e influencia, intensificando o verbo dormiu. O advérbio pode influenciar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Veja os exemplos: O ladrão passou mal. (verbo + advérbio) O ladrão passou muito bem! ( advérbio + advérbio) O ladrão era muito alto. ( advérbio + adjetivo) Cada advérbio traz uma circunstância diferente à frase: tempo, modo, lugar, afirmação, negação, dúvida, intensidade, etc. Há, ainda, as locuções adverbiais, que funcionam da mesma maneira que os advérbios e se diferenciam, apenas, por serem formadas por preposições e substantivos. Por exemplo: às pressas, em Porto alegre, na semana passada, com certeza, naquele momento, etc. Algumas perguntinhas podem nos ajudar a descobrir o advérbio ou locução adverbial e a sua circunstância. Veja: Como? ____ Modo EX: Ele agiu com calma. Por quê? ___ Causa EX: Ele morreu de fome. Quando? ____Tempo EX: Ele morreu ontem. Quanto? ____ Intensidade EX: Ele comeu muito. Onde? _____ Lugar EX: Ele estava no telhado. IMPORTANTE: ADVÉRBIO É DIFERENTE DE ADJETIVO! Enquanto o advérbio sempre influencia um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio, o adjetivo refere-se sempre e tão somente a um substantivo. Observe: O lobo é mau. (adjetivo – refere-se a lobo- substantivo) O lobo está mal. (advérbio – refere-se ao verbo está) A mulher corria desesperadamente. (advérbio que se refere ao verbo corria) A mulher corria desesperada. (adjetivo que se refere à mulher)

description

Adverbios e Locucoes Adverbiais

Transcript of Adverbios e Locucoes Adverbiais

Page 1: Adverbios e Locucoes Adverbiais

ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAISO ADVÉRBIO É UMA PALAVRA INVARIÁVEL, ISTO É, NÃO FLEXIONA NO PLURAL,

TAMPOUCO NO FEMININO.O advérbio, conforme diz a própria palavra, vem junto com o verbo, isto é, AD=JUNTO,

VÉRBIO=VERBO, logo é uma palavra que influencia o verbo, trazendo uma nova circunstância/situação para ele. Veja: O cachorrinho dormiu bastante.

A palavra bastante é advérbio e influencia, intensificando o verbo dormiu.O advérbio pode influenciar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Veja os

exemplos:O ladrão passou mal. (verbo + advérbio)O ladrão passou muito bem! ( advérbio + advérbio)O ladrão era muito alto. ( advérbio + adjetivo)

Cada advérbio traz uma circunstância diferente à frase: tempo, modo, lugar, afirmação, negação, dúvida, intensidade, etc.

Há, ainda, as locuções adverbiais, que funcionam da mesma maneira que os advérbios e se diferenciam, apenas, por serem formadas por preposições e substantivos. Por exemplo: às pressas, em Porto alegre, na semana passada, com certeza, naquele momento, etc.

Algumas perguntinhas podem nos ajudar a descobrir o advérbio ou locução adverbial e a sua circunstância. Veja: Como? ____ Modo EX: Ele agiu com calma.

Por quê? ___ Causa EX: Ele morreu de fome. Quando? ____Tempo EX: Ele morreu ontem. Quanto? ____ Intensidade EX: Ele comeu muito. Onde? _____ Lugar EX: Ele estava no telhado.

IMPORTANTE: ADVÉRBIO É DIFERENTE DE ADJETIVO!Enquanto o advérbio sempre influencia um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio,

o adjetivo refere-se sempre e tão somente a um substantivo. Observe:O lobo é mau. (adjetivo – refere-se a lobo-substantivo)O lobo está mal. (advérbio – refere-se ao verbo está)A mulher corria desesperadamente. (advérbio que se refere ao verbo

corria)A mulher corria desesperada. (adjetivo que se refere à mulher)