Agenda de Maio 2011

12
AGENDA MAI 2011 |

description

Agenda mensal da Casa da América Latina

Transcript of Agenda de Maio 2011

Page 1: Agenda de Maio 2011

AGENDA

MAI2011|

Page 2: Agenda de Maio 2011

MAI2011|

* Programa sujeito a alterações. Mais informações: 21 395 5309 [email protected] | www.casamericalatina.ptSe deseja receber regularmente a programação da Casa da América Latina, subscreva a newsletter em www. casamericalatina.pt

1 | Sex

CAL

4 | Seg

CAL

3 | Ter18h30-21h30

CAL

5e 19 | Qui19h00

Livraria Barata

6 | Sex9h00-19h30

CAL

10 | Ter19h00

CAL

24, 26 e 27Ter, Qui e Sex19h00-21h30

CAL

19 | Qui9h30-19h00

Grémio LiterárioInstituto Camões

Candidaturas | Programa Universitário Casa da América Latina / Santander Totta

Serviço Educativo

Celebração | Jornadas Luso-CubanasPrograma comemorativo

Literatura | Prémios Nobel Latino-AmericanosCiclo de conferências

Formação | Como organizar eventosempresariais em tempos de crise?

A experiência latino-americanaWorkshop por Cristina Mezquita

Conhecimento | Com o Tango, pelo mundo!Encontro com Alberto Dassieu

Conhecimento | Arte Moderna e Contemporânea Brasileira: Literatura, Pintura e Cinema

Conhecimento | A Economia das Línguas Portuguesa e EspanholaFórum

31 | Ter19h00

Grémio LiterárioCAL

Literatura | Havana, Ano ZeroApresentação do livro de Karla Suárez

AGENDA | CAL

Page 3: Agenda de Maio 2011

Neste mês celebramos os 92 anos derelações bilaterais entre Cuba e Portugale, em particular, os 500 anos da fundaçãode Baracoa, município cubano a queColombo deu o nome de “Porto Santo”,em memória à ilha portuguesa ondepassara a lua-de-mel. É neste contextoque uma delegação de Baracoa percor-rerá o nosso país com um programavariado e, em Lisboa, na Casa daAmérica Latina, dará a conhecer estahistória, fortalecendo os laços entrecubanos e portugueses.

Nas letras, estabelecemos uma parceriacom a Barata/Leya com o objectivode destacar a qualidade e a vitalidadeda literatura latino-americana, começandoem Maio com um ciclo de conferênciase leituras, no espaço da livraria, dedicadasaos “Prémios Nobel”, em virtude da maisrecente atribuição do Nobel da Literaturaa Mario Vargas Llosa. Esta iniciativaenvolve duas instituições académicas dereferência: o Instituto de Estudos Ibéricose Ibero-Americanos (FCSH, UNL) e o Centro

de Estudos Comparatistas (FL, UL), o quegarante rigor e profundidade analíticaa um ciclo com esta ambição.

No conhecimento, destacamos o fórum“A Economia das Línguas Portuguesae Espanhola”, organizado conjuntamentepela Casa da América Latina, o InstitutoCamões e o Instituto Cervantes. A pro-posta é reflectir sobre o futuro da línguaportuguesa e da língua espanhola noespaço ibero-americano e demais terri-tórios de língua portuguesa no mundo.O programa conta com painéis dedicadosà economia, às indústrias da língua, dacultura e da comunicação.

Finalmente, para além de outras iniciativasculturais, anunciamos a abertura donosso Serviço Educativo, um pequenopasso para a grande missão que é des-pertar a atenção de crianças e jovenspara o rico universo da América Latina,fazendo-o de forma atraente e positiva,como quem semeia uma árvore e cultivaa esperança de, um dia, colher os frutos.

Casa da América Latina

Um Espaço de Encontros

Av. 24 de Julho, 118 B

1200–871 Lisboa – PORTUGAL

T (+351) 21 395 5309

[email protected]

www.casamericalatina.pt

Page 4: Agenda de Maio 2011

Programa Universitário

Casa da América Latina

/ Santander Totta

O Prémio Científico, no valor de5 000 euros, é destinado a teses deDoutoramento em temas de qual-quer natureza de interesse mútuopara Portugal e a América Latina.Candidaturas até 31 de Maio

As Bolsas Universitárias garantemo alojamento, por um ano, a estu-dantes latino-americanos que reali-zemestudos de Mestrado em Portugal.Candidaturas até 15 de Julho

Informações em:[email protected]

Regulamentos disponíveis em:www.casamericalatina.pt www.universia.pt

Candidaturas

Page 5: Agenda de Maio 2011

A Casa da América Latina apresentaum programa educativo dirigidoa todas as idades com o objectivode introduzir escolas e famíliasno vasto universo social e culturallatino-americano. Serão transmiti-dos, de forma lúdica, conteúdoshistóricos, geográficos e culturaisque ajudarão à compreensão dassociedades latino-americanas actuais.As sessões serão realizadas mediantemarcação.

Monitor:Rodolfo Castro (narrador e escritor,membro da Red Internacional de Cuenta Cuentos)

Público-alvo:Escolas, empresas e famílias.

Mais informações:www.casamericalatina.pt

Serviço Educativo

Page 6: Agenda de Maio 2011

a inauguração de uma exposiçãocolectiva de prestigiados pintorescubanos, a actuação musical do sex-teto Maravilla Yunqueña, com omelhor da música tradicional deCuba, e a exibição dos bailarinosTeresa Roché Lores e Amado SanMiguel Pérez.

Contaremos com a presença da dele-gação cubana que viaja a Portugalpara o conjunto das actividadesque se desenvolvem ao longodo mês.

A exposição estará patente na CALaté 20 de Maio e apresenta obrasde Ernesto Escobedo Lazo, HéctorCatá Alvarez, Antonio Ferrer Cabello,Ernesto González Puig, Ángel AlonsoBlanco, Servando Cabrera Morenoe René Portocarrero.

Co-organização: Embaixada de Cuba

Jornadas Luso-Cubanas

Programa comemorativo

3 | Ter | 18h30-21h30 | CAL

Com o objectivo de promover o in-tercâmbio cultural e de amizadeentre os povos de Cuba e Portugal,terão lugar entre os dias 30 de Abrile 31 de Maio de 2011 as Jornadas“Luso-Cubanas”, organizadas emcelebração do 92.º aniversário dasrelações bilaterais e dos 500 anosda fundação de Baracoa, municípiocubano que representa o vínculohistórico e cultural mais remotoentre os dois países.

Para este dia a Casa da AméricaLatina organizou, com a Embaixadade Cuba em Lisboa, um programavariado, com a realização de umamesa-redonda sobre a efeméride,

Celebração

JornadasLuso-Cubanas30 de Abril a 31 de Maio 2011

Page 7: Agenda de Maio 2011

Prémios Nobel Latino-AmericanosCiclo de conferências

5 e 19 | Qui | 19h00

Livraria Barata

O Prémio Nobel da Literatura de 2010foi atribuído ao peruano MarioVargas Llosa, 65 anos depois dachilena Gabriela Mistral ser a primeiralatino-americana a receber o galardão.No total, seis autores do subconti-nente foram agraciados com o prémio.É com o objectivo de conhecermosmelhor as obras destes poetas eromancistas que a Casa da AméricaLatina e a Livraria Barata/Leya pro-movem este ciclo quinzenal, às quintas--feiras entre Maio e Julho.

Literatura

Parceria:Livraria Barata/LeyaApoio:Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos - FCSH, UNLCentro de Estudos Comparatistas – FL, UL

Local: Livraria Barata / LeyaAv. de Roma, 11-A LisboaPrograma disponível em:www.casamericalatina.pt

Page 8: Agenda de Maio 2011

Cristina Mezquita é uruguaia e resideactualmente em Portugal, onde tra-balha como organizadora de eventos.Neste workshop, apresentará casosde empresários latino-americanosque, tendo atravessado graves crises,souberam transformar dificuldadesem oportunidades.

Valor: 65 € (inclui certificado de participação)

Inscrições até 4 de Maio

Informações: [email protected] 535 18 32 | 92 411 28 62

Programa disponível em:www.casamericalatina.pt

Como organizar eventosempresariais em tempos de crise? A experiêncialatino-americanaWorkshop por CristinaMezquita6 | Sex | 9h00-19h30 | CAL

Este workshop pretende propor-cionar uma formação inicial parao desenvolvimento de eventos em-presariais enquanto solução emtempos de crise, valorizando a suaimportância enquanto ferramentade comunicação e marketing.

É dirigido ao público em geral, parti-cularmente empresários e gestoresde marketing e comunicação inte-ressados em encontrar soluçõescriativas na gestão de um contextode crise.

Formação

Page 9: Agenda de Maio 2011

Com o Tango, pelo mundo!

Encontro com AlbertoDassieu10 | Ter | 19h00 | CAL

A Casa da América Latina recebe oargentino Alberto Dassieu para umaconversa em torno da cultura dotango, classificado pela Unesco comopatrimónio imaterial da humanidade,uma oportunidade para se usufruirda experiência deste prestigiadomilongueiro que tem dedicado a suavida à cultura latino-americana e aotango em particular, sendo hojeuma referência para as novas gerações.

Alberto Dassieu nasceu em BuenosAires em 1936. Natural de Saavedra,bairro de prestigiados milonguerose cantores de tango, muito cedodespertou para aquilo que viria a

marcar a sua vida, começando a dançartango aos 15 anos. Desde então,partilhou pistas de dança com algunsdos mais reconhecidos bailarinosargentinos. A sua inspiração vemde nomes como Gerardo Portalea,Pepe Dafonte, Virulazo ou Juan CarlosCopes, entre outros. Participou emfilmes e documentários de tango,sob a direcção de Robert Duval,entre outros. Actualmente, Albertodedica-se a dançar e a ensinar comuma energia e vitalidade invejáveis,partilhando a sua paixão pelotango dentro e fora da Argentina.A seu lado, na conversa, estará 'lamorocha' Lucena, milonguera portu-guesa que Alberto conheceu emBuenos Aires.

O programa de Alberto Dassieuem Lisboa inclui workshops e umaexibição na Milonga Brava no dia

Conhecimento

5 de Maio, no Clube Vendedoresde Jornais (rua das Trinas, 55).

Entrada LivrePara mais informações:[email protected] 485 90 49Apoio:Embaixada da Argentina

Page 10: Agenda de Maio 2011

Arte Moderna e Contempo-

rânea Brasileira: Literatura,

Pintura e Cinema24, 26 e 27 | Ter, Qui e Sex

| 19h00 às 21h30 | CAL

Este evento de três dias tem comomissão a divulgação da arte modernae contemporânea brasileira, partindodo conceito de Inter-Artes, ao apre-sentar paradigmas culturais queatravessam o cinema, a pintura e aliteratura brasileiras, com temase plásticas que assentam sobre aformação e o sentido da sociedadebrasileira. Constitui-se de uma ex-posição (literária e plástica) e detrês filmes, debatendo-se a seguiras possibilidades de intersecçãoentre o filme apresentado, obrasde artes plásticas e obras literárias.

Conhecimento

Organização: Casa da América LatinaInstituto Camões | Instituto Cervantes

Programa disponível em:www.casamericalatina.pt

Conhecimento

A Economia das Línguas

Portuguesa e EspanholaFórum19 | Qui | 9h30-19h00

Instituto Camões

A Casa da América Latina, o Insti-tuto Camões e o Instituto Cervantesorganizam este fórum com o objec-tivo de lançar o debate sobre o fu-turo da língua portuguesa e da línguaespanhola, considerando as suasestratégias de internacionalizaçãoe de cooperação no sentido da afir-mação do espaço ibero-americanoe demais territórios de língua por-tuguesa no mundo. As principaisdimensões em análise serão a econo-mia, as indústrias da língua, da cul-tura e da comunicação.

Operários, Tarsila do Amaral (1933)

Page 11: Agenda de Maio 2011

Os dinamizadores são alunos da licen-ciatura em Estudos Artísticos: Artese Culturas Comparadas, da Facul-dade de Letras da Universidade deLisboa, sendo que Catarina Oliveirae Cristina Branco possuem bolsasde investigação da Fundação Ama-deu Dias.

Programa:24 | Ter | 19h00-21h30 | CALInauguração da exposiçãoProjecção do filme Macunaíma, de JoaquimPedro de Andrade (1969, 108’)Tertúlia sobre as artes plásticas brasileiras,por Cristina Branco26 | Qui | 19h00-21h30 | CALProjecção do filme Vidas Secas, de NelsonPereira dos Santos (1963, 103’) Tertúliasobre o cinema brasileiro, por CatarinaOliveira27 | Sex | 19h00-21h30 | CALProjecção do filme Central do Brasil,de Walter Salles (1998, 108’) Tertúlia sobre a literatura brasileira, porMiguel Dores

O projecto representa, também, aponte que a Casa da América Latinaprocura estabelecer com a Universi-dade,ao revelar criações normalmentecircunscritas ao espaço académico.

Literatura

Havana, Ano Zero

Apresentação do livro

de Karla Suárez31 | Ter | 19h00 | CAL

A escritora cubana Karla Suárez apre-sentaráo seu livro “Havana, Ano Zero”,editado recentemente pela Quetzal.Karla Suárez, nascida em Havana,em 1969, é licenciada em EngenhariaElectrónica, profissão que exerceao mesmo tempo que escreve ro-mances. Com Os Rostos do Silêncio(Edições ASA, 2002) obteve emEspanha o Prémio «Lengua de Trapode Narrativa», adaptado a teatroem França. Em 2007 foi selec-cionada como um dos 39 jovensescritores mais representativosda América Latina. Depois de Romae Paris, Karla Suárez vive actual-mente em Lisboa.Apoio: Quetzal

Page 12: Agenda de Maio 2011

Impre

ssão e

Acabam

ento

CM

L/D

IM

Associados Efectivos

Embaixadas dos Países Latino-Americanos

Argentina | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | El Salvador | Equador | México | Panamá | Paraguai | Peru | Rep. Dominicana | Uruguai | Venezuela

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Associados Cooperantes

Empresas