Agenda para o mês de agosto -...

20

Transcript of Agenda para o mês de agosto -...

Agenda para o mês de agosto

Índice

3 PALAVRA DA DIRETORA DE COMÉRCIO

4 REPRESENTATIVIDADE49º Seminário Estadual do SPC é realizado em Gaspar; Reunião plenária da Facisc elege novo vice--presidente regional; CDL/Associação Empresarial troca experiências com entidades gaúchas; Fó-rum abordará diversos temas ligados ao setor empresarial.

6 PROGRAMA EMPREENDERProjetos do Empreender Competitivo contemplam quatro núcleos de Maravilha; Núcleo de Autome-cânicas prestigia assembleia do NEA; Consultores do Empreender se reúnem para treinamento e se-minário; Mecânicos agregam conhecimentos em palestra sobre lubrificação; Maravilha sedia evento CRCSC Participativo; Treinamento com coordenadores de núcleos é promovido; Life Coaching com Vanessa Tobias tem mais de 80 participantes; Núcleo da Mulher Empresária promove reunião fes-tiva; Organizadores buscam parcerias para o evento Empresário do Ano; Assembleia do Cejesc tem participação do Núcleo do Jovem Empreendedor; Jovens têm diversas atividades programadas para este semestre; Comerciantes se reúnem com poder público para discutir projetos natalinos e melho-rias no trânsito; Palestra sobre cooperativismo; MPE Brasil tem categoria especial para premiar os jovens empreendedores; Feirão do Imposto é tema de reunião com a prefeita.

14 SOLUÇÕES EMPRESARIAISPesquisa aponta que itens do vestuário são os preferidos para presentear os pais; Associados rece-bem informações em treinamento do SPC; Portal Obinóculo visa a geração de negócios pela inter-net; Alto índice de empregabilidade aumenta exigência por qualificação; Artigo Glauciele Lerner; Artigo Printe; Novos associados; Aniversariantes.

01-08 9ª Reunião Técnica de Executivos de ACIs, quinta-feira, às 9h30, em Chapecó.06-08 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.08-08 Reunião do Núcleo da Mulher Empresária, quinta-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.08-08 Reunião do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, quinta-feira, às 19h, em STP.09-08 Treinamento sobre o programa Empreender Competitivo, sexta-feira, das 8h às 18h, na CDL/Associação Empresarial.09-08 Palestra sobre cooperativismo, com Marcos Zordan, sexta-feira, às 19h30, na CDL/Associação Empresarial.10-08 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h. 12-08 Reunião do Núcleo dos Profissionais da Beleza, segunda-feira, às 14h30, na Acislo. 12-08 Reunião do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos, segunda-feira, às 18h15, na CDL/Associação Empresarial.13-08 Reunião do Núcleo de Automecânicas, terça-feira, às 20h, na Automecânica Rieger.14-08 Reunião do Núcleo de Desenvolvimento Comercial, quarta-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.15 e 16-08 Assembleia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), quinta e sexta-feira, em Gaspar.22-08 Reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis, quinta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.27-08 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.

2

Revista Líder EmpresarialCDL/Associação Empresarial de MaravilhaAvenida , 399 – 3º Andar – CentroMaravilha/SC – CEP 89874-000Fone: (49) 3664-0414www.aemaravilha.com.br

Secretaria executiva: [email protected]ção: [email protected]: [email protected] Empreender: [email protected]. de Comunicação: [email protected]ência: [email protected]

Presidente - Jonas Dall’AgnolVice-presidente - Jeovany FolleDiretora Secretária - Cleonice C. ManicaDiretor Tesoureiro - Celso C. BroettoDiretor de Indústria - Eduardo M. SimonDiretora de Comércio - Simone M. Zanotto Diretora de Serviços - Jucilei P. HonaiserDiretor de Agronegócios - Mário Sérgio P. PinheiroDiretora de SPC/Serasa - Ana Paula GoelzerDiretora de Aperf. Profissional - Dilva B. BenvenuttiDiretora de R. Públicas, Mark. e Eventos - Claudia VendrameDiretor do Projeto Empreender - Rafael O. Baratto

Conselho Fiscal – titulares:Poliana de OliveiraSilvio José ZaninAdalberto Stacke

Conselho Fiscal – suplentes:Neiva G. de OliveiraNilson De BonaJoão Célio Gomes Boeira

Conselho Deliberativo:Vitaliano TonkielGelson RossettoUriel Roman

Jornalista Responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos e fotos: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1500 exemplares

Distribuição gratuita

Simone Mezzaroba ZanottoDiretora de Comércio

O que define um empreendedor de sucesso não é sua origem, seu con-texto social ou sua situação financeira. Por outro lado, todos aqueles que construíram negócios grandiosos, duradouros e vencedores possuem quali-dades muito parecidas: a crença firme no seu próprio êxito, a disposição de sacrificar-se para angariar o conhecimento necessário e, mais importante, o poder de flexibilidade e adaptação às diversas conjunturas do mercado, sem nunca perder o foco nem a ética de seus propósitos.

Para trazer ao alcance dos associados o que temos de melhor, a CDL/Associação Empresarial de Maravilha oferece a todos o 1º Fórum Empresa-rial, em setembro, realizando várias oficinas com assuntos variados, entre eles, contabilidade, empreendedorismo, comunicação, marketing e gestão de pessoas.

Estamos preparando também uma grande palestra de encerramento, cujo nome será divulgado nos próximos dias. A explanação será focada na trajetória de empreendedorismo do palestrante, associativismo, conjuntura econômica, entre outros assuntos.

Este é o momento ideal para sua empresa, seu grupo de gestores e, prin-cipalmente, você mesmo. Encontrar soluções eficazes, que transformam as maiores adversidades em possibilidades impressionantes de crescimento e realização. Pretendemos tornar este evento tradicional em Maravilha tra-zendo, a cada edição, profissionais de destaque para que possam contribuir com sua experiência e seu conhecimento.

Garanta seu espaço neste evento imperdível e visualize você mesmo.

Entidade prepara o 1º Fórum Empresarial

3

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) promo-veu, dias 5 e 6 de julho, o 49º Seminário Esta-dual do SPC, no Hotel Fazzenda Park, em Gas-par. Tendo como público-alvo os presidentes, gestores comerciais, assessores jurídicos e di-retores das CDLs, o evento visou capacitar os participantes, oportunizar a troca de experiên-cias e a disseminação de informações relacio-

nadas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).Participou da programação a secretária

operacional da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Maiara Pimel. Segundo ela, além dos painéis jurídico e comercial, do treinamen-to motivacional e da premiação dos gestores destaque, essa edição do seminário focou a apresentação do novo sistema do SPC, que en-trou em funcionamento em meados de junho.

“Ainda estão sendo feitas melhorias no layout do sistema, como a utilização de símbolos e imagens, que irão facilitar o acesso e ajudar o empresário na hora de escolher as opções de consulta”, desta-ca Maiara. Há também um projeto sendo elaborado pelo setor jurídico da FCDL/SC, voltado ao registro de inadimplências em cartórios, e outro que objetiva incentivar

as renegociações de dívidas.Conforme enfatizado pelo presidente

da FCDL/SC, Sergio Alexandre Medeiros, o SPC é um dos pilares do movimento lo-jista, protegendo o relacionamento entre as empresas e consumidores. “O Serviço de Proteção ao Crédito, departamento e patrimônio das CDLs, significa segurança, agilidade, inovação e tecnologia. Cumpre um importante papel na harmonização das relações de consumo e da própria evo-lução do mercado varejista, preservando o crédito. Por esta razão, é fundamental que todos os que fazem parte da equipe deste sistema estejam sempre preparados para atender com qualidade e oferecer as melhores soluções para os associados das CDLs”, declarou.

49º Seminário Estadual do SPC é realizado em Gaspar

Durante reunião plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Ca-tarina (Facisc) realizada dia 19 de julho, em Itapiranga, ocorreu a eleição do novo vice--presidente da regional Extremo Oeste. Ocu-pará o cargo, Afonso Niehues, de Itapiranga, substituindo o empresário migueloestino Roberto Mileski.

Em seu discurso, Afonso afirmou que buscará dar continuidade ao caminho já ini-ciado pelo seu antecessor, lutando para bem representar os empresários da região. “Estou disposto a trabalhar com dedicação, pois se ficarmos parados nada muda. É preciso bri-gar para sobrevivermos. Lutar por causas, como por exemplo, a melhor aplicação do dinheiro público”, declarou o novo vice--presidente. Ernesto Reck, vice-presidente da Facisc, também participou da plenária e lembrou aos dirigentes a necessidade de

cada um fazer a sua parte para mudar os re-sultados.

A reunião teve como um dos pontos al-tos a apresentação do Guia Ambiental do Empresário Catarinense, lançado no dia 2 de julho, em Florianópolis, com o objetivo de orientar de maneira simples os empresários com relação às normas ambientais. Na oca-sião os representantes também discutiram moções relacionadas às demandas da região. Entre os assuntos apresentados, houve a so-licitação de integração dos dados do SCPC e Serasa para maior cobertura; assuntos tri-butários e trabalhistas; e ainda a solicitação do retorno do curso de Enfermagem e Saúde Pública da Udesc, que foi transferido de Pal-mitos para Chapecó.

Entre outros assuntos na pauta esteve a campanha do Movimento Brasil Eficiente, que visa alcançar 300 mil assinaturas no Es-

tado para que sejam reduzidos os tributos, o convênio firmado entre a Facisc e o Tribunal Regional do Trabalho para apoio ao Progra-ma Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho para a execução de projetos para a prevenção de acidentes desta natureza.

Foi reforçado também o convite para a participação dos dirigentes em futuros even-tos da entidade, como por exemplo, o Con-gresso Empresarial da Facisc que será rea-lizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2013, em Florianópolis e a reunião do Conselho Diretor da entidade, que acontecerá no dia 30 de agosto, em São José.

Reunião plenária da Facisc elege novo vice-presidente regional

Principal assunto foi o novo sistema do SPC

Mileski e Reck ao lado do novo VP, Niehues

4

Com o intuito de trocar informações sobre as entidades, conhecer os serviços e as ações desenvolvidas, a CDL/Associação Empresarial de Maravilha recebeu, dia 16 de julho, a visita de representantes da As-sociação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI-FW) e da Câmara de Diri-gentes Lojistas (CDL-FW).

Eles foram recepcionados por diretores e colaboradores da entidade, integrantes do Núcleo do Jovem Empreendedor e do Núcleo da Mulher Empresária, que apresentaram os projetos realizados na Cidade das Crianças. Isso porque, além de diretores, participaram membros dos departamentos Jovem e Femi-nino daquele município.

De acordo com o presidente da CDL--FW, Edegar Pacheco, o principal objetivo da visita foi a troca de experiências. “Acom-panhamos algumas ações da CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha que nos mo-tivaram a esta visita. Chamou muito minha atenção o fato de as duas entidades, ACI e CDL, funcionarem juntas e com 13 núcleos”, ressaltou.

O presidente Jonas Dall’Agnol falou so-bre a junção da Acimar e CDL, há 11 anos, destacou os principais serviços da entidade,

a divisão da diretoria em comissões de tra-balho, a representatividade e a importância do planejamento estratégico na condução das atividades. “Temos muitas ações e o planejamento estratégico é seguido rigoro-samente ao longo do ano, o que nos dá mais segurança e tranquilidade para trabalhar”, afirmou.

Outro ponto destacado foi o Progra-ma Empreender. Implantado há 15 anos na entidade, ele une os profissionais em torno dos núcleos e estes, por sua vez, trabalham de forma a qualificar os nucleados, resolver problemas em comum, promover a troca de experiências e gerar novos negócios, por exemplo. “Com os núcleos, abrimos oportu-nidades para os colaboradores das empresas também participarem das ações, não focan-do somente no empresário. Uma vez a em-

presa associada, todos os colaboradores são associados e nós queremos que eles estejam dentro da entidade”, comentou Dall’Agnol.

As atividades realizadas pelo Núcleo da Mulher Empresária foram apresentadas pela vice-coordenadora Silvia Vogel, já a nuclea-da Patrícia Boff explanou acerca do Núcleo do Jovem Empreendedor. Para a presidente da ACI-FW, Simônia Oliveira, a visita foi muito proveitosa: “A integração entre as entidades, a troca de informações e o enten-dimento do fato ‘fusão’ entre a Acimar e a CDL motivaram nossa visita. Com certeza todos saímos ganhando com esse encontro e esperamos que haja outras oportunidades”, frisou.

CDL/Associação Empresarial troca experiências com entidades gaúchas

Os diretores da Comissão de Marketing e Eventos da CDL/Associação Empresarial de Maravilha estão organizando o 1º Fórum Em-presarial, que será promovido pela entidade em parceria com os núcleos do Programa Em-preender. O evento, com a temática “Inovan-do e Capacitando Pessoas”, será em setembro, contemplando oficinas diversas e uma palestra principal.

Conforme acertado em reunião no dia 12 de julho, o intuito é realizar as oficinas no

final da tarde, em locais a serem definidos, contemplando temas voltados a empresários, colaboradores e estudantes, como: marketing, comunicação, empreendedorismo, gestão de pessoas, contabilidade e motivação. À noite, ocorre palestra no Maravilhas Park Hotel. Des-sa forma, os organizadores pretendem atender profissionais de diversas áreas, principalmente as demandas apontadas pelos núcleos da enti-dade, sendo que a programação completa será divulgada nas próximas semanas.

Fórum abordará diversos temas ligados ao setor empresarial

Núcleos apresentaram projetos aos visitantes

Reunião envolveu nucleados e dirigentes das três entidades

Programação é organizada por comissão de diretores

5

A Confederação das Associações Comer-ciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Ser-viço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão promovendo a edição 2013/2015 do programa Empreender Competitivo. A iniciativa visa destinar recursos financeiros para viabilizar projetos inscritos por núcleos do Programa Empreender abrigados por asso-ciações empresariais em todo o país, conforme critérios pré-estabelecidos.

Nesta edição, cinco projetos com partici-pação dos núcleos da CDL/Associação Em-presarial de Maravilha foram selecionados pelo Comitê Gestor do Empreender Com-petitivo. Um deles é o projeto “Desenvolvi-mento do Turismo Comercial no Município de Maravilha/SC”, encaminhado pelo Nú-cleo de Desenvolvimento Comercial; outro é o “Desenvolvimento do Setor Metalmecâni-co dos Municípios de Maravilha/SC e Iporã do Oeste/SC”, projeto enviado pelo Núcleo Metalmecânico local em parceria com o nú-cleo de Iporã do Oeste.

Além desses, o Núcleo de Automecâ-nicas realizará dois projetos: um em nível municipal, intitulado “Aumento da Compe-titividade das Automecânicas de Maravilha/SC”, e outro em conjunto com o Núcleo Es-tadual de Automecânicas (NEA). Já o Núcleo

das Indústrias do Vestuário participará, com o Núcleo das Indústrias do Vestuário do Oeste Catarinense (Nivoc), do projeto “Um Olhar Diferenciado Sobre o Setor Têxtil no Oeste Catarinense”.

O presidente da CDL/Associação Empre-sarial, Jonas Dall’Agnol, ressalta que os pro-jetos irão contemplar 45 empresas ligadas aos núcleos da entidade, viabilizando ações para aumentarem sua competitividade, entre elas, cursos para qualificação da mão de obra e ca-pacitações para melhorar a gestão das micro e pequenas empresas, além de atividades de-senvolvidas junto à comunidade, como o Natal Maravilha em Luz. “Esses recursos vêm para viabilizar nossas ações, possibilitando um in-cremento em projetos que já desenvolvemos, deram certo e tiveram a prestação de contas aprovada”, comenta Dall’Agnol.

De acordo com ele, a aprovação de cinco projetos para beneficiar os núcleos de Mara-vilha reforça a credibilidade e o respaldo da CDL/Associação Empresarial. “Isso mostra também a competência da equipe de colabo-radores e dos nucleados, pois comprova que os núcleos estão no caminho certo e são, de fato, a mola propulsora da entidade, o que nos exige ainda mais responsabilidade e trabalho para desenvolvermos todos os projetos dentro

do que foi proposto”, afirma o presidente.No total, foram 94 propostas pré-selecio-

nadas em âmbito nacional – 41 delas somente em Santa Catarina – e todas deverão passar por adequações para receberem definitiva-mente os recursos. Os projetos têm duração entre 18 e 24 meses, além da exigência de uma contrapartida mínima de 44% do valor total do investimento.

Projetos do Empreender Competitivo contemplam quatro núcleos de Maravilha

Os integrantes do Núcleo de Automecâni-cas, abrigado pela CDL/Associação Empresa-rial de Maravilha, Emílio Rieger e Cézar Ranzi, participaram, no dia 29 de junho, em Chapecó, de assembleia do Núcleo Estadual de Autome-cânicas (NEA) e da Associação de Reparado-res Veiculares de Santa Catarina (Arvesc). O coordenador do NEA e presidente da Arvesc, Odair Borges de Freitas, iniciou os trabalhos repassando informações gerais e solicitando aos núcleos que compartilhem suas agendas de eventos.

Durante o evento, foram discutidos alguns produtos oferecidos pelo NEA às automecânicas nucleadas, como o Cartão Fidelidade e a Garantia Estadualizada, que está passando por adequações e passará a chamar-se Assistência Técnica Garantida.

A realização da Inspeção Veicular Gra-tuita (IVG) também esteve em pauta. Em Maravilha, não haverá essa ação neste ano, já que foi promovida em 2012 e está pro-gramada para ocorrer a cada dois anos. A expectativa do NEA é que 25 cidades catari-

nenses recebam o evento no mês de setem-bro.

Os profissionais ainda comentaram acerca do Programa de Capacitação Técnica do NEA, que está em andamento junto aos núcleos, e da promoção 15 Anos Premiados, que sorteará prêmios em comemoração ao 15º aniversário do NEA. Para finalizar a assembleia, houve a apresentação do case do Núcleo de Autome-cânicas de Chapecó, onde foram destacadas as ações e enfatizado o sucesso do Curso de Mecânica Básica para Mulheres.

Núcleo de Automecânicas prestigia assembleia do NEA

Presidente destaca que 45 empresas serão diretamente beneficiadas com o projeto

6

Na semana de 24 a 28 de junho, consul-tores de núcleos do Programa Empreender, ligados às associações empresariais de todo o Estado, participaram de eventos realizados em Gaspar pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com a Confederação das Associa-ções Empresariais do Brasil (CACB), Progra-ma Empreender e apoio técnico do Sebrae.

A consultora da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Sabryna Bor-toncello Tarouco, acompanhou a progra-mação, composta pelo segundo módulo do Treinamento Básico para Consultores (TBC), entre os dias 24 e 26, e o Seminário de Consultores do Empreender 2013, dias 26 a 28.

Durante o TBC, no módulo intitula-do “Consultoria Coletiva”, cerca de 50 consultores receberam instruções para o trabalho junto aos núcleos do Programa Empreender. Já o seminário reuniu 120 profissionais que atuam com núcleos em 74 municípios de Santa Catarina, Paraná,

Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Fede-ral.

Na programação, diversas dinâmicas, painéis e palestras para o repasse de infor-mações técnicas e temas de interesse geral, sempre voltados ao trabalho dos consulto-res. Seguindo a temática do Chá (Conheci-mentos, Habilidades e Atitudes), cada dia de seminário teve um foco diferente, abor-dando coaching, marketing, coordenação de reuniões, projetos do Empreender Competi-tivo, entre outros assuntos visando a troca

de informações entre os participantes.Entre as novidades para os consultores,

houve o lançamento do módulo Empreender dentro do Sistema de Gestão de Entidades Empresariais (Sigaem) e do Programa de Ca-pacitação e Certificação de Consultores do Programa Empreender. “A experiência valeu muito a pena para estarmos aprimorando o trabalho junto aos núcleos da entidade, ser-viu para esclarecer dúvidas e nos auxiliar, principalmente agora com a aprovação de projetos no programa Empreender Compe-titivo”, comenta a consultora Sabryna.

Consultores do Empreender se reúnem para treinamento e seminário

No dia 24 de julho, o Núcleo de Auto-mecânicas promoveu palestra técnica com o tema Lubrificação, no auditório da CDL/Associação Empresarial de Maravilha. As instruções foram repassadas pelo enge-nheiro mecânico Carlos Stein, com o ob-jetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais quanto às normas API e Acea, utilizadas para qualificarem os lubrifican-tes.

O Instituto Americano de Petróleo (API) e a Associação das Montadoras Eu-ropeias de Automóveis (Acea) são associa-ções que reúnem os maiores fabricantes de

veículos e determinam os critérios para os lubrificantes, ou seja, as normas que são fixadas nos manuais das fábricas. Durante

a palestra, Stein fez comparativos entre as duas normas e esclareceu dúvidas dos nu-cleados.

Realizado por meio do Programa de Ca-pacitação Técnica desenvolvido pelo Nú-cleo Estadual de Automecânicas (NEA), o mesmo evento ocorreu segunda-feira (22) em Chapecó, terça-feira (23) em Pinhal-zinho e hoje (25) será promovido em São Miguel do Oeste. “Acredito que nessas pa-lestras foi despertada a curiosidade sobre a importância das normas Acea em um par-que automotriz, onde a maioria dos veícu-los é de origem europeia”, destaca Stein.

Mecânicos agregam conhecimentos em palestra sobre lubrificação

Informações foram repassadas pelo engenheiro mecânico Carlos Stein

Atividades realizadas em Gaspar vêm contribuir para o trabalho junto aos núcleos do Programa Empreender

7

Coordenadores de núcleos da CDL/Associação Empresarial de Maravilha e da Associação Empresarial de Cunha Porã par-ticiparam, dias 1º e 8 de julho, em Maravilha, do Treinamento para Coordenadores de Núcleos do Programa Empreender, pro-movido pela Federação das As-sociações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Sebrae.

O primeiro módulo, dia 1º, foi facilitado pelo consultor regional Extremo Oeste da Facisc, Olavo Prass, que falou sobre a história do sistema associativo no Brasil, capilaridade do Sistema Facisc, linha do tempo do Programa Empre-ender, gerenciamento de reuniões, papel do coordenador, tipos de reuniões e tipos de conflitos em núcleos.

Prass ressaltou a importância de os núcle-os trabalharem com planejamento e os nucle-

ados saberem utilizar a rede de contatos para fomentarem seus negócios. “Entendo que o núcleo deve ser uma espécie de laboratório onde você leva e busca informações. Não é apenas fazer reuniõesw, precisa ter resulta-dos, e o coordenador é um motivador, um líder, que tem seguidores e vontade para que as coisas aconteçam”, afirmou.

Em um segundo momento, no dia 8, o

supervisor estadual do Progra-ma Empreender, Clóvis Conso-li, esteve à frente dos trabalhos. Nesse módulo, os participantes conheceram, entre outros, como é feita a classificação dos núcle-os em setoriais, multissetoriais, temáticos, territoriais e comitês abertos, analisando quais são as características, objetivos e ações de cada um.

“Essa divisão, que estamos adotando a partir de agora, nos auxilia para definir qual é o públi-

co e as finalidades de cada núcleo, facilitando também o encaminhamento de projetos”, res-saltou Consoli. Ele destacou que o foco dos núcleos do Programa Empreender é atender às micro e pequenas empresas, que represen-tam 99% dos negócios do país, tornando-as mais competitivas e diminuindo o nível de mortalidade, por exemplo.

Treinamento com coordenadores de núcleos é promovido

Profissionais da área contábil, oriun-dos de Maravilha, Cunha Porã, Iracemi-nha, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste trocaram informações e foram orienta-dos durante o evento CRCSC Participa-tivo, realizado na manhã de 3 de julho, no auditório da CDL/Associação Em-presarial de Maravilha. A iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) visa aproximar os contabilistas e discutir assuntos liga-dos à classe.

Conforme apontado pelo presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, o evento está ocorrendo em 62 cidades catari-nenses e, naquela semana, o foco era a região Extremo Oeste. Representando o CRCSC, ainda participaram o vice-pre-sidente de Fiscalização, Ética e Discipli-na, Adilson Pagani, o diretor executivo,

Cláudio Petronilho, a conselheira Sheila Assenheimer e o delegado do CRCSC em Maravilha, Celso Camilo Broetto.

O presidente da CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, Jonas Dall’Agnol,

o coordenador do Núcleo dos Profissio-nais Contábeis, Antônio Marcos Lara Dias, e o presidente da Câmara de Vere-adores, Doraci Felisiak, também presti-giaram a programação.

Maravilha sedia evento CRCSC Participativo

Presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, explanou aos convidados

Objetivo foi alinhar os conhecimentos sobre o Programa Empreender

8

Entre os dias 28 e 30 de junho, a CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha e o Núcleo da Mulher Empresária promoveram o curso Life Coaching – High Rise®, ministrado pela coach, empresária e mestre em Administração Vanessa Tobias. As aulas ocorreram no Maravilhas Park Hotel, com a presença de 86 participantes e cinco coachees da equipe de apoio.

Durante os três dias, foram trabalhadas ferramentas para melhorar o desempenho e os resultados em 12 áreas, que compõe a chamada Roda da Vida: autodesenvolvimento, trabalho e carreira, finanças, saúde, contribuição social, re-lacionamento amoroso, vida social e amigos, fa-mília, casa e ambiente, hobbies e lazer, equilíbrio emocional e espiritualidade. Para isso, foram in-dicados os perfis de cada pessoa, as habilidades, pontos a serem melhorados, missão, propósito de vida e o planejamento para os próximos anos.

Participantes comentam sobre os resultados Na opinião da fotógrafa Deborah Zanotto,

um dos principais benefícios do curso foi a moti-vação para atingir os objetivos. “Foi uma aula de reconhecimento da autoestima, onde consegui-mos ver os processos de escolha dos objetivos, ter mais clareza sobre nossos sonhos, as ferramentas para atingi-los, e analisar que somos bons, temos conteúdo, coragem e capacidade”, afirma.

O empresário Amarildo Estefano define o

curso como “fantástico”: “Eu consegui encontrar, em três dias, ferramentas que certamente já me deixaram um ser melhor, mais feliz e bem mais preparado para enfrentar os desafios em todas as esferas da vida pessoal, familiar, empresarial e na comunidade. Fiz um compromisso comigo mesmo de por em prática estas ferramentas, ensinando, ajudando e aprendendo com minha equipe na empresa, com meus familiares”.

De acordo com ele, a interação do grupo foi fundamental para o bom andamento do curso. “As amizades e, acima de tudo, o comprometi-mento de todos os colegas de curso, contribuí-ram para eu ter um melhor aproveitamento, juntamente com minha esposa a qual também participou entusiasticamente de tudo, além da coachee Vanessa Tobias, que esbanjou com-petência e merece o reconhecimento pelo bem que está proporcionando no meio em que atua”, complementa.

Núcleo avalia positivamente a iniciativa Para a coordenadora do Núcleo da Mulher

Empresária, Poliana de Oliveira, o coaching fará a diferença na vida dos participantes e das pessoas que os rodeiam. “O curso foi espetacu-lar, superou todas as expectativas em relação ao conteúdo e interação dos participantes com a coachee Vanessa Tobias. Vivemos momentos

especiais, únicos, e tenho certeza que essas lem-branças marcarão para sempre. Aprendemos, fizemos amigos, refletimos, planejamos e nos divertimos”, destaca.

“Agradeço a cada um que acreditou nes-se projeto, aos participantes, às nucleadas que se empenharam em divulgar o curso, aos cola-boradores da CDL/Associação Empresarial de Maravilha que abraçaram a causa e organizaram todos os detalhes, levando mais uma vez aos as-sociados uma excelente oportunidade para ino-var, promover o desenvolvimento e a capacita-ção”, acrescenta Poliana.

O encerramento do curso, na noite de do-mingo (30), teve a presença de familiares e ami-gos dos participantes, que ouviram algumas in-formações sobre o que foi abordado por Vanessa Tobias e confraternizaram em jantar servido no local.

Life Coaching com Vanessa Tobias tem mais de 80 participantes

Núcleo da Mulher Empresária esteve à frente da organização

9

As integrantes do Núcleo da Mulher Empresária, abrigado pela CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha, participa-ram de reunião festiva realizada dia 10 de julho, no Restaurante Degusta. Diversos assuntos estiveram em pauta, entre eles, a avaliação do curso Life Coaching – High Rise®, com Vanessa Tobias, promovido pelo núcleo nos dias 28 a 30 de junho.

Conforme pesquisa efetuada pela en-tidade e depoimentos das nucleadas, o curso superou as expectativas de público e satisfação dos participantes, sendo que uma nova turma deve ser formada em 2014. Neste segundo semestre, o núcleo estará focado na realização do evento Em-presário do Ano, marcado para novembro, e pretende fazer uma missão empresarial,

em outubro, para conhecer cases e empre-endedores de sucesso.

A coordenadora do núcleo, Poliana de Oliveira, comentou sobre sua participa-ção na reunião da diretoria do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), no dia 9 de julho, em Florianópolis. O en-contro foi coordenado pela presidente do Ceme, Neiva Kieling, e teve a presença do presidente da Facisc, Alaor Tissot, e do vice-presidente Ernesto João Reck, que obtiveram informações sobre a atuação do Ceme e seus 37 núcleos filiados em Santa Catarina. “Cada vice-presidente regional pode destacar os projetos dos núcleos em sua região, alinhando as ações e promo-vendo a troca de experiências”, menciona Poliana.

Segundo ela, que atua como vice-pre-sidente do Ceme na região Extremo Oeste, o conselho está definindo uma ação social a ser desenvolvidas por todos os núcleos de mulheres empresárias do Estado e que deve refletir no desenvolvimento socioe-conômico dos municípios. “Já existe um projeto que é executado pelo núcleo de Lages há seis anos e deu certo, por isso a ideia é levar para todos os núcleos a mes-ma ação, fazendo com que seja uma marca registrada”, explica.

Núcleo da Mulher Empresária promove reunião festiva

A CDL/Associação Empresarial de Ma-ravilha e o Núcleo da Mulher Empresária estão organizando o evento Empresário do Ano 2013, para a noite de 22 de novembro, no Maravilhas Park Hotel. O objetivo é re-conhecer e valorizar um(a) empreendedor(a) destaque de nosso município, a partir de uma série de critérios, como espírito empre-endedor e contribuição social, por exemplo.

Para apresentar o evento à administra-ção municipal, os organizadores se reuni-ram com a prefeita Rosi Maldaner, dia 22 de julho, em seu gabinete. Foi destacado que todas as empresas associadas – mais de 380 – poderão indicar um representante para ser votado, sendo que, para garantir a transpa-rência e a credibilidade do processo, toda votação será on-line.

Durante a solenidade de premiação, se-rão anunciados os três mais votados, para que o público presente possa escolher, den-tre esses, o Empresário do Ano. Após a en-trega do prêmio, haverá jantar e baile, visan-do integrar os convidados e fazer com que o evento seja um marco para o município e torne-se tradicional.

A prefeita Rosi frisou que a reativação deste evento no município é muito impor-tante para a valorização da classe empresa-rial e confirmou o apoio do Executivo. Par-

ticiparam da reunião o presidente da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol, a coordenadora do Núcleo da Mulher Empre-sária, Poliana de Oliveira, a nucleada Eliana Estefano e a servidora Sandra Mallmann, representando a Secretaria de Indústria, Co-mércio e Turismo (Sictur).

Já no dia 24 de julho, foi visitado o pre-sidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, na agência de Cunha Porã. Conforme desta-cado pelos representantes da comissão or-ganizadora do evento, o Sicoob Credial tem sido apoiador de diversas ações do núcleo e da entidade, e a intenção é mantê-lo como parceiro.

Organizadores buscam parcerias para o evento Empresário do Ano

Durante encontro, foram avaliadas e planejadas atividades

Presidente do Sicoob Credial também foi visitado

Prefeita colocou o Poder Executivo à disposição

10

A 7ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc) foi realizada nos dias 11 e 12 de julho, em Lages, e teve a presença do co-ordenador do Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/Associação Empresarial de Mara-vilha, Giovar Juarez Garcia. As AGOs são reali-zadas mensalmente pelo Cejesc, em cidades que abrigam núcleos de jovens empreendedores, e contam com uma programação diversificada, visando novos conhecimentos e troca de ex-periências entre os participantes, oriundos de todo o Estado.

Na noite de quinta-feira, ocorreu palestra com o empresário Mohamad Hussein Abou Wadi, proprietário de diversos empreendimen-tos na área de odontologia, além da apresenta-ção de um stand up com os artistas Grilo Seco e Testa de Lampeão. Na sexta pela manhã, os nu-cleados visitaram a Minusa Trator Peças, uma empresa familiar com 45 anos de história e 23 filiais espalhadas por todo o país, que é consi-derada a maior indústria de peças de reposição para tratores de esteiras do Hemisfério Sul e do-mina 65% do mercado brasileiro.

“Além da excelente visita feita à Minusa, de forma rápida tive a oportunidade de conhecer a Zanoello, que é a maior fábrica da América Latina de troféus e tem em seu portfólio clien-

tes com a Fórmula Truck, Peugeot, Audi e Sto-ckcar”, destaca Garcia. No período da tarde, os jovens se reuniram para assembleia na Uniplac, onde foram discutidos diversos assuntos rela-cionados ao movimento.

Conforme o coordenador do Núcleo do Jo-vem Empreendedor, a troca de conhecimentos durante as AGOs sempre supera as expectati-vas. “Ter a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e estar junto de profissionais que estão à frente de grandiosos empreendimentos, esse networking é algo que impulsiona e moti-va nossos negócios”, afirma.

Em sua opinião, estar no movimento as-

sociativista é encontrar meios para impulsio-nar uma carreira empreendedora. “Para nós, jovens empreendedores, não existem fórmu-las mágicas para termos ou não sucesso, mas, se me pedir qual é o caminho, eu traduzo em uma palavra: associativismo. Hoje, através dos núcleos, conseguimos ver além de nossos ho-rizontes. Essa troca de experiências e a rede de contatos aliados às novas oportunidades, com certeza são um dos caminhos mais certos para o sucesso. Convido a todos os jovens que procu-rem em sua cidade os núcleos de jovens empre-endedores, façam parte e, se não tiver, busquem fomentar a ideia de criarmos”, finaliza.

Assembleia do Cejesc tem participação do Núcleo do Jovem Empreendedor

O segundo semestre será de muitas ati-vidades para o Núcleo do Jovem Empreen-dedor, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha. Em reunião realizada no dia 9 de julho, no auditório da entidade, os nucle-ados discutiram a organização dos próximos eventos – o Feirão do Imposto, marcado para o dia 28 de setembro, e a 5ª Gincana Cidade das Crianças, no dia 12 de outubro.

Nesta reunião, também ocorreu avaliação das palestras alusivas à 1ª Semana de Incen-

tivo ao Jovem Empreendedor Catarinense, promovidas em parceria com os núcleos de jovens empreendedores da região. Para o co-ordenador Giovar Juarez Garcia, o núcleo se fortaleceu muito neste último ano e conquis-tou o reconhecimento regional e estadual. A partir de 2014, uma nova diretoria assume a coordenação do núcleo e, devido a isso, os integrantes já estão trabalhando a sucessão dos cargos e preparando os novos líderes. “Me sinto privilegiado em estar à frente deste re-

nomado núcleo e fico muito mais ao saber que temos pessoas capazes e preparadas para dar continuidade e alavancar ainda mais”, comen-ta Garcia.

Segundo ele, os jovens empreendedores interessados em conhecer e participar das atividades do núcleo são sempre bem-vindos. Mais informações podem ser obtidas jun-to aos integrantes ou com a CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha, pelo telefone (49)3664-0414.

Jovens têm diversas atividades programadas para este semestre

AGOs contemplam palestras, visitas técnicas e troca de experiências entre os jovens

11

Integrantes do Núcleo de Desenvolvi-mento Comercial se reuniram, dia 24 de julho, na CDL/Associação Empresarial de Maravilha, com a diretora de Cultura, Rosi Inácia Reichert, o diretor de Trânsito, Val-demir Andretta, e a servidora Sandra Mall-mann, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur). O intuito da reunião, convocada pelos comerciantes, foi discutir sobre os projetos para o Natal e melhorias no trânsito da cidade.

Foi informado ao núcleo que a admi-nistração municipal já está mobilizada com os projetos natalinos. A Sictur é responsá-vel, neste ano, pela ornamentação das ruas e praças, sendo que o objetivo é fazer uma decoração diferenciada dos anos anteriores. O Departamento de Cultura organizará os eventos alusivos ao Natal e já tem confirma-da a presença do Papai Noel de Helicóptero.

O Núcleo de Desenvolvimento Comercial, que até então realizava a campanha de prê-

mios Natal Maravilha, se colocou à disposição para auxiliar nas atrações e incentivar a orna-mentação das empresas e residências.

Em relação ao trânsito, foi repassado que já existe uma empresa contratada para efetu-ar estudos no município. Estão previstos, por exemplo, alterações nas rótulas e investimen-

tos em placas e sinalizações, visando evitar acidentes e melhorar o fluxo de veículos. En-tretanto, o diretor de Trânsito destacou a im-portância de os empresários e colaboradores não estacionarem seus veículos em frente aos estabelecimentos, tirando vagas que seriam de seus clientes.

Comerciantes se reúnem com poder público para discutir projetos natalinos e melhorias no trânsito

Reunião ocorreu na CDL/Associação Empresarial

12

Com o intuito de incentivar e reco-nhecer as práticas de gestão das empresas dos jovens empreendedores catarinenses, participantes dos núcleos vinculados ao Conselho Estadual do Jovem Empreende-dor de Santa Catarina (Cejesc), foi criada uma categoria especial do Prêmio MPE Brasil, intitulada Prêmio Jovem Empreen-dedor. Todos os anos, o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Se-brae) premia as boas práticas de empresas em diversas categorias e esse diferencial, em 2013, deve impulsionar as inscrições à premiação.

Para participarem, os jovens devem preencher um questionário on-line, no site www.premiompe.sebrae.com.br, até o dia 16 de agosto. É necessário ter entre 18 e 35 anos, pertencer a um núcleo ligado ao Ce-

jesc, estar em dia com as obrigações junto à CDL/Associação Empresarial e cumprir todo o regulamento do MPE Brasil 2013. A meta do Cejesc, que possui mais de 50 nú-cleos de jovens empreendedores em todo o Estado, é atingir 100 empresas.

Entre os benefícios para o empreende-dor está a chance de fazer um diagnóstico gratuito de sua gestão e obter um relató-rio com os pontos fortes e oportunidades de melhoria em seu negócio. O vencedor do prêmio ganhará bolsa integral do Em-pretec, matéria destaque nos informativos do Cejesc, troféu MPE Brasil 2013 e certi-ficado de participação, que será entregue também para os cinco finalistas. O núcleo do jovem ao qual ele pertence também re-ceberá uma bolsa integral do Empretec e certificado de participação.

MPE Brasil tem categoria especial para premiar os jovens empreendedores

No dia 28 de setembro, o Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha, pro-move o 6º Feirão do Imposto, na praça Pe. José Bunse. O evento, realizado simultane-amente em diversas cidades que abrigam núcleos filiados ao Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catari-na (Cejesc), tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a carga tributária presente em produtos de consu-mo popular, como roupas, utensílios do-mésticos e alimentos.

A cada ano, o núcleo desenvolve uma atividade diferente para chamar a aten-ção do público. Em 2011, por exemplo, foi comercializada gasolina com imposto reduzido, em parceria com os postos de combustíveis do município; já no ano pas-

sado o foco foi a venda de pães e leite em alguns supermercados e padarias. A ideia, para esta edição, é oportunizar aos produ-tores ligados à Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Maravilha (Co-pamar) que exponham e comercializem seus produtos sem carga tributária junto ao evento.

A comissão organizadora do evento, li-derada pelo nucleado Eder Moraes, esteve reunida com a prefeita de Maravilha, Rosi Maldaner, dia 17 de julho, para apresentar o evento e solicitar o apoio da adminis-tração municipal para a infraestrutura do local. “Já confirmamos essa parceria com a Copamar, estamos ainda definindo ou-tros parceiros e precisamos garantir uma cobertura para o local, permitindo que os produtores possam expor e comercializar

seus produtos. Vemos isso como uma for-ma de valorizá-los também”, afirmou Mo-raes.

A prefeita, por sua vez, sinalizou que o poder público estará à disposição para auxiliar nesse quesito. Mais detalhes do evento serão definidos nas próximas reu-niões do núcleo.

Feirão do Imposto é tema de reunião com a prefeita

Evento será realizado no mês de setembro

13

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, em parceria com a Federação das Câ-maras de Dirigentes Lojistas de Santa Cata-rina (FCDL/SC), aponta que a maioria dos consumidores catarinenses pretende com-prar uma peça do vestuário para presentear no do Dia dos Pais, adquirida em lojas de rua e paga à vista, em dinheiro.

O resultado foi obtido a partir de 504 en-trevistas nos 20 municípios de maior Índice de Potencial de Consumo (IPC) em Santa Catarina. Este grupo de cidades concentra 3,3 milhões de pessoas – 51,6% da população catarinense.

Segundo o levantamento, itens do ves-tuário são os preferidos de 50,4% dos pes-quisados, seguidos por perfumaria e cos-méticos (29,2%), livros, CDs, DVDs, jogos e games (18,7%) e eletroeletrônicos (13,7%). Com relação ao número de presentes, 57,3% dos entrevistados pretendem dar um, 28,4%

querem dar dois, e 8,8% têm a intenção de comprar até três presentes.

Esses números aumentam a expectativa das lojas do vestuário em Maravilha, confor-me mencionam as sócias da Cartola Moda Homem, Marivane Alberti Faria e Derenice Mathei Machado. “Estamos com excelen-tes expectativas de vendas para o Dia dos Pais, pois nos preparamos, tanto no aspecto de equipe quanto de ambiente e, principal-mente, de produtos. Além de toda coleção de inverno que é deste ano, a loja já está com lindas novidades de meia estação e de ve-rão, sempre acompanhando as tendências da moda, seja nas cores ou modelos”, afirmam.

A pesquisa nas cidades catarinenses também aponta que o valor médio dos pre-sentes deve ser de R$ 201, o que represen-ta um aumento de 9,7% sobre os R$ 183,20 de 2012. 19,3% dos entrevistados dizem que gastarão até R$ 50, enquanto 35,4% admi-

tem desembolsar de R$ 51 a R$ 100. O pa-gamento à vista é o preferido de 62,9% dos consumidores consultados. Entre eles, 56,7% dizem que usarão dinheiro, 29,3% pagarão com cartão de débito, e 10,2%, cartão de cré-dito em uma vez.

Quanto ao local de compra, 54,1% dos pesquisados disseram que pretendem com-prar no comércio de rua, 32,2%, em shoppin-gs, e 5,8% pela internet. Os critérios na es-colha do presente foram qualidade (40,9%), atendimento (28,9%) e preço (18,1%).

Para que os consumidores possam fazer suas compras de Dia dos Pais com maior conforto e tranquilidade, o comércio de Ma-ravilha atende em horário especial no dia 10 de agosto, Sábado Mais, até as 16h. O aten-dimento estendido em, pelo menos, um sá-bado por mês, é uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Comercial, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha.

Comércio de Maravilha realiza o Sábado Mais no dia 10 de agosto, véspera do Dia dos Pais

Pesquisa aponta que itens do vestuário são os preferidos para presentear os pais

50,4% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar artigos do vestuário

Resultados aumentam expectativas das empresas locais

14

A CDL/Associação Empresarial de Maravilha promoveu treinamento, dia 10 de julho, em seu auditório, para re-passar orientações sobre o novo siste-ma do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e outras soluções disponibilizada aos associados. À frente dos trabalhos, esteve a representante comercial Oeste da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Carla Machry, e a equipe comercial da entidade.

Na ocasião, empresários, analistas de crédito, caixas e vendedores recebe-ram instruções sobre o funcionamento do sistema do SPC, novas ferramentas disponíveis e principais consultas de crédito oferecidas aos associados. A ins-trutora ressaltou que as modificações no layout do SPC visam deixá-lo mais moderno, agregar serviços e facilitar o acesso por meio de dispositivos móveis.

Entre os serviços disponibilizados pela

FCDL/SC junto ao sistema do SPC, foram destacados o acesso à Calculadora Lojis-ta e a possibilidade de emissão de notas promissórias. Carla ainda comentou sobre os cuidados no preenchimento do cadastro do cliente, alertas em consultas, registros e cancelamentos de inadimplências.

A equipe da CDL/Associação Empre-sarial também apresentou o NFELojista, um serviço para arquivamento de notas fiscais eletrônicas de acordo com as exi-gências da legislação vigente. Para saber mais, o associado pode entrar em contato e solicitar uma visita.

Associados recebem informações em treinamento do SPC

Os agentes comerciais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Eliana Becker e William Sartor, visitaram a CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, dia 19 de julho, para apresentação do Obinóculo, uma nova solução disponibilizada pela Facisc às entidades filiadas.

Com foco na geração de negócios entre as empresas catarinenses, o Obinóculo é um portal, acesso pelo endereço www.obi-noculo.com.br, que permite o cadastro de produtos e serviços de forma gratuita por parte das empresas. Além disso, é possível cadastrar currículos e divulgar vagas por meio deste canal.

As informações sobre o Obinóculo fo-

ram repassadas à secretária executiva da en-tidade, Sandra Duarte Heinz, e à secretária comercial, Francieli Herpich Noll. De acordo

com elas, essa é mais uma forma de atender as demandas dos associados, sendo que o acesso deverá ser disponibilizado em breve.

Portal Obinóculo visa a geração de negócios pela internet

Representante comercial da FCDL/SC repassou orientações com apoio da equipe da entidade

Nova solução empresarial deve ser disponibilizada em breve aos associados

15

Informações divulgadas pelo Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desempre-go no Brasil, em junho, ficou em 5,8%. Em Santa Catarina, esse índice é de 3,8%, o que enquadra o Estado no chamado “pleno emprego”, encontrado em municípios com taxas de desocupação abaixo dos 3,5%. O alto índice de empregabilidade concentra--se na região Sul do país e ganha destaque na região Oeste catarinense.

Esses dados contribuem para que au-mentem, cada vez mais, as exigências em torno da qualificação na hora de contratar profissionais. “Acredito que esse fator in-fluencia na escassez da mão de obra verifi-cada no momento da contratação”, afirma o coordenador do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, André de Cha-ves.

Segundo ele, o país passa por um perí-odo de falta de profissionais em todos os setores. “Podemos dizer que estamos vi-vendo um êxodo de mão de obra em todos

os setores e podemos constatar isso quan-do vemos empresas buscando pessoas para trabalhar em outras cidades, não somente para funções estratégicas, mas para execu-tar serviços rotineiros”, complementa.

A proprietária da Atualizar Assesso-ria em Desenvolvimento Humano, Claíze Schröder, ressalta que, embora a procura por colocação profissional seja grande em Maravilha, persiste a exigência por qua-lificação profissional: “Algumas oferecem planos de carreira e de início requisitam apenas ‘boa vontade’ dos trabalhadores. No entanto, sobram vagas que precisam ser preenchidas com a busca de pessoal em cidades vizinhas”.

No mês de julho, a Atualizar promo-veu o 1º Feirão do Emprego e cadastrou em torno de 500 currículos para serem re-passados às vagas disponíveis, entretanto, a qualificação ainda é um entrave aos can-didatos. “Acredito que este é o momento para investir na qualificação da mão de obra. A ideia é verificar as reais necessida-des do mercado de trabalho em Maravilha e região e promover cursos de capacitação de modo a preencher essas vagas”, frisa Claíze.

CDL/Associação Empresarial disponibiliza vagas em diversos setores

O setor de Recrutamento de Profissio-nais, junto à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, visa auxiliar os candidatos que buscam uma colocação no mercado de trabalho e facilitar o processo aos empre-sários, para que encontrem os perfis dese-jados às vagas disponíveis.

Atualmente, o banco de dados da en-tidade possui mais de 300 currículos ca-dastrados e, mesmo assim, há mais de 20 vagas abertas, entre elas: auxiliar de produção, caixa, financeiro, empregada doméstica, vendedor, motorista, serviços

gerais, mecânico, farmacêutico e corretor de imóveis.

Os interessados em cadastrar seu cur-rículo na CDL/Associação Empresarial, devem comparecer na entidade levando cópias de RG, CPF e comprovante de es-colaridade, além de uma foto atual 3x4 e números da carteira de trabalho e de ha-bilitação. O currículo fica válido por seis meses e a taxa de inscrição varia conforme a escolaridade do candidato. As empresas podem ter acesso ao banco de dados pre-enchendo um termo de adesão com valida-de de 12 meses.

Alto índice de empregabilidade aumenta exigência por qualificação

Coordenador do Núcleo dos Profissionais de RH, André de Chaves

Vagas em diversos setores exigem maior qualificação dos candidatos

16

Consolidada na sua terceira edição, a cha-mada de projetos Empreender Competitivo continua firme no seu propósito, que é gerar aumento no número de postos de trabalho, na receita das empresas e na competitividade. Para nós em Santa Catarina, a aprovação de 41 projetos em 2013 mostra a diferença que esta injeção financeira promove nos núcleos. Mui-tas ações, atividades, eventos e capacitações são promovidas e geram crescimento para as empresas por conta desse edital.

Cerca de 600 empresas catarinenses serão beneficiadas com R$ 7 milhões para colocar em prática os projetos aprovados pelo pro-grama Empreender Competitivo. A conquista é da Facisc, que conseguiu passar pelo crivo dos avaliadores 60% dos projetos enviados. Ao todo, foram enviados 69 projetos, dos quais 41 foram aprovados pelo programa.

O Empreender Competitivo é um progra-ma que busca o fortalecimento das empresas, por meio do apoio a projetos de núcleos. Este programa, de iniciativa da CACB (Confede-ração das Associações Comerciais e Empre-sariais do Brasil), é coordenado, no estado de Santa Catarina, pela FACISC e suas ações são executadas pelas associações empresariais que tiveram propostas aprovadas na Chama-da Nacional de Projetos, realizada pela Con-federação. O trabalho todo é realizado pelos consultores de núcleos que atuam nas ACIs, os consultores regionais e equipe técnica da FA-CISC, um time que é capacitado através de ofi-cinas periódicas que preparam os profissionais durante todo o processo ao longo de dois anos.

Para tanto, a Confederação e o Sebrae Na-cional ajudam a promover ações para melho-rar a permanência da empresa no mercado ou sua relação com outras empresas do segmen-to, seja pela redução dos custos, melhoria dos

produtos ou processos que destaquem a em-presa em seu setor.

A Federação das Associações Empresa-riais de Santa Catarina (FACISC) teve 6 proje-tos aprovados na primeira chamada em 2007 e 35 projetos aprovados dentro na segunda chamada do Edital em 2010, o que gerou uma movimentação ímpar no Estado. Núcleos ma-duros no processo puderam aprimorar ações e alcançar grandes resultados.

Os recursos do programa são oriun-dos da parceria com o Sebrae Nacional e de contrapartida de empresários, parceiros nos projetos e associações empresariais. Na segunda edição ao todo, 1.421 micro e pe-quenas empresas catarinenses foram bene-ficiadas através do apoio financeiro de cerca de R$ 5 milhões.

Este aumento de cerca de 20% no número de projetos aprovados e de 35% no capital in-vestido, que é composto com recursos do Se-brae, contrapartida de parceiros e das próprias empresas, mostra que além de ter resultados, o Empreender Competitivo conquista a cada ano mais credibilidade por parte das entidade financiadora, ou seja, o Sebrae Nacional.

Outro ponto importante é a responsabi-lidade de todo o processo. Da chamada para as inscrições até a prestação de contas, tudo é feito através da Federação e das Associações e tudo passa por um rigoroso controle da Confe-deração e do Sebrae Nacional. É um processo idôneo que tem a chancela de entidades sérias e comprometidas, e se não tivesse resultados efetivos para os empresários não aconteceria. Nós temos diversos exemplos de ações que transformaram empresas, geraram lucro, em-pregos e renda. E é por tudo isso, que como Federação investimos pesado na aprovação de projetos de Santa Catarina.

Empreender Competitivo: Credibilidade e Responsabilidade

Glauciele LernerGestora do Empreender Competitivo na

Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)

17

Ceder uma marca, transferir uma tecnologia, licenciar um produto ou ser-viço são algumas das ramificações da Propriedade Intelectual (PI) que quando usadas de forma correta geram benefí-cios aos empresários e inventores. Um escopo pode ser utilizado para as mar-cas, patentes, softwares e direito auto-ral.

Para aumentar o retorno financeiro, uma das estratégias que pode ser adota-da é a licença das marcas ou tecnologias das empresas. Contudo, diferente do que se pode imaginar, para quem compra ou licencia ativos intangíveis também pode ser um bom negócio.

A tática de licenciar o que já está pronto, remunerando apenas parte do faturamento ao seu criador, se torna em

muitos casos mais econômica e rápida, porque criar uma tecnologia, passar por fases de pesquisa, desenvolvimento, prototipagem e adaptação no mercado é dispendioso e demorado. Outro fator é quando o empreendedor lança uma nova empresa com marca desconhecida pode levar tempo para se estabelecer e os riscos de insucesso são maiores ao se comparar com quem licencia marca e know-how de terceiros que já possuem histórico de sucesso em determinada re-gião.

As empresas podem também comprar e vender marcas e tecnologias. Adquirir uma marca já com registro proporciona maior segurança jurídica para o empre-endedor, pois não corre o risco de ter seu pedido indeferido pelo Instituto Nacio-

nal da Propriedade Intelectual (INPI) ór-gão que competente, depois de uma es-pera de cerca de 3 anos, que comumente se vê no Brasil. Vender ou licenciar uma patente é também uma ferramenta para aumentar o faturamento da empresa sem esforço e investimento de produção por exemplo.

Para obter mais informações sobre assuntos de licença ou transferência de Propriedade Intelectual, basta procurar a equipe do Printe na Associação Empre-sarial do seu município, ou acesse www.printe.com.br.

Thaise Rossi da RosaJP/SC 2931

Pagar Royalties é um bom negócio?

18

Parabéns aos aniversariantes de agosto01 Álvaro Hohensee - Casa do Bom Negócio01 Zeferino Dalmago - Cia do Sapato02 Janaine Hohensee - Casa do Bom Negócio04 Ivani Bauer Debastiani - Tubos Maravilha06 Leori Antonio Becker - Mercado e Panif. Bom Gosto 08 Marli Zat Sartori - Loja La Brenda08 Thamar Proença Machado - Cristal Ternos09 Rosângela Isaias Espens - Rosângela Veículos11 Argenor José Heller - Super Floresta11 Rafael Trentin - Unimotos12 Ilaci Antonio Zanella - Mecânica Chicão13 Angela Maria Schneider - Rudimak13 Kelly Regina Muller - Kativa14 Alcimar Antonio Lauer - Lauer Eventos e Marketing 14 Cleusa Naujorks - Microvip Ensino Prof.15 Alberto Luiz Tormen - Gledson Assessoria Contábil15 Vitor Olavo Ludwig - Mercado Altas Horas16 Delmar Ebert - Hospital São José17 Geni Gamba - Casas Ficagna18 Daiana Debastiane - Banco do Brasil18 Alexandre César Scarioto - Agência D18 Eduardo Alexandre Tatsch - Nova Casa Corret. Seguros18 Lauro Afonso Goerck - ATC Brasil 19 Dulce Boff - Farmácia Farmamed

19 Ema Manteli Frozza - Alimentos Vitória

20 Iago Nathan Simon Petry - Protegy Segurança do Trabalho

20 Aléia Cristina Vendruscolo - 1001 Utilidades

21 Adenir Johann - Áudio Som

21 Luiz Hermes Brescovici - Advocacia Luiz H. Brescovici

21 Ana Cristina Weber Marchi - Anna Kai Confecções

21 Ironilde de Mello - Tele Artes Gráfica

21 Ketllym Federizzi - Ótica e Relojoaria Maravilha

21 Treeicy Larissa Federizzi - Cristal Ótica

22 Angelita Milani - Bregomar Veículos

22 Cristian Schmidt - Ranchoeste Supermercado

22 Marli Zanivan - Ousadia

22 Nilva Rita S. Bohnenberger - Lig+ Telecom

22 Uriel Roman - Steil Artefatos de Cimento

25 Quimara Wodzik Rossetto - Free Color Digital

25 Fabio Vendrame - Rodaleizer Mecânica

27 Leandro Dall’Agnol - Auto Posto Kakareko

28 Eroni Luiz Rieger - Auto Mecânica Rieger

28 Leonir Gonçalves - Italy Móveis

28 Volmiro O. M. Junior - Musicarte

29 Dércio Jamer Campana - GVC Comercial

30 Celso Maldaner - FM Pneus

30 Inês Ferraz Foresti - Mecânica Agrícola Foresti

31 Cleves Freitag - Super Floresta

31 Sediane Regina Folle - Vitrô Modas

19